Verdade...assista minha Live de hoje no Instagram, falo disso com detalhes: Minha primeira Live no Instagram! AJG instagram.com/tv/CitSNYqpTXY/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Ola como vai? Suponhamos que vc recebe uma intimação vê todo processo, mas não tem nenhum quisto, então você entra no sistema ex ajg e envia um documento por lá pedindo se a quesitos e depois envia os honorários isso? Quando estava em sc eu usava o Eproc muito bom, vim pra terra natal MG e não fiz nenhum aqui ainda. Consegue fazer uma aula mostrando esse passo a passo por favor. Muito obrigado
Rodrigo, é sempre importante requerer a apresentação de quesitos antes da elaboração da proposta, mas nem sempre ocorre. Se as partes não apresentarem seus questionamentos, a prova pericial atenderá aos pontos controversos dos autos, isso deve ficar bem clara na proposta. Pensarei em algo e farei um vídeo para explicar isto. Grato por sua audiência.
Pedro, seu vídeo é de longe o mais explicativo. Parabéns! Uma dúvida, quando no caso a pessoa é beneficiária da justiça gratuita sendo que o juiz na nomeçaõ já de cara cita o seguinte: "Sendo o caso de direito do consumidor inverto o ônus da prova para o réu(que é um banco) e arbitro os honorários periciais em um slário mínimo". Nesse caso não teria como expor(e cobrar) que o valor real da minha perícia é 3x mais no caso, correto? O requerente é beneficiario da Justica gratuita no entanto o juiz nem citou isso, já inverteu o ônus da prova direto. Qual a melhor forma de proceder nesse caso? Aceitar, num valor mais baixo mesmo sendo a perícia a ser realizada, uma das mais dificeis de encontrar peritos cadastrados nos tribunais? Você acha que essa aceitação atrapalha, de alguma forma , cobrar o valor real e perícias futuras, principalmente quando o advogado quiser impugnar e dizer: Olha, você aceitou essa por X....Enfim. Desculpa a longa pergunta
Se a parte que pagará a prova pericial não é beneficiária da AJG, visto que o juiz inverteu o ônus da prova (que regularmente não inclui o ônus financeiro), o certo seria você apresentar a proposta. O juiz não pode / não deve arbitrar já de cara. E neste caso, nem seria possível pedir majoração, visto que não será aplicada a AJG. Se quiser, aceite, nas não se iluda que isto irá garantir nomeações futuras. Desculpe a sinceridade, eu não aceitaria.
Passei por situação parecida recentemente: houve arquivamento de uma ação, mas sem ter sido emitido meu alvará de levantamento dos honorários (AJG pra variar). Essa semana vou peticionar para receber meu devido pagamento. Já não basta ser um valor irrisório, posso dizer que é de se "lascar" não receber absolutamente NADA
E quando o pagamento no site do AJG fica meses aguardando recurso, qual procedimento podemos adotar? No caso sou assistente social e faço Estudo Social, requisitado pelo Judiciário.
Infelizmente se estiver rolando algum recurso, temos que esperar. O que pode ser feito é peticionar pedindo providências, após o trânsito em julgado da decisão que determinou a responsabilidade pelas custas processuais.
@@pepontreinamentos no site fica: pagamento aguardando recursos financeiros! Essa situação é por conta de algum recurso do Processo, ou falta de recursos financeiros para a realização do pagamento?
Boa tarde professor! Muito obrigada pelos esclarecimentos, muito pertinentes! Uma dúvida: como fundamentar o pedido de honorários agora que a revogação da Resolução n° 154/2016 TJPR foi revogada pela Resolução nº 196 de 2018, TJPR?
Agora aqui no Paraná, em casos em que foi concedida a AJG, caso o beneficiário perca a lide, os honorários que serão pagos pelo Estado serão limitados à tabela da resolução 232/2016 do CNJ. Te convido a conhecer o meu curso de AJG em www.experttreinamentos.com.br/infoprodutos-educacionais__trashed/assistencia-judiciaria-gratuita/ Grato por sua audiência!
