LÍLIAN ROCHA - DO NILO - EPK ÁLBUM

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • DO NILO é o disco de estréia da cantora e compositora paulista, de origem mineira, Lílian Rocha. Enquanto pesquisadora das musicalidades afro-diaspóricas e africanas, com foco nas artes musicais do Oeste Africano, do Vale do Rio Zambeze e da região Magreb, Nilo faz referência ao maior rio do planeta Terra, conexão de várias culturas, além de ser o nome de seu ancestral direto, seu pai.
    No disco DO NILO Lílian propõe diálogos musicais que vão das Minas Gerais a Moçambique, passando pela Guiné-Conakry, Mali e Senegal, desembocando na encruzilhada de São Paulo. Sua música fala sobre perspectiva, encontro e memória coletiva na diáspora africana. É um trabalho que se propõe a olhar para a Música Popular Brasileira a partir de uma perspectiva "Amefricana" dessas heranças e a sua contemporaneidade.
    Lílian é a autora de 10 das 11 canções, incluindo as instrumentais; e dirigiu o trabalho ao lado do músico moçambicano Otis Selimane. O álbum foi produzido nos estúdios 185 e Juá, ao longo dos meses de Janeiro a Abril de 2024, com apoio dos recursos do Edital Proac 16/2023, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
    Os músicos e as musicistas convidados a integrar as bandas base do disco DO NILO são alguns dos nomes mais preponderantes da cena musical contemporânea brasileira: nas baterias além de Otis, Matheus Marinho e Thiago Sonho. Nas percussões Rudson Daniel, Danilo Moura, Moustapha Dieng (Senegal) e Mestre Nico (Pernambuco). Contrabaixos são de Bruna Duarte, Sidiel Vieira e Weslei Rodrigo. Violões e guitarras: Fábio Leal, Erick Khalo N'Ji (Congo), Vinícius Sampaio, Leandro Mendes, Acauã Ranne, além de Ian Nain no Alaúde e Chumba. Sopros: Laura Santos (clarinete), Sidmar Vieira (trompete e flugel), Gláucio Sant'Ana (trombone), Thomaz Souza (saxofones alto e tenor) e Thiago Caires (bombardino). Nas teclas Fábio Leandro assina a maior parte dos pianos, além do arranjo de "Lua Nova"; em "Sua Vez", teclas também de Diogo Ville. As vozes instrumentais e de apoio (backings) são maestria de Graciela Soares e Layla, ao longo de todo o álbum e de Victória dos Santos e Maria Luana, em "Cumbuca". Também as vozes das crianças Nayara, Gabriel e Alice, em "Brinco de Princesa de Mali". As vozes de participações especiais apontam para vários Brasis: Josyara* (Bahia), Jota.Pê** (São Paulo), Júlia Tizumba (Minas Gerais), Amauri Falabella (São Paulo), Bia Doxum (São Paulo) e Lenna Bahule (Moçambique). Ainda nas participações especiais Ballet Koteban (Brasil - Guiné)
    O disco DO NILO contou com o apoio do Estúdio Ecos na sua fase de pré-produção e também com a Dandara Produções, Guata Productions e Xiphefu na assistência de produção executiva, que é assinada pela DO NILO PRODUTORA.
    Agradecimentos à Valéria Araújo, Tuana Patiara, Natércia Silveira, Renato Cândido, Gabriel Vasconcellos, Beto Da Mata, Gracinha, Pedro Nilo, Família Rocha e Família Araújo.
    * Josyara, artista gentilmente cedida pela Deck Disk
    ** Jota.Pê, artista gentilmente cedido pela Som Livre
    Imagens EPK: Eris Collors
    Montagem e edição vídeo EPK: Guata Productios
    Fichas técnicas completas em breve
    Se inscreva no canal e nas plataformas digitais para acompanhar a sequência de lançamentos do disco DO NILO.

КОМЕНТАРІ • 17