PROGRAMADORES NORMALMENTE SE DEMITEM POR CULTURA TOXICA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 47

  • @danielvicentefagundes6774
    @danielvicentefagundes6774 Місяць тому +1

    Papo d Gente Grande !! Q sabe muito !! Parabens !! 😮😮😊😊

  • @cleristonlima1329
    @cleristonlima1329 Місяць тому +2

    E uma coisa que eu percebi Samuel, que os piores gestores é os que mais se acham

  • @CamelloHenrique
    @CamelloHenrique 2 місяці тому +2

    Boa Samuca! Ótimo vídeo! O mundo é foda, não é só o Brasil não kk(rindo pra n chorar).

  • @cleristonlima1329
    @cleristonlima1329 Місяць тому +1

    Samuel eu passei pela mesma situação em questão do meu antigo chefe que ele estava com um projeto atrasado a 5 anos e o cliente estava desesperado, e ele simplesmente me jogou o projeto e falou se vira, não me passou o glossário de dados, e nem nada, e com isso fiquei 3 meses e sai fora e deixei atrasar mais tempo.

  • @marciodossantospereira2258
    @marciodossantospereira2258 2 місяці тому +2

    Já tive gestores que só faltava a chibata, pedi demissão, não teve como ficar muito tempo.

  • @EdsonYamamoto
    @EdsonYamamoto Місяць тому +1

    eu sempre trabalhei em empresa onde os devs se ajudavam. não eram grandes empresas
    ai fui para uma empresa grande que tinha até o famoso plano de carreira e foi a pior cultura que vi, ninguém se ajudava, precisava pedir pra gerente falar com dono de ferramenta quebrada ou manual desatualizado pra corrigir o dar suporte, todo mundo só olhava para seu próprio umbigo. tinha até gerente/lider que achava ruim quando pedia ajuda.

  • @gustavogrecco3825
    @gustavogrecco3825 29 днів тому

    13:14 bah man, no caso aqui onde trabalho optei por fazer tudo em DJANGO (python) pq é exatamente isso: performance não é problema.
    Nossa aplicação tem no máximo 300 usuários.
    A gestão aqui quer entrega rápida, então optei pelo django, assim consigo treinar rápido os estagiários e entregar tudo muito antes dos prazos.

  • @georgealan7772
    @georgealan7772 2 місяці тому +4

    Tenho uma opinião meio impopular sobre essa questão de "compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho", talvez por eu ser um cara autodidata autonomo que busca informações sozinho, minha visão vai para um lado "egoista", porque eu penso assim, se estamos no TRABALHO, você em "teoria" já deveria saber como realizar as suas tarefas, o tempo de estudos teoricamente já passou, você já fez seus cursos e tem capacidade técnica de seguir em frente de forma autonoma.
    E não é por querer ocultar conhecimento dos outros para ser o único que sabe das coisas e ser o melhor, e deixar os colegas abaixo de mim, é por pura falta de tempo mesmo, pensa só, eu preciso trabalhar nas minhas tasks, preciso estudar as minhas coisas e ainda por cima uma galera acha que eu preciso ser um "professor" e ensinar eles lá dentro da empresa. Ai meu salário irira precisar aumentar por desvio de função, além de programador, preciso receber pela tarefa de dar aulas também.
    Eu sou daqueles que só mostra a fonte de onde eu consegui achar as paradas, a pessoa que se vire para ler, assistir e estudar por conta, meu tempo eu uso para trabalhar, não para ser professor de marmanjo, tem gente que é preguiçosa de mais nessa em em outras áreas, querem tudo mastigado na boquinha com açucar e mel, tem preguiça de ler, preguiça de ir atrás de conhecimento, preguiça de pesquisar, vtnc.
    Ficar tomando o tempo de trabalho dos colegas para ser um "professor" é perca de tempo total, tem profissional que acha que os colegas são professores que tem que estar disponiveis para dar aula para eles quando eles nÃo souberem de alguma coisa, cara te falar a primeira coisa que eu faço quando estou travado em alguma tarefa que não sei é ir pesquisar em livros, cursos, internet em geral, porque essas dúvidas geralmente, 100% das vezes já foram respondidas por outras pessoas e estão documentadas, eu não gosto de chatear meus colegas com dúvidas que eu mesmo poderia estar correndo atrás sozinho, tem pessoa que é muiot sem noção.
    O mercado em si tem essa idéia deturposa de querer que todo mundo seja meio que um "professor", isso não existe, professor é formado para ter a didatica de passar conhecimento, agora parece um delirio coletivo querer que todo mundo de aulas, passe conhecimento. Isso me irrita profundamente, te falar que nem todo mundo tem a vocação de ficar dando aulas, tem gente que é só executor mesmo, só serve para realizar o trabalho e pronto, não tem vocação para ficar dando aulas, isso é chato de mais, deus me livre.
    Pior que opiniões como a minha são vistas com maus olhos, porque na cabeça de uma boa parte de pessoas todo mundo é um possível professor. Tem muitos professores por ai galera, tem livros, cursos de bandeja, mais do que tinha anos atrás, tem profissionais que ganham a vida ensinando, tem 100% do tempo da vida deles para ensinar, trabalham como professores, não tem lógica querer que uma pessoa que não ganha nada dando uma de "professor" tire o tempo de trabalho produtivo para ensinar uma pessoa que poderia estar indo atrás desse conhecimento com fontes melhores.
    Eu nunca precisei importunar colega nenhum com dúvidas de nada, a nÃo ser processos internos da empresa, mas coisa técnica eu pego sozinho, aprendi inglês sozinho com ajuda de PROFESSOR MESMO, o cara é professor de inglês, ganha para isso, eu não entrei na empresa e fiquei atormentando meus colegas para me ensinar porque a empresa "tem obrigação de me ensinar". Como o Samuca já comentou aqui em outros vídeos, nenhuma empresa tem obrigação de te ensinar nada, você que se vire. Acho uma tremenda falta de bom senso essa ideia de que os colegas de trabalho tem que ficar ensinando o cara a programar. Mano você deveria entrar sabendo o que fazer e pelo menos no minimo saber corrrer atrás sozinho das paradas.

