A capacidade argumentativa é impressionante.. Eu me deparei com o HOC no twitter e, cada vez mais, me identifico com a sua eloquência. Os seus discursos são equilibrados, mas de mta personalidade e embasados. É animador se identificar com alguém na política atualmente..
Confesso que não entendi parte da argumentação, ele defende um Estado forte, mas é parte do NOVO, que defende um Estado reduzido? Parece um contrassenso.
O estado minimo como é chamado defende o estado focar nas areas que realmente interessa como saude, educação ,segurança pública e defesa da pátria, não um estado pesado e burocrático, que se mete em tudo na sua vida e somente tira tira e tira, e vive somente para alimentar sua maquina de corrupção
Verdade professor Hoc, as pessoas estão sendo levadas por uma bestialidade coletiva e o que falta ao nosso país é um patriotismo que engloba um verdadeiro sentimento de amor e proteção ao pais e seus cidadãos. Estamos colaborando indiretamente para que os interesses de um grupo seja validado e nos destruindo como família e sociedade. Você é uma pessoa de bem e deveria estar nos representando no congresso, são políticos como o senhor que podem mudar a nossa cultura. Obrigada pelo excelente trabalho ❤❤❤!
Tem brasileiros que tem o hábito, o prazer de falar mal do Brasil. Q não enxerga as coisas boas do país, só as coisas ruins. Mas uma nova semente está sendo germinada, e com a graça de Deus nós presenciaremos os seus frutos, Amém.
Fiquei impressionado com esse vídeo, pois ele fala exatamente o que falta no Brasil. Esse sentimento de Nacionalismo que transcende a forma de pensar patrimonialista. Parabéns Professor.
Olha, acho que esse sentimento nacionalista/patriótico está ressurgindo, e de maneira diferente. Antigamente eu só via pessoas carregando a bandeira do Brasil em época de Copa do Mundo. Hoje, dia 06/09/21, ao voltar de uma viagem, vi dezenas de carros, pessoas, casas com a bandeira do Brasil pendurada. Eu nunca vi algo parecido antes.
Ao MT: vc vê um patriotismo míope q estragou nosso símbolo nacional. Está mais do q comprovado q ele não simboliza, de fato, o Brasil acima de tudo. Uma pena.
Realmente baseado na história comportamental da humanidade e de países desenvolvidos como a Dinamarca citado, posso afirmar que, estamos quase lá ou seja a transformação não será de uma hora para outra, mas para o que estava, estamos muito melhor e caminhando para uma boa lealdade de identidade, os detalhes como patrimonialismo e outros serão resolvidos, eu acredito nisso, no meu povo e na minha Nação. Grato. Prof. Oziel santos
Que bárbaro!!!! Sou do sul do Brasil, mas me sinto maior. Me sinto brasileira. Quando ouço Gal Costa cantando, parece que sinto a brasilidade toda correndo em minhas veias. Isso é fantástico. Você captou na íntegra esta problemática de brasilidade e nacionalismo patriótico verdadeiro, que não é seguido por nossos governantes, em primeiro lugar. É mesmo um "reducionismo" como você explicou. Precisamos sair desta situação, que tem origens talvez no escravismo no Brasil, bastante estudado atualmente, que determinou traços de quebra no nacionalismo como um todo, com todos e para todos. Excelente reflexão! Obrigada!
A capacidade de um político em dialogar de forma pacífica, inteligente é o que está faltando na nossa política atual, Dep Hoc agradeço como cidadão o trabalho compromissado e responsável que o Sr tem feito, não somente como político, mas como brasileiro.
Eu gosto muito das explicações de Geopolítica do Hoc. A sua linguagem é boa e mto prática. Precisamos de novos políticos com essa capacidade. 🇧🇷 Parabéns
Vídeo incrível Professor Heni, pois o que falta mesmo é sentimento e alma vibrante em nossa sociedade. Privilégio sim em algo: Termos acesso aos seus ensinamentos, como alguém quase formado em licenciatura em Geografia, sou muito grato por conhecer e aprender tanto. Muito obrigado e parabéns pelo primoroso trabalho.
O cara é de uma articulação impressionante. Vocabulário alinhado, se o caráter tiver mesmas qualidades, poderia muito bem ser uma grande liderança para esse país tão carente de pessoas decentes.
Vdd, mas o pior é que tem muitas pessoas se afundando porque mente pra si mesma. Quando vc não se engana e sabe da verdade, das dificuldades, vc présa pelo seu futuro e tenta vencer sem atalho, sem prejudicar o proximo. Aposto que tem pessoas aqui q na hora de levantar pra trabalhar n teve vontade e automaticamente colocou a cupa em algo, isso é a pessoa mentindo pra ela mesma,se vitimisando, como quem rouba e bota a culpa no estado. E éssas pessoas, eu sei pq ja passei por isso, semtem raiva daquilo que elas acham ser culpadas pelas suas dificuldades ao inves de sentir raiva da sua própria falta de vontade e vitimismo. Quando o dispertador tocar e voce nao sentir animo veja isso como um adiversario que voce sente raiva e inspiração de vencelo
Não há como as pessoas “comprarem” a identidade nacional. E mesmo que houvesse, isso não criaria instituições fortes. As instituições fortes e o verdadeiro Estado de Direito são construídos de baixo para cima. O povo é que é a base da democracia
Ha sim, pois assim como uma pessoa reconhece aqueles do seu grupo, pode muito bem expandir sua noção para o seu país. E a partir do momento em que isso acontece (em grande escala nacional) a forma de como as instituições atuam passam a ser interesse do todo, e não algo distante e seleto aos mais ricos que vivemos de forma alienada hoje. Infelizmente, se você ver a historia política e social do Brasil vera que é praticamente impossível algo como issoacontecer aqui sem um grande acontecimento
Ora, mas é claro que tem como as pessoas "comprarem" a identidade nacional. Usando um exemplo bem parecido à Dinamarca citada no vídeo podemos ver a Finlândia: país que hoje é um dos maiores exemplos de prosperidade e bem estar social mas que só tem esse perfil há algumas décadas - por quase toda a sua história, a Finlândia foi um país pobre, dominado por estrangeiros e que mal dava valor à sua cultura e língua (por serem consideradas "feias" e "inferiores" pelas nações que a dominaram, Suécia e Rússia). Isso muda justamente no fim do séc. XIX, pelo surgimento de um sentimento nacionalista e uma renovação da língua finlandesa, principalmente por conta da obra literária Kalevala, que compilava lendas, mitos e canções dos lugares mais afastados do território finlandês, criando um laço que se estendia e era compartilhado por toda a população. Isso, inclusive, é algo que foi tentado no Brasil, especialmente por autores do nosso Romantismo, que tentaram criar uma narrativa nacional fundadora baseada nas raízes indígenas da nossa cultura. Isso, porém, não deu certo justamente pela herança colonialista e o, ainda presente, sentimento de menosprezar o que é nosso, o que é verdadeiramente brasileiro, e ainda ver a cultura europeia como dominante. O caso do Brasil é muito mais complicado do que Dinamarca ou Finlândia, que, apesar de qualquer coisa, sempre tiveram e mantiveram uma unidade - étnica, cultural e linguística - ao contrário do Brasil, fundamentado na mistura de diversas línguas e culturas (os índios nativos, os portugueses, os diversos povos africanos escravizados, etc) e por isso é tão difícil de se criar uma UNIDADE nacional. Mas daí a dizer que "não há como" fazer isso é dar um tiro no pé. Como eu disse, é, sim, muito difícil de se fazer isso. Porém não é impossível. Para conseguirmos isso, temos que começar justamente com o que foi dito no vídeo - termos os direitos e o bem estar do coletivo como prioridade. Isso significa reconhecer e proteger os direitos e necessidades dos povos indígenas, do povo negro, da nossa flora e fauna, dos nossos mares e, até mesmo, dos outros motoristas e pedestres no trânsito.
