FONTES - é o de sempre, não confie em mim! Aprofunde nas fontes! Não seja um replicador! Aprofunde pra ter seu próprio entendimento: Artigos: The Effectiveness of Drug Abuse Resistance Education (Project DARE): 5-Year Follow-Up Richard R.ClaytonPh.D.a2Anne M.CattarelloPh.D.bBryan M.JohnstonePh.D.c www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0091743596900614 Explaining the boomerang effects of the National Youth Anti -Drug Media Campaign repository.upenn.edu/dissertations/AAI3260921/ pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1945624/ Boomerang effect of drug education programs In Reply: Boomerang Effect of Drug Education Programs pediatrics.aappublications.org/content/88/5/1079.1 Fake Deadly Marijuana Story Posted On D.A.R.E Website ua-cam.com/video/SB2L9cL-6mU/v-deo.html www.americanexperiment.org/article/is-dare-doing-kids-more-harm/ content.time.com/time/nation/article/0,8599,99564,00.html Dizer não não adianta! REDUÇÃO DE DANOS: Dartiu Xavier ua-cam.com/video/-AT35ODKlxY/v-deo.html POR QUE DIZER NÃO, NÃO FUNCIONA. www.scientificamerican.com/article/why-just-say-no-doesnt-work/ Negros são os mais condenados por tráfico e com menos drogas apreendidas exame.com/brasil/negros-sao-mais-condenados-por-trafico-e-com-menos-drogas-em-sao-paulo/ ENCARCERAMENTO EM MASSA DA POPULAÇÃO NEGRA NO RASIL: ANÁLISE DA INEFICÁCIA DO PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE DAS NORMAS PENAIS EM FACE DAS POLÍTICAS DE ENCARCERAMENTO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/1599/1/TCCRAFAELARSANTOS.pdf A avaliação de programas de capacitação: um estudo de caso na administração pública Jorge Eduardo Tasca Universidade Federal de Santa Catarin www.scielo.br/pdf/rap/v46n3/a02v46n3.pdf www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/uma-analise-sobre-o-programa-de-resistencia-as-drogas-proerd/49264 UA-cam: Why Drug Prevention Programs Don’t Work ua-cam.com/video/1BD6iQ3lvw4/v-deo.html Does D.A.R.E. Work? ua-cam.com/video/07w_C1Lh-To/v-deo.html Abstinence Doesn't Work in School Drug Education Programs ua-cam.com/video/LiznOH7rYC8/v-deo.html Why Drug Prevention Programs Don’t Work ua-cam.com/video/1BD6iQ3lvw4/v-deo.html Site do proerd direto dos anos 2000 é: www.proerdbrasil.com.br/
@@lincolnbortolin363 @lincoln bortolin estamos trocando !!! :) ele mandou um recado muito massa no instagram elogiando o vídeo e tamo combinando de alguma hora fazer algo juntos! :) ele é massa!
Não parece tão mais simples?! mas o moralismo fica criando toda uma guerra destrutiva e lucrativa caçando pobres do país e criando uma juventude abusando de substâncias
Obrigada, André Luis, pelo seu comentário. Eu fiz o mesmo com meu filho, hoje ele está com 20 anos e, como você, se mantém afastado das drogas. Me lembro que ele era bem pequeno, uns 7 anos, quando me perguntou "o que aqueles caras estão fazendo com siringas?" Eu expliquei. Ele insistiu, por quê fazem m isso? Eu disse: deve ser gostoso como chocolate, mas se você comer desse chocolate, o seu cérebro vai ficar ruim e não vai mais poder jogar videogame. Foi bem persuasivo. Desculpem o textão. Ótimo vídeo ❤️
@@Normose_ Cara, sinceramente , foi justamente isso que o militar que apareceu no meu colégio falou. Em todos os encontros, ele falou que elas (as drogas ) eram maravilhosas para o estado momentâneo do usuário , pois se não fossem boas ninguém usaria. Entretanto , a dependência , principalmente para os mais pobres ( eu sempre fui de escola pública) , era terrível no nível psicológico tanto sua quanto de sua família, sem falar na falta de condições de manter o vício. Então, assim , tudo bem , você pegou uns vídeos antigos do Proerd ( bem toscos realmente) , mas pelo acompanhamento que tive , eles não focam nessa forma caricata que você apontou. Inclusive,lembro de receber uma cartilha descrevendo o efeito de cada droga e como esses efeitos seriam nocivos para os alunos. Enfim, lembro também que o militar era bastante gentil , muito gente boa mesmo ( Fábio) , por isso achei bastante positiva na minha vida a atuação do Proerd.
@@Normose_ Não acho que o objetivo seja "caçar pobres", é até mais simples que isso, Lei da Oferta x Demanda: esse falso moralismo e guerra contra as drogas só serve para criar escassez e aumentar o lucro dos grandes traficantes, funcionários do "Sistema" que tira sua parte nos lucros, inclusive a polícia com o "arrego".
Ótimo vídeo! Assim como todos do "Antídoto"... Porém a narração do "Antídoto" me dá sono e do "Normose" me irrita, de alguma forma me traz desconforto...
Meu amigo, que roteiro sensacional e que edição no ponto (a parte sonora foi MUITO bem montada). Cheguei atrasado, mas deixo aqui minha sincera admiração.
No meu caso o que me ajudou a ficar completamente longe das drogas foi ter um pai alcoólatra em casa, era horrível ver ele acordar 7h da manhã e já tomar cerveja, e quando ia me buscar na escola ia alcoolizado e acabava me fazendo passar vergonha. Tipo, não bebo nada e tbm não uso nada, pq eu vi o mal que isso faz, fora ainda que ele morreu quando eu tinha 10 anos ai acaba ficando marcado. Apesar de tudo, por sorte, ele não era violento, ao contrário, era amoroso e nunca deixou faltar nada em casa, mas infelizmente a bebida acabou levando ele mais cedo.
Eita! Conheço um menino que vivia pensando em sexo, a mente dele era PODRE, o menino toda hora se via algo alto e redondo já chamava de "P3n!s", ou se via um buraco como poço, bueiro e etc já chamava de "b0c3t4". Foi aí que eu pensei: nunca vou querer ser igual a ele, vou fazer o máximo possível para não acontecer, e se acontecer, infelizmente estarei em um julgamento eterno contra mim mesmo. Por sorte não fui afetado e me mudei de escola 1 ano depois, mas o menino era tão sexualmente louco, que ficava fingindo fazer s3xo no banheiro da escola.
Minhas 3 filhas fizeram Proerd e todas usaram drogas. O pior, é que na época, eu achava legal o programa, mas agora, vendo este vídeo, foi muito esclarecedor. O trabalho que eu fiz de acolhimento, terapia, amor, paciência e informação, isto sim deu resultado com minhas filhas. Agora eu entendo o porquê elas faziam tanta piada do proerd rsrsrs. Na real, eu também precisei aprender a não ter medo das drogas. Hoje eu não uso drogas, porque não quero, mas eu não precisava ter criado as minhas filhas com o medo que eu tinha das drogas. Verdade tem que ser dita: aprendi muito mais com as minhas filhas heheh
Caraca... Se não fosse esse vídeo eu não entenderia o porquê do Proerd ser tão memetizado na internet, digo isso porque eu tive a sorte de o policial que tive aula disse desde o primeiro dia que não usaria o material e conteúdo passados pelo "governo". Ele sinceramente mandou a real na sala de aula, falou o motivo das pessoas se entorpecerem e usou argumentos plausíveis ou no mínimo compreensíveis, contra as drogas
Fiquei com trauma do PROERD. Em 99 o policial que foi na escola me abordou e jogou uma camiseta na minha mão e queria que eu a vestisse e subisse no palco, me neguei pois não queria subir ao palco. O escroto ACABOU comigo na frente de todo mundo, subiu no palco e me humilhou na frente da escola inteira.
que isssso!!!!!! sério jac? bom, tá aí o problema de um policial lidando com criança.... agindo e replicando o treinamento truculento! e olha como são as coisas, até hoje você lembrba da história.... revoltante!
