Como a gente depende tanto de um negócio que nem ao menos é palpável... você consegue explicar o que é a internet? Se algum viajante do tempo viesse de 1830 e te perguntasse o que é internet, você saberia explicar realmente? Eu acho isso doideira. Só eu sou maluca assim? Devaneios, né.
Internet é um meio usado pra trazer informações e "aproximar" pessoas, não fisicamente, mas querendo ou não é uma forma de contato. =) A internet, por exemplo, nos ajuda a encontrar lugares, parentes, amigos, passagens, é uma forma de aproximar as coisas da gente antes mesmo de elas se tornarem palpáveis.
Paula Diniz, é que eu me questiono muito sobre onde que a internet tá, sabe? Ela não ocupa um espaço físico, como nossos corpos. Não é um objeto concreto que você pode tocar, é abstrato, mas não abstrato como um sentimento que a gente sente dentro de nós, é um troço que vem através de fios na sua casa e passa pelo ar e faz aparecer coisas na tela do seu celular. Eu sei lá, talvez eu queira entender o negócio tecnicamente, tipo o que é a internet, e não o que ela proporciona, como o seu exemplo, de manter pessoas em contato. Talvez a resposta pra essa minha indagação toda esteja ali no Wikipédia mesmo, e eu nunca fui pesquisar porque eu gosto de ficar me questionando sobre e de ficar conversando sobre isso, numa mesa de bar.
Vivo me questionando esse tipo de coisa, Karina. Acho que a internet é puramente conexão, mas num sentido mais amplo do que a gente se acostuma a entender. Antes dela, a gente precisava também de conexão pra conversar, buscar informações, se divertir. Ela é a reinvenção da nossa maneira de nos conectarmos, seja a conteúdos, serviços ou às pessoas em si. Sabe?
Como o Tavião falou, tudo é tão imediato na internet, né? Acho que é justamente isso o que difere 1830 de hoje, a gente acelerou o ritmo das coisas de uma forma que chega a fugir do controle... Inclusive as conexões.
Danger, danger!! Esse comentário contém definições quase tecnicas se vc quer continuar na felicidade e romantização nem leia Internet é uma rede de computadores em escala mundial, um emaranhado de cabos e antenas que conecta dispositivos em todo o mundo. Cada dispositivo, pode ser um celular, uma televisão, uma geladeira, um computador, um servidor, pode se comunicar por meio desta rede, de forma que as informações são usualmente armazenadas em servidores e podem ser acessadas, alteradas, modificadas ou inseridas a depender do objetivo do dono ou do locatário do servidor.
Eu desativei minhas redes sociais e, de repente, meus dias rendem. Meu trabalho rende, meus estudos rendem. Sério, eu não tinha ideia de quanto tempo eu ficava em facebook, instagram... amei esse video!
Tô sem Facebook, Instagram e Twitter há uns 6 meses, só uso WhatsApp. Realmente meus dias parecem que ganham horas, dá pra ir na academia, estudar e ainda trabalhar em projetos pessoais com folga.
Tavião, a decisão de acordar e olhar primeiro para a pessoa que está contigo ao invés do celular foi a melhor decisão que poderias tomar! Hoje eu acordo e a primeira coisa que faço é olhar para as duas pessoas ao meu lado, minha mulher e minha filha! Nada é mais importante do que isso, e com certeza é a melhor forma de começar o dia! Um abraço de um grande fã!!! Ps: obrigado por me apresentar a banda Bazar Pamplona!!!
já fiquei 1 mês totalmente sem acesso a internet, no começo foi punk mas no decorrer das semanas foi ficando tranquilo. e percebi que os dias rendem exatamente como outras pessoas disseram aqui nos comentários, eu ia fazer qualquer outra coisa para preencher o espaço vazio que a internet deixava como por exemplo andar de bicicleta, jogar bola etc... hoje em dia não uso mais o Facebook e percebi o tanto que essa coisa tomava meu tempo.
Com certeza Internet é um vício, mas vc percebe que no rolê com os seus amigos, vcs nem estavam conversando. A Internet te aproxima do mundo todo, mas te afasta do teu mundo particular. Amei o vlog e sabe o que eu faço, eu amo ler e com o uso da Internet parei por um tempo, daí agora eu desligo tudo e vou ler, tiro um tempo para mim e converso com a minha família. Bjs Tavião
Há um tempo atrás, o celular que eu possuía simplesmente morreu. Até eu adquirir outro, passaram-se 20 dias. Foi o tempo que fiquei sem Facebook e whatsapp a todo instante. Vou confessar que foi uma experiência muito boa! Também sinto que eu estou dependente da internet. Tenho saudades do tempo que telefone celular era só para fazer uma ligação. A praticidade da internet é uma maravilha, mas não maioria das vezes, tornamo-nos refém dela!
Eu também sinto uma grande dependência da internet. Mas eu meio que me acostumei, ao longo dos anos, a me adaptar rapidamente aos períodos sem internet. Já passei temporadas sem poder pagar internet e, por isso, sem tê-la. E só passei a ter um smartphone que me possibilitasse navegar pela internet há cerca de um ano e meio. Então ainda é meio novidade pra mim esse apego com o smartphone pra acessar redes sociais e ficar conectado. Eu tenho instagram e passo dias sem abri-lo. Eu tenho facebook mas ele não tem muito sentido na minha vida (especialmente porque me prende por longas horas quando resolvo entrar, então eu me sinto super mal e evito entrar, pra começar, até desinstalei do meu celular. Já morei em lugares onde a internet tinha o sinal muito ruim, então a gente vai aprendendo a viver sem contar com ela. Dá pra viver bem sem internet, sim. E eu sinto que quando você fica sem sinal, acaba aproveitando mais e melhor as coisas que estão ao seu redor.
É incrível como explicações são sempre cobradas da gente. Ninguém acredita (ou aceita) a gente estar afim de tentar algo novo, que não seja previsto nas normas sociais. Se ficar offline, a culpa é da prestadora de serviço, nunca é porque você quis desligar para ver se seu trampo rende mais (ou para fazer um vídeo para o youtube hehe). Se não está bebendo, ou está grávida ou tomando remédio... a gente nunca pode simplesmente não estar afim das coisas.
