Vejo meu pai (hoje com 62 anos) em seus melhores momentos na eletrônica... infelizmente ele desanimou e fechou seu conhecimento e não gosta mais da área, não como antes que muitas pessoas iam atras dele pra obter conhecimento na cidade aonde morávamos... era referência para aquelas pessoas e eu via tudo aquilo e achava meu pai ainda mais incrível. Lá pelos anos 90 ele montava seus amplificadores, maquinas de enrolar bobinas, transformadores, fabricou nosso primeiro sistema de som aonde pude ouvir pela primeira vez meu primeiro um disco de vinil, modificou seu amplificador ao longo dos anos e eu sempre o acompanhava, ainda adolescente, nos testes e nos momentos de inspiração dele... numa determinada época esbarrou no avanço da tecnologia que encolheu tudo e ele já não tinha mais visão (muito miope) e equipamentos para superar as novas barreiras que a microeletrônica trouxe junto a modernidade... passou a ter dificuldade de manusear e fazer as cosias que ele mais amava fazer e foi ficando defasado... agora, nesse novo momento, já surgiu tantas coisas que poderia auxiliar ele a retomar a eletrônica como lentes e microscópios de fácil acesso além de inúmeras novas ferramentas e outras que o custo caíram absurdamente como o osciloscópio que sempre foi um sonho para meu pai ter um em sua bancada... ele sempre falava com empolgação diversas coisas que seriam possíveis de se fazer se ele pudesse ter um... eu segui na área vizinha, TI e telecomunicações e redes. E a base para toda minha formação foi o conhecimento de eletrônica de bancada obtido com meu pai, hoje tenho recursos e tempo, mas não consigo estimular ele a voltar a ativa mesmo que por hobby ou para passar o conhecimento dele como o Rogério Leite faz tão bem (um mestre)... Meu pai hoje, quando olhar para o cenário atual, visto o gigante gap, se acha incapaz de aprender as coisas novas... não sei como mostrar que ele está errado quanto a isso, queria muito que ele voltasse a ser feliz e sei que esse seria o caminho. Quando vejo o Rogerio ensinando aqui no canal é o mesmo que ver meu pai fazendo o mesmo quando eu era adolescente, mas para os outros técnicos que o conheciam e o respeitavam muito.
7 місяців тому+25
Olá ToraTora, Fico muito contente que eu lembro o seu pai. Seu depoimento representa muito pra mim. Faço 62 anos em breve, portanto a mesma idade do seu pai. Com absoluta certeza, vivemos a mesma época de ouro da eletrônica. Também trabalhei com eletrônica por muito tempo. Em 1985 comprei meu primeiro microcomputador TK80, então vivi toda essa transformação que seu pai também passou. Lá pelos anos de 1990 deixei a eletrônica e me dediquei somente à TI, embora sempre mantivesse meu laboratório em casa. Só retornei à eletrônica em 2015, dividindo tarefas na área de TI, mas durante todo o tempo em que trabalhei unicamente com desenvolvimento nunca deixei de estudar a eletrônica. Eu aconselho seu pai, caso queira voltar à eletrônica, que não tente entender tudo de uma vez, porque não conseguirá acompanhar e ficará mais frustrado ainda. Diga pra ele ficar na "zona de conforto", mexendo com amplificadores de som, valvulados ou transistorizados, porque esse segmento nunca deixou de existir e sempre haverá interessados em reparos ou construções de equipamentos sob encomenda, principalemten músicos. Além disso, com a internet a aquisição de conhecimento ficou muito fácil. Ele nem precisa ganhar dinheiro com isso (o que não é tão simples assim), mas manterá aceso o gosto pela arte. Mostre alguns videos do meu canal pra ele. Talvez ele retome o gosto. É só uma questão de empurrãozinho, porque eletrônica é um vício que fica escondido e reaparece quando menos se espera. Boa sorte!
@ fico extremamente feliz com tua resposta... peguei o seu vídeo sobre osciloscópio e vou assistir com ele... vou tentar e quem sabe ele se aplique. Ele sempre gostou de amplificadores de som, valvulados ou transistorizados. Grato pelo conteúdo e sobretudo pela bela resposta... empolgante!
Boa tarde. Assisti a todo o video. Sou profissional de eletrónica. Normalmente, para detatar curto circuito uso leitor térmico infravermelho. Contudo existe um processo bem mais simples que uso esporadicamente. Consiste em injetar a alimentacao e com o auxilio de uma esponja envolvida em papel térmico pressionamos setor a setor ate encontrar um ponto negro. Esse ponto negro é local do curto!
Olá professor Rogério. Sou auto didata em eletônica e eletrotécnica, aprecio esse mundo desde criança. Já sofri milhões de vezes pra encontrar defeitos em placas. Fiquei imensamente feliz pelo seu vídeo, pela sua didática e objetividade. Me tornei um inscrito no seu canal. Muito obrigado. Vida longa e próspera. Deus te abençoe
Fala sério, que professor legal, aula real muito boa de assistir, ensina de verdade dá gosto de aprender, usou até a descoberta do planeta Plutão em 1930. Além de ensinar super bem ainda ilustra a didática com fatos da ciência. É humilde, gosta do que faz, sem palavras. Obrigado professor Rogério.
