Estônia tem população ateia com mais moral que a população de todos os países da América. Isso aí é mero espantalho e só atrai demérito para os religiosos, não sei qual a vantagem de insistir nessa repetição.
@@valeriogmatos Isso é óbvio. A respeito da Estônia, há uma quantidade elevada de pessoas declaradamente ateias e mais ainda dos que alegam pensar que não há Deus algum.
@@valeriogmatos Todos os estudos e séries de pesquisa acerca da religiosidade local (ex: Gallup, PEW e o Eurobarómetro) e o censo demográfico e habitacional oficial do país (feito a cada 10 anos - o último é de 2021).
Mas não era o Karl Marx que dizia que a "religião é o ópio do povo"? 🤔 Excelente reflexão Bruna! 🙏🏻 Quando nós relativizamos o que é o bem e o que é o mal nós perdemos o nosso referencial. 🙁
@@BrunaTorlay Marx é o flautista, incumbido de levar os ratinhos para onde tanto almejam, a permanente ausência de classes e portanto, de movimento, exigência intrínseca "sine qua non" para alcançar o comunismo, sentido oposto ao cosmos no qual estamos interagindo e onde tudo se move em direção ao Ser, sendo estático na inércia do abismo eterno do Nada, lá onde "viverão" para sempre, como parte do mundo físico, como as coisas que nos rodeiam, impingindo pra sempre as suas frustradas carrancas. Preferiram estar entre os perseguidores, aos que são por amor a justiça, perseguidos. Preferiram a soberba e o engano do falso poder alcançado pela rebelião com o ego, do que a verdade insofismável da unidade com o Verbo consagrada na Cruz. Livre arbítrio.
Pensando metafisicamente eu diria: Força, Foco, Fé e Voto Próximo domingo, Voto 10, Tarcísio/SP Voto 22, Bolsonaro/Presidente Pelo Nosso Futuro e do Brasil!
Se imaginarmos uma régua, onde temos, na extrema esquerda o comunismo puro e simples, no centro temos um marco zero e na estrema direita o conservadorismo, e se fomos transcorrendo por essa régua da esquerda para direita, onde, no caminho da extrema esquerda ao marco zero, temos como já citado o espectro da esquerda, no caso, comunistas, nazistas, fascista, socialistas... Neste contexto podemos dizer que, o nazismo assim como o fascismo está a direita do comunismo, pois, de acordo com Marx, seria a fase final que a sociedade alcançaria. Mas vejamos que não passamos do marco zero. Essa denominação de classificar de extrema direita de fascista vem da tese de Theodor W. Adorno, escala "F".
Não é possível, é o que penso. Nossa criação judaico-cristã se choca com esse pensamento relativista. Nosso Senhor Jesus Cristo resumiu toda a lei num só pensamento: "amarás ao teu próximo como a ti mesmo"
Não, impossível conciliar os dois. Por isso não entendo ditos cristãos votando na esquerda? Ou não sabe o que a esquerda defende ou não sabe o que é o cristianismo.
Sua visão está equivocada, a idéia é destruir a religião judaico cristã. Olha a igreja universal, a do chapeleiro louco a mundial da fé e outras que pregam a ideia destes endemoniados.
Meu Deus, que aula!!!! Preciso assistir mais umas duas vezes no mínimo para gravar algumas informações, fazer anotações e pensar um pouco sobre elas, já te acompanho há algum tempo, antes mesmo de te ver como comentarista de programas, já te admirava antes. Como professora você é maravilhosa. Parabéns
Com este vídeo você, Bruna, ajudou-me a rebater com mais consistência a proposta freudiana na obra "O futuro de uma ilusão", de que os homens não precisam de religião para alcançarem valores harmonizados em relação ao que seria esperado para uma sociedade justa, pois através das gerações sempre mais conscientes irão melhorando seus valores. Trata-se de uma fé no homem isento de qualquer discussão metafísica.
Depois de assistir a este vídeo brilhante, agradeço à porcaria da Jovem Pan por ter atirado pérolas, como você, às massas e nos ter permitido conhecer e aprender mais.