Uma vez mudei de casa e morei um ano sozinha. Tinha pouco dinheiro e não consegui colocar internet em casa nem no celular. Cara, como rendia meu tempo. Quanta coisa eu conseguia fazer durante as horas de folga. Tudo mudou depois de alguns meses, e até hoje fico lembrando o quanto isso atrapalha meu rendimento em casa.
pooooxa! saber quantas coisas você teria pendentes (conversas, e-mails, notificações de todo tipo) depois de 2 dias sem internet traria uma baita reflexão também! porque sempre que eu deixo a internet de lado por um tempo eu consigo perceber claramente como a maioria das coisas que nos prendem à internet são frívolas (parece que eu PRECISO ver um tweet na hora que foi postado, mas na real eu nem preciso do tweet em si). quando não tô online sinto muito o tal do "fear of missing out", mas na real são poucas as coisas que a gente realmente perde se ficar um tempinho sem internet.
Tavião assistir um vídeo do seu canal é igual ler um livro cara, você vê um vídeo e para para digerir cada frase, eu sempre assisti o você no Rolê Gourmet, mas nunca tinha dado chance para o seu canal pessoal, assisti um vídeo ontem e já me inscrevi e estou vendo os outros e percebendo muito sobre mim também entendendo cada informação e pensando sobre ela
Fiquei duas semanas sem celular e no incio achei que iria ser mais sofrido no entanto me trouxe uma sensação de liberdade que a gente esquece ,somente de não ter que está o tempo todo falando e dando satisfações ao mundo, onde estou, o que estou fazendo etc, foi revelador e me freou um pouco nas postagens enfim Internet nos traz muitos benefícios mas nos tira grandes oportunidades de olhar o mundo a nossa volta ! Adorei o video
Cara "achei" esse vídeo justo agora que estou dando um tempo de redes sociais de forma gradual e realmente as vezes bate uma ansiedade para abrir e fuçar aí percebo o quão dependente/viciado estava, mas também é "libertador" passar um período sem se quer perceber a falta dos aplicativos no celular, seja olhando as várias notificações ou apenas fuçando as redes espontaneamente... O único app de rede social que ainda não desinstalei do celular UA-cam (e o do WhatsApp mas esse não perdo muito tempo), mas logo vou desinstalar para aproveitar ainda mais minha vida real é ÓTIMO "ter mais tempo" e dar mais atenção as pessoas importantes.
No início desse ano, e final do outro, fiquei sem internet no celular pois viajei de carro para o Uruguai (bendito roaming internacional) foram dias muito diferentes, porém excelentes, lendo, visitando museus, passeando por toda a cidade e fotografando. Excelente vídeo Tavião!
Desconectar não é só uma experiencia, mas deveria ser uma prática recorrente, parece q estamos nos tornando robôs, já viu as pessoas todas olhando pra baixo e deixando de conversar nos bares, shows, é assustador!
Imagino que seja algo assim, referente aos 10 mandamentos na bíblia, parar para não pegar um ritmo de desperdício da vida, e tem um bom viver com as coisas mais equilibradas. Achei bem curioso ter um mandamento que diz, recomendando a não trabalhar em um dia X e dizer que esse tal dia existe exatamente para o descanso. A cada dia com os avanços tecnológicos fica cada vez mais fácil "se distrair e ver que se passaram anos" ; afinal oque parece é que o cérebro recebe tanto do mesmo, que acaba descartando tudo aquilo de futilidade que gastou tanto tempo precioso de vida !
Tavião esse vídeo me lembrou muito de um lugar que eu ia! Existe um resort pedagógico para crianças onde quem vai fica uma semana sem internet, sem acesso a informação de fora e tudo mais! Nós entregamos nossos celulares assim que nós chegamos lá, eles possuem o numero dos nossos pais para caso precisem contatar eles! É incrível, quem vai sabe como a gente esquece mesmo do celular, conversamos muito mais um com o outro e os dias rendem bem mais! Percebemos que não precisamos tanto da internet para fazermos as coisas da nossa vida.
Eu simplesmente amei o vídeo. Eu fiquei um ano sem celular confesso que o primeiro mês foi terrível, mas passamos a fazer coisas cotidianas com muito mais prazer ,porem com um pouquinho de dificuldade nas comunicações kkk sem celular ... Claro q não dispenso internet na minha vida ... mas às vezes é muito bom uns momentos sem toda essa conectividade. Adoro sua página 😊
A Nataly Neri também fez esse experimento e ficou 7 dias sem, as considerações dela também foram bem ricas. Gostei também do seu vídeo, me identifico existencialmente com a forma como você fala. :)
Boa mensagem grande Tavião, a internet hoje é essencial, mas jamais pode ser tornar um vício! Existem muitas formas de viver este mundo moderno e com poucos minutos você exemplificou isso!
Estranho pensar que o Tavião é um cara que fala pra mim sem ao menos me conhecer. Ele fala com todos sem precisar conhecer porque ele não fala para ninguém em específico, ele fala com seres humanos como ele. Tavião, sou do Rio de Janeiro, e cada vez que vejo um vídeo seu um pouco de mim muda. Um pouquinho de mim reflete e o todo vê que precisa ser diferente em atitudes e pensamentos. A vida é muito curta. Você tem me ajudado um bocado. Obrigado sincero.
Que loucura. Seus vídeos recentes tem encaixado perfeitamente com os conflitos que tenho vivido nos últimos tempos.. parece que foram feitos pra mim. É consolador perceber que, mesmo tão diferentes, estamos vivendo algo similar eé reconfortante se sentir compreendida sem precisar dizer nada! Deu até pra ganhar um pouco de calma e paciência por me ver "acompanhada" nos "problemas", dá pra entender? rs, espero que sim. De qualquer maneira, uma professora minha de geografia, Inês Machado, em outro momento de conflito, me disse: as vezes, só precisamos mudar o foco. Obrigada por me fazer mudar o foco Tavião.
Estou aos poucos parando com o hábito de olhar pro celular assim que acordo e posso dizer que é uma das melhores coisas que já fiz. É agoniante vc estar grogue de sono e ter que olhar mensagens dos grupos inúteis, problemas de trabalho, ou mensagens dos amigos que nem sempre são tão importantes. Belo vídeo, Otávio!
6 років тому+27
Eu tava muito feliz e me sentindo completamente motivado, totalmente ligado ao vídeo pensando que eu estava desligado do mundo. Mas aí lembrei que precisei usar internet pra ver o vídeo...
Acho que a questão talvez seja em relação a um excesso de futilidades, afinal de contas ser viciado em series ou games deva ser um tanto semelhante em menor escala imagino. E claro, dá pra tentar se restringir o modo de uso da internet, ao invés de se dar total acesso 100% livre, e com isso acabar desperdiçando o viver .
