Socialismo em países nórdicos. Isso existe?
Вставка
- Опубліковано 12 гру 2024
- Os países nórdicos são Socialistas?
O modelo nórdico é conhecido no mundo todo como um sistema com alta carga tributária, acima dos 40% do valor do PIB vindo de arrecadação por impostos, porém, será que isso significa que esses países são socialistas?
-
Uma das principais perguntas quando nos referimos aos nórdicos é: Por que esses países são socialistas? E também, por que existem tantas empresas bem sucedidas na região?
Isso tudo é muito confuso, e, posso te dizer, é um sistema econômico totalmente diferente e complexo, até por isso possui sua própria definição: modelo nórdico.
-
Uma coisa é certa, as pessoas que moram por lá são ricas. Isso se deve a alta liberdade econômica, juntamente com um alto direito a propriedade privada, pilares básicos e primordiais do pensamento liberal clássico e contemporâneo. Porém, antes eu não disse que esses países eram socialistas? Poisé. Não disse que era confuso?
Quando nos referimos ao liberalismo, temos controvérsias dentro desses nórdicos, já que com uma alta carga tributária, estariam longe de um sistema econômico liberal. Porém, quando chamamos eles de socialistas, também não se enquadram, com um alto incentivo governamental na criação e expansão de empresas privadas por todo o território escandinavo.
Dessa forma, muitas pessoas acabam enrolando tudo em um grande bolo, chamando de países socialistas, ou liberais, sem entender de fato que definição utilizar, e criam uma discussão enorme, sem nenhum embasamento e pesquisa sobre o tema.
Portanto, quer entender como funciona a economia desses países? Assista ao vídeo e divirta-se!
-
Países que formam os nórdicos:
Dinamarca
Suécia
Noruega
Islândia
Finlândia
Indicadores utilizados no vídeo:
PIB - Produto Interno Bruto
PIB per capita - Produto Interno Bruto per capita
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
Heritage Foundation Economic Freedom - Índice de Liberdade Econômica da Fundação Heritage
Ranking de direito a propriedade privada
Excelente vídeo 👏👏👏
Muito obrigado!
Ainda não acredito que tem gente que acha que os países nórdicos são socialistas. O próprio ex-ministro da Dinamarca disse que o modelo nórdico é uma economia de livre mercado, por isso os países são desenvolvidos e tem um PIB muito alto.
Sim, muitas pessoas acreditam que o sistema nórdico é socialista. Infelizmente a busca por informação é mínima.
Eles não acham... rotulam para defender ideologias de direita... e nem se atém aos conhecimentos pois sabem que as suas ideias serão aceitas por pessoas que tb são do mesmo ideal e por pessoas medíocres que ouvem e aceitam influenciadas por religiões e outras instituições maléficas e controladoras dos seus próprios lobbys.
@@EconomiaemDia acho q os doutrinados pela ideias esquerdistas querem se apoderar dq deu certo pois eles precisam urgentemente de algum bom exemplo.... rssss
@@EconomiaemDia , sociais - democratas.
É que no Brasil a elite quer ter uma vida igual aos dos noruegueses, a diferença é que eles não querem dividir o ouro!!!
Uma dúvida: pelo que estava lendo, Dinamarca realmente não CLT, mas existem sindicatos que negociam pelas classes trabalhadoras. Nessas negociações eles colocam tudo o que é cobrado pela CLT: seguro desemprego e plano de saúde.
Porque não comentou da parte sindical desses países no seu vídeo?
Pois sindicatos são uma forma de encontrar uma proposta aceitavel entre o funcionario e o empreendedor, e não é posta a força, no final cabe aos dois chegarem a um acordo em que os dois achem justo e benefico para ambos, sendo assim da a liberdade para os dois acertarem a proposta, isso e livre mercado e quebra varios espantalhos da clt
Pq liberal é desonesto e odeia sindicato
é importante dizer um fato que a população desses países é relativamente bem pequena, dinamarca, finlandia, noruega tem 5 milhões de pessoas só e a suécia que mais tem são apenas 10 milhões.