@@Normose_ me lembro como se tivesse acontecido ontem. O cara sem preparo nenhum lidando com crianças e adolescentes com a mesma truculência que trata qualquer pessoa que ele ache que sua autoridade possa impor.
Sou professora e montei uma eletiva que chama: "Por que choras PROERD?". A ideia da disciplina era justamente falar a verdade sobre drogas, sem medo e autoritarismo, totalmente diferente da proposta do PROERD. Os alunos estão fascinados com a disciplina. Temos debates e conversas bem francas, eles adoram e se informam (de maneira crítica e correta, sem medo)
Acho bem legal ter uma conversa franca e séria. Normal e sem tabu. A verdade é a verdade, e é melhor que os jovens se sintam a vontade para perguntar aos seus responsáveis sobre questões assim, só assim podemos instruir
Sensacional! Aqui em Minas, normalmente o Proerd é feito no quinto ano. Os policiais gritam demais. Algumas crianças ficam assustadas. E penso que é totalmente desnecessário o uso da arma. Parece imposição de poder.
Esse video me lembrou uma matéria da BBC sobre a diminuição do uso de drogas entre jovens na Islândia. Ao invés de criar programas como o Proerd ou Dare, incentivaram atividades extracurriculares para adolescente e jovens, o que deu muito certo
Uma vez em uma aula de proed o professor/policial estava pasando uns slides com tipo de drogas,ai na hora que ele começo a mostrar aquelas cartelas "chiques" de cigarros uma menina apontou pra uma rosa e falou *"OLHA QUE BONITO ! TEM DE MORANGO"*
Eu fiz PROERD na 4 série no ano 2000 e até hoje lembro do Soldado Eleandro, ele não era só policial mas um cara sensacional e engraçado, as aulas eram cheias e todo mundo gostava muito dele. Ele não falava só de drogas mas também do dia a dia no trabalho. Talvez eu tive sorte, porque não entendo ate hoje o por que virou esse meme.
É, acho que é mais questão de sorte. A questão é que policiais não têm formação pra lidar com a gurizada. Acho que tem a ver com o tipo de ser humano que tu pega também. Meus alunos não tiveram lá muita sorte tb.
Teve também um caso de um cara que foi enganado aqui no RS e foi parar lá em SP e foi ajudado pelo policial do PROERD. Tem gente legal, o que a gente critica é a instituição em si e a abordagem. Nós professores somos INTIMADOS a irmos com os nossos alunos assistir a este programa obsoleto com profissionais, em grande parte das vezes, despreparados. Parece que a gente tá na época da Ditadura, sabe?
Há 10 anos trabalhando como professora nas redes públicas de ensino, nunca encontrei alguém com quem eu pudesse trocar ideias sobre meu asco ao Proerd. Sempre fui voz abafada pelo lugar comum da demonização e do punitivismo. Muito bom ver o Normose trazendo. O debate a partir de dados e estudos. Muito obrigada.
Eu trabalho como inspetor de alunos e nunca dei atenção para esse projeto, na verdade já falei para um desses policiais que a guerra contra as drogas é perda de tempo
@@felipequadros6473 não, mas distorcer a realidade não ajuda, a campanha anti tabagismo no Brasil tem um excelente resultado, tem estrangeiros que ficam abismados por ver tão poucas pessoas fumando pelas ruas brasileiras, não posso afirmar que usar essa abordagem funciona com drogas mais pesadas, mas uma coisa é certa, já tem quase um século que mundo inteiro combate as drogas como um problema criminal e tudo que conseguimos foi corrupção, violência e uma série de crimes que são cometidos para continuar com a venda ilegal de drogas, não existe um único país que tenha resolvido o problema usando a política de repressão, já passou da hora de mudar a abordagem
@@jailsonbr sim cara, a tanto tempo que acontece essa guerra contra as drogas e nada muda, isso já se provou não funcionar a muito tempo mas a galera continua insistindo na mesma coisa, não sei oq acontece com esse povo
@@jailsonbr Esquece essa ideia de que existem drogas "mais pesadas" do que o fumo de tabaco. O cigarro possui maior taxa de adicção do que todas as outras drogas ilícitas, e os danos à saúde que o cigarro causa são maiores do que os danos causados pela cocaína e a heroína.
@@tacioob2337 Por incrível que pareça eu pensava como vc, mas lá dentro não tem só reacionário sem noção da realidade não... Soube de alguns da companhia que meu cunhado trabalha, e fiquei esperançosa...
Eu fui descobrir oq eram drogas na sala de aula, com um PM me dizendo 🤡 E sim, tem o efeito totalmente contrário, demonizavam as drogas, e por outro lado despertava a curiosidade nas crianças. Fiz proerd lá por meados de 2007, no 5 ano Quando eu estava no 9 ano já era da turma dos fumantes (q também tinham feito proerd) Então gostaria de finalizar dizendo apenas 2 coisas : Obrigado PROERD por nos mostrar desde cedo oq é bom (contém certo nível de humor) Só não usem crack 🦁 (aqui é sério)
Fui aluno da primeira ediçao do Proerd quando iniciou o programa. Tenho a mesma opinião até aquele dia eu nunca tinha dado qualquer tipo de atenção pra drogas já tinha ouvido falar mais nada que me despertasse atenção. Me lembro que no curso além de aprender quais eram as drogas e os efeitos aprendi porque tinha gente que usava rapidamente pois já era uma criança depressiva por alguns motivos. Falo e ninguém acredita é que foi no Proerd que nasceu minha curiosidade para drogas que mudou minha vida (não pra melhor) até hoje. E ainda ironizo que a polícia me ensinou o que era droga pra depois me bater prender e ter mais motivo pra me julgar depois de adulto.
Na escola onde eu estudei nunca teve Proerd, mas tivemos professores que sabiam como conduzir o assunto. Eu lembro que no 6° ano, eu e minha turma fomos encarregados de fazer um trabalho para a feira de ciências sobre as drogas. Fizemos estudo sobre efeitos em curto e longo prazo, se tinha uso medicinal, como age no organismo... Tudo isso sendo conduzido pela nossa professora de Ciências. Foi de grande utilidade pra nossa turma, aprendemos muito.
Em 2014 a escola municipal onde minha filha estudava convocou os pais pra uma reunião. Havia um policial fardado falando sobre como não bater nas crianças e não permitir que trabalhem era uma receita pra criar delinquente, entre outeas pérolas. 95% dos pais aplaudiam. Não é sobre drogas... é a militarização da sociedade, a cultura da violência. Acho que ajuda a explicar onde chegamos!
Especialistas concordam que bater nas crianças e fazer elas trabalharem desde cedo é o caminho mais rapido para criar um criminoso, incluindo os da categoria policial.
Sou professor de toxicologia, falo muito sobre drogas e redução de danos para alunos universitários, então sempre lidei com um público que normalmente está ou já passou da fase de iniciação às drogas. Já fui chamado algumas vezes pra falar com alunos de ensino fundamental e médio, e é impressionante como a política policialesca está entranhada na molecada. Quando eu começo a falar que "se droga fosse ruim ninguém usava", eu vejo os olhos de espanto, e ganho o aluno que nitidamente já tinha ido pra palestra pra não prestar atenção. Obrigado pelo vídeo muito preciso. Se queremos que menos jovens morram ou adoeçam por conta das drogas, esse gatilho de curiosidade precisa ser extinto através da verdade.
