No início dos anos 2000 o Gilberto Gil gravou no estúdio Tuff Gong na Jamaica, que é da família do Bob Marley, teve cenas dos bastidores da gravação, o produtor do disco foi o Tom Caponi e o técnico do estúdio era o mesmo técnico do Bob Marley, tudo foi gravado na fita! Nessas cenas de bastidores tem uma conversa do Gilberto Gil e do Tom Capone e eles falam assim: No Brasil na hora da gravação a gente grava o mais íntegro possível, aqui não é assim não, aqui é tudo gravado processado e na hora da mixagem eles dão mais uma processada! Em termos de qualidade sonora e peso na minha opinião foi o melhor trabalho que o Gilberto Gil fez na carreira!
Quando vi esse doc a primeira vez, eu via música e não a produção. Aí vendo esses comentários lembrei dele e fui rever. Valeu por rememorar essa minha lembrança!!!!
Cara, lembro que a primeira vez que vi uma video aula gringa de mixagem, e o cara mostrou a musica antes da mixagem, eu achei que ele tava de sacanagem...a musica ja tava mixada! Kkk
Eu não consigo mais parar de ver seus vídeos… conteúdo e histórias incríveis. Sou diretor de dublagem em 2 empresas e tenho minha própria (bem pequena) que presta esse serviço. Carreguei minha experiência da música pra dublagem e deu muito certo. Dublo, dirijo, edito e mixo… Seu conteúdo tem me ajudado pra caramba. Muito obrigado ❤
Legal demais ver isso. Eu gravei uma banda aqui no estúdio processando algumas coisas há 2 dias atrás, ainda com um pouco desse medo, q vou perder aos poucos. Tô curtindo esse caminho. Mais natural, mais bacana, mais punch, outra onda. E tô usando coisas bem simples. Compressor Art, prés da Behringer, só um UAzinho rsrsrs. até aqueles tão odiados compressores alesis eu usei. E tá rolando bem mais legal do que aquela gravação coxa com tudo flat e depois fazer milagre na mix rssrrsr. Seu conhecimento tá fazendo a diferença aqui. Obrigado por esse conteúdo
Você é incrível Lisciel. Sua sinceridade tem me motivado a não parar. Tenho investido em equipamentos analógicos, apesar de poucos e baratos, dão um som e uma seriedade pro trabalho e sem contar a emoção do som passando e todo o processo. É emocionante demais. Meus Dbx dão de 10 a 0 no Rvox da waves.🙌🏻
Cara o curioso é que vi esse video e resolvi pegar um console de mesa digital não vou falar qual pq não quero fazer propaganda e nada, quando ouvi vc falar do som que os caras tiram do digital pensei, não é possivel que não consigo chegar em algo que me agrade um pouco, então eu pensei num processo mais simples, no caso eu joguei todas as saídas do protools para a mesa digtial que é interface tb e usei os recursos dela que ela tem compressores DBX que vem de fabrica e mexi no som, cara eu consegui o som que proximo do que eu queria, é claro que faltou algo, pois o processo ainda é digital mas eu gostaria de agradecer vc por esse vídeo Lisciel, abriu minha mente e acredito que ficou melhor que mexer com um monte de plugin nos processos demorados, eu ficava horas e cansava o ouvido com isso, eu fiz algo usando o que tenho com o que vc falou deu certo cara.
O sistema HD core da Avid tem Dsp fantástico. Igual a universal Audio. Acredito que a digidesing (Avid) foi a criadoras dos plugins Dsp. Até hoje eu uso desde do 6.4
Vc tirou um peso que carregava, e quem for esperto pode aproveitar desse conhecimento, e evitar de trabalhar muitos anos, sem conseguir o resultado desejado, ótimo video
A grande real que ninguém para pra pensar é, por que ainda usam hardware nos grandes estúdios? acho meio bizarro quando acham que plugins ganham do analógico, sendo que literalmente eles simulam o analógico, só ver os grandes produtores, sempre usam hardware analógico nas mix, desde gravação de voz, até mixagem, master... Ou seja, analógico 1000 vezes melhor kkkk, sem brincadeira Lisciel, seu conteúdo e tão bom que chega a irritar quando alguém pensa q tem moral pra discordar kkkk sucesso pra você!
Obrigado por compartilhar sua experiência! Ja perdi muito tempo com plugins. Depois de ver seu vídeo, não vou mais perder o tempo que eu iria perder com plugins.
Excelente, Lisciel! Obrigado por todo o conhecimento que você compartilha. Você é um grande braslieiro! É uma pena eu não ter te conhecido em BH, embora já tenha passado em alguns lugares. Inclusive fui tocar no Dona Clara um dia desses e me lembrei de você falando que morou lá.