"Captei, captei a vossa mensagem oh sábio guru" No Brasil, qualquer semelhança é mera coincidência. Suas reflexões são de alto nível, parabéns e obrigado pelo conteúdo.
Bom dia, esse vídeo é mais importante hoje do que quando foi gravado, sobretudo o conceito de patrimonialismo.... Nós ajuda a entender o q aconteceu no Brasil nos últimos 5 anos.
A Identidade Nacional é na verdade a grande Epopeia Brasileira. Já estivemos no passado firmes nesse trilho até a entronização/infiltração na sociedade de várias mentalidades de cunho revolucionário que obtiveram uma primeira grande vitória - para nossa infelicidade - há 131 anos atrás com o golpe da república e depois com a Semana de 22 e foi nesse momento que começamos há nos tornar "Um país que não possui história, só geografia". A perda da referência dos que realizaram sacrifícios, feitos em comum, dos que deram a vida e aqueles que suas ações realmente nos legaram o que chamamos Brasil faz um mau (com "u" mesmo) terrível para o avanço virtuoso dessa epopeia.
Sensacional ouvi-lo, compartilho do modo de pensar no vídeo e que bom temos você como deputado estadual, quero ver você como governador de estado e ando vendo vários deputados analisando para futuros votos.
Muito boa dua fala realmente é visível a falta de patriotismo eu tenho 74 anos na minha escola cantavamos o hino aprendiamos a respeitar o outro , caminhamos em muitos aspectos mas em direção as nossas raizes nos distanciamos e com esse governo estamos vivendo pessimos exemplos
@@pedrortega68 o estado não é o problema amigo, o problema são as pessoas que os brasileiros escolhem para comandar o estado. Um estado bem administrado transforma uma nação, então cabe a nós brasileiros escolher bem os nossos representantes.
Professor Heni daria um bom ministro da educação, da cultura ou até um presidente da República. Seu conhecimento, sua didática e forma de ensinar é de aplaudir.
HOC , sou de SP , ando pelas ruas e infelizmente a vida toda por onde quer que eu passe por São Paulo me deparo com muitos compatriotas que tiveram suas vidas destruídas por essa nação, fica aqui a pergunta: Como um cidadão comum como eu, sem posses, poderia contribuir com além da minha própria família?
Vc ser empenhado com sua família já um ganho para a nação. Vc ser em estudante/profissional passa a ser mais ainda. Fazendo qq trabalho sem fins lucrativos ou mesmo ajudando seus familiares ...
Muito bom!! Eu percebo que cada vez mais estou adquirindo um sendo de coletivismo e de que somos todos um, o que acontece ao outro, interfere no nosso mundo. Um somos todos todos somos um!
Muito bom os seus vídeos. Vejo que tem clareza de raciocínio , conhecimento e boas sugestões. Foi eleito deputado por São Paulo. Quais são as suas principais dificuldades como deputado?! O que o impede como parlamentar de fazer o que o povo pede e você planeja fazer ?! Quais mudanças são necessárias pare que o senhor e demais deputados consigam tomar as medidas necessárias para resolver os problemas.de São Paulo?! Que mudanças são necessárias no ALESP e o que é necessário para que elas aconteçam?! Com tantas irregularidades no governo de João Dória, porque a Câmera de deputados de São Paulo ainda não decretou o impeachment do Dória?!
Se os políticos tivessem o conhecimento e visão que você tem o Brasil seria outro, nossas empresas e indústrias seriam grandiosas e teríamos empregos para todos o Brasileiros.
O que faz a humanidade cooperar em grande escala se chama comércio, troca voluntária mediante lucro não sentimento coletivista. Com todo RESPEITO ao título de professor desse rapaz. Que aliás fala muito bem. Gostaria de me expressar tão bem assim.
Estamos nessa desde 1980, e se depender dos famintos por esmolas do governo, vamos continuar para sempre. Foi assim com Collor, FHC, Lula, Dilma e agora, mesmo que pouco, mas ainda permanece no atual governo. No Brasil, não existe um governo, mas sim um desgoverno, pois é tudo desgovernado. A esmola pode até ser boa, mas é temporária e dura pouco. E quando ela acaba, as consequências chegam em forma de recessão econômica.
Excelente essa fala! Isso mostra-nos a forma de pensar da família miliciana que hoje está em Brasília. Alguém deixou de ver os bozopetistas nessa aula?
@@canaldoprofessorgilsondema9587 não quem tá magoada é você por seu lixo de estimação, já está solto, junto com ele prescreveu do Serra etc quer pagar de professor
Esse vídeo precisa ser visto pelos eleitores em 2022. É de suma importância que escolhamos congressistas mais ocupados em melhorar o país e não exclusivamente seu próprio patrimônio às custas do contribuinte.
"A vida é uma cachoeira Somos uma pessoa no rio e outra após a queda" soad É um antes de ser eleito, depois que entra, impera os interesses particulares.
Olhos 👀 e ouvidos desatentos. Avaliem, hoje, o quanto retrocedemos com o anterior governo da mentira, do mito, do falso messias, do gado e negacionismo a ciência. Há o opressor e o oprimido. Transitam nesses interstícios os bem nascidos é bem educados são os que “lideram” nas grandes corporações e governos. O resto é massa de manobra: invisíveis.
professor, parabens pelo vídeo, um ótimo conhecimento! você poderia também falar sobre os interesses da população brasileira e se os interesses se adequa com a nossa situação brasileira e os interesses dela ou não, acho isso um ponto importante, pois com toda certeza tem gente que tenta seguir seus sonhos e própios interesses mas não consegue chegar a prosperidade pois com toda certeza que a maioria dos cidadaos brasileiros querem serem prosperos! valeu!
Eu me pergunto se não viria primeiro um sentimento de justiça. Instituições que realmente defendam o certo e punam o errado. Acho que tudo começa por aí no Brasil. A impunidade em todos os níveis imagináveis, da política, passando pelo privado e chegando ao crime violento. Melhorando isso, o sentimento nacional e de orgulho do que é nosso acho que começa a brotar naturalmente. Haverá muito do que se orgulhar em ser brasileiro e fazer parte desse grande país. Isso aqui pode ser o paraíso na terra.