Bruna espetacular como sempre. Só tenha a agradecer tanta riqueza acessível a quem busca a verdade. Em relação a incompatibilidade entre cristianismo e comunismo, eu consegui identificar mais alguns, embora do ponto de vista bem superficial, mas bem interessantes. CRISTIANISMO e COMUNISMO 1 - O cristianismo pede que os homens sejam fraternos, mas não os obriga; 2 - O cristianismo pede que os homens sejam solidários, mas não os obriga; 3 - O cristianismo defende a prática da virtude via coração. O comunismo defende a prática da virtude via coação; 4 - O cristianismo portanto, tem por premissa a liberdade. O comunismo tem por premissa o controle. 5 - O cristianismo em função da liberdade que sempre primou, sempre foi criticado. O comunismo por ser regime de controle, não aceita qualquer tipo de crítica; 6 - No cristianismo toda esperança é metafísica, no comunismo toda esperança é materialista; 7 - No cristianismo toda esperança de transformação vai em direção a Cristo e espera ser em função dele. No comunismo toda a transformação vai em direção ao Estado e espera vir através dele. 8 - Por fim, o cristianismo quer MELHORAR o homem, considerado sua natureza errante. O comunismo quer CORRIGIR o homem partindo da seu ideal de mundo perfeito;
Quando estudei cinema numa conceituada universidade de São Paulo, praticamente passamos o curso de 4 anos sendo introduzidos em autores da Escola de Frankfurt, teses marxistas e Kant (não entendíamos nada, eram fragmentos de livros e textos). No final do curso, quando finalmente fomos fazer um filme, fomos obrigados a gravar algo dentro de uma agenda woke e revisionista. Sem saída e revoltados, 4 anos de investimento financeiro, gravamos nossos TCCs. Como dizia uma professora, nunca leia um livro sem ler a introdução.
Obrigado por mais essa ótima aula, Bruna…! Quando quis entender o porque da incompatibilidade da “Teologia da Libertação” com o Cristianismo, encontrei um vídeo do Padre Paulo Ricardo. Esse teu vídeo só reforça o que ele afirmou. Muito legal ver como a metafísica foi sendo tratada ao longo da história até chegar ao Marx…!
A corrente filosófica do existencialismo cuja marca comum não são os pressupostos e as conclusões (que são diferentes), mas o instrumento de que se valem: a análise da existência. Essa corrente entende a palavra existência, como o modo de ser próprio do homem enquanto é um modo de ser no mundo, em determinada situação, analisável em termos de possibilidade. A análise existencial é, portanto, a análise das situações mais comuns ou fundamentais em que o homem vem a encontrar-se lançado no mundo. Nessas situações, obviamente, o homem nunca é e nunca encerra em si a totalidade infinita, o mundo, o ser ou a natureza. Nesse sentido, gostaria de saber da guria, se o existencialismo guarda ou evoca implicitamente uma Metafísica, seja no conceito de Angústia de Kierkegaard, na reflexão do conceito de Vontade em Schopenhauer, no de Dasein do Heidegger, no de liberdade de Sartre, da ideia de mundo do Nietzsche... Enfim, uma correlação ainda que o implícita...
Saudações. Um entendimento do marxismo bem restrito. Existem versões para além de Marx. Por outro lado, se a abordagem da profa. Bruna for aplicada a todas as vertentes filosóficas nenhuma poderá ser compatível com o cristianismo.
RELIGIÃO SIGNIFICA RELIGARE,OU SEJA LIGAR O QUE FOI DESLIGADO,E O QUE FOI DESLIGADO? O CONSCIENTE DO INCONSCIENTE..ESSA ERA DE PEIXES VIVE LEMBRANDO O PASSADO, OU PROJETANDO O FUTURO ,SÓ NÃO VIVE NO PRESENTE..E INVENTA UM CRISTIANISMO SEM SABER QUE SE REFERE A UM ESTADO DE CONCIENCIA QUE SÓ O JESUS BIBLICO CONSEGUI..SOMOS JESUITAS NAO CRISTÃO..ABRACOS nois
Minha muito querida Bruna!! Você é uma das grandes inteligência do Brasil. Mas, eu preciso dizer que, num vídeo como o de hoje, a gente precisa de ativar legendas com tradução. Acho, em minha humílima opinião de curioso do saber que
...a sua grande missãp é tornar inteligível o mundo da filosofia para nós, simples mortais. A sua linguagem é maravilhosa, mas destina-se a muitos poucos. Espero que leia isso como palavras angustiadas de um fã que quer aprender.