Essa parada do som já ser gravado praticamente "pronto" é importante. Não tem a ver com música, mas tudo a ver com áudio e gravação: além de música também trabalho com tratamento de áudio (pós de gravações de diálogos e etc) e lido muito com casos em que a pessoa grava a parada de qualquer jeito com aquela ideia de: "ah, depois ele equaliza, depois ele tira esse ruído, depois ele limpa esse eco todo aí"... E não rola... Eu canso de falar... meu, se vc vai ter que fazer uma gravação tosca de diálogo aí na sua cozinha, pega uns panos, cobertores, sai pendurando pela sala... é tosco, mas já ajuda. NUNCA escutam... sempre fazem achando que depois arruma, e mesmo depois de tudo tratado, continua uma merda.
coisas que me salvaram na hora de aprender a mixar 1= entender que preciso estudar antes de compor, seja plugin, ideias, execução manual ou até mesmo o ouvido que é o fundamental 2= depois de estudar ve qual plugin é mais interessante pra certos timbres, isso deixa o flow mais organico e padronizado 3- saber diferenciar uma ideia de estudo de algo sério, se teu workflow ta lento mesmo tendo uma ideia brilhante, as vezes a sua intenção nem era terminar uma musica, e sim materializar uma ideia 4- aprender a escutar opiniões diferentes e saber a hora de se acalmar, mixar com o som baixo e ir trabalhando as informações, vendo video, aulas e ideias diferentes. sinto uma escassez muito grande em relação a ideias e pessoas mostrando elas de forma definitiva, não é inventar moda, mas trazer algo fora do convencional, só que a galera que realmente estuda e passa horas criando timbres e dinâmicas n vai se dar o trabalho de mostrar a sua identidade sonora (kkk) dito isto, use referencias mas não as copie, aprenda a entender as intenções das musicas e a replica-las com outros instrumentos ou inversões melódicas, o importante é falhar, pq sempre vai ter algo nov que vc não entendeu pra resolver
Eu ganhei de um amigo uns compressores da Beringher,aqueles de 4 canais.Ele usa mess digital nos shows hj em dia e ficaram lá os compressores.Assim que der vou usar numa mix.Acredito que deve rolar um som interessante.
é legal acompanhar tudo isso e ouvir coisas como Balthazar naquela Ramsa ou as ultimas gravaçoes que vieram, e entender que vai além do som.. é verdade é acreditar no que tá fazendo e acontecendo isso pra mim é a magia de tudo..
Um dia eu resolvi pegar vários projetos meus e tirar todos os plug-ins e renderizar uma cópia e comparar. É foi chocante perceber que horas gastas de trabalho esculpindo o som parecia degradar um certo frescor natural do som. Daí eu comecei fazer vários testes pra tentar entender o que acontece e eu nunca descobri mas acredito que na compensação de latência do processamento alguma coisa acontece. Recentemente eu instalei uma versão mas nova do cubase e comparei com o velho soa completamente diferente.
Infelizmente concordo com o Lisciel. Você provavelmente foi jogando plugins sem uma ordem específica e sem saber usar. Daí conseguiu piorar o som. Com plugin ou analógico degradaria o som da mesma maneira, com analógico até mais por conta dos clips reais, etc.
Bom se você concluiu que eu sou ruim sem ouvir meu trabalho e sem considerar a capacidade dos meus ouvidos de chegar a essa concussão que eu também ouvi de tantos outros grandes engenheiros . Não há nada mais para ser dito
Comprei o curso de mix do Cameron Webb que gravou e mixou o Motorhead. Conclusão: A mix do pro tools tinha poquissimo plugin mas muita informação sobre o processo de gravação!
Lisciel, já tive umas experiencias de home studio com os amigos que eu toco, e agora com as ideias mais maduras vamos tentar de novo, indica uma mesa analógica legal ai por favor, a Tascam 3500, é uma ótima opção?
dá até uma tristeza kkkkkkkkkkkk, eu gravo in the box Lisciel, na minha região (para os estilos que gravo) ta de boa... estou prestes a começar a construir meu estúdio. com muito esforço, e sem nada nas mãos. o dono de uma empresa de sonorização que trabalhei a alguns anos, vai me dar uma ciclotron VEGA 40 canais quando o estúdio estiver de pé. já é um inicio...rss vc conhece?
Fenômeno observado há algum tempo.. "Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem... " 😅
Cara eu ficava treinando compreensão com plugin era um sofrimento rodava botão e a resposta e a resposta não era no ato. Ae tava com uma graninha peguei o DBX266 USa, cara você pega o botão gira e já tem o resultado é na hora tu não fica parado tentando ouvir se tive alguma mudança é na hora.