No ensino médio onde eu estudei tiveram algumas turmas do 3º ano que fizeram um trabalho contra as drogas. A parada é que o trabalho foi feito no mais absoluto espírito de zueira por parte de todo mundo! Geral fez umas paródias hilárias de músicas e tal, ri muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Acho que provavelmente alguns dos alunos que apresentaram o trabalho ou que assistiram usavam drogas, mas fizeram mesmo assim e continuaram usando drogas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pelo menos dessa vez não teve PM na jogada, foi uma iniciativa de uma prof lá. Pelo menos aqui em Minas o Proerd em si é mais presente no ensino fundamental e nas redes municipais.
Sim, o que deixa o proerd ainda mais bizarro - ele é voltado pra uma idade inadequada - mas é.... é foda tratar disso em sala de aula por que vira eterna zuera! complicadíssimo né?
eu passei na recuperação de "ética e não sei o que" no terceiro ano inventando uma estatística sobre uso de drogas na adolescência e deixando a professora discursar espantada uashsauhasu
@@Normose_ sim, bizarro mesmo! No fundamental enfiaram na minha turma uma apostila do PROERD que tinha uma historinha sobre "não ir pela cabeça dos outros e denunciar as coisas erradas pros adultos responsáveis". Tinha uma historinha sobre o time de basquete da escola fumar maconha e te oferecer e você escolher o que fazer em relação a isso kkkkkkkkkkklkk Mas por outro lado, no início do ensino fundamental, quando eu era criancinha, foi um pessoal do posto de saúde na escola fazer um checkup em todas as crianças durante a aula de educação física, nos mediam, pesavam, tiravam a pressão, e nos perguntavam se tinha algo que queríamos contar. Visto que drogas geralmente são um escape de problemas familiares, imagino que essa abordagem seja infinitamente mais efetiva!
Eu lembro quando 4 dependentes químicos em reabilitação foram dar palestra na escola. Também passaram animações no projetor, uma das animações mostrava um menino fumando maconha e ficando chapado, só que enquanto ele fumava, ele não percebeu que já havia passado uns 20 anos, e todos os colegas dele arrumaram uma profissão: músico, advogado, médico.... Enquanto isso ele tava lá no cigarrinho, mostrando que ele perdeu toda a juventude e o futuro por conta das drogas.
Que propaganda ridícula o cara fumando filosofando e refletindo sobre o sentido das existência e os amigos dele sendo escravo submisso do sistema capitalista.
A gente tá precisando de material didatico assim pra alimentarmos mais iniciativas e retomar o país para uma cultura de consciência de nação, de povo. Vcs conseguiriam dar um espacinho de divulgação deste canal, como fazem com as cozinhas solidárias e os despatrocionadores?
Eu não passei pelo PROERD. Eu conheci gente que usava drogas, bebia, fumava etc. e aprendi na escola sobre os efeitos das drogas nas próprias aulas. Inclusive no SESI e na escola adventista. Com o tempo aprendi que existem outros tipos de vício, como pornografia e dependências emocionais, que também deveriam ser tema de programas de saúde - mas tocados por especialistas na área, porque todos eles vêm de um contexto social complexo e que faz com que a pessoa não se sinta acolhida completamente.
Mano, curtiu??????? AAAAAA que massa ouvir isso irmão! o editor novo começou com tudo né? porra, você elogiar a edição é muito importante pra mim! obrigado!!
Eu fiz proerd em 2011 na sexta série. Há dez anos atrás, eu lembro que a apostila era uma piada, respeitavamos o policial apenas quando ele entrava na sala, depois era todo mundo zuando. Eu lembro que a apostila simulava situações e com alternativas kkkkk sempre tínhamos que escolher a opção que negava as drogas kkkkkk Eu lembro que tinha um amigo Pedro que qndo íamos corrigir as provas ele sempre dizia que tinha marcado as opções que escolhia as drogas kkkkk Lembro que teve um dia que outro colega encostou no revólver da policial kkkkkkkk
Quando eu era menor, não tive chance de ter aulas com o Proerd, porém, um amigo meu que é um ano mais velho conseguiu fazer e tinha total orgulho disso. Invés de Proerd, tive na minha sala de aula uma série de seminários na matéria de ciências sobre todo tipo de substância, mostrando TODOS os pontos sobre cada uma, do "bom" ao "ruim" (do mercado oriundo do tabaco até o "hipervício" que o crack causa). Sabe meu amigo que fez Proerd? Disse que o professor de ciências era doido e que esse tipo de abordagem só traria mais gente pras drogas... (E o plot da história? Entre ele e eu, adivinha qual de nós dois já experimentou drogas antes dos 18? Psé...)
O rap se mostra muito mais eficaz no combate às droga, falando delas, mostrando a idealização do mundo do crime em contraste a sua real realidade, tudo numa mesma letra. Bem mais inclusivo do que essas presepadas.
O Rap?? 😁 🤣 😅 😆 😂 Ah, faz favor! Cansei de ver nos programas policiais de TV 📺, marginais sendo presos usando camisetas do Racionais ou com tatuagens dos mesmos! Se a intenção foi se mostrar eficaz, o efeito foi contrário!
@@adautonovaisdematos8770 os próprios caras que ouviam racionais e facção central no meu tempo de ensino médio (2004-2007) e mesmo antes (segunda metade da decada de 90) não levavam pra eles as mensagens que os grupos passavam de não entrarem pro crime e de não consumirem drogas. Pelo contrário: eram tudo uns maloqueiros, vândalos, pixadores, ameaçavam os professores e funcionários, faziam gangues dentro dos colégios, fumavam maria tonteira nos beco do colégio e cheiravam pózinho mágico até mesmo no fundo da sala durante as aulas, e alguns realmente eram bandidos. Relato de quem é do paraná, a terra dos vileiros. Minha mãe foi professora na rede estadual no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000 e teve que se afastar por saúde psicológica devido a rotina nas salas de aulas.
Sou professora e já acompanhei diversas turmas com as atividades do PROERD, nas turmas de 5º ano (10 e 11 anos). Me lembro uma vez em que o policial cismou com um aluno, diga-se de passagem negro, e começou a persegui-lo todos os exemplos negativos ele se dirigia a ele, e sempre me indagava sobre o seu comportamento me questionando se eu via algo diferente nele. Só tinha um detalhe o menino tinha muita dificuldade de aprendizagem e era bem imaturo, gostava de brincar de carrinho e pega-pega, ou seja, totalmente ao contrário do que o policial acreditava.
Nunca me esqueço, os policiais vinham armados pra sala de aula. Falavam que droga era que nem refrigerante e churrasco (pra dizer que era bom e viciante ne mas kkkk). Era muito cagado
Sorte minha que os PMs me avisaram que droga é igual refrigerante (é bom, mas faz mal). Hoje em dia, pra diminuir os perigos, eu só tomo refrigerante diluído em conhaque.
Normose é um canal NECESSÁRIO! Na verdade, quem diz que o Proerd tem custo de R$ 1,0 por aluno não sabe fazer contas. O custo é em trabalhador/hora que deixa de estar na rua para estar fazendo um nada nas escolas que, como vemos, pode levar as crianças a usarem drogas no futuro. Então, o custo do programa é altíssimo.
Nunca fui aluno do PROERD mas se for 1 R$ por aluno pra ver pulissa bostejando é caro, mas pela quantidade de memes que o PROERD gerou posso dizer que foi o melhor retorno de impostos que já tivemos.
Falando como um ex-estudante, universitário e que nunca usou drogas percebo que, é bem difícil um jovem não se interessar por drogas, álcool, sexo sem proteção e violência... se não se apresenta para ele nenhuma possibilidade de melhoria de vida, ou objetivo. A falta de propósito, e perspectivas é o que mais vejo empurrar qualquer um para um caminho perigoso. 🤔 Mas acredito que isso não funcione com todas as pessoas.
