Obrigado por sanar a nossa dúvida Professor Jair, a tratativa da aula ficou ótima; de um esclarecimento ímpar ; já tive um professor num curso de climatização; um Físico pela UESB-Vitória da Conquista-BA, ele dizia sempre o seguinte : " O professor ou profissional de áreas afim não tem obrigação de saber absolutamente tudo, mas deve saber onde encontrar tudo " tal observação nos remete ao fato de que estudar e aprender deve ser um processo contínuo, pois aqui está a linha que separa os excelentes dos medianos, portanto é a sua busca contínua pelo conhecimento e disposição de estar sempre aprendendo que nos inspira a seguir o mesmo exemplo de dedicação e faz da Telredes uma escola diferenciada, tanto no conteúdo como no método, parabéns.
Olá Fabrício! Muito obrigado!!! Fico muito feliz em ter a oportunidade de participar na sua formação profissional, tenho certeza que da forma como você se dedica, vai muito longe nesta área. Peço a Deus que te abençoe e ilumine o seu caminho! E tenha paciência, muitas vezes leva-se anos, as vezes décadas para ter o retorno da nossa dedicação, mas persistindo, cedo ou tarde ela virá e virá com muitas recompensas. Um grande abraço e muito obrigado pelas considerações e confiança no nosso trabalho. Já irei começar a editar a 2ª parte, a prática que ficará bem detalhada. Até....
Assino embaixo! Pois nem todos tem a preocupação , de esterem orientando quantos aos procedimentos e risco. Como o professor, parabénizo o mesmo mais uma vez, pela humildade e respeito com o seu público e inscritos
Bom dia Professor Jair. Eu mesmo, tecnólogo e engenheiro formado em 89, quando mal se falava de IDR ou DPS, aprendi sobre aterramento na Inglaterra, onde isso é levado muito a sério, pois os testes são rigorosos, o fase aqui tem 230V. Hoje aqui estamos na BS 7671:2018 o que chamamos de 18th edição. A maior mudança nessa edição é que os circuitos de luz também terão IDR( RCD Residual Current Device). Muito importantes informações, que sejam colocadas em prática. Parabéns.
Não sou eletricista, mas tenho bons conhecimentos na área; desta forma, posso relatar q foi a melhor aula que assisti sobre aterramento. Excelente didática!
Nunca vi uma explicação tão clara como essa. Detesto pessoas que ensinam achando que todos estão entendendo; os ensinos de muitos para mim são muito abstratos. Vossa Senhoria está de parabéns.
Que aula !!! Não sou eletrecista,sou pedreiro. mas acho elétrica fascinante. Com esses ensinamentos ,vc simplificou uma coisa tão complicada que é o aterramento.. 👏👏👏👏
O melhor que encontrei, que ensinou. As siglas e como realmente funciona na prática. Certo mais fácil, e Pegar o TT, e unir, conforme passado no vidio. Junto com com IDR, fica bom
Parabéns para você pois fiz curso de eletricista mais nunca falaram para mim de como fazer aterramento parabéns você e um professor nota 10 parabéns não vô mais enrra professor
Essa é uma aula que não me canso de assistir, tipo decorar a aula, e não sou eletricista. Mas admiro muito a profissão. Parabéns professor. Sou de São Paulo
Se não tivesse assistido ao vídeo do senhor e de outros colegas no UA-cam se fosse fazer aterramento iria ligar o fio terra no neutro da concessionária, nem sabia que o aterramento TN precisava de hastes iguais ao TT, obrigado professor por passar seus ensinamentos.
Muito bom!!!! Aproveitando que o Sr abriu esse assunto tão polêmico! Onde uns defende um sistema outro defende o outro! Que na verdade não a uma conclusão Definitiva a respeito,no meu ponto de vista nenhum desses aterramento seja TNS TT ou TNC S sem os dispositivos de proteção DR e disjuntores de nada adianta! E no sistema TNS quando a fase encostar na caraça seria uma corrente de curto e não de fuga! Por isso os dijuntores atuariam! Diferente do DR que atua com uma baixa corrente! lembrando que suas aulas são cheia de conteúdo de suma importância parabéns e que bom que seu aluno perguntou a respeito pois essas trocas de informações uns aprendem com os outros! Deus abençoe professor Jair Maciel 👍
Ótima Aula bem explicado, meu condomínio inaugurado em 2007, 240 apartamentos. Todos com a confirmação TT ,mas sem IDR sem DPS , sem disjuntor geral dentro do quadro de energia. Desorganizado sem barramento, o fio terra era somente pro chuveiro. Refiz tudo, coloquei IDR , DPS na fase, e disjuntor geral.
@@TelredesCursos saudações ilustre eu sou de Angola,no meu país infelizmente a concessionária só bota o cabo lá no Poste de Casa e o dono que si vire. Como fazer um aterramento sem o aterramento da concessionária???
Até que enfim uma explicação com real detalhes!!! Assisti os dois videos, estou muitíssimo agradecido. Bem esclarecedor, sem precisar tirar duvidas. Excelente.
Parabéns pelos vídeos muito didáticos e diretos ao que se interessa, estes que também me ajudam muito no esclarecimento pois não sou mestre no assunto e estou aprendendo também. Contudo, não consigo enxergar TT na ligação do chuveiro conforme você exemplifica. TT significa hastes separadas ou distintas para neutro (ainda no padrão) e outra para PE (perto do padrão ou em outra parte do terreno). No caso da ligação direta do chuveiro numa casa que não possui aterramento algum, eu entendo que a pessoa ai apenas usou um T. kkk... Se ela tem outra haste independente para o PE, ai sim, temos um sistema TT completo. Ah! uma dica... Sistema TN-S = Terra/ Neutro-Separados a partir do padrão e em uma única haste////\\\\ TN-C = Terra/Neutro-Comum em uma única haste, a partir do padrão///\\\ TT = Terra/Neutro, cada qual em uma haste independente, porém Neutro aterrado logo no padrão. Pelo menos eu acredito serem os três tipos mais usados. Obrigado!
@@TelredesCursos Gosto da sua dinamica nos videos e entendo bem o que comentou sobre carência e omissões dos cursos técnicos nos deixando a ver navios. Abraço e sucesso sempre.