    • @georgealan7772
      @georgealan7772 Місяць тому

      ​@@lipe1393 Rapaz, eu vou citar a frase do Peter Paker no filme Homem Aranha: "E quem disse que isso é problema meu?".
      Cada um cuida dos próprios problemas, sinto muito se tem TDHA, Autismo, procura ajuda médica profissional, não tem como uma empresa virar enfermaria para cuidar de pessoas com problemas, pelo menos a maior parte dessas pequenas empresas não tem psicologo, algumas até tem mas é de fachada só para Inglês ver.
      Na realidade ninguém se importa com ninguém cara, é cada um por si. O que mais vejo hoje em dia em todo lugar são pessoas preguiçosas, na faculdade por exemplo, os colegas ao invés de ler os livros originais, assistir as aulas dadas pela faculdade, eles preferem esperar outro aluno fazer um resumo do conteúdo para eles, ou seja, essa galera quer conteúdo resumido do resumo que já é um resumo do professor da faculdade.
      Não tem capacidade de ler um material da fonte original e sintetizar conhecimento a partir do texto original, querem coisas mastigadas na boquinha, e você ainda quer que eu passe pano para isso?
      Sinto muito eu não tenho dó de ninguém, cada um que se vire, se tem problemas vai se tratar no médico e depois que melhorar volta para o mercado de trabalho, é muito vitimismo barato para o meu gosto.

    • @georgealan7772
      @georgealan7772 Місяць тому

      @@lipe1393 Eu faço faculade e vejo que a maioria dos colegas só sabe reclamar de TUDO! tem sempre uma desculpa para reclamar, não gostam da didática do professor, não gostam do conteúdo, não gostam disso e daquilo. Se pudesse mandar prints das conversas nos grupos da facul seriam posts de lamentações todos os dias, todo dia tem uma galera reclamando de alguma coisa, nunca estão satisfeitos com nada, é certeza que esse pessoal não vai seguir até o final.
      Eles levam o mesmo comportamento para o mercado de trabalho cara, você acha mesmo que eu vou gastar o meu tempo explicando coisas que já estão explicadas para esse tipo de gente? sem nem ganhar um tostão por isso? E tendo 100% de certeza que será tempo gasto em vão, pois eles iram desistir cedo ou tarde, para que eu vou ajudar uma pessoa que não quer ser ajudada? na realidade ela não quer ter trabalho pesado de ler, só quer memorizar pontos chave para fazer a prova.
      Por acaso tenho cara de professor de ONG educativa beneficiente? kkkkkkkkk!!! Essa galera sempre arruma desculpa para não fazer o que tem que ser feito, não importa quem esteja ensinando, se professores formados com didática treinada a anos não agradam essa galera, imagina eu?
      Isso explica o motivo da evasão dos cursos, chega nos últimos semestres sobra meia dúzia ou menos, poucos terminam a graduação, por que será? 🤔
      Será culpa da instituição? do governo? dos professores? do Reitor da Faculdade? do Ensino fundamental, médio? Nunca é culpa dos alunos, coitadinhos né? kkkkkkkkkkkk! Comigo isso não cola, cada um por si nesse mundo, como eu já citei eu ajudo indicando material, livros, cursos etc, mas eu não sou professor e nem tenho a minima vontade de ser, SE VIRA SOZINHO POR***!!!

