Bem vindos à minha terra. Sou do concelho de Castro Marim e trabalho em Vila Real de Santo António. 😀 Espero que tenham visitado também Cacela Velha, Fábrica e a cidade de Tavira. Mais para o interior, junto ao rio Guadiana, vocês iriam gostar também de visitar a vila de Alcoutim. Tem lá de tudo o que vocês gostam e ainda teriam a possibilidade de atravessar para o lado espanhol, à vila de Sanlucar, de barco. Ainda por cima, entre Castro Marim e Alcoutim existe uma estrada ao longo do rio Guadiana, muito bonita onde, entre outras pequenas aldeias, ainda passavam por umas ruínas de uma vila romana.
Belo video. É incrível como continua a haver muitos brasileiros que pedem legendas, quando tem portugueses a falar. Como é Possível que não entendam português de Portugal, quando nós portugueses entendemos o português do Brasil. Não dá para entender!!!
Boa noite. Cada vez mais apaixonado pelas vilas portuguesas, lindo miradouro, castelo, capela e um horizonte magnífico; muita histórias e interessante o processo do sal artesanal. Estou no aguardando a época da aposentadoria e tirar o visto D7 e enquanto isso vou prendendo com vocês
Em qualquer viagem em Portugal há sempre surpresas...conheci o sal "flor de sal" em Aveiro. Agora preciso ir a Castro Marim para comprar e provar esse sal delicioso.
Mais um belo vídeo, ao ver essas salinas me recordo as horas que em instrução militar fiquei imensas horas dentro das salinas aí no Algarve e idem em Aveiro
O topónimo "Castro" indica que era uma povoação fortificada (das idades do bronze e do ferro) de tribos célticas ou celtiberas. Além de Castro Marim, há Castro Daire, Castro Laboreiro... Também o sufixo "briga" encontrado em outros topónimos indicam o mesmo: Conímbriga será, talvez, o mais conhecido. Cada vez gosto mais do formato que seguem nas vossas produções. Procuram fugir do óbvio, surpreendendo com imagens, enquadramentos e temas bem conseguidos e apresentando locais desconhecidos dos consumidores habituais das redes sociais virtuais. Parabéns e obrigado pelo vosso trabalho.
Adorei o vosso video, eu conheço o Algarve do Sotavento ao Barlavento , mas à anos que eu e minha família optamos por Vila Real de Santo António, porque tem um areal maior (sobretudo praia do Cabeço, praia Verde, etc.) e a água é mais quente, têm que ia à ilha de Tavira é linda, e a Cacela, oh ... é tudo lindo. :) A feira Medieval de Castro Marim é lindíssima .
@@paulogeraldo4057 Sim, sim, Cabeço pertence a Castro Marim, eu é que ficou a dormir em Vila Real de Santo António mas vou quase sempre para o Cabeço, e tenho a mania de na minha cabeça unir tudo num só, mas tem toda a razão.
Há exatos 7 anos, estávamos caminhando nos calçadões na Vila de Castro Marim!! Atravessamos a bela ponte desde Espanha...Vcs nos fizeram voltar no tempo e sentir o Algarve novamente!! Belo vídeo e roteiro!! Abraços
@@OMiradouro Sim!!! A Espanha é encantadora!! Qdo puderem, façam mais vídeos sobre ela...estaremos na cola!! Ah...se quiserem conhecer nossa última grande viagem pré pandemia, procurem pelo nome do meu marido, Ernesto Lippmann, no site MELHORES DESTINOS....a Incredible Índia está descrita por lá....Abraços!
Portugal, suas vilas , suas histórias, e como estrangeiros que somos, é super interessante conhecer e realmente ver acontecer a vida diária e rotineira .E com vocês isso é possível , tão importante a rotina nas nossas vidas, não a rotina massacrante, mas aquela que nos dá referências e nos conforta com a familiaridade .Continuem o bom passeio e até .🌸🍃🍃🌸
Este castelo e Vila devem ficar lindos nos eventos que são feitos aí em?! Ótimo conhecer esses lugares com a ótica e história que vocês passam ! Mágico.
Amigo, sem desprestígio Rio Maior é outro Universo porque é interior e o sal não é marinho da forma como é hoje a nossa realidade. Rio Maior, Torres Vedras ou até Loulé são depósitos salinos milenares, afastados do mar, ligados entre si, ou não, mas a mina de Loulé alega que esse depósito atravessa toda a península até perto de Barcelona. Tal como o sal rosa dos himalaias entre outros são sais ditos " gema " e de Torres Vedras há pipelines desse sal, que vão para fábricas produzirem lexiveas pouco a vazante de Vila Franca de Xira. O sal Marinho produzido nas condições que o vídeo apresenta, ganham uma nata natural na superfície, que tem grão fino, aromático, jovem e profundamente distinto. É tudo sal sim senhor, mas é de provar esse e outros, para ver claramente a diferença. Eu sou um dos que tem sempre uma reserva para saladas e outros, em que o paladar mereça ser realçado, até porque nos chega sem aditivos de nenhum tipo. E nem precisa.