Um dos principais fatores de abuso de substancias é como a pessoa em questão se relaciona com aquela droga, como o meio social que ela convive reage àquela substancia?
Eu acho hipocrisia de nós adultos chegarmos a uma criança ou uma adolescente, dizer para ela não usar drogas, quando o álcool traz inúmeros malefícios para a saúde e é totalmente normalizada. Inclusive, adultos tem essa estranha mania de oferecer cerveja para crianças e adolescentes. Eu acho que uma boa alternativa no caso de drogas legais é explicar que elas tem efeitos negativos no seu desenvolvimento quando você é menor, ao invés de responder a pergunta "por que os adultos podem e eu não?" com um "porque sim".
Uma coisa q eu digo é: n adianta julgar quem é maconheiro e ficar bebendo álcool. Oq mais vejo é gente q chama os usuários de maconha de "vagabundos q n querem nd com nd" (sem se importarem em entenderem a raiz do problema), mas marcam tanta presença no barzinho q só falta um crachá pra baterem ponto
Meu pai falava que bebia porquê era um idiota, e que os adultos que bebem eram também outros idiotas, ele me deu um pouco e disse, ver? Amarga na boca e não tem um gosto bom. Só um idiota para beber ou usar qualquer outras droga. Então cresci sem ter interesse em drogas kkk
Exatamente 😂 ele melhor exemplo a uma pessoa, do efeito das drogas como maconha no cérebro, quando começa consumir na infância e adolescência. Se torna o Monark😅😅
Fui "aluna" do PROERD e de todas as vezes que tive contato com a possibilidade de usar drogas, em nenhuma delas eu lembrei desse programa. Só voltei a lembrar dele há pouco tempo quando começaram a viralizar os memes. Ou seja, não me ajudou em nada...
Existe tanta coisa que nos ensinaram que nunca serviu pra nada, se pararmos pra pensar. Vira tudo um placebo que nunca é efetivo em nada na vida prática.
uma vez tentaram me vender drogas, eu não aceitei, eu queria explosivos, maldita mafia, nem sabe o que eu quero. mas fique tranquilo, que eu explodi a privada da escola ! mas nunca usei drogas, eu já sou maluco por natureza sem elas (o risco é elas me deixarem normal).
@@monad_tcp quem quer ser normal, né? Muito chato! Apesar de eu ser estouradinha, sou muito "certinha" pra ser tão revoltada assim. Minha causação fica só no esculacho verbal mesmo pq se tem uma coisa que sei fazer bem, é ofender!
Pois é né? Quando alguém me oferece drogas eu não fico tipo "poxa não posso eu fiz Proerd" no máximo eu fico "não valeu tô afim não" ou eu aceito também fds
Vídeo importantíssimo. Como comentei lá no twitter, já tinha uma visão ruim do programa devido à experiência empírica pessoal q tive como aluno do Proerd. Lembro dos meus colegas, todos crianças de ensino fundamental, questionando as informações apresentadas pelos policiais, muitos tinham parentes ou conhecidos q eram usuários de droga, especialmente da maconha. Questionavam os efeitos adversos descritos nas cartilhas, os apelidos dado às substâncias, alguns até brincavam "bah mas essa lista até me deixou com vontade de experimentar". Fora a total falta de didática do encarregado, um policial q só sabia ler aos berros a cartilha e rebater aos questionamentos com ameaças como "teu irmão ainda não mostra esses efeitos aqui? Ainda não morreu por fumar maconha? Questão de tempo, ou vai morrer da droga ou vai ser preso por mim eventualmente. Onde q ele mora?" E coisas do tipo. Nunca nem me questionei quanto ao dinheiro por trás desse programa falho e ineficaz, pior ainda vir a perceber que nem ao menos existem estudos que sustentam a manutenção do programa. O leão até é bonitinho, é um mascote simpático, mas o resto todo é lamentável.
Estou fazendo o primeiro ano do ensino médio e na minha primeira semana de aula só escutava os garotos falando de usar droga e as meninas falando de beber. E veja séries adolescentes na Netflix que incentiva e muito a usar drogas, os filmes também mas são sempre os adolescentes mostrando a aventura que os amigos tiveram usando drogas.
O mundo inteiro, principalmente hollywood, gostam de sexualizar adolescentes. Essa que é a verdade. Adolescente já é um bicho difícil, eles veem que a realidade deles e ficam comparando com as séries, onde nem tem pai e mãe direito pra educar. Eu acho engraçado pq nessas séries e novelas são feitas por adultos, e sempre são adultos pintando pros jovens uma adolescência exagerada e até nociva. Cabe aos pais abrir o olho da molecada, de que aquilo ali não é a realidade da vida.
quando eu tava nessa época aí por ser muito introvertida eu detestava essas coisas porque primeiro que eu nunca podia ir pra festa e por não ter esse costume eu odiava a ideia de tudo que acontecia ali. ainda sou muito introvertida e eu vim experimentar álcool muito próximo aos meus 18 anos num ambiente tranquilo e com alguém que eu confio, se eu tiver de dar um conselho, é esse. eu nunca tive curiosidade antes, mas quando aconteceu foi assim. é nunca esquecer dos perigos mas fazer isso de preferência com alguém que você confia e que pode cuidar caso você precise. hoje sou mais tranquila com beber em ambientes sociais mas eu sei meus limites. demais drogas não me despertam muito interesse, especialmente estimulantes pq eu não gosto nem um pouco de ficar eufórica, mas tem quem goste. é ficar consciente do equilíbrio.
Proerd é ótimo porque serve como desculpa para não usar drogas, eu e um amigo meu nem bebemos bebidas alcoólicas e sempre quando alguém oferece bebida ou algo "diferenciado" pra nós, a gente apenas fala que não porque a gente fez Proerd e pronto, o pessoal nem insiste kkkkkkk
Que bosta de vídeo , imbecilidades gigantesca querer minimizar o Proerd a simplesmente falar sobre droga, quando na verdade trata sobre escolhas, e qual o problema em um policial em uma sala de aula? Talvez pra vc Seja mais confortável um Maconheiro Comunista e defensor das legalização das drogas...
Sou professor, e dou aula de História em escolas públicas do RJ do ensino médio e fundamental, inclusive em escolas onde o Proerd atua diretamente. E posso dizer que esse vídeo abordou o assunto de maneira espetacular. Parabéns, merece meu Pix!
Opa, que bom que curtiu o vídeo professor! Tamo junto e força na batalha! Aos poucos quem sabe a gente consiga disseminar uma melhor política de combate ao uso abusivo de jovens do que o proerd que né... Lamentável! Kkkm. Obrigado o pix! Faz toda diferença pra eu seguir trampando no canal! Valeu!
muito bom! não conhecia esses estudos mais atuais sobre proerd e dare, mas conhecendo o histórico dúbio da política estadunidense de guerra à drogas nos anos 60 a 80 (que, diga-se de passagem, foi pautada com pouquíssima ou nenhuma base científica)… já dava pra imaginar.
O pior disso, é que o vício em narcos nunca é tratado como problema de saúde mental, mas sim, como problema de polícia e segurança pública. O que vem o segundo assunto, que é a polícia junto com o tráfico sendo uma estrutura de opressão os pretos e periféricos e a polícia que mais mata por causa disso é a que mais morre.
Isso é bem verdade. Todos os vícios (seja em compras, drogas, comida, bebida, jogos, sexo, etc) deveriam ser tratados como uma questão de saúde mental. Galera quer tratar a *consequência* (que é o vício) e não se liga na causa ou vai ver que fingem não saber porque é mais difícil tratar a mente.