Existe outras cidade não só rio e são Paulo gramado muito mais lindo cidade turística se duvidar mais bonita do Brasil arrecada muito menos pessoas super educada carro para vc passa r na faixa vamos sair da caixa
Heni, gosto muuuito dos seus vídeos. Raramente comento porque não há muito o que comentar senão agradecer. Hoje contudo quero comentar algo que me chamou a atenção sobre sua distinção entre estrangeiro e estranho. Na verdade, são a mesma coisa e vêm da mesma origem: xenos. Eles só são divergentes na teoria. O melhor, na Lei. Por que digo isso? Porque cultura e língua não são argumentos válidos para distinguir "nós" dos "outros". No Paraguai, no Uruguai, no Brasil, França, EUA, Itália, China, Canadá, Rússia, Nova Zelândia, Índia, Paquistão, entre vários outros, não se fala apenas uma língua. Eles são nações ou Estados-nação por questões geopolíticas e não linguísticas ou culturais. Essa é uma ideia que surge com os movimentos nacionalistas e, aqui no Brasil, com o romantismo, influenciado por esse movimento internacional de ditar/criar uma cara nacional, de imputar aos povos que vivem dentro dos limites nacionais(lizados) uma cara de povo. Para onde quero ir com esse argumento? Quer dizer que, se somos brasileiros, não o somos porque falamos a mesma língua, mas porque nascemos num lugar onde os ex-colonizadores determinaram ser Brasil ou que viriam a ser anexados como Brasil, como é o caso do Acre. Sendo assim, se quisermos nos ver como um só, algo maior, não precisamos necessariamente dançar do mesmo jeito ou falar do mesmo jeito, mas ter objetivos comuns. E que objetivo mais comum de que não passar fome? Que não ter seus direitos básicos violados? Antes, de ter direitos... Que interesses comuns se sobressaem a não ser morto injustamente? A poder ter direito à moradia? Tendo esses direitos atingidos IGUALMENTE, isso que se chama virtualmente de Brasil pode pensar em metas de crescimento PARA TODOS que nasceram nele e que se o faça de maneira tal que não retire direitos de outros de dentro e de fora do seu território. Enfim, Heni, como disse, amo seu canal! Sério mesmo. Hoje ,e despertou esse desejo de comentar e já peço desculpa por me delongar.
@rodrigo Barreto, fiquei confuso em um momento do seu comentário, afinal vc diz que a cultura é ou não totalmente válida para a formação de um estado-nação?
Amigo você tem boa retórica e mente muito bem. Use a sua capacidade para buscar a verdade, ou seja, fundamento cognitivo universal e permanente da realidade dos juízo.
Excelente vídeo professor. Além dessas questões de poder de Estado e leis universais, eu entendo que a arquitetura e a infraestrutura também sejam primordiais. O grande sucesso de Nabucodonosor na criação da Babilônia foi uma arquitetura bem planejada, com avenidas largas, avenidas transversais e ruas em linhas retas. Assim o poder de Estado pode atuar dentro da sociedade. Observando-se a arquitetura dos bairros de São Paulo por exemplo, há regiões onde o poder de Estado atua com segurança e lei de trânsito, mas nas comunidades e naqueles amontoados de casas é quase impossível o estado agir. Para quem já entrou em uma comunidade mais fechada, vc não sabe para onde ir e como sair do local, por que são tantos becos, quebradas e desorganização que apenas os morados sabem transitar pelo local. Quando os criminosos estão em fuga da polícia, a primeira coisa que eles fazem é entrar nas quebradas pq lá eles tem a proteção dos muros e dos esconderijos secretos, e se os policiais entram eles viram alvos fácies.
Excelente vídeo ! Realmente alguns dizem que o patrimonialismo é a origem das mazelas que temos hoje. Felizmente, com o surgimento da internet podemos fiscalizar, cobrar e eleger de forma mais eficiente. Porém, infelizmente, estamos longe do ideal.
O brasileiro é muito desinteressado por política , achamos que política e ir votar no presidente ou no prefeito e pronto , que não tem toda uma máquina pública que precisa ser fiscalizada , e pior , quando fica comprovado que um político está roubando , é muito comum que se diga : " ele rouba , mas faz " . E sem contar que o professor disse é verdade , olhamos apenas para o nosso umbigo .
A nossa nação está esperando por algum herói vir até o Brasil para resolver, muito rapidamente, os nossos problemas... Esse é o grande ERRO dos brasileiros... Não existirá 1 herói! O Brasil tem o desafio de ser forte, inteligente e unido de maneira coletiva!!! Somente assim nós avançaremos, democraticamente. Atualmente, nós percebemos facilmente como não há coletividade e objetivo comum entre os nossos 3 poderes... Essa é a fraqueza do Brasil e que persiste por muito tempo...
@@angeloescorcio6444 Não cara, ele se utilizou desse sentimento nacionalista só pra chegar no poder, tanto que ele colocou os interesses da família dele e de amigos acima dos interesses da nação.
@@ssuaviloquente Você deve está falando do seu alcoólatra. Que beneficiou os seus em detrimento do povo. Acorda, para de se embebedar e tragar a erva maldita. Estimo melhoras
@@ssuaviloquente ele não utilizou de nenhum sentimento de NINGUÉM. E eu muito menos sou de delegar o meu futuro a terceiros. Você que é NÓIA. Mais isto é problema seu. NÃO MEU.
@@angeloescorcio6444 kkkkk vc é doente cego, deve ser um velho aposentado sem nada pa fazer na vida com uma vidazinha mediocre que trata politico como se fossem deus, bolsonaro é um canalha igual voce que defende um mal carater desses
Conhecer o Brasil, o mundo e a geopolítica. Isso com certeza ajudará o nosso povo a evoluir e ampliar a visão nesta luta pela transição para uma sociedade moderna. Sonho com isto Brasil a nação. Sou seu fã professor vi mais de 30 vídeos seus em 2 meses.. Parabéns! Aprendo muito! gratidão por dividir idéias e conhecimento de uma forma tão importante e equilibrada para todos nós.
No caso da Espanha ha alguns conflitos internos entre as regiões e uma identificação maior com estas regiões do que com a nação Espanha como um todo, ainda assim o país consegue prosperar e ser desenvolvido. Como se explica isso?
É um dos países menos desenvolvido s da Europa ocidental maior parte do dinheiro veio da época da colonização E os conflitos são pequenos parte de uma minoria
Professor hoc Ontem fui pra escola No caminho encontrei um colega que tava na rua fumando maconha Chamei ele , perguntei o que vc tá fazendo aqui ? Ele me respondeu Mas eu não consegui responder nada pra ele Sai , fui pra escola Agora entendi Porque fumar maconha no meio da rua e uma fauta de respeito com as pessoas 🤦🏻♀️ Vc tem razão uma mão lava a outra as duas lavam o rosto !
Episódio incrível, não tenho oque dizer, boas fontes, sucesso irmão, continue na luta de obter mais e mais conhecimento, para afim de compartilhar com vossos compatriotas. 🤜🤛🤝
Heni, você estar de parabéns pelo canal. Concordo com seus ensinamentos sobre política. Espero um dia velo candidato a presidente da República, com certeza você teria o meu voto! Abraço amigo.
Tenho dito...pra se ter um cargo de presidente ..deputados vereadores...etc..tem que haver pre-requisitos básicos..no mínimo cursos de ciências políticas e sociologia
É incrível encontrar alguém que consegue contextualizar e explicar a realidade da Nação. Professor, uma nova constituição baseada na liberdade criaria uma identidade e patriotismo para Nação Brasileira?