@@castanheira99 É sal gema, claro. Mas costumo comprar com regularidade, até porque a minha mulher é da região e ainda tem lá muitos familiares. E algum é bem caro. De qualquer modo, noto que conhece o tema muito melhor do que eu. Obrigado pela lição.
@@gracasilver8574 Pois sim senhor é possível que em algum tempo desde a formação da terra o mar lá tenha " chegado " mas isso deixa-nos uma pergunta para meditar : afinal o que é que surgiu primeiro ? Os oceanos ou a Terra. O que é inegável, é que tudo quanto existe em nosso redor na terra, tem potencial para um dia chegar ao mar enquanto o inverso, ( aquilo que está no mar chegar a terra ) é menos credível. Não conheço Rio Maior, terei por lá passado algumas vezes, mas sem objectivos nenhuns de redescobrir a região. Sei que tem ainda casas com fechaduras em madeira, por ser essa a única forma de não se estragarem na zona das salinas, sei também que a água dessas salinas é retirada de furos ou nascentes de água salgada e que a extração já se faz desde tempos imemoriais.
Ainda bem que vos surpreendeu. Conheço bem Castro Marim por ser perto da terra do meu bisavô e por ser uma terra que festeja uma conhecidíssima feira medieval em setembro (infelizmente cancelada devido à pandemia, no ano passado e este ano).
Castro Marim foi a primeira sede da Ordem de Cristo - novo nome, dado pelo Rei D. Dinis à Ordem dos Templários que aqui não foi extinta. Desconfio que no próximo episódio vamos assistir a Tatiane a comer umas ostras e ameijoas em Cacela-a-Velha. Estou certo ou é segredo'?
Olá deve estar a referir - se áquela tasquinha ao fim da rua bem perto da igreja não é verdade? Já lá comi umas boas ostras e espero repetir a dose em Agosto quando voltar ao Algarve. Não sei se o pessoal do Miradouro gostará de ostras, ostras é uma daquelas coisas que não deixa ninguém indiferente. Não há meio termo, ou se ama ou se odeia. Eu sou daqueles que adoro ostras, cruas, abertas recentemente com um fiozinho de limão por cima e acompanhadas por uma cerveja bem tirada, um vinho branco bem seco e fresco ou um espumante/champanhe igualmente seco e fresco. Acho que deu para notar que quase me babo enquanto escrevo isto 😀😀😀
Essa vista do outro lado do Guadiana é muito bonita. Gosto de fronteiras não porque separam mas pela noção de proximidade, vizinhança entre os países...
A fronteira entre Portugal e Espanha é a mais antiga do mundo, não houve alterações como houveram em muitos outros países, está cheia de fortes e castelos de uma ponta à outra quer de um lado quer do outro da fronteira. Hoje há uma amizade e um respeito enorme por ambas as culturas e as fronteiras são meramente simbólicas, pois já nada separa a diferença cultural, mantemos nos separados mas próximos por outro lado, é algo muito mágico.
Ainda que sejam territórios vizinhos, o rio Guadiana isolou um bocado o Algarve da vizinha Andaluzia, tanto que os costumes e tradições são radicalmente diferentes mal se passa a fronteira. Em Ayamonte, por exemplo, dança-se o flamenco, comem-se tapas (que, na Andaluzia, são simplesmente doses mais pequenas de comida, podendo ter pão ou não), a arquitetura é distinta, a pronúncia é radicalmente distinta e por vezes até muito pouco compreensível (mesmo para as gentes da raia)...
@@diogorodrigues747 Sim é isso memso, eu próprio referi, "pois já nada separa a diferença cultural", ou seja, mesmo que nos quisessem juntar as diferenças são tão grandes que não iria dar certo.
@@alvafaleiro eu estoy a pensar comprar um apartamento em ayamonte que acha? sao mais baratos que VRSA?? moro em zurique e estou a estudar um lugar para minha reforna saudaçoes
@@diogorodrigues747 exatamente, Al-Andaluz era o nome árabe para toda a península Ibérica e, curiosamente, a palavra, tem a mesma origem que a palavra "vândalos".