Рік тому+14
Nossa, muito obrigado pelos elogios!!!!! Fico muito feliz que tenha gostado! :-)
39:05 - Deixa a placa pendurada e o ferro de solda em baixo. Já que a fumaça sempre sobe, quando a fumaça subir vai cobrir a placa com o esbranquiçado, agindo assim, inclusive, evita de cair gotas na placa.
boa ideia, eu pensei numa caixinha de metal para colocar a resina dentro, com uma pequena fresta, de modo que aquecendo a caixinha a fumaça sairia por essa fresta direcionada. Mas a sua ideia é bem mais prática.
cara, tô com 19 anos e pprt, vendo seus vídeos eu me apaixonei ainda mais pela eletrônica e digo que alguém como vc é difícil nos cursos que tem por aí. Vc é 10, pprt
Tinha um técnico que vinha consertar nossa TV, ele chegava com multímetro analógico levava cerca de 15 minutos a meia hora para deixar ela funcionando testando os componentes com multímetro sem retirar nada da placa, eu era criança e ficava impressionado com aquele cara! Esses mestres da eletrônica acho que não existem mais...
Professor, não perco mais nenhum de seus vídeos, também tenho sua idade, amo eletrônica, comecei desde criança, meu pai ja trabalhava em uma pequena usina hidrelétrica, onde eu o acompanhava por isso gosto desde criança de coisas eletrica e eletrônica, você ensina de maneira didática, não tem como não aprender ja montei rádio ja fiz tantas coisas mais nessa era avançada, seus conhecimentos é de mais. Abraço amo suas aulas. Soy de Artur Nogueira SP H-sat Eletrônica.
Rogerio Leite foi muito gratificante estar contigo nesta aula, tenho 54 e quando criança vovo tinha um radio a valvula e eu ficava abrindo toda hora aquele radio para ver o que tinha dentro, eu tinha mania de abrir tudo e ver o que tinha dentro , minha familia falava que eu iria estragar as coisas, eu cresci e devido ser muito pobre na epoca, tive que trabalhar muito , e acabei não ingressando na area de eletronica, , e devido mexer bastante com ti e a area adm , resolvi realizar meu sonho em aprender eletronica, ja estou algum tempo me mexendo , eu definitivamente cansei de ser o trocador de peças na area de informatica, eu estou caminhando para realmente ter o conhecimentos mais profundo, minha maquina de lavar essa semana quebrou e eu falei para mim mesmo , que eu iria arrumar, como ja acompanho bastante aulas no youtube disse para mim mesmo que ja estava na hora de colocar a mao na massa, e assim foi feito , analisei varios defeitos existente (demorei 3 dias para checar e chegar nesta conclusao kkkk ) , na placa de potencia , as trilhas levantaram e o triac estava em curto e a eletrobomba queimada, arrumei tudo com muita calma e a maquina voltou a funcionar, eu fiquei muito contente por hoje, e sua aula caio na minha playlist agora a noite, eu queria lhe agradecer de coração por passar seu conhecimento, eu fiquei com mais vontade de ampliar meus conhecimentos, na vida aprendi que podem tirar tudo da gente menos o CONHECIMENTO. Forte abraço;
28 днів тому
Olá meu amigo, Que bela história! Parabéns pela iniciativa e persistência. Aprender é realmente um presente que ninguém pode tirar! 😉 Abraço!
Gostaria de complementar o que o professor falou: para cada placa eletrônica existem "métodos" de análise, com ferramentas específicas. Para enxergar componentes SMD, basta comprar um bom microscópio disponível no mercado. Existem ferros de solda específicos para SMD. É necessário que o técnico aprenda do básico a análise das tensões, com muito treinamento com o uso da fonte assimétrica, compreender os setores da placa, e fazer bom uso da lâmpada em série. Escolher um nicho de atuação: Placas lava e seca, aquecedores, refrigeradores, Inversores de Frequencia/Tensão, etc e trabalhar para compreender a fundo o funcionamento da mesma. Obrigado por essa aula!
A eletronica eh fascinante, principalmente quando a gente encontra profissionais/professores de ALTA PERFORMANCE!!! Parabéns, meu caro! Atte. Bill Jabiraca, tb tô no UA-cam! Vlw - tmj!!!
Sr Rogério Leite, hoje 04.02.2024 acabei de assistir sua aula pela segunda vez. Simplesmente show de informações e conhecimento. Sei que irá me ajudar resolver um problema em uma placa circuito impresso de uma ultrassom que estar esquentando. Nao se preocupe com a camisa. O é show. Serei membro em breve pode anotar. Parabéns!
Strabalava na bancada nos anos 90 peguei o início do uso desta tecnologia SMD nos equipamentos domésticos, lembro que a Philips lançou um modelo de micro system com saída MOSFET controlada por pwm... era o pesadelo de todos os técnicos. Parabéns pela aula.
Eu uso alcool isopropílico para detectar o curto. é só borrifar sobre a placa, o componente que enxugar mais rápido é o que está em curto. Obs, o alcool isopropílico não tem condutividade, por tanto, pode aplicar sem receio.
Boa noite tudo bem uma curiosidade, eu fiz curso de concerto de eletro doméstico. Ou seja tenho algumas ferramentas que possa ser usado na parte de Eletrônica, que seria Ferro de solda, Arame, Alicate Amperímetro, e um aparelho pra medir continuidade. Uma pergunta preciso outras ferramentas mais específica para á parte de Eletrônica?. Desde já obrigado que Deus abençoe 🙏🙏🙏.