A cadeia deveria ser um lugar onde você é educado, mas lá você só é incentivado ainda mais a cometer crimes pelos presos que estão lá, fora uma verdade inegável, quem usa droga não é uma ameba ele sabe que pode ser preso e que prejudica a saúde dele mas ele usa mesmo assim não si importa com as consequências, ou seja é muito difícil mudar uma pessoa assim com certeza mesmo após ser presa essa pessoa não vai mudar, a cadeia deveria ser uma escola.
"Drogas não são boas ou ruins, são apenas substâncias químicas que existem, e, é a relação entre o homem e essas substâncias que podem ser avaliadas." Essa frase não é de minha autoria, foi comentada no primeiro episódio de "Midnight Gospel" por um especialista.
Uma vez eu tava conversando com meu pai (que por conta de ausência na infância, eu nunca fui de ter conversas muito longas) e ele começou a falar de drogas cmg. Ele começou a dizer que conhecia vários amigos que usavam e oq eles usavam, além dele mesmo ter dado um exemplo dele e descrever a situação dele e oq os amigos diziam pra ele. Depois dessa conversa eu percebi que meu pai não usou nenhuma palavra se quer pra dizer "não use drogas", só de bater um papo cmg sobre o assunto sem repreender nem causar medo foi o suficiente pra eu lembrar da mesma conversa td vez que alguém cita o assunto.
Eu tive proerd quando eu tava no 5 ano do fundamental, a minha sorte é que sempre teve dialogo sobre a realidade das drogas dentro de casa e nas aulas de biologia da escola, minha criação sempre foi "anti dorgas" mas a base de fatos, como ser contra o cigarro, por exemplo. eu chorava pq minha vo fumava kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
segundo a minha vó o pulmão só fica preto se engolir a fumaça( pode reparar no cara tirando a fumaça pelo naris como um dragão) e por isso tem fumante com mais de 90 anos,porém não é recomendado fumar mesmo com essa informação porque ainda não é saudavel e deve ser chato ser viciado em algo
Eu estenderia um pouco mais esse vídeo para colocar em paralelo um comparativo com os prejuízos de saúde muito maiores e que não são tão discutidos do abuso de substâncias LEGALIZADAS, como açúcar industrializado, carnes ultraprocessadas, álcool, etc. Ademais, parabéns por mais um excelente vídeo.
Puta associação escrota e desonesta, ja viu algum viciado em açúcar roubando pra comprar bala? Ja viu um comedor de peito de oeru vendebdo a maquina de lavar da mãe pra sustentar o video ? Pelo amor de deus cara, para de ser desonesto
@@jaedson-barbosa eu to vendo mesmo, é triste, tem ate uns argumentos interessantes, mas perde a credibilidade por essas associações desonestas, eu não entendo pq todo canal de esquerda é assim. Sempre que vc acha que tem algo interessante, vc se decepciona
@@nickaovilches8412 antes de mais nada, escroto e desonesto não é educado começar assim uma réplica, concorda? Em segundo, não sou "defensor de drogas", sou defensor de pessoas terem liberdade de usá-las se assim quiserem. Em terceiro, meu primeiro comentário lá em cima falava de uma comparação específica sobre os malefícios à saúde contidos em substâncias LEGALIZADAS e comercializadas livremente, por exemplo, no açúcar e nas carnes ultraprocessadas e não dos impactos psíquicos de dependência química exclusivamente. Se você não sabe interpretar textos e não consegue conversar civilizadamente, a conversa acaba aqui.
meu professor do proerd andava com o cacetete pela sala, era medonho, gritava com a gente, fazia todo mundo ficar extremamente em silêncio, não podia nem espirrar. até hoje da vontade de descobrir onde ele mora pra usar droga na frente dele só pra descontar meu ódio kkkkkkkkkkkkk
Sou professor do quinto ano, e todo ano o que mais me irrita é a obrigatoriedade desse programa na minha sala. Não serve pra nada, gera tabus e o único interesse real das crianças é o de dançar a musiquinha que viram nos memes. Depois das aulas da PM os alunos vem tirar dúvidas comigo, pois sabem que tem algo estranho no que foi dito pela policial. Nem mesmo eles com seus 10 ou 11 anos conseguem levar a sério aqueles tabus levantados.
Quando eu fiz proerd o policial disse que não havia nenhum ponto positivo nas drogas, nos com 10 anos já achavamos estranho, tipo, se não há um ponto positivo então por que usam? Um aluno ainda perguntou pro PM"e os momentos de prazer, tem, não tem"? E ele respondeu gritando "NAO TEM PONTO POSITIVO NENHUM, JA FALEI" kkkkkkkkkk Brasil não era pra ser para amadores, mas é administrado por eles
@@washingtonpereiraneto6979 aonde no meu comentário está escrito que eu não sabia disso? Aprenda a distinguir uma coisa da outra, leia de novo meu comentário
Podem dizer que sou conspiracionista, mas o fato é: quem diz combater as drogas é justamente quem as fornece. E a melhor forma de ganhar o cliente é criar a necessidade nele.
Seu pensamento tem lógica. Na favela, por exemplo, é melhor para a polícia um adolescente usar drogas e entrar para o crime do que estudar, ter uma boa profissão e romper a maldição da pobreza e se tornar um cidadão que conhece seus direitos e sabe se derender da truculência da polícia.
Não creio que seu pensamento seja conspiracionista não. Na verdade há vários exemplos de pessoas que, segundo a lógica de repressão às drogas, deveriam estar combatendo, mas na verdade foram pegas fazendo exatamente o oposto. Isso não é a regra, pois tem muita gente que realmente acredita estar combatendo as drogas (na polícia e nas instituições) e realmente o faz. Mas basta uma laranja podre no cesto para estragar as outras. Imagino que, dentro dessa lógica de repressão, o agente público que trafica é infinitamente mais pernicioso do que um traficante regular.
Não tem nada de conspiracionista no seu pensamento. Qualquer um que viva na periferia sabe que boca nenhuma sobrevive sem pagar propina pra polícia. Fora que droga apreendida pela polícia sempre volta pra rua. No Brasil não tem plantação de coca e nem fábrica de fuzil. Como isso tudo entra aqui sem a ajuda do exército e da polícia?
Faltou dizer que existem muitas pessoas que não têm o menor interesse de as "drogas" deixarem de ser um problema. Afinal, esse é um "problema" que gera muito, muito dinheiro.
O Proerd foi muito importante na minha infância. Ganhei o leaozinho em um sorteio e foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Quanto às drogas, nunca usei, mas acho que não teve nada a ver com o PROERD :)
"Falar de sexualidade na escola com crianças?" "Não, não. Muito cedo, a criança não precisa ser exposta a isso, vamos protege-las!" "Vamos usar um policial armado para apresentar drogas diferentes para mulecada?" "Opa, aí sim, pensar no futuro do país"
Pois é.... parece que só tomamos as piores escolher. Como diria meus amigos do Meteoro, Liberalismo fio dental - não cobre educação, não cobre saúde mas cobre seu cy
Uma coisa não tem nada a ver com a outra..essa comparação tem nada a ver Mas as duas são assuntos de EXTREMA importância... e devem sim ser abordados inclusive na sala de aula
@@Normose_ Tenho que lhe dizer que sua analogia é a mais confusa possível, apesar de concordar quase 100% com seu vídeo. Disciplina é no quartel e em sua casa, fora desses lugares, é aonde você escolhe aplicar ou não. (Princípio básico de ética, você tem regras, e no mundo lá fora, você escolhe se as aplica ou não) E sobre o "liberalismo fio dental" convenhamos que liberdades individuais e direitos garantidos (que devem ser preservados, e não relativizados) estão longe do uso do aparato estatal (monopólio do uso da força) para uma imposição de autoridade (autoritarismo) termo que você confunde totalmente no uso em seu vídeo com totalitarismo. Fora isso, eu não poderia concordar menos. Você poderia usar o termo "reacionarismo (vertente conservadora) fio dental" dado que a mentalidade de um reacionário é a luta contra a mudança de algo, ao invés de conservar o que é bom para a sociedade. Sim, eu sou o cara chato que aparece para corrigir essas coisas. De qualquer forma, tenha uma boa tarde, e passar bem!