@@tomggoncalves Olá boa tarde. Peço-lhe desculpa mas a sua explicação está só meio certa. Se a história do Al-Andaluz é sem dúvida verdadeira onde diabo foi o senhor descobrir a origem de vândalos em Al-Andaluz? A origem de vândalos deve-se a uma tribo germânica que como algumas visitaram a Peninsula antes da fundação de Portugal e Espanha. Essa tribo tinha o nome de VANDALEN e como muitas outras tribos germânicas eram conhecidas pela sua brutalidade e rudeza, pilhavam, violavam, incendiavam etc, o que deu origem a substantivos como vândalos, vandalismo etc Antes de me começar a insultar faça por favor uma busca rápida no Google. Um engano qualquer pessoa pode ter, não podemos saber tudo e ninguém fica diminuído quando reconhece um erro, algo perfeitamente humano.
@@mochilascostas boa tarde, antes de mais, não tenho por hábito insultar ninguém, pelo que não vou, seguramente, começar por si. Até porque a sua explicação também está certa. No fundo só falta juntar aquilo que realmente une esses dois nomes. A expressão "vandalen" que usa, só mais tarde serviu para identificar uma única tribo. Primeiramente, serviu para identificar todas as tribos que tentavam entrar no território dominado então por Roma. A história diz que, na altura da queda de Roma no ocidente, já que no oriente continuou até ao séc. XV, várias tribos das estepes asiáticas tentavam conquistar territórios nessas zonas de fronteira entre as quais os Hunos, provavelmente, os mais temidos. Isto fez com que várias tribos das regiões de fronteira, tentassem a sua sorte entrando no que ainda restava do império romano do que enfrentar os Hunos. Claro que entravam e não eram bem vindos onde se tentavam estabelecer, já que essas áreas já estavam ocupadas por outras tribos, na sua maioria já romanizadas e que não viam com bom olhos essa invasão. Assim, começaram a chamar-lhes "land lose", se entende inglês já chegou à conclusão que quer dizer "sem terra" ou "terra perdida". E, não sendo aceites em sítio nenhum do antigo império romano do ocidente, foram descendo até à península ibérica onde continuavam a provocar muitas escaramuças entre a população e o nome foi sofrendo alterações, consoante o sotaque de cada região. Entretanto, por essa altura, antes da invasão da península pelos árabes, a península e o norte de África tinham trocas comerciais e os mercadores berberes que habitavam o norte de África quando cá vinham vender os seus produtos, ouviam falar nesses "wandaluz". Daí que quando cá chegaram no início do séc VIII, chamaram à península "Al-Andaluz" que, basicamente, quer dizer "o sítio donde vinham os andaluz" que eram esses tais "Vandalen" que, muito bem, identificou no seu comentário. No final um conselho, não se fique pela busca na net, vá a uma biblioteca, vai ver que se vai surpreender com o que consegue ler nos livros de história. 😉 Como vê, não precisei ofender ninguém. Assim, todos falamos e todos aprendemos qualquer coisinha mais. Cumprimentos.
Obrigado amigos por compartilhar sempre juntos. Ja viu nossos ultimos e melhores videos? Abraços do Algarve, Portugal para Brasil e mundo inteiro tmj venha também 💯👍🍀🗺️😘🇧🇷
Maravilhosos vídeos!! Completamos hoje a "maratona Miradouro"! Vimos todos desde o início. Parabéns pela qualidade, conteúdo, música, cenas, roteiro, atuações, comidinhas, cervejas, tudo, tudo! Adoramos! E, caso possível, sugerimos uma visita/vídeo na Casa da Música em Porto!! Falando em música, a playlist é sensacional! Abraços dos "Miraderos" Débora e Gustavo.
Antigamente, o Rio Guadiana terminava em delta, daí o sapal, são terras conquistadas ao rio. Esse sapal é um santuário para quem gosta de aves, já que muitas espécies param aí na sua migração e outras fazem mesmo do sapal a sua casa permanente.
Exato. Inclusive existe uma antiga torre de vigia em Ayamonte (do lado espanhol), designada de Torre Canela, e que foi construída no século XVI, na altura da invasão otomana no final do século. Foi construída à beira-mar, contudo hoje está a quase 2 km em linha reta do mar!
Sou muito admiradora do trabalho de vocês, mas gostaria de sugerir legendas quando portugueses falam com máscaras. Eu só entendo algumas palavras. Longe de querer ser indelicada com vocês!
Eu também sou português e tive algumas dificuldades em entender os entrevistados. Acho que o problema não é de serem portugueses, é da qualidade do som.
Terreno alagadiço, geralmente em zona costeira ou estuarina, com elevada percentagem de matérias orgânicas e regularmente coberto por água salobra, o que facilita o desenvolvimento de vegetação halófita.
Flor de sal ..nunca vi ao vivo mas pelas reportagens...bem legal...o valor deve ser salgado tbem kkkkmas o lugar não gostei muito..do meu ponto de vista...
