Lívia ZARUTY ❤Linda! Feliz em ver à Lívia aqui falando de um assunto muito importante, que ela tem muita entendimento do assunto! Parabéns ao programa.
No Brasil, também creio ser, pois a maior parte das narrativas ainda é muito enviesada e falta isenção. Uma voz que creio que a RTP África deveria ouvir também é a Beatriz Bueno, que fala bastante sobre parditude (o que é ser pardo no Brasil, em contraponto ao negro).
Muito orgulhosa de ver a Lívia sendo ouvida e tendo a oportunidade de falar sobre esse assunto que ela é especialista, Ammoooooooooo muito aquilo que vejo ❤
Essa estatística de pessoas pretas no Brasil, serem apenas 9% , é também devido a quantidade de pessoas retintas que negam sua origem ancestral ou não se aceitam (responsabilidade da falta de representantividade) e também é um sistema político de apagamento, aonde em certidões e cartões de vacinas de crianças pretas retintas, dificilmente entra sua verdadeira etnia. Eu trabalhei em escolas públicas alguns anos e administrava os arquivos de matriculas e pude ver que em grande maioria das escolas que trabalhei, as crianças pretas ou indígenas retintas, mesmo as sendo, foram impostos etnia parda ou branco ou nem são marcados, se muito encontrei as marcações de etnia preta, foram 2 no máximo. Isso começa no registro de nascimento, quando nem o pai nem a mãe entende a importância de colocar evidentemente sua etnia e segundo nos médicos que tendem a embranquecer a população. Eu vivo em um conjunto social de muita gente preta retintas e indígenas retintos que não se entende como tal, por isso entendo que esse número é um equívoco. Agradeço a atenção.
Tive impressão bastante diferente da sua nesse quesito quando viajei pelo Brasil. Aliás, quando fiz IBGE, vi bem o contrário: muita gente claramente caucasiana (inclusive de olhos claros e cabelos alourados) que se autodeclarava parda apenas porque era queimada do sol (gente dos sertões). Esse fato me faz ver como o brasileiro não tem plena consciência de sua ancestralidade.
*Cara, esse vídeo realmente é necessário e que deveria ser compartilhado com todo mundo. São temas bastantes discutidos, que realmente mereciam estar era na TV aberta, em um programa só deles (mas comandado por pessoas retintas mesmo, não o pardo/mestiço, que se diz "negro de pele clara"). Muito melhor que o programa 'Encontro', da Globo. Por tanto, é necessário também MAIS tempo. É muita coisa pra se debater que não cabem em um vídeo de quase meia hora. Aqui no Brasil mesmo, o que teve de gente sendo exposta por fraudar cotas nas universidades, em cargos públicos, políticos, trabalhos que realmente era para ser ocupados por pessoas RETINTAS, mas que foram ocupados por pardos/brancos/mestiços.*
Apesar de nao concordar com tudo que a Livia fala, a acho super coerente e bem direta no assunto! Gosto muito do posicionamento dela mesmo indo contra ao que segue a manada! Ela nao faz parte da lacracao e eu amo isso!
Muita gente bonita e inteligente juntas. Parabéns! Para ilustrar a fala da Lívia, aqui no Brasil existe cota para parlamentares negros (de acordo com nossa legislação pretos+pardos). Eu, com essa cor de pele da foto, atualmente com meu cabelo natural cacheado, poderia me candidatar como uma deputada negra, por exemplo, baseada na minha ancestralidade preta. Essa é a contradição do colorido aqui no Brasil.
Não é fácil assim. Assim como nas faculdades e concursos existem uma banca étnico racial e vc não passaria. Eu tenho a pele mais escura que vc e eu não passaria como pardo segundo a banca! Pois não temos caracteristicas negroides que nos façam passar por algum preconceito!