Mano, eu fiquei muito triste com esse vídeo, perceber o quão o mundo mudou e como as coisas, de certa forma, perderam a magía. Sentir aquela ansiedade ao esperar seu amigo vir te chamar pq vcs iam sair era algo ótimo, mas hoje em dia você já sabe a quantos minutos seu brother está da sua casa... Muito boa a reflexão que esse vídeo trouxe.
Tavião, tu é incrível! Cada experiência sua me motiva e cada conclusão que você tem é inspiradora! Achei muito foda quando tu falou que precisa aprender a lidar com a "espera", maior verdade do mundo de hoje. Saio com meus amigos, todos ficam no celular 70% das horas do rolê, eu parei de levar o celular quando rolê pra viver mais a vida não digital.
A cada vídeo do Otávio, um engrandecimento diferente, uma forma de pensar fora da caixa, uma reflexão a mais. Show de bola Otávio, parabéns por esse trabalho.
É muito louco assistir seus vídeos, me faz refletir sobre coisas que eu nem ao menos pensava (ou pensava e passavam despercebidas por mim). Seus vídeos transmitem uma paz inenarrável, que me dá vontade de chorar de alegria!
Se o Canal do Tavião não é o melhor do UA-cam eu não sei mais qual é, são vídeos muito profundos e com varias lições de vida, é praticamente um tutorial de como olhar a vida de uma nova forma, Parabéns!!!
Como sempre me deixando bem, com uma boa mensagem. Vídeos do Tavião sempre tem duas possibilidades de finais para mim: ou me faz sorrir ou chorar huahuahuauha não dá para ser indiferente.
Tavião. A Nathaly Neri fez um vídeo bem bacana com a mesma proposta, ela passou uma semana desconectada! Acho q vale a pena ver, seria legal ver essa interação de vcs tb, gosto mt de ambos. Beijos, amei o vídeo!
A um tempo ja sentia aquela ansiedade mas nao sabia do que exatamente, parecia que tinha 1000 coisas pra fazer e muitos pensamentos aparecendo um sobre o outro, e nao conseguia me concentrar em nada, entao decidi dedicar muito menos tempo pra redes sociais (uso alguns minutos por dia apenas) e isso ajudou demais mesmo. E assistindo esse vídeo, me identifiquei totalmente e percebo que tomei a melhor decisão!
Cara que legal esse seu experimento! Um dos melhores vídeos do canal, me gerou diversas reflexões sobre a vida moderna, sobre a minha própria vida e meus relacionamentos. De fato, a internet é um caminho sem volta na vida do ser humano, é uma extensão de nós e não há o que fazer em relação a isso.
Tavião, após o seu tomei uma decisão. Passarei minhas tardes com o modem desligado! Espero ler mais e ter mais disposição para estudar e se concentrar. Internet aqui só após as 18h.
Tavião, muito obrigado pelos seus vìdeos. Parece que você sabe o que passa na minha cabeça. Mas principalmente, obrigado por não me deixar ser o único viciado em skyrim até hoje!
Tem um livro de um grande amigo meu, Rômulo Cabreira, chamado 126 dias sem ela, em que ele conta a experiência que ele fez, ficando 126 dias sem nenhuma interação com a internet, da uma conferida depois
Consegui fugir da maioria das redes sociais nesses últimos anos e também desse vício no celular, mas pensar em ficar hoje sem Netflix ou Spotify infelizmente nem passa pela minha cabeça. Talvez um dia eu consiga dar o valor de tempos atrás aos meu livros, ou até mesmo aos meus discos de vinil... Mas enquanto não chega esse dia eu fico aqui esperando seus vídeos! Agradecido pelo toque. Abraço!
Cara, que reflexão foda! A gente é tão dependente que nesse momento que eu estou refletindo nisso, to fazendo uma pesquisa pro meu TCC, usando a internet como meio de busca de informação ao mesmo tempo em que me distraio da tarefa com um vídeo do tavião levantando essa reflexão. Paradoxal hahahaha
Minha vida, Taviao!! Passei anos sem celular pq nao queria ser rastreada, lá pelos 24 anos comprei um, fiquei uns tempos sem, até meses, até hoje aos 27 anos. Casei e to sem net indefinidamente, perdi meu chip algumas vezes pq nunca boto credito nele... pode até parecer muita pobreza, pode ser, mas principalmente prioridades. Posso fazer varias coisas e gastar uns vintao sem pensar, mas para credito eu nao boto. Prefiro jantar, preparar algo na casa de alguem, comprar um enfeite para a casa, engraçado... há, meu marido é assim tambem, nao somos encontrados com frequência mais do que seria saudável.
Grande Tavião, sempre nos ensinando grandes lições e desta vez não foi diferente , foi grande e para muitos dolorosa , mas nada que algumas horas com quem se ama não curem .Obrigado por tudo .
Percebi que na verdade nós não ficamos sem internet. E sim sem o imediatismo das coisas. E como isso pode mudar nossas vidas. lembro que eu tinha um caderno com anotações de palavras e coisas para ver na internet, e hoje isso virou imediato. Lembro que eu aguardava o tempo das coisas acontecerem, e hoje tudo é meio que forçado. Bom vídeo, como sempre me fez refletir. Parabéns por isso, Abraço.
Excelente Tavião! Eu reconheço que minha vida seria mais produtiva até se eu não tivesse tão grudado na internet. Curiosamente essa necessidade que acabos criando muitas vezes é ilusão. Uma das minhas ideias para diminuir o uso fútil de internet foi desativar o feed do facebook (O app do celular eu já desinstalei faz tempo). Pra isso baixei uma extensão do chrome que desaparece com o feed. COisas que as pessoas me marcam ainda vejo normalmente. Mas o feed de noticias gerais...sumiu. Engraçado que nos primeiros dias eu abria o facebook sem nem perceber, chegava lá...e não tinha nada novo. 2 minutos depois eu já estava abrindo o facebook de novo! Tão grande era o costume de a qualquer intervalozinho do estágio (enquanto to subindo o código pra testes) abrir o facebook. Obrigado pelo vídeo!
Caraca mano! Que video massa, uns dos melhores do canal! Principalmente se resumindo a ultima frase... Não precisa da internet pra valorizar quem está do seu lado
Tavião, a Nátaly Neri, do Afros e Afins, fez um vídeo de 7 dias sem internet e foi muito intenso. Ela ta fazendo sobre vários assuntos o #7DiasDeEscolha. Acho válido passar no canal dela pra ver.