Fantástico, Bravo! Professora, eu complementaria que Comunismo, Cristianismo e Judaismo ( puxando aqui a sardinha pro meu lado), não possuí nenhuma compatibilidade kkk
Parabéns, boa reflexão. Sobre a pergunta, eu acredito que exista a possibilidade de conciliar marxismo com cristianismo, ou qualquer outra religião, sim. Primeiro, tenho que reconhecer minha ignorância. Dito isso, acho possível trazer contribuições dos autores sem necessariamente adotar tudo que ele acreditava ou que foi formulado. Mas podemos usar a China como exemplo, o socialismo aplicado na China seguem determinadas características que dizem a respeito da realidade chinesa. A sociedade não apagou milênios de tradição e adotou o socialismo, por isso é chamado de socialismo com características chinesas. Acredito que o socialismo marxista traga diferentes dinâmicas sociais que me parecem fazer sentido, e em algumas partes respondem de forma mais competente a questões das religiões monoteístas relacionadas, por exemplo, ao trabalho como fonte de renda. Fora isso, o fato de haver a moral cristã enquanto norte de uma nação não serve de parâmetro no mundo real, pois é só pegar os Estados Unidos a partir de Hiroshima e Nagasaki e a gente consegue ver a baguncinha que ele fez no mundo, rs. Desde lá não ouve uma década em que ele não estivesse envolvido em guerras e podemos dizer que é um país genocida que tem como norte valores cristãos, que não me parece casar muito bem. Enfim, para resumir, hoje eu vejo que a gente vive numa espécie de ditadura do capital, e acredito ser totalmente possível uma transição para uma ditadura do proletariado com orientação, valores, moral cristã (e só reforço que acredito nessa possibilidade e não que esse seja meu desejo).
Bruna, seria oportuno abordar com mais profundidade o nominalismo, fonte na qual beberam figuras revolucionárias como, por exemplo, Lutero e sua influência em "pensadores" voltados para a tentativa de destruir o pensamento tomista como uma estratégia de eliminar o cristianismo na sociedade,
Jesus, o maior Filósofo que este mundo conheceu ensinou estas e muitas outras coisas em uma linguagem muito simples; tão simples que ninguém entendeu nada.
"Gegraptai gar: " Apolô, ten sofian ton sofon(os sábios de Sião) , kai sinessin ton sinetón atésso (os marxistas)"". Rrrrrsssss. Desculpem a transliteração improvisada.
Oi Bruna! Tudo bem? Quer dizer então que a verdade me pode ser revelada caso eu busque o conhecimento teológico? Poderia me explicar melhor oq seria isso ou se seu curso aborda esse tipo de assunto? Obrigado!
Como que vem uma propaganda com Marilena Chaui promovendo um curso! Eu sou classe média, vc sabe o que esta senhora pensa da classe média???!!! Procura nos seus vídeos @UA-cam!
Vc não é aquela que disse que Bolsonaro era um "nerd" político? Vc votou no Lula, então? Ou não percebeu que o nosso caminho, nessa altura, era um só? Será que suas críticas "escrotas" não colaboraram para a vitória daquele que Vc, "na época" acusava como dia última opção? Se apoiarmos Vc, estaremos sozinhos. Já passamos com isso com Joice, pra mim Vc não soube perceber o que tínhamos à disposição para combater o inimigo. Soldados como Vc, colocamos na linha de frente, não são confiáveis. Com a derrota que tivemos, precisaremos de gente de brio para continuarmos, não será com Vc.
Só tive professor de filosofia comunista e por isso, detestava as aulas. Agora, vejo o quão importante é a filosofia para a nossa compreensão da vida.