Acho que meu comentário não vai ter muito a ver com esse vídeo em específico, mas acho que tem a ver com o que vc tem dito nesses últimos tempos sobre arte VS entretenimento comercial ultra-processado, que tem me feito refletir bastante: Lembro que na minha época de faculdade (quase 20 anos atrás), eu era "cinéfilo", assistia amarradão esses caras tipo kubrick, lars von trier, jim jarmusch, alguma coisa de cinema francês e italiano, etc, etc... depois veio o trabalho, família, responsabilidades, morte do DVD e ascensão do streaming (netflix, etc) e fiquei viciado nessa "arte" super processada pelos últimos 10 anos, mais ou menos, trocando filmes longa-metragem por séries c/ episódios de 40 minutos, essas coisas... pois bem, recentemente assinei aquele Mubi (streaming especializado em filmes mais antigos e/ou menos comerciais) e, meu deus! que dificuldade ficar parado sentado assistindo aquilo... fico distraído toda hora, vontade de pegar o telefone e olhar instagram e twitter, achando tudo maçante... quer dizer, fiquei viciado no McDonalds. Com música é praticamente a mesma coisa, com certeza já estou gastando mais tempo ouvindo playlists, coisas tipo "jazz lo-fi para estudar e trabalhar" do que ouvindo álbuns, mesmo. A arte já é comercial faz décadas, mas agora a coisa tá atingindo um novo patamar; arte tá virando uma commodity, sem rosto, sem nome... apenas algo organizado por um algoritmo que vai sendo transmitido p/ seus olhos e ouvidos, sei lá. Tipo, conversa com essa geração hoje, pessoal não sabe nem os nomes dos integrantes das bandas que ouvem (isso quando ouvem bandas), enfim... E com a inteligência artificial vai ser isso aí, tudo roteirizado e programado por computadores, e a gente consumindo enquanto estuda, trabalha, caga, come, dorme, faz outras coisas
Pqp…..eh exatamente isso !!! Sou compositor de músicas para Trailer de cinema faz uns 10 anos. Eu vi o caminho do cinema mudar nesses anos de maneira absurda….eu disse a pouco tempo atrás à minha esposa - eu vi o consumo de trailer de cinema aumentar em mais de 200% nesses anos…para meu trabalho eh ótimo, mas como apreciador e amante de cinema eu vejo que as pessoas querem consumir coisas breves e isso me entristece. Todos amam séries pq duram 40 minutos, 20 minutos e vc pode parar e retomar quando quiser e não mata a essência do capítulo. Um longa metragem não se interrompe…vc perde o caminho percorrido do filme… O McDonald’s como vc disse está em todos os setores….a superficialidade está gritando na nossa cara. Nosso papel fundamental é retomar essa apreciação e passar para frente para nossos filhos ou sobrinhos ou seja lá o que for. Cada girada de botão, cada take de uma cena, cada nota de um violino levou um tempo para atingir sua excelência. Nosso consumo precisa se transformar em apreciação e respeito novamente
O analógico tem a ver com o processo em si, geralmente "é o que é" na hora de fazer, então o problema é que plugin parece que vc vai conseguir "resolver" só que não..... porque? Não se sabe como porque já vem meio bagunçado o negócio
mano só te perguntei isso porque neste video voce esta falando sobre plugins, mal de alguns e bom de outros e não vejo quase nunca alguem comentando sobre este em questão, mais ta traquilo!!!@@LiscielFranco
Cara eu tenho uma Placa MR 816csx, e ganhei um limiter gate da DOD antigo, e não sei usar acredita! Poderia me dar um FeedBack por favor? Ah, seus videos são foda man, parabéns!
exatamente. Eu aprendi com um amigo , que quando for fazer alguma alteração, fechar os olhos! Pq a gente vendo o fader ou plugin " mexer" da uma senssação que ta fazendo algo e rola de ta desligado haha
Рік тому+2
A busca por plug-ins dos sonhos é infinita. O analógico é hoje e sempre a Ferrari dos Estúdios. Utilizamos estas comidas fast food por praticidade e o financeiro mas sabemos que estamos pecando. O importante é não nos enganarmos nunca.
Eu acho que quando tem muito plugin num canal é pq tem algo errado nesse canal.E outra,se o som do canal tá bom e funcionando não precisa, necessariamente, colocar mais nada no canal.
Na música eletrônica os plugins funcionam melhor pois é algo que já conversa mais naturalmente com essa sonoridade, mas se o negócio é BAIXO GUITARRA E BATERIA, aí fudeu kkkk não tem como comparar mesmo...
@@LiscielFranco Opa, tenhos alguns synths analógicos, mano! creio que vc não entendeu oq eu disse kkkk Tem gente tirando um som muito foda na eletronica só com plug-ins e um notebook. Com música mais "oganica" é mais complicado que isso. Abraço!
