Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós: www.engenhariadetalhada.com.br/cursos Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo! Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Quando vi o título do vídeo já sabia do que se tratava, visto que qualquer ser humano sabe que depois de um tempo o celular fica lento, bateria viciada enfim uma burrice, deveriam criar um produto de qualidade com um preço um pouco mais elevado e duradouro, algo que ajudaria até no meio ambiente, evitando o descarte prematuro de vários tipos de produtos, mas hoje em dia é tudo dinheiro ai fica complicado
Trabalho em manutenção em aparelhos eletrônicos desde da época das válvulas termiônicas até hoje já não se conserta só troca de placas portanto tive a oportunidade de ver e trabalhar em várias etapas da evolução da eletrônica e consequentemente suas OBSOLESCÊNCIAS pode se dizer que é o preço que se paga pelo progresso tirando a má fé dos fabricantes quando os mesmos fabricam produtos com os dias contados.
O mais chocante quando acompanhamos essa evolução é ver que a tecnologia atual tem potencial para gerar produtos muito mais duráveis e confiáveis que os de outrora, e jogam esse potencial no lixo para poder jogar os produtos no lixo.
Excelente vídeo! Passei por algo parecido há poucos dias, quando fui parado por uma pessoa especificamente para comentar que minha calça era muito fora de moda, já que não correspondia aos modelos mais justos atualmente, e que eu precisaria de um "banho de loja", e ainda levou um susto por eu dizer que a havia comprado em 2008. Pra mim, o que importa é que ela está íntegra e cumpre sua função, mas a maioria das mentes acaba embarcando nessa fissura de estar sempre ávido pela próxima novidade ou lançamento, e isso está muito longe de ser uma necessidade real.
Todo mundo ficaria desempregado como? Se sobrar dinheiro ele vai para o consumo na maior parte. Ao invés de vc comprar um novo líquidificador de três em três anos, vc fica com ele e compra um espremedor, ou uma cafeteira. Amplia o número de eletrônicos na varidade. Vai trocar por um melhor por ser melhor, mais bonito, maior ... e não por que quebrou, é a isto que estou me referindo quanto a obsolescência programada, a falta de qualidade. Melhorias no design ou eficiência são sempre bem vindas.
@@roysrpggta se vc vende apenas liquidificadores, num mundo sem a obsolescência programada, você tem que, ou ser muuuuuito bom com seu produto pra vender muito, ou produzir além de liquidificadores, cafeteiras, espremedores, multiprocessadores, etc. Quando a obsolescência programada sai, o que entra no lugar é uma busca por competitividade e produção maiores, além de incentivo à criação de novas tecnologias e inovações. Não dá pra pesar só um lado da balança... Pro dono da fábrica de liquidificadores é conveniente construir produtos com qualidade inferior, afinal de contas ele também economiza em material e no fim acaba vendendo mais, mas quem sofre somos nós consumidores com salários bem abaixo do dono da fábrica. O dono da fábrica terá dinheiro pra comprar liquidificadores pro resto da vida (inclusive os com maior qualidade e durabilidade, luxuosos e financeiramente inacessíveis pra grande maioria). Na minha visão, obsolescência programada cria zona de conforto pro dono do negócio, e exploração do consumidor. Pergunte ao dono da fábrica se ele vai querer em sua própria casa um liquidificador de má qualidade, ou um produto que ele sabe que não vai durar o quanto deveria
@@sporchh mesmo que não vá pra consumo se você deixar no banco o banco usará para crédito (e este será usado pra consumo, nem que seja por uma empresa com bens de produção).
Existe um caso recente disso, as "lampadas de Dubai", o governo de Dubai pediu, acho que pra philips, a fabricação de lampadas mais eficientes e com maior duração, e a philips fez uma lampada com menos consumo e até onde eu lembro uma duração 15x maior do que a comum, até onde eu lembre essas lampadas foram vendidas apenas ao governo de dubai.
Sem falar que eram bem melhores que os aparelhos atuais, desde qualidade sonora e construção,já percebeu que quase não existe mais mirco sistem com caixas individuais? Somente torres de som ou caixas Bluetooth, acompanho um canal chamado "letra jota" ele desmontou um aparelho de som automotivo da pionner e o aparelho vem sem pasta térmica, feito para dar problema.
O melhor exemplo é o da Honda, na década de 2000, ela desenvolveu uma trava que fechava o acesso de colocar a chave e com isso o furto de motos Honda caiu drasticamente! Resultado caiu às vendas, o resultado o mecanismo foi retirado, às motos que têm esse mecanismo até hoje são cobiçadas e caras!
O meu Xiaomi durou 3 anos e meio, fui obrigado a trocar por causa do fim da vida útil da placa-mãe, não tinha conserto. Já o da minha mãe está com ela há 3 anos, fui eu que comprei pra ela por causa de um Samsung Galaxy J5 que estragou com pouco mais de 2 anos e meio. E olha que eu mexi nesse Moto E7 *três* vezes, e o bichinho está lá, firme e forte!
Eu usei um moto G¹ até 2020 e não concordo com isso, os problemas costumavam aparecer em momentos aleatórios, o celular reiniciar do nada já acontecia quando ele era novo e não ficou mais frequente à medida que envelhecia, eu é que comecei a fazer coisas que não fazia antes, testando os limites do aparelho com emuladores de Windows, editores de visto e jogos que pedem requisitos de memória acima do que o moto g tinha. O sistema limpo e formatado funcionaria de forma excelente até hoje, o que pesa são os novos apps, Clash of clans, por exemplo, é injogável agora, sendo que na época de lançamento poderia rodar até gravando a tela. A única coisa realmente obsoleta do hardware (sem comparar com o aumento dos requisitos) é a bateria
@@SouzaFabuloso o meu também é um xiaomi só q da linha Poco... É o poco f1 tenho ele a pouco mais de 3anos...com dois anos ele caiu num balde de água e fui obrigado trocar a bateria pq depois disso ela inchou e a placa também precisei fazer banho químico pra evitar oxidação e assim a perda da placa .... E tá aqui até hj funcionando só vou troca d Cel no final do ano pq quero um com tela amoled
Tem também a obsolescência percebida, que é uma reação da obsolescência relativa. Você achar que precisa do modelo mais novo, mesmo o atual lhe atendendo perfeitamente
A melhor alternativa é não usar computadores e celulares até parar de funcionar, usa por 1 ano ou 2 e vende Se possível pega outro usado atual com pouco uso Comecei trocando de celular pra testar e acabei entrando no mercado de celulares usados Em 3 meses sai do meu celular +/- por um "top de linha" E agora tenho outros 5 celulares a venda E outro "segredo" é cuidar durante o uso Usando capinhas que protejam e um película de vidro boa.
Se você compra novo e vende ele ainda enquanto tá dando um gás, sempre vai ter um trouxa que vai pagar. Quase o preço de novo. Aí você vai lá e pega novo. Tá sempre com um novo.
Olá aqui fala igor de Moçambique 🇲🇿 venho por este meio pra agradecer O ensinamento que tive neste vídeo pois há anos que sempre achei que todos produtos pirateados só passavam em países pobres como África siberiana em particular O meu país, Oque não sabia era tudo programado para estabilizar a economia podendo desta forma evitando O desemprego...Video muito elucidativo 👌💪
Minha TV LG de 12 anos ainda funciona bem, já as mais novas há fartos relatos de estarem estragando ou dando problema em 2 ou 3 anos, alguma coisa o fabricante fez pra não durarem mais tanto tempo assim.
Eu tenho uma Panasonic também com 12 anos, comprada em 2010, é LCD 42 polegadas e funciona perfeitamente, e hoje você ve varias TVs LED, que era pra ser uma tecnologia melhor, falhando muito antes.
trabalho com reparo em aparelhos eletronicos e a certeza que tenho é que aparelhos mais novos são extremamente mais bem projetados e mais simples para fazer reparos porem realmente são fabricados com menos matéria prima e mais frágeis em sua parte extrutural o que os torna mais suscetíveis a defeitos por calor, alta umidade no ar e vibração.
De Petrópolis-RJ, Maurício Monteiro. "Quanto mais complexo for um sistema, mais fácil é para ele apresentar problemas!" Eng°. Scott, Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock. Nada dito no vídeo me surpreende! Vou citar um exemplo: meu amigo e eu gostamos de som. Tenho dois receivers Denon, modêlos 4810ci e 4308ci; são pesados (entre 20~26kgs), poderosos, com uma qualidade de áudio formidável! Pois bem, hoje em dia há esses novos "codecs" de áudio (Dolby Atmos, DTS-X, DTS AURAL...) que NÃO SÃO compatíveis com meus aparelhos (que datam de 2006~2008). Oras: qual a necessidade de ter o Dolby Atmos na minha casa? Ou, POR QUE ou quando o sistema 7.1 se tornou obsoleto? Prá quê? E outra: por que os novos modêlos (A 110, X8500WA X7200H) têm tantas amplificações MAS não conseguem entregar a mesma qualidade e potência que os antigos? Ou os antigões AVR 5805, 5805, 5803, 5800, 5700, 5600, 4802R... Abrir um aparelho desses antigos, e abrir um desses novos, dá até tristeza... Volto à frase lá de cima: prá que preciso de uma Excelsior, se a boa e velha Enterprise me serve muito bem?
Tenho um sony Xperia adquirido ano passado mas ele é novo e tava na loja no deposito há 4 anos, comprei. Meu lenovo k6 tem quase 6 anos e está ótimo também. Roupas tenho Ha quase 20 anos quase novas (jeans) nao vou pela moda
Excelente vídeo. E é bom esclarecer que a indústria "verde" não é nada boa para o meio ambiente. Além de todo o desperdício citado, a fabricação de novos veículos e desenvolvimento de novas tecnologias, da mentira como estão sendo feitos, geram tanta poluição e consomem tantos recursos, que provavelmente os novos produtos jamais irão compensar a degradação causada.