Ótimo vídeo, proposta e reflexões impecáveis como sempre! E vou ficar torcendo para você conseguir alcançar sua meta de escrever um livro, com certeza ele vai acrescentar e muito na vida de muita gente!
O melhor canal da atualidade, na minha opinião. Vibe muito boa
6 років тому
Q louco! exatamente o q vc falou no final do video sobre acordar e olhar pra pessoa q esta ao seu lado... hj qdo acordei pensei exatamente nisto, ao abrirmos os olhos e nos beijar pra o bom dia, instantaneamente nos viramos e os 2 ao mesmo tempo pegamos os celulares e fomos conferir o inicio do dia! Abração!!!
Curtindo muito seus videos cara, queria ter encontrado seu canal antes. Me identifiquei muito com Skyrim ali, acho que é o jogo mais foda que já joguei.
Fiquei essa semana toda sem internet no celular. Logo, fiquei sem entretenimento naquele trajeto de busão do trabalho pra faculdade; da faculdade pra casa. Entretanto, peguei um livro na biblioteca e estou lendo. Botei minha leitura bíblica em dia. Fiquei mais concentrado durante as aulas... enfim, esse momento "off" só me acrescentou.
Ótimo vídeo Tavião! As vezes me sinto agoniado sentindo como se minha vida estivesse passando rápido demais e que não estou fazendo nada de produtivo dela. E só vejo o quanto isso é verdade quando me afasto da internet e vejo quanta coisa da pra fazer fora dela. O "coisas que nunca vivi" foi uma janela para esse mundo real e sempre me motiva a estar cada vez mais desconectado fazendo coisas novas. Se descobrir a formula para usar a internet com moderação e não ser usado por ela, me ensina ai. rs... Um abraço meu amigo!
Gosto muito dos seus videos Otávio, vc é um dos únicos que me fazem parar realmente para assistir e pensar na vida, sei la... eles me fazem refletir bastante. Continue fazendo seus videos. e obrigado. ❤
Isso não é apenas uma experiência nova pra vc, mas se levar a fundo isso dá um belo experimento social! Eu gosto muito de internet mas odeiooo essa dependencia que temos por ela :(
Muito bom! Esse vídeo veio muito a calhar num momento da minha vida em que estou querendo ressignificar coisas e hábitos, e aprendendo a curtir mais os momentos e não apenas sobrevivê-los. Fazer coisas diferentes e de modos diferentes estimulam a criatividade e nos abrem possibilidades. Parabéns pela coragem!
Eu me acostumei com uma forma diferente de lidar com internet/celular, também por q minha condição financeira é diferente. Eu não tenho plano de 3g nenhum é só coloco crédito no Chile pra não perder o número. Daí, eu só uso internet no wi-fi de casa, eu não sinto falta da internet durante o dia e quando eu chego em casa cansado que abro o zíper da calça pra dar aquela respirada, eu dou o conferes em tudo. Isso me satisfaz.
Parabéns pelo seu trabalho Tavião. Eu me emociono em todos os seus videos a sua forma de refletir sobre coisas cotidianas da vida me fascina, estou me sentindo motivado a criar um canal para começar a viver experiencias e conhecer novas formas de pensar. obrigado por esse canal :)
Foi bem pertinente esse vídeo pra mim, por obra do destino, no mesmo dia desse vídeo, o wifi do meu celular parou de funcionar e meu crédito acabou, claro que tem o notebook e tal, mas não fico recebendo notificações nem msgs tbm, então acho que estou entendendo um pouco sua situação XD. Como como isso aconteceu numa sexta-feira, vou aproveitar e resolver esse assunto só na segunda. Vamos ver no que dá. Abraço!!
Tavião, legal demais o vídeo. Alguns pontos interessantes ou legais: - Tavião palmeirense 👍👍 hahah - Conte-nos por favor se a bateria do seu celular durou o fds inteiro sem carregar por estar com dados totalmente desligados - Complicado de viver 100% sem internet hoje, foi ao cinema, ao bar, mercado, qualquer lugar e pagou com cartão? Usou a internet rsrs - Por último, vale a pena ver a experiência do Paul Miller, jornalista do The Verge, de ficar UM ANO completamente fora da internet. Isso ele sendo jornalista de um site de tecnologia... interessante demais! Rolou alguns anos atrás.
Como a gente depende tanto de um negócio que nem ao menos é palpável... você consegue explicar o que é a internet? Se algum viajante do tempo viesse de 1830 e te perguntasse o que é internet, você saberia explicar realmente? Eu acho isso doideira. Só eu sou maluca assim? Devaneios, né.
Internet é um meio usado pra trazer informações e "aproximar" pessoas, não fisicamente, mas querendo ou não é uma forma de contato. =) A internet, por exemplo, nos ajuda a encontrar lugares, parentes, amigos, passagens, é uma forma de aproximar as coisas da gente antes mesmo de elas se tornarem palpáveis.
Paula Diniz, é que eu me questiono muito sobre onde que a internet tá, sabe? Ela não ocupa um espaço físico, como nossos corpos. Não é um objeto concreto que você pode tocar, é abstrato, mas não abstrato como um sentimento que a gente sente dentro de nós, é um troço que vem através de fios na sua casa e passa pelo ar e faz aparecer coisas na tela do seu celular. Eu sei lá, talvez eu queira entender o negócio tecnicamente, tipo o que é a internet, e não o que ela proporciona, como o seu exemplo, de manter pessoas em contato. Talvez a resposta pra essa minha indagação toda esteja ali no Wikipédia mesmo, e eu nunca fui pesquisar porque eu gosto de ficar me questionando sobre e de ficar conversando sobre isso, numa mesa de bar.
Vivo me questionando esse tipo de coisa, Karina. Acho que a internet é puramente conexão, mas num sentido mais amplo do que a gente se acostuma a entender. Antes dela, a gente precisava também de conexão pra conversar, buscar informações, se divertir. Ela é a reinvenção da nossa maneira de nos conectarmos, seja a conteúdos, serviços ou às pessoas em si. Sabe?
Como o Tavião falou, tudo é tão imediato na internet, né? Acho que é justamente isso o que difere 1830 de hoje, a gente acelerou o ritmo das coisas de uma forma que chega a fugir do controle... Inclusive as conexões.
Danger, danger!!