@@kikerotamoo segredo na música eletrônica é o sound design, eu uso o ableton tiro um tempo pra organizar e automatizar alguns processos e uso o botão randomize no som que quero tirar ele vai automaticamente fazendo várias seleções cruzadas e criando uma sonoridade unica e aleatória, melhor coisa que ja inventaram o randomize workflow fica mais rápido
Eu passei e passo por isso.......Faz 3 anos que venho tentando melhor o som(mix) da nossa LIVE.....usando Protools e muitos plugins.........Não consigo avançar.... sem harmonicos, ambiencias etc.. não sei oque fazer!! ua-cam.com/video/Div_tAO3Mkw/v-deo.html
Nada adianta de nada se não souber o que está fazendo. Nem analogo e nem digital. Ou estou enganado?? Quem pendura um monte de plugin sem saber o que deve ser feito, é óbvio que vai virar emboleira geral e se derem acesso pra este mesmo do monte de plugin, a um monte de equipos analogos e ele sair pendurando tudo, vai dar emboleira da mesma maneira. Estudar o áudio, experimentar muito e conhecer os equipos que elegemos como nosso material de trabalho é fundamental para termos um trabalho que faça sentido.
Isso chama falácia do espantalho... eu estou falando sobre uma coisa e você trouxe outro assunto pra conversa e ficou batendo nele. Estou falando que em digital não chega no som, no máximo um som OK, que muita gente tá acostumada. Lide com isso: no digital você não chega no som. Só olhar em volta, nos fóruns, em todo lugar, todo mundo querendo saber qual o segredo da mixagem!!!? Saca?
Baixei uma vez um plugin que todo mundo dizia que era um dos melhores plugins de LA2A do planeta (LALA). Aí eu reparei que ele simplesmente não comprimia nada, ele só abaixava o volume de tudo, era uma compressão fake. 😂😂😂 Depois de ter compressores em hardware, nunca mais usei plugin de compressão. Tem nada a ver uma coisa com outra.
Lisciel, conseguiu esquentar o som com os plugins ou ainda está tentando? A molecada pira!!! Sempre falei isso, quanto mais pronto e bem feito o som chega MENOS você se fode.
No início dos anos 2000 o Gilberto Gil gravou no estúdio Tuff Gong na Jamaica, que é da família do Bob Marley, teve cenas dos bastidores da gravação, o produtor do disco foi o Tom Caponi e o técnico do estúdio era o mesmo técnico do Bob Marley, tudo foi gravado na fita! Nessas cenas de bastidores tem uma conversa do Gilberto Gil e do Tom Capone e eles falam assim: No Brasil na hora da gravação a gente grava o mais íntegro possível, aqui não é assim não, aqui é tudo gravado processado e na hora da mixagem eles dão mais uma processada! Em termos de qualidade sonora e peso na minha opinião foi o melhor trabalho que o Gilberto Gil fez na carreira!
achei aqui, é o album Kaya n'gan daya
@@vbarsoteli Esse msm!Tem um doc. desse trabalho;vale mt a pena assistir!
@@vbarsoteli Exatamente!
@@dalicris Vale muito apena assistir!
Quando vi esse doc a primeira vez, eu via música e não a produção. Aí vendo esses comentários lembrei dele e fui rever. Valeu por rememorar essa minha lembrança!!!!
Cara, lembro que a primeira vez que vi uma video aula gringa de mixagem, e o cara mostrou a musica antes da mixagem, eu achei que ele tava de sacanagem...a musica ja tava mixada! Kkk
Pronto. Quando o arranjo é bom e foi bem gravado. Pan e volume já faz muita coisa acontecer. Essa é a base de tudo. Seja no analógico ou no digital.
Eu não consigo mais parar de ver seus vídeos… conteúdo e histórias incríveis. Sou diretor de dublagem em 2 empresas e tenho minha própria (bem pequena) que presta esse serviço. Carreguei minha experiência da música pra dublagem e deu muito certo. Dublo, dirijo, edito e mixo…
Seu conteúdo tem me ajudado pra caramba. Muito obrigado ❤
Legal demais ver isso. Eu gravei uma banda aqui no estúdio processando algumas coisas há 2 dias atrás, ainda com um pouco desse medo, q vou perder aos poucos. Tô curtindo esse caminho. Mais natural, mais bacana, mais punch, outra onda. E tô usando coisas bem simples. Compressor Art, prés da Behringer, só um UAzinho rsrsrs. até aqueles tão odiados compressores alesis eu usei. E tá rolando bem mais legal do que aquela gravação coxa com tudo flat e depois fazer milagre na mix rssrrsr. Seu conhecimento tá fazendo a diferença aqui. Obrigado por esse conteúdo
Você é incrível Lisciel. Sua sinceridade tem me motivado a não parar. Tenho investido em equipamentos analógicos, apesar de poucos e baratos, dão um som e uma seriedade pro trabalho e sem contar a emoção do som passando e todo o processo. É emocionante demais. Meus Dbx dão de 10 a 0 no Rvox da waves.🙌🏻
Lembro de um vídeo seu, bem do inicio, fazendo uma serie com T-racks depois de 50 ave maria 375 pai nosso estava masterizado kkkk
Eu nem trabalho com música, mas escutar esse cara me faz um bem danada. "O cara é foda patroa."