Uma sociedade sem religião e uma sociedade sem freio moral algum viveríamos segundo nossos apetites e nossas vontades
Estônia tem população ateia com mais moral que a população de todos os países da América. Isso aí é mero espantalho e só atrai demérito para os religiosos, não sei qual a vantagem de insistir nessa repetição.
@@martasilva8036 Desinteresse por religião não significa necessariamente ateísmo!!!
@@valeriogmatos Isso é óbvio. A respeito da Estônia, há uma quantidade elevada de pessoas declaradamente ateias e mais ainda dos que alegam pensar que não há Deus algum.
@@martasilva8036 Fontes?
@@valeriogmatos Todos os estudos e séries de pesquisa acerca da religiosidade local (ex: Gallup, PEW e o Eurobarómetro) e o censo demográfico e habitacional oficial do país (feito a cada 10 anos - o último é de 2021).
Muito bem Bruninha,és uma excelente professora. Somos professores,eu sou professor de matemática, tenho prazer em ti ouvir .
Mas não era o Karl Marx que dizia que a "religião é o ópio do povo"? 🤔
Excelente reflexão Bruna! 🙏🏻 Quando nós relativizamos o que é o bem e o que é o mal nós perdemos o nosso referencial. 🙁
Procure o vídeo "O fanatismo é o ópio do povo". Ali, explico essa outra falácia do Marx
@@BrunaTorlay Marx é o flautista, incumbido de levar os ratinhos para onde tanto almejam, a permanente ausência de classes e portanto, de movimento, exigência intrínseca "sine qua non" para alcançar o comunismo, sentido oposto ao cosmos no qual estamos interagindo e onde tudo se move em direção ao Ser, sendo estático na inércia do abismo eterno do Nada, lá onde "viverão" para sempre, como parte do mundo físico, como as coisas que nos rodeiam, impingindo pra sempre as suas frustradas carrancas. Preferiram estar entre os perseguidores, aos que são por amor a justiça, perseguidos. Preferiram a soberba e o engano do falso poder alcançado pela rebelião com o ego, do que a verdade insofismável da unidade com o Verbo consagrada na Cruz. Livre arbítrio.
O próprio comunismo admite que não é possível vencer enquanto o Cristianismo existir
Queremos ouvir mais sobre filosofia, teologia e política!!!
Mais vídeos sobre isso, por favor!
Pensando metafisicamente eu diria:
Força, Foco, Fé e Voto
Próximo domingo,
Voto 10, Tarcísio/SP
Voto 22, Bolsonaro/Presidente
Pelo Nosso Futuro e do Brasil!
Sinto não poder votar no Tarcísio... só porque moro e voto em Santa Catarina... em 2026 eu consigo votar nele , se Deus quiser!
Fala Bruninha, excelente conteúdo. Parabéns!
Professora, vc é extraordinariamente necessária. Obrigado!
Hoje é o dia mais importante do Brasil. Estou muito apreensivo. Deus nos livre do chorume comunista. Gratidão Bruna Torlay.
Não aceito que um canal tão relevante como esse da Torlay não ter milhões de likes, mas sabendo que muitos preferem dar atenção aos medíocres.
Excelente como sempre. Mas posso mudar de assunto? Como faço pra mostrar que nazismo e fascismo são de esquerda? Agradeço muito
Tem vídeo aqui sobre o assunto. De 2021
Se imaginarmos uma régua, onde temos, na extrema esquerda o comunismo puro e simples, no centro temos um marco zero e na estrema direita o conservadorismo, e se fomos transcorrendo por essa régua da esquerda para direita, onde, no caminho da extrema esquerda ao marco zero, temos como já citado o espectro da esquerda, no caso, comunistas, nazistas, fascista, socialistas... Neste contexto podemos dizer que, o nazismo assim como o fascismo está a direita do comunismo, pois, de acordo com Marx, seria a fase final que a sociedade alcançaria. Mas vejamos que não passamos do marco zero. Essa denominação de classificar de extrema direita de fascista vem da tese de Theodor W. Adorno, escala "F".
@@BrunaTorlay manda um alô pra mim😅😅😅😅😅
Um dos principais pontos é que a esquerda prega e impõe o estado grande já a direita visa o estado mínimo
O nazismo era anticapitalista defendia um socialismo nacional
Adorei está reflexão!!! Excelente!! parabéns Bruna
Não é possível, é o que penso.