Esse comentário contém definições quase tecnicas se vc quer continuar na felicidade e romantização nem leia
Internet é uma rede de computadores em escala mundial, um emaranhado de cabos e antenas que conecta dispositivos em todo o mundo. Cada dispositivo, pode ser um celular, uma televisão, uma geladeira, um computador, um servidor, pode se comunicar por meio desta rede, de forma que as informações são usualmente armazenadas em servidores e podem ser acessadas, alteradas, modificadas ou inseridas a depender do objetivo do dono ou do locatário do servidor.
Eu desativei minhas redes sociais e, de repente, meus dias rendem.
Meu trabalho rende, meus estudos rendem. Sério, eu não tinha ideia de quanto tempo eu ficava em facebook, instagram... amei esse video!
Thaís Silva Pois é, só desativei o face e já recuperei muito tempo! Imagina todas a redes sociais!
Tô sem Facebook, Instagram e Twitter há uns 6 meses, só uso WhatsApp. Realmente meus dias parecem que ganham horas, dá pra ir na academia, estudar e ainda trabalhar em projetos pessoais com folga.
Thaís Silva eu fiz a mesma coisa,e simplesmente ameiii 💓faz um ano essa liberdade cibernética...
Eu larguei do instagram faz uns 2 meses e olha a experiência ta sendo ótima, não só tenho mais tempo, como me sinto até mais feliz!
Idem ibidem
Esse vídeo foi muito útil...
Sinto que estou viciado em novidades e talvez o tédio me enlouquece...
Enfim, obrigado.
Não Freud o terno ❤️
2
Tavião, a decisão de acordar e olhar primeiro para a pessoa que está contigo ao invés do celular foi a melhor decisão que poderias tomar! Hoje eu acordo e a primeira coisa que faço é olhar para as duas pessoas ao meu lado, minha mulher e minha filha! Nada é mais importante do que isso, e com certeza é a melhor forma de começar o dia! Um abraço de um grande fã!!!
Ps: obrigado por me apresentar a banda Bazar Pamplona!!!
Eu não tenho celular com internet, só tenho conexão em casa. E pretendo permanecer assim o máximo de tempo possível. Um grande abraço!
já fiquei 1 mês totalmente sem acesso a internet, no começo foi punk mas no decorrer das semanas foi ficando tranquilo. e percebi que os dias rendem exatamente como outras pessoas disseram aqui nos comentários, eu ia fazer qualquer outra coisa para preencher o espaço vazio que a internet deixava como por exemplo andar de bicicleta, jogar bola etc... hoje em dia não uso mais o Facebook e percebi o tanto que essa coisa tomava meu tempo.
E aí Tavião, sdds dos textinhos que vc deixava fixo aqui nos comentários com um resumo dos vídeos que você já tinha gravado..
Com certeza Internet é um vício, mas vc percebe que no rolê com os seus amigos, vcs nem estavam conversando. A Internet te aproxima do mundo todo, mas te afasta do teu mundo particular. Amei o vlog e sabe o que eu faço, eu amo ler e com o uso da Internet parei por um tempo, daí agora eu desligo tudo e vou ler, tiro um tempo para mim e converso com a minha família. Bjs Tavião
Há um tempo atrás, o celular que eu possuía simplesmente morreu. Até eu adquirir outro, passaram-se 20 dias. Foi o tempo que fiquei sem Facebook e whatsapp a todo instante. Vou confessar que foi uma experiência muito boa! Também sinto que eu estou dependente da internet. Tenho saudades do tempo que telefone celular era só para fazer uma ligação. A praticidade da internet é uma maravilha, mas não maioria das vezes, tornamo-nos refém dela!
Meu casamento acabou há um mês e a última frase me acertou em cheio. Quase chorei. Obrigado, tavião.
Eu também sinto uma grande dependência da internet. Mas eu meio que me acostumei, ao longo dos anos, a me adaptar rapidamente aos períodos sem internet. Já passei temporadas sem poder pagar internet e, por isso, sem tê-la. E só passei a ter um smartphone que me possibilitasse navegar pela internet há cerca de um ano e meio. Então ainda é meio novidade pra mim esse apego com o smartphone pra acessar redes sociais e ficar conectado. Eu tenho instagram e passo dias sem abri-lo. Eu tenho facebook mas ele não tem muito sentido na minha vida (especialmente porque me prende por longas horas quando resolvo entrar, então eu me sinto super mal e evito entrar, pra começar, até desinstalei do meu celular. Já morei em lugares onde a internet tinha o sinal muito ruim, então a gente vai aprendendo a viver sem contar com ela. Dá pra viver bem sem internet, sim. E eu sinto que quando você fica sem sinal, acaba aproveitando mais e melhor as coisas que estão ao seu redor.
Gostei tanto que assisti esse vídeo sem Internet
Mauricio HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHHHAHAHAHHHAHAHAH
Mauricio Com Google GO?
Baixou e viu depois ?!
Provavelmente tenha sido só piada msm rs
É incrível como explicações são sempre cobradas da gente. Ninguém acredita (ou aceita) a gente estar afim de tentar algo novo, que não seja previsto nas normas sociais. Se ficar offline, a culpa é da prestadora de serviço, nunca é porque você quis desligar para ver se seu trampo rende mais (ou para fazer um vídeo para o youtube hehe). Se não está bebendo, ou está grávida ou tomando remédio... a gente nunca pode simplesmente não estar afim das coisas.
Uma vez mudei de casa e morei um ano sozinha. Tinha pouco dinheiro e não consegui colocar internet em casa nem no celular. Cara, como rendia meu tempo. Quanta coisa eu conseguia fazer durante as horas de folga. Tudo mudou depois de alguns meses, e até hoje fico lembrando o quanto isso atrapalha meu rendimento em casa.
pooooxa! saber quantas coisas você teria pendentes (conversas, e-mails, notificações de todo tipo) depois de 2 dias sem internet traria uma baita reflexão também! porque sempre que eu deixo a internet de lado por um tempo eu consigo perceber claramente como a maioria das coisas que nos prendem à internet são frívolas (parece que eu PRECISO ver um tweet na hora que foi postado, mas na real eu nem preciso do tweet em si). quando não tô online sinto muito o tal do "fear of missing out", mas na real são poucas as coisas que a gente realmente perde se ficar um tempinho sem internet.