Lesoto na África tem 6 milhões de habitantes e daí?
@@rondoeste e dai que é mais fácil ter bom idh com menos população, não to dizendo que é uma regra.
@@dahlimjp Entendi
Japão e EUA estão entre os 15 mais populosos do mundo assim como o Brasil e têm IDH muito mais alto que nosso país.
@@dahlimjp essa afirmação não faz sentido, EUA é o terceiro pais mais populoso do mundo e tem um dos maiores PIBs per capita tbm, além de um alto IDH, Japão tbm é o décimo quinto pais mais populoso do mundo e tem um alto PIB per capita e IDH, além de ser um dos paises mais seguros do mundo.
Eu me pergunto daonde tiraram isso?? Realmente os países nórdicos são socialmente mais de "esquerda" (não aguento mais esses termos...), mas ainda está longe de serem socialistas, ainda mais porque o socialismo foca mais na economia, e sabemos que é diferente lá!!
Tiraram isso da tradição Social-democrata que construiu esse modelo nórdico. A Social-democracia é uma corrente que aceita o capitalismo mas vem da tradição socialista.
Os liberais não tem mérito nenhum na construção deste modelo mas gostam de ganhar os créditos se alimentando na falácia do ranking de liberdade econômica e ignorando o peso do Estado na vida destas sociedades o o nivel de interferências das estatais que existem. Mas liberal é desonesto mesmo.
Não seria a chamada social democracia?? Que é uma via média entre o socialismo e o liberalismo...
Acredito que possa ser chamado de social democracia. É mais comumente chamado de Modelo nórdico, ou capitalismo nórdico.
Eu não concordaria em um meio termo entre Socialismo e liberalismo, pois a população possui muita liberdade dentro do país, o governo tem poucas estatais (e se não me engano, na Dinamarca são 21, se comparado com o Brasil, onde temos mais de 200, 21 acaba sendo poucas) e são países com grande facilidade para abrir empreendimentos. Por tudo isso e mais, é que o sistema economico deles é mais conhecido como Modelo Nórdico, é algo que só existe por lá.
@@EconomiaemDia Talvez o chamado liberalismo social ou social liberalismo ou liberalismo progressista ou de esquerda? Rs
@@bacanabem Existe um modelo que está sendo muito aceito que é o Liberalismo Moderno, até mesmo o Fernando Haddad, ex-prefeito de SP acha um sistema interessante. Se não me engano, também é chamado de Liberalismo social.
Nesse tipo de modelo político-econômico, basicamente falando, o estado tem o papel de garantir a liberdade individual e econômica para a população, mas também deve garantir o acesso a Educação, saúde e oportunidades. Assim, além de manter a economia liberal e o próprio mercado regula-la, a população tem garantido o básico.
Se enquadra muito bem no modelo nórdico.
@@EconomiaemDia liberalismo moderno é o Socialismo disfarçado em forma de outras palavras
@@leonscott6177 amém então
Vídeo de altíiiissima qualidade, parabens!!!
Muito obrigado Thatiane!!
Vídeo de grandíssima qualidade cara, conhecendo um pouco de economia, dá pra ver sim que os países nórdicos não tem um governo socialista só por ter impostos, estado e etc. O governo desses países é bem semelhante ao Social-Liberal que envolvem um ótimo modelo econômico de cobrar uma grande taxa de imposto de pessoas mais ricas para criar uma renda básica para pessoas que vão entrar no mercado de trabalho e que são mais pobres que as outras
É muito bom que é apenas um modelo econômico que funciona e é solidário até para a vinda de futuros imigrantes no país
Cobrando uma taxa menor de imposto, você atrairia mais pessoas ricas estarem no país (o que é muito bom pois gera empregos e etc) porém é um sistema ainda sim solidário, muito bom!