@@esteves8587 *Mas muita gente conseguiu. Tipo, as cotas nas universidades mesmo, quantas pessoas já foram expulsas por fraudes? A pessoa conseguiu uma vaga, por cotas, e quando foi ver, a pessoa era branca/pardo/mestiço. Bem assim também é na política, várias mulheres "negras" conseguiram se eleger, justamente usando a pauta negra e se declarando negra. E quando foi ver a cara da cidadã, tinha a tonalidade de pele igual a dessa moça aí da foto. O pior é a mídia divulgando que "negros são maioria em todo lugar", mas quando vai ver quem é, a pessoa tem a pele claríssima!*
*Cara, se botar um cacheado no seu cabelo, todo mundo vai dizer que "seu cabelo é crespo" e assim, você pode conseguir o que quiser se declarando "negra". Olha a Raíssa Nicácio mesmo, que com sua pele claríssima, seus cabelos cacheados, conseguiu fazer fortuna vendendo produtos para pessoas negras. Até do filme PANTERA NEGRA, que era representatividade RETINTA, a Raíssa pegou a propaganda. E depois querem falar que é só o branco que faz "apropriação cultural", mas quando vai ver mesmo, muitos, E MUITOS, pardos/mestiços que realmente ocuparam um lugar que não era deles. E a militância ficaram todos calados.*
@@MacCormickCave Exatamente. Por isso tem que separar cada um, pois na hora de lucrar é o negr0 retint0 que é rejeitado e ficado para trás. Todo negr0 de verdade deve acordar, no caso o verdadeiro negr0, o retint0!.
Que esse debate tome cada vez mais voz e espaços. Extremamente necessário ainda mais quando ser militante gera muita renda e principalmente aos "pretos de pele clara" no Brasil.
Assunto bastante necessário, pena que não é levado a sério aqui no Brasil. Só me toquei ser Mestiço (como a Lívia falou), quando eu era preto demais pra ser branco e branco demais pra ser preto. Enfim, é isso! O reconhecimento das outras tonalidade de pele é bastante nascerio, a gente tá sempre em cima do muro.. entre o preto e o branco, dependendo da ocasião a gente faz parte de um ou de outro.
Hora ou outra falo que sou CAMALEÃO, pois é difícil falar ser mestiço ou pardo aqui, a gente fala e automaticamente vem umas 10 pedras na nossa cabeça. Falo que sou um camaleão e deixo a pessoa botar a cor que ela quiser em mim, as vezes sou Branco e as vezes sou Preto. Me vejo como mestiço, mas falo camaleão pra ficar mais fácil pra qualquer entender Kkk🤣
@@esteves8587 Exatamente! Pareço ser branco nas fotos, mas isso é bem nas fotos mesmo, pois os celulares Samsung tem um tcham pra clarear a pele dos outros. Eu nem uso efeito, pois se eu usar, fico mais claro ainda (foco uma vela, mesmo sem ser). Tende? Eu sou estilo Neymar, branco pra uns e negro pra outros. A minha cor e a dele é quase a mesma.
@@esteves8587 Eu e um amigo meu tava na rodinha dos amigos e a gente entrou nesse tema. Falaram que esse amigo meu era negro e eu era branco, mas o menino é da mesma cor que eu (literalmente). Enfim, a única diferença entre a gente é os traços, pois eu tenho traços Europeu e Indígena muita presente. Hora me definem pela cor e hora sou definido pelos traços. Bugado!
@@davidlucass_24 mas é exatamente isso, não basta só a cor da pele para ser pardo, mas também os traços negroides!! Para mim vc é mestiço por conta das características que descreveu, pois o mestiço pode ter qualquer aparência que não seja a do negro.
Lívia é maravilhosa! Ela me ajudou a entender muita coisa, eu nasci e cresci em Salvador que é a cidade mais preta fora da África. Tudo que a Lívia diz faz total sentido com o que vi lá.
A Livia Zaruty é uma blogueira e não uma educadora, por isso ela cria conflitos entre as etnias e Nuna costura a realidade do colorismo de forma mais pacífica e mostrando o crescimento nas relações de brancos e pretos.
Colorismo é um termo acadêmico? Encontra eco científico? Se a Lívia é ou não educadora para mim é indiferente. O que me chama atenção é o discurso que ela trouxe, que é sim verdadeiro e atual.