Ótima explicação professor antigamente não tinha Dr nem dps e nada e disjuntores que nem tinha proteção. Não sou eletricista nem nada fiz está ligação com cabos de 10mm da entrada para o quadro de distribuição da casa sem Dr e nem Dps. Hoje os disjuntores são muito mais eficiente que antigamente e caso haja algum problema na minha Instalação irão atuar, mais uma vez parabéns continue assim nem todos nós temos condições para colocar tudo que as normas pedem.
domínio do assunto, amor pelo que faz e humildade para divulgar seu conhecimento dá nisso, uma aula espetacular recheada de informações preciosas. (de graça). Grande abraço. Que Deus continue a te abençoar em nome de Jesus.
Parabéns professor pelas aulas. Aterramento é um tema que nos deixa muita dúvida quanto a sua eficiência. Gosto muito da didática ensinada pelo senhor e que ajuda muita gente. Obrigado e Deus lhe dê mais sabedoria.
Muito bom. Concordei com tudo. Principalmente com a parte você fala que nós engenheiros também nos "enrolamos" com esse assunto pois não é muito abordado da graduação, essa é a mais pura verdade, pelo menos para mim que estudei na UnB. Tudo que tenho lido e pesquisado sobre o assunto aterramento bateu certinho com o que você explicou, mas você fez isso de uma forma resumida, bem explicativa e prática, lembrando que tem muita teoria envolvida nesse assunto, apesar de ser negligenciado nas escolas, porém o que realmente importa é o resultado final e de como isso é implementado na prática e acredito que conseguiu nesse vídeo curtinho. Parabéns.
Legal Hudson! Fico muito feliz que pessoas como você aprovam nosso trabalho. Uma pena que um assunto tão importante seja negligenciado. Sou Técnico em Eletrônica Industrial, formado em 1994 pelo Senai de Blumenau/SC e diversos cursos extras. Mas, para aprender, tive que ler muitos livros, pesquisar na net, ver trabalhos de outros profissionais de confiança, para assim elaborar este vídeo. Um grande abraço Hudson!
Na minha opinião de profissional na área elétrica INDUSTRIAL E INSTALADOR FOTOVOLTAICO. ACREDITO Q O SR. É O PROFESSOR MAIS CAPACITADO Q JA ENCONTREI PLO UA-cam.
Muito Obrigado. Não sou eletrecista, sou eletrônico e essa questão de aterramento sempre foi um BO. Sua dica foi primorosa. Toda vida ouvi que não se usa o neutro como proteção mas não é bem assim. Valeu!
É da pra usar, mas com critérios que explico em alguns vídeos do canal. Por exemplo: ua-cam.com/video/HA0qRqoz6wQ/v-deo.html Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Meu amigo, excelente aula! Você não sabe como sua aula fez diferença pra mim. Eu já estava cansado de buscar explicações sobre tudo isso que você comentou. Você fala a nossa língua. Você explica tanto para o leigo quanto para os medianos e também para os mais experientes. É muito chato procurar vídeos e ver os caras explicando com linguajar técnico e deixando certos pontos passarem batidos...parece que eles estão explicando só para quem já é experiente. Realmente esses diagramas são confusos...não deixam clara a ideia. Parabéns meu amigo!
apaz professor vídeo muito bem explicado eu vou começar a parte elétrica da minha cozinha só qui primeiro eu vou começar fasendo o quadro de disjuntores primeiro i vou tá postando o vídeo si vc permiti eu queria tá agradecendo vc no vídeo .....abrasão professor vc e o melhor
Olá professor aqui e o Reniso de Boa Vista RR!!! Tudo bem? Sou inscrito a pouco tempo no seu canal, mais tenho acompanhado todas suas aulas, tenho o curso de elétrica e estou fazendo uma reciclagem com as mesmas, e estou agregando conhecimentos importantíssimos, muito obrigado por dividir seus conhecimentos com agente... Vamos pra aula!!!👷♂️👍⚡
Parabéns, você é diferenciado, agradecido por compartilhar seu conhecimento conosco, seus vídeos são os meus preferidos, aprendo mais com eles do que no curso que fiz.
Legal amigo!!! Muito obrigado! Conheci você e seu canal há alguns anos e baseado nos seus vídeos fiz uma sala para trabalhar, com laje e tudo. Segui suas orientações e também de meu sogro que é pedreiro e assistia o vídeos comigo. Ele esta velhinho, sem forças para por a mão nas coisas, mas sua cabeça funciona bem e ele verificava se o que eu estava fazendo estava certo. Um grande abraço e muito obrigado pelos conhecimentos que você nos passa.
Eu em particular perfiro utilizar o TT mas com IDR, Para evitar aqueles casos em que a conssessonária inverte as polaridades e a fase efetua uma descarga forçada para o terra, já no TT isso na acontece por mais que as polaridades dos fios de entrada forem invertidas...
Professor acompanho todas suas aulas, vc é didático em suas explicações. Tenho curso de eletricista instalador mas me falta a prática o que gera alguma insegurança. Gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito de aterramento. A obra é um sobrado e tenho 3 QDC, um na parte térrea outro no andar superior e outro na edícula. Coloquei 4 hastes no recuo frontal da obra próximo ao padrão de entrada. A rede de entrada vai subterrânea e passa pela 1ª haste onde conectei o neutro ao aterramento; deste ponto em diante segue N e Proteção distintos (esta conexão não está junto ao padrão mas a 2 m deste) creio ser o sistema TNS correto? Como o aterramento está distante do QDC da edícula (25 m) posso colocar mais algumas hastes próximo a este QDC e fazer a interligação ao cabo de proteção lá na edícula ou não há necessidade de mais hastes de aterramento ? Obrigado.
Olá Carlos! Muito obrigado! Para ser um esquema TN-S nativo, você teria que sair do quadro de medição com o neutro e proteção para os QDCs, mas não deixa de ser um TN-S, deste ponto que você juntou N e condutor do aterramento e levou separado para os QDCs é TN-S. Talvez seja como falei no vídeo, podemos considerar um TN-C-S com reforço do aterramento local. Não acho necessário você fazer um aterramento para a edicula, pode usar o mesmo. Acredito que no seu caso uma caixa com barramento BEP ficaria melhor do que conectar na haste N e PE. Valeu pela presença no canal. Abraços
Boa noite eu sor eletricista a mais de 30 anos e fiquei muito sorpreso com está aula nova para mim Betinho eletricista de Santa luz bahia muito obriga do mesmo
Eu nunca que entendia aqueles diagramas do norma e sempre ficava inseguro quanto a falar para alguém sobre esses esquemas de aterramento. Agora com estas explicações, ficou tão claro em minha mente quanto a luz do dia. Professor muito obrigado pelo excelente tema abordado 👏👏👏
Olá! É uma possibilidade remota, mas tudo depende do ponto onde o neutro rompeu, é por isso que recomendo o reforço do aterramento local, conforme demonstrarei na parte 02 deste vídeo na prática. Importante usar também o IDR.