@@diogorodrigues747 Também pode ser isso mas aqui na região central do que me queixo é de excesso de gente, da subita desorganização dos supermercados, filas à porta porque distanciamento exige e para piorar, até parece que andam a dormir de pé: vão para as filas das caixas, esquecem distâncias, quando vai um, vai toda a gente para a mesma fila e esquecem-se de mexer os pés, que claro é essencial para chegar à caixa
Bem vindos à minha terra. Sou do concelho de Castro Marim e trabalho em Vila Real de Santo António. 😀
Espero que tenham visitado também Cacela Velha, Fábrica e a cidade de Tavira.
Mais para o interior, junto ao rio Guadiana, vocês iriam gostar também de visitar a vila de Alcoutim. Tem lá de tudo o que vocês gostam e ainda teriam a possibilidade de atravessar para o lado espanhol, à vila de Sanlucar, de barco. Ainda por cima, entre Castro Marim e Alcoutim existe uma estrada ao longo do rio Guadiana, muito bonita onde, entre outras pequenas aldeias, ainda passavam por umas ruínas de uma vila romana.
Bons conselhos, visto por um descendente algarvio da zona! ;)
Linda terra, Antônio 🍀🍀
Olá Casal Lindo. Adorei esta vila. Obrigada por nos mostrar os lugares lindos do sul. Beijos
Vila lindíssima né,😍Ana
Belo video. É incrível como continua a haver muitos brasileiros que pedem legendas, quando tem portugueses a falar. Como é Possível que não entendam português de Portugal, quando nós portugueses entendemos o português do Brasil. Não dá para entender!!!
Se vissem conteúdo em português Europeu, treinavam o ouvido, mas como a vontade é nenhuma. Até novelas portuguesas que lá passam são dobradas.
Jorge Monteiro, desta vez têm razão. Sou portuguesa e este vídeo é mais técnico. logo mais difícil de entender.
Tudo lindo!
Adorei.
Grande abraço de Curitiba Paraná Brasil 💞
Abraços, Gilson 🍀🍀
Eu adoro feiras medievais! Em 2007 eu fui na de Óbidos! Muito bom! Já quero ir em Castro Marin e comprar flor de sal com vinho do Porto!
Nós também queremos ir, Raquel 🙏🤩
Castro Marim,visitei e gostei muito!
Demais né, Filipe😍❤️
Interessante flor de sal com vinho não conhecia . Boa noite !
Ainda não provamos, mas deve ser maravilhosoooo, Natalina😍👏🏼
Boa noite. Cada vez mais apaixonado pelas vilas portuguesas, lindo miradouro, castelo, capela e um horizonte magnífico; muita histórias e interessante o processo do sal artesanal. Estou no aguardando a época da aposentadoria e tirar o visto D7 e enquanto isso vou prendendo com vocês
Que tudo dê certo no seu processo, Sérgio 😍🍀
Em qualquer viagem em Portugal há sempre surpresas...conheci o sal "flor de sal" em Aveiro. Agora preciso ir a Castro Marim para comprar e provar esse sal delicioso.
O de Aveiro é treta. Castro Marim é que é!
@@diogorodrigues747 kkkkk então vou ter que provar mesmo o de Castro Marim !!!!!!
Sim, vão adorar 😍🤩
Mais um belo vídeo, ao ver essas salinas me recordo as horas que em instrução militar fiquei imensas horas dentro das salinas aí no Algarve e idem em Aveiro
Belo lugar 😍
Muito bom ouvir e ver a história do lugar!!
Obrigada pela companhia, Dirce😘😘
O topónimo "Castro" indica que era uma povoação fortificada (das idades do bronze e do ferro) de tribos célticas ou celtiberas. Além de Castro Marim, há Castro Daire, Castro Laboreiro... Também o sufixo "briga" encontrado em outros topónimos indicam o mesmo: Conímbriga será, talvez, o mais conhecido.
Cada vez gosto mais do formato que seguem nas vossas produções. Procuram fugir do óbvio, surpreendendo com imagens, enquadramentos e temas bem conseguidos e apresentando locais desconhecidos dos consumidores habituais das redes sociais virtuais. Parabéns e obrigado pelo vosso trabalho.
Obrigado por viajar connosco, Albertino ❤️
Conheço sempre Portugal graças a vois
Olá Agencio, obrigada pela companhia 😍❤️
Muito bom como sempre amigos obrigado abraço do norte do distrito de Aveiro 🇵🇹🇪🇺🇧🇷
Obrigada pelo carinho, Joaquim 🥰🤩
Adorei o vosso video, eu conheço o Algarve do Sotavento ao Barlavento , mas à anos que eu e minha família optamos por Vila Real de Santo António, porque tem um areal maior (sobretudo praia do Cabeço, praia Verde, etc.) e a água é mais quente, têm que ia à ilha de Tavira é linda, e a Cacela, oh ... é tudo lindo. :)
A feira Medieval de Castro Marim é lindíssima .