Se eu estiver errado, me corrija mas é essa a minha análise
Só um detalhe, que imposto continua sendo roubo, mesmo que "retorne" pra população...
Imposto não é roubo.
@@Sinal347tal como a gravidade não existe
@@hikki537 E, para você a gravidade é uma força?
05:06 ? Você se baseou noa storys da Renata Barreto ?
Narração com viés ideológico. Não sou socialista e nem neoliberal... mas só raspou o entendimento sobre esses países. Tem que se avaliar historicamente e o que permitiu que esses países chegassem a esse apogeu. E é considerado uma social-democracia; e não socialista. Pq é uma democracia onde o governo investe pesado no bem estar da população em todos os sentidos... por isso social.
Bem estar social ou justiça social não é sinonimo de socialismo. É uma grande confusão que algumas pessoas fazem. Algumas pessoas ainda teimam em ver o socialismo como algo que busca igualar as pessoas, mas já tivemos diversos modelos para provar que não funciona. E não funciona, simplesmente porque as pessoas não são iguais. Ee tenho uma liberdade diferente da sua. Você pode querer viver em casa, fazendo churrasco e cuidando do cachorro. Eu posso querer viajar pelo mundo, ter algum empreendimento, ter lancha, outra casa e etc...E para isso precisamos de dinheiro que é o nosso bem de troca.. Para isso eu terei que trabalhar muito mais do que você e nossa contribuição para o retorno do Estado será a mesma. Há justiça nisso? Claro que não. Então, o socialismo NUNCA funcionará. NUNCA!
No dia que os países nórdicos virarem socialistas, eles acabam...
@@tvbrbrasil4743 Aí está a raiz dos problemas; se iguais não pode pq o outro quer mais; ser diferente faz com o que pode mais só pense nele. Trabalhar mais para ter mais... cai na velha armadilha da meritocracia... se trabalhar desse tudo o que a pessoa quer... o Brasil teria uma inversão brutal... os trabalhadores seriam a elite econômica. Há uma estrutura humana egoísta em qq modelo de economia... mesmo nos nórdicos... mas eles alcançaram um patamar talvez devido a uma cultura mais aprimorada... onde o ser humano chega a um bem estar que não incomoda tanto ver que o outro tem tudo isso e ele não se sente injustiçado. Seu comentário tem mais ideologia ainda e ranço de sistemas econômicos de países de terceiro mundo. Sua luta não é provar que qq sistema econômico é justo e sim defender um capitalismo selvagem e altamente deturpado onde a meritocracia ( termo hoje sendo rechaçado pelos pensadores modernos por ser falso e tendencioso por achar que se eu trabalho eu tenho ). Quando trabalho e não tenho é pq tenho que mudar; estudar mais; trabalhar mais; aperfeiçoar... só que a vida é curta e nesse trajetória alguns encontram algo que os façam ter mais que outros; alguns de maneira honesta e outros em busca desse seu jeito de querer ser. Enfim... país com essa desigualdade nossa e esse salário mínimo é só uma forma de trabalho escravo assalariado... e bota trabalho nisso... esse mesmo trabalho que vc diz que faz vc ter mais bens materiais. Aconselho o livro " A Tirania da Meritocracia".
@@claudemirseisdedos3205 Teu comentário foi mais tendencioso ainda do que tudo, bom ou mal, com ou sem defeitos, o capitalismo selvagem da forma como se referiu ainda é o que tem funcionado até mesmo na China ou nesses países nórdicos.