Preciso de ajuda! Fui nomeada, ja emiti laudo, porém ainda não peticionei a proposta final de honorários. A parte beneficiada pela AJG, que entrou com a ação, restou sucumbente. Nao é perícia grafotécnica... É sobre plágio. Como posso orçar? É no TJSP
Você fez o trabalho sem apresentar proposta? Como o beneficiário da AJG restou sucumbente, nem adianta apresentar proposta, pois os honorários serão limitados à tabela do Tribunal de Justiça do seu Estado/Estado em que foi nomeada, ou tabela da resolução 232/2016 do CNJ, caso o Tribunal não tenha tabela própria.
@@pepontreinamentos na decisão, o juiz mencionou para que a perita nomeada apresentasse a proposta final junto com o laudo pericial, ou seja, peticionei aceite (depois de ler os autos), iniciei os trabalhos, elaborei o laudo, já peticionei o laudo, mas ainda não me posicionei em relação à proposta porque realmente não sei. Mas se o TJ for seguir a tabela, eu não deveria, pelo menos, informar o quantitativo de horas trabalhadas? Uma outra perita grafo que me passou essa informação sobre horas...
Professor eu tenho uma dúvida... Nos casos de processo civil onde somente uma das partes é beneficiária da JG e esta solicitar a pericia. O juiz ao nomear o perito esclarece essa situação. O perito repassa um valor da perícia acima da tabela de honorários. Se a parte sucumbente não for beneficiária da JG ela será responsável pelo pagamento dos honorários ao perito? Há alguma determinação legislativa para esse caso?
O CPC estabelece que em caso de condenação da parte não beneficiada pela AJG, ela será responsável pelo pagamento dos honorários periciais. A Limitação das tabelas dos tribunais estaduais, CNJ e CJF só se aplica em caso de condenação da parte que recebeu o benefício. Ou seja, o que é limitado é apenas o ônus do Estado. Por isso que o perito deve SEMPRE apresentar sua proposta de honorários.
@@pepontreinamentos agradeço sua atenção e resposta. Eu tenho procurado o artigo no CPC que referencia essa questão porém não achei. Poderia me informar caso saiba?
Oi Pedro! e tudo vc inclui na petição é isto? Únicas formas, peticionar e processar, certo? Pergunto, pois o fórum que paga a 3ª vara civel de Joinville é o de Floripa e me dizer que perecisa constar no sistema a palavra 'VALIDADO' para que paguem as 2ª parcelas de varios laudos. Porém, a chefe de cartorio afirma que já consta como PAGO e nada pode ser feito. ACREDITA? Existe outra forma ou apenas estas duas??
Olá Clarissa. Como falei, após a homologação do laudo o perito deve peticionar solicitando a liberação, pois certamente a justiça ⚖️ não fará isso espontaneamente. Neste caso que estão alegando que já foi pago, peticione afirmando que isto não ocorreu e solicite provas de que foi direcionado para você. Isso já aconteceu comigo, simplesmente "zeraram " a conta judicial dos honorários. Pedi providências. Levou um tempo, mas o valor foi devolvido na conta e consegui levantar tal valor. Grato por sua audiência!
Olá professor, No caso, quando recebe-se uma perícia que o autor tem AGJ e o réu não tem, deve-se elaborar a proposta de honorário cheia? Ou, devido a uma parte ter AGJ já é necessário fazer essa conforme a tabela de honorários do estado do PR? E em caso que ambas partes são AGJ, deve-se elaborar a proposta de honorário cheia? Ou, devido a uma parte ter AGJ já é necessário fazer essa conforme a tabela de honorários do estado do PR?
Negativo , o perito deve sempre orçar seus honorários de acordo com a complexidade, volume e relevância dos autos, além de outros fatores. As tabelas AJG somente serão aplicadas quando a parte beneficiada pela gratuidade da justiça perder o processo e restar sucumbente. Te convido a conhecer meu curso sobre AJG em www.experttreinamentos.com.br/infoprodutos-educacionais__trashed/assistencia-judiciaria-gratuita/ Este mês estou concedendo 66% de desconto utilizando o cupom PROMOAJG
Sou do Paraná. Faço laudo socioeconômico, então, faço visitas aos autores. Infelizmente estamos desde novembro sem receber. O valor está super defasado, vc sabe se vai haver alguma atualização de valores?
Meu cadastro da AJG esta a mais de 2 anos sem avaliação, mesmo á sendo nomeado e finalizada perícia o cadastro continua em NÃO AVALIADO.... Já fiz e refiz e nada muda, o que fazer?