Concordo 110%! Os veículos elétricos por exemplo aumentam a demanda de baterias de lítio, e o impacto ambiental que a mineração desse material causa é considerável. Além disso, as bateria de lítio tem uma vida útil, e vão perdendo autonomia com o tempo. Um carro que faz 400km com uma carga, daqui 3 anos anos talvez faça 200 dependendo do uso. Em algum momento precisará trocar essa bateria de qualquer jeito
Em casa também tem uma TV de tubo que comprei usada porque, infelizmente, a de LED que eu tinha ganhado da minha irmã foi pro saco em 2020. Em abril de 2021 deu pau na TV, não ligava. Nenhuma oficina conserta esse tipo de TV mais, fora o tanto que é pesada e difícil de se transportar. Tive que meter a chave de fenda na TV e fazer o conserto por minha própria conta e risco. Identifiquei um capacitor de 10uF defeituoso que impedia a TV de ligar. Mesma coisa do celular da minha mãe: meti a chave de fenda na TV e troquei o capacitor, em casa mesmo. Esta semana também corrigi um problema que eu já tinha percebido quando peguei a TV, saía mais som de um lado do que do outro. Lá vou eu caçar e trocar o capacitor defeituoso. Dito e feito. Agora a TV sai som dos dois lados com a mesma intensidade.
A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA esta tão evidente que é facil nota a diferença de um produto atual e um antigo. Aqui em casa temos uma batedeira e um espremedor de laranja com mais de 40 anos, da epoca do casamento da minha mãe que ainda funcionam. A propria Volkswagem ja aadmitiu isso em um comercial que foi tirado do ar uns anos atras.
O meu irmão tem ainda a geladeira GE que a minha mãe comprou antes de eu nascer. Desde que eu casei a 36 anos troquei de geladeira 4 vezes. Eu fiz 70 em março.
Meu Xiaomi Redmi Note 5 durou muito nos padrões atuais. 3 anos e meio, até que a placa-mãe deu pau. Comprei esse celular no meu aniversário de 2018, em abril deste ano ele "faleceu". Hoje estou com um Motorola Moto G22 que não se compara ao Xiaomi, mais caro e entrega menos do que o da fabricante chinesa. Em contrapartida, o celular da minha mãe, um Motorola Moto E7, já passou por poucas e boas e eu sempre dou um jeito de consertar. Comprado em agosto de 2019, passou por 3 manutenções, e está com ela até hoje. Já tive que trocar placa de carregamento pois a original não carregava mais a bateria (havia soltado dois filetes no conector do cabo na placa original), e outras duas trocas de bateria (a original "estufou" e a que coloquei em dezembro de 2021 era pirata, durou pouco, comprei uma original no Mercado Livre e instalei em casa mesmo).
Muito interessante. Gostaria que os objetos durassem mais pra não impactar o meio ambiente e também não pagar muito mais pelos substitutos. Antigamente tinha reparos, hoje temos que descartar.
A Semp dava 50 anos de garantia, eu sempre falai sobre isso de os produtos ser programado eu guardei o meu Tel funcionando sem a bateria fui ligar e fica no lupe infinito.
Nem tudo dá pra ser reparado. Os celulares atuais por exemplo, são aparelhos onde o encaixe de tudo tem que ser milimetricamente calculado, até a tela. O problema aqui está no preço de reparo. O Adriano do Canaltech contou no podcast Porta 101 que, quando ele foi trocar a bateria de um Ipad, os caras cobraram o preço de um tablet novo, mesmo sendo um processo muito simples de ser feito. Porém já há iniciativas tentando mudar isso, como já acontece nos carros, de você ter o direito de reparar seu celular em qualquer lugar, nem que isso resulte em perda de garantia
Infelizmente hoje nada é mais Longa Vida. Tudo já são fabricados para serem descartados num curto período de tempo! Um grande exemplo disso são os automóveis e aparelhos de celular. Os automóveis de hoje eu já vi muitos mecânicos falando que esses motores modernos não aceitam retífica, caso venham a quebrar e que alguns modelos até aceitam retífica, mas o custo é elevado para fazer esse reparo. Resumindo: As montadoras querem que as pessoas troquem de carros em pouco tempo de uso, mesmo fazendo as revisões corretas e no tempo certo! Celular... Você um Top hoje e amanhã ele já ficou obsoleto!
Eu pensava nesse ponto de a natureza está sofrendo so pela nossa ambição e vaidade. Esse video falou do que eu ja sentia e observava a minha volta e aprofundou ainda mais o tema. Bom demais!!!! Fico feliz que encontrei esse canal.
Só cliquei e comentei no vídeo para que esse assunto seja disseminado cada vez mais! Parabéns por trazer o assunto a tona! Não conhecia seu canal, mas apareceu pra mim, provavelmente por causa do "Programada' - sou de TI....minhas buscas relacionadas....rsrs! Ótimo trabalho. Vou me inscrever e acompanhar! Abrço
Quando apareceu o videocassete logo lembrei de como era legal ir até uma locadora, olhar as prateleiras, escolher um filme. Era um ritual que fazia quando era criança. Tecnologia é legal e tudo mais, mas a nostalgia é forte. Meu telefone tem quase 8 anos de uso.
Cara, eu simplesmente achei fantástico esse vídeo pois esse é um dos meus assuntos preferidos. Já ganhou mais um inscrito!!! E, posso acrescentar sobre a questão das lâmpadas, que isso sim é verdade!!!! Podemos ver claramente uma prática da redução do tempo de vida útil para fazer o ciclo do consumo sempre rodar e com uma velocidade cada vez maior sobre esse mercado de lâmpadas. Explico! Apesar de as lâmpadas atuais de LED's, poderem em essência durarem mais, os componentes de apoio ou de controle do produto como os que podemos encontrar na base da lâmpada, como resistores, capacitores e diodos, não duram como os LED's. Eu consigo ressuscitar uma lâmpada de LED da minha casa quando elas apresentam defeito, trocando esses componentes... mas na prática não vale a pena. A placa de circuitos que ostentam os LED's está sempre intacta e poderia em teoria os seus LED's durarem pelo menos umas 50.000 horas. Mas na parte da base, posso encontrar capacitores estufados, diodos queimados resistores torrados. Ou seja, com base nisso as lâmpadas de LED's representam exemplos claros da falácia da durabilidade. No meu quarto, tem um spot de dois bocais que em um deles eu tinha uma lâmpada incandescente que foi comprada em 1994. Lembro bem, pois foi a Copa do Mundo do Tetra brasileiro nos EUA , foi também quando o Cometa Shoemaker-Levy 9 colidiu contra o planeta Júpiter e pela fatalidade com o Ayrton Senna... Essa mesma lâmpada veio a padecer em 2008 !!! Dá para acreditar nisso ??? Pois é, tinha até oxidação na rosca da mesma o que dificultou um pouco a sua retirada e detalhes técnicos que não víamos mais em produtos daquele tipo. Ela era da GE General Eletric. Guardei a mesma pela recordação. Hoje em dia eu troco tanto as lâmpadas da minha casa que não consegui criar nenhum laço sentimental com nenhuma delas. Ótimo vídeo 👍👍👍
Me mudei há 8 anos pra casa onde atualmente resido e já peguei com todos os cômodos com lâmpadas incandescentes. Não substitui nenhuma, só à medida em que iam queimando. Duas delas estão funcionando perfeitamente até hoje e as que queimaram todas duraram mais de dois anos, isso porque já estavam lá quando cheguei. Já as de leds que compro estão durando uma média de 6 meses ou até menos. Estou dando preferência agora pra lâmpadas alógenas pois elas além de terem uma iluminação menos cansativas pras vistas ainda duram muito mais que as de led.
Eu comprei uma casa e na area do fundo tinha uma lampada incandescente, e acho q ela ja tinha bom tempo la, hoje com mais de dez anos na casa a lampada continua funcionando, é incrivel, e as outras de LED eu vivo trocando.
Sempre que compro um produto faço questão de usá-lo até ele não conseguir aguentar mais ou ele apresentar algum problema como obsolescência relativa. Foi o caso do meu antigo celular, um J5 que aguentou 5 anos e que só troquei por conta da tela que estava apresentando problemas como tela preta e etc. Uma parte dessa obsolescência também é em partes culpa das pessoas. Muitos só trocam de celular porque o mais novo é mais bonito, sendo que nem terminou de pagar as parcelas do atual.
As baterias não só de celular mas também as de veículos elétricos possuem um gerenciador de carga chamado BMS Batery Management System que além de controlar a carga e descarga para pra ter as baterias e as e evitar incêndios, também controla o número de cargas possíveis e quando atingem o limite, simplesmente desativam a bateria ainda que as baterias estejam em boas condições digamos por "segurança".
É por isso que eu sou fã dos sistemas opennsource, do Linux. Você pode continuar usando seu computador antigo por muito mais tempo e com um sistema até bem mais rápido que as versões atuais de W1nd0ws.
@@luizfelipeqwerty Aqui eu tenho recuperado notebook velho transformando ele em Arcade, instalando o Batocera. Peguei um de 2008 e acabei de instalar, roda até Gamecube e Playstation 1
Quando a obsolescência é programada pelos fabricantes até se "justifica". O pior é quando é concebida por aqueles debaixo da cadeia produtiva. O maior exemplo são os automóveis. Esses bens poderiam ser usados pelo menos dez anos, sem nenhuma perda da sua efetividade como veículo, mas que se isso acontecer, a cadeia sub-reptícia às fábricas não interessa. Então criam-se "estímulos" e desestímulos àquela conservação. Os automóveis movimentam, concessionárias, postos de combustíveis, autopeças, oficinas mecânicas, publicidade, bancos, tributos etc. Há uma rede enorme de interessados que o "produto velho" seja logo descartado.
Por essas coisas temos que discutir leis que obriguem as empresas a tormar possível o reparo dos celulares e demais aparelhos eletrônicos, maquinário e veículos. E leis que garantam o uso de produtos com algum nível de obsolescência em andamento garantindo a existência de suporte de hardware e software para modelos antigos por um período de tempo maior.