@@tvbrbrasil4743 vc diz que governos socialistas não funcionam mas o motivo que vc deu está totalmente equivocado, socialismo nunca foi sobre distribuição igualitária de renda e nunca será (e em nenhuma das experiências socialistas é assim), o socialismo é o processo de superação do capitalismo para o comunismo, onde a economia fica nas mãos do Estado e o mesmo passa a atender as necessidades da classe trabalhadora. Outra coisa que vc desconsiderou foi o contexto histórico de cada experiência socialista, Cuba e Coreia do Norte sofrem embargos econômicos violentos e ambos os países nao se industrializaram então acabaram sofrendo por grandes crises; Laos foi intensamente bombardeado sendo o país mais bombardeado do mundo (foram mais de 150 milhões de bombas jogadas dutante nove anos); Vietnã tbm foi extremamente afetada pela guerra, porém hj em dia sua economia cresce bastante sendo uma das que mais cresce no mundo; Coreia do Norte tbm foi super prejudicada pela guerra tendo metade da sua população morta; todas essas sabotagens contra esse tipo de governo foi causada pelos EUA e outras potências imperialistas, pois sabem que os burgueses de suas nações tbm perderiam seus privilégios caso houvesse uma revolução socialista. Agora o que vc define como dar ou não certo eu já não tenho mais haver porém pra mim deu certo pois a Coreia era dominada pelo Império Japonês e depois enfrentou uma guerra pra toda sua população ter acesso à moradia, educação e saúde, Cuba saiu de uma ditadura comandada por Fulgencio Batista, onde empresários norte-americanos e a elite cubana desfrutava de todas as riquezas do país enquanto a população morria de fome, pra ter o mesmo fim que a Coreia Popular, China que saiu do controle de potências imperialistas e de país mais pobre do mundo (onde a expectativa de vida era de 35 anos) para segunda maior potência mundial, Laos e Vietnã que saíram do controle francês e da guerra para terem o mesmo resultado que Coriea e Cuba, e por fim, a antiga URSS que durante o Império Russo era o país mais atrasado da Europa (vivendo praticamente no feudalismo) pra ser segunda potência mundial. Eu aconselho estudar um pouco mais sobre essas experiências socialistas.
@@samuelcarvalhodasilva5373 eu estava atento até vc no fim pedir para eu estudar rs Vcs da esquerda precisam parar de se achar os bastiões da inteligência. Sempre essa retórica de "vc precisa estudar". Repetitivo e cansativo para o debate
Ótimo o video, eu acho injusto por exemplo: pagar através de inpostos por um serviço se a pessoa não ultiliza. O governo poderia dar um salário maior ai a pessoa decide como ela usa.
Concordo
Social democracia é capitalismo com Justiça social, Socialismo/comunismo é outra coisa. É muito comum confundir ser de esquerda com ser comunista. Esse video é bem tendencioso, mas pode incentivar as pesquisas.
@@andregoncalves8848 eles acham que o sus que eles usam quando precisam é de graça, e as crianças que precisam de auxílio para sobreviver agora n vao ter que trabalhar pra pagar a tua aposentadoria nao. O dia que esse povo ficar desempregado eles acham que nao vao precisar de ajuda do governo pq va cair dinheiro do céu, e as construções públicas sao feitas pela mae natureza... nao precisa intercepção de estado e nao precisa pagar imposto (contém ironia)
Como não utiliza? Os serviços do estado, como documentos e outros, não são de graça.
@@andregoncalves8848 A Social-democrata é um modelo vindo do Socialismo Democrático e pertence a tradição socialista.
A minha formação é Filosófica e sou liberal socialista.
O Socialismo liberal ou o liberalismo social (prefiro este ultimo) não busca fazer uma revolucao, mas uma reforma (reduzir a desigualdade social, levar educação para todos e garantir outros direitos sociais e individuais da pessoa humana).
O liberalismo surgiu na filosofia questionando o Absolutismo. John Locke foi o pai do liberalismo e pregava a liberdade política (o povo deve escolher os governantes), a liberdade da religião (a pessoa deve escolher se quer ter religião ou não) e a liberdade ética (a pessoa tem o direito de escolher o que é melhor para si, sem ser uma marionete).
Infelizmente, falta muita leitura para a maioria de nós brasileiros. Muitos não sabem que o liberalismo nasceu da filosofia.