Oloco, sou a única que está sabendo desse programa agora? Nunca tinha visto, e quando eu via esse leão na internet eu achava que era de alguma marca de cereal norte-americano ou algo assim. Nunca tinha visto nem o meme... 😲
"Todos os estudos e políticas bem-sucedidas de drogas mostram que o tratamento clínico deve aumentar. Enquanto sentenças mínimas obrigatórias devem ser extinguidas. THEY'RE TRYING TO BUILD A PRISON "🎶🎶
Minha experiência como aluna que passou pelos dois programas do proerd quando estudava. Falando sobre mim, a minha experiência primeiro. Serviu para me ensinar um pouco sobre as drogas e criar um pouco de consciência, sim, e no último ano que tivemos Proerd, foi bem interessante porque algumas aulas eram feitas em conjunto com os professores, como a professora de biologia, aprofundando um pouco mais sobre os efeitos das drogas no corpo. Era muito interessante pois abriam também a chance para tirarmos dúvidas e fazermos perguntas, então as últimas aulas acabaram se tornando uma conversa entre os policiais, professores e alunos. Mas sendo sincera, a verdadeira conscientização, a que grudou na minha cabeça, veio de casa. Eu já tinha um parente que foi viciado e precisou ir para uma fazendinha para tratar, então a conversa sobre drogas em casa veio cedo. Minha mãe era da igreja e trabalhou com muitos drogados na recuperação deles, então também tive a experiência de ver os efeitos do vício em drogas mais de perto, conversando com essas pessoas e fazendo minhas próprias pesquisas. Agora sobre a minha turma de escola, que praticamente foi a mesma durante quase todo o período escolar. Acho que das 20 pessoas que sempre estudaram comigo esses anos todos, se cinco não usaram nenhuma droga, mesmo se for recreacional uma vez, é um número alto. Uma vez eu comentei isso com meu grupo de amigos e realmente, o Proerd passou despercebido por praticamente todo mundo. Tinha gente que nem lembrava de ter feito o Proerd na escola. De qualquer forma, eu acredito que é necessária a conversa sobre drogas também na escola, mas não dessa forma. Do mesmo jeito que tivemos aula sobre educação sexual, que abordou n temas, desde sexualidade até forma de usar preservativos e DSTs, eu acho possível falar sobre o assunto de uma forma educativa sem essa premissa utópica, punitiva e baseada em medo que o Proerd faz. Mas para isso, eu acho que o Ensino Médio seria a melhor época para abordar o assunto. (Eu não sou professora ou pedagoga, tudo que eu disse foi baseado na minha experiência como aluna. As aulas de educação sexual só foram levadas a sério pela turma quando o pessoal já tinha 14+, antes disso só gerou piadinha e constrangimento pela falta de maturidade dos alunos, então eu ACHO que seria igual. Se algum profissional da área achar que falei groselha, por favor, me corrijam para que eu me informe mais.) De qualquer forma, ótimo vídeo!
Meu caso deve ter sido um ponto fora da curva, pois o policial que nos dava aula era super bacana, falava abertamente de tudo sem demonizar, inclusive assumiu que já havia experimentado drogas no passado. A classe toda adorava ele. Bom, eu cresci e nunca tive vontade nenhuma de experimentar nem uma cerveja que fosse.
@@Normose_ O bom que eu participei disso quando criança, e das pessoas que eu conheço daquela época, saiu um bando de chapado KKKKKKKKKKKKKK E a única coisa que a gente lembra é a musiquinha
Onde eu moro nunca nem chegou esse tal de proerd. Mas oq eu achei util para evitar drogas mais pesadas foram documentarios e matérias na internet mostrando os efeitos reais e como cada droga é feita. A sinceridade funciona muito melhor.
Fiz Proerd e lembro deles claramente mentirem sobre drogas, oq funciona enquanto você é uma criança, mas quando se torna um adolescente só te incentiva a usar
Minha mãe é psicóloga e me explicou sobre as drogas quando eu era pré-adolescente... Eu estudava em uma escola particular e nunca tive contato com a proerd. Nunca usei drogas ilícitas.
Faça o que quiser, você nunca convencerá alguém a parar de ter prazer. Não enquanto ela é um ser carente do afeto dos outros. Quantas vezes já não vi nego mudar de amigos ao mesmo tempo que muda de personalidade? É fatal, principalmente numa Uni. Pública que a maioria usa alguma coisa. Ficar sozinho porquê você não gosta do que eles gostam? Mais fácil experimentar e/ou fingir gostar. Só alguém com uma consciência forte de si não se deixa levar quando tudo induz ao contrário.
Meu melhor amigo no 5 ano ganhou a medalha do proerd kkkkk De todas as escolas da cidade ele ganhou como melhor produção de texto em incentivo ao proerd Foi la na frente fazer discurso na frente de pelo menos umas 700 pessoas, o mlq era brabo kk
O proerd deu uma palestra ano passado na minha escola e foi muito boa, não sei como era antigamente, mas ultimamente eles tem melhorado muito a campanha
Quando eu fiz proerd, a menina que ganhou a redação ate um tempo atrás ela tava internada por conta de overdose, eu que não ganhei nada até hoje nunca usei nada 🤷🏻♀️
3 роки тому+10
Certeza, certeza absoluta que vou passar esse vídeo na escola que trabalho.
Eu só fui me convencer totalmente que não iria usar drogas se tivesse oportunidade foi quando entrei na faculdade e tive aula de toxicologia. Eu tenho memórias muito boas dos meus tempos de PROERD e eu gostava bastante do "professor", mas por mais que essas pessoas sejam bem intencionadas esse programa não influenciou em nada na minha vida, a única coisa que lembro de verdade é a dancinha. Imagino que o problema maior seja realmente a intimidação. "Dizer não para as drogas" no PROERD não foi uma escolha minha, foi literalmente uma pessoa armada dizendo que é isso que eu preciso fazer. Se fosse meu professor de "ciências" da época me dizendo as mesmas coisas, provavelmente teria tido um efeito muito melhor. E essa demonização pra mim só me fez levantar uma dúvida (que obviamente eu não me sentia confortável o suficiente pra perguntar pro "professor"): se é tão ruim assim, por que as pessoas ainda usam? Elas devem saber de algo que não sei, não é? As pessoas não são estúpidas, se algo faz tão mal assim pra elas porque elas não simplesmente param de usar? Minha professora de tóxico fez literalmente o contrário quando estávamos falando sobre maconha. Além de ensinar o que acontece bioquimicamente, ela entrou nessa parte polêmica e recomendou pra turma que não usasse porque em geral, os malefícios superam os benefícios, mas se realmente tivesse muito interesse, só fizesse isso depois dos 25 anos. A partir daí o sistema nervoso já está completamente desenvolvido e o risco de ter efeitos neurológicos graves era significativamente menor. É uma diferença enorme simplesmente porque nos foi apresentado uma escolha. E foi assim que tive um PROERD aos 21 anos de idade.
o melhor proerd q eu tive foi ter um pai dependente químico, eu vivi os efeitos dela e vivo até hoje as sequelas, me ensinou lições q programa nenhum conseguiu ensinar
O melhor proerd que fiz foi meu tio, que se viciou e ninguém quis ser igual a ele. Ainda mais depois que foi preso e voltou com o toba arrombado. E contou tudo, o inferno que viveu, o quanto sofreu e sua morte (depois de ser torturado).