Excelente vídeo, apesar de alguns pitacos que eu daria se fosse em um debate: 0:48 - Se existe o dever de "ajudar" outro/a/s, existe então o "direito de ser ajudado"... Perguntaria, nesse caso: quem e como se decide a partir de e até que ponto a ajuda deve ou não ser obrigatória?... "Atualmente", nos ajudamos em família e entre próximos e cooperamos com outro/a/s através do trabalho e do comércio, sendo relações essencialmente diferentes, mas nenhuma originalmente por "dever legal"... 7:14 - O estado ainda é o maior patrimonialista, tendo como ação embrionária a "medida" de "tornar público" parte dos bens e das propriedades dos indivíduos de forma coercitiva, se apropriando indevidamente de patrimônio alheio, sob o argumento de promover ordem e justiça, imputando ao indivíduo uma pecha moral-cultural de ser incapaz de se responsabilizar por suas próprias escolhas e, assim, "legitimando" o financiamento e a retroalimentação de sua própria estrutura. Nem o "contrato social" forma "argumento" ético e lógico para isso,... 12:20 - O estado (nem ninguém) não tem a capacidade de garantir o "sentimento nacional" em todos os indivíduos do "seu" território, portanto, partindo daí, todas as outras proposições estarão fadadas ao insucesso econômico e/ou causarão injustiças. O estado é o ente que oferece as melhores oportunidades para patrimonialistas (pode trocar "patrimonialistas" por "desonestos" se quiser ser mais abrangente pois a frase mantém o contexto). Enfim, escrevi isso tudo pra dizer que, pela ética e pela moral, deduzo que o indivíduo tem o direito e o dever legítimos de priorizar e de se responsabilizar por si próprio, sem pesar nos bolsos "dos outro/a/s". Desculpem pelo textão.
Você é merecedor de aplausos.Possui uma semântica admirável, então me pergunto: A biologia humana é superada pela sociologia humana? onde quase tudo é política...(sem entrar na questão da nescessidade social do ser humano )resumindo, gostaria de ver você em cargos de mais "poder " ao mesmo tempo, temo que perderiamos esse Heni mais próximo das pessoas que admiram o saber - o poder requer sacrifícios.
@@russo4k644 , Olá...não sei seus gostos litinerários mas indico: A arte de pensar com clareza- Rolf Dobelli- baixe gratuitamente, são vários assuntos e seus viés. Não é cansativo e da pra ler as poucos, sendo um conhecimento pra vida toda...garanto)
Para o Brasil se tornar uma nação onde predomine um espírito de coletividade, será necessário uma profunda evolução moral do brasileiro.
A capacidade argumentativa é impressionante..
Eu me deparei com o HOC no twitter e, cada vez mais, me identifico com a sua eloquência.
Os seus discursos são equilibrados, mas de mta personalidade e embasados.
É animador se identificar com alguém na política atualmente..
Obrigado, Rafael!
Disse exatamente o que eu quis dizer.
@@ProfessorHOC mttkr
Mtodm
@@ProfessorHOC r um
Esse deputado faz falta lá em Brasília. Se todos os políticos tivesse esse jeito de pensar nosso país seria GIGANTE. Muito bem, Heni!
Parabéns professor !
Confesso que não entendi parte da argumentação, ele defende um Estado forte, mas é parte do NOVO, que defende um Estado reduzido? Parece um contrassenso.
@@Zuaquim1 eu acho que ele quer um estado pequeno mais forte no que ele tem que fazer
@@joaogonzaga446 eu acho que a ideia é essa também.
O estado minimo como é chamado defende o estado focar nas areas que realmente interessa como saude, educação ,segurança pública e defesa da pátria, não um estado pesado e burocrático, que se mete em tudo na sua vida e somente tira tira e tira, e vive somente para alimentar sua maquina de corrupção
Verdade professor Hoc, as pessoas estão sendo levadas por uma bestialidade coletiva e o que falta ao nosso país é um patriotismo que engloba um verdadeiro sentimento de amor e proteção ao pais e seus cidadãos. Estamos colaborando indiretamente para que os interesses de um grupo seja validado e nos destruindo como família e sociedade. Você é uma pessoa de bem e deveria estar nos representando no congresso, são políticos como o senhor que podem mudar a nossa cultura. Obrigada pelo excelente trabalho ❤❤❤!
Meu novo vício é ouvir Heni falar. Maravilhoso 😍😍
Tem brasileiros que tem o hábito, o prazer de falar mal do Brasil. Q não enxerga as coisas boas do país, só as coisas ruins. Mas uma nova semente está sendo germinada, e com a graça de Deus nós presenciaremos os seus frutos, Amém.
Muito obrigado! !!
Professor. ..
Parabéns! !!!!!
E agora percebo !!!
Que nem tudo está perdido.
Muito esclarecedor seus vídeos, suas aulas... Muito pertinente a realidade... Parabéns, excelente professor...
Me acompanhe também em outras redes sociais:
Facebook: facebook.com/heniozicukier/
Instagram: @heniozicukier
Twitter: @hoc111
Professor HOC PRA PRESIDENTE!!!
Que lindo este Vídeo Heni.um dos que amei assistir.Creio Pátria e Família estão interligadas.❤❤
Professor HOC, suas aulas são muito legais! Obrigado por compartilhar esse conteúdo!
Claríssimo,Prof.!!Os de boa índole entenderão!!😉👏
Fiquei impressionado com esse vídeo, pois ele fala exatamente o que falta no Brasil. Esse sentimento de Nacionalismo que transcende a forma de pensar patrimonialista. Parabéns Professor.
Boa o Sr é nacionalista
Olha, acho que esse sentimento nacionalista/patriótico está ressurgindo, e de maneira diferente. Antigamente eu só via pessoas carregando a bandeira do Brasil em época de Copa do Mundo. Hoje, dia 06/09/21, ao voltar de uma viagem, vi dezenas de carros, pessoas, casas com a bandeira do Brasil pendurada. Eu nunca vi algo parecido antes.
Ao MT: vc vê um patriotismo míope q estragou nosso símbolo nacional. Está mais do q comprovado q ele não simboliza, de fato, o Brasil acima de tudo. Uma pena.
professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
@@brasileironacionalista3895 professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
Realmente baseado na história comportamental da humanidade e de países desenvolvidos como a Dinamarca citado, posso afirmar que, estamos quase lá ou seja a transformação não será de uma hora para outra, mas para o que estava, estamos muito melhor e caminhando para uma boa lealdade de identidade, os detalhes como patrimonialismo e outros serão resolvidos, eu acredito nisso, no meu povo e na minha Nação.
Grato.
Prof. Oziel santos
Que bárbaro!!!! Sou do sul do Brasil, mas me sinto maior. Me sinto brasileira. Quando ouço Gal Costa cantando, parece que sinto a brasilidade toda correndo em minhas veias. Isso é fantástico. Você captou na íntegra esta problemática de brasilidade e nacionalismo patriótico verdadeiro, que não é seguido por nossos governantes, em primeiro lugar. É mesmo um "reducionismo" como você explicou. Precisamos sair desta situação, que tem origens talvez no escravismo no Brasil, bastante estudado atualmente, que determinou traços de quebra no nacionalismo como um todo, com todos e para todos. Excelente reflexão! Obrigada!