Você já tentou falar com o setor que controla os cadastro do Tribunal de seu Estado. Uma vez bloquearam minhas credenciais, mesmo tendo sido deferidas. Aqui no Paraná existe um sistema pelo qual podemos abrir chamados quando algo não funciona. Em qual Estado você tem seu cadastro?
Muito bom professor. Os valores da Justiça Gratuita são tabelados, mas podemos pedir mais. É verdade que podemos pedir até 5 vezes mais? É uma tentativa, mas não custa nada pedir.
Pode sim. O que não pode é apresentar posicionamentos técnicos distintos em cada uma destas funções. Mas entendo que a sua área de especialidade não permite isso.
Devo dizer que é o melhor video a respeito! mto detalhado, obrigada!
Agradeço por sua audiência e comentário. Um bom final de semana!
Muito bem esclarecido Pedro Neto esta de parabéns.
Grato por sua audiência Márcio!
www.experttreinamentos.com.br/infoprodutos-educacionais__trashed/assistencia-judiciaria-gratuita/
Excelentes esclarecimentos!! Muito obrigada por suas orientações!!
👍🏻grato por acompanhar meu canal!
Pelo jeito da mais trabalho receber da AJG do que fazer a perícia. Obrigado por falar a realidade que nos espera, os peritos iniciantes!
Obrigado por acompanhar meu canal do UA-cam! 👍🏼👍🏼👍🏼
É essa luta que me deixa triste, na verdade é uma total falta de respeito e consideração com o auxiliar da justiça!
Verdade...assista minha Live de hoje no Instagram, falo disso com detalhes: Minha primeira Live no Instagram!
AJG
instagram.com/tv/CitSNYqpTXY/?igshid=MDJmNzVkMjY=
Parabéns Pedro Neto pela belíssima explicação sou muito grato pelo apoio.
Abraço
Grato pela sua audiência.
Tenho visto que não é somente a questão do valor baixo a ser recebido, mas sim a espera e a dificuldade em receber.
Com certeza Acácio, não é uma tarefa fácil cobrar os honorários AJG. Grato por acompanhar meu canal do UA-cam!
Ola como vai? Suponhamos que vc recebe uma intimação vê todo processo, mas não tem nenhum quisto, então você entra no sistema ex ajg e envia um documento por lá pedindo se a quesitos e depois envia os honorários isso? Quando estava em sc eu usava o Eproc muito bom, vim pra terra natal MG e não fiz nenhum aqui ainda. Consegue fazer uma aula mostrando esse passo a passo por favor. Muito obrigado
Rodrigo, é sempre importante requerer a apresentação de quesitos antes da elaboração da proposta, mas nem sempre ocorre. Se as partes não apresentarem seus questionamentos, a prova pericial atenderá aos pontos controversos dos autos, isso deve ficar bem clara na proposta. Pensarei em algo e farei um vídeo para explicar isto. Grato por sua audiência.
Excelente orientações professor! 👏👏👏
Pedro, seu vídeo é de longe o mais explicativo. Parabéns! Uma dúvida, quando no caso a pessoa é beneficiária da justiça gratuita sendo que o juiz na nomeçaõ já de cara cita o seguinte: "Sendo o caso de direito do consumidor inverto o ônus da prova para o réu(que é um banco) e arbitro os honorários periciais em um slário mínimo". Nesse caso não teria como expor(e cobrar) que o valor real da minha perícia é 3x mais no caso, correto? O requerente é beneficiario da Justica gratuita no entanto o juiz nem citou isso, já inverteu o ônus da prova direto. Qual a melhor forma de proceder nesse caso? Aceitar, num valor mais baixo mesmo sendo a perícia a ser realizada, uma das mais dificeis de encontrar peritos cadastrados nos tribunais? Você acha que essa aceitação atrapalha, de alguma forma , cobrar o valor real e perícias futuras, principalmente quando o advogado quiser impugnar e dizer: Olha, você aceitou essa por X....Enfim. Desculpa a longa pergunta
Se a parte que pagará a prova pericial não é beneficiária da AJG, visto que o juiz inverteu o ônus da prova (que regularmente não inclui o ônus financeiro), o certo seria você apresentar a proposta. O juiz não pode / não deve arbitrar já de cara. E neste caso, nem seria possível pedir majoração, visto que não será aplicada a AJG. Se quiser, aceite, nas não se iluda que isto irá garantir nomeações futuras. Desculpe a sinceridade, eu não aceitaria.