Meu celular atual está comigo há quase quatro anos. A bateria dele hoje dura menos da metade do que durava no inicio. Mas não penso em trocar, pois ele ainda me atende muito bem e tem recursos iguais a de varios modelos lançados atualmente. Só pretendo ainda esse ano trocar a bateria dele. Antes dele o que eu tinha foi um dos primeiros smartphones e fiquei com ele quase dez anos. Só troquei pelo atual porque ele realmente estava quase incapaz de rodar aplicativos atuais. Até aplicativos como Uber faziam ele travar e rebootar... Esse meu Galaxy M30 atual ainda pretendo ficar com ele mais outros tres ou quatro anos. Detalhe, ainda conservo quase todos os celulares que já tive, começando pelo Nokia indestrutível, varios ainda funcionando, como reliquia...
Tenho um Galaxy S10 Plus com 1 ano e 6 meses de comprado, mas que foi lançado em 2019, entretanto continua funcionando perfeitamente bem em todos os contextos, velocidade ótima, bateria ainda dura bem e nada a reclamar. Porém, parou de atualizar esse ano no Android 12 e enquanto ele não estiver realmente obsoleto, lento, bateria ruim a ponto de precisar trocar, daí então, pensarei em comprar um novo. É o que vc falou; no mínimo 5 anos.
Estou com um Galaxy 9 + com 4 anos, atualizou para Android 10 e parou nele. Continua funcionando bem, resistiu a quedas, nunca precisou reparos e receio trocar por um modelo novo com muita obsolescência programada. Enquanto der vou ficando com ele.
O celular leva uma vida bem difícil em geral pra durar 5-10 anos. Um motivo é a tecnologia de computação, outra a quantidade de espectro que precisa aumentar, e o fabricante não pode adivinhar o que vai acontecer em cada país, e terceiro a melhoria das telas. Aí tudo bem, é a obsolescência "do bem". Mas quando o fabricante sabe que no futuro próximo por causa do nº de APPs e tamanho na memória, o processamento nos novos jogos, e fotos e vídeos no armazenamento a memória vai estourar em dois anos, e o celular vai travar, o fabricante coloca um aparelho com uma memória mínima pra aguentar esses anos, e outro bem mais caro com mais memória pq este vc não vai precisar trocar. Só que aumentar memória não custa tão mais caro quanto cobram. O motivo disso está na obsolescência "do mal", entendeu?
Eu tenho um moto g3 de 2015 que ate hoje funciona bem,porem instalei uma custom rom com android 10 e agora ele dura bem,se o povo soubesse praticas para tornar seus dispositivos defasados mais "moderninhos" diminuiria a grande demanda por aparelhos
Meu moto x play usei durante 4 anos, aposentei ele no começo desse ano porque ele apagou mas sendo sincera a culpa foi minha mesmo porque eu derrubei ele demais 🤨
@@BAJi_XL sim,em bem simples,basta desbloquear o seu motorola (ja mando link) e logo apos fazer twrp Quando vc fazer isso,voce vai poder trocar de rom a hora que voce quiser (mas tem que formatar o celular todas as vezes)
Infelizmente muitos produtos hoje são descartadas por questões comerciais, principalmente smartphones, um top de linha por exemplo poderia ter mais de 5 anos de atualizações e uma das empresas focada em fazer lixo eletrônico para mim é a Samsung dentre outras lançando inúmeros modelos com pouca vida util devido a suporte de software. Neste ponto a Apple ganhou um ponto positivo prolongando a vida de seus smartphones, embora no ios certos apps exijam uma versão mais recente então se vc estiver na versão 10 não terá muitas opções de apps.
O pior de todos é quando atualizam o sistema operacional do celular, e deixam mais lento propositalmente. Nesse caso é uma obsolescência desonesta. Uma alternativa é recorrer as "custom roms" feito por terceiros. Uma pesquisa feita pela Androidauthority revelou que mais de 70% dos usuários android já se utilizaram dessa alternativa.
Uso um celular de 2014, e algumas coisas se tornaram bem chatas no uso dele. A principal delas é a incompatibilidade com alguns apps, principalmente de bancos e carteiras digitais. É um Galaxy Note 3; celular muito bom para a sua época, mas que hoje sente o peso da obsolescência.
Eu já não uso alguns apps nativos de determinadas plataformas e redes sociais; UA-cam, por exemplo, acesso pelo computador ou navegador externo (Opera, Firefox, Chrome, Edge, Brave) instalado no celular. É chato ter que ficar esperando a propaganda acabar para retomar o vídeo, isso acontece também quando parelho o celular na TV. Pra evitar a fadiga, o Opera tem bloqueador de anúncios integrado, e eu consigo ver o UA-cam do celular assim.
Minha mãe passou 5 anos usando um J2 Prime, o aparelho hoje está com meu irmão e ainda é perfeitamente utilizável pra UA-cam e outros conteúdos. Alguns recursos obviamente não funcionam, além de não ter leitor de digitais, mas de resto dá pra usar
Isso é a obsolescência percebida. A gente achar que precisa do melhor modelo possível, mas às vezes um aparelho mais antigo pode ser mais útil, e aí vc instala uma custom rom nele e pronto
Ele de ede 2013, foi lançado em 2013 era o melhor de todos, 3gb de RAM em 2013, tem celular hoje em dia que vem com 2gb ainda, instala uma custom rom nele do android 8 ou 9 faz um roteiro e custom kernel e pronto , esse celular tem 3220mah de miliampere se não me engano isso é maravilhoso para um aparelho de quase 10 anos, tem a s pen e tem modelo de 16 , 32 ,64 gb
Lei de Moore foi largado faz tempo... o dell inspiron da minha esposa faz menos que meu acer v3 de 2012. Minha menina comprou um pc novo que tinha menos capacidade que um que eu tinha também de 2013. É lógico que os mais novos consomem muito menos energia. Agora de 2012 pra cá mudou pouco comparado com o salto de 2002 pra 2012
Gastei 13 mil só na CPU a uns 5 anos atrás. fiquei 4 anos roda do tudo no MÁXIMO depois, começou lançar jogos cada vez mais pesados, e graficamente falando nem tanto melhores... mas é foda ... gosto de mais ➕️
Mas um jogo nao precisa de gráficos melhores pra ser pesado, basta os conteúdos dele ser maior (como em "the last of us" em q tem animações muito boas dos personagens interagindo com itens)
Essa é a obsolescencia do bem, a tecnologia vai evoluindo e se superando. Nada a ver com a construção de um produto propositadamente para durar pouco, principalmente quando o custo da qualidade é irrisório.
Muito bom o vídeo, parabéns. Depois da primeira atualização da minha GoPro Hero 2 em 2011, ela começou a travar. Consegui versão anterior do firmware e reinstalei. Nunca mais travou. Também nunca mais atualizei ela, funciona perfeitamente até hoje. Para o meu uso ela ainda atende muito bem, assim como a minha Tenere 600 ano 1992. Nada contra a evolução tecnológica, apenas questão de gosto.
já vi muitas pessoas dizer que depois de atualizar o telefone, pra ficar "melhor", o celular começava a travar ou dar outros problemas! eu como sou esperto, não paguei pra ver!! kkkk
As lâmpadas ourolux tem a placa de leds ligada a fonte por um conector como esquenta muito gera mal contato em menos de um ano, antigamente essa conexão era com fio soldado
Rapaz, tenho um Asus ZenFone 3 desde 2017, tá bonzinho, só a bateria tá viciada KKK. Realmente, um bom exemplo é sobre componentes de pc, plana mãe, processador, etc. Muda muito rápido, em poucos anos a geração do seu processador n pega mais mas placas mais novas
Parabéns pelo video, isso de inicio parace uma grande jogada, espertice, mas no futuro muito próximo, verão que é uma grande burrada praticamente irreversível. Desde meus 9 anos sempre pensei assim e sempre tentei consertar ou restaurar as coisas. Troco de telefone quando nao tem mais o que fazer!
Gostei do ponto de vista do vídeo pois o que eu conhecia de obsolescência programada foi o ato que algumas empresas de tecnologia programavam TVs ou qualquer outro eletrônico a darem um determinado defeito assim que uma determinada quantidade de horas de uso fosse atingida. Isso aconteceu na Europe e teve empresa que foi multada.
Obrigado pelo vídeo, muito informativo. Comprei meu celuar em abril de 2021 um Samsung galaxy m21s, o mesmo ja apresenta alguns travamentos, falhas em reproduzir som e imagem, que so resolvem reiniciando o aparelho, e a bateria não está com a mesma eficiência dos primeiros meses, já tive problemas com a marca Samsung em outro aparelho, e fazem muitos anos que só comprava aparelhos da Motorola, já estou pesquisando outro smartphone pra comprar.
E quanto ao celular, as pessoas enjoam tbm depois de um tempo. Carro igual. Eles esquecem que o ser humano gosta de coisas novas. Nem precisa fazer pra quebrar. As pessoas irão trocar.
Video muito bom! Umas das maiores provas dessa “teoria” é nos componentes informáticos! Eu fico impressionado com a necessidade que as pessoas têm de mudar de processador ou placa gráfica quase todos os anos… eu tenho os meus componentes que a 5 anos atras quando sairam eram gama media baixa que hoje em dia ainda duram bem. Claro que a nossa geração tem quase 90 a 100% de melhoria de performance, mas consigo na mesma jogar o que quero jogar e fazer o que tenho a fazer na maquina. Aliás ate lançaram um update que melhorava esses componentes mais antigos. A Microsoft viu que isso seria um problema pra eles por isso que com o Lançamento do windows 11 eles vieram com a conversa de “ você tem que ter os componentes mais recentes para atualizar “. Claro que da pra atualizar na mesma pra quem sabe mexer, encontra uma alternativa mas pra maioria que não sabe, vai na conversa dessas empresas… enfim, estamos a destruir o mundo aos poucos por causa de lucro.
interessante mesmo a ideia do video, tanto que quando vc vai na loja e testa o celular testa a camera é perfeita, passa 4 ou 6 meses a camera nao da a mesma qualidade de jeito nenhum...
Comprei por quatro vezes o melhor que eu podia, ai resolvi comprar um abaixo de mil reais. Nokia está sendo o melhor e maís honesto até para mim. Atende a tudo que eu preciso e as vezes ainda me surpreende com alguma novidade.