Ou seja não se encontra ponto no colorismo KKK a pauta e preto ,mas e os pardos e o mestiços e os brancos ,...se pauta for pardo ?o preto branco e mestiço vai se sentir ofendo,ou seja cheguei a ver a que não se dá pra falar sobre colorismo pois cada um vai defender sua cor
Livia Zaruky não representa as pensadoras acadêmicas Brasileiras, ela é uma blogueira que faz mal uso das pautas que nunca foram seu material de estudo, Livia não é estudiosa desses assuntos. Sua avaliação parte sempre de sua experiência pessoal como mulher negra, embora ela tente usar o vocabulário e frases usadas por nossas pensadoras. Ela trata esses temas com suas emoções e não baseada na História,.na Sociologia, Antropologia, Politica. Livia repudia as nossas acadêmicas estudiosas dos temas da construção do racismo estrutural, cria seus conteúdos usando os termos dos nossos acadêmicas para distorcer suas análises, além de sublinhar sua depreciação pelo trabalho desses educadores e autores. Você pode ver que ela usa frases narcisistas para desenhar a sua propria importância, a importância não reconhecida nos meios acadêmicos brasileiros onde o colorismo tem sido debatido, repito, ela é blogueira. Livia Zaruky segue na contra-mão das nossas conquistas como afrodescendentes, embora se beneficie dela, então se querem tratar com seriedade de temas sérios não procurem blogueiras mas os educadores.
Concordo, ela sempre me intriga mto,mas,sua participation e Lulta precisam serem validadas...ouvidas,etc... Sempre torci pra q ela estudasse mais qdo morou n'a Italia,mas...moro na França, Estudei e aprendi mto,sobretudo com a Mestiçagem(com meu fulho)e a Luta dos Pretos aqui...👍🏿
DEIXA EU TE FAZER ACHO QUE NÃO CONHECE UMA TECNOLOGIA CHAMADO INTERNET? ME RESPONDE O PORQUE DE PESSOAS NO CONTINENTE ÁFRICANO SACRIFICAR PESSOAS ÁFRICANAS E VENDER SEUS ÓRGÃOS?
Adoraria assistir a outro programa com participação da Livia e a Muna novamente. Foi muito curto, não deu tempo de aprofundar.
Lívia ZARUTY ❤Linda! Feliz em ver à Lívia aqui falando de um assunto muito importante, que ela tem muita entendimento do assunto! Parabéns ao programa.
a Lívia Zaruty é a melhor pessoa para falar sobre este assunto.
parabéns ao canal . 👍
Temos um longo e espinhoso caminho a ser percorrido.
No Brasil, também creio ser, pois a maior parte das narrativas ainda é muito enviesada e falta isenção. Uma voz que creio que a RTP África deveria ouvir também é a Beatriz Bueno, que fala bastante sobre parditude (o que é ser pardo no Brasil, em contraponto ao negro).
Muito orgulhosa de ver a Lívia sendo ouvida e tendo a oportunidade de falar sobre esse assunto que ela é especialista, Ammoooooooooo muito aquilo que vejo ❤
A Zaruty é demais!!! Orgulhosa dessa mulher!!! Parabéns e torço pelo seu sucesso!!!
Que debate incrível! 👏🏾👏🏾👏🏾
As duas convidadas foram excelentes em suas colocações.
Essa estatística de pessoas pretas no Brasil, serem apenas 9% , é também devido a quantidade de pessoas retintas que negam sua origem ancestral ou não se aceitam (responsabilidade da falta de representantividade) e também é um sistema político de apagamento, aonde em certidões e cartões de vacinas de crianças pretas retintas, dificilmente entra sua verdadeira etnia. Eu trabalhei em escolas públicas alguns anos e administrava os arquivos de matriculas e pude ver que em grande maioria das escolas que trabalhei, as crianças pretas ou indígenas retintas, mesmo as sendo, foram impostos etnia parda ou branco ou nem são marcados, se muito encontrei as marcações de etnia preta, foram 2 no máximo. Isso começa no registro de nascimento, quando nem o pai nem a mãe entende a importância de colocar evidentemente sua etnia e segundo nos médicos que tendem a embranquecer a população. Eu vivo em um conjunto social de muita gente preta retintas e indígenas retintos que não se entende como tal, por isso entendo que esse número é um equívoco. Agradeço a atenção.