Muito bom o vídeo e essa técnica e muito eficiente agora o que você fala no final do vídeo que quando um televisor parava tinha um monte de gente em volta isso me lembra uma vez na casa da minha tia lá pelos anos de 1991 quando eu tinha 7anos e o televisor parou de funcionar e meus 3 tios e meu pai todos já falecidos sem nenhuma experiência em eletrônica abrirão o televisor e tentavam solucionar o defeito a tv em cima da mesa da cozinha que era bem grande e minha tia meus primos todo mundo olhando para ver se ia funcionar até que um deles teve a ideia de colocar um pedaço de fio de cobre onde fica o fusível de entrada de energia e ao ligar a TV o mesmo ligou e funcionou e passamos o sábado na casa da minha tia vendo a tv no canal 4 lembro que passava o domingo legal e depois o Silvio santos agora se fosse um curto nos componentes com certeza ia ser um belo de um pipoco mas o fusível Queimou por alguma oscilação elétrica e o pedaço de fio de cobre salvou aquele televisor e o seu vídeo me fez lembrar desse dia Valeu pela aula tamo junto até o próximo vídeo.
Sr Rogério, seus ensinamentos são maravilhosos... Bençãos em nossas vidas. Que Deus lhe conceda mais e mais sabedoria! Deus abençoe abundantemente sua vida e dos seus. 🙌
Prof. Parabéns pela disposição em ensinar. Gostaria de contribuir com uma dica sobre esse processo de injetar tensão com esse tipo de fonte. Uso essa técnica pra localizar curto em placa de notebook. E uma dica, que vai ajudar..quando a fonte de alimentação entra em proteção ela baixa a tensão e fica com o led da proteção aceso. Experimente nesse momento ir baixando a tensão até um ponto onde ele apague que a fonte vai injetar um pouco mais de tensao do que ela estava injetando enquanto o led da proteção estava aceso. Isso vai fazer a corrente subir pra corrente nominal que vc ajustou. A vai aquecer muito mais rápido o componente em curto. Abraços
Parabéns pela maravilhosa aula!!! Seus videos são realmente muito bem feitos e ajudam a muitos que precisam de aprender como reparar e entender o funcionamento dos circuitos. Muito obrigado !!!!!
Legal , aqui na minha região tem muita plantação de Pinus . Aqui em casa tenho mais de um kg de resina é ótimo esse método . muito top sua aula . Gratidão professor .
Está de parabéns Professor Rogério, explicação muito boa com detalhes e na prática, dei um like e assinei com você, sou Gilson de Aracaju, estou começando em conserta fonte chaveada, gostaria que continuasse com vídeo de curto na placa, obrigado.
É a primeira vez que tenho “contato” com os teus ensinamentos e acredito que não será a última, até porque, já me inscrevi e espero ansiosamente por novidades, Obrigado.
Professor, trabalhei em uma fábrica de celulares aqui em Manaus. Na flextronics fábrica de celular Motorola. Quando a placa tava em curto. Uma linha em curto. A gente injetava uma tensão e pegava uma câmera detectora de calor infra vermelha. O componente que ficasse mais vermelho na imagem, era o componente em curto. A gente matou vários e vários defeitos assim lá. De linha em curto.
ótimo vídeo, eu já tentei o método de detecção com os dedos, não consegui, esse do Bleu eu não conhecia, parabéns Rogério, agora vou usar esse que vc ensinou, muito obrigado, vídeo bem claro, prático sem lero lero e sem enrolação, igual aos seus vídeos valeu , 😃 👍
Moço, parabéns. Explicações bem feitas e demonstrações fundamentais para o entendimento das técnicas. Um forte abraço e que Deus te abençoe hoje e sempre.
Obrigado pela aula professor. Estou com 55 anos e resolvi aprender um pouco sobre a eletrônica e achei o seu vídeo fantástico. Sou motorista profissional e nao vou deixar essa profissão mas quero tbm aprender sobre a eletrônica.
7 місяців тому+1
Olá William! Mas você tá muito novinho ainda! Aos 55 anos eu nem canal no UA-cam tinha! Sucesso! :-)
Assisti tudo vídeo gostei muito das dicas geralmente cada um tem maneira deferente mas suas dicas são de grade valores parabéns por dedicar seu tempo nos ensinando
Boa noite venho assistindo seus vídeos á uns dias, não trabalho com eletrônica más fiz um curso básico de concerto de eletro doméstico. Ou seja achei interessante eletrônica também.
Parabéns professor Rogério pelos seus vídeos, parabéns pela sua atitude de está ajudando as pessoas, além dos seus. Sucesso sempre que Deus abençoe ainda mais o professor Rogério 🙏🙏🙏.
Olá , como vai ? vendo os vídeos é de brilhar os olhos o nível de conhecimento ! Peço desculpas pela ignorância , mas tenho uma dúvida ! Qual seria o curso que uma pessoa pode fazer , para iniciar na área de técnico e consequentemente para fazer reparos em placas eletrônica ?
7 місяців тому+1
Olá! O curso inicial é o de técnico em eletrônica e posteriormente uma especialização em eletrônica digital e placas eletrônicas. Inicie com o curso de Técnico em Eletrônica. Abraço!
Tenho uma placa de inversora....posso esfumaçeala e ligar na corrente ac com lampada em serie para dectetar o curto....desde ja q jesus abençoe sua vida e obrigado aula foi um show a parte sou novo nessa area.
Рік тому+1
Olá Roberto, obrigado por ter assistido! Eu não recomendo. O uso da lâmpada série é para prevenir sobrecargas maiores, geralmente no setor da alimentação primária. Abraço!