Opa Robert, muito obrigado pelo elogio meu caro. São comentários como estes que nos fazem querer continuar com nosso trabalho de divulgação de conteúdo e levar um pouquinho de conhecimento para outras pessoas. Obrigado mesmo Robert.
Faz três dias que chegou uma atualização do Samsung a20s que fez reduzir o tempo da bateria 🔋 é que também começou a esquentar muito além de travar é desligar a tela causando travamento e isso veio depois da atualização!!!
Essas atualizações são pra ferar com o telefone e te forçar a comprar outro. Se comprou um telefone, NUNCA atualize o software dele! Usem o sistema que veio de fábrica!
Estou com um monitor Samsung Odyssey G3 que não funciona mais em 144hz, existem muitas pessoas com o mesmo problema, o defeito começa logo após a garantia acabar... O meu durou 1 ano e 6 meses. Existem diversas pessoas com o mesmo problema que o meu, e a Samsung não faz absolutamente nada, teve um rapaz que foi cobrado dele R$2.773,00 pelo concerto do monitor, sendo que ele vale R$1.000,00. É um grande absurdo!
Se o seu celuar é Android e já está travando, troque o sistema dele pelo Lineage OS ou uma outra Custmo ROM, isso vai fazer com que ele se mantenha por muito mais tempo. O computador que já está travando pode ter uma sobrevida com um Linux nele. No meu que já é um pc de 2009 eu uso o Lubuntu, que é leve e prático, inclusive estou usando agora. Sobre as roupas eu tenho migrado para um tipo de minimalismo, tenho feito essas coisas para cuidar da minha saúde financeira e do plaeta que vou deixar para minha familia, recomendo a todos.
*Eu comprei o iPhone 5s novo em Maio de 2016 e uso ele até hoje, a última atualização foi há quase 2 meses e ainda “me assusta” ele ter atualização, tudo nele funciona e apenas o Uber parou de funcionar por causa da versão(parou há uns 3 meses). Precisei apenas trocar a bateria dele depois de 5 anos e ainda uso o carregador original, só vou trocar quando realmente precisar pois mesmo abrindo os apps com poucos segundos a mais de demora ele ainda me serve bem(leva uns 5s para abrir quando abro pela primeira vez).*
Assistindo do meu IPhone 7, comprado em 03/2017, com meros 5 anos e 5 meses de uso, semana passada, troquei a bateria, estava com 78%. Espero ficar com ele até 2026… se possível né Compre um produto bom, mesmo que seja caro, mas desde que vc, o use com cuidado e zelo.
eu acho que a porche ou outro marca de carro não lembro que o dono do carro tem que pagar separadamente pra usar o ar condicionado do carro e outras coisas
E isso tbm estão nos jogos. Certos aparelhos "rodam" melhor, tem melhor desempenho e qualidade, tal qual campeonatos de pubg onde o dito smartphone da Samsung rodava tão liso q amigos q tenho compraram o aparelho apenas por isso. Determinadas marcas, até nos PC, faziam acordos pra tais placas de vídeo rodarem melhor... Tive a conclusão q n é meu aparelho quando um certo cara pegou um jogo, importou arquivos dum game de PC e jogou no Android, q no máximo roda tranquilamente... Já em outro jogo aí, com gráficos baixos, travam demajs
sobre o pubg é verdade tenho um celular com snapdragoon 732g que na teoria era pra ser melhor que um hélio g96 por exemplo mas o g96 roda com mais fps e gráficos melhores
Até mesmo lavadoras de roupas sofrem com esse problema. Logo terei que comprar uma para casa pois a que nos acompanhava havia 14 anos, uma da GE que vi minha mãe tirar da loja em junho de 2008, não tem mais conserto. Motor está fraco e o retentor do tambor estourou novamente.
O maior exemplo de obsolescência programada na informática na minha opinião são as impressoras "antigas" a jato de tinta. Elas estão perfeitas de um momento para outro simplesmente param de funcionar e os técnicos que já sabem disso, não querem nem pegar ou iniciar qualquer conserto. A salvação está com alguns hackers que simplesmente descobriram um modo de apagar a memória de tempo e de número de folhas impressas pelas máquinas.
O adesivo da câmera dupla é pra quem quer vender um celular usado com preço agregado... Quando um esperto e um tonto se encontram dá negócio! Parabéns pelo vídeo!
Né não, isso vem de gente com uma personalidade sem graça, um intelecto vazio, e uma aparência física banal, que precisa encontrar alguma outra forma de se aparecer.
Procuro aproveitar ao máximo os objetos que compro. Meu carro já vai com mais de 10 anos de uso sempre procuro fazer as revisões direitinho, e como é um modelo simples é só ter os cuidados básicos. Eu poderia comprar um carro bem melhor, mas ele me atende bem e consome relativamente pouco combustível. Então seria um desperdício dos meus recursos e do meio ambiente adquirir um novo carro, sendo que o meu está em perfeitas condições. Procuro estender esse raciocínio para tudo. É bom para o planeta e para o meu bolso também, pois os recursos que eu iria consumir adquirindo passivos financeiros, invisto em ativos. Sei como é difícil ganhar dinheiro e comprar as coisas, dessa forma, é triste ver como as coisa caminham para serem descartáveis, tanto do ponto de vista dos recursos naturais, do lixo excessivo e também porque acabamos tendo que trabalhar cada vez mais para comprar sempre as mesmas coisas, desde celulares a carros.
Todos os celulares que comprei baterias morreram em 5 a 6 anos. Tenho notebook de 9 anos... é o mais rápido que tenho... a placa de vídeo com atualizações trava o sistema. Tem que desativar por firmware. O mais recente de 3 anos, bateria deu problema e Dell não tem original pra vender. Outros, LCDs vazoram... 2 Tablets Samsung e um notebook Sony.
Fala Amante da Engenharia! Conheça os cursos selecionados por nós:
www.engenhariadetalhada.com.br/cursos
Se você está buscando se destacar no mercado, melhorar seu currículo e aprimorar seus conhecimentos profissionais, então não perca tempo!
Clique no link e conheça essa seleção de cursos recomendados por nós.
Quando vi o título do vídeo já sabia do que se tratava, visto que qualquer ser humano sabe que depois de um tempo o celular fica lento, bateria viciada enfim uma burrice, deveriam criar um produto de qualidade com um preço um pouco mais elevado e duradouro, algo que ajudaria até no meio ambiente, evitando o descarte prematuro de vários tipos de produtos, mas hoje em dia é tudo dinheiro ai fica complicado
Trabalho em manutenção em aparelhos eletrônicos desde da época das válvulas termiônicas até hoje já não se conserta só troca de placas portanto tive a oportunidade de ver e trabalhar em várias etapas da evolução da eletrônica e consequentemente suas OBSOLESCÊNCIAS pode se dizer que é o preço que se paga pelo progresso tirando a má fé dos fabricantes quando os mesmos fabricam produtos com os dias contados.
Trabalho com eletrônica desde 2006 e percebo a mesma coisa...
Neh isso, tenho um gradiente s125 em 8 anos de uso so queimoi um fusivel por uma caixa ruim que eu tinha, ja o sony que comprei nao durou 2 anos!
O mais chocante quando acompanhamos essa evolução é ver que a tecnologia atual tem potencial para gerar produtos muito mais duráveis e confiáveis que os de outrora, e jogam esse potencial no lixo para poder jogar os produtos no lixo.
@@outronomem297 ganancia capitalismo politicas que favorece isso se está
gerando lucro com isso eles vão continuar
Traduzindo estamos sendo roubados
Excelente vídeo! Passei por algo parecido há poucos dias, quando fui parado por uma pessoa especificamente para comentar que minha calça era muito fora de moda, já que não correspondia aos modelos mais justos atualmente, e que eu precisaria de um "banho de loja", e ainda levou um susto por eu dizer que a havia comprado em 2008. Pra mim, o que importa é que ela está íntegra e cumpre sua função, mas a maioria das mentes acaba embarcando nessa fissura de estar sempre ávido pela próxima novidade ou lançamento, e isso está muito longe de ser uma necessidade real.
Esse povo é futil demais isso sim. Se preocupam com coisas bemmm desnecessárias!
Sou designer de produtos e, no meu curso meus professores enfiavam na nossa cabeça que sem a obsolescência programada todo mundo ficaria desempregado.
Todo mundo ficaria desempregado como? Se sobrar dinheiro ele vai para o consumo na maior parte. Ao invés de vc comprar um novo líquidificador de três em três anos, vc fica com ele e compra um espremedor, ou uma cafeteira. Amplia o número de eletrônicos na varidade. Vai trocar por um melhor por ser melhor, mais bonito, maior ... e não por que quebrou, é a isto que estou me referindo quanto a obsolescência programada, a falta de qualidade. Melhorias no design ou eficiência são sempre bem vindas.
Que curso vc fez ?
@@roysrpggta se vc vende apenas liquidificadores, num mundo sem a obsolescência programada, você tem que, ou ser muuuuuito bom com seu produto pra vender muito, ou produzir além de liquidificadores, cafeteiras, espremedores, multiprocessadores, etc. Quando a obsolescência programada sai, o que entra no lugar é uma busca por competitividade e produção maiores, além de incentivo à criação de novas tecnologias e inovações. Não dá pra pesar só um lado da balança... Pro dono da fábrica de liquidificadores é conveniente construir produtos com qualidade inferior, afinal de contas ele também economiza em material e no fim acaba vendendo mais, mas quem sofre somos nós consumidores com salários bem abaixo do dono da fábrica. O dono da fábrica terá dinheiro pra comprar liquidificadores pro resto da vida (inclusive os com maior qualidade e durabilidade, luxuosos e financeiramente inacessíveis pra grande maioria). Na minha visão, obsolescência programada cria zona de conforto pro dono do negócio, e exploração do consumidor. Pergunte ao dono da fábrica se ele vai querer em sua própria casa um liquidificador de má qualidade, ou um produto que ele sabe que não vai durar o quanto deveria
O dinheiro iria ser gasto com outra coisa
@@sporchh mesmo que não vá pra consumo se você deixar no banco o banco usará para crédito (e este será usado pra consumo, nem que seja por uma empresa com bens de produção).