Tavião assistir um vídeo do seu canal é igual ler um livro cara, você vê um vídeo e para para digerir cada frase, eu sempre assisti o você no Rolê Gourmet, mas nunca tinha dado chance para o seu canal pessoal, assisti um vídeo ontem e já me inscrevi e estou vendo os outros e percebendo muito sobre mim também entendendo cada informação e pensando sobre ela
Fiquei duas semanas sem celular e no incio achei que iria ser mais sofrido no entanto me trouxe uma sensação de liberdade que a gente esquece ,somente de não ter que está o tempo todo falando e dando satisfações ao mundo, onde estou, o que estou fazendo etc, foi revelador e me freou um pouco nas postagens enfim Internet nos traz muitos benefícios mas nos tira grandes oportunidades de olhar o mundo a nossa volta ! Adorei o video
Cara "achei" esse vídeo justo agora que estou dando um tempo de redes sociais de forma gradual e realmente as vezes bate uma ansiedade para abrir e fuçar aí percebo o quão dependente/viciado estava, mas também é "libertador" passar um período sem se quer perceber a falta dos aplicativos no celular, seja olhando as várias notificações ou apenas fuçando as redes espontaneamente... O único app de rede social que ainda não desinstalei do celular UA-cam (e o do WhatsApp mas esse não perdo muito tempo), mas logo vou desinstalar para aproveitar ainda mais minha vida real é ÓTIMO "ter mais tempo" e dar mais atenção as pessoas importantes.
No início desse ano, e final do outro, fiquei sem internet no celular pois viajei de carro para o Uruguai (bendito roaming internacional) foram dias muito diferentes, porém excelentes, lendo, visitando museus, passeando por toda a cidade e fotografando. Excelente vídeo Tavião!
Desconectar não é só uma experiencia, mas deveria ser uma prática recorrente, parece q estamos nos tornando robôs, já viu as pessoas todas olhando pra baixo e deixando de conversar nos bares, shows, é assustador!
Imagino que seja algo assim, referente aos 10 mandamentos na bíblia, parar para não pegar um ritmo de desperdício da vida, e tem um bom viver com as coisas mais equilibradas.
Achei bem curioso ter um mandamento que diz, recomendando a não trabalhar em um dia X e dizer que esse tal dia existe exatamente para o descanso.
A cada dia com os avanços tecnológicos fica cada vez mais fácil "se distrair e ver que se passaram anos" ; afinal oque parece é que o cérebro recebe tanto do mesmo, que acaba descartando tudo aquilo de futilidade que gastou tanto tempo precioso de vida !
Tavião esse vídeo me lembrou muito de um lugar que eu ia! Existe um resort pedagógico para crianças onde quem vai fica uma semana sem internet, sem acesso a informação de fora e tudo mais! Nós entregamos nossos celulares assim que nós chegamos lá, eles possuem o numero dos nossos pais para caso precisem contatar eles! É incrível, quem vai sabe como a gente esquece mesmo do celular, conversamos muito mais um com o outro e os dias rendem bem mais! Percebemos que não precisamos tanto da internet para fazermos as coisas da nossa vida.
Eu simplesmente amei o vídeo.
Eu fiquei um ano sem celular confesso que o primeiro mês foi terrível, mas passamos a fazer coisas cotidianas com muito mais prazer ,porem com um pouquinho de dificuldade nas comunicações kkk sem celular ... Claro q não dispenso internet na minha vida ... mas às vezes é muito bom uns momentos sem toda essa conectividade. Adoro sua página 😊
A Nataly Neri também fez esse experimento e ficou 7 dias sem, as considerações dela também foram bem ricas. Gostei também do seu vídeo, me identifico existencialmente com a forma como você fala. :)
Boa mensagem grande Tavião, a internet hoje é essencial, mas jamais pode ser tornar um vício! Existem muitas formas de viver este mundo moderno e com poucos minutos você exemplificou isso!
Estranho pensar que o Tavião é um cara que fala pra mim sem ao menos me conhecer. Ele fala com todos sem precisar conhecer porque ele não fala para ninguém em específico, ele fala com seres humanos como ele.
Tavião, sou do Rio de Janeiro, e cada vez que vejo um vídeo seu um pouco de mim muda. Um pouquinho de mim reflete e o todo vê que precisa ser diferente em atitudes e pensamentos. A vida é muito curta. Você tem me ajudado um bocado. Obrigado sincero.
Sorte das pessoas q tem esse cara por perto...com certeza devem aprender muita coisa com ele...vc é foda taviao...serio msm...
Que loucura. Seus vídeos recentes tem encaixado perfeitamente com os conflitos que tenho vivido nos últimos tempos.. parece que foram feitos pra mim. É consolador perceber que, mesmo tão diferentes, estamos vivendo algo similar eé reconfortante se sentir compreendida sem precisar dizer nada! Deu até pra ganhar um pouco de calma e paciência por me ver "acompanhada" nos "problemas", dá pra entender? rs, espero que sim. De qualquer maneira, uma professora minha de geografia, Inês Machado, em outro momento de conflito, me disse: as vezes, só precisamos mudar o foco. Obrigada por me fazer mudar o foco Tavião.
Estou aos poucos parando com o hábito de olhar pro celular assim que acordo e posso dizer que é uma das melhores coisas que já fiz. É agoniante vc estar grogue de sono e ter que olhar mensagens dos grupos inúteis, problemas de trabalho, ou mensagens dos amigos que nem sempre são tão importantes.
Belo vídeo, Otávio!
Eu tava muito feliz e me sentindo completamente motivado, totalmente ligado ao vídeo pensando que eu estava desligado do mundo. Mas aí lembrei que precisei usar internet pra ver o vídeo...
Acho que a questão talvez seja em relação a um excesso de futilidades, afinal de contas ser viciado em series ou games deva ser um tanto semelhante em menor escala imagino.
E claro, dá pra tentar se restringir o modo de uso da internet, ao invés de se dar total acesso 100% livre, e com isso acabar desperdiçando o viver .
tavil é o cara que não importa qual é sua bad trip, kk ele sempre consegue te deixar feliz
Mano, eu fiquei muito triste com esse vídeo, perceber o quão o mundo mudou e como as coisas, de certa forma, perderam a magía. Sentir aquela ansiedade ao esperar seu amigo vir te chamar pq vcs iam sair era algo ótimo, mas hoje em dia você já sabe a quantos minutos seu brother está da sua casa... Muito boa a reflexão que esse vídeo trouxe.
05:17 "Será que"???
O que houve com o bom e velho "será se", Tavião?
Tavião, tu é incrível! Cada experiência sua me motiva e cada conclusão que você tem é inspiradora! Achei muito foda quando tu falou que precisa aprender a lidar com a "espera", maior verdade do mundo de hoje. Saio com meus amigos, todos ficam no celular 70% das horas do rolê, eu parei de levar o celular quando rolê pra viver mais a vida não digital.