Aula muito bem explicada.parabéns. desejo muito aprender eletronica
Рік тому
Olá Walter, Normalmente o cabo vem especificado na caixa. Se for instalar na área externa onde tome chuva, sugiro cabo PP. Informe-se com o vendedor da loja. Um abraço!
muito bom o video, também utilizo breu aqui para achar curto em algumas placas, quando fui comprar só achei por Kilo, estou com um kilo aqui vai dura minha vida toda ..kkk , também já usei papel de termo impressão, aquele de maquininhas de imprimir cupom fiscal de cartão de credito. A proposito vou montar o simulador de ECU que vc ensina.
Seria possível confeccionar uma caixinha com uma pequena abertura para colocar a resina dentro de modo que, aquecendo essa caixinha a fumaça sairia por essa fresta tornando mais fácil e limpa a aplicação do breu?
Rogério boa noite. Muito bom. Aprendi muito com a sua explicação. Muito detalhada, estás de parabéns. Mas eu tenho uma dúvida. Você com a preocupação de não danificar a placa usou uma voltagem baixa a qual não esquentava o sufuciente para detectar calor com os dedos. O que vi na fonte, é que a voltagem caia, mas a amperagem não auterava em nenhum dos testes. Na minha opinião, se voçê tivesse um pouco mais de voltagem, iria notar um aumento de corrente o qual imediatamente aqueceria o tal componente em curto. è o que acho. Vou fazer o teste para confirmar. Sobre o breu, muito bom, que com a fumaça no componente sem muita corrente funciona. Uso o breu para fazer fluxo para soldar. Como é um pouco difícil fazer a fumaça. Penso que, se colocar o breu por baixo da placa, claro, virando a placa usando um ferro de soldar ou outro método de calor, deverá enfumaçar com mais facilidade. Obrigado. Que o nosso Deus e Senhor os abençoe. Espero que todos nos estejamos preparados para sua vinda. Amém
Valeu!
Muito obrigado pela dica gostei muito
Vejo meu pai (hoje com 62 anos) em seus melhores momentos na eletrônica... infelizmente ele desanimou e fechou seu conhecimento e não gosta mais da área, não como antes que muitas pessoas iam atras dele pra obter conhecimento na cidade aonde morávamos... era referência para aquelas pessoas e eu via tudo aquilo e achava meu pai ainda mais incrível. Lá pelos anos 90 ele montava seus amplificadores, maquinas de enrolar bobinas, transformadores, fabricou nosso primeiro sistema de som aonde pude ouvir pela primeira vez meu primeiro um disco de vinil, modificou seu amplificador ao longo dos anos e eu sempre o acompanhava, ainda adolescente, nos testes e nos momentos de inspiração dele... numa determinada época esbarrou no avanço da tecnologia que encolheu tudo e ele já não tinha mais visão (muito miope) e equipamentos para superar as novas barreiras que a microeletrônica trouxe junto a modernidade... passou a ter dificuldade de manusear e fazer as cosias que ele mais amava fazer e foi ficando defasado... agora, nesse novo momento, já surgiu tantas coisas que poderia auxiliar ele a retomar a eletrônica como lentes e microscópios de fácil acesso além de inúmeras novas ferramentas e outras que o custo caíram absurdamente como o osciloscópio que sempre foi um sonho para meu pai ter um em sua bancada... ele sempre falava com empolgação diversas coisas que seriam possíveis de se fazer se ele pudesse ter um... eu segui na área vizinha, TI e telecomunicações e redes. E a base para toda minha formação foi o conhecimento de eletrônica de bancada obtido com meu pai, hoje tenho recursos e tempo, mas não consigo estimular ele a voltar a ativa mesmo que por hobby ou para passar o conhecimento dele como o Rogério Leite faz tão bem (um mestre)... Meu pai hoje, quando olhar para o cenário atual, visto o gigante gap, se acha incapaz de aprender as coisas novas... não sei como mostrar que ele está errado quanto a isso, queria muito que ele voltasse a ser feliz e sei que esse seria o caminho. Quando vejo o Rogerio ensinando aqui no canal é o mesmo que ver meu pai fazendo o mesmo quando eu era adolescente, mas para os outros técnicos que o conheciam e o respeitavam muito.
Olá ToraTora,
Fico muito contente que eu lembro o seu pai. Seu depoimento representa muito pra mim.
Faço 62 anos em breve, portanto a mesma idade do seu pai. Com absoluta certeza, vivemos a mesma época de ouro da eletrônica.
Também trabalhei com eletrônica por muito tempo. Em 1985 comprei meu primeiro microcomputador TK80, então vivi toda essa transformação que seu pai também passou. Lá pelos anos de 1990 deixei a eletrônica e me dediquei somente à TI, embora sempre mantivesse meu laboratório em casa.
Só retornei à eletrônica em 2015, dividindo tarefas na área de TI, mas durante todo o tempo em que trabalhei unicamente com desenvolvimento nunca deixei de estudar a eletrônica.
Eu aconselho seu pai, caso queira voltar à eletrônica, que não tente entender tudo de uma vez, porque não conseguirá acompanhar e ficará mais frustrado ainda. Diga pra ele ficar na "zona de conforto", mexendo com amplificadores de som, valvulados ou transistorizados, porque esse segmento nunca deixou de existir e sempre haverá interessados em reparos ou construções de equipamentos sob encomenda, principalemten músicos. Além disso, com a internet a aquisição de conhecimento ficou muito fácil. Ele nem precisa ganhar dinheiro com isso (o que não é tão simples assim), mas manterá aceso o gosto pela arte.
Mostre alguns videos do meu canal pra ele. Talvez ele retome o gosto. É só uma questão de empurrãozinho, porque eletrônica é um vício que fica escondido e reaparece quando menos se espera.
