Eu vivo de música desde os meus 16 anos e hoje tenho 30. Encaro até hoje preconceito de familiares e perguntas do tipo: "Não tem como vc arrumar um emprego de carteira assinada e fazer a música aos fins de semana?" Vivemos em um país que ensina desde o berço a seguinte máxima: "Estude para arrumar um bom emprego". É MUITO difícil viver de música, mas eu não desisto rs... Mesmo que todos ao meu redor não acreditem em mim, mesmo que seja até de certa forma, ridicularizado diante dos familiares da mesma idade que estão em um patamar financeiro extremamente mais elevado que o meu. Obrigado por tudo Mateus!
Davidson Rodriguez falou tudo infelizmente nossa cultura ensina isso mesmo o engraçado é que as pessoas acham mais fácil ganhar um mísero salário mínimo ralando o mês inteiro do que as vezes ganhar 1000,1500,2000 reais fazendo shows nos fins de semana ou de quarta à domingo
Ainda não assisti o vídeo. Mas eu, vendo que as pessoas estão desabafando, resolvi desabafar também... Sou da igreja CCB e desde pequena sempre admirei a orquestra da igreja e sempre quis fazer parte. Comecei estudar para tocar órgão eletrônico, e a cada nota que eu aprendia, me apaixonava mais pela música. Sempre achei isso tudo muito mágico... e foi aí que resolvi viver na música. Ensinando. Desenvolvi um sonho de fazer licenciatura em música e trabalhar nas escolas. A pior parte foi falar para minha família... “pq não quer ser doutora?” “Vc não queria ser veterinária? É bem melhor” e sem falar na cara das pessoas quando eu falava que queria ser professora de música... depois de muitas humilhações, da própria família e dos de fora de casa também... desisti deste sonho... estou sofrendo muito, pois era um sonho enorme, e toda vez que falava sobre ele meus olhos brilhavam... eu não sei mais oque quero fazer da vida... estou trabalhando com vendas agora, não posso reclamar, pois da muito dinheiro... mas de que adianta ser bem de vida e não ser feliz....
Mateus, eu desde meus 12 anos toco guitarra. É uma das coisas que mais amo fazer. Hoje, com 20 anos, muita gente me diz que eu deveria seguir o caminho da música. O que acontece é que não tenho a ambição de ter uma carreira artística profissional. Meu objetivo como guitarrista é me aprimorar ao máximo com meu instrumento e poder ensinar música para outras pessoas. Atualmente, entretanto, estou cursando Direito. Por muitas vezes me pego pensando se eu deveria ou não entrar e alguma faculdade de música logo após me formar no meu curso atual. Não tenho a ambição igualmente de ser reconhecido como um professor, como músico ou o que quer que seja. Quero só me desenvolver no meu instrumento o máximo que eu puder. Porém me sinto apreensivo quando penso sobre minhas escolhas. Será que se eu seguir uma carreira jurídica (o que é algo que eu faria) eu estaria liquidando a música na minha vida? Não seria um "desperdício" eu não correr atrás de uma carreira acadêmica ou artística dentro da música? Acho que são perguntas um tanto quanto tolas, mas eu queria saber sua opinião! Sou fã do seu trabalho e te admiro muito! Obrigado!
Fala irmão. Eu entendo bem o seu dilema e eu poderia te dizer muitas coisas, porém no fim das contas vc deve ouvir o seu coração. Se vc curte o direito, então por que não ser um profissional do direito e ter a música como um hobby sério? Isso só vc vai poder dizer. Deus te abençoe na decisão.
Enfim mateus,o seu video traduz exatamente o que é e como deve ser encarado o mercado,hoje vivemos um momento de NICHOS de mercado,o candidato a músico profissional deve tentar encontrar sua maneira de desenvolver seu trabalho.
Eu quero tanto ser músico profissional, compor, tocar em orquestras e tal mas o jeito de alcançar isso não parece muito claro pra mim, eu realmente amo muito música principalmente clássicas e temas. Não me vejo em outra carreira, talvez eu também seja escritor.
Excelente video! Nos dias de hoje, O musico precisa ser 60 ou 80% do business, a exemplo do kiko loureiro que é um guitarrista virtuose, porem é um cara muito empreendedor e ligado no mercado. Logico que isso depende de musico e de objetivo na musica.
Ótimo vídeo. Parabéns! Vai aí uma pergunta e quem sabe uma sugestão de um próximo vídeo: " É possível iniciar uma carreira como músico profissional, depois dos 40 anos?" Abraços e parabéns por seu trabalho.