Também acho. Não faz sentido ligar neutro junto com aterramento., ambos são coisas distintas. Então pra que se teria a necessidade de ter dois barramentos no QDC se os dois se unem em algum ponto.
Morpheus mas se der um problema no transformador e o neutro ficar energizado mas ele estaria aterrado no poste do transformador e isso evitaria problemas na residência.
@@adrianomelo9433 Excelente comentário Adriano. O problema é que o curto circuito de um transformador (trafo) é algo tão grande, que o aterramento da concessionária não aguenta. Já fiz laudo de sinistro em unidade consumidora, onde um curto circuito no trafo ocasionou um incêndio no imóvel. Imagina a corrente do curto circuito. Grande abraço!
até pela falha no modo tn-c-s é recomendado um fio mais grosso no PEN inclusive até o disjuntor geral *com DR. TOP vídeo prof. .. concordo contigo e acho esta maneira a melhor!
Parabens pelo seu vídeo, bem explicado. Em todos os casos que vi ropimento do neutro foram antes do medidor, uma espécie de corrosão no cabo neutro na conexão realizada na rede de entrada, com a invocação dos conectores houve uma melhora nessa situação, mais ainda acontece
Parabéns . Tenho visto outros vídeos para entender a nomenclatura , o significado das letras., mas com detalhes assim nunca ví. O único que nomeu de forma esclarecedora é vc. Poir isso, meus Parabéns.
Professor vc disse uma coisa real é sabido que faz pouco tempo que vem sendo realizado com mais impotência a parte elétrica de casas residências.... eu sempre morei em casa no qual a casa inteira tem uma rede principal uma fase e um neutro e tudo ligado nela e que tem um único disjuntor no padrão ..... tenho 40 anos e a vida inteira morei em casa com a mesma configuração de rede eletrica kkk forte abraço excelente vídeo.
Olá Donizete! Dá uma olhada nesta Playlist, onde faço a medição com o Terrômetro: ua-cam.com/video/RNC5TB3Ew7U/v-deo.html Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Vc realmente é um PROFESSOR! Não sou eletricista, sou curioso foi a melhor narrativa sobre aterramento que vi, dei um disleique para um outro e fui criticado. Que não explicou ,aliás só complicou.
Pois é amigo, eu independente do que o pessoal pode pagar eu fasso o aterramento o mais próximo de zero possível, verifico muito bem o local próprio do terreno, interessante a matéria do Dr, ainda não instalei, faço os quadros da maneira antiga.
Valeu meu amigo, é isso aí, procurar sempre fazer o melhor serviço e buscar novos conhecimentos, novas técnicas e novas habilidades. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Sensacional essa aula. Eu sempre usei padrão tt. Esses dias fui fazer um reparo e mim deparei com o sistema tn-c. E veja só, eu imaginei que tava errado. Ainda bem que não falei pra Ninguém, só imaginei mesmo kkk. Muito obrigado pela aula. Vou mudar o esquema da minha casa pra tn-cs. Eu uso o tt.
Beleza amigo, se for possível, opte sempre pelo TN-S, lembre-se, o TN-C-S sugerido tem reforço do aterramento de proteção! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Um dos (senão o melhor vídeo) explicando sobre aterramento e suas diferenças. O eletricista que fez a instalação elétrica da minha casa usou apenas uma haste com cabo de 10mm, tomara que seja suficiente. E ele não quis colocar Dr mas eu comprei e eu mesmo irei instalar no circuito do chuveiro.
@@TelredesCursos eu fui conferir o esquema que ele fez de aterramento no quadro de distribuição e o cara não interligou o cabo terra junto ao Neutro 😐. Mas tenho uma dúvida. O quadro do andar térreo, estando o Neutro interligado no barramento Terra... O quadro do primeiro andar precisa fazer essa interligação também, ou não há necessidade? Ou seja, o fio Terra vai para o barramento Terra e neutro para o neutro e pronto?
Parabéns pela aula professor,eu também sou eletricista, muitos de nós fica confuso na hora de fazer um aterramento da forma correta ,com a sua explicação tudo fica mais claro pra nós obrigado!!
Prof. Jair, Esta sua explicação sobre os tipos de aterramento é uma abordagem direta, foi cortado tudo o que é dispensável. Me ajudou demais a entender. Parabéns pelo vídeo!
Bom dia professor Jair, estava assistindo sua explicação sobre a proteção,se pó um acaso o neutro romper no terminal do chuveiro e alguém estiver usando o chuveiro o condutor negativo ira usa a pessoa que está tomando banho. É só uma observação que estou fazendo, porque em Niterói RJ ouve um acidente de morte,teve falta de neutro e ela se tornou o condutor,fica um abraço professor Jair DEUS te abençoe. Eu não tenho sua capacidade,sou um mero eletricista ,sempre aprendendo.
Olá amigo, estranho este acidente, pois se romper o neutro e tiver o condutor de proteção, a corrente de fuga irá pra ele. Por isso, que insisto no uso do DR, pois é este dispositivo que oferece a melhor proteção.
Excelente explanação, apresentando a teoria dos sistemas de aterramento e explicando as falhas de proteção possíveis em cada configuração, tirando as dúvidas comuns sobre sistemas de aterramento na parte 01 e indo além, mostrando na prática como converter um sistema TT e TNC-S na parte 02.
MAIS UMA VEZ PROFESSOR QUE AULA TOP TIROU TODAS AS MINHAS DUVIDA NA CASA DE MINHA MAE A ESTALACAO E BEM FEITA MAIS NAO TEM ATERRAMANTRO DENTRO DE CASA E UMA ESTALACAO DE CASE 50 ANOS
Olá mestre, parabéns pelo vídeo, nas verdade pelo canal. Eu também uso o esquema TN-S. Agora no caso do TT, para que aja maior segurança, o uso do DR é obrigatório em 100% da instalação. Assim quando um fase encostar na carcaça do equipamento, o sistema todo seria desenergizado por completo.