Boa sorte!
@ fico extremamente feliz com tua resposta... peguei o seu vídeo sobre osciloscópio e vou assistir com ele... vou tentar e quem sabe ele se aplique. Ele sempre gostou de amplificadores de som, valvulados ou transistorizados. Grato pelo conteúdo e sobretudo pela bela resposta... empolgante!
Boa tarde. Assisti a todo o video. Sou profissional de eletrónica. Normalmente, para detatar curto circuito uso leitor térmico infravermelho. Contudo existe um processo bem mais simples que uso esporadicamente. Consiste em injetar a alimentacao e com o auxilio de uma esponja envolvida em papel térmico pressionamos setor a setor ate encontrar um ponto negro. Esse ponto negro é local do curto!
Que genial muito bem pensado vou passar a usar sua valiosa dica obrigado por compartilhar.
@@SeliganogrudeBoa noite, mas os componente nao tem um aquecimento normal por estar em uso? Forte abraço
Muito bom
Dica valiosa amigo
Me esclareça uma dúvida. O componente que aquece é que está em curto?
Olá professor Rogério. Sou auto didata em eletônica e eletrotécnica, aprecio esse mundo desde criança. Já sofri milhões de vezes pra encontrar defeitos em placas. Fiquei imensamente feliz pelo seu vídeo, pela sua didática e objetividade. Me tornei um inscrito no seu canal. Muito obrigado. Vida longa e próspera. Deus te abençoe
Nunca prensava em assistir um vídeo a mais de 17 minutos e ainda dar like e se inscriver no canal kkkkk
Parabéns amigo recomendo fazer um curso
Fala sério, que professor legal, aula real muito boa de assistir, ensina de verdade dá gosto de aprender, usou até a descoberta do planeta Plutão em 1930. Além de ensinar super bem ainda ilustra a didática com fatos da ciência.
É humilde, gosta do que faz, sem palavras. Obrigado professor Rogério.
Nossa, muito obrigado pelos elogios!!!!!
Fico muito feliz que tenha gostado!
:-)
Assistir o vídeo até o fim, o amigo explica com destreza, já deixei o like.
39:05 - Deixa a placa pendurada e o ferro de solda em baixo. Já que a fumaça sempre sobe, quando a fumaça subir vai cobrir a placa com o esbranquiçado, agindo assim, inclusive, evita de cair gotas na placa.
Parabéns .Essa técnica funciona.
boa ideia, eu pensei numa caixinha de metal para colocar a resina dentro, com uma pequena fresta, de modo que aquecendo a caixinha a fumaça sairia por essa fresta direcionada. Mas a sua ideia é bem mais prática.
cara, tô com 19 anos e pprt, vendo seus vídeos eu me apaixonei ainda mais pela eletrônica e digo que alguém como vc é difícil nos cursos que tem por aí. Vc é 10, pprt
Tinha um técnico que vinha consertar nossa TV, ele chegava com multímetro analógico levava cerca de 15 minutos a meia hora para deixar ela funcionando testando os componentes com multímetro sem retirar nada da placa, eu era criança e ficava impressionado com aquele cara! Esses mestres da eletrônica acho que não existem mais...
Professor, não perco mais nenhum de seus vídeos, também tenho sua idade, amo eletrônica, comecei desde criança, meu pai ja trabalhava em uma pequena usina hidrelétrica, onde eu o acompanhava por isso gosto desde criança de coisas eletrica e eletrônica, você ensina de maneira didática, não tem como não aprender ja montei rádio ja fiz tantas coisas mais nessa era avançada, seus conhecimentos é de mais. Abraço amo suas aulas. Soy de Artur Nogueira SP
H-sat Eletrônica.
Rogerio Leite foi muito gratificante estar contigo nesta aula, tenho 54 e quando criança vovo tinha um radio a valvula e eu ficava abrindo toda hora aquele radio para ver o que tinha dentro, eu tinha mania de abrir tudo e ver o que tinha dentro , minha familia falava que eu iria estragar as coisas, eu cresci e devido ser muito pobre na epoca, tive que trabalhar muito , e acabei não ingressando na area de eletronica, , e devido mexer bastante com ti e a area adm , resolvi realizar meu sonho em aprender eletronica, ja estou algum tempo me mexendo , eu definitivamente cansei de ser o trocador de peças na area de informatica, eu estou caminhando para realmente ter o conhecimentos mais profundo, minha maquina de lavar essa semana quebrou e eu falei para mim mesmo , que eu iria arrumar, como ja acompanho bastante aulas no youtube disse para mim mesmo que ja estava na hora de colocar a mao na massa, e assim foi feito , analisei varios defeitos existente (demorei 3 dias para checar e chegar nesta conclusao kkkk ) , na placa de potencia , as trilhas levantaram e o triac estava em curto e a eletrobomba queimada, arrumei tudo com muita calma e a maquina voltou a funcionar, eu fiquei muito contente por hoje, e sua aula caio na minha playlist agora a noite, eu queria lhe agradecer de coração por passar seu conhecimento, eu fiquei com mais vontade de ampliar meus conhecimentos, na vida aprendi que podem tirar tudo da gente menos o CONHECIMENTO. Forte abraço;
Olá meu amigo,
Que bela história! Parabéns pela iniciativa e persistência. Aprender é realmente um presente que ninguém pode tirar! 😉 Abraço!
Queria passar aqui para deixar os meus parabéns e o grande respeito que eu tenho pelo senhor.