Acredito que sim irmão, eu acho legal quando a música é uma hobby sério pois não gera pressão financeira sobre sua vida, então vc faz apenas o que quer como músico. O problema é quando o cara abandona a música porque esta trabalhando de mais ou até quando o cara abandona a música porque precisa apenas ser um burocrata.
Muito comum essa questão de se tornar burocrata. Na minha sala, inúmeros colegas abandonaram tudo pelo cansaço e etc. Inclusive alguns guitarristas e violonistas. A preço de q? Acabam adoecendo depois, ganhando peso, amargando arrependimento pelo que deixaram atrás. Admiro, em parte... porém...
Continuo tocando em bandas improvisadas com amigos, e isso me faz feliz. No futuro, quando tudo estiver em seu devido lugar, poderei levar mais a sério.
Cara eu acho que na minha opinião o cara não deve largar os estudos tipo... do nada. Mas sim, se ele tiver paciência ele pode se formar depois de tudo e investir nesse meio musical e seguir em frente com isso. Minha opinião.
Muito bom Mateus Starling... parabéns pelo vídeo, tenho uma dúvida e sua mulher quando tu casou ela te apoiou e vestiu a camisa com você sobre a música? Estou formando este ano Eng. Mecânica e pretendo fazer faculdade de música na USP aqui em Ribeirão Preto, violão, e namoro e minha namorada me apoia, o que me pega sempre é a questão financeira, abraços fica com Deus ai.
Legal irmão, quando conheci minha esposa eu já era músico profissional a bastante tempo, então, apesar de tudo, ela já entrou na minha vida sabendo dessa condição, mas não quer dizer que ela não tenha reclamado, hehe
da para ganhar dinheiro, de verdade kkk, sem ter fama na midia, mas sim entre os musicos, tipo eu ser bom para trabalhar com Soundtracks, algum artista me chamar para fazer um solo, ou participar em uma musica, e tal... mas sem ter os holofortes? (desculpe-me se escrevi errado)
waguininho do cavaco fala irmão. Tenho o curso completo de harmonia e percepção da Berklee em vídeo e apostila. Duração de 2 anos cada um. Você tem acesso a esse material e muito mais na: www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Oi Mateus. Cara..eu só sei que quero trabalhar com alguma coisa que tenha música no meio kkkkkkk você acha que se uma pessoa que entende de música se formar em Publicidade, daria pra trabalhar na parte de trilhas?? Vc saberia dizer se vale a pena seguir nesse mercado?
Vc pode seguir neste mercado sem necessariamente se formar em publicidade. Trilha de filme não tem necessariamente vinculo com publicidade, mas sim com o mercado cinematográfico.
Minha escola virtual amigos, com todo o meu material lançado até hj e meu suporte online:
www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Eu vivo de música desde os meus 16 anos e hoje tenho 30. Encaro até hoje preconceito de familiares e perguntas do tipo: "Não tem como vc arrumar um emprego de carteira assinada e fazer a música aos fins de semana?"
Vivemos em um país que ensina desde o berço a seguinte máxima: "Estude para arrumar um bom emprego".
É MUITO difícil viver de música, mas eu não desisto rs... Mesmo que todos ao meu redor não acreditem em mim, mesmo que seja até de certa forma, ridicularizado diante dos familiares da mesma idade que estão em um patamar financeiro extremamente mais elevado que o meu.
Obrigado por tudo Mateus!
Meu querido, acompanho a excelência do seu trabalho, parabéns por tudo que tem feito.
A minha realidade é bem parecida com a tua irmão, é complicado msm, mas temos que prosseguir firme, abraço!
*_Davidson Rodriguez pensei Que fosse só eu Que Sofria esse tipo de Preconceito_*
Cara, com 16 anos você já ganhava dinheiro com música ? Ou "apenas" estudava ?
Davidson Rodriguez falou tudo infelizmente nossa cultura ensina isso mesmo o engraçado é que as pessoas acham mais fácil ganhar um mísero salário mínimo ralando o mês inteiro do que as vezes ganhar 1000,1500,2000 reais fazendo shows nos fins de semana ou de quarta à domingo
Ainda não assisti o vídeo. Mas eu, vendo que as pessoas estão desabafando, resolvi desabafar também...
Sou da igreja CCB e desde pequena sempre admirei a orquestra da igreja e sempre quis fazer parte. Comecei estudar para tocar órgão eletrônico, e a cada nota que eu aprendia, me apaixonava mais pela música. Sempre achei isso tudo muito mágico... e foi aí que resolvi viver na música. Ensinando. Desenvolvi um sonho de fazer licenciatura em música e trabalhar nas escolas.