Parabéns, agora pouco dei uma opinião sobre esse fato, eu não tenho condições de ter,um estudo, mais tenho em prática, e,como eu opinei antes o aterramento não é mais forte que o neutro,,é o quê o você está mostrando no seu vídeo, parabéns prá você, aí está o certo, essa dica é muito importante nota 1.000 prá você, 💎
Obrigado professor por me explicar com tanta clareza a diferença entre os tipos de aterramento e por me fazer entender que melhor aterramento é o TNCS valeu mesmo só fez lamentar a inda mas o meu conhecimento pois eu trabalho como eletricista, mas neste assunto eu não tinha muito conhecimento e hoje compreendi claramente; Valeuu
Obrigado por sanar a nossa dúvida Professor Jair, a tratativa da aula ficou ótima; de um esclarecimento ímpar ; já tive um professor num curso de climatização; um Físico pela UESB-Vitória da Conquista-BA, ele dizia sempre o seguinte : " O professor ou profissional de áreas afim não tem obrigação de saber absolutamente tudo, mas deve saber onde encontrar tudo " tal observação nos remete ao fato de que estudar e aprender deve ser um processo contínuo, pois aqui está a linha que separa os excelentes dos medianos, portanto é a sua busca contínua pelo conhecimento e disposição de estar sempre aprendendo que nos inspira a seguir o mesmo exemplo de dedicação e faz da Telredes uma escola diferenciada, tanto no conteúdo como no método, parabéns.
Olá Fabrício! Muito obrigado!!! Fico muito feliz em ter a oportunidade de participar na sua formação profissional, tenho certeza que da forma como você se dedica, vai muito longe nesta área. Peço a Deus que te abençoe e ilumine o seu caminho! E tenha paciência, muitas vezes leva-se anos, as vezes décadas para ter o retorno da nossa dedicação, mas persistindo, cedo ou tarde ela virá e virá com muitas recompensas. Um grande abraço e muito obrigado pelas considerações e confiança no nosso trabalho. Já irei começar a editar a 2ª parte, a prática que ficará bem detalhada. Até....
@@TelredesCursos Amém 🙏🏾
Assino embaixo!
Pois nem todos tem a preocupação , de esterem orientando quantos aos procedimentos e risco. Como o professor, parabénizo o mesmo mais uma vez, pela humildade e respeito com o seu público e inscritos
@@claudiosouza4736 Muito obrigado!!!
@@TelredesCursos vc pode tirar uma dúvida minha ?
Até agora ..único canal que deu uma boa explicação.. ainda mais das simbologias.. ou seja, significado das letras . T T, T N S ..enfim .. obg mestre
que bacana amigo. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Bom dia Professor Jair. Eu mesmo, tecnólogo e engenheiro formado em 89, quando mal se falava de IDR ou DPS, aprendi sobre aterramento na Inglaterra, onde isso é levado muito a sério, pois os testes são rigorosos, o fase aqui tem 230V. Hoje aqui estamos na BS 7671:2018 o que chamamos de 18th edição. A maior mudança nessa edição é que os circuitos de luz também terão IDR( RCD Residual Current Device). Muito importantes informações, que sejam colocadas em prática. Parabéns.
Legal Newton! Muito obrigado por estas informações, show de bola. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Não sou eletricista, mas tenho bons conhecimentos na área; desta forma, posso relatar q foi a melhor aula que assisti sobre aterramento. Excelente didática!
Bacana amigo. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Ótima aula
Que Deus continue abençoando vc e sua família
Como saber se o neutro está aterrado no padrão de entrada? Posso fazer o TNCS se não estiver? (Neutro só aterrado no transformador da concessionária)
Nunca vi uma explicação tão clara como essa. Detesto pessoas que ensinam achando que todos estão entendendo; os ensinos de muitos para mim são muito abstratos. Vossa Senhoria está de parabéns.
Muito obrigado pela grande consideração! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Estou estudando eletrotécnica e esse foi para mim o melhor vídeo explicando esse assunto que é tão mal explicado no ambiente escolar. Obrigado !
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
O cara é careca antes de ver já deixo meu like.
Cara!!!!😯 É uma prazer receber sua visita no canal! Grande Professor Marcelo Moraes!!! Um grande abraço guerreiro!
Top professor,qual o aterramento maís usado em residência e que seja mais adequado para ar condicionado? Grato.
Vc quiz dizer o cara é craque né. Kk.
Edita aí mn.
Kkkkmuitoruinvaibotar fogo nas casas
@@ospdog4848 kkk
Fiz eletrotécnica a muito tempo, ultimamente assisti vários vídeos sobre o assunto mas a sua explicação foi a melhor
Legal Alexandre! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Que aula !!!
Não sou eletrecista,sou pedreiro. mas acho elétrica fascinante.
Com esses ensinamentos ,vc simplificou uma coisa tão complicada que é o aterramento..
👏👏👏👏
Muito obrigado amigo! Valeu pela presença no canal. Abraços
O melhor que encontrei, que ensinou. As siglas e como realmente funciona na prática.
Certo mais fácil, e Pegar o TT, e unir, conforme passado no vidio.
Junto com com IDR, fica bom
Valeu amigo. Tem a parte 2 deste vídeo, importante assistir.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Parabéns para você pois fiz curso de eletricista mais nunca falaram para mim de como fazer aterramento parabéns você e um professor nota 10 parabéns não vô mais enrra professor
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Essa é uma aula que não me canso de assistir, tipo decorar a aula, e não sou eletricista. Mas admiro muito a profissão. Parabéns professor.
Sou de São Paulo
Legal!!!...Show de bola! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Melhor exemplo de como fazer um aterramento resedencial gostei muito obrigado prof
Valeu Adriano! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Somente com este professor aprendi sobre os tipos de aterramento. Muito obrigado.
Fico muito feliz José!!! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Goste querido aprendi muito com seus vídeos tirei grandes dúvidas sobre aterramento você e om mestre em eletricidade valeo
Legal! Muito obrigado! Abraços
Se não tivesse assistido ao vídeo do senhor e de outros colegas no UA-cam se fosse fazer aterramento iria ligar o fio terra no neutro da concessionária, nem sabia que o aterramento TN precisava de hastes iguais ao TT, obrigado professor por passar seus ensinamentos.