São mesmo maravilhosos, Beti🤩👏🏼
Praia do Cabeço ou Retur. Duas praias do concelho de Castro Marim. Foi só uma correcção de um vilarealense.
@@paulogeraldo4057 Sim, sim, Cabeço pertence a Castro Marim, eu é que ficou a dormir em Vila Real de Santo António mas vou quase sempre para o Cabeço, e tenho a mania de na minha cabeça unir tudo num só, mas tem toda a razão.
Há exatos 7 anos, estávamos caminhando nos calçadões na Vila de Castro Marim!! Atravessamos a bela ponte desde Espanha...Vcs nos fizeram voltar no tempo e sentir o Algarve novamente!! Belo vídeo e roteiro!! Abraços
Queremos voltar para atravessar para outro lado👏🏻👏🏻🤩
@@OMiradouro Sim!!! A Espanha é encantadora!! Qdo puderem, façam mais vídeos sobre ela...estaremos na cola!!
Ah...se quiserem conhecer nossa última grande viagem pré pandemia, procurem pelo nome do meu marido, Ernesto Lippmann, no site MELHORES DESTINOS....a Incredible Índia está descrita por lá....Abraços!
Amei. O miradouro arrasando, como sempre
Obrigada pelo carinho, Willian 🤩🍀
O melhor sal do mundo.
Castro Marim é uma localidade muito sub-valorizada, mas muito bonita. Foi sede a primeira sede da Ordem dos Templarios
Linda Vila 😍
Sempre informações interessantes. Lugares maravilhosos p se visitar. Obrigada.
Obrigado por viajar com a gente, Morgana!❤️
Portugal, suas vilas , suas histórias, e como estrangeiros que somos, é super interessante conhecer e realmente ver acontecer a vida diária e rotineira .E com vocês isso é possível , tão importante a rotina nas nossas vidas, não a rotina massacrante, mas aquela que nos dá referências e nos conforta com a familiaridade .Continuem o bom passeio e até .🌸🍃🍃🌸
Olá Denise, obrigada pelo carinho e companhia 🍀😍
Boa noite Casal! Beijinhos daqui do Brasil 🇧🇷
Bjnhos, Lourdes😘😘
Que fantástico itinerario, acredito que vocês vão correr o Algarve de uma ponta à outra. Excelente
Obrigada pelo carinho e pelas dicas Luís🤗😘
Este castelo e Vila devem ficar lindos nos eventos que são feitos aí em?! Ótimo conhecer esses lugares com a ótica e história que vocês passam ! Mágico.
Realmente deve ficar muito lindo, Caique👏🏼👏🏼😍
Vivendo e sempre aprendendo... Gostei da HISTORIA do SAL.
Verdade, Graciete 👏🏼😍😍
O Alentejo também tem sítios muito bonitos com muita história
É uma região que ainda queremos conhecer 😍
As salinas de Rio Maior são um lugar ótimo para adquirir Flor de Sal.
Amigo, sem desprestígio Rio Maior é outro Universo porque é interior e o sal não é marinho da forma como é hoje a nossa realidade.
Rio Maior, Torres Vedras ou até Loulé são depósitos salinos milenares, afastados do mar, ligados entre si, ou não, mas a mina de Loulé alega que esse depósito atravessa toda a península até perto de Barcelona.
Tal como o sal rosa dos himalaias entre outros são sais ditos " gema " e de Torres Vedras há pipelines desse sal, que vão para fábricas produzirem lexiveas pouco a vazante de Vila Franca de Xira.
O sal Marinho produzido nas condições que o vídeo apresenta, ganham uma nata natural na superfície, que tem grão fino, aromático, jovem e profundamente distinto.
É tudo sal sim senhor, mas é de provar esse e outros, para ver claramente a diferença. Eu sou um dos que tem sempre uma reserva para saladas e outros, em que o paladar mereça ser realçado, até porque nos chega sem aditivos de nenhum tipo. E nem precisa.
@@castanheira99 É sal gema, claro. Mas costumo comprar com regularidade, até porque a minha mulher é da região e ainda tem lá muitos familiares. E algum é bem caro.
De qualquer modo, noto que conhece o tema muito melhor do que eu. Obrigado pela lição.
@@castanheira99 Rio Maior é interior agora !... Antigamente o mar também lá chegava ...
@@gracasilver8574
Pois sim senhor é possível que em algum tempo desde a formação da terra o mar lá tenha " chegado " mas isso deixa-nos uma pergunta para meditar : afinal o que é que surgiu primeiro ? Os oceanos ou a Terra.
O que é inegável, é que tudo quanto existe em nosso redor na terra, tem potencial para um dia chegar ao mar enquanto o inverso, ( aquilo que está no mar chegar a terra ) é menos credível.