Também ha o mito que ele seja uma corrente estritamente economica. Sem falar ainda que Adam Smith também é filosofo. A Economia, como muitas outras ciencias, nasceu da filosofia.
Os nordicos estão mais para o liberalismo social, pois esta corrente defende a liberdade de todos os homens e se falta as condicoes minimas de sobrevivencia para alguém, lhe falta também a liberdade. No entanto, o liberalismo social continua sendo liberalismo e manter as contas em dia é importante.
No Brasil, muita gente que diz ser liberal é só egoísta, individualista, narcisista e gostaria de atropelar todo mundo sem ser incomodado.
Nao seja uma pessoa que não consegue distinguir "catraca de canhao de conhaque de alcatrao". Leia bastante!
Vídeo muito esclarecedor!!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Com certeza não. Pesquise sobre o histórico destes paises com a Social-Democracia.
A diferença é unica, não existe corrupção o povo tem cultura então na há como haver distirções tão grandes.
Faltou vc falar que o salário minimo medio deles é 13 maior que o nosso, eles sao exportadores de tecnologia que tem valor agregado 100 vezes mais que as matérias primas e commodities que o Brasil exporta.
@giga9727 E o Brasil governado pela Extrema Direita se deixa explorar pelos Países desenvolvidos governados pela Esquerda.
Aqui na Noruega não é lugar pra quem gosta de ver o meritocracia. Vc se mata de trabalhar para ter conforto e posses e vê o vizinho acomodado desfrutando a das mesmas regalias e benefícios que vc porque o estado ampara demais.
Todos tem liberdade para escolher o que quer fazer... quem se mata de trabalhar não merece mais que os outros... pois se mata... e para quem não quer viver... resta somente o trabalho incessante.
Porque optar por se matar de trabalhar?
por que se matar de trabalhar pra ter mais que os outros? eu heim.
Então fica de boa e deixa o estado rico te amparar... que erro há nisso?
As pessoas não trabalham porque o Estado existe, mas o Estado existe porque as pessoas trabalham. O modelo nórdico é baseado na arrecadação em consoante a desregulamentação.
A pergunta que tem que ser feita é: o que há de comum entre a Escandinávia, a Suíça e a Irlanda? O IDH? E o que mais eles têm em comum? Welfare State ou a liberdade econômica? Portanto são todos adeptos da distribuição de renda ou da abertura da economia? Depois dessa resposta fica claro entender onde estava segredo da prosperidade nórdica, que adianto, nada tem a ver com a suposta igualdade de renda.
os países nórdicos não são o "socialismo que deu certo", e sim o "capitalismo que deu certo"
Não é capitalista! Rs
Capitalista é quem tem capital. E o povo lá não é Rico, eles apenas vivem bem. É bem estar social se chama. Pesquise! Estudei!
@@Thyago85A qualidade de vida deles melhorou pelas condições exercidas pelo liberalismo. Bem estar é algo que não é necessariamente da Social Democracia
Nesses países e praticamente impossível ter milionários pq a taxação e sobre riqueza então não tem nada de capitalista
Felipe Neto totalmente oportunista e tendencioso, comparando um governo de esquerda nesses países com tantas características diferentes de aqui no Brasil , e pior ainda pra população Brasileira que entende pouquíssimo de política.
As pessoas não trabalham porque o Estado existe, mas o Estado existe porque as pessoas trabalham. O modelo nórdico é baseado na arrecadação em consoante a desregulamentação.
A pergunta que tem que ser feita é: o que há de comum entre a Escandinávia, a Suíça e a Irlanda? O IDH? E o que mais eles têm em comum? Welfare State ou a liberdade econômica? Portanto são todos adeptos da distribuição de renda ou da abertura da economia? Depois dessa resposta fica claro entender onde estava segredo da prosperidade nórdica, que adianto, nada tem a ver com a suposta igualdade de renda.