Tive impressão bastante diferente da sua nesse quesito quando viajei pelo Brasil. Aliás, quando fiz IBGE, vi bem o contrário: muita gente claramente caucasiana (inclusive de olhos claros e cabelos alourados) que se autodeclarava parda apenas porque era queimada do sol (gente dos sertões). Esse fato me faz ver como o brasileiro não tem plena consciência de sua ancestralidade.
Ambas discorreram divinamente bem sobre o tema e acrescentaram muito ao diálogo. 💐💐
*Cara, esse vídeo realmente é necessário e que deveria ser compartilhado com todo mundo. São temas bastantes discutidos, que realmente mereciam estar era na TV aberta, em um programa só deles (mas comandado por pessoas retintas mesmo, não o pardo/mestiço, que se diz "negro de pele clara"). Muito melhor que o programa 'Encontro', da Globo. Por tanto, é necessário também MAIS tempo. É muita coisa pra se debater que não cabem em um vídeo de quase meia hora. Aqui no Brasil mesmo, o que teve de gente sendo exposta por fraudar cotas nas universidades, em cargos públicos, políticos, trabalhos que realmente era para ser ocupados por pessoas RETINTAS, mas que foram ocupados por pardos/brancos/mestiços.*
Parabéns, Lívia! Você representa muito bem o Brasil, nessa temática.
Apesar de nao concordar com tudo que a Livia fala, a acho super coerente e bem direta no assunto! Gosto muito do posicionamento dela mesmo indo contra ao que segue a manada! Ela nao faz parte da lacracao e eu amo isso!
Verdade❤
Muito orgulho de vc!!!
Oh livia que orgulho de vc mulher
Amo a Lívia, super relevante!
Muita gente bonita e inteligente juntas. Parabéns!
Para ilustrar a fala da Lívia, aqui no Brasil existe cota para parlamentares negros (de acordo com nossa legislação pretos+pardos). Eu, com essa cor de pele da foto, atualmente com meu cabelo natural cacheado, poderia me candidatar como uma deputada negra, por exemplo, baseada na minha ancestralidade preta.
Essa é a contradição do colorido aqui no Brasil.
Vdd. Mt gente bonita e inteligente junta 💕
Não é fácil assim. Assim como nas faculdades e concursos existem uma banca étnico racial e vc não passaria. Eu tenho a pele mais escura que vc e eu não passaria como pardo segundo a banca! Pois não temos caracteristicas negroides que nos façam passar por algum preconceito!
@@esteves8587 *Mas muita gente conseguiu. Tipo, as cotas nas universidades mesmo, quantas pessoas já foram expulsas por fraudes? A pessoa conseguiu uma vaga, por cotas, e quando foi ver, a pessoa era branca/pardo/mestiço. Bem assim também é na política, várias mulheres "negras" conseguiram se eleger, justamente usando a pauta negra e se declarando negra. E quando foi ver a cara da cidadã, tinha a tonalidade de pele igual a dessa moça aí da foto. O pior é a mídia divulgando que "negros são maioria em todo lugar", mas quando vai ver quem é, a pessoa tem a pele claríssima!*
*Cara, se botar um cacheado no seu cabelo, todo mundo vai dizer que "seu cabelo é crespo" e assim, você pode conseguir o que quiser se declarando "negra". Olha a Raíssa Nicácio mesmo, que com sua pele claríssima, seus cabelos cacheados, conseguiu fazer fortuna vendendo produtos para pessoas negras. Até do filme PANTERA NEGRA, que era representatividade RETINTA, a Raíssa pegou a propaganda. E depois querem falar que é só o branco que faz "apropriação cultural", mas quando vai ver mesmo, muitos, E MUITOS, pardos/mestiços que realmente ocuparam um lugar que não era deles. E a militância ficaram todos calados.*
@@MacCormickCave
Exatamente. Por isso tem que separar cada um, pois na hora de lucrar é o negr0 retint0 que é rejeitado e ficado para trás. Todo negr0 de verdade deve acordar, no caso o verdadeiro negr0, o retint0!.