O máximo que eu tive próximo foi um tio também, não sei o que ele usava, não sei se era só cigarro e bebida, mas era uó o cheiro e acabava com a família. Agora ele está casado e tem uma filha, não usa mais nada mas é apoiador do Bolsolixo, aí não dá 🤣💀🤚 Melhoras aí, querendo ou não, é uma experiência marcante...
Tenho lembranças das imagens do caderno que o proerd me deu e me ajudaram muito quando me ofereceram drogas quando tinha 11 anos porque soube recusar e so entendi na adolecencia o problemas das drogas que o é vicio por parte de pessoas proximas :/
Irmão você usou muito bem das ferramentas de comunicação, além do tema e forma como foi passado. Parabéns! Gosto muito da divulgação cientifica e estudo a area de biológicas. Sempre compartilho o que aprendo e observo e gosto muito de quem o faz. Você o fez de uma forma muito bela. +1 inscrito.
FONTES - é o de sempre, não confie em mim! Aprofunde nas fontes! Não seja um replicador! Aprofunde pra ter seu próprio entendimento:
Artigos:
The Effectiveness of Drug Abuse Resistance Education (Project DARE): 5-Year Follow-Up
Richard R.ClaytonPh.D.a2Anne M.CattarelloPh.D.bBryan M.JohnstonePh.D.c
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0091743596900614
Explaining the boomerang effects of the National Youth Anti -Drug Media Campaign
repository.upenn.edu/dissertations/AAI3260921/
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1945624/
Boomerang effect of drug education programs
In Reply: Boomerang Effect of Drug Education Programs
pediatrics.aappublications.org/content/88/5/1079.1
Fake Deadly Marijuana Story Posted On D.A.R.E Website
ua-cam.com/video/SB2L9cL-6mU/v-deo.html
www.americanexperiment.org/article/is-dare-doing-kids-more-harm/
content.time.com/time/nation/article/0,8599,99564,00.html
Dizer não não adianta!
REDUÇÃO DE DANOS: Dartiu Xavier
ua-cam.com/video/-AT35ODKlxY/v-deo.html
POR QUE DIZER NÃO, NÃO FUNCIONA.
www.scientificamerican.com/article/why-just-say-no-doesnt-work/
Negros são os mais condenados por tráfico e com menos drogas apreendidas
exame.com/brasil/negros-sao-mais-condenados-por-trafico-e-com-menos-drogas-em-sao-paulo/
ENCARCERAMENTO EM MASSA DA POPULAÇÃO NEGRA NO RASIL: ANÁLISE DA INEFICÁCIA DO PRINCÍPIO DA
IMPESSOALIDADE DAS NORMAS PENAIS EM FACE DAS POLÍTICAS DE ENCARCERAMENTO NO SISTEMA
PENITENCIÁRIO
ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/1599/1/TCCRAFAELARSANTOS.pdf
A avaliação de programas de capacitação: um estudo de caso na administração pública
Jorge Eduardo Tasca Universidade Federal de Santa Catarin
www.scielo.br/pdf/rap/v46n3/a02v46n3.pdf
www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/uma-analise-sobre-o-programa-de-resistencia-as-drogas-proerd/49264
UA-cam:
Why Drug Prevention Programs Don’t Work
ua-cam.com/video/1BD6iQ3lvw4/v-deo.html
Does D.A.R.E. Work?
ua-cam.com/video/07w_C1Lh-To/v-deo.html
Abstinence Doesn't Work in School Drug Education Programs
ua-cam.com/video/LiznOH7rYC8/v-deo.html
Why Drug Prevention Programs Don’t Work
ua-cam.com/video/1BD6iQ3lvw4/v-deo.html
Site do proerd direto dos anos 2000 é:
www.proerdbrasil.com.br/
De onde você tirou aquele violaozinho que toca entre 4:07-7:17 no vídeo lava jato entre quatro paredes episódio 1?
NORMOSE cresci em rave cara, vamo debater sobre drogas pelo amor de deus, precisamos muito falar sobre isso.
@@eusouhigh é urgente discutir reducação de danos cara!!
@@Normose_ Podia trocar ideia com o canal RD com Logan
@@lincolnbortolin363 @lincoln bortolin estamos trocando !!! :) ele mandou um recado muito massa no instagram elogiando o vídeo e tamo combinando de alguma hora fazer algo juntos! :) ele é massa!
Meu pai sempre disse que drogas eram boas, se não ninguém usava, mas sempre mostrou os problemas delas, aí eu nunca usei 😊
Não parece tão mais simples?! mas o moralismo fica criando toda uma guerra destrutiva e lucrativa caçando pobres do país e criando uma juventude abusando de substâncias
Obrigada, André Luis, pelo seu comentário. Eu fiz o mesmo com meu filho, hoje ele está com 20 anos e, como você, se mantém afastado das drogas. Me lembro que ele era bem pequeno, uns 7 anos, quando me perguntou "o que aqueles caras estão fazendo com siringas?" Eu expliquei. Ele insistiu, por quê fazem m isso? Eu disse: deve ser gostoso como chocolate, mas se você comer desse chocolate, o seu cérebro vai ficar ruim e não vai mais poder jogar videogame. Foi bem persuasivo.
Desculpem o textão.
Ótimo vídeo ❤️
@@isabeldealmeida333 Kkkkkkk extremamente persuasivo, parabéns pela atitude!
@@Normose_ Cara, sinceramente , foi justamente isso que o militar que apareceu no meu colégio falou. Em todos os encontros, ele falou que elas (as drogas ) eram maravilhosas para o estado momentâneo do usuário , pois se não fossem boas ninguém usaria. Entretanto , a dependência , principalmente para os mais pobres ( eu sempre fui de escola pública) , era terrível no nível psicológico tanto sua quanto de sua família, sem falar na falta de condições de manter o vício. Então, assim , tudo bem , você pegou uns vídeos antigos do Proerd ( bem toscos realmente) , mas pelo acompanhamento que tive , eles não focam nessa forma caricata que você apontou. Inclusive,lembro de receber uma cartilha descrevendo o efeito de cada droga e como esses efeitos seriam nocivos para os alunos. Enfim, lembro também que o militar era bastante gentil , muito gente boa mesmo ( Fábio) , por isso achei bastante positiva na minha vida a atuação do Proerd.
@@Normose_ Não acho que o objetivo seja "caçar pobres", é até mais simples que isso, Lei da Oferta x Demanda: esse falso moralismo e guerra contra as drogas só serve para criar escassez e aumentar o lucro dos grandes traficantes, funcionários do "Sistema" que tira sua parte nos lucros, inclusive a polícia com o "arrego".
"Como droga pode ser uma coisa boa se você não pode contar nem pro seu pai nem sua mãe". Drogas: PERDEMO
Trafico: PUTZ VERDADE VAMO PARAR DE VENDER
você escutou no final da propaganda? O som do tabu quebrando!
Eu li isso com a voz da Eliana hahahaha
E foi assim que o tráfico de drogas foi instinto
Sexo é bom, mas, eu não vou contar pra minha mãe que comi alguém.
Mostrei esse vídeo pra mainha e ela riu muito, tossiu pq tava no meio de um pega num beckoso gigante, e depois voltou a rir muito....
Criar um problema educacional com base em policiais e não em pedagogia?
MAS O QUE É QUE PODERIA DAR ERRADO, NÃO É VERDADE?
Pensar em uma política de saúde pública sem se basear no trabalho de especialistas em saúde pública?
PUXA VIDA, FICO SURPRESO COM OS RESULTADOS!
Ótimo vídeo! Assim como todos do "Antídoto"... Porém a narração do "Antídoto" me dá sono e do "Normose" me irrita, de alguma forma me traz desconforto...