Concordo. Ja gravei co 1 mesa pessima e mudou tudo! Ela dá textura ao som!
eh aquela coisa, varios gringos na internet falando que só mixam com plugins na frente de um rack gigante de compressores kkkkkkk.
Mano do céu, tu vai abrindo minha mente e não tem fim, é preciso praticar pra entender, mais cara, vale apena te ouvir , é uma biblia do MIX !
Esse lance de mixar em 20 minutos tem me ajudado muito.
Cara o curioso é que vi esse video e resolvi pegar um console de mesa digital não vou falar qual pq não quero fazer propaganda e nada, quando ouvi vc falar do som que os caras tiram do digital pensei, não é possivel que não consigo chegar em algo que me agrade um pouco, então eu pensei num processo mais simples, no caso eu joguei todas as saídas do protools para a mesa digtial que é interface tb e usei os recursos dela que ela tem compressores DBX que vem de fabrica e mexi no som, cara eu consegui o som que proximo do que eu queria, é claro que faltou algo, pois o processo ainda é digital mas eu gostaria de agradecer vc por esse vídeo Lisciel, abriu minha mente e acredito que ficou melhor que mexer com um monte de plugin nos processos demorados, eu ficava horas e cansava o ouvido com isso, eu fiz algo usando o que tenho com o que vc falou deu certo cara.
Merece milhares de curtidas, brocou! Lisciel.
O sistema HD core da Avid tem Dsp fantástico. Igual a universal Audio. Acredito que a digidesing (Avid) foi a criadoras dos plugins Dsp. Até hoje eu uso desde do 6.4
Depois q descidi pensar como se tivesse numa mesa eu comecei a mixar com mais eficiência, não mais rapido, mais eficiente
Cara,cê é fodaaaa...parabéns,sempre!!!!!!!!
Vc tirou um peso que carregava, e quem for esperto pode aproveitar desse conhecimento, e evitar de trabalhar muitos anos, sem conseguir o resultado desejado, ótimo video
A grande real que ninguém para pra pensar é, por que ainda usam hardware nos grandes estúdios? acho meio bizarro quando acham que plugins ganham do analógico, sendo que literalmente eles simulam o analógico, só ver os grandes produtores, sempre usam hardware analógico nas mix, desde gravação de voz, até mixagem, master... Ou seja, analógico 1000 vezes melhor kkkk, sem brincadeira Lisciel, seu conteúdo e tão bom que chega a irritar quando alguém pensa q tem moral pra discordar kkkk sucesso pra você!
Aprendi com vc a mexer em plug ins, isso ja denuncia a idade, faz tempo.... viva às experiências e as histórias que levam ao aprofundamento artístico
O povo tinha que dar valor, pois cada vídeo que você posta é uma aula velho, quanto tempo essas dicas podem nos poupar.
Muito obrigado por compartilhar conhecimento..
Obrigado por compartilhar sua experiência! Ja perdi muito tempo com plugins. Depois de ver seu vídeo, não vou mais perder o tempo que eu iria perder com plugins.
Só usa mas não fica esperando muito, usa com consciência
tava louco pra mostrar um video desse assunto pro meu mano, vc salvou!!!!!!!!!!
Total...tudo demais... E tudo novo... E digital... Se aprender e .... Fofa!
Excelente, Lisciel! Obrigado por todo o conhecimento que você compartilha. Você é um grande braslieiro! É uma pena eu não ter te conhecido em BH, embora já tenha passado em alguns lugares. Inclusive fui tocar no Dona Clara um dia desses e me lembrei de você falando que morou lá.