Parabéns, Livia,falastes bem,adorei a leveza e o Axé da Nuna e a Belezura do Apresentador✊🏿🌹✊🏿
É disso que estamos falando! Ameeei essa entrevista gente... 🖤
Se expressa muito bem! Muito segura do que fala. Linda e extremamente posicionada. ❤
Graças a Deus o alerta chegou a africa ❤
Lívia Zarute amooo
Muito interessante
Que esse debate tome cada vez mais voz e espaços. Extremamente necessário ainda mais quando ser militante gera muita renda e principalmente aos "pretos de pele clara" no Brasil.
Foi bom❤
Parabéns Zaruty sucesso q Deus te abençoe cada dia mais ❤️🙏
Amo demais a Lívia, mulher incrível, inteligente e sagaz 👏👏👏
Lívia e Nuna, ameiiii... ❤🎉
A HR QUE ESTÁ FICANDO INTERESSANTE,ACABA!
Amo a Livia ❤
Escolha perfeita pra falar sobre o colorismo no Brasil.
Assunto bastante necessário, pena que não é levado a sério aqui no Brasil. Só me toquei ser Mestiço (como a Lívia falou), quando eu era preto demais pra ser branco e branco demais pra ser preto. Enfim, é isso! O reconhecimento das outras tonalidade de pele é bastante nascerio, a gente tá sempre em cima do muro.. entre o preto e o branco, dependendo da ocasião a gente faz parte de um ou de outro.
Hora ou outra falo que sou CAMALEÃO, pois é difícil falar ser mestiço ou pardo aqui, a gente fala e automaticamente vem umas 10 pedras na nossa cabeça. Falo que sou um camaleão e deixo a pessoa botar a cor que ela quiser em mim, as vezes sou Branco e as vezes sou Preto. Me vejo como mestiço, mas falo camaleão pra ficar mais fácil pra qualquer entender Kkk🤣
Vc pode ser mestiço como eu, que tenho ancestrais europeus, indigenas e nordestinos negros, mas pela foto me parece branco!!
@@esteves8587 Exatamente! Pareço ser branco nas fotos, mas isso é bem nas fotos mesmo, pois os celulares Samsung tem um tcham pra clarear a pele dos outros. Eu nem uso efeito, pois se eu usar, fico mais claro ainda (foco uma vela, mesmo sem ser). Tende? Eu sou estilo Neymar, branco pra uns e negro pra outros. A minha cor e a dele é quase a mesma.
@@esteves8587 Eu e um amigo meu tava na rodinha dos amigos e a gente entrou nesse tema. Falaram que esse amigo meu era negro e eu era branco, mas o menino é da mesma cor que eu (literalmente). Enfim, a única diferença entre a gente é os traços, pois eu tenho traços Europeu e Indígena muita presente. Hora me definem pela cor e hora sou definido pelos traços. Bugado!
@@davidlucass_24 mas é exatamente isso, não basta só a cor da pele para ser pardo, mas também os traços negroides!! Para mim vc é mestiço por conta das características que descreveu, pois o mestiço pode ter qualquer aparência que não seja a do negro.
Niguém ressaltando a beleza dessa moça sentada na poltrona? A mulher é linda!
Muito bom viu!
Nuna incrivelmente passaviva deu aula.👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Lívia arrasa sempre
Lívia é maravilhosa! Ela me ajudou a entender muita coisa, eu nasci e cresci em Salvador que é a cidade mais preta fora da África. Tudo que a Lívia diz faz total sentido com o que vi lá.