Existe um caso recente disso, as "lampadas de Dubai", o governo de Dubai pediu, acho que pra philips, a fabricação de lampadas mais eficientes e com maior duração, e a philips fez uma lampada com menos consumo e até onde eu lembro uma duração 15x maior do que a comum, até onde eu lembre essas lampadas foram vendidas apenas ao governo de dubai.
exato.
ua-cam.com/video/klaJqofCsu4/v-deo.html
Parabéns pelo conteúdo
É por isso que equipamentos de som vintage são tão valorizados, foram feitos para durar para sempre.
Sem falar que eram bem melhores que os aparelhos atuais, desde qualidade sonora e construção,já percebeu que quase não existe mais mirco sistem com caixas individuais? Somente torres de som ou caixas Bluetooth, acompanho um canal chamado "letra jota" ele desmontou um aparelho de som automotivo da pionner e o aparelho vem sem pasta térmica, feito para dar problema.
@@Hey_hello-i2j Letra Jota é foda
tenho meu Gradiente de ferro, no hack, há quase 40 anos.
O melhor exemplo é o da Honda, na década de 2000, ela desenvolveu uma trava que fechava o acesso de colocar a chave e com isso o furto de motos Honda caiu drasticamente! Resultado caiu às vendas, o resultado o mecanismo foi retirado, às motos que têm esse mecanismo até hoje são cobiçadas e caras!
Comprei um top de linha da Xiaomi em 2018, estou com ele até hoje, nada a reclamar.
eh nois
Eu sempre suspeitei disso, percebi quando os celulares em média duram dois anos e depois começam a dar problema, achei muita coincidência.
O meu Xiaomi durou 3 anos e meio, fui obrigado a trocar por causa do fim da vida útil da placa-mãe, não tinha conserto. Já o da minha mãe está com ela há 3 anos, fui eu que comprei pra ela por causa de um Samsung Galaxy J5 que estragou com pouco mais de 2 anos e meio. E olha que eu mexi nesse Moto E7 *três* vezes, e o bichinho está lá, firme e forte!
Eu usei um moto G¹ até 2020 e não concordo com isso, os problemas costumavam aparecer em momentos aleatórios, o celular reiniciar do nada já acontecia quando ele era novo e não ficou mais frequente à medida que envelhecia, eu é que comecei a fazer coisas que não fazia antes, testando os limites do aparelho com emuladores de Windows, editores de visto e jogos que pedem requisitos de memória acima do que o moto g tinha. O sistema limpo e formatado funcionaria de forma excelente até hoje, o que pesa são os novos apps, Clash of clans, por exemplo, é injogável agora, sendo que na época de lançamento poderia rodar até gravando a tela. A única coisa realmente obsoleta do hardware (sem comparar com o aumento dos requisitos) é a bateria
@@SouzaFabuloso o meu também é um xiaomi só q da linha Poco... É o poco f1 tenho ele a pouco mais de 3anos...com dois anos ele caiu num balde de água e fui obrigado trocar a bateria pq depois disso ela inchou e a placa também precisei fazer banho químico pra evitar oxidação e assim a perda da placa .... E tá aqui até hj funcionando só vou troca d Cel no final do ano pq quero um com tela amoled
@@MineAnimator meeehh
Meu iphone 6s já esta a 5 anos comigo, o único problema é a bateria que acaba bem rápido !
Já sabia disso. Trabalho com TI e quem trabalha com isso, sempre soube disso, mesmo que lhe diga que não.
Tem também a obsolescência percebida, que é uma reação da obsolescência relativa. Você achar que precisa do modelo mais novo, mesmo o atual lhe atendendo perfeitamente
Rsrs verdade. Conheço um monte de gente portadora dessa doença.
Verdade mtoss fazem issoo eu mesmo troco todo ano de aparelho minha mão fica coçando pra pegar um mais atual tô querendo parar com isso
Qual obsolescência seria para pessoas que acham que precisam da percebida, mas não precisarão usar 10% das funções do produto?
A melhor alternativa é não usar computadores e celulares até parar de funcionar, usa por 1 ano ou 2 e vende
Se possível pega outro usado atual com pouco uso
Comecei trocando de celular pra testar e acabei entrando no mercado de celulares usados
Em 3 meses sai do meu celular +/- por um "top de linha"
E agora tenho outros 5 celulares a venda
E outro "segredo" é cuidar durante o uso
Usando capinhas que protejam e um película de vidro boa.
Se você compra novo e vende ele ainda enquanto tá dando um gás, sempre vai ter um trouxa que vai pagar. Quase o preço de novo. Aí você vai lá e pega novo. Tá sempre com um novo.
Olá aqui fala igor de Moçambique 🇲🇿 venho por este meio pra agradecer O ensinamento que tive neste vídeo pois há anos que sempre achei que todos produtos pirateados só passavam em países pobres como África siberiana em particular O meu país, Oque não sabia era tudo programado para estabilizar a economia podendo desta forma evitando O desemprego...Video muito elucidativo 👌💪
Minha TV LG de 12 anos ainda funciona bem, já as mais novas há fartos relatos de estarem estragando ou dando problema em 2 ou 3 anos, alguma coisa o fabricante fez pra não durarem mais tanto tempo assim.
Eu tenho uma Panasonic também com 12 anos, comprada em 2010, é LCD 42 polegadas e funciona perfeitamente, e hoje você ve varias TVs LED, que era pra ser uma tecnologia melhor, falhando muito antes.
E eu tive uma lg de 42 que estragou este ano, com 12 anos
trabalho com reparo em aparelhos eletronicos e a certeza que tenho é que aparelhos mais novos são extremamente mais bem projetados e mais simples para fazer reparos porem realmente são fabricados com menos matéria prima e mais frágeis em sua parte extrutural o que os torna mais suscetíveis a defeitos por calor, alta umidade no ar e vibração.
@@junior.piuito vixi, fala isso não que tá chegando na hora então rs
@@vinizan tomara a tua durar né, eu vou ter que comprar outra e não sei qual comprar
De Petrópolis-RJ, Maurício Monteiro.
"Quanto mais complexo for um sistema, mais fácil é para ele apresentar problemas!"
Eng°. Scott, Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock.
Nada dito no vídeo me surpreende! Vou citar um exemplo: meu amigo e eu gostamos de som. Tenho dois receivers Denon, modêlos 4810ci e 4308ci; são pesados (entre 20~26kgs), poderosos, com uma qualidade de áudio formidável! Pois bem, hoje em dia há esses novos "codecs" de áudio (Dolby Atmos, DTS-X, DTS AURAL...) que NÃO SÃO compatíveis com meus aparelhos (que datam de 2006~2008).
Oras: qual a necessidade de ter o Dolby Atmos na minha casa? Ou, POR QUE ou quando o sistema 7.1 se tornou obsoleto? Prá quê?
E outra: por que os novos modêlos (A 110, X8500WA X7200H) têm tantas amplificações MAS não conseguem entregar a mesma qualidade e potência que os antigos? Ou os antigões AVR 5805, 5805, 5803, 5800, 5700, 5600, 4802R...
Abrir um aparelho desses antigos, e abrir um desses novos, dá até tristeza...
Volto à frase lá de cima: prá que preciso de uma Excelsior, se a boa e velha Enterprise me serve muito bem?
Puts, que vídeo bacana. Excelente trabalho. Like certo.
o exemplo da lâmpada é maravilhoso pq a primeira lâmpada que foi inventada no mundo está acesa até hoje!
Tenho um sony Xperia adquirido ano passado mas ele é novo e tava na loja no deposito há 4 anos, comprei. Meu lenovo k6 tem quase 6 anos e está ótimo também. Roupas tenho Ha quase 20 anos quase novas (jeans) nao vou pela moda
Tb sou assim. Preguiça de comprar coisas novas se as antigas ainda funcionam.
Excelente vídeo. E é bom esclarecer que a indústria "verde" não é nada boa para o meio ambiente. Além de todo o desperdício citado, a fabricação de novos veículos e desenvolvimento de novas tecnologias, da mentira como estão sendo feitos, geram tanta poluição e consomem tantos recursos, que provavelmente os novos produtos jamais irão compensar a degradação causada.
Concordo 110%! Os veículos elétricos por exemplo aumentam a demanda de baterias de lítio, e o impacto ambiental que a mineração desse material causa é considerável. Além disso, as bateria de lítio tem uma vida útil, e vão perdendo autonomia com o tempo. Um carro que faz 400km com uma carga, daqui 3 anos anos talvez faça 200 dependendo do uso. Em algum momento precisará trocar essa bateria de qualquer jeito
O que eu acho mais engraçado, é que alguns países que querem impor o carro elétrico usam energia de usinas de carvão na Europa. Parece piada.
Isso não é muito divulgado, e quem fala sobre e taxado de lunático e todos os "istas" existentes.
Pois é,mas infelizmente 90% da população não está preparada pra essa conversa,e ainda chamam nós de loucos
Veículo elétrico é o maior retrocesso tecnológico que eu já vi até agora. Mas os gados acham que estão andando em coisas futurísticas.
Em casa também tem uma TV de tubo que comprei usada porque, infelizmente, a de LED que eu tinha ganhado da minha irmã foi pro saco em 2020. Em abril de 2021 deu pau na TV, não ligava. Nenhuma oficina conserta esse tipo de TV mais, fora o tanto que é pesada e difícil de se transportar. Tive que meter a chave de fenda na TV e fazer o conserto por minha própria conta e risco. Identifiquei um capacitor de 10uF defeituoso que impedia a TV de ligar. Mesma coisa do celular da minha mãe: meti a chave de fenda na TV e troquei o capacitor, em casa mesmo. Esta semana também corrigi um problema que eu já tinha percebido quando peguei a TV, saía mais som de um lado do que do outro. Lá vou eu caçar e trocar o capacitor defeituoso. Dito e feito. Agora a TV sai som dos dois lados com a mesma intensidade.