Gostaria de complementar o que o professor falou: para cada placa eletrônica existem "métodos" de análise, com ferramentas específicas. Para enxergar componentes SMD, basta comprar um bom microscópio disponível no mercado. Existem ferros de solda específicos para SMD. É necessário que o técnico aprenda do básico a análise das tensões, com muito treinamento com o uso da fonte assimétrica, compreender os setores da placa, e fazer bom uso da lâmpada em série. Escolher um nicho de atuação: Placas lava e seca, aquecedores, refrigeradores, Inversores de Frequencia/Tensão, etc e trabalhar para compreender a fundo o funcionamento da mesma. Obrigado por essa aula!
Perfeito!!!!!!
🙂
A eletronica eh fascinante, principalmente quando a gente encontra profissionais/professores de ALTA PERFORMANCE!!!
Parabéns, meu caro!
Atte. Bill Jabiraca, tb tô no UA-cam!
Vlw - tmj!!!
Esse vídeo valeu mais que muitas aulas que já tive !
Excelente aula, ja conhecia a técnica, mas, amei a forma como o senhor explicou! Parabéns!
Sr Rogério Leite, hoje 04.02.2024 acabei de assistir sua aula pela segunda vez. Simplesmente show de informações e conhecimento. Sei que irá me ajudar resolver um problema em uma placa circuito impresso de uma ultrassom que estar esquentando. Nao se preocupe com a camisa. O é show. Serei membro em breve pode anotar. Parabéns!
O vídeo é tão bom que vou deixar salvo aqui para assistir sempre que eu precisar.
Que aulão didático .
Parabéns pelo grande esforço para produzir esse conteúdo com muita clareza e como uma gama de informações.
Boa noite ....
muito bom gostei muito muito bem explicado
Que aula fantastica agora minha paixão por conserto de placas aumentou , parabéns ao professor muito bem explicado
Strabalava na bancada nos anos 90 peguei o início do uso desta tecnologia SMD nos equipamentos domésticos, lembro que a Philips lançou um modelo de micro system com saída MOSFET controlada por pwm... era o pesadelo de todos os técnicos. Parabéns pela aula.
Eu uso alcool isopropílico para detectar o curto. é só borrifar sobre a placa, o componente que enxugar mais rápido é o que está em curto. Obs, o alcool isopropílico não tem condutividade, por tanto, pode aplicar sem receio.
Mas se o curto não estiver mais ativo por ação da proteção isso não vai funcionar
Boa noite tudo bem uma curiosidade, eu fiz curso de concerto de eletro doméstico. Ou seja tenho algumas ferramentas que possa ser usado na parte de Eletrônica, que seria Ferro de solda, Arame, Alicate Amperímetro, e um aparelho pra medir continuidade. Uma pergunta preciso outras ferramentas mais específica para á parte de Eletrônica?.
Desde já obrigado que Deus abençoe 🙏🙏🙏.
@@leonardofelipe7676OLÁ, pra isso que se usa uma fonte de bancada e injeta a tensão na malha suspeita...
@@fernandoluiz6539Vc precisará de ferramentas pra bancada de eletrônica, só de vc digitar assim no google vc saberá quais ferramentas são essas👍👍
Muito bom o vídeo e essa técnica e muito eficiente agora o que você fala no final do vídeo que quando um televisor parava tinha um monte de gente em volta isso me lembra uma vez na casa da minha tia lá pelos anos de 1991 quando eu tinha 7anos e o televisor parou de funcionar e meus 3 tios e meu pai todos já falecidos sem nenhuma experiência em eletrônica abrirão o televisor e tentavam solucionar o defeito a tv em cima da mesa da cozinha que era bem grande e minha tia meus primos todo mundo olhando para ver se ia funcionar até que um deles teve a ideia de colocar um pedaço de fio de cobre onde fica o fusível de entrada de energia e ao ligar a TV o mesmo ligou e funcionou e passamos o sábado na casa da minha tia vendo a tv no canal 4 lembro que passava o domingo legal e depois o Silvio santos agora se fosse um curto nos componentes com certeza ia ser um belo de um pipoco mas o fusível
Queimou por alguma oscilação elétrica e o pedaço de fio de cobre salvou aquele televisor e o seu vídeo me fez lembrar desse dia
Valeu pela aula tamo junto até o próximo vídeo.
Curto-circuito no módulo de injeção que ótimo vídeo, aprendi muitas coisas úteis com ele
Sr Rogério, seus ensinamentos são maravilhosos... Bençãos em nossas vidas. Que Deus lhe conceda mais e mais sabedoria! Deus abençoe abundantemente sua vida e dos seus. 🙌
Parabéns mestre Rogério. Foi a explanação mais completa didática e sintetizada que eu já ouvi. Obg.
Prof. Parabéns pela disposição em ensinar. Gostaria de contribuir com uma dica sobre esse processo de injetar tensão com esse tipo de fonte. Uso essa técnica pra localizar curto em placa de notebook. E uma dica, que vai ajudar..quando a fonte de alimentação entra em proteção ela baixa a tensão e fica com o led da proteção aceso. Experimente nesse momento ir baixando a tensão até um ponto onde ele apague que a fonte vai injetar um pouco mais de tensao do que ela estava injetando enquanto o led da proteção estava aceso. Isso vai fazer a corrente subir pra corrente nominal que vc ajustou. A vai aquecer muito mais rápido o componente em curto. Abraços
Obrigado pela dica!
EXCELENTE AULA DE ELETRÔNICA, SOU BOM EM ELETRÔNICA, TRABALHO COM BREU, MAIS JAMAIS SABIA DESSA PRÁTICA COM BREU.