A capacidade de um político em dialogar de forma pacífica, inteligente é o que está faltando na nossa política atual, Dep Hoc agradeço como cidadão o trabalho compromissado e responsável que o Sr tem feito, não somente como político, mas como brasileiro.
Gosto muito de suas aulas, são temas bem atuais , importantes e muito bem explicados. Obrigada!
Que aula espetacular!!! Parabéns!!!!
Eu gosto muito das explicações de Geopolítica do Hoc. A sua linguagem é boa e mto prática. Precisamos de novos políticos com essa capacidade. 🇧🇷 Parabéns
Que aula professor. Ném preciso falar máis nada. ❤
Vídeo incrível Professor Heni, pois o que falta mesmo é sentimento e alma vibrante em nossa sociedade. Privilégio sim em algo: Termos acesso aos seus ensinamentos, como alguém quase formado em licenciatura em Geografia, sou muito grato por conhecer e aprender tanto. Muito obrigado e parabéns pelo primoroso trabalho.
Professor, vossa senhoria muito.me orgulha ! Geopolítica é fundamental, para enriquecimento cultural.
Parabens pela magnífica aula.
O cara é de uma articulação impressionante. Vocabulário alinhado, se o caráter tiver mesmas qualidades, poderia muito bem ser uma grande liderança para esse país tão carente de pessoas decentes.
professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
Aulas lindas ótimas pra assistir de muito conteúdo muito importante de muita qualidade e peso brilhante professor HOC 👏👏👏
Eu diria até mais, falta amor ao próximo.. isso sim! Se todos se preocupassem com o próximo como consigo mesmo, seríamos muito melhores
Up!!!!❤️
Preocupar com o próximo se esperar retorno. Se esperar retorno vc se frustra
@@Thomas_Andre Eu só ajudo se eu ganhar algo em troca. O melhor sistema é basear em trocas, ambos se beneficiam.
Ninguém pode amar o próximo como a si mesmo.
Vdd, mas o pior é que tem muitas pessoas se afundando porque mente pra si mesma. Quando vc não se engana e sabe da verdade, das dificuldades, vc présa pelo seu futuro e tenta vencer sem atalho, sem prejudicar o proximo. Aposto que tem pessoas aqui q na hora de levantar pra trabalhar n teve vontade e automaticamente colocou a cupa em algo, isso é a pessoa mentindo pra ela mesma,se vitimisando, como quem rouba e bota a culpa no estado. E éssas pessoas, eu sei pq ja passei por isso, semtem raiva daquilo que elas acham ser culpadas pelas suas dificuldades ao inves de sentir raiva da sua própria falta de vontade e vitimismo. Quando o dispertador tocar e voce nao sentir animo veja isso como um adiversario que voce sente raiva e inspiração de vencelo
#HOCPresidente Vamos plantar essa semente! 🙌 Rimou 💁🏻♂️😂
O professor Heni deveria ser ministro da educação ou da cultura. O cara é um exemplo de conhecimento.
professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
Fantásticas colocações. Disse tudo Heni. Parabéns. Muito obrigado.
Tenho companhado seus vídeos e tenho gostado muito. Sou professora de Geografia e seus vídeos são muito importantes para mim. Parabéns!
Verdade, muito bem explicado, de forma simples e objetiva. 👏👏👏👏👏
Não há como as pessoas “comprarem” a identidade nacional. E mesmo que houvesse, isso não criaria instituições fortes. As instituições fortes e o verdadeiro Estado de Direito são construídos de baixo para cima. O povo é que é a base da democracia
Povo de onde??
Livre pensador De qualquer país , de qualquer lugar
Ha sim, pois assim como uma pessoa reconhece aqueles do seu grupo, pode muito bem expandir sua noção para o seu país. E a partir do momento em que isso acontece (em grande escala nacional) a forma de como as instituições atuam passam a ser interesse do todo, e não algo distante e seleto aos mais ricos que vivemos de forma alienada hoje. Infelizmente, se você ver a historia política e social do Brasil vera que é praticamente impossível algo como issoacontecer aqui sem um grande acontecimento
O povo é uma entidade que sempre pode ser tangida.
Ora, mas é claro que tem como as pessoas "comprarem" a identidade nacional. Usando um exemplo bem parecido à Dinamarca citada no vídeo podemos ver a Finlândia: país que hoje é um dos maiores exemplos de prosperidade e bem estar social mas que só tem esse perfil há algumas décadas - por quase toda a sua história, a Finlândia foi um país pobre, dominado por estrangeiros e que mal dava valor à sua cultura e língua (por serem consideradas "feias" e "inferiores" pelas nações que a dominaram, Suécia e Rússia). Isso muda justamente no fim do séc. XIX, pelo surgimento de um sentimento nacionalista e uma renovação da língua finlandesa, principalmente por conta da obra literária Kalevala, que compilava lendas, mitos e canções dos lugares mais afastados do território finlandês, criando um laço que se estendia e era compartilhado por toda a população.
Isso, inclusive, é algo que foi tentado no Brasil, especialmente por autores do nosso Romantismo, que tentaram criar uma narrativa nacional fundadora baseada nas raízes indígenas da nossa cultura. Isso, porém, não deu certo justamente pela herança colonialista e o, ainda presente, sentimento de menosprezar o que é nosso, o que é verdadeiramente brasileiro, e ainda ver a cultura europeia como dominante.
O caso do Brasil é muito mais complicado do que Dinamarca ou Finlândia, que, apesar de qualquer coisa, sempre tiveram e mantiveram uma unidade - étnica, cultural e linguística - ao contrário do Brasil, fundamentado na mistura de diversas línguas e culturas (os índios nativos, os portugueses, os diversos povos africanos escravizados, etc) e por isso é tão difícil de se criar uma UNIDADE nacional. Mas daí a dizer que "não há como" fazer isso é dar um tiro no pé. Como eu disse, é, sim, muito difícil de se fazer isso. Porém não é impossível. Para conseguirmos isso, temos que começar justamente com o que foi dito no vídeo - termos os direitos e o bem estar do coletivo como prioridade. Isso significa reconhecer e proteger os direitos e necessidades dos povos indígenas, do povo negro, da nossa flora e fauna, dos nossos mares e, até mesmo, dos outros motoristas e pedestres no trânsito.
Parabéns
Muito bom ouvir você argumentando
"Captei, captei a vossa mensagem oh sábio guru"
No Brasil, qualquer semelhança é mera coincidência.
Suas reflexões são de alto nível, parabéns e obrigado pelo conteúdo.
professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
Bom dia, esse vídeo é mais importante hoje do que quando foi gravado, sobretudo o conceito de patrimonialismo.... Nós ajuda a entender o q aconteceu no Brasil nos últimos 5 anos.
A Identidade Nacional é na verdade a grande Epopeia Brasileira. Já estivemos no passado firmes nesse trilho até a entronização/infiltração na sociedade de várias mentalidades de cunho revolucionário que obtiveram uma primeira grande vitória - para nossa infelicidade - há 131 anos atrás com o golpe da república e depois com a Semana de 22 e foi nesse momento que começamos há nos tornar "Um país que não possui história, só geografia".