Valeu Paulo. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Muito bom!!!! Aproveitando que o Sr abriu esse assunto tão polêmico! Onde uns defende um sistema outro defende o outro! Que na verdade não a uma conclusão Definitiva a respeito,no meu ponto de vista nenhum desses aterramento seja TNS TT ou TNC S sem os dispositivos de proteção DR e disjuntores de nada adianta! E no sistema TNS quando a fase encostar na caraça seria uma corrente de curto e não de fuga! Por isso os dijuntores atuariam! Diferente do DR que atua com uma baixa corrente! lembrando que suas aulas são cheia de conteúdo de suma importância parabéns e que bom que seu aluno perguntou a respeito pois essas trocas de informações uns aprendem com os outros! Deus abençoe professor Jair Maciel 👍
Amém! Valeu Alex Rodrigues. Muito obrigado pelo comentário, sua opinião é muito importante para todos aqui do canal. Valeu pela presença. Abraços
parabéns professor, sou eletronica e tinha curiosidade com o aterramento " novo". Adorei
Legal amigo da eletrônica! Muito obrigado!!! Abraços
Seus vídeos sempre são muito esclarecedores 👏👏👏
Olá! Show de bola receber a visita e o comentário de um canal Top da Construção Civil no Brasil. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Ótima Aula bem explicado, meu condomínio inaugurado em 2007, 240 apartamentos. Todos com a confirmação TT ,mas sem IDR sem DPS , sem disjuntor geral dentro do quadro de energia.
Desorganizado sem barramento, o fio terra era somente pro chuveiro.
Refiz tudo, coloquei IDR , DPS na fase, e disjuntor geral.
Bacana amigo! Fico feliz em saber. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
@@TelredesCursos saudações ilustre eu sou de Angola,no meu país infelizmente a concessionária só bota o cabo lá no Poste de Casa e o dono que si vire. Como fazer um aterramento sem o aterramento da concessionária???
Professor tenho 40ano anos de eletridade e vários curso .pois agora. Gue estou aprendendo com o senhor muito obrigado.
Bá amigo! Muito obrigado pela GRANDE consideração. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Até que enfim uma explicação com real detalhes!!!
Assisti os dois videos, estou muitíssimo agradecido.
Bem esclarecedor, sem precisar tirar duvidas.
Excelente.
Legal! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Nota 10 eu fazia meus aterramentos separados do neutro achando que era mais seguro
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Nossa professor mais uma vez muito profissional técnico e bem explicado tô aprendendo muito Deus abençoe sua vida 🙏
Amém!!!....Deus esteja conosco amigo Jair!....Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Hoje com as suas expectativas tenho tirado minhas dúvidas e melhorado minhas instalações
Legal!!! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito bom,sua explicação é muito esclarecedora. Dá p entender bem antes mesmo da prática. Parabéns
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Parabéns pelos vídeos muito didáticos e diretos ao que se interessa, estes que também me ajudam muito no esclarecimento pois não sou mestre no assunto e estou aprendendo também. Contudo, não consigo enxergar TT na ligação do chuveiro conforme você exemplifica. TT significa hastes separadas ou distintas para neutro (ainda no padrão) e outra para PE (perto do padrão ou em outra parte do terreno). No caso da ligação direta do chuveiro numa casa que não possui aterramento algum, eu entendo que a pessoa ai apenas usou um T. kkk... Se ela tem outra haste independente para o PE, ai sim, temos um sistema TT completo. Ah! uma dica... Sistema TN-S = Terra/ Neutro-Separados a partir do padrão e em uma única haste////\\\\ TN-C = Terra/Neutro-Comum em uma única haste, a partir do padrão///\\\ TT = Terra/Neutro, cada qual em uma haste independente, porém Neutro aterrado logo no padrão. Pelo menos eu acredito serem os três tipos mais usados. Obrigado!
Muito obrigado Tuny! Valeu pela presença no canal e informações repassadas ao público. Abraços
@@TelredesCursos Gosto da sua dinamica nos videos e entendo bem o que comentou sobre carência e omissões dos cursos técnicos nos deixando a ver navios. Abraço e sucesso sempre.
Aprendizado garantido excelente professor parabéns
Cara muito massa a explicação, a melhor que eu ja vi até agora.E a minha humilde sugestão é " Sempre utilizem o IDR"
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns querido, muito boa a didática.
Olá Alex, legal ver você por aqui, também já assisti vídeos no seu canal e gostei. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
@@TelredesCursos valeu estamos juntos.
Ótima explicação professor antigamente não tinha Dr nem dps e nada e disjuntores que nem tinha proteção. Não sou eletricista nem nada fiz está ligação com cabos de 10mm da entrada para o quadro de distribuição da casa sem Dr e nem Dps. Hoje os disjuntores são muito mais eficiente que antigamente e caso haja algum problema na minha Instalação irão atuar, mais uma vez parabéns continue assim nem todos nós temos condições para colocar tudo que as normas pedem.
Infelizmente é a nossa realidade no Brasil. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
domínio do assunto, amor pelo que faz e humildade para divulgar seu conhecimento dá nisso, uma aula espetacular recheada de informações preciosas. (de graça). Grande abraço. Que Deus continue a te abençoar em nome de Jesus.
Amém!!! Deus seja glorificado no Filho, Jesus Cristo irmão. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Muito obrigado! Professor , foi a melhor sobre aterramento que assisti.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns professor pelas aulas.
Aterramento é um tema que nos deixa muita dúvida quanto a sua eficiência.
Gosto muito da didática ensinada pelo senhor e que ajuda muita gente.
Obrigado e Deus lhe dê mais sabedoria.
Amém, Muito obrigado Wagner! Fico muito feliz que você gostou. Valeu pela presença no canal. Abraços
Complicado sistema de a terramoto muito polêmico
Muito bom. Concordei com tudo. Principalmente com a parte você fala que nós engenheiros também nos "enrolamos" com esse assunto pois não é muito abordado da graduação, essa é a mais pura verdade, pelo menos para mim que estudei na UnB. Tudo que tenho lido e pesquisado sobre o assunto aterramento bateu certinho com o que você explicou, mas você fez isso de uma forma resumida, bem explicativa e prática, lembrando que tem muita teoria envolvida nesse assunto, apesar de ser negligenciado nas escolas, porém o que realmente importa é o resultado final e de como isso é implementado na prática e acredito que conseguiu nesse vídeo curtinho. Parabéns.