Leva jeito para técnico de eletrônica
@@spiritskywalker7281 eu fiz curso técnico, e acabei de me formar engenheiro elétrico, por isso a facilidade para mexer nesses aparelhos.
@@SouzaFabuloso Parabéns. Sucesso sempre.👍
A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA esta tão evidente que é facil nota a diferença de um produto atual e um antigo.
Aqui em casa temos uma batedeira e um espremedor de laranja com mais de 40 anos, da epoca do casamento da minha mãe que ainda funcionam.
A propria Volkswagem ja aadmitiu isso em um comercial que foi tirado do ar uns anos atras.
O meu irmão tem ainda a geladeira GE que a minha mãe comprou antes de eu nascer. Desde que eu casei a 36 anos troquei de geladeira 4 vezes. Eu fiz 70 em março.
batedeira da minha mae tem mais de 40 anos.
Ventilador arno da minha mae tem 40 anos, as peças tudo de metal e resistente.
SIM a geladeira de apenas 2 anos (novinha) já estragou, enquanto minha professora teve uma que durou 20 (de anos atrás) tá muito óbvio mesmo
Meu Xiaomi Redmi Note 5 durou muito nos padrões atuais. 3 anos e meio, até que a placa-mãe deu pau. Comprei esse celular no meu aniversário de 2018, em abril deste ano ele "faleceu". Hoje estou com um Motorola Moto G22 que não se compara ao Xiaomi, mais caro e entrega menos do que o da fabricante chinesa. Em contrapartida, o celular da minha mãe, um Motorola Moto E7, já passou por poucas e boas e eu sempre dou um jeito de consertar. Comprado em agosto de 2019, passou por 3 manutenções, e está com ela até hoje. Já tive que trocar placa de carregamento pois a original não carregava mais a bateria (havia soltado dois filetes no conector do cabo na placa original), e outras duas trocas de bateria (a original "estufou" e a que coloquei em dezembro de 2021 era pirata, durou pouco, comprei uma original no Mercado Livre e instalei em casa mesmo).
Muito interessante. Gostaria que os objetos durassem mais pra não impactar o meio ambiente e também não pagar muito mais pelos substitutos. Antigamente tinha reparos, hoje temos que descartar.
Se os equipamentos fossem alugados pelos fabricantes em vez de vendidos, pode ter certeza que durariam muito mais.
Olha... se vc pensar nas TVs da década de 90 vai ver que hoje nada está durando.
A Semp dava 50 anos de garantia, eu sempre falai sobre isso de os produtos ser programado eu guardei o meu Tel funcionando sem a bateria fui ligar e fica no lupe infinito.
Nem tudo dá pra ser reparado. Os celulares atuais por exemplo, são aparelhos onde o encaixe de tudo tem que ser milimetricamente calculado, até a tela. O problema aqui está no preço de reparo. O Adriano do Canaltech contou no podcast Porta 101 que, quando ele foi trocar a bateria de um Ipad, os caras cobraram o preço de um tablet novo, mesmo sendo um processo muito simples de ser feito. Porém já há iniciativas tentando mudar isso, como já acontece nos carros, de você ter o direito de reparar seu celular em qualquer lugar, nem que isso resulte em perda de garantia
Infelizmente hoje nada é mais Longa Vida. Tudo já são fabricados para serem descartados num curto período de tempo! Um grande exemplo disso são os automóveis e aparelhos de celular. Os automóveis de hoje eu já vi muitos mecânicos falando que esses motores modernos não aceitam retífica, caso venham a quebrar e que alguns modelos até aceitam retífica, mas o custo é elevado para fazer esse reparo. Resumindo: As montadoras querem que as pessoas troquem de carros em pouco tempo de uso, mesmo fazendo as revisões corretas e no tempo certo! Celular... Você um Top hoje e amanhã ele já ficou obsoleto!
Sempre tivemos certeza sobre isso, obrigado por esse vídeo, ele deveria estar nos livros das escolas
Exatamente. Nunca idolatre uma marca.
Eu pensava nesse ponto de a natureza está sofrendo so pela nossa ambição e vaidade. Esse video falou do que eu ja sentia e observava a minha volta e aprofundou ainda mais o tema. Bom demais!!!! Fico feliz que encontrei esse canal.
Foi isso que aconteceu com uma tv 50 pol smart da Samsung, durou 2 anos certinho, já a minha antiga de 2011 tá firme e forte
Só cliquei e comentei no vídeo para que esse assunto seja disseminado cada vez mais! Parabéns por trazer o assunto a tona! Não conhecia seu canal, mas apareceu pra mim, provavelmente por causa do "Programada' - sou de TI....minhas buscas relacionadas....rsrs! Ótimo trabalho. Vou me inscrever e acompanhar! Abrço
Quando apareceu o videocassete logo lembrei de como era legal ir até uma locadora, olhar as prateleiras, escolher um filme. Era um ritual que fazia quando era criança. Tecnologia é legal e tudo mais, mas a nostalgia é forte.
Meu telefone tem quase 8 anos de uso.
Só não era legal quando você entregava e esquecia de rebobinar.
8 anos com o Cel. é interessante. Ele roda bem os jogos médios?
Lucro, só oque interessa as empresas
Cara, eu simplesmente achei fantástico esse vídeo pois esse é um dos meus assuntos preferidos. Já ganhou mais um inscrito!!!
E, posso acrescentar sobre a questão das lâmpadas, que isso sim é verdade!!!! Podemos ver claramente uma prática da redução do tempo de vida útil para fazer o ciclo do consumo sempre rodar e com uma velocidade cada vez maior sobre esse mercado de lâmpadas. Explico! Apesar de as lâmpadas atuais de LED's, poderem em essência durarem mais, os componentes de apoio ou de controle do produto como os que podemos encontrar na base da lâmpada, como resistores, capacitores e diodos, não duram como os LED's. Eu consigo ressuscitar uma lâmpada de LED da minha casa quando elas apresentam defeito, trocando esses componentes... mas na prática não vale a pena. A placa de circuitos que ostentam os LED's está sempre intacta e poderia em teoria os seus LED's durarem pelo menos umas 50.000 horas. Mas na parte da base, posso encontrar capacitores estufados, diodos queimados resistores torrados. Ou seja, com base nisso as lâmpadas de LED's representam exemplos claros da falácia da durabilidade. No meu quarto, tem um spot de dois bocais que em um deles eu tinha uma lâmpada incandescente que foi comprada em 1994. Lembro bem, pois foi a Copa do Mundo do Tetra brasileiro nos EUA , foi também quando o Cometa Shoemaker-Levy 9 colidiu contra o planeta Júpiter e pela fatalidade com o Ayrton Senna... Essa mesma lâmpada veio a padecer em 2008 !!! Dá para acreditar nisso ??? Pois é, tinha até oxidação na rosca da mesma o que dificultou um pouco a sua retirada e detalhes técnicos que não víamos mais em produtos daquele tipo. Ela era da GE General Eletric. Guardei a mesma pela recordação. Hoje em dia eu troco tanto as lâmpadas da minha casa que não consegui criar nenhum laço sentimental com nenhuma delas.
Ótimo vídeo 👍👍👍
Me mudei há 8 anos pra casa onde atualmente resido e já peguei com todos os cômodos com lâmpadas incandescentes. Não substitui nenhuma, só à medida em que iam queimando. Duas delas estão funcionando perfeitamente até hoje e as que queimaram todas duraram mais de dois anos, isso porque já estavam lá quando cheguei. Já as de leds que compro estão durando uma média de 6 meses ou até menos. Estou dando preferência agora pra lâmpadas alógenas pois elas além de terem uma iluminação menos cansativas pras vistas ainda duram muito mais que as de led.
Eu comprei uma casa e na area do fundo tinha uma lampada incandescente, e acho q ela ja tinha bom tempo la, hoje com mais de dez anos na casa a lampada continua funcionando, é incrivel, e as outras de LED eu vivo trocando.
Essas lâmpadas de isopor de hj em dia não valem nada. Tudo feito com material vagabundo pra queimar logo.
Sempre que compro um produto faço questão de usá-lo até ele não conseguir aguentar mais ou ele apresentar algum problema como obsolescência relativa. Foi o caso do meu antigo celular, um J5 que aguentou 5 anos e que só troquei por conta da tela que estava apresentando problemas como tela preta e etc. Uma parte dessa obsolescência também é em partes culpa das pessoas. Muitos só trocam de celular porque o mais novo é mais bonito, sendo que nem terminou de pagar as parcelas do atual.
As baterias não só de celular mas também as de veículos elétricos possuem um gerenciador de carga chamado BMS Batery Management System que além de controlar a carga e descarga para pra ter as baterias e as e evitar incêndios, também controla o número de cargas possíveis e quando atingem o limite, simplesmente desativam a bateria ainda que as baterias estejam em boas condições digamos por "segurança".
É por isso que eu sou fã dos sistemas opennsource, do Linux. Você pode continuar usando seu computador antigo por muito mais tempo e com um sistema até bem mais rápido que as versões atuais de W1nd0ws.
Chrome OS Flex então, ressucita monte de notebook véio
@@luizfelipeqwerty Aqui eu tenho recuperado notebook velho transformando ele em Arcade, instalando o Batocera. Peguei um de 2008 e acabei de instalar, roda até Gamecube e Playstation 1
@@luizfelipeqwerty confiar na Google? Sei não ein...
@@superstarr_26 pq não?
@@luizfelipeqwerty Vale mais a pena o Chrome OS normal mesmo, pois vem com Play Store
👍👍👏👏usando bem duram pouco antigos melhores
Quando a obsolescência é programada pelos fabricantes até se "justifica". O pior é quando é concebida por aqueles debaixo da cadeia produtiva. O maior exemplo são os automóveis. Esses bens poderiam ser usados pelo menos dez anos, sem nenhuma perda da sua efetividade como veículo, mas que se isso acontecer, a cadeia sub-reptícia às fábricas não interessa. Então criam-se "estímulos" e desestímulos àquela conservação. Os automóveis movimentam, concessionárias, postos de combustíveis, autopeças, oficinas mecânicas, publicidade, bancos, tributos etc. Há uma rede enorme de interessados que o "produto velho" seja logo descartado.