A perda da referência dos que realizaram sacrifícios, feitos em comum, dos que deram a vida e aqueles que suas ações realmente nos legaram o que chamamos Brasil faz um mau (com "u" mesmo) terrível para o avanço virtuoso dessa epopeia.
Prova disso é que ninguém mais se recorda de José Bonifácio.
Existe uma estreita dependência entre TODOS...mesmo inconsciente... não somos fechados...cada família depende das demais é FATO.
Sensacional ouvi-lo, compartilho do modo de pensar no vídeo e que bom temos você como deputado estadual, quero ver você como governador de estado e ando vendo vários deputados analisando para futuros votos.
Verdade nossa politica precisa de sangue novo ocupando cargos mais importantes e tocando nesses assuntos importantes.
Muito boa dua fala realmente é visível a falta de patriotismo eu tenho 74 anos na minha escola cantavamos o hino aprendiamos a respeitar o outro , caminhamos em muitos aspectos mas em direção as nossas raizes nos distanciamos e com esse governo estamos vivendo pessimos exemplos
Muito bom Heni, obrigado pela qualidade do seu canal. Parabéns e persistência meu amigo. A estrada é longa “audere est facere”.
Gostei da sua colocação muito oportuna sobre sociedade e nação
Da gosto de ouvir tanta coerência!
Esse seu vídeo virou um complemento e revisão para minha leitura do livro Como ser um Conservador do Roger Scruton. Valeu mesmo pelo vídeo. Abraços.
Nunca vi alguém que fale melhor que o heni! Fantástico
concordo!!!
Fala bem, mas fala merda. O estado eh o problema, não a solução.
@@pedrortega68 o estado não é o problema amigo, o problema são as pessoas que os brasileiros escolhem para comandar o estado. Um estado bem administrado transforma uma nação, então cabe a nós brasileiros escolher bem os nossos representantes.
Obrigado, João Paulo!
Professor HOC PRA PRESIDENTE!!!
Professor Heni daria um bom ministro da educação, da cultura ou até um presidente da República. Seu conhecimento, sua didática e forma de ensinar é de aplaudir.
Parabéns Professor...muito bem pontuado! Excelente...
HOC , sou de SP , ando pelas ruas e infelizmente a vida toda por onde quer que eu passe por São Paulo me deparo com muitos compatriotas que tiveram suas vidas destruídas por essa nação, fica aqui a pergunta: Como um cidadão comum como eu, sem posses, poderia contribuir com além da minha própria família?
Vc ser empenhado com sua família já um ganho para a nação. Vc ser em estudante/profissional passa a ser mais ainda. Fazendo qq trabalho sem fins lucrativos ou mesmo ajudando seus familiares ...
Muito bom!! Eu percebo que cada vez mais estou adquirindo um sendo de coletivismo e de que somos todos um, o que acontece ao outro, interfere no nosso mundo. Um somos todos todos somos um!
Muito bom👏👏👏👏 tem muita gente precisando ouvir isso tudo para entender muita coisa!
Muito bom os seus vídeos. Vejo que tem clareza de raciocínio , conhecimento e boas sugestões. Foi eleito deputado por São Paulo. Quais são as suas principais dificuldades como deputado?! O que o impede como parlamentar de fazer o que o povo pede e você planeja fazer ?! Quais mudanças são necessárias pare que o senhor e demais deputados consigam tomar as medidas necessárias para resolver os problemas.de São Paulo?! Que mudanças são necessárias no ALESP e o que é necessário para que elas aconteçam?! Com tantas irregularidades no governo de João Dória, porque a Câmera de deputados de São Paulo ainda não decretou o impeachment do Dória?!
Se os políticos tivessem o conhecimento e visão que você tem o Brasil seria outro, nossas empresas e indústrias seriam grandiosas e teríamos empregos para todos o Brasileiros.
eu acho que eles tem , mais preferem o outro lado.
O que faz a humanidade cooperar em grande escala se chama comércio, troca voluntária mediante lucro não sentimento coletivista. Com todo RESPEITO ao título de professor desse rapaz. Que aliás fala muito bem. Gostaria de me expressar tão bem assim.
O Estado proteger a familia e amigos, enriquecendo aos arredores com aplausos de famintos. Já vimos isso há pouco tempo atrás.
E ainda vemos!
Estamos agora.
na verdade estamos vendo isso ainda e provavelmente veremos até o final de 2022
@@fabioraniery6950 Lulinha não está no poder amiguinho.
Estamos nessa desde 1980, e se depender dos famintos por esmolas do governo, vamos continuar para sempre. Foi assim com Collor, FHC, Lula, Dilma e agora, mesmo que pouco, mas ainda permanece no atual governo.
No Brasil, não existe um governo, mas sim um desgoverno, pois é tudo desgovernado.
A esmola pode até ser boa, mas é temporária e dura pouco. E quando ela acaba, as consequências chegam em forma de recessão econômica.
Simplesmente uma dialética espetacular. Uma explicação clara e enxuta. Parabéns pelo canal, professor.
Excelente essa fala! Isso mostra-nos a forma de pensar da família miliciana que hoje está em Brasília. Alguém deixou de ver os bozopetistas nessa aula?
E os lulista comedor de capim? Montou um podre ! Pra livra todos sem excessão Serra Alckmin TEMER Lula Aécio etc palhaço 🤡
@@marceloherrero36 A menina está magoada? kkkkkkkkk
@@canaldoprofessorgilsondema9587 não quem tá magoada é você por seu lixo de estimação, já está solto, junto com ele prescreveu do Serra etc quer pagar de professor
@@marceloherrero36 Magoada e desequilibrada. Tadinha... toma um drink de cloroquina garota. kkkkkkkkkkk
@@canaldoprofessorgilsondema9587 toma um drink com sua esposa
Maravilhosa aula!
Sou sua fã, Heni!👏🏼👏🏼👏🏼
Esse vídeo precisa ser visto pelos eleitores em 2022. É de suma importância que escolhamos congressistas mais ocupados em melhorar o país e não exclusivamente seu próprio patrimônio às custas do contribuinte.
💪😎...
Compartilharemos nas redes!!!!
"A vida é uma cachoeira
Somos uma pessoa no rio e outra após a queda" soad
É um antes de ser eleito, depois que entra, impera os interesses particulares.
professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
@@naylab369 professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
Parabéns professor estou conectada,Vc é muito simpático chrisBH
Esclareceu de forma indireta o que muitas pessoas não enxergam no governo atual, muito bom, parabéns!👏👏👏
No alvo🎯🎯
professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
@@dailaranjeira3645 professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
Olhos 👀 e ouvidos desatentos. Avaliem, hoje, o quanto retrocedemos com o anterior governo da mentira, do mito, do falso messias, do gado e negacionismo a ciência.
Há o opressor e o oprimido. Transitam nesses interstícios os bem nascidos é bem educados são os que “lideram” nas grandes corporações e governos. O resto é massa de manobra: invisíveis.
professor, parabens pelo vídeo, um ótimo conhecimento! você poderia também falar sobre os interesses da população brasileira e se os interesses se adequa com a nossa situação brasileira e os interesses dela ou não, acho isso um ponto importante, pois com toda certeza tem gente que tenta seguir seus sonhos e própios interesses mas não consegue chegar a prosperidade pois com toda certeza que a maioria dos cidadaos brasileiros querem serem prosperos! valeu!