Essa parada do som já ser gravado praticamente "pronto" é importante. Não tem a ver com música, mas tudo a ver com áudio e gravação: além de música também trabalho com tratamento de áudio (pós de gravações de diálogos e etc) e lido muito com casos em que a pessoa grava a parada de qualquer jeito com aquela ideia de: "ah, depois ele equaliza, depois ele tira esse ruído, depois ele limpa esse eco todo aí"... E não rola... Eu canso de falar... meu, se vc vai ter que fazer uma gravação tosca de diálogo aí na sua cozinha, pega uns panos, cobertores, sai pendurando pela sala... é tosco, mas já ajuda. NUNCA escutam... sempre fazem achando que depois arruma, e mesmo depois de tudo tratado, continua uma merda.
coisas que me salvaram na hora de aprender a mixar
1= entender que preciso estudar antes de compor, seja plugin, ideias, execução manual ou até mesmo o ouvido que é o fundamental
2= depois de estudar ve qual plugin é mais interessante pra certos timbres, isso deixa o flow mais organico e padronizado
3- saber diferenciar uma ideia de estudo de algo sério, se teu workflow ta lento mesmo tendo uma ideia brilhante, as vezes a sua intenção nem era terminar uma musica, e sim materializar uma ideia
4- aprender a escutar opiniões diferentes e saber a hora de se acalmar, mixar com o som baixo e ir trabalhando as informações, vendo video, aulas e ideias diferentes.
sinto uma escassez muito grande em relação a ideias e pessoas mostrando elas de forma definitiva, não é inventar moda, mas trazer algo fora do convencional, só que a galera que realmente estuda e passa horas criando timbres e dinâmicas n vai se dar o trabalho de mostrar a sua identidade sonora (kkk) dito isto, use referencias mas não as copie, aprenda a entender as intenções das musicas e a replica-las com outros instrumentos ou inversões melódicas, o importante é falhar, pq sempre vai ter algo nov que vc não entendeu pra resolver
Seus vídeos são ensinamentos pra vida, que massa 👏🏻👏🏻👏🏻
cara, o youtube me sugeriu o video bem agora, exatamente depois deu estar com a orelha sobrecarregada de tanto plugin
salve, top demais essa historia, estou aprendendo muito. Queria ouvir essas duas musicas que vc citou no vídeo rsrss.
Eu ganhei de um amigo uns compressores da Beringher,aqueles de 4 canais.Ele usa mess digital nos shows hj em dia e ficaram lá os compressores.Assim que der vou usar numa mix.Acredito que deve rolar um som interessante.
é legal acompanhar tudo isso e ouvir coisas como Balthazar naquela Ramsa ou as ultimas gravaçoes que vieram, e entender que vai além do som.. é verdade é acreditar no que tá fazendo e acontecendo isso pra mim é a magia de tudo..
Um dia eu resolvi pegar vários projetos meus e tirar todos os plug-ins e renderizar uma cópia e comparar. É foi chocante perceber que horas gastas de trabalho esculpindo o som parecia degradar um certo frescor natural do som. Daí eu comecei fazer vários testes pra tentar entender o que acontece e eu nunca descobri mas acredito que na compensação de latência do processamento alguma coisa acontece. Recentemente eu instalei uma versão mas nova do cubase e comparei com o velho soa completamente diferente.
Vc é ruim mesmo! Nada de termo técnico pra justificar. E você é ruim porque usou plugins. É isso
Infelizmente concordo com o Lisciel. Você provavelmente foi jogando plugins sem uma ordem específica e sem saber usar. Daí conseguiu piorar o som. Com plugin ou analógico degradaria o som da mesma maneira, com analógico até mais por conta dos clips reais, etc.
Bom se você concluiu que eu sou ruim sem ouvir meu trabalho e sem considerar a capacidade dos meus ouvidos de chegar a essa concussão que eu também ouvi de tantos outros grandes engenheiros . Não há nada mais para ser dito
Comprei o curso de mix do Cameron Webb que gravou e mixou o Motorhead. Conclusão: A mix do pro tools tinha poquissimo plugin mas muita informação sobre o processo de gravação!
Oferece a Apollo para nós. 😂😂
11 mil porque tem plugins comprados
Lisciel, já tive umas experiencias de home studio com os amigos que eu toco, e agora com as ideias mais maduras vamos tentar de novo, indica uma mesa analógica legal ai por favor, a Tascam 3500, é uma ótima opção?
dá até uma tristeza kkkkkkkkkkkk, eu gravo in the box Lisciel, na minha região (para os estilos que gravo) ta de boa... estou prestes a começar a construir meu estúdio. com muito esforço, e sem nada nas mãos. o dono de uma empresa de sonorização que trabalhei a alguns anos, vai me dar uma ciclotron VEGA 40 canais quando o estúdio estiver de pé. já é um inicio...rss vc conhece?
Vou fazer um 3x5 seguindo sua recomendação de espaço mínimo.
Lisciel tá igual um profeta, querendo mostrar o caminho pro povo, mas o Povo é teimoso demais pra entender! ❤
E que morram
@@LiscielFranco 😂
Fenômeno observado há algum tempo.. "Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem... " 😅
Kkkk desse jeito kkkk ri demais kk
Cara eu ficava treinando compreensão com plugin era um sofrimento rodava botão e a resposta e a resposta não era no ato.