NOTA 10 PROFESSOR...
Obrigado Rogério.
Foi de facto uma técnica genial. É como tirar a toupeira do esconderijo.
Obrigado pelo video , de muita valía ! Continue a passar seus ensinamentos por favor .
Simplesmente fantástico. Show. Não importa o método. O mais importante é o resultado do trabalho e consegui atingir o objetivo. Parabéns
Show, parabéns professor.obrigado por nós ajudar
Obrigado, José Antonio!
:-)
Parabéns pela maravilhosa aula!!! Seus videos são realmente muito bem feitos e ajudam a muitos que precisam de aprender como reparar e entender o funcionamento dos circuitos. Muito obrigado !!!!!
Valeu!
Obrigado Edilson!!!!!!!
É um grande incentivo ao nosso trabalho!
:-)
Legal , aqui na minha região tem muita plantação de Pinus .
Aqui em casa tenho mais de um kg de resina é ótimo esse método . muito top sua aula . Gratidão professor .
Está de parabéns Professor Rogério, explicação muito boa com detalhes e na prática, dei um like e assinei com você, sou Gilson de Aracaju, estou começando em conserta fonte chaveada, gostaria que continuasse com vídeo de curto na placa, obrigado.
Parabéns uma didática fantástica Rogério!
Muito boa a iniciativa de fazer uma série desses vídeos, seria legal tb uma série de vídeos de manutenção e reparo.
Olá John,
Que lbom que gostou.
No canal tem muitos vídeos sobre reparos.
Abraço!
É a primeira vez que tenho “contato” com os teus ensinamentos e acredito que não será a última, até porque, já me inscrevi e espero ansiosamente por novidades,
Obrigado.
Parabéns professor Rogério! Deus te abençoe muito em compartilhar seus conhecimentos. Excelente explicação, só agradecer...
Fantástica explicação! Como sempre ótima aula.
Mais uma dica muito boa que vou começar a utilizar ,obrigado pelos seus ensinamentos amigo.Deus abençoe!!
Muito boa suas dicas... obrigado e Deus abençoe sempre sua vida meu amigo 🙏🙏🙏
Que aula fantástica, vou até deixar salva na minha playlist do UA-cam, parabéns.
conhecimento maravilhoso transmitido por um mestre incrivel
Gosto muito das suas explicações. Parabéns!
Parabéns pela aula,será bom continuar com testes com placas em curto..
Professor, trabalhei em uma fábrica de celulares aqui em Manaus. Na flextronics fábrica de celular Motorola. Quando a placa tava em curto. Uma linha em curto. A gente injetava uma tensão e pegava uma câmera detectora de calor infra vermelha. O componente que ficasse mais vermelho na imagem, era o componente em curto.
A gente matou vários e vários defeitos assim lá. De linha em curto.
Parabéns pelo vídeo, é muito didático. Por favor poste mais . Obrigado.
Professor Rogério, continue seus videos. Excelente explicação. Muito didática e elucidativa. Muito obrigado.
ótimo vídeo, eu já tentei o método de detecção com os dedos, não consegui, esse do Bleu eu não conhecia, parabéns Rogério, agora vou usar esse que vc ensinou, muito obrigado, vídeo bem claro, prático sem lero lero e sem enrolação, igual aos seus vídeos valeu , 😃 👍
Que aula fantástica, vou até deixar salva na minha, parabéns.
Parabéns professor estou aprendendo muito com esse video.
Que coisa linda de se ver! Video simples , porém muito explicativo. Parabéns Sr Rogêrio por compartilhar. TMJ
Moço, parabéns. Explicações bem feitas e demonstrações fundamentais para o entendimento das técnicas. Um forte abraço e que Deus te abençoe hoje e sempre.
Obrigado Professor. Excelente aula.
sr Rogério sou luis sou iniciante no ramo obrigado por essa aula maravilhosa Deus te abençoe meu irmao
gostei da dica do breu , ele ajuda depois na solda também é 100 % aprovado essa dica .
Gostei muito; gostaria de ver mais videos sobre o assunto.
cara sensacional meus parabéns, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento
Que aula maravilhosa, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento
Muito bem explanado. E realmente, é muito difícil encontrar curto em placas em qualquer linha que esteja.
Obrigado pela aula professor. Estou com 55 anos e resolvi aprender um pouco sobre a eletrônica e achei o seu vídeo fantástico. Sou motorista profissional e nao vou deixar essa profissão mas quero tbm aprender sobre a eletrônica.
Olá William!
Mas você tá muito novinho ainda!
Aos 55 anos eu nem canal no UA-cam tinha!
Sucesso!
:-)
@ kkkkk obrigado amigo. Tá show aprender sobre eletrônica
Assisti tudo vídeo gostei muito das dicas geralmente cada um tem maneira deferente mas suas dicas são de grade valores parabéns por dedicar seu tempo nos ensinando
Boa noite venho assistindo seus vídeos á uns dias, não trabalho com eletrônica más fiz um curso básico de concerto de eletro doméstico. Ou seja achei interessante eletrônica também.
Parabéns professor Rogério pelos seus vídeos, parabéns pela sua atitude de está ajudando as pessoas, além dos seus.
Sucesso sempre que Deus abençoe ainda mais o professor Rogério 🙏🙏🙏.
Boa tarde parabéns pela sua aula pra mim foi ótima gostei muito do ensino
Parabéns meu amigo, obrigado por acrescentar conhecimento na minha vida! Deus o abençoe em nome do Senhor Jesus!