O senhor é essencial para o futuro desse pais.
Eu me pergunto se não viria primeiro um sentimento de justiça. Instituições que realmente defendam o certo e punam o errado. Acho que tudo começa por aí no Brasil. A impunidade em todos os níveis imagináveis, da política, passando pelo privado e chegando ao crime violento. Melhorando isso, o sentimento nacional e de orgulho do que é nosso acho que começa a brotar naturalmente. Haverá muito do que se orgulhar em ser brasileiro e fazer parte desse grande país. Isso aqui pode ser o paraíso na terra.
Excelente! Povo ideal é aquele q pensa e age sempre levando em consideração o bem coletivo ou do próximo. Eu tenho tentado. 😌💕
Com o professor HOC fica fácil entender até o complexo. Encantadaaaaaaaa!!!!
90% dos políticos não estão preocupados com o desenvolvimento de sp
@@lexdia9729 Não estão preocupados
Existe outras cidade não só rio e são Paulo gramado muito mais lindo cidade turística se duvidar mais bonita do Brasil arrecada muito menos pessoas super educada carro para vc passa r na faixa vamos sair da caixa
Muito show!! Desafiador o convite MENOS " EU ", MENOS "MEU" e MAIS "nosso" . A pessoa de Jesus tinha essa idéia como "fonte" paz justiça e amor
Nossa...vc é assustadoramente bom! obrigada
Este vídeo deveria ter milhões e milhões de views. Excelente!
Heni, gosto muuuito dos seus vídeos. Raramente comento porque não há muito o que comentar senão agradecer.
Hoje contudo quero comentar algo que me chamou a atenção sobre sua distinção entre estrangeiro e estranho.
Na verdade, são a mesma coisa e vêm da mesma origem: xenos.
Eles só são divergentes na teoria. O melhor, na Lei.
Por que digo isso?
Porque cultura e língua não são argumentos válidos para distinguir "nós" dos "outros".
No Paraguai, no Uruguai, no Brasil, França, EUA, Itália, China, Canadá, Rússia, Nova Zelândia, Índia, Paquistão, entre vários outros, não se fala apenas uma língua.
Eles são nações ou Estados-nação por questões geopolíticas e não linguísticas ou culturais.
Essa é uma ideia que surge com os movimentos nacionalistas e, aqui no Brasil, com o romantismo, influenciado por esse movimento internacional de ditar/criar uma cara nacional, de imputar aos povos que vivem dentro dos limites nacionais(lizados) uma cara de povo.
Para onde quero ir com esse argumento?
Quer dizer que, se somos brasileiros, não o somos porque falamos a mesma língua, mas porque nascemos num lugar onde os ex-colonizadores determinaram ser Brasil ou que viriam a ser anexados como Brasil, como é o caso do Acre.
Sendo assim, se quisermos nos ver como um só, algo maior, não precisamos necessariamente dançar do mesmo jeito ou falar do mesmo jeito, mas ter objetivos comuns.
E que objetivo mais comum de que não passar fome? Que não ter seus direitos básicos violados? Antes, de ter direitos...
Que interesses comuns se sobressaem a não ser morto injustamente? A poder ter direito à moradia?
Tendo esses direitos atingidos IGUALMENTE, isso que se chama virtualmente de Brasil pode pensar em metas de crescimento PARA TODOS que nasceram nele e que se o faça de maneira tal que não retire direitos de outros de dentro e de fora do seu território.
Enfim, Heni, como disse, amo seu canal! Sério mesmo.
Hoje ,e despertou esse desejo de comentar e já peço desculpa por me delongar.
Parabéns é MT bom ouvir, ler quem tem o q dizer .
@@vilmacastro5843 brigado, Vilma
@rodrigo Barreto, fiquei confuso em um momento do seu comentário, afinal vc diz que a cultura é ou não totalmente válida para a formação de um estado-nação?
Bárbaro...
Boa...
Amor ao compatriota...!!!!!!!
Raro isso.
Boa!! Ótima cutucada no biroliro no fim do vídeo 👏🏽
Eu ficaria horas ouvindo ele...🤩👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Como é bom ter a ideia corroborada que o cara em que eu votei tem tanto conhecimento. Espero que um dia tenhamos um corpo congressista desse nível...
Obrigado pela confiança, David!
Amigo você tem boa retórica e mente muito bem. Use a sua capacidade para buscar a verdade, ou seja, fundamento cognitivo universal e permanente da realidade dos juízo.
Faz um vídeo do que aconteceria com a economia se não fizessem o isolamento.
Morreria mais gente...
@Thiago Sena que besteira cara, base científica? Não viaja, isolamento é matemática elementar, você sabe por um acaso fazer conta?
@Thiago Sena EUA dá um alô com seus 17 milhões de casos e 317 mil mortos também
@Thiago Sena manda os papers ai amigo! A questão poderia ser simples assim, mas não é.
@@roberttal4985 sim. Uma piada q fez o mundo mudar. Que fez a ciência mudial se debruçar.
Excelente vídeo professor. Além dessas questões de poder de Estado e leis universais, eu entendo que a arquitetura e a infraestrutura também sejam primordiais.
O grande sucesso de Nabucodonosor na criação da Babilônia foi uma arquitetura bem planejada, com avenidas largas, avenidas transversais e ruas em linhas retas. Assim o poder de Estado pode atuar dentro da sociedade.
Observando-se a arquitetura dos bairros de São Paulo por exemplo, há regiões onde o poder de Estado atua com segurança e lei de trânsito, mas nas comunidades e naqueles amontoados de casas é quase impossível o estado agir. Para quem já entrou em uma comunidade mais fechada, vc não sabe para onde ir e como sair do local, por que são tantos becos, quebradas e desorganização que apenas os morados sabem transitar pelo local. Quando os criminosos estão em fuga da polícia, a primeira coisa que eles fazem é entrar nas quebradas pq lá eles tem a proteção dos muros e dos esconderijos secretos, e se os policiais entram eles viram alvos fácies.
Excelente vídeo ! Realmente alguns dizem que o patrimonialismo é a origem das mazelas que temos hoje. Felizmente, com o surgimento da internet podemos fiscalizar, cobrar e eleger de forma mais eficiente. Porém, infelizmente, estamos longe do ideal.
O brasileiro é muito desinteressado por política , achamos que política e ir votar no presidente ou no prefeito e pronto , que não tem toda uma máquina pública que precisa ser fiscalizada , e pior , quando fica comprovado que um político está roubando , é muito comum que se diga : " ele rouba , mas faz " . E sem contar que o professor disse é verdade , olhamos apenas para o nosso umbigo .
A nossa nação está esperando por algum herói vir até o Brasil para resolver, muito rapidamente, os nossos problemas... Esse é o grande ERRO dos brasileiros... Não existirá 1 herói! O Brasil tem o desafio de ser forte, inteligente e unido de maneira coletiva!!! Somente assim nós avançaremos, democraticamente.
Atualmente, nós percebemos facilmente como não há coletividade e objetivo comum entre os nossos 3 poderes...
Essa é a fraqueza do Brasil e que persiste por muito tempo...
E a falta desse sentimento nacionalista trouxe a tona o Bolsonarismo que claramente se faz passar por patriota.