A cada vídeo do Otávio, um engrandecimento diferente, uma forma de pensar fora da caixa, uma reflexão a mais. Show de bola Otávio, parabéns por esse trabalho.
É muito louco assistir seus vídeos, me faz refletir sobre coisas que eu nem ao menos pensava (ou pensava e passavam despercebidas por mim). Seus vídeos transmitem uma paz inenarrável, que me dá vontade de chorar de alegria!
Se o Canal do Tavião não é o melhor do UA-cam eu não sei mais qual é, são vídeos muito profundos e com varias lições de vida, é praticamente um tutorial de como olhar a vida de uma nova forma, Parabéns!!!
Como sempre me deixando bem, com uma boa mensagem. Vídeos do Tavião sempre tem duas possibilidades de finais para mim: ou me faz sorrir ou chorar huahuahuauha não dá para ser indiferente.
Tavião. A Nathaly Neri fez um vídeo bem bacana com a mesma proposta, ela passou uma semana desconectada! Acho q vale a pena ver, seria legal ver essa interação de vcs tb, gosto mt de ambos. Beijos, amei o vídeo!
11:05 - que céu maravilhoso
A um tempo ja sentia aquela ansiedade mas nao sabia do que exatamente, parecia que tinha 1000 coisas pra fazer e muitos pensamentos aparecendo um sobre o outro, e nao conseguia me concentrar em nada, entao decidi dedicar muito menos tempo pra redes sociais (uso alguns minutos por dia apenas) e isso ajudou demais mesmo. E assistindo esse vídeo, me identifiquei totalmente e percebo que tomei a melhor decisão!
Cara que legal esse seu experimento! Um dos melhores vídeos do canal, me gerou diversas reflexões sobre a vida moderna, sobre a minha própria vida e meus relacionamentos.
De fato, a internet é um caminho sem volta na vida do ser humano, é uma extensão de nós e não há o que fazer em relação a isso.
Tavião, após o seu tomei uma decisão. Passarei minhas tardes com o modem desligado! Espero ler mais e ter mais disposição para estudar e se concentrar. Internet aqui só após as 18h.
Tavião, muito obrigado pelos seus vìdeos. Parece que você sabe o que passa na minha cabeça.
Mas principalmente, obrigado por não me deixar ser o único viciado em skyrim até hoje!
Cara, faz uns meses que tô sem Facebook e Instagram
Isso tá me fazendo um bem danado
Meu dia rende bastante
Tem um livro de um grande amigo meu, Rômulo Cabreira, chamado 126 dias sem ela, em que ele conta a experiência que ele fez, ficando 126 dias sem nenhuma interação com a internet, da uma conferida depois
Consegui fugir da maioria das redes sociais nesses últimos anos e também desse vício no celular, mas pensar em ficar hoje sem Netflix ou Spotify infelizmente nem passa pela minha cabeça. Talvez um dia eu consiga dar o valor de tempos atrás aos meu livros, ou até mesmo aos meus discos de vinil... Mas enquanto não chega esse dia eu fico aqui esperando seus vídeos! Agradecido pelo toque. Abraço!
Cara, que reflexão foda! A gente é tão dependente que nesse momento que eu estou refletindo nisso, to fazendo uma pesquisa pro meu TCC, usando a internet como meio de busca de informação ao mesmo tempo em que me distraio da tarefa com um vídeo do tavião levantando essa reflexão. Paradoxal hahahaha
Taviao, já senti essa sensação e é ótima, desconexão também é vida!
Seria meu sonho um livro do taviao? SIM VEM LIVRO 💜
AAAAAAAAAAH Como eu amo esse canal, a vibe q ele passa, a reflexão q ele trás e todo o resto que está ao redor dele
Minha vida, Taviao!! Passei anos sem celular pq nao queria ser rastreada, lá pelos 24 anos comprei um, fiquei uns tempos sem, até meses, até hoje aos 27 anos. Casei e to sem net indefinidamente, perdi meu chip algumas vezes pq nunca boto credito nele... pode até parecer muita pobreza, pode ser, mas principalmente prioridades. Posso fazer varias coisas e gastar uns vintao sem pensar, mas para credito eu nao boto. Prefiro jantar, preparar algo na casa de alguem, comprar um enfeite para a casa, engraçado... há, meu marido é assim tambem, nao somos encontrados com frequência mais do que seria saudável.
Tavião, Futuro rei do mundo! Abraço cara!
Grande Tavião, sempre nos ensinando grandes lições e desta vez não foi diferente , foi grande e para muitos dolorosa , mas nada que algumas horas com quem se ama não curem .Obrigado por tudo .
Percebi que na verdade nós não ficamos sem internet. E sim sem o imediatismo das coisas. E como isso pode mudar nossas vidas.
lembro que eu tinha um caderno com anotações de palavras e coisas para ver na internet, e hoje isso virou imediato.
Lembro que eu aguardava o tempo das coisas acontecerem, e hoje tudo é meio que forçado.
Bom vídeo, como sempre me fez refletir. Parabéns por isso, Abraço.
Excelente Tavião!
Eu reconheço que minha vida seria mais produtiva até se eu não tivesse tão grudado na internet.
Curiosamente essa necessidade que acabos criando muitas vezes é ilusão.
Uma das minhas ideias para diminuir o uso fútil de internet foi desativar o feed do facebook (O app do celular eu já desinstalei faz tempo). Pra isso baixei uma extensão do chrome que desaparece com o feed. COisas que as pessoas me marcam ainda vejo normalmente. Mas o feed de noticias gerais...sumiu.
Engraçado que nos primeiros dias eu abria o facebook sem nem perceber, chegava lá...e não tinha nada novo.
2 minutos depois eu já estava abrindo o facebook de novo!
Tão grande era o costume de a qualquer intervalozinho do estágio (enquanto to subindo o código pra testes) abrir o facebook.
Obrigado pelo vídeo!
Caraca mano!
Que video massa, uns dos melhores do canal!
Principalmente se resumindo a ultima frase...
Não precisa da internet pra valorizar quem está do seu lado
Tavião, a Nátaly Neri, do Afros e Afins, fez um vídeo de 7 dias sem internet e foi muito intenso. Ela ta fazendo sobre vários assuntos o #7DiasDeEscolha. Acho válido passar no canal dela pra ver.
Os vídeos dela são ótimos.
o melhor canal do yt. obrigado, tavião, vc passa uma paz, uma tranqüilidade que é difícil até de explicar, porém me faz sentir muito bem.
