Citocininas (2/3): Funções Biológicas
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Aula sobre citocininas, parte 2 de 3 : Funções biológicas
Prof. Dr. Marcelo Lattarulo Campos
Twitter: @lattarulo
camposlab.weebly.com
Crédito das imagens no início do video: Callus culture by Igge, Li et al, 2004.
Para a raiz crescer, não são necessárias baixas concentrações de auxina tbm?
Quando ele diz que a concentração de auxina precisa ser alta, é em relação à concentração de citocinina. Comparada com esta, a concentração de auxina é alta. Ainda assim é uma concentração mais baixa que a concentração necessária para o crescimento de folhas, que é bem menos sensível que as raízes. De toda a forma, o alto ou baixo que ele utiliza pra explicar é para nos dar ideia de qual está em maior quantidade, pois todas as concentrações são baixas, já que estamos tratando de hormônios. Como o professor disse em alguma das aulas, para isolar alguns miligramas de hormônio, precisou-se utilizar 50KG de milho
Obrigado pelo vídeo
Impossível a citocina ser tão incrível assim
Parabéns pelo conteúdo!
A citocinina onde pode ser encontrada? Por exemplo para serem aplicadas numa planta, de forma sintético? Ou Natural ?
Dá uma olhadinha na 1a parte dos videos de citocininas que eu falo um pouco sobre disponibilidade de citocininas para "compra". A gente usa versoes sinteticas sim!
Nos 11:42 se diz que a formação de raízes depende da alta concentração de auxinas e da baixa de citocinina, com o desenvolvimento de ramos laterais sendo o contrário. Essas concentrações são locais, ou na planta toda?
Locais Felipe! Ótima pergunta!
Olá, tenho uma dúvida... No 11:18 está escrito que a auxina impede a produção de citocinina nos ramos laterais. Mas as citocininas não são produzidas nas raízes?
Ótima pergunta Marcos. As citocininas são geralmente produzidas na raiz forma conjugada a açúcares e aminoácidos, o que faz com que elas não tenham efeito (falamos sobre isso no video 1 dessa série de citocininas!). Ou seja, a raiz está "segura" :).
Muito didático, top
😮