Legal Hudson! Fico muito feliz que pessoas como você aprovam nosso trabalho. Uma pena que um assunto tão importante seja negligenciado. Sou Técnico em Eletrônica Industrial, formado em 1994 pelo Senai de Blumenau/SC e diversos cursos extras. Mas, para aprender, tive que ler muitos livros, pesquisar na net, ver trabalhos de outros profissionais de confiança, para assim elaborar este vídeo. Um grande abraço Hudson!
Show de bola essa aula já tinha aterrado minhas arte para fazer o aterramento tt mais depois dessa tt nunca mais valeu muito obrigado
Que bom que ajudei! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Ótimo: melhor palavra que encontrei descrever o quanto gostei. Se não me conter fico toda a tarde só elogiando. Muito obrigado. Boa tarde
Gratidão também amigo. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Parabéns professor! A melhor explicação sobre o assunto!
Legal Edson, muito obrigado!
Excelente. 🖒👏👏👏
São poucos que ensinam dessa forma!!!
Legal amigo! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Na minha opinião de profissional na área elétrica INDUSTRIAL E INSTALADOR FOTOVOLTAICO.
ACREDITO Q O SR. É O PROFESSOR MAIS CAPACITADO Q JA ENCONTREI PLO UA-cam.
Olá Fausto! É uma honra receber este elogio amigo. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito Obrigado. Não sou eletrecista, sou eletrônico e essa questão de aterramento sempre foi um BO. Sua dica foi primorosa. Toda vida ouvi que não se usa o neutro como proteção mas não é bem assim. Valeu!
É da pra usar, mas com critérios que explico em alguns vídeos do canal. Por exemplo: ua-cam.com/video/HA0qRqoz6wQ/v-deo.html
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Francisco da Holanda instalações parabeniza pela excelente demonstração do sistemas de aterramento
Muito obrigado Francisco! Valeu pela presença no canal. Abraços
Excelente explicação professor muito bom, preciso, didático obrigado! Nota 10
Show! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Meu amigo, excelente aula! Você não sabe como sua aula fez diferença pra mim. Eu já estava cansado de buscar explicações sobre tudo isso que você comentou. Você fala a nossa língua. Você explica tanto para o leigo quanto para os medianos e também para os mais experientes. É muito chato procurar vídeos e ver os caras explicando com linguajar técnico e deixando certos pontos passarem batidos...parece que eles estão explicando só para quem já é experiente. Realmente esses diagramas são confusos...não deixam clara a ideia. Parabéns meu amigo!
Legal!!!...Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
apaz professor vídeo muito bem explicado eu vou começar a parte elétrica da minha cozinha só qui primeiro eu vou começar fasendo o quadro de disjuntores primeiro i vou tá postando o vídeo si vc permiti eu queria tá agradecendo vc no vídeo .....abrasão professor vc e o melhor
Olá amigo! Muito obrigado! Legal, desejo muito sucesso na sua obra e também nos seus vídeos, seria uma honra seu agradecimento. Um grande Abraço!
Parabéns! A melhor explicação sobre o assunto que encontrei no youtube.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Na minha vida profissional ter aprendido sobre aterramentos foi um grande diferencial.
Legal. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Top e muito bom tirar dúvidas sobre essa questão!
Legal Jose, no próximo vídeo vamos concluir apresentando na prática. Abraços
Boa tarde. Ótimo explicação. Valeu Professor.
Maravilhosa explicação Mestre. Agora eu entendi.
Muito obrigado Sidnei. Abraços
Olá professor aqui e o Reniso de Boa Vista RR!!! Tudo bem?
Sou inscrito a pouco tempo no seu canal, mais tenho acompanhado todas suas aulas, tenho o curso de elétrica e estou fazendo uma reciclagem com as mesmas, e estou agregando conhecimentos importantíssimos, muito obrigado por dividir seus conhecimentos com agente...
Vamos pra aula!!!👷♂️👍⚡
Muito obrigado Reniso de Boa Vista! Tudo bem, obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Ótima explicação .na minha época não existia .tantas tecnologia assim.pois agora gue eu estou mim entrando .muito obrigado .professor .. Ivoscar ribeirão das neves. Mg
Olá Ivoscar! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Parabéns, você é diferenciado, agradecido por compartilhar seu conhecimento conosco, seus vídeos são os meus preferidos, aprendo mais com eles do que no curso que fiz.
Muito obrigado amigo! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
PARABÉNS PELO VÍDEO
Legal amigo!!! Muito obrigado! Conheci você e seu canal há alguns anos e baseado nos seus vídeos fiz uma sala para trabalhar, com laje e tudo. Segui suas orientações e também de meu sogro que é pedreiro e assistia o vídeos comigo. Ele esta velhinho, sem forças para por a mão nas coisas, mas sua cabeça funciona bem e ele verificava se o que eu estava fazendo estava certo. Um grande abraço e muito obrigado pelos conhecimentos que você nos passa.
O problema não é o TT e sim o TT sem o IDR
Falou tudo, concordo plenamente!
Concordo, Acredito que o melhor sistema deve ser individualizado e no TT usar o DR.
Eu em particular perfiro utilizar o TT mas com IDR,
Para evitar aqueles casos em que a conssessonária inverte as polaridades e a fase efetua uma descarga forçada para o terra, já no TT isso na acontece por mais que as polaridades dos fios de entrada forem invertidas...
Bom dia, pode ser usado um fio terra para vários circuitos
Professor acompanho todas suas aulas, vc é didático em suas explicações. Tenho curso de eletricista instalador mas me falta a prática o que gera alguma insegurança. Gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito de aterramento. A obra é um sobrado e tenho 3 QDC, um na parte térrea outro no andar superior e outro na edícula. Coloquei 4 hastes no recuo frontal da obra próximo ao padrão de entrada. A rede de entrada vai subterrânea e passa pela 1ª haste onde conectei o neutro ao aterramento; deste ponto em diante segue N e Proteção distintos (esta conexão não está junto ao padrão mas a 2 m deste) creio ser o sistema TNS correto?
Como o aterramento está distante do QDC da edícula (25 m) posso colocar mais algumas hastes próximo a este QDC e fazer a interligação ao cabo de proteção lá na edícula ou não há necessidade de mais hastes de aterramento ? Obrigado.