Show de bola esse vídeo! Lembrei de várias coisas da minha infância e principalmente das coisas que eu fazia sem internet....
Ótimo vídeo, proposta e reflexões impecáveis como sempre! E vou ficar torcendo para você conseguir alcançar sua meta de escrever um livro, com certeza ele vai acrescentar e muito na vida de muita gente!
Muito bom Tavião! Adoro esses títulos com nomes de filme hahahhaha
Otavio, eu sou uns 10 anos pelo menos mais novo que vc e eu senti nostalgia nos mesmos momentos enquanto vc narrava, estranhissimo mas bom
O melhor canal da atualidade, na minha opinião. Vibe muito boa
Q louco! exatamente o q vc falou no final do video sobre acordar e olhar pra pessoa q esta ao seu lado... hj qdo acordei pensei exatamente nisto, ao abrirmos os olhos e nos beijar pra o bom dia, instantaneamente nos viramos e os 2 ao mesmo tempo pegamos os celulares e fomos conferir o inicio do dia! Abração!!!
Curtindo muito seus videos cara, queria ter encontrado seu canal antes. Me identifiquei muito com Skyrim ali, acho que é o jogo mais foda que já joguei.
Fiquei essa semana toda sem internet no celular. Logo, fiquei sem entretenimento naquele trajeto de busão do trabalho pra faculdade; da faculdade pra casa. Entretanto, peguei um livro na biblioteca e estou lendo. Botei minha leitura bíblica em dia. Fiquei mais concentrado durante as aulas... enfim, esse momento "off" só me acrescentou.
Ótimo vídeo Tavião! As vezes me sinto agoniado sentindo como se minha vida estivesse passando rápido demais e que não estou fazendo nada de produtivo dela. E só vejo o quanto isso é verdade quando me afasto da internet e vejo quanta coisa da pra fazer fora dela. O "coisas que nunca vivi" foi uma janela para esse mundo real e sempre me motiva a estar cada vez mais desconectado fazendo coisas novas. Se descobrir a formula para usar a internet com moderação e não ser usado por ela, me ensina ai. rs...
Um abraço meu amigo!
*um livro seu?* ahhh que tudo!
Grande cara total apoio.
Amo o Tavião e essas séries... Apresenta muito bem , assisto tudo 😘😃
Caralho que pesado!Todo video uma pedradada.Otimo video,Taviao
Inspirador Tavião, simplesmente inspirador este vídeo.
que video sensacional, tbm penso assim
e só aguardando este livro, que mesmo vc começando , já sei que será baum dmais
Gosto muito dos seus videos Otávio, vc é um dos únicos que me fazem parar realmente para assistir e pensar na vida, sei la...
eles me fazem refletir bastante. Continue fazendo seus videos. e obrigado. ❤
Isso não é apenas uma experiência nova pra vc, mas se levar a fundo isso dá um belo experimento social! Eu gosto muito de internet mas odeiooo essa dependencia que temos por ela :(
Queria poder dar like 100 vezes nesse vídeo! Me estimulou várias reflexões aqui... Obrigada por isso.
Adorando a Dora nos vídeos !!
Muito bom!
Esse vídeo veio muito a calhar num momento da minha vida em que estou querendo ressignificar coisas e hábitos, e aprendendo a curtir mais os momentos e não apenas sobrevivê-los.
Fazer coisas diferentes e de modos diferentes estimulam a criatividade e nos abrem possibilidades. Parabéns pela coragem!
Esperando esse livro há tempos!!!! Mão na massa Otávio! 😏
vc posta tantas sifras dos racionais mcs faz um vídeo sobre sua relação com as musicas deles 👏🏻👏🏻eu adoro vc e racionais vai ser demais
Com certeza irei comprar o livro do Tavião!! É como eu falo: é o tipo de pessoa que vc gostaria de ser amigo.
Caralho Tavião, vc é foda. Seus vídeos sempre tem algo que me faz refletir. Obrigado brother.
Grande Tavião!
Vou aderir!
Mano, muito bom o conteúdo dos seus vídeos, na moral. Muita paz
Mano na boa...
Q video fodastico...
Já torcendo pr sair logo deu livro Tavião...
Parabéns ...
Muito bacana!
SIM! Um livro seu, por favor!!!!!
Poxa Tavião seu canal é mt sensacional, parabéns vc tá fazendo um bem danado pras pessoas
E como sempre tu é foda, Otávio!
Eu me acostumei com uma forma diferente de lidar com internet/celular, também por q minha condição financeira é diferente. Eu não tenho plano de 3g nenhum é só coloco crédito no Chile pra não perder o número. Daí, eu só uso internet no wi-fi de casa, eu não sinto falta da internet durante o dia e quando eu chego em casa cansado que abro o zíper da calça pra dar aquela respirada, eu dou o conferes em tudo. Isso me satisfaz.
A frase final matou a pau... Show de bola
Caraca que vídeo top!! Venho refletindo sobre isso tem um tempo mas depois desse video eu vou realmente fazer alguma coisa
Feliz por saber que tavião vai lançar um livro o//
Muito bom esse video parabéns!
Parabéns pelo seu trabalho Tavião. Eu me emociono em todos os seus videos a sua forma de refletir sobre coisas cotidianas da vida me fascina, estou me sentindo motivado a criar um canal para começar a viver experiencias e conhecer novas formas de pensar. obrigado por esse canal :)
Muito bom Tavião...
Esse é o Tavião, gratidão cara!
Foi bem pertinente esse vídeo pra mim, por obra do destino, no mesmo dia desse vídeo, o wifi do meu celular parou de funcionar e meu crédito acabou, claro que tem o notebook e tal, mas não fico recebendo notificações nem msgs tbm, então acho que estou entendendo um pouco sua situação XD. Como como isso aconteceu numa sexta-feira, vou aproveitar e resolver esse assunto só na segunda. Vamos ver no que dá. Abraço!!
Tavião, legal demais o vídeo. Alguns pontos interessantes ou legais:
- Tavião palmeirense 👍👍 hahah
- Conte-nos por favor se a bateria do seu celular durou o fds inteiro sem carregar por estar com dados totalmente desligados
- Complicado de viver 100% sem internet hoje, foi ao cinema, ao bar, mercado, qualquer lugar e pagou com cartão? Usou a internet rsrs
- Por último, vale a pena ver a experiência do Paul Miller, jornalista do The Verge, de ficar UM ANO completamente fora da internet. Isso ele sendo jornalista de um site de tecnologia... interessante demais! Rolou alguns anos atrás.