E os advogados podem com certeza usar isso contra você, ninguém é "bonzinho " em relação a isto.
eu penso exatamente isso em não aceitar...so fiquei pensando em como responder da melhor forma. Obrigado mesmo pela ajuda.
Passei por situação parecida recentemente: houve arquivamento de uma ação, mas sem ter sido emitido meu alvará de levantamento dos honorários (AJG pra variar). Essa semana vou peticionar para receber meu devido pagamento. Já não basta ser um valor irrisório, posso dizer que é de se "lascar" não receber absolutamente NADA
Realmente, muito complicado. Boa sorte com o seu pedido. Apenas observe a data de retorno do recesso.
E quando o pagamento no site do AJG fica meses aguardando recurso, qual procedimento podemos adotar?
No caso sou assistente social e faço Estudo Social, requisitado pelo Judiciário.
Infelizmente se estiver rolando algum recurso, temos que esperar. O que pode ser feito é peticionar pedindo providências, após o trânsito em julgado da decisão que determinou a responsabilidade pelas custas processuais.
@@pepontreinamentos no site fica: pagamento aguardando recursos financeiros! Essa situação é por conta de algum recurso do Processo, ou falta de recursos financeiros para a realização do pagamento?
Boa tarde professor! Muito obrigada pelos esclarecimentos, muito pertinentes! Uma dúvida: como fundamentar o pedido de honorários agora que a revogação da Resolução n° 154/2016 TJPR foi revogada pela Resolução nº 196 de 2018, TJPR?
Agora aqui no Paraná, em casos em que foi concedida a AJG, caso o beneficiário perca a lide, os honorários que serão pagos pelo Estado serão limitados à tabela da resolução 232/2016 do CNJ.
Te convido a conhecer o meu curso de AJG em www.experttreinamentos.com.br/infoprodutos-educacionais__trashed/assistencia-judiciaria-gratuita/
Grato por sua audiência!
No final do video, o que te resguardou de receber o valor do advogado por "fora" ?
Perito recebe tudo nos autos, nada por fora.
Preciso de ajuda! Fui nomeada, ja emiti laudo, porém ainda não peticionei a proposta final de honorários. A parte beneficiada pela AJG, que entrou com a ação, restou sucumbente. Nao é perícia grafotécnica... É sobre plágio. Como posso orçar? É no TJSP
Você fez o trabalho sem apresentar proposta? Como o beneficiário da AJG restou sucumbente, nem adianta apresentar proposta, pois os honorários serão limitados à tabela do Tribunal de Justiça do seu Estado/Estado em que foi nomeada, ou tabela da resolução 232/2016 do CNJ, caso o Tribunal não tenha tabela própria.
@@pepontreinamentos na decisão, o juiz mencionou para que a perita nomeada apresentasse a proposta final junto com o laudo pericial, ou seja, peticionei aceite (depois de ler os autos), iniciei os trabalhos, elaborei o laudo, já peticionei o laudo, mas ainda não me posicionei em relação à proposta porque realmente não sei. Mas se o TJ for seguir a tabela, eu não deveria, pelo menos, informar o quantitativo de horas trabalhadas? Uma outra perita grafo que me passou essa informação sobre horas...
Professor eu tenho uma dúvida... Nos casos de processo civil onde somente uma das partes é beneficiária da JG e esta solicitar a pericia. O juiz ao nomear o perito esclarece essa situação. O perito repassa um valor da perícia acima da tabela de honorários. Se a parte sucumbente não for beneficiária da JG ela será responsável pelo pagamento dos honorários ao perito? Há alguma determinação legislativa para esse caso?
O CPC estabelece que em caso de condenação da parte não beneficiada pela AJG, ela será responsável pelo pagamento dos honorários periciais. A Limitação das tabelas dos tribunais estaduais, CNJ e CJF só se aplica em caso de condenação da parte que recebeu o benefício. Ou seja, o que é limitado é apenas o ônus do Estado. Por isso que o perito deve SEMPRE apresentar sua proposta de honorários.
@@pepontreinamentos agradeço sua atenção e resposta. Eu tenho procurado o artigo no CPC que referencia essa questão porém não achei. Poderia me informar caso saiba?
