CIGANOS e CULTURA CIGANA BH - MG (COMUNIDADE KALLON) Negon Davidson - Rede Globo 2013

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 жов 2024
  • MINHAS REDES:
    ...
    ...
    O povo cigano está em várias partes do mundo e seu estilo de vida ainda é cercado de mitos e também preconceitos. Eles mexem com o imaginário popular, são inspiração para a dança e para a música e já foram até tema de novela. Nesta segunda-feira (9), os Parceiros do MGTV visitam uma comunidade em Belo Horizonte e mostram a cultura cigana.
    O grupo kalon está instalado há mais de 30 anos no bairro São Gabriel, na Região Nordeste. O dialeto falado pelos moradores da comunidade é o chibi, e as crianças aprendem no dia a dia sobre os aspectos culturais.
    Uma das tradições entre os kalons são os dentes de ouro, que, segundo uma das moradoras, são colocados nas moças antes do casamento. Outro costume relacionado ao matrimônio é de os casais serem jovens, mas uma adolescente que vive no acampamento desmente que os pais obriguem as garotas a se casarem. Ela, por exemplo, diz que tem 15 anos, que optou por não se casar e afirma que sua vontade foi respeitada.
    Outro mito desmentido pelo grupo é o de “roubar criancinhas”. “Isso nunca existiu. Isso é um mito do tempo da carochinha”, diz o presidente da associação Guiemos Kalon, Carlos Amaral.
    A professora e articuladora de direitos humanos Bernardete Lages chama atenção sobre o preconceito contra os ciganos. “O problema do racismo e dos crimes de ódio contra os ciganos, contra todas as minorias, e quanto aos ciganos, é de uma violência muito grande. E a sociedade tem que entender que nós todos somos iguais, de todas as etnias, de todos os credos, religiões. Nós somos iguais e com direitos constitucionais”, avalia.
    Graças a uma lei municipal, desde 2010, as comunidades ciganas estão incluídas na política de promoção da igualdade racial. E, em 2006, um decreto instituiu o dia 24 de maio como o Dia Nacional dos Ciganos, um reconhecimento à contribuição da etnia para a formação da história e identidade cultural brasileira. Hoje, vivem no país três comunidades ciganas: os povos kalon, rom e sinti.

КОМЕНТАРІ • 160