Nossa criação judaico-cristã se choca com esse pensamento relativista.
Nosso Senhor Jesus Cristo resumiu toda a lei num só pensamento: "amarás ao teu próximo como a ti mesmo"
Boa noite Professora BrunaTorlay !
Não, impossível conciliar os dois. Por isso não entendo ditos cristãos votando na esquerda? Ou não sabe o que a esquerda defende ou não sabe o que é o cristianismo.
Sua visão está equivocada, a idéia é destruir a religião judaico cristã.
Olha a igreja universal, a do chapeleiro louco a mundial da fé e outras que pregam a ideia destes endemoniados.
Os dois
Salve professora Bruna!
Sempre muito bom ouvi-la!
Meu Deus, que aula!!!! Preciso assistir mais umas duas vezes no mínimo para gravar algumas informações, fazer anotações e pensar um pouco sobre elas, já te acompanho há algum tempo, antes mesmo de te ver como comentarista de programas, já te admirava antes. Como professora você é maravilhosa. Parabéns
Com este vídeo você, Bruna, ajudou-me a rebater com mais consistência a proposta freudiana na obra "O futuro de uma ilusão", de que os homens não precisam de religião para alcançarem valores harmonizados em relação ao que seria esperado para uma sociedade justa, pois através das gerações sempre mais conscientes irão melhorando seus valores. Trata-se de uma fé no homem isento de qualquer discussão metafísica.
Sim, não esquecendo Bruna, Gratidão, muito obrigado !
Ops, no final do texto grego eu quis escrever: Atetésso.
Você é linda. Seu trabalho é incrível. Obrigado.
Depois de assistir a este vídeo brilhante, agradeço à porcaria da Jovem Pan por ter atirado pérolas, como você, às massas e nos ter permitido conhecer e aprender mais.
Sem palavras. Sensacional simples assim.
não encontrei a ferramenta para curtir. parabéns pelo vídeo
Bruna espetacular como sempre. Só tenha a agradecer tanta riqueza acessível a quem busca a verdade. Em relação a incompatibilidade entre cristianismo e comunismo, eu consegui identificar mais alguns, embora do ponto de vista bem superficial, mas bem interessantes.
CRISTIANISMO e COMUNISMO
1 - O cristianismo pede que os homens sejam fraternos, mas não os obriga;
2 - O cristianismo pede que os homens sejam solidários, mas não os obriga;
3 - O cristianismo defende a prática da virtude via coração. O comunismo defende a prática da virtude via coação;
4 - O cristianismo portanto, tem por premissa a liberdade. O comunismo tem por premissa o controle.
5 - O cristianismo em função da liberdade que sempre primou, sempre foi criticado. O comunismo por ser regime de controle, não aceita qualquer tipo de crítica;
6 - No cristianismo toda esperança é metafísica, no comunismo toda esperança é materialista;
7 - No cristianismo toda esperança de transformação vai em direção a Cristo e espera ser em função dele. No comunismo toda a transformação vai em direção ao Estado e espera vir através dele.
8 - Por fim, o cristianismo quer MELHORAR o homem, considerado sua natureza errante. O comunismo quer CORRIGIR o homem partindo da seu ideal de mundo perfeito;
Top d+! Muito obrigado! Que Deus a abençoe!
Quando estudei cinema numa conceituada universidade de São Paulo, praticamente passamos o curso de 4 anos sendo introduzidos em autores da Escola de Frankfurt, teses marxistas e Kant (não entendíamos nada, eram fragmentos de livros e textos). No final do curso, quando finalmente fomos fazer um filme, fomos obrigados a gravar algo dentro de uma agenda woke e revisionista. Sem saída e revoltados, 4 anos de investimento financeiro, gravamos nossos TCCs. Como dizia uma professora, nunca leia um livro sem ler a introdução.
Ou você é uma coisa ,ou outra ;digo isso como cristão e conhecedor do socialismo / comunismo
Exato.
Já pensou em extrair o áudio e transformar em podcast ?