    • @georgealan7772
      @georgealan7772 Місяць тому

      ​@@lipe1393 E tenho impressão que muitas pessoas se "autodiagnosticam" como tendo TDHA, Autismo sem nem sequer ter comprovação médica, só para passar imagem de vitíma, virou moda hoje em dia, em primeiro lugar empresas não são centros psiquiatricos, se a pessoa tiver alguma patologia psicológica ela precisa obter ajuda médica profissional, para o TDAH, pode consultar um psiquiatra, neurologista ou neuropediatra. É importante que o profissional seja especializado na área para que o diagnóstico seja correto.
      O tratamento do TDAH pode ser feito por meio de uma abordagem multidisciplinar, com a participação de diferentes profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais. No Brasil, o atendimento para pacientes com TDAH pelo SUS é feito nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O diagnóstico é feito por um profissional médico "ESPECIALIZADO", e o tratamento pode incluir medicamentos e terapia comportamental.
      Ou seja cara, até para isso a pessoa ou os familiares da pessoa precisam ir atrás de ajuda por conta, não tem como terceirizar esses tipos de tratamentos para uma empresa, ou colegas de empresa que não tem o minimo preparo para lidar com isso, não estou dizendo que essas pessoas não podem trabalhar, pelo contrário as empresas tem que ter um modo de integrar essas pessoas, mas essa integração tem que estar alinhada com a pessoa já estar em um tratamento médico especializado, não delegando tudo para colegas e funcionarios, não tem lógica isso, e o que mais aparece é gente se intitulando autista sem comprovaçÃo e tratamento nenhum só para justificar a PREGUIÇA.
      Tomara que isso venha a ser motivo de justa causa por funcionarios alegarem problemas psicológicos sem comprovação real de fato por um ou mais órgãos de saúde, é muita sacanagem se fingir de autista ou TDHA para dar uma de joão sem braço no trabalho, é o cúmulo da vigarice e da preguiça.

    • @lipe1393
      @lipe1393 Місяць тому

      ​@@georgealan7772 O perfil profissional que as empresas buscam é sempre aquele que possuí mais experiência, e isso não está errado, pois essa é uma das necessidades de um mercado em constante evolução, no entanto, não é tão simples de encontrar esse profissional, pois o mesmo precisa de anos para ser construído, ou seja, isso só reforça que quanto menos conhecimento prático e mais conhecimento teórico um profissional possuir, mais tempo levará para que ele esteja adequadamente preparado para cumprir as demandas do mercado.

    • @caduzera55
      @caduzera55 Місяць тому

      Realmente, é uma visão muito egoísta. Geralmente, quem conhece muito sabe que, na verdade, não conhece quase nada, kkk, e consegue perceber o valor de ensinar e guiar outra pessoa, além de entender o quanto isso aumenta o próprio domínio. No entanto, há pessoas que simplesmente não servem para isso e vão ficar sempre presas no buraco da própria arrogância.

  • @Agnerage
    @Agnerage 2 місяці тому +4

    Não é só com programação que tem gente que faz pela metade e deixa pra gente fazer o resto do serviço deles e ainda reclamam se tu não faz 😂 eu vivo isso todo dia e não é nem na área Dev

  • @MarceloMaia2
    @MarceloMaia2 2 місяці тому +3

    Eu sempre trabalhei em ambiente que o compartilhamento de conhecimento eh a regra. Acho que vc deu azar mesmo 😢. Em lugar cagadoeu comecei dando exemplo e aos poucos foi melhorando

  • @bralcam78
    @bralcam78 2 місяці тому +1

    Samuquinha... parabéns pelo conteúdo sempre cirúrgico e maravilhoso!
    O nome da banda da música que vc ouviu no final é "Three Days Grace" :D
    Abraço!!!

  • @OGdoCavaco
    @OGdoCavaco 2 місяці тому +4

    As dailies são uma encheção de saco hoje em dia. É todo mundo fazendo propaganda de si mesmo para o gerente. Tanto é que basta a gerência se ausentar para as dailies durarem menos de 15 minutos.
    Sobre o Tech Leader, as empresas têm uma concepção perturbada de liderança. Líderes não nascem (em 99,99% dos casos), eles são criados. É preciso investir em treinamento em gestão e psicologia, em vez de promover alguém muito bom tecnicamente, mas que nunca levou nem um chifre na vida para entender que os outros também têm problemas.

    • @insertmat-e9b
      @insertmat-e9b 2 місяці тому +1

      Rapaz... isso quando tem Daily quando o gerente se ausenta.

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 2 місяці тому +1

      triste esse relato, depois que tem um grande layoff muitos ficam ai chorando q não acham nada, devido a esse péssimo comportamento.

