Live 1 - Constância nos estudos.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • Força de vontade e motivação funcionam temporariamente. Propósito, hábito e disciplina funcionam definitivamente.
    A motivação é aquela animação temporária por alguma novidade, um novo livro, novo método de estudo, curso, aula, mas isso dura por um tempo limitado. A força de vontade vai cedendo aos poucos com os desafios diários, então se ajude a se ajudar. Por exemplo, não posso estudar perto de cama que eu acabo dormindo. Algumas pessoas têm dificuldade com o celular, então tire o celular do quarto quando for estudar. Experimento também trazer algum retorno “imediato” aos seus estudos, como escrever suas metas e sair cortando ou dando "check" no dia seguinte ao cumpri-las.
    Quanto ao propósito, relaciona-se a saber o que quer. Nesse ponto, não posso ajudar muito, porque a decisão é muito pessoal, mas saiba e tenha em mente seus mais fortes e profundos motivos para querer ocupar esse cargo. Você se identifica realmente com aqueles valores e responsabilidade? Você decidiu? Agora precisa focar no processo, desenvolver hábito e disciplina de estudo, que é o que funciona definitivamente.
    Bem, já falei algumas vezes sobre como é importante se manter estudando por um longo período de tempo para obter aprovação em concurso de magistratura. São muitas matérias, os cortes são altos, é fundamental manter uma rotina de estudos.
    Inicialmente, estudar precisa ser um hábito. Assim como tomar banho ou escovar os dentes. Precisa existir um compromisso com a atividade todos os dias. Estudar só de vez em quando ou somente quando sai o Edital não funciona. Fantasiar estar no cargo e “se matar” de estudar durante alguns meses não funciona para concursos longos, como o da magistratura. É como aquela clássica frase: “não é corrida, é uma maratona”.
    É preciso incorporar a disciplina. Ninguém começa estudando horas e horas com bastante concentração. Isso é algo construído e adquirido. E o ideal é começar com pouco tempo. Não tem como se concentrar por horas logo na primeira vez.
    É preciso eleger prioridades. No caso, o próprio estudo precisa ser prioridade. É preciso rever suas atividades e identificar com o quê você gasta mais tempo.
    Durante o processo, entenda: renunciar a tudo não vai funcionar, é necessário manter o mínimo para manutenção de sua saúde física e mental. O mínimo de lazer, de convívio familiar e social, mesmo que seja online, de exercício físico. Um respiro de praia pode ser o que você precisa para continuar estudando. Você não vai ser tornar um robô da disciplina. Você continua sendo um ser humano.
    Para manter a concentração, lembre-se: isso também é um exercício. E a maioria das religiões, filosofias e até a psicologia chegam na mesma conclusão: a de que devemos nos concentrar no presente e não no futuro ou no passado. A meditação funciona assim. É bem parecida, inclusive, com a oração!
    Se ajude a se ajudar também em outros aspectos: não torne pior o que já não é fácil. Pare de estudar pensando “sou um fracasso, não consigo nada”, agradeça por ter um computador, um caderno, um livro, por ter se formado, por ter uma casa, comida, pessoas com você. Se você estuda, você tem o básico. E se você não conseguir mudar essa mentalidade enquanto estuda, nem cargo, nem conquista nenhuma vai te trazer satisfação, nada será suficiente.
    Por último: tenha flexibilidade. Não cumpriu? No outro dia, ignore e comece novamente como se nada tivesse acontecido. Cumpriu mais ou menos? Ótimo. Teve que fazer um processo, passou um dia inteiro fazendo um recurso ou em uma audiência, não leve isso como o fim do mundo. Foque mais no cotidiano e menos no resultado final.

КОМЕНТАРІ • 24