Boa tarde 💐👍👍👍👏😉 e like sempre 😘!
Ótima explicação. 👏👏👏
Parabéns pelo trabalho!
Excelente bruna
Valeu mestra
Bruna, sempre afiadissima no pensamento!
Muito bom escutar seus comentários !!!
Bruna é uma gracinha
Tenho pouco estudo, más gosto de te escutar
Saudades de você na Jovem Pan 🌷
Obrigado por mais essa ótima aula, Bruna…!
Quando quis entender o porque da incompatibilidade da “Teologia da Libertação” com o Cristianismo, encontrei um vídeo do Padre Paulo Ricardo. Esse teu vídeo só reforça o que ele afirmou.
Muito legal ver como a metafísica foi sendo tratada ao longo da história até chegar ao Marx…!
Que aula 👏🏻👏🏻
gratidão
Não é possível conciliar .
Grato!
Belíssima
A corrente filosófica do existencialismo cuja marca comum não são os pressupostos e as conclusões (que são diferentes), mas o instrumento de que se valem: a análise da existência. Essa corrente entende a palavra existência, como o modo de ser próprio do homem enquanto é um modo de ser no mundo, em determinada situação, analisável em termos de possibilidade. A análise existencial é, portanto, a análise das situações mais comuns ou fundamentais em que o homem vem a encontrar-se lançado no mundo. Nessas situações, obviamente, o homem nunca é e nunca encerra em si a totalidade infinita, o mundo, o ser ou a natureza. Nesse sentido, gostaria de saber da guria, se o existencialismo guarda ou evoca implicitamente uma Metafísica, seja no conceito de Angústia de Kierkegaard, na reflexão do conceito de Vontade em Schopenhauer, no de Dasein do Heidegger, no de liberdade de Sartre, da ideia de mundo do Nietzsche... Enfim, uma correlação ainda que o implícita...
Clareza!!!
👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Boa noite!
Saudações. Um entendimento do marxismo bem restrito. Existem versões para além de Marx. Por outro lado, se a abordagem da profa. Bruna for aplicada a todas as vertentes filosóficas nenhuma poderá ser compatível com o cristianismo.
Muito boa reflexão!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Q achado! Ótimo vídeo
06:14
07:22
A grande diferença entre os eventos de agora com o Movimento de 1964 é: em 1964 o povo pediu a Deus; agora, pedem o Bolsonaro!
moça, vc foi um achado, a voz e clareza da sapiência....
RELIGIÃO SIGNIFICA RELIGARE,OU SEJA LIGAR O QUE FOI DESLIGADO,E O QUE FOI DESLIGADO? O CONSCIENTE DO INCONSCIENTE..ESSA ERA DE PEIXES VIVE LEMBRANDO O PASSADO, OU PROJETANDO O FUTURO ,SÓ NÃO VIVE NO PRESENTE..E INVENTA UM CRISTIANISMO SEM SABER QUE SE REFERE A UM ESTADO DE CONCIENCIA QUE SÓ O JESUS BIBLICO CONSEGUI..SOMOS JESUITAS NAO CRISTÃO..ABRACOS nois
Mulher maravilhosa
Minha muito querida Bruna!! Você é uma das grandes inteligência do Brasil. Mas, eu preciso dizer que, num vídeo como o de hoje, a gente precisa de ativar legendas com tradução. Acho, em minha humílima opinião de curioso do saber que
...a sua grande missãp é tornar inteligível o mundo da filosofia para nós, simples mortais. A sua linguagem é maravilhosa, mas destina-se a muitos poucos. Espero que leia isso como palavras angustiadas de um fã que quer aprender.
Professora Bruna, mandei um messenger pra sra em seu Facebook, leia por favor!