Não conheço Rio Maior, terei por lá passado algumas vezes, mas sem objectivos nenhuns de redescobrir a região. Sei que tem ainda casas com fechaduras em madeira, por ser essa a única forma de não se estragarem na zona das salinas, sei também que a água dessas salinas é retirada de furos ou nascentes de água salgada e que a extração já se faz desde tempos imemoriais.
Ainda bem que vos surpreendeu. Conheço bem Castro Marim por ser perto da terra do meu bisavô e por ser uma terra que festeja uma conhecidíssima feira medieval em setembro (infelizmente cancelada devido à pandemia, no ano passado e este ano).
Castro Marim é mesmo linda, Diogo🤩
antes de ver .....ja é LIKE!
Oba! Obrigada pelo carinho,😍 Alexandre
passanjdo para deixar meu like! :)
Obaa💪😍
Entre outros, muito bom o momento de explicação sobre a flor do sal de Castro Marim.
Muito bacana mesmo, Jacinto 😍👏🏼
🤗🤗🤗
❤️❤️
Esses sais especiais são ótimos. Flor de sal dá sempre um toque especial aos pratos...
Adoramos esse de Castro Marim, Zu🥰🌹
Adorei..
❤️❤️
tem o melhor sal de Portugal.
Primeiro tempero conhecido do homem!
Like!!!
❤️❤️
Como sempre, vcs mostrando locais incríveis! Obrigado pelas dicas, valeu o LIKE!
Olá, obrigada pelo carinho e companhia 🍀😍
Castro Marim foi a primeira sede da Ordem de Cristo - novo nome, dado pelo Rei D. Dinis à Ordem dos Templários que aqui não foi extinta. Desconfio que no próximo episódio vamos assistir a Tatiane a comer umas ostras e ameijoas em Cacela-a-Velha. Estou certo ou é segredo'?
Está perto, mas ainda não é o próximo vídeo, Victor 🤭🤭
Olá deve estar a referir - se áquela tasquinha ao fim da rua bem perto da igreja não é verdade?
Já lá comi umas boas ostras e espero repetir a dose em Agosto quando voltar ao Algarve.
Não sei se o pessoal do Miradouro gostará de ostras, ostras é uma daquelas coisas que não deixa ninguém indiferente. Não há meio termo, ou se ama ou se odeia. Eu sou daqueles que adoro ostras, cruas, abertas recentemente com um fiozinho de limão por cima e acompanhadas por uma cerveja bem tirada, um vinho branco bem seco e fresco ou um espumante/champanhe igualmente seco e fresco.
Acho que deu para notar que quase me babo enquanto escrevo isto 😀😀😀
@@mochilascostas Essas mesmo, com umas gotas de limão e vista para a ria formosa. Dizem que é um afrodisíaco, não exagere nas ditas.
@@VictorPMarcos Não sabia disso, deu-me mais um motivo para mandar vir uma dúzia.
em Tavira, as ostras são "cascabulhos" :)
Muito interessante ♡♡
❤️❤️
Boa noite casal nota dez , vocês são ótimos nos informa sobre tudo o que tem nas aldeias
Obrigada pelo carinho, Aparecida ❤️🌹
Estava procurando o significado do meu nome na internet acabei caindo no vídeo de vcs kkkkkk, parabéns pelo vídeo um dia visitarei Castro Marim.
Obrigado por viajar com a gente ❤️
Essa vista do outro lado do Guadiana é muito bonita. Gosto de fronteiras não porque separam mas pela noção de proximidade, vizinhança entre os países...
A fronteira entre Portugal e Espanha é a mais antiga do mundo, não houve alterações como houveram em muitos outros países, está cheia de fortes e castelos de uma ponta à outra quer de um lado quer do outro da fronteira. Hoje há uma amizade e um respeito enorme por ambas as culturas e as fronteiras são meramente simbólicas, pois já nada separa a diferença cultural, mantemos nos separados mas próximos por outro lado, é algo muito mágico.
Ainda que sejam territórios vizinhos, o rio Guadiana isolou um bocado o Algarve da vizinha Andaluzia, tanto que os costumes e tradições são radicalmente diferentes mal se passa a fronteira. Em Ayamonte, por exemplo, dança-se o flamenco, comem-se tapas (que, na Andaluzia, são simplesmente doses mais pequenas de comida, podendo ter pão ou não), a arquitetura é distinta, a pronúncia é radicalmente distinta e por vezes até muito pouco compreensível (mesmo para as gentes da raia)...
@@diogorodrigues747 Sim é isso memso, eu próprio referi, "pois já nada separa a diferença cultural", ou seja, mesmo que nos quisessem juntar as diferenças são tão grandes que não iria dar certo.