A pior parte foi falar para minha família... “pq não quer ser doutora?” “Vc não queria ser veterinária? É bem melhor” e sem falar na cara das pessoas quando eu falava que queria ser professora de música...
depois de muitas humilhações, da própria família e dos de fora de casa também... desisti deste sonho... estou sofrendo muito, pois era um sonho enorme, e toda vez que falava sobre ele meus olhos brilhavam... eu não sei mais oque quero fazer da vida... estou trabalhando com vendas agora, não posso reclamar, pois da muito dinheiro... mas de que adianta ser bem de vida e não ser feliz....
Mateus, eu desde meus 12 anos toco guitarra. É uma das coisas que mais amo fazer. Hoje, com 20 anos, muita gente me diz que eu deveria seguir o caminho da música. O que acontece é que não tenho a ambição de ter uma carreira artística profissional. Meu objetivo como guitarrista é me aprimorar ao máximo com meu instrumento e poder ensinar música para outras pessoas. Atualmente, entretanto, estou cursando Direito. Por muitas vezes me pego pensando se eu deveria ou não entrar e alguma faculdade de música logo após me formar no meu curso atual. Não tenho a ambição igualmente de ser reconhecido como um professor, como músico ou o que quer que seja. Quero só me desenvolver no meu instrumento o máximo que eu puder. Porém me sinto apreensivo quando penso sobre minhas escolhas. Será que se eu seguir uma carreira jurídica (o que é algo que eu faria) eu estaria liquidando a música na minha vida? Não seria um "desperdício" eu não correr atrás de uma carreira acadêmica ou artística dentro da música? Acho que são perguntas um tanto quanto tolas, mas eu queria saber sua opinião! Sou fã do seu trabalho e te admiro muito! Obrigado!
Fala irmão. Eu entendo bem o seu dilema e eu poderia te dizer muitas coisas, porém no fim das contas vc deve ouvir o seu coração. Se vc curte o direito, então por que não ser um profissional do direito e ter a música como um hobby sério? Isso só vc vai poder dizer. Deus te abençoe na decisão.
sou muito gratos pelos teus vídeos sempre nos dando uma Direção. tenho apenas 18 anos esse vídeo foi fundamental pra mim obrigado Mateus. ..
Que bom que curtiu irmão.
o melhor youtuber que fala sobre musica sem duvida alguma!
Muito obrigado irmão.
Assunto sério esse! Realmente é complicado, mas se não correr atrás ninguém vai bater na sua porta te oferecendo uma oportunidade. Ótimo vídeo!
Valeu, isso ai.
É isso, não tem jeito, eu não consigo fazer outra coisa
Enfim mateus,o seu video traduz exatamente o que é e como deve ser encarado o mercado,hoje vivemos um momento de NICHOS de mercado,o candidato a músico profissional deve tentar encontrar sua maneira de desenvolver seu trabalho.
Valeu irmão, obrigado pelo comentário.
Eu quero tanto ser músico profissional, compor, tocar em orquestras e tal mas o jeito de alcançar isso não parece muito claro pra mim, eu realmente amo muito música principalmente clássicas e temas.
Não me vejo em outra carreira, talvez eu também seja escritor.
Eu me sinto assim, como você está atualmente?
Excelente video! Nos dias de hoje, O musico precisa ser 60 ou 80% do business, a exemplo do kiko loureiro que é um guitarrista virtuose, porem é um cara muito empreendedor e ligado no mercado. Logico que isso depende de musico e de objetivo na musica.
isso irmao
Muito bom seus vídeos, eu estou nessa dúvida se faço música, apesar de muitas pessoas me apoiarem pra seguir nesse caminho ainda fica aquela dúvida...
Valeu irmão. Sempre difícil tomar estas decisões.
Ótimo vídeo. Parabéns! Vai aí uma pergunta e quem sabe uma sugestão de um próximo vídeo: " É possível iniciar uma carreira como músico profissional, depois dos 40 anos?" Abraços e parabéns por seu trabalho.
Muito obrigado irmão. Da uma checada no video carreira tardia onde falo sobre isso. Grande abraço.
Muito bom, como sempre.
Valeu irmão, estamos juntos.
Levo música como um hobby sério. Martela na minha cabeça sempre se a decisão foi a certa. kkkk e a vida segue.
Acredito que sim irmão, eu acho legal quando a música é uma hobby sério pois não gera pressão financeira sobre sua vida, então vc faz apenas o que quer como músico. O problema é quando o cara abandona a música porque esta trabalhando de mais ou até quando o cara abandona a música porque precisa apenas ser um burocrata.
Muito comum essa questão de se tornar burocrata. Na minha sala, inúmeros colegas abandonaram tudo pelo cansaço e etc. Inclusive alguns guitarristas e violonistas. A preço de q? Acabam adoecendo depois, ganhando peso, amargando arrependimento pelo que deixaram atrás. Admiro, em parte... porém...