Parabéns pelo vídeo, excelente explicação.
Meu muito obrigado professor, show de bola. Que venha muitos e muitos vídeos como esse. Deus abençoe o senhor.
Muito top, parabéns, bem didático mesmo, eu já joguem varias placas fora porque não consegui encontrar o curto, mas agora com o video aprendi.
Olá , como vai ? vendo os vídeos é de brilhar os olhos o nível de conhecimento !
Peço desculpas pela ignorância , mas tenho uma dúvida !
Qual seria o curso que uma pessoa pode fazer , para iniciar na área de técnico e consequentemente para fazer reparos em placas eletrônica ?
Olá!
O curso inicial é o de técnico em eletrônica e posteriormente uma especialização em eletrônica digital e placas eletrônicas. Inicie com o curso de Técnico em Eletrônica.
Abraço!
Obrigado @
Este vídeo de troca de tela de vídeo me ajudou muito, vale a pena elogiar
muito bom esses macetes obrigado!
Aguardando parte 2,3,4 etc!!!
Gostei do seu vídeo parabéns pela didática e simplicidade
Parabéns professor p maravilhosa aula
Tenho uma placa de inversora....posso esfumaçeala e ligar na corrente ac com lampada em serie para dectetar o curto....desde ja q jesus abençoe sua vida e obrigado aula foi um show a parte sou novo nessa area.
Olá Roberto, obrigado por ter assistido!
Eu não recomendo. O uso da lâmpada série é para prevenir sobrecargas maiores, geralmente no setor da alimentação primária.
Abraço!
Excelente aula,com um método de ensinar bem descomplicado.Parabéns professor,desde já me integro ao grupo dos inscritos no canal.
Aula muito bem explicada.parabéns. desejo muito aprender eletronica
Olá Walter,
Normalmente o cabo vem especificado na caixa.
Se for instalar na área externa onde tome chuva, sugiro cabo PP.
Informe-se com o vendedor da loja.
Um abraço!
Obrigado pelo ensinamento professor!
muito bom o video, também utilizo breu aqui para achar curto em algumas placas, quando fui comprar só achei por Kilo, estou com um kilo aqui vai dura minha vida toda ..kkk , também já usei papel de termo impressão, aquele de maquininhas de imprimir cupom fiscal de cartão de credito. A proposito vou montar o simulador de ECU que vc ensina.
Gostei muito do seu conteúdo. Parabenizo vc pela iniciativa e que Deus o abençoe!👋👋👋
Seria possível confeccionar uma caixinha com uma pequena abertura para colocar a resina dentro de modo que, aquecendo essa caixinha a fumaça sairia por essa fresta tornando mais fácil e limpa a aplicação do breu?
Melhor vídeo que já assisti e a melhor explicação também ótimo vídeo
Que aula! Show! Didática, material didático excelente! Muito obrigado!
poxa um professor desse faz NOS QUERERMOS APENDER MAIS E MAIS .
Rogério boa noite. Muito bom. Aprendi muito com a sua explicação. Muito detalhada, estás de parabéns. Mas eu tenho uma dúvida. Você com a preocupação de não danificar a placa usou uma voltagem baixa a qual não esquentava o sufuciente para detectar calor com os dedos. O que vi na fonte, é que a voltagem caia, mas a amperagem não auterava em nenhum dos testes. Na minha opinião, se voçê tivesse um pouco mais de voltagem, iria notar um aumento de corrente o qual imediatamente aqueceria o tal componente em curto. è o que acho. Vou fazer o teste para confirmar. Sobre o breu, muito bom, que com a fumaça no componente sem muita corrente funciona. Uso o breu para fazer fluxo para soldar. Como é um pouco difícil fazer a fumaça. Penso que, se colocar o breu por baixo da placa, claro, virando a placa usando um ferro de soldar ou outro método de calor, deverá enfumaçar com mais facilidade. Obrigado. Que o nosso Deus e Senhor os abençoe. Espero que todos nos estejamos preparados para sua vinda. Amém
esperando pela parte 2 desse video com o metodo de 4 pontas , uma otima aula
Adorei a aula professor, deus abençoe sua vida,saúde e paz, você é um anjo enviado por Deus
Gostei muito do vídeo. O uso do breu é novidade paramim. Talvez se aplicar de baixo para cima fique mais fácil de cobrir. Obrigado pela ideias.
a melhor aula que ja vi ate agora parabens
BOM DIA, OBRIGADO PELO O SEU ENSINAMENTO PROFESSOR 👏🙏🤠👏
Bom dia meu amigo!! preciso reseta ecu de erberg o preciso comprar de ferramentas
Parabéns pelas aulas!!
Estou começando agora mas sempre tive interesse e curiosidade com as placas. Muito obrigada pela sua aula, adorei 🙌
Sensacional parabéns professor que aula em ... obrigado
Cara é brabo. Parabens pela dica. os macetes são tão importantes como a técnica.
Sou novo no canal e esse vídeo fui de grande utilidade pois estou aprendendo eletônica desde 2008 e nunca tinha visto essa técnica do breu
As suas aula são ótimas! Sou técnico em eletrônica, já me aposentei nessa área e aprendo muito contigo. Parabéns!
Simplesmente incrível a sua didática e disposição em ensinar meus parabéns professor
obrigado por compartilhar seus conhecimentos e, parabéns pela sua didática.
Técnica da gambiarra kkk mais valeu bom trabalho muito obrigado pela esperiencia e o bom humor ..parabéns por seu trabalho
Parabéns ótimo sua explicação amigão