@@alvafaleiro eu estoy a pensar comprar um apartamento em ayamonte que acha? sao mais baratos que VRSA??
moro em zurique e estou a estudar um lugar para minha reforna
saudaçoes
Nao sei se sabem, mas Algarve (AL GHARB)... quer dizer O Oeste, pois era a provincia mais a oeste do Andalus.
al-Andalus = Península Ibérica
@@diogorodrigues747 exatamente, Al-Andaluz era o nome árabe para toda a península Ibérica e, curiosamente, a palavra, tem a mesma origem que a palavra "vândalos".
Obrigada pela partilha, Manuel ❤️
@@tomggoncalves Olá boa tarde. Peço-lhe desculpa mas a sua explicação está só meio certa.
Se a história do Al-Andaluz é sem dúvida verdadeira onde diabo foi o senhor descobrir a origem de vândalos em Al-Andaluz?
A origem de vândalos deve-se a uma tribo germânica que como algumas visitaram a Peninsula antes da fundação de Portugal e Espanha.
Essa tribo tinha o nome de VANDALEN e como muitas outras tribos germânicas eram conhecidas pela sua brutalidade e rudeza, pilhavam, violavam, incendiavam etc, o que deu origem a substantivos como vândalos, vandalismo etc
Antes de me começar a insultar faça por favor uma busca rápida no Google. Um engano qualquer pessoa pode ter, não podemos saber tudo e ninguém fica diminuído quando reconhece um erro, algo perfeitamente humano.
@@mochilascostas boa tarde, antes de mais, não tenho por hábito insultar ninguém, pelo que não vou, seguramente, começar por si. Até porque a sua explicação também está certa. No fundo só falta juntar aquilo que realmente une esses dois nomes.
A expressão "vandalen" que usa, só mais tarde serviu para identificar uma única tribo. Primeiramente, serviu para identificar todas as tribos que tentavam entrar no território dominado então por Roma.
A história diz que, na altura da queda de Roma no ocidente, já que no oriente continuou até ao séc. XV, várias tribos das estepes asiáticas tentavam conquistar territórios nessas zonas de fronteira entre as quais os Hunos, provavelmente, os mais temidos. Isto fez com que várias tribos das regiões de fronteira, tentassem a sua sorte entrando no que ainda restava do império romano do que enfrentar os Hunos. Claro que entravam e não eram bem vindos onde se tentavam estabelecer, já que essas áreas já estavam ocupadas por outras tribos, na sua maioria já romanizadas e que não viam com bom olhos essa invasão. Assim, começaram a chamar-lhes "land lose", se entende inglês já chegou à conclusão que quer dizer "sem terra" ou "terra perdida". E, não sendo aceites em sítio nenhum do antigo império romano do ocidente, foram descendo até à península ibérica onde continuavam a provocar muitas escaramuças entre a população e o nome foi sofrendo alterações, consoante o sotaque de cada região. Entretanto, por essa altura, antes da invasão da península pelos árabes, a península e o norte de África tinham trocas comerciais e os mercadores berberes que habitavam o norte de África quando cá vinham vender os seus produtos, ouviam falar nesses "wandaluz". Daí que quando cá chegaram no início do séc VIII, chamaram à península "Al-Andaluz" que, basicamente, quer dizer "o sítio donde vinham os andaluz" que eram esses tais "Vandalen" que, muito bem, identificou no seu comentário. No final um conselho, não se fique pela busca na net, vá a uma biblioteca, vai ver que se vai surpreender com o que consegue ler nos livros de história. 😉 Como vê, não precisei ofender ninguém. Assim, todos falamos e todos aprendemos qualquer coisinha mais. Cumprimentos.
Se pudessem subir o Guadiana até Mértola, seria fantástico.
Seria mesmo, Paulo, ficará para a próxima visita 🤩❤️
@@OMiradouro Se gostam de visitar castelos, de arqueologia e de história iam adorar Mértola, conhecida como vila museu.
Obrigado amigos por compartilhar sempre juntos. Ja viu nossos ultimos e melhores videos? Abraços do Algarve, Portugal para Brasil e mundo inteiro tmj venha também 💯👍🍀🗺️😘🇧🇷
Que bacana👍😘
Muito interessante.
Sempre gosto de ver as histórias dos lugares😀
Nós também, Lourdes🥰😍
Só faltou uma picanha bem gorda pra usar esse sal, acompanhada de uma breja bem refrescante!!! Rs... parabéns por mais um belo vídeo, pessoal!!!
Hummm🤤😋
Que delícia!! Flor de sal com vinho do Porto, deve ser muito bom!!!😋
Ainda não provamos, Andreia, mas com certeza deve ser maravilhosoooo 🤗😍
Maravilhosos vídeos!! Completamos hoje a "maratona Miradouro"! Vimos todos desde o início. Parabéns pela qualidade, conteúdo, música, cenas, roteiro, atuações, comidinhas, cervejas, tudo, tudo! Adoramos! E, caso possível, sugerimos uma visita/vídeo na Casa da Música em Porto!! Falando em música, a playlist é sensacional! Abraços dos "Miraderos" Débora e Gustavo.