É errado dizer que há uma luta pela igualdade de rendas. Ninguém é igual. A luta é contra a enorme desigualdade social., que é bem diferente.
@@1961ismael desigualdade social é o chavão que todo marxista usa para justificar o que não se pode conceituar num mundo concreto. Nada neste mundo é mais socialmente mobilizador que a abertura de mercado. E isso toda a literatura marxista repudia.
@@lksclaudino.Desde que o estado seja usado como porto seguro dos "liberais", tudo bem...hehehehe.O resto é conversa de botequim. Não se sinta lá em cima, porque a queda é grande...hehehe.
Negócio é que, medidas usadas em países nórdicos, se fossem ditas aqui no Brasil, seria xingado de comunista, lá é só bem estar social
SEMPRE citam CUBA E VENEZUELA
QUE TAL FALAREM *A RESPEITO DOS EMBARGOS???!!!!*
O embargo não necessariamente interfere tanto se você analisa a mais recente lista de idh 2024, referente aos dados de 2022, e compara esses países com o Brasil: 85-Cuba(com embargos)/89-Brasil(sem embargos)/119-Venezuela(com embargos).
Muito bom o conteúdo
Muito obrigado!! Quinta sai um sobre o caos socioeconomico Venezuelano!
A questão é cultural ...
Eu tava vendo o video até ver que foi baseado na "grande economista" Renata Barreto ! Aí eu tive um ataque de riso HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Todos países nórdicos são de centro esquerda. A comparação com o comunismo na Coreia do Norte é obviamente extremista.
Ótimo vídeo
Venezuela não é socialista que viagem é essa
São Social Democratas!
É uma boa definição. Gosto de usar também o termo Liberalismo moderno, ou liberalismo social se preferir.
Social liberal, social democrata e etc.
@@EconomiaemDia A galera da esquerda gosta de usar o termo SOCIAL para fazer parecer que há um pouco de socialismo nisso. Nao caia na armadilha rs
comparar com ditaduras não me parece muito justo com qualquer país que se escolha..socialismo é outra coisa amigo, mas é um bom vídeo
Comparar com paises que sofrem bloqueio economico é mole, compara com Brasil, Argentina.
Ele comparou com os países que adotaram o socialismo, porque as pessoas chamam o sistema econômico deles de socialismo então não faria sentido comparar com o Brasil já que adotamos o sistema capitalista.
@@heloisamatos3048 mas os países nórdicos não são socialistas, po mano o cara compara com países que tem um contexto econômico todo lascado já, ai é foda também.
@@heloisamatos3048 ele ainda diz que no vídeo que a Venezuela é socialista kkk
Renata Barreto top demais ela ❤
Ela é! Sabe muuito
show
Você esta equivocado!
tá tudo errado
Não existe cara ! Opa ! Perdoe-me . Existiu sim . Mas observe uma coisa ! Eles ficam bem próximo da antiga URSS .
uma pergunta se você não sabe o que é socialismo como o seu próprio vídeo deixa claro como tem coragem de fazer um vídeo seria bom você estudar antes não acha
Bom, cada video leva no mínimo 8 horas de produção. 3-4 horas apenas de estudo. Caso esteja achando que o conteúdo é falso, pesquise nas fontes que estão por todo o vídeo, talvez dessa forma compreenda como funciona o sistema economico nórdico, e por que o Socialismo não é praticado lá.
O vídeo é muito bom quem fez esta de parabéns , ele buscou a neutralidade sem puxar nem para a direita nem pra esquerda só mostrando dados
"você não sabe o que é socialismo" ue, entao fala o que é socialismo aí então e depois explica pq nenhum país é socialista de vdd (afinal, qdo questionado sobre um exemplo de pais socialista, só dizem isso)
Diga você oq é um país socialista? Pq tem alta carga tributária?pq tem estatais?
@@EconomiaemDia não vale a pena discutir com essa galera....
Olá!