Jon Jons.. Bolsonaro é que reacendeu este sentimento que se encontrava adormecido. Dignidade, honestidamento e respeito com o dinheiro público.
@@angeloescorcio6444 Não cara, ele se utilizou desse sentimento nacionalista só pra chegar no poder, tanto que ele colocou os interesses da família dele e de amigos acima dos interesses da nação.
@@ssuaviloquente Você deve está falando do seu alcoólatra. Que beneficiou os seus em detrimento do povo. Acorda, para de se embebedar e tragar a erva maldita. Estimo melhoras
@@ssuaviloquente ele não utilizou de nenhum sentimento de NINGUÉM. E eu muito menos sou de delegar o meu futuro a terceiros. Você que é NÓIA. Mais isto é problema seu. NÃO MEU.
@@angeloescorcio6444 kkkkk vc é doente cego, deve ser um velho aposentado sem nada pa fazer na vida com uma vidazinha mediocre que trata politico como se fossem deus, bolsonaro é um canalha igual voce que defende um mal carater desses
Que aula atual! Pena que daqui a 10 anos ela vai continuar sendo atual.
Conhecer o Brasil, o mundo e a geopolítica. Isso com certeza ajudará o nosso povo a evoluir e ampliar a visão nesta luta pela transição para uma sociedade moderna. Sonho com isto Brasil a nação. Sou seu fã professor vi mais de 30 vídeos seus em 2 meses.. Parabéns! Aprendo muito! gratidão por dividir idéias e conhecimento de uma forma tão importante e equilibrada para todos nós.
Vc é tão necessário…🤩🙌🏻
Temos que concordar em uma coisa, se não somos fiéis na nossa própria família, seríamos pela dos outros?
a senhora é bem brasileira , o atual governo se for necessário afundar o pais ou seja nós para salvar seus filhos ele fará!
Defensora de despotismo agora haha
Falou muito sobre as atitudes do bolsonaro, mas sem citar o nome. Excelente vídeo.
Profe, falou tudo o q eu pressentia e não sabia explicar!!! Perfeito! Obrigada.
esse hoc é um verdadeiro show
Aos amigos tudo,aos inimigos a lei
Esta frase é do realista Maquiavel . É duro, mas é isto mesmo o que acontece .
muito bom...parabens ... perfeito
No caso da Espanha ha alguns conflitos internos entre as regiões e uma identificação maior com estas regiões do que com a nação Espanha como um todo, ainda assim o país consegue prosperar e ser desenvolvido. Como se explica isso?
É um dos países menos desenvolvido s da Europa ocidental maior parte do dinheiro veio da época da colonização
E os conflitos são pequenos parte de uma minoria
Parabéns professor.
Ótimo vídeo.
Olá professor. Por favor comente sobre a frase " patriotismo é síndrome de Estocolmo coletiva (ou em larga escala)"
Professor hoc
Ontem fui pra escola
No caminho encontrei um colega que tava na rua fumando maconha
Chamei ele , perguntei o que vc tá fazendo aqui ?
Ele me respondeu
Mas eu não consegui responder nada pra ele
Sai , fui pra escola
Agora entendi
Porque fumar maconha no meio da rua e uma fauta de respeito com as pessoas 🤦🏻♀️
Vc tem razão uma mão lava a outra as duas lavam o rosto !
Episódio incrível, não tenho oque dizer, boas fontes, sucesso irmão, continue na luta de obter mais e mais conhecimento, para afim de compartilhar com vossos compatriotas. 🤜🤛🤝
Tá aí o canal que eu precisava encontrar!
Heni, você estar de parabéns pelo canal. Concordo com seus ensinamentos sobre política. Espero um dia velo candidato a presidente da República, com certeza você teria o meu voto! Abraço amigo.
com.um STF desses? kkk vai sonhando😂
Concordo com tudo só espero que antes haja uma reforma política e social profilática se sobrevivermos.....tem o meu voto.
Tenho dito...pra se ter um cargo de presidente ..deputados vereadores...etc..tem que haver pre-requisitos básicos..no mínimo cursos de ciências políticas e sociologia
É incrível encontrar alguém que consegue contextualizar e explicar a realidade da Nação. Professor, uma nova constituição baseada na liberdade criaria uma identidade e patriotismo para Nação Brasileira?
professor hoc dep federal 1911. Vote nele e divulgue
@@joaorafaelaguiardeoliveira5719 gostaria, mas não sou de são Paulo... Gostaria muito que ele fosse de minas 😁
@@jeangass interior paulista e mineiros somos irmàos. Vai dar tudo certo.
Excelente vídeo, apesar de alguns pitacos que eu daria se fosse em um debate:
0:48 - Se existe o dever de "ajudar" outro/a/s, existe então o "direito de ser ajudado"... Perguntaria, nesse caso: quem e como se decide a partir de e até que ponto a ajuda deve ou não ser obrigatória?... "Atualmente", nos ajudamos em família e entre próximos e cooperamos com outro/a/s através do trabalho e do comércio, sendo relações essencialmente diferentes, mas nenhuma originalmente por "dever legal"...
7:14 - O estado ainda é o maior patrimonialista, tendo como ação embrionária a "medida" de "tornar público" parte dos bens e das propriedades dos indivíduos de forma coercitiva, se apropriando indevidamente de patrimônio alheio, sob o argumento de promover ordem e justiça, imputando ao indivíduo uma pecha moral-cultural de ser incapaz de se responsabilizar por suas próprias escolhas e, assim, "legitimando" o financiamento e a retroalimentação de sua própria estrutura. Nem o "contrato social" forma "argumento" ético e lógico para isso,...
12:20 - O estado (nem ninguém) não tem a capacidade de garantir o "sentimento nacional" em todos os indivíduos do "seu" território, portanto, partindo daí, todas as outras proposições estarão fadadas ao insucesso econômico e/ou causarão injustiças. O estado é o ente que oferece as melhores oportunidades para patrimonialistas (pode trocar "patrimonialistas" por "desonestos" se quiser ser mais abrangente pois a frase mantém o contexto).
Enfim, escrevi isso tudo pra dizer que, pela ética e pela moral, deduzo que o indivíduo tem o direito e o dever legítimos de priorizar e de se responsabilizar por si próprio, sem pesar nos bolsos "dos outro/a/s". Desculpem pelo textão.
Você é merecedor de aplausos.Possui uma semântica admirável, então me pergunto: A biologia humana é superada pela sociologia humana? onde quase tudo é política...(sem entrar na questão da nescessidade social do ser humano )resumindo, gostaria de ver você em cargos de mais "poder " ao mesmo tempo, temo que perderiamos esse Heni mais próximo das pessoas que admiram o saber - o poder requer sacrifícios.
Me dê dicas de bons livros meu compatriota, aparentemente você lê bastante.
@@russo4k644 , Olá...não sei seus gostos litinerários mas indico: A arte de pensar com clareza- Rolf Dobelli-
baixe gratuitamente, são vários assuntos e seus viés.
Não é cansativo e da pra ler as poucos, sendo um conhecimento pra vida toda...garanto)
@@russo4k644 livro A verdade sufocada
Educação que precisamos no Brasil. Sentimento de Nação como o senhor diz.