Vlw por compatilhar! O lucro não se importa com uma cadeia fechada e sustentável, por ser muito mais cara e gerar menos lucros. Excelente conteúdo!
Por essas coisas temos que discutir leis que obriguem as empresas a tormar possível o reparo dos celulares e demais aparelhos eletrônicos, maquinário e veículos. E leis que garantam o uso de produtos com algum nível de obsolescência em andamento garantindo a existência de suporte de hardware e software para modelos antigos por um período de tempo maior.
Meu celular atual está comigo há quase quatro anos. A bateria dele hoje dura menos da metade do que durava no inicio. Mas não penso em trocar, pois ele ainda me atende muito bem e tem recursos iguais a de varios modelos lançados atualmente. Só pretendo ainda esse ano trocar a bateria dele. Antes dele o que eu tinha foi um dos primeiros smartphones e fiquei com ele quase dez anos. Só troquei pelo atual porque ele realmente estava quase incapaz de rodar aplicativos atuais. Até aplicativos como Uber faziam ele travar e rebootar... Esse meu Galaxy M30 atual ainda pretendo ficar com ele mais outros tres ou quatro anos. Detalhe, ainda conservo quase todos os celulares que já tive, começando pelo Nokia indestrutível, varios ainda funcionando, como reliquia...
Tenho um Galaxy S10 Plus com 1 ano e 6 meses de comprado, mas que foi lançado em 2019, entretanto continua funcionando perfeitamente bem em todos os contextos, velocidade ótima, bateria ainda dura bem e nada a reclamar. Porém, parou de atualizar esse ano no Android 12 e enquanto ele não estiver realmente obsoleto, lento, bateria ruim a ponto de precisar trocar, daí então, pensarei em comprar um novo. É o que vc falou; no mínimo 5 anos.
Estou com um Galaxy 9 + com 4 anos, atualizou para Android 10 e parou nele. Continua funcionando bem, resistiu a quedas, nunca precisou reparos e receio trocar por um modelo novo com muita obsolescência programada. Enquanto der vou ficando com ele.
O celular leva uma vida bem difícil em geral pra durar 5-10 anos. Um motivo é a tecnologia de computação, outra a quantidade de espectro que precisa aumentar, e o fabricante não pode adivinhar o que vai acontecer em cada país, e terceiro a melhoria das telas. Aí tudo bem, é a obsolescência "do bem". Mas quando o fabricante sabe que no futuro próximo por causa do nº de APPs e tamanho na memória, o processamento nos novos jogos, e fotos e vídeos no armazenamento a memória vai estourar em dois anos, e o celular vai travar, o fabricante coloca um aparelho com uma memória mínima pra aguentar esses anos, e outro bem mais caro com mais memória pq este vc não vai precisar trocar. Só que aumentar memória não custa tão mais caro quanto cobram. O motivo disso está na obsolescência "do mal", entendeu?
Eu tenho um moto g3 de 2015 que ate hoje funciona bem,porem instalei uma custom rom com android 10 e agora ele dura bem,se o povo soubesse praticas para tornar seus dispositivos defasados mais "moderninhos" diminuiria a grande demanda por aparelhos
Tenho um Moto G5 do mais simples, ou seja não é o Plus que está com 5 anos e funcionando perfeitamente. Ainda vai muito longe.
Meu moto x play usei durante 4 anos, aposentei ele no começo desse ano porque ele apagou mas sendo sincera a culpa foi minha mesmo porque eu derrubei ele demais 🤨
@@laianymorgana3628 Sua mão e furada... coitado do celular.
Moto G3 não roda nem free fire direito, mais gostei do fato de vc ter trocado a ROM, tem algum link de vídeo q ensina como fazer ?
@@BAJi_XL sim,em bem simples,basta desbloquear o seu motorola (ja mando link) e logo apos fazer twrp
Quando vc fazer isso,voce vai poder trocar de rom a hora que voce quiser (mas tem que formatar o celular todas as vezes)
Excelente Análise !!!
Esta aí uma matéria que nunca seria veiculada na imprensa dita " profissional" . Obrigado.
Eu uso um iPhone 8 Plus que já tem quase 5 anos, está perfeito e é melhor que muito celular novo de hoje em dia
Infelizmente muitos produtos hoje são descartadas por questões comerciais, principalmente smartphones, um top de linha por exemplo poderia ter mais de 5 anos de atualizações e uma das empresas focada em fazer lixo eletrônico para mim é a Samsung dentre outras lançando inúmeros modelos com pouca vida util devido a suporte de software. Neste ponto a Apple ganhou um ponto positivo prolongando a vida de seus smartphones, embora no ios certos apps exijam uma versão mais recente então se vc estiver na versão 10 não terá muitas opções de apps.
O pior de todos é quando atualizam o sistema operacional do celular, e deixam mais lento propositalmente. Nesse caso é uma obsolescência desonesta. Uma alternativa é recorrer as "custom roms" feito por terceiros. Uma pesquisa feita pela Androidauthority revelou que mais de 70% dos usuários android já se utilizaram dessa alternativa.
Uso um celular de 2014, e algumas coisas se tornaram bem chatas no uso dele. A principal delas é a incompatibilidade com alguns apps, principalmente de bancos e carteiras digitais. É um Galaxy Note 3; celular muito bom para a sua época, mas que hoje sente o peso da obsolescência.
Eu já não uso alguns apps nativos de determinadas plataformas e redes sociais; UA-cam, por exemplo, acesso pelo computador ou navegador externo (Opera, Firefox, Chrome, Edge, Brave) instalado no celular. É chato ter que ficar esperando a propaganda acabar para retomar o vídeo, isso acontece também quando parelho o celular na TV. Pra evitar a fadiga, o Opera tem bloqueador de anúncios integrado, e eu consigo ver o UA-cam do celular assim.
Minha mãe passou 5 anos usando um J2 Prime, o aparelho hoje está com meu irmão e ainda é perfeitamente utilizável pra UA-cam e outros conteúdos. Alguns recursos obviamente não funcionam, além de não ter leitor de digitais, mas de resto dá pra usar
Isso é a obsolescência percebida. A gente achar que precisa do melhor modelo possível, mas às vezes um aparelho mais antigo pode ser mais útil, e aí vc instala uma custom rom nele e pronto
Ele de ede 2013, foi lançado em 2013 era o melhor de todos, 3gb de RAM em 2013, tem celular hoje em dia que vem com 2gb ainda, instala uma custom rom nele do android 8 ou 9 faz um roteiro e custom kernel e pronto , esse celular tem 3220mah de miliampere se não me engano isso é maravilhoso para um aparelho de quase 10 anos, tem a s pen e tem modelo de 16 , 32 ,64 gb
@@antoniomachado2058 uma custom rom de um Android mais atual deve rodar melhor que a Touchwiz que vem pré-instalada nele
Lei de Moore foi largado faz tempo... o dell inspiron da minha esposa faz menos que meu acer v3 de 2012.
Minha menina comprou um pc novo que tinha menos capacidade que um que eu tinha também de 2013.
É lógico que os mais novos consomem muito menos energia. Agora de 2012 pra cá mudou pouco comparado com o salto de 2002 pra 2012
Gastei 13 mil só na CPU a uns 5 anos atrás. fiquei 4 anos roda do tudo no MÁXIMO depois, começou lançar jogos cada vez mais pesados, e graficamente falando nem tanto melhores... mas é foda ... gosto de mais ➕️
Mas um jogo nao precisa de gráficos melhores pra ser pesado, basta os conteúdos dele ser maior (como em "the last of us" em q tem animações muito boas dos personagens interagindo com itens)
Essa é a obsolescencia do bem, a tecnologia vai evoluindo e se superando. Nada a ver com a construção de um produto propositadamente para durar pouco, principalmente quando o custo da qualidade é irrisório.
Muito bom o vídeo, parabéns.
Depois da primeira atualização da minha GoPro Hero 2 em 2011, ela começou a travar. Consegui versão anterior do firmware e reinstalei. Nunca mais travou. Também nunca mais atualizei ela, funciona perfeitamente até hoje. Para o meu uso ela ainda atende muito bem, assim como a minha Tenere 600 ano 1992. Nada contra a evolução tecnológica, apenas questão de gosto.
já vi muitas pessoas dizer que depois de atualizar o telefone, pra ficar "melhor", o celular começava a travar ou dar outros problemas! eu como sou esperto, não paguei pra ver!! kkkk
As lâmpadas ourolux tem a placa de leds ligada a fonte por um conector como esquenta muito gera mal contato em menos de um ano, antigamente essa conexão era com fio soldado
Rapaz, tenho um Asus ZenFone 3 desde 2017, tá bonzinho, só a bateria tá viciada KKK. Realmente, um bom exemplo é sobre componentes de pc, plana mãe, processador, etc. Muda muito rápido, em poucos anos a geração do seu processador n pega mais mas placas mais novas
Muito oportuno esse tema. Parabéns!
Parabéns pelo video, isso de inicio parace uma grande jogada, espertice, mas no futuro muito próximo, verão que é uma grande burrada praticamente irreversível. Desde meus 9 anos sempre pensei assim e sempre tentei consertar ou restaurar as coisas. Troco de telefone quando nao tem mais o que fazer!
Gostei do ponto de vista do vídeo pois o que eu conhecia de obsolescência programada foi o ato que algumas empresas de tecnologia programavam TVs ou qualquer outro eletrônico a darem um determinado defeito assim que uma determinada quantidade de horas de uso fosse atingida. Isso aconteceu na Europe e teve empresa que foi multada.
Vídeo top demais!
Essa explicação foi incrível, e faz todo o sentido no cenário atual.