Oi Pedro! e tudo vc inclui na petição é isto? Únicas formas, peticionar e processar, certo? Pergunto, pois o fórum que paga a 3ª vara civel de Joinville é o de Floripa e me dizer que perecisa constar no sistema a palavra 'VALIDADO' para que paguem as 2ª parcelas de varios laudos. Porém, a chefe de cartorio afirma que já consta como PAGO e nada pode ser feito. ACREDITA? Existe outra forma ou apenas estas duas??
Olá Clarissa. Como falei, após a homologação do laudo o perito deve peticionar solicitando a liberação, pois certamente a justiça ⚖️ não fará isso espontaneamente. Neste caso que estão alegando que já foi pago, peticione afirmando que isto não ocorreu e solicite provas de que foi direcionado para você. Isso já aconteceu comigo, simplesmente "zeraram " a conta judicial dos honorários. Pedi providências. Levou um tempo, mas o valor foi devolvido na conta e consegui levantar tal valor. Grato por sua audiência!
Estou iniciando nesse ramo da perícia. Suas considerações me elucidaram algumas dúvidas. Obrigada!
Mais uma inscrita!
Obrigado por acompanhar meu canal do UA-cam! 👍🏼👍🏼👍🏼
Olá professor,
No caso, quando recebe-se uma perícia que o autor tem AGJ e o réu não tem, deve-se elaborar a proposta de honorário cheia? Ou, devido a uma parte ter AGJ já é necessário fazer essa conforme a tabela de honorários do estado do PR?
E em caso que ambas partes são AGJ, deve-se elaborar a proposta de honorário cheia? Ou, devido a uma parte ter AGJ já é necessário fazer essa conforme a tabela de honorários do estado do PR?
Negativo , o perito deve sempre orçar seus honorários de acordo com a complexidade, volume e relevância dos autos, além de outros fatores. As tabelas AJG somente serão aplicadas quando a parte beneficiada pela gratuidade da justiça perder o processo e restar sucumbente.
Te convido a conhecer meu curso sobre AJG em www.experttreinamentos.com.br/infoprodutos-educacionais__trashed/assistencia-judiciaria-gratuita/
Este mês estou concedendo 66% de desconto utilizando o cupom PROMOAJG
Prof. Excelente vídeo.
No caso do cadastro no tribunal temos a opção PJ ou PF. Caso eu já tenha um CNPJ, qual.seria amelhor opção?
Eu quase todo tempo atuei por CNPJ, existem CNAES específicos para isso. Contadores e engenheiros conseguem enquadramento pelo simples.
like 282 - só n entendo o Sr insistir na justiça gratuita se só leva prejuízo.
Eu não aceito mais AJG. Só que tenho diversos processos que ainda estão em andamento .
Grato por sua audiência
Sou do Paraná.
Faço laudo socioeconômico, então, faço visitas aos autores.
Infelizmente estamos desde novembro sem receber.
O valor está super defasado, vc sabe se vai haver alguma atualização de valores?
Você está falando dos casos que contam com AJG?
Meu cadastro da AJG esta a mais de 2 anos sem avaliação, mesmo á sendo nomeado e finalizada perícia o cadastro continua em NÃO AVALIADO.... Já fiz e refiz e nada muda, o que fazer?
Você já tentou falar com o setor que controla os cadastro do Tribunal de seu Estado. Uma vez bloquearam minhas credenciais, mesmo tendo sido deferidas. Aqui no Paraná existe um sistema pelo qual podemos abrir chamados quando algo não funciona. Em qual Estado você tem seu cadastro?
Boa tarde Professor!
Sou funcionário público e perito no DF, posso receber honorários da justiça gratuita?
Se não houverem restrições no seu contrato de funcionário público entendo que não. Mas se for uma função de dedicação exclusiva é diferente.
Muito bom
Muito bom professor.
Os valores da Justiça Gratuita são tabelados, mas podemos pedir mais. É verdade que podemos pedir até 5 vezes mais? É uma tentativa, mas não custa nada pedir.
Sim, é verdade, leia a resolução 232/2016 do CNJ
posso ser nomeado como perito grafotecnico e ao mesmo tempo atuar como assiste tecnico ?
Pode sim. O que não pode é apresentar posicionamentos técnicos distintos em cada uma destas funções. Mas entendo que a sua área de especialidade não permite isso.