Ae tava com uma graninha peguei o DBX266 USa, cara você pega o botão gira e já tem o resultado é na hora tu não fica parado tentando ouvir se tive alguma mudança é na hora.
Acho que meu comentário não vai ter muito a ver com esse vídeo em específico, mas acho que tem a ver com o que vc tem dito nesses últimos tempos sobre arte VS entretenimento comercial ultra-processado, que tem me feito refletir bastante:
Lembro que na minha época de faculdade (quase 20 anos atrás), eu era "cinéfilo", assistia amarradão esses caras tipo kubrick, lars von trier, jim jarmusch, alguma coisa de cinema francês e italiano, etc, etc... depois veio o trabalho, família, responsabilidades, morte do DVD e ascensão do streaming (netflix, etc) e fiquei viciado nessa "arte" super processada pelos últimos 10 anos, mais ou menos, trocando filmes longa-metragem por séries c/ episódios de 40 minutos, essas coisas... pois bem, recentemente assinei aquele Mubi (streaming especializado em filmes mais antigos e/ou menos comerciais) e, meu deus! que dificuldade ficar parado sentado assistindo aquilo... fico distraído toda hora, vontade de pegar o telefone e olhar instagram e twitter, achando tudo maçante... quer dizer, fiquei viciado no McDonalds.
Com música é praticamente a mesma coisa, com certeza já estou gastando mais tempo ouvindo playlists, coisas tipo "jazz lo-fi para estudar e trabalhar" do que ouvindo álbuns, mesmo. A arte já é comercial faz décadas, mas agora a coisa tá atingindo um novo patamar; arte tá virando uma commodity, sem rosto, sem nome... apenas algo organizado por um algoritmo que vai sendo transmitido p/ seus olhos e ouvidos, sei lá. Tipo, conversa com essa geração hoje, pessoal não sabe nem os nomes dos integrantes das bandas que ouvem (isso quando ouvem bandas), enfim...
E com a inteligência artificial vai ser isso aí, tudo roteirizado e programado por computadores, e a gente consumindo enquanto estuda, trabalha, caga, come, dorme, faz outras coisas
Pqp…..eh exatamente isso !!! Sou compositor de músicas para Trailer de cinema faz uns 10 anos. Eu vi o caminho do cinema mudar nesses anos de maneira absurda….eu disse a pouco tempo atrás à minha esposa - eu vi o consumo de trailer de cinema aumentar em mais de 200% nesses anos…para meu trabalho eh ótimo, mas como apreciador e amante de cinema eu vejo que as pessoas querem consumir coisas breves e isso me entristece. Todos amam séries pq duram 40 minutos, 20 minutos e vc pode parar e retomar quando quiser e não mata a essência do capítulo. Um longa metragem não se interrompe…vc perde o caminho percorrido do filme…
O McDonald’s como vc disse está em todos os setores….a superficialidade está gritando na nossa cara.
Nosso papel fundamental é retomar essa apreciação e passar para frente para nossos filhos ou sobrinhos ou seja lá o que for.
Cada girada de botão, cada take de uma cena, cada nota de um violino levou um tempo para atingir sua excelência.
Nosso consumo precisa se transformar em apreciação e respeito novamente
Que experiência foda, irmão! ❤
Mas e agora que as UAD meteu plugins sem as placas DSP? Se mantém essa diferença toda?
Pode... Botar fé...
O analógico tem a ver com o processo em si, geralmente "é o que é" na hora de fazer, então o problema é que plugin parece que vc vai conseguir "resolver" só que não..... porque? Não se sabe como porque já vem meio bagunçado o negócio
" o som já entra incrível, perfeito " é isso. A roda já foi inventada
Música é cara. Mas, a intimidade dela com o ouvinte faz parecer gratuita...
"Cadê seu Deus, agora?". Rsrsrsrsrs... Sensacional!
15 dias fazendo experimentos em duas músicas é ciência no seu estado puro
É 2008 treinei muito ...
As vezes fico pensando: O que um cara como o Hendrix acharia de gravar hoje em dia? Seria uma experiência positiva sonoramente?
Aulas s22
Verdade. Bom é pegar uns 5 e pronto
Lisciel qual a sua opinião sobre os plug ins usados com o nebula 3 e 4 da Acustica Audio que usa impulses responses dos grandes equipos a vera!
Foda-se plugins
mano só te perguntei isso porque neste video voce esta falando sobre plugins, mal de alguns e bom de outros e não vejo quase nunca alguem comentando sobre este em questão, mais ta traquilo!!!@@LiscielFranco
Os plugins da Universal Audio são uma surra na Waves mesmo
“o dificil é fazer o simples”
Pode crê mann . ..