O que é "SOCIALISMO?" Socialismo é o regime que valoriza mais os interesses SOCIAIS do que os do CAPITAL; no qual até este último(ou seja, o capital)é obrigado a trabalhar segundo aqueles interesses. Como? "capitalismo moderado" essa é pra ri
🤣kkkkk🤣
Em um artigo uma pessoa disse que os paises nordicos é um capitalismo fofinho! tenho que ri novemente, 🤣kkkkk🤣
Convesinha fiada de capitalismo moderado ou capitalismo fofinho, o capitalismo é cruel e monstruoso!
Você erra feio, comparando Venezuela e Cuba como exemplo de socialismo, Cuba há mais de 60 anos vive embargos comerciais, economicos e financeiro. Venezuela é mais recente mas atualmente também vive embargos. Mas quem coloca esses malignos embargos? Sim, os EUA. Sempre tentando contra a soberania dos paises que não se alinham com eles!.
Por que você não distaca essas coisas?
Sim, os paises nordicos são socialistas! O socialismo é percebido no que o Estado entrega ao seu cidadão. Os paises nordicos, nunca foi e nunca será um paraiso, para os capitalistas e neoliberais, a não ser que um governo ultraliberal assuma o poder nestes lugares. Esse modelo de socialização, foi pensado lá no século18, por causa da Revolução Industrial capitalista e injusta!
A Noruega tem um Estado forte, esse por sua vez cobra muito imposto! O imposto volta todo em benefícil de todas população. A saúde é ótima e gratuita(Nos paises nordicos temos licença maternidade e licença paternidade, vai falar sobre isso no EUA, vão te colocar na prisão perpetua. 🤣 ), escolas e universidades ótimas e gratuitas! Se isso não é socialismo na pratica, então é o quê? O capitalismo detesta tudo isso! O indice de desigualdade social é muito baixo, os salários são bons! E o livre mercado, sim existe, mas é totalmente regulado pelo governo. Existe uma lista de empresas envolvidas com fraude e corrupção, o governo controla rigorozamente e não aceita elas atuar no país.
É socialismo sim!
Vocês são capitalista e neoliberais e por isso, nunca vão aceita.
Aceita que doi menos!
🤣kkkkk🤣
Seu comentário é um pouco antigo, mas vou responde em algumas partes, vamos lá: "O que socialismo?", socialismo é um sistema econômico baseado na socialização dos meios de produção; a suposta tese de que o social estaria acima do interesse financeiro (que você citou) é a consequência, não a causa.
Sim, Cuba sofre com o embargo há mais de 60 anos, mas qual foi o motivo do embargo? E a socialização forçada de mais de mais de 500 empresas americanas resultando em um prejuízo de bilhões aos EUA, não vai falar? Cuba sempre foi sustentada pela URRS e, consequentemente, após o fim dela, Cuba entrou em uma grande crise econômica, pois eram extremamente dependentes e nunca, efetivamente, industrializaram-se.
Não, os países nórdicos não são socialistas, o socialismo tem uma definição muito clara e objetiva: se há prioridade privada dos meios de produção, a burguesia continua sendo a classe dominante e ainda existe exploração do ser humano por outro, não é socialismo. A economia dos países nórdicos é complexa; liberal emm alguns sentidos; intervencionista em outros. No entanto, não há absolutamente nada de socialista, no máximo, você pode chamar de desenvolvimentista.
É incrível como você confunde desenvolvimentismo com socialismo; podem parecer parecido a principal. No entanto, são bem diferentes, o desenvolvimento prega que a industrialização de um país deve ser FINANCIADA pelo estado; e não que o estado deve socializar os meios de produção e planificar a economia.
Para finalizar, não é porque nos EUA a educação superior e a saúde são privadas que isso é algo intrínseco ao capitalismo, Inglaterra (o berço da revolução industrial), juntamente com Países Baixos, Portugal e Espanha também têm sistemas de saúde, maternidade, igualdade etc. gratuitos e muito efivientes.