Obrigado pelo vídeo, muito informativo. Comprei meu celuar em abril de 2021 um Samsung galaxy m21s, o mesmo ja apresenta alguns travamentos, falhas em reproduzir som e imagem, que so resolvem reiniciando o aparelho, e a bateria não está com a mesma eficiência dos primeiros meses, já tive problemas com a marca Samsung em outro aparelho, e fazem muitos anos que só comprava aparelhos da Motorola, já estou pesquisando outro smartphone pra comprar.
Parabéns! Esse video é show de bola
E quanto ao celular, as pessoas enjoam tbm depois de um tempo. Carro igual. Eles esquecem que o ser humano gosta de coisas novas. Nem precisa fazer pra quebrar. As pessoas irão trocar.
Video muito bom! Umas das maiores provas dessa “teoria” é nos componentes informáticos! Eu fico impressionado com a necessidade que as pessoas têm de mudar de processador ou placa gráfica quase todos os anos… eu tenho os meus componentes que a 5 anos atras quando sairam eram gama media baixa que hoje em dia ainda duram bem. Claro que a nossa geração tem quase 90 a 100% de melhoria de performance, mas consigo na mesma jogar o que quero jogar e fazer o que tenho a fazer na maquina. Aliás ate lançaram um update que melhorava esses componentes mais antigos. A Microsoft viu que isso seria um problema pra eles por isso que com o
Lançamento do windows 11 eles vieram com a conversa de “ você tem que ter os componentes mais recentes para atualizar “. Claro que da pra atualizar na mesma pra quem sabe mexer, encontra uma alternativa mas pra maioria que não sabe, vai na conversa dessas empresas… enfim, estamos a destruir o mundo aos poucos por causa de lucro.
interessante mesmo a ideia do video, tanto que quando vc vai na loja e testa o celular testa a camera é perfeita, passa 4 ou 6 meses a camera nao da a mesma qualidade de jeito nenhum...
Comprei por quatro vezes o melhor que eu podia, ai resolvi comprar um abaixo de mil reais. Nokia está sendo o melhor e maís honesto até para mim. Atende a tudo que eu preciso e as vezes ainda me surpreende com alguma novidade.
Que excelente qualidade a desse vídeo. Tema, texto, apresentação, edição... Tudo ótimo, parabéns!
Excelente assunto. Parabéns.
Rapaz eu tenho iphone 5 ate hoje kkk e faz tudo que um iphone atual faz, essas crianças de hoje tem muito a aprender. sdds Jobs.
Que conteúdo fantástico! Sempre arrasando.
Opa Robert, muito obrigado pelo elogio meu caro. São comentários como estes que nos fazem querer continuar com nosso trabalho de divulgação de conteúdo e levar um pouquinho de conhecimento para outras pessoas. Obrigado mesmo Robert.
@@EngenhariaDetalhada vocês fazem por merecer, parabéns!
@Rui Albano sim.
Puta conteúdo cara, ganhou um inscrito 👍
Que aula sensacional.
Jogar fora não existe, porque estamos no mesmo planeta.
Faz três dias que chegou uma atualização do Samsung a20s que fez reduzir o tempo da bateria 🔋 é que também começou a esquentar muito além de travar é desligar a tela causando travamento e isso veio depois da atualização!!!
Eu não faço atualização do meu celular.
Volta a atualização pelo odin.
Essas atualizações são pra ferar com o telefone e te forçar a comprar outro. Se comprou um telefone, NUNCA atualize o software dele! Usem o sistema que veio de fábrica!
@@apocalypsesurvivor3620 caraca nunca pensei nisto, vou resetar o meu de fabrica e testar a duração da bateria
@@kaleoadada396 eu tô sem PC para fazer
Fantástico!👏
Estou com um monitor Samsung Odyssey G3 que não funciona mais em 144hz, existem muitas pessoas com o mesmo problema, o defeito começa logo após a garantia acabar... O meu durou 1 ano e 6 meses. Existem diversas pessoas com o mesmo problema que o meu, e a Samsung não faz absolutamente nada, teve um rapaz que foi cobrado dele R$2.773,00 pelo concerto do monitor, sendo que ele vale R$1.000,00. É um grande absurdo!
Se o seu celuar é Android e já está travando, troque o sistema dele pelo Lineage OS ou uma outra Custmo ROM, isso vai fazer com que ele se mantenha por muito mais tempo.
O computador que já está travando pode ter uma sobrevida com um Linux nele. No meu que já é um pc de 2009 eu uso o Lubuntu, que é leve e prático, inclusive estou usando agora.
Sobre as roupas eu tenho migrado para um tipo de minimalismo, tenho feito essas coisas para cuidar da minha saúde financeira e do plaeta que vou deixar para minha familia, recomendo a todos.
*Eu comprei o iPhone 5s novo em Maio de 2016 e uso ele até hoje, a última atualização foi há quase 2 meses e ainda “me assusta” ele ter atualização, tudo nele funciona e apenas o Uber parou de funcionar por causa da versão(parou há uns 3 meses). Precisei apenas trocar a bateria dele depois de 5 anos e ainda uso o carregador original, só vou trocar quando realmente precisar pois mesmo abrindo os apps com poucos segundos a mais de demora ele ainda me serve bem(leva uns 5s para abrir quando abro pela primeira vez).*
Assistindo do meu IPhone 7, comprado em 03/2017, com meros 5 anos e 5 meses de uso, semana passada, troquei a bateria, estava com 78%.
Espero ficar com ele até 2026… se possível né
Compre um produto bom, mesmo que seja caro, mas desde que vc, o use com cuidado e zelo.
em algums casos os fabricantes fazem produtos no qual você só consegue abrir danificando algo ou arrebentando na paulada
Imagina quando as montadoras fizerem seu automóvel gastar mais bateria, se apagar, exigir atualização de software para viajar... Deosolivre, temofu
Vi em uma matéria que a tesla fez isso de limitar a autonomia do carro e para liberar mais km o dono do carro tinha que pagar um extra .
eu acho que a porche ou outro marca de carro não lembro que o dono do carro tem que pagar separadamente pra usar o ar condicionado do carro e outras coisas
E isso tbm estão nos jogos.
Certos aparelhos "rodam" melhor, tem melhor desempenho e qualidade, tal qual campeonatos de pubg onde o dito smartphone da Samsung rodava tão liso q amigos q tenho compraram o aparelho apenas por isso.
Determinadas marcas, até nos PC, faziam acordos pra tais placas de vídeo rodarem melhor...
Tive a conclusão q n é meu aparelho quando um certo cara pegou um jogo, importou arquivos dum game de PC e jogou no Android, q no máximo roda tranquilamente...
Já em outro jogo aí, com gráficos baixos, travam demajs
sobre o pubg é verdade tenho um celular com snapdragoon 732g que na teoria era pra ser melhor que um hélio g96 por exemplo mas o g96 roda com mais fps e gráficos melhores
Até mesmo lavadoras de roupas sofrem com esse problema. Logo terei que comprar uma para casa pois a que nos acompanhava havia 14 anos, uma da GE que vi minha mãe tirar da loja em junho de 2008, não tem mais conserto. Motor está fraco e o retentor do tambor estourou novamente.
O melhor canal do UA-cam para mim
O maior exemplo de obsolescência programada na informática na minha opinião são as impressoras "antigas" a jato de tinta. Elas estão perfeitas de um momento para outro simplesmente param de funcionar e os técnicos que já sabem disso, não querem nem pegar ou iniciar qualquer conserto. A salvação está com alguns hackers que simplesmente descobriram um modo de apagar a memória de tempo e de número de folhas impressas pelas máquinas.
Top esse tema!
3° do plural do Engenheiros do Hawaii, é bem certinho o conteúdo 😉
O adesivo da câmera dupla é pra quem quer vender um celular usado com preço agregado... Quando um esperto e um tonto se encontram dá negócio! Parabéns pelo vídeo!
Né não, isso vem de gente com uma personalidade sem graça, um intelecto vazio, e uma aparência física banal, que precisa encontrar alguma outra forma de se aparecer.
falou a pura verdade!!
eu tenho um Asus Zenfone 3, tive que trocar... ótimo aparelho, bonito ainda!
Tenho um sanguesuga de 4 anos e é guerreiro.
Tá firme.
Baita vídeo. 👏🏾
Bem dizia Humberto Gessinger (vocalista e compositor do Engenheiros do Havaí) em sua música "3° do Plural".
Procuro aproveitar ao máximo os objetos que compro. Meu carro já vai com mais de 10 anos de uso sempre procuro fazer as revisões direitinho, e como é um modelo simples é só ter os cuidados básicos. Eu poderia comprar um carro bem melhor, mas ele me atende bem e consome relativamente pouco combustível. Então seria um desperdício dos meus recursos e do meio ambiente adquirir um novo carro, sendo que o meu está em perfeitas condições. Procuro estender esse raciocínio para tudo. É bom para o planeta e para o meu bolso também, pois os recursos que eu iria consumir adquirindo passivos financeiros, invisto em ativos. Sei como é difícil ganhar dinheiro e comprar as coisas, dessa forma, é triste ver como as coisa caminham para serem descartáveis, tanto do ponto de vista dos recursos naturais, do lixo excessivo e também porque acabamos tendo que trabalhar cada vez mais para comprar sempre as mesmas coisas, desde celulares a carros.
Excelente !
Todos os celulares que comprei baterias morreram em 5 a 6 anos.
Tenho notebook de 9 anos... é o mais rápido que tenho... a placa de vídeo com atualizações trava o sistema. Tem que desativar por firmware.
O mais recente de 3 anos, bateria deu problema e Dell não tem original pra vender.
Outros, LCDs vazoram... 2 Tablets Samsung e um notebook Sony.
Ainda prefiro oque é antigo, ate um dia desse usava um nokia n8 mesmo sem pegar whatsapp continuei usando!
Parabéns pelo excelente trabalho!!!!!!!!
Não vejo problema em evoluir, pra mim é um processo natural
Você não entendeu NADA...
@@andersonnunes483 não mesmo!
Nunca cheguei a esse ponto. Em 2 anos ou ele quebra, se perde, molha ou é roubado.
hahahaha, muito bom
meu celular tem 2 anos e tenho um computador com mais de 10 anos, estão funcionando perfeitamente e rodam praticamente tudo