Continuo tocando em bandas improvisadas com amigos, e isso me faz feliz. No futuro, quando tudo estiver em seu devido lugar, poderei levar mais a sério.
Nunca é tarde pra fazer cursos relacionados àquilo que a gente gosta. Até lá estarei levando música muito a sério.
Inclusive, obrigado pelo crescimento que vc me proporcionou. Diante tantos alunos sei q fica difícil lembrar de todos. Kkk abraço.. fique com Deus.
Mateus, toco de samba e chorinho. Mais eu também gosto de MPB, rock, jazz... Estou inclinado a começar estudar guitarra também. Rola irmão?
Como sempre ótimos conselhos Mateus.. Eu vou te fazer uma pergunta. Qual marca daquela interface Mateus... Abraços irmão Deus te abençoe sempre....
Muito obrigado. Estou usando a Apollo twin.
Obrigado Mateus...
Eu conheço 2 caras que ensina música no BR com seriedade e verdade: Mozart Melo e Mateus Starling.
Muito obrigado.
muito bom professor !
Valeu irmão.
Cara eu acho que na minha opinião o cara não deve largar os estudos tipo... do nada. Mas sim, se ele tiver paciência ele pode se formar depois de tudo e investir nesse meio musical e seguir em frente com isso. Minha opinião.
Mateus vc toca a quanto tempo desde quando vc começou e hje vc está com quantos anos? eu tenho 42 anos e comecei a estudar músicas tem um ano e pouco.
Toco desde os 12 anos e estou com 38 anos. Comecei profissionalmente com 16 anos, mas cada um tem um caminho.
As dicas do Starling são mais reais do que as do Kiko haha
Abraços!
Que isso.....:-)
Muito bom Mateus Starling... parabéns pelo vídeo, tenho uma dúvida e sua mulher quando tu casou ela te apoiou e vestiu a camisa com você sobre a música?
Estou formando este ano Eng. Mecânica e pretendo fazer faculdade de música na USP aqui em Ribeirão Preto, violão, e namoro e minha namorada me apoia, o que me pega sempre é a questão financeira, abraços fica com Deus ai.
Legal irmão, quando conheci minha esposa eu já era músico profissional a bastante tempo, então, apesar de tudo, ela já entrou na minha vida sabendo dessa condição, mas não quer dizer que ela não tenha reclamado, hehe
Excelente vídeo Mateus! Faz tempo q não te vejo rapaz! Abração!
Valeu irmão, ta morando no Brasil?
Ainda não, aqui em Nova Iorque por enquanto! Devo passar no Rio esse ano, vamo tomar um café!
da para ganhar dinheiro, de verdade kkk, sem ter fama na midia, mas sim entre os musicos, tipo eu ser bom para trabalhar com Soundtracks, algum artista me chamar para fazer um solo, ou participar em uma musica, e tal... mas sem ter os holofortes? (desculpe-me se escrevi errado)
Acho que vc tem que fazer o seu papel, independentemente de holofote ou não.
Heber Almeida eu sempre falo que"fama"nem sempre enche barriga pois tem muitos anônimos que as vezes ganham melhor do que alguns famosos
BOA DICA,GOSTEI GOSTEI MUITO,VC TEM LIVRO DE HARMONIA A VENDA?
waguininho do cavaco fala irmão. Tenho o curso completo de harmonia e percepção da Berklee em vídeo e apostila. Duração de 2 anos cada um. Você tem acesso a esse material e muito mais na: www.StarlingAcademyofMusic.com.br
Oi Mateus. Cara..eu só sei que quero trabalhar com alguma coisa que tenha música no meio kkkkkkk você acha que se uma pessoa que entende de música se formar em Publicidade, daria pra trabalhar na parte de trilhas?? Vc saberia dizer se vale a pena seguir nesse mercado?
Vc pode seguir neste mercado sem necessariamente se formar em publicidade. Trilha de filme não tem necessariamente vinculo com publicidade, mas sim com o mercado cinematográfico.
Mateus Starling mas na parte de vinhetas precisa, não é?
Acho que esse video foi um pouco para mim hahaha!
Forte abraços Mateus!
Bom que curtiu irmão.
Eu não quero ser um músico qualquer, eu quero ser uma lenda.
Estuda, estuda,estuda,quando cansar,estuda mais
@@gustavov.9782 Sim kkk
Share....
Muito obrigado.
24 anos é tarde demais para quem quer ser musico profissional?
Não, seria complicado se vc começasse a tocar agora.
Entendi ! Será bem difícil mas, não impossível