Olá Carlos! Muito obrigado! Para ser um esquema TN-S nativo, você teria que sair do quadro de medição com o neutro e proteção para os QDCs, mas não deixa de ser um TN-S, deste ponto que você juntou N e condutor do aterramento e levou separado para os QDCs é TN-S. Talvez seja como falei no vídeo, podemos considerar um TN-C-S com reforço do aterramento local. Não acho necessário você fazer um aterramento para a edicula, pode usar o mesmo. Acredito que no seu caso uma caixa com barramento BEP ficaria melhor do que conectar na haste N e PE. Valeu pela presença no canal. Abraços
Boa noite eu sor eletricista a mais de 30 anos e fiquei muito sorpreso com está aula nova para mim Betinho eletricista de Santa luz bahia muito obriga do mesmo
Olá Betinho! Legal, fico feliz que você gostou. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Eu nunca que entendia aqueles diagramas do norma e sempre ficava inseguro quanto a falar para alguém sobre esses esquemas de aterramento.
Agora com estas explicações, ficou tão claro em minha mente quanto a luz do dia.
Professor muito obrigado pelo excelente tema abordado 👏👏👏
Legal amigo!!! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Amei! Excelente professor.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
BOM DIA. E NO CASO DO CHUVEIRO? NO SISTEMA TN-C-S. SE O NEUTRO SE ROMPER, A ÁGUA QUE ESTÁ EM CONTATO COM O TERRA NÃO IRÁ FICAR ENERGIZADA?
Olá! É uma possibilidade remota, mas tudo depende do ponto onde o neutro rompeu, é por isso que recomendo o reforço do aterramento local, conforme demonstrarei na parte 02 deste vídeo na prática. Importante usar também o IDR.
O tt com dr seria mais seguro do que tn-s
Aqui na minha casa o neutro já rompeu no poste e queimou alguns equipamentos quando usava tn-s
Também acho. Não faz sentido ligar neutro junto com aterramento., ambos são coisas distintas. Então pra que se teria a necessidade de ter dois barramentos no QDC se os dois se unem em algum ponto.
Concordo com vc. E outra, se o transformador entrar em curto, pode mandar fase pelo neutro. Daí o estrago tá feito
Morpheus mas se der um problema no transformador e o neutro ficar energizado mas ele estaria aterrado no poste do transformador e isso evitaria problemas na residência.
@@adrianomelo9433 Excelente comentário Adriano. O problema é que o curto circuito de um transformador (trafo) é algo tão grande, que o aterramento da concessionária não aguenta. Já fiz laudo de sinistro em unidade consumidora, onde um curto circuito no trafo ocasionou um incêndio no imóvel. Imagina a corrente do curto circuito.
Grande abraço!
Morpheus entendo, então o melhor mesmo é o TT, se não não faria sentido ter dois barramentos ( neutro e terra) no QDC.
Parabéns pela didática e obrigado por compartilhar conhecimento, vou fazer o curso de eletricista no Senai Brasília DF.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
até pela falha no modo tn-c-s é recomendado um fio mais grosso no PEN inclusive até o disjuntor geral *com DR. TOP vídeo prof. .. concordo contigo e acho esta maneira a melhor!
Muito obrigado de coração
Essa explicação e nota 1000 tenho um condomínio vou implantar esse sistema.
Legal Antonio, bom trabalho! Faça tudo com muita atenção e sempre com o disjuntor geral de entrada desligado.
Parabens pelo seu vídeo, bem explicado. Em todos os casos que vi ropimento do neutro foram antes do medidor, uma espécie de corrosão no cabo neutro na conexão realizada na rede de entrada, com a invocação dos conectores houve uma melhora nessa situação, mais ainda acontece
Legal, muito importante seu comentário e observações sobre este problema. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Parabens prifessor. Essa foi a melhor explicaxao teorica e oratica sibre aterramento eletrico.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns . Tenho visto outros vídeos para entender a nomenclatura , o significado das letras., mas com detalhes assim nunca ví. O único que nomeu de forma esclarecedora é vc. Poir isso, meus Parabéns.
Legal Leonidas! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito esclarecedora sua aula com explicações de fácil entendimento. Obrigado
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Professor vc disse uma coisa real é sabido que faz pouco tempo que vem sendo realizado com mais impotência a parte elétrica de casas residências.... eu sempre morei em casa no qual a casa inteira tem uma rede principal uma fase e um neutro e tudo ligado nela e que tem um único disjuntor no padrão ..... tenho 40 anos e a vida inteira morei em casa com a mesma configuração de rede eletrica kkk forte abraço excelente vídeo.
Olá Alexandre! Bem assim mesmo, ainda tem casas novas sendo instaladas dessa forma. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Amigo sou eletricista formado a mais de 45 anos. e apredi muito.
Legal!!!...Muito obrigado! Abraços
professor eu trabalho com elétrica mais nao tenho curso eu aprendi muito com suas aulas
Fico feliz em saber Ednaldo! Show de bola
Sempre fiz aterramento separado, mais sempre achava inútil por causa do solo com essa aula me ajudou muito.obrigado
Olá Donizete! Dá uma olhada nesta Playlist, onde faço a medição com o Terrômetro:
ua-cam.com/video/RNC5TB3Ew7U/v-deo.html
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Aprendendo com seus vídeos maravilhosos p poder cobrar a instalação da forma correta.
Legal! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Vc realmente é um PROFESSOR! Não sou eletricista, sou curioso foi a melhor narrativa sobre aterramento que vi, dei um disleique para um outro e fui criticado. Que não explicou ,aliás só complicou.
Muito obrigado Edilson! Valeu pela presença no canal. Abraços
Pois é amigo, eu independente do que o pessoal pode pagar eu fasso o aterramento o mais próximo de zero possível, verifico muito bem o local próprio do terreno, interessante a matéria do Dr, ainda não instalei, faço os quadros da maneira antiga.
Valeu meu amigo, é isso aí, procurar sempre fazer o melhor serviço e buscar novos conhecimentos, novas técnicas e novas habilidades. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Gostei muito das suas explicações, muito obrigado, Deus ti ilumine
Amém! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Muito boa a explicação
Até quem não é eletricista fica muito claro o melhor esquema de proteção
Legal! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Sensacional essa aula. Eu sempre usei padrão tt. Esses dias fui fazer um reparo e mim deparei com o sistema tn-c. E veja só, eu imaginei que tava errado. Ainda bem que não falei pra Ninguém, só imaginei mesmo kkk. Muito obrigado pela aula. Vou mudar o esquema da minha casa pra tn-cs. Eu uso o tt.