👏👏👏
Livia ❤ lndaaaaaa🎉
Livia tem conhecimento para falar nota mil p ela
Parabéns Livia Zaruty
Lívia rainha arrebentando até fora do Brasil
😊LÍVIA
Lívia zarut❤❤❤
Livia Zaruty❤
Livia maravilhosa ❤❤❤❤
Zaruty ❤
Lívia Zauty é super necessária nesses assuntos! Ela deveria ser embaixadora da ♏ulher negr4(pret4 de verdade) do Brasil.
Meu Deus! Vivam! Falem de amor! De igualdade! Vocês alimentam o racism0,
O Apresentador precisar melhorar muito.
Dale Lívia.
Quero mto ler e conhecer melhor a Nuna...
ela é escritora?
A Livia Zaruty é uma blogueira e não uma educadora, por isso ela cria conflitos entre as etnias e Nuna costura a realidade do colorismo de forma mais pacífica e mostrando o crescimento nas relações de brancos e pretos.
Colorismo é um termo acadêmico? Encontra eco científico? Se a Lívia é ou não educadora para mim é indiferente. O que me chama atenção é o discurso que ela trouxe, que é sim verdadeiro e atual.
Eu só queria saber oque eu sou😂
Livia zaruty ❤️❤️❤️❤️
Q agonia desse entrevistador gaguejando o tempo todo, meu Deus.
Que apresentador lindo, aff
Ou seja não se encontra ponto no colorismo KKK a pauta e preto ,mas e os pardos e o mestiços e os brancos ,...se pauta for pardo ?o preto branco e mestiço vai se sentir ofendo,ou seja cheguei a ver a que não se dá pra falar sobre colorismo pois cada um vai defender sua cor
Livia Zaruky não representa as pensadoras acadêmicas Brasileiras, ela é uma blogueira que faz mal uso das pautas que nunca foram seu material de estudo, Livia não é estudiosa desses assuntos. Sua avaliação parte sempre de sua experiência pessoal como mulher negra, embora ela tente usar o vocabulário e frases usadas por nossas pensadoras. Ela trata esses temas com suas emoções e não baseada na História,.na Sociologia, Antropologia, Politica. Livia repudia as nossas acadêmicas estudiosas dos temas da construção do racismo estrutural, cria seus conteúdos usando os termos dos nossos acadêmicas para distorcer suas análises, além de sublinhar sua depreciação pelo trabalho desses educadores e autores.
Você pode ver que ela usa frases narcisistas para desenhar a sua propria importância, a importância não reconhecida nos meios acadêmicos brasileiros onde o colorismo tem sido debatido, repito, ela é blogueira. Livia Zaruky segue na contra-mão das nossas conquistas como afrodescendentes, embora se beneficie dela, então se querem tratar com seriedade de temas sérios não procurem blogueiras mas os educadores.
Concordo, ela sempre me intriga mto,mas,sua participation e Lulta precisam serem validadas...ouvidas,etc...
Sempre torci pra q ela estudasse mais qdo morou n'a Italia,mas...moro na França, Estudei e aprendi mto,sobretudo com a Mestiçagem(com meu fulho)e a Luta dos Pretos aqui...👍🏿
Ela segue na contra mão do lacre.
DEIXA EU TE FAZER ACHO QUE NÃO CONHECE UMA TECNOLOGIA CHAMADO INTERNET?
ME RESPONDE O PORQUE DE PESSOAS NO CONTINENTE ÁFRICANO SACRIFICAR PESSOAS ÁFRICANAS E VENDER SEUS ÓRGÃOS?
Lívia Zaruty falou e disse.
Negro não é mestico..somos negros . A raça prevalece independente de ser mais claro ou escuro . Não existe café com leite . É negro e ponto final .
Lívia ta certa, se seguir a lei do Brasil eu tbe entro nas cotas... e vcs estão vendo minha foto...
Não existe negr0 clar0!. Negr0 de verdade, é só o retint0. Parem de fazer política com a minha famíli4!
Não existe negro de verdade, negro é negro, negro não é so retinto e ponto final, e quem é você pra falar isso?
@@bruna5427 preto é apenas retinto, sim
@@garczinha Não é! E isso é comprovado, quem nega isso é só besta igual tu
Sim Camila pitanga é preta😂
👌🏿o furico