Cara eu tenho uma Placa MR 816csx, e ganhei um limiter gate da DOD antigo, e não sei usar acredita! Poderia me dar um FeedBack por favor?
Ah, seus videos são foda man, parabéns!
Fera o que você acha dos pluguins da IZOTOPE com I.A ???????
Pra surdo, burro, não músico,,, serve
alguem anotou os nomes dos pluguins que ele falou que é bom?
HDelay da waves, SSLComp UAD, LEXICON 224 UAD,
eh aquele meme "nossa agora ficou perfeito!" - "ops, ta desligado o plugin"
exatamente. Eu aprendi com um amigo , que quando for fazer alguma alteração, fechar os olhos! Pq a gente vendo o fader ou plugin " mexer" da uma senssação que ta fazendo algo e rola de ta desligado haha
A busca por plug-ins dos sonhos é infinita.
O analógico é hoje e sempre a Ferrari dos Estúdios.
Utilizamos estas comidas fast food por praticidade e o financeiro mas sabemos que estamos pecando.
O importante é não nos enganarmos nunca.
Nem e tão ferrari não
Eu acho que quando tem muito plugin num canal é pq tem algo errado nesse canal.E outra,se o som do canal tá bom e funcionando não precisa, necessariamente, colocar mais nada no canal.
Não e pelo contrário! Tem qye usar e muito! Senão o som não vem
sensei
Eu ja comparei Waves com Slate Digital sou mil vezes a Slate Digital
Na música eletrônica os plugins funcionam melhor pois é algo que já conversa mais naturalmente com essa sonoridade, mas se o negócio é BAIXO GUITARRA E BATERIA, aí fudeu kkkk não tem como comparar mesmo...
Vixe! Então corre pra aprender sobre musica eletrônica, Moog, synths, sequenciadores... wtc etc
@@LiscielFranco Opa, tenhos alguns synths analógicos, mano! creio que vc não entendeu oq eu disse kkkk Tem gente tirando um som muito foda na eletronica só com plug-ins e um notebook. Com música mais "oganica" é mais complicado que isso. Abraço!
@@kikerotamoo segredo na música eletrônica é o sound design, eu uso o ableton tiro um tempo pra organizar e automatizar alguns processos e uso o botão randomize no som que quero tirar ele vai automaticamente fazendo várias seleções cruzadas e criando uma sonoridade unica e aleatória, melhor coisa que ja inventaram o randomize workflow fica mais rápido
Cadê seu deus agora 😂😂😂😂😂
Eu passei e passo por isso.......Faz 3 anos que venho tentando melhor o som(mix) da nossa LIVE.....usando Protools e muitos plugins.........Não consigo avançar.... sem harmonicos, ambiencias etc.. não sei oque fazer!!
ua-cam.com/video/Div_tAO3Mkw/v-deo.html
Kd seu Deus hauhaahhaahahuhauahua
Nada adianta de nada se não souber o que está fazendo. Nem analogo e nem digital. Ou estou enganado??
Quem pendura um monte de plugin sem saber o que deve ser feito, é óbvio que vai virar emboleira geral e se derem acesso pra este mesmo do monte de plugin, a um monte de equipos analogos e ele sair pendurando tudo, vai dar emboleira da mesma maneira.
Estudar o áudio, experimentar muito e conhecer os equipos que elegemos como nosso material de trabalho é fundamental para termos um trabalho que faça sentido.
Isso chama falácia do espantalho... eu estou falando sobre uma coisa e você trouxe outro assunto pra conversa e ficou batendo nele.
Estou falando que em digital não chega no som, no máximo um som OK, que muita gente tá acostumada.
Lide com isso: no digital você não chega no som. Só olhar em volta, nos fóruns, em todo lugar, todo mundo querendo saber qual o segredo da mixagem!!!? Saca?
Vou escrever de novo:
NO DIGITAL VOCÊ NÃO CHEGA NO SOM
15 fucking dias kkkkk
Baixei uma vez um plugin que todo mundo dizia que era um dos melhores plugins de LA2A do planeta (LALA). Aí eu reparei que ele simplesmente não comprimia nada, ele só abaixava o volume de tudo, era uma compressão fake. 😂😂😂
Depois de ter compressores em hardware, nunca mais usei plugin de compressão. Tem nada a ver uma coisa com outra.
Lisciel, conseguiu esquentar o som com os plugins ou ainda está tentando? A molecada pira!!! Sempre falei isso, quanto mais pronto e bem feito o som chega MENOS você se fode.
Plugin é pra fazer trilha, música de joguinho, música pra elevador... realmente eu admito a derrota... plugin é o caray
@@LiscielFranco huahauahauahaua...