Uhuuu👏🏼😍😍😍 Que maravilha!!
Nós que adoramos receber mensagem tão carinhosa assim, Débora, obrigada ❤️🌹
Interessante a historia da flor de sal
Também adoramos conhecer, Leonardo🤩
A Tietchan está cada vez mais desembaraçada. Parabéns!
🤭🤭🤗 Obrigada pelo carinho, Maria Alice
Gente, esse gato no telhado é a cara do meu Pitoco! Tomei um susto! Kkk
kkkkkkkk
Fofo🥰🤗
Não estou recebendo as notificaciones. Raro. Un saludo desde Barcelona
Olá Alessandra, está ativado o sininho da notificação aqui no UA-cam?😘
Nossas conversas devem ser agradáveis temperadas com sal
❤️❤️
Muito obrigado AMIGOS..
❤️❤️
Viajei em cada vídeo. .
Valeu pela companhia, Pierre👏🏼🍀
Antigamente, o Rio Guadiana terminava em delta, daí o sapal, são terras conquistadas ao rio. Esse sapal é um santuário para quem gosta de aves, já que muitas espécies param aí na sua migração e outras fazem mesmo do sapal a sua casa permanente.
Exato. Inclusive existe uma antiga torre de vigia em Ayamonte (do lado espanhol), designada de Torre Canela, e que foi construída no século XVI, na altura da invasão otomana no final do século. Foi construída à beira-mar, contudo hoje está a quase 2 km em linha reta do mar!
Obrigada por partilhar, António 🍀🍀
Olivença em Espanha tem muitos monumentos portugueses a fronteira ainda não está defenida até hoje os portugueses estiveram lá 500 anos
Atravessamos esta ponte qdo voltamos da Espanha. Pena que não tinha O Miradouro para ter conhcimento desses lugares.
Podias ir tu sozinha...
Aguardo a receita com sal com vinho do Porto. Descrever o sabor. 😉
Tietchan também está aguardando, Mari Carmen ❤️🤭
é verdade o sapal do rio rodeava os castelos.
Amanhã chego ao sal....
🤭🤭 até amanhã, Jorgito
Como é para trabalhar?
Cuidado com o Algarve, é fácil não voltarmos para cima :)
🤣🤣🙈 não mesmo, Miguel 🤔🤭
Sou muito admiradora do trabalho de vocês, mas gostaria de sugerir legendas quando portugueses falam com máscaras. Eu só entendo algumas palavras. Longe de querer ser indelicada com vocês!
Eu também sou português e tive algumas dificuldades em entender os entrevistados. Acho que o problema não é de serem portugueses, é da qualidade do som.
Longe de ser indelicado , mas eu também tenho dificuldade de entender brasileiros ! ..... Mas só quando proferem besteiras .
Obrigada, Myrian😘
A pergunta que não quer calar: o que é um sapal ou çapau? Não sei nem como se escreve ahahahahhaha
Terreno alagadiço, geralmente em zona costeira ou estuarina, com elevada percentagem de matérias orgânicas e regularmente coberto por água salobra, o que facilita o desenvolvimento de vegetação halófita.
@@jorgefrbelo254 WOW!!! Muito obrigado! Não fazia a menor ideia!
@@vagnervarg De nada. Abraço.
O termo correto é Sapal.
@@FohMossDieb Isso.
+
❤️❤️
Flor de sal ..nunca vi ao vivo mas pelas reportagens...bem legal...o valor deve ser salgado tbem kkkkmas o lugar não gostei muito..do meu ponto de vista...
Não é salgado não, ainda mais pq usamos com parcimonia nos pratos🤗
Me impressiono em não ver ninguém, cadê as pessoas, não tem vida aí?
Foram todos de férias.
@@castanheira99 Foram todos apanhar castanhas.
@@jorgefrbelo254
Foram mas é todos à conquilha que as marés andam vivas.
Provavelmente está um calor do caraças e está tudo recolhido em casa até às seis da tarde. Típico nesta altura do ano no Algarve tradicional...
@@diogorodrigues747
Também pode ser isso mas aqui na região central do que me queixo é de excesso de gente, da subita desorganização dos supermercados, filas à porta porque distanciamento exige e para piorar, até parece que andam a dormir de pé: vão para as filas das caixas, esquecem distâncias, quando vai um, vai toda a gente para a mesma fila e esquecem-se de mexer os pés, que claro é essencial para chegar à caixa
Este país está a ficar cheio zucas.