  • @insertmat-e9b
    @insertmat-e9b 2 місяці тому +2

    "...não sou porco de colocar SQL Nativo no código." Sei que você foi radical nessa frase, mas realmente é o que acontece. Tive a oportunidade de trabalhar em alguns projetos, e nesses projetos não existe uma implementação externa para os scripts em SQL. É TUDO nativo.
    TRAGA MAIS, SAMUCA!!!!

  • @EduardoPaoli
    @EduardoPaoli 2 місяці тому +3

    Cara, eu trabalhei com bons times nos últimos anos, mas tem cara que é nítido que quer te passar para trás. Tem muito programador com ego de rockstar.
    Depois mostra como é o seu estúdio/área de trabalho

  • @josematheusnoveli
    @josematheusnoveli 2 місяці тому +6

    Eu faço sql no codigo, não me julguem. As vezes é melhor um consulta SQL do que um orm misterioso.

    • @superpolaco9429
      @superpolaco9429 2 місяці тому

      Vdd, concordo mto com vc

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 2 місяці тому

      exatamente, ORM no talo é perigoso, pq não tem otimizações na sua query, mas enfim.

  • @trump1678
    @trump1678 2 місяці тому +1

    Oh Sanuca, tem q ajeitar um bolo pra nois também 😀

  • @GloriousInvocation
    @GloriousInvocation 2 місяці тому +1

    Se eu tivesse um emprego bom eu me mudava para Portugal com força em

  • @aprendizprogramador5351
    @aprendizprogramador5351 2 місяці тому

    Isso que a DBA fez foi foda, covardia.
    Programar sem conhecer a regra de negócios e o relacionamento entre as tabelas é foda, não tinha o que fazer aí.

    • @cursodetecnologia
      @cursodetecnologia  2 місяці тому

      Sim mulher sacana e com uma boa pitada de preguiça.

  • @Ranhieri
    @Ranhieri 2 місяці тому +1

    10:38 poi eu ia gostar! Prefiro esses gerentes que pegam no pé de todos do que esses que passa a mão na cabeça de puxa sacos!

  • @TheEmanuelvictor
    @TheEmanuelvictor 2 місяці тому +1

    Samuka, vc já pensou em trabalhar em um projeto próprio, particular?
    Uma ideia própria?
    Ou só ser funcionário de outras pessoas?

    • @cursodetecnologia
      @cursodetecnologia  2 місяці тому +1

      Já pensei desde que comecei na área mas não é tão simples

  • @georgealan7772
    @georgealan7772 2 місяці тому +1

    Samuca você não consegue tirar nem 30 minutos para se exercitar no dia? geralmente academia leva até pelo menos 1 hora do dia, estranho hein, negligenciar saúde em prol do trabalho, lá na frente não vai ter mais saúde para trabalhar ai já era. Uma boa parte de pessoas tem essa visão de que academia é perca de tempo, puxa vida só 30m a 1h, as vezes uns 15m pulando corda já seriam suficientes. Tem que analisar prioridades ai hein, muitos conhecidos meus também tiveram esse mesmo pensamento, hoje estão completamentes quebrados, com o corpo cheio de dores e problemas, eu fico só observando. Mas cada um é cada um! Academia não é perca de tempo, é investimento em saúde, porque se você ficar com o corpo debilitado por doenças pela falta de atividades, ai não vai poder mais trabalhar, ai o caldo engrossa de verdade, o que é 15 min no dia x problemas graves no futuro? Nenhum trabalho CLT, PJ paga essa conta, se você ficar debilitado nenhuma dessas empresas vai nem sequer te perguntar se você está bem, estão cagando para você e sua saúde, e você ainda negligencia a própria saúde em prol dessas empresas que estão literalmente cagando para ti, é um tiro no próprio pé.

  • @MarceloMaia2
    @MarceloMaia2 2 місяці тому +1

    Mano, ja escutei varios videos seus... nao querendo me meter na sua vida, mas percebo que talvez falte uma disciplina financeira na sua vida, talvez valha a pena estudar educacao financeira... se eu estiver errado, desconsidere.

    • @cursodetecnologia
      @cursodetecnologia  2 місяці тому +1

      Tirando o carro eu só gasto com comida acho que falta é dinheiro mesmo

    • @cursodetecnologia
      @cursodetecnologia  2 місяці тому

      Não me compare a uns ai

    • @gepetovovo2509
      @gepetovovo2509 2 місяці тому

      kkkkkkkkkk.. Jovem Tranquilão..

    • @MarceloMaia2
      @MarceloMaia2 2 місяці тому

      @@cursodetecnologia se eh falta de dinheiro bora trampar pra gringa hehe