Beleza amigo, se for possível, opte sempre pelo TN-S, lembre-se, o TN-C-S sugerido tem reforço do aterramento de proteção! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Boa aula de explicações de aterramento, já trabalhei com montagem de transformadores, e esse esquema de aterramento, que vc explicou
Legal Ricardo, muito obrigado pela contribuição. Valeu pela presença no canal. Abraços
@@TelredesCursos por nada 🤝
Parabéns professor, tô fazendo a parte elétrica dá minha toda nova , vou fazer aterramento como vc falo ,tnc,s
Um dos (senão o melhor vídeo) explicando sobre aterramento e suas diferenças.
O eletricista que fez a instalação elétrica da minha casa usou apenas uma haste com cabo de 10mm, tomara que seja suficiente. E ele não quis colocar Dr mas eu comprei e eu mesmo irei instalar no circuito do chuveiro.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
@@TelredesCursos eu fui conferir o esquema que ele fez de aterramento no quadro de distribuição e o cara não interligou o cabo terra junto ao Neutro 😐.
Mas tenho uma dúvida. O quadro do andar térreo, estando o Neutro interligado no barramento Terra... O quadro do primeiro andar precisa fazer essa interligação também, ou não há necessidade? Ou seja, o fio Terra vai para o barramento Terra e neutro para o neutro e pronto?
boa noite gostei muito da sua explicação como fazer a terramento , eu estou aprendendo muito com vc obrigado, a te o próximo vídeo,
Olá Elson! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns pela aula professor,eu também sou eletricista, muitos de nós fica confuso na hora de fazer um aterramento da forma correta ,com a sua explicação tudo fica mais claro pra nós obrigado!!
Legal amigo, fico muito feliz com amigos da área no canal. Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Prof. Jair,
Esta sua explicação sobre os tipos de aterramento é uma abordagem direta, foi cortado tudo o que é dispensável. Me ajudou demais a entender.
Parabéns pelo vídeo!
Perfeito amigo! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Eu gostei muito das suas exibições descomplicadas e objetivas e mesmo assim dentro das normas ! Ganhei um novo canal pra seguir ! Gratidão!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Bom dia professor Jair, estava assistindo sua explicação sobre a proteção,se pó um acaso o neutro romper no terminal do chuveiro e alguém estiver usando o chuveiro o condutor negativo ira usa a pessoa que está tomando banho.
É só uma observação que estou fazendo, porque em Niterói RJ ouve um acidente de morte,teve falta de neutro e ela se tornou o condutor,fica um abraço professor Jair DEUS te abençoe.
Eu não tenho sua capacidade,sou um mero eletricista ,sempre aprendendo.
Só tenho agradecer como seu aluno no plano de eletrônica, mais eu gostaria de aprender mais sobre proteção,
Olá amigo, estranho este acidente, pois se romper o neutro e tiver o condutor de proteção, a corrente de fuga irá pra ele. Por isso, que insisto no uso do DR, pois é este dispositivo que oferece a melhor proteção.
Valeu meu amigo, nós que agradecemos! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Parabéns por sua explicação aqui também não tem as casas aqui todas são sem aterramento só uma vara até a cx
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Excelente explicação professor.
Simplesmente extraordinário.
Me tirou muitas dúvidas
Obrigado
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Melhor explicação que eu já tive sobre o tema. Corrigi a tempo instalação que estou fazendo numa casa.
Legal! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Excelente explanação, apresentando a teoria dos sistemas de aterramento e explicando as falhas de proteção possíveis em cada configuração, tirando as dúvidas comuns sobre sistemas de aterramento na parte 01 e indo além, mostrando na prática como converter um sistema TT e TNC-S na parte 02.
Legal Jose! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
MAIS UMA VEZ PROFESSOR QUE AULA TOP TIROU TODAS AS MINHAS DUVIDA NA CASA DE MINHA MAE A ESTALACAO E BEM FEITA MAIS NAO TEM ATERRAMANTRO DENTRO DE CASA E UMA ESTALACAO DE CASE 50 ANOS
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Olá mestre, parabéns pelo vídeo, nas verdade pelo canal. Eu também uso o esquema TN-S. Agora no caso do TT, para que aja maior segurança, o uso do DR é obrigatório em 100% da instalação. Assim quando um fase encostar na carcaça do equipamento, o sistema todo seria desenergizado por completo.
Olá Alexandre! Valeu pela dica do DR.
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns, agora pouco dei uma opinião sobre esse fato, eu não tenho condições de ter,um estudo, mais tenho em prática, e,como eu opinei antes o aterramento não é mais forte que o neutro,,é o quê o você está mostrando no seu vídeo, parabéns prá você, aí está o certo, essa dica é muito importante nota 1.000 prá você, 💎
Muito obrigado irmão! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Muito enteresante este tipo de aterramento gostei uma braço
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Parabéns pela aula, me tirou várias dúvidas ; gostei
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Cara vc tirou muitas dúvidas, gostei da expricacão. Vou fazer desta vez com segurança
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
foi a mais Clara orientação q ouvir sobre aterramento
Legal! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
parabéns mestre eu mesmo já me deparei muito com este tipo de instalação
Muito obrigado Jorge! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Até aqui, a mais clara, concisa, sucinta e melhor explicação sobre "aterramentos".
Parabéns pelo vídeo.👏👏👏
Legal, show de bola! Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Abraços
Obrigado professor por me explicar com tanta clareza a diferença entre os tipos de aterramento e por me fazer entender que melhor aterramento é o TNCS valeu mesmo só fez lamentar a inda mas o meu conhecimento pois eu trabalho como eletricista, mas neste assunto eu não tinha muito conhecimento e hoje compreendi claramente; Valeuu
Legal Alessandro, mas continue estudando sobre isso, pois aterramento tem muito "pano pra manga". Abraços
O vídeo mais bem explicado sobre aterramento que eu já vi. Com a linguagem que qualquer um entenda. Parabéns!
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!
Antigamente eu ouvia falar em estação elétrica mais não sabia da importância do aterramento muito boa a explicação parabéns pelo trabalho
Muito obrigado! Valeu pela presença no canal. Um grande abraço!!!