Estude mais sobre escolas de pensamento economico, não existe só a visão ultraliberal de capitalismo, os países nórdicos são exemplo disso.
@@matheusfghti666jantou o cara
Capitalismo social progressista!!!!
Um socialismo capitalista, ao que parece deu muito certo
Um termo melhor seria Liberalismo moderno, ou pode chamar de sistema nórdico mesmo que tá tudo certo.
Daria gosto pagar 40% de imposto e ter os serviços que eles tem, não?
@@EconomiaemDia Talvez, se não fosse pelo liberalismo defender estado mínimo e nesses locais a interferência do estado é bem grande
@@marcioalvesgoncalves4182 Não sou total referência em definições, mas nesse caso de liberalismo moderno ou liberalismo social, a defesa não é em um estado mínimo, mas sim em proporcionar uma liberdade civil e economica ao indivíduo, seja pelo meio publico ou privado (posso ter confundido algo, mas é basicamente isso).
@@EconomiaemDia isso!!
Aonde deu certo? KKKK
Olha a historia da construção de um pais como a Suécia antes de fazer um vídeo barato tentando elogiar a tese neoliberal. vídeo raso, simplista e viciado
socialismo não é só economia é pensar na distribuição de renda, políticas publicas com pessoas abaixo da miséria, taxação de grandes fortunas, governos com visão progressistas, s política publicas da Dinamarca são inspiradas em ideias humanitários progressistas e socialista sim, eles podem não ser socialistas de forma econômica mais em politicas publicas são por conta desta difusão de governos progressistas, sua analise é só apenas superficial e intencional para denigrir o campo vasto que é a esquerda, dizer que são ou não socialista esta equivocado, limitar apenas de uma forma medíocre toda a estrutura antropológica e sociológica da construção do pais e sua historia, mais podemos dizer que é um pais com políticas publicas de esquerda progressista.
Amigo, concordo com seu ponto de vista. Contudo, veja que no vídeo é falado de liberdade para empreender e também propriedade privada. Acho que esta é a chave...quem vai investir em um país que pode nacionalizar seu investimento?
Pelo que entendi, as pessoas não se importam em pagar altos impostos, porém têm certeza que não vão ver o governo "tomando" sua propriedade, assim conseguem atrair novos investimentos
@@josimarjsouza2236 quem defende criação de imposto ou aumento sempre ignora um fator bem importante, em paises desenvolvidos há o retorno tributário.
Você querer atrelar qualidade de vida a governo progressista como se só eles fizessem isso, e ignorar a economia é o que? Uma visao "imparcial"? Nao ha como ignorar economia quando se fala de capitalismo ou socialismo. É a economia que move tudo. Peça para QUALQUER governo progressista no mundo faazer suas ações sociais sem que os paises existam dentro do campitalismo, da maxima liberdade economica, empreendedorismo, propriedade privada e etc...veja la o que vai acontecer.
Me mostra ai onde as ideias socialistas na economia deram certo..em qual parte do mundo voce tem um país saudavel com o Estado tomando conta da propriedade privada por exemplo. Facil usar o capitalismo na economia, tirar a importancia dele como se fosse mero detalhe e mostrar a qualidade de vida do povo, "esquecendo" o que verdadeiramente garante isso.
@@tvbrbrasil4743 isso aí !!
Uma analogia q vi em algum lugar a qual critica a opinião q os países nórdicos são socialistas :
" uma Ferrari é um carro bem veloz e não é por causa dos pneus ". Rssss
Esquerda progressista não existe, esquerda só leva a fracasso quando aplicada a economia, tentar igualar empresas e processos de trabalho e produção em constante aprimoramento e evolução vai contra qualquer fundamento de engenharia de produção ou mecânica, elétrica ou civil, há uma fala no meioacadêmido que diferencia o pessoal de exatas de humanas, os de humanas só emitem frases e conspiram e os de exatas produzem. rsrsrsrsrs
Enclka