Fantástico, Bravo! Professora, eu complementaria que Comunismo, Cristianismo e Judaismo ( puxando aqui a sardinha pro meu lado), não possuí nenhuma compatibilidade kkk
Meu like é o 485
Gratidão gratidão 🙏🙏
👍👍
Parabéns, boa reflexão. Sobre a pergunta, eu acredito que exista a possibilidade de conciliar marxismo com cristianismo, ou qualquer outra religião, sim. Primeiro, tenho que reconhecer minha ignorância. Dito isso, acho possível trazer contribuições dos autores sem necessariamente adotar tudo que ele acreditava ou que foi formulado. Mas podemos usar a China como exemplo, o socialismo aplicado na China seguem determinadas características que dizem a respeito da realidade chinesa. A sociedade não apagou milênios de tradição e adotou o socialismo, por isso é chamado de socialismo com características chinesas. Acredito que o socialismo marxista traga diferentes dinâmicas sociais que me parecem fazer sentido, e em algumas partes respondem de forma mais competente a questões das religiões monoteístas relacionadas, por exemplo, ao trabalho como fonte de renda. Fora isso, o fato de haver a moral cristã enquanto norte de uma nação não serve de parâmetro no mundo real, pois é só pegar os Estados Unidos a partir de Hiroshima e Nagasaki e a gente consegue ver a baguncinha que ele fez no mundo, rs. Desde lá não ouve uma década em que ele não estivesse envolvido em guerras e podemos dizer que é um país genocida que tem como norte valores cristãos, que não me parece casar muito bem. Enfim, para resumir, hoje eu vejo que a gente vive numa espécie de ditadura do capital, e acredito ser totalmente possível uma transição para uma ditadura do proletariado com orientação, valores, moral cristã (e só reforço que acredito nessa possibilidade e não que esse seja meu desejo).
👏👏👏👏👏👏
Bruna, seria oportuno abordar com mais profundidade o nominalismo, fonte na qual beberam figuras revolucionárias como, por exemplo, Lutero e sua influência em "pensadores" voltados para a tentativa de destruir o pensamento tomista como uma estratégia de eliminar o cristianismo na sociedade,
Sim. Estou montando um curso aprofundado.
boom diiiiaa
❤️
A professora,com todo respeito,deveria citar a fonte desse testo o qual ela leu ! Livro e página!
Marx permeia a sociedade brasileira.
Jesus, o maior Filósofo que este mundo conheceu ensinou estas e muitas outras coisas em uma linguagem muito simples; tão simples que ninguém entendeu nada.
Boa!
Up
"Gegraptai gar: " Apolô, ten sofian ton sofon(os sábios de Sião) , kai sinessin ton sinetón atésso (os marxistas)"". Rrrrrsssss. Desculpem a transliteração improvisada.
1cor 1:19
Marx foi um dos mais demagogos pensadores da história.
toppppppp
Oi Bruna! Tudo bem? Quer dizer então que a verdade me pode ser revelada caso eu busque o conhecimento teológico? Poderia me explicar melhor oq seria isso ou se seu curso aborda esse tipo de assunto? Obrigado!
Verdade revelada é diferente de verdade encontrada. Dessa segunda, encontramos aspectos.
@@BrunaTorlay É possível que eu tenha acesso à verdade revelada de alguma forma?
Com o cristianismo não, apenas com seitas como a maçonaria, por exemplo, que é relativista na moral.
Totalmente incompatíveis... tão sem nexo "religiosos cristãos" serem esquerdistas 🙄😳
Como que vem uma propaganda com Marilena Chaui promovendo um curso! Eu sou classe média, vc sabe o que esta senhora pensa da classe média???!!! Procura nos seus vídeos @UA-cam!
uma curiosidade: como você é "recebida" pelos alunos dada a maioria de ideias esquerdistas nas faculdades?
Sempre fui muito bem recebida. Todo aluno gosta de professor dedicado.
Vc não é aquela que disse que Bolsonaro era um "nerd" político?
Vc votou no Lula, então?
Ou não percebeu que o nosso caminho, nessa altura, era um só?
Será que suas críticas "escrotas" não colaboraram para a vitória daquele que Vc, "na época" acusava como dia última opção?
Se apoiarmos Vc, estaremos sozinhos. Já passamos com isso com Joice, pra mim Vc não soube perceber o que tínhamos à disposição para combater o inimigo. Soldados como Vc, colocamos na linha de frente, não são confiáveis.
Com a derrota que tivemos, precisaremos de gente de brio para continuarmos, não será com Vc.