@@GabrielGomes-SC que delícia de elogio 2 em 1
@@Normose_ kkkkk...
antídoto por aqui? Adoro
Meu amigo, que roteiro sensacional e que edição no ponto (a parte sonora foi MUITO bem montada).
Cheguei atrasado, mas deixo aqui minha sincera admiração.
Óia, você por aqui
Sensacional mesmo
O maior crossover da história dos animes
Vc por aqui?☃️
Ludooooo
No meu caso o que me ajudou a ficar completamente longe das drogas foi ter um pai alcoólatra em casa, era horrível ver ele acordar 7h da manhã e já tomar cerveja, e quando ia me buscar na escola ia alcoolizado e acabava me fazendo passar vergonha. Tipo, não bebo nada e tbm não uso nada, pq eu vi o mal que isso faz, fora ainda que ele morreu quando eu tinha 10 anos ai acaba ficando marcado. Apesar de tudo, por sorte, ele não era violento, ao contrário, era amoroso e nunca deixou faltar nada em casa, mas infelizmente a bebida acabou levando ele mais cedo.
Eita!
Conheço um menino que vivia pensando em sexo, a mente dele era PODRE, o menino toda hora se via algo alto e redondo já chamava de "P3n!s", ou se via um buraco como poço, bueiro e etc já chamava de "b0c3t4".
Foi aí que eu pensei: nunca vou querer ser igual a ele, vou fazer o máximo possível para não acontecer, e se acontecer, infelizmente estarei em um julgamento eterno contra mim mesmo.
Por sorte não fui afetado e me mudei de escola 1 ano depois, mas o menino era tão sexualmente louco, que ficava fingindo fazer s3xo no banheiro da escola.
POR ISSO NÃO BEBO, SÓ FUMO MACONHA,
Minhas 3 filhas fizeram Proerd e todas usaram drogas. O pior, é que na época, eu achava legal o programa, mas agora, vendo este vídeo, foi muito esclarecedor. O trabalho que eu fiz de acolhimento, terapia, amor, paciência e informação, isto sim deu resultado com minhas filhas. Agora eu entendo o porquê elas faziam tanta piada do proerd rsrsrs. Na real, eu também precisei aprender a não ter medo das drogas. Hoje eu não uso drogas, porque não quero, mas eu não precisava ter criado as minhas filhas com o medo que eu tinha das drogas. Verdade tem que ser dita: aprendi muito mais com as minhas filhas heheh
É, suas três filhas usam drogas e a culpa é do proerd mesmo…
O mais engraçado é eles quererem fazer as crianças dizer não as drogas cm um comercial muito psicodélico kkkkkkkkkkkkk
Acho que a intenção é colocar medo
@@4444-q2x É exatamente a mesma técnica que as igrejas fazem a respeito de namoro e casamento "SEXO ANTES DO CASAMENTO É PECADO E PONTO FINAL"
@@4444-q2x E é kkkkk
Psico bad trip dos dedinhos..kkk
@Saponáceo kkkkkkkkkkkk
Tenho uma filosofia de vida:
"Se o ser humano não gostasse naturalmente de sair do seu estado natural, criança não rodava no balanço"
Agora vai ser a minha.
Genial!
Hahahahaha perfeito
Quem não gostava de ficar doidão no gira-gira bem rápido?
😅
Vou roubar pra mim. Obrigada.
Nossa vou adotar tbm.
A minha turma amava o policial que dava aula pra gente, ele era uma pessoa incrível, chamávamos ele de professor polícia
Se era legal tava chapado kkkkkk
@@jeffersonsantanadealmeida6625 então ele não tava chapado
Prof. Cabo Zé Pureza
Minha turma tmb chegou a ter um professor policial, ele dava dicas de trânsito, como agir, o cara era mó gente boa
O da minha sala era mt bacana tbm
Caraca... Se não fosse esse vídeo eu não entenderia o porquê do Proerd ser tão memetizado na internet, digo isso porque eu tive a sorte de o policial que tive aula disse desde o primeiro dia que não usaria o material e conteúdo passados pelo "governo". Ele sinceramente mandou a real na sala de aula, falou o motivo das pessoas se entorpecerem e usou argumentos plausíveis ou no mínimo compreensíveis, contra as drogas
_"Não pense sobre elefantes... E agora me diga o que voce pensou!"_
_"Eu pensei sobre elefantes..."_
Eu pensei sobre elefantes...
Eu pensei no bolsonaro e-girl
Eu pensei no leão do proerd com uma tromba KAOSKOWKAOAKA
Eu pensei em um pequeno filhote elefante levando um ronquinho deitado no chão
Eu pensei no Ednaldo pereira com uma Loli.
Fiquei com trauma do PROERD. Em 99 o policial que foi na escola me abordou e jogou uma camiseta na minha mão e queria que eu a vestisse e subisse no palco, me neguei pois não queria subir ao palco. O escroto ACABOU comigo na frente de todo mundo, subiu no palco e me humilhou na frente da escola inteira.
que isssso!!!!!! sério jac? bom, tá aí o problema de um policial lidando com criança.... agindo e replicando o treinamento truculento! e olha como são as coisas, até hoje você lembrba da história.... revoltante!
@@Normose_ me lembro como se tivesse acontecido ontem. O cara sem preparo nenhum lidando com crianças e adolescentes com a mesma truculência que trata qualquer pessoa que ele ache que sua autoridade possa impor.
@@Normose_ mais do que isso normose, é a policia MILITAR quem faz a maior parte do o proerd, é um problema encima de outro problema
@@jacsilveira7912 logica de quartel isso, abaixe a cabeça pro seu superior e faça seus subordinados abaixarem a cabeça
Eu não deveria mas estou rindo aqui, não da sua desgraça, mas de como o estado falha miseravelmente até nas coisas mais simples que se propõe fazer.
"Hoje os meus dedinhos vão ensinar uma coisa muito legal pra você"
Hmm
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Pensei que só eu tinha pensado besteira kkkkkkkkkk
😏
( ͡° ͜ʖ ͡°)
Kkkkk eu ri
Sou professora e montei uma eletiva que chama: "Por que choras PROERD?". A ideia da disciplina era justamente falar a verdade sobre drogas, sem medo e autoritarismo, totalmente diferente da proposta do PROERD. Os alunos estão fascinados com a disciplina. Temos debates e conversas bem francas, eles adoram e se informam (de maneira crítica e correta, sem medo)
"Por que choras Proerd?" ? Título sem seriedade, como se o próprio Proerd incentivasse o uso de drogas.
Acho bem legal ter uma conversa franca e séria. Normal e sem tabu. A verdade é a verdade, e é melhor que os jovens se sintam a vontade para perguntar aos seus responsáveis sobre questões assim, só assim podemos instruir
Que tudo!!!!!
@@Falaotario mas incentiva SIM!
Incrível, bom trabalho!
"Vai um baseado?"
"🖐️"
"Compreensível, tenha um bom dia!"
Caralho rachei com esse comentário KKKMMMKKKKKKKK MUITO BOM
"drogas? 🖐 me vê cinco"
@@sommelierdejimo1421😕🤔 2:47
Sou professor. Minha opinião é que este assunto foi muito bem abordado. Mais uma vez, parabéns Normose.
que bom que gostou celso! o vídeo foi feito pensando na sala de aula e para sala de aula!
Como inspetor de alunos sou obrigado a concordar, não vejo diferença nenhuma da minha época de escola e hoje em dia
Sensacional! Aqui em Minas, normalmente o Proerd é feito no quinto ano. Os policiais gritam demais. Algumas crianças ficam assustadas. E penso que é totalmente desnecessário o uso da arma. Parece imposição de poder.
Eu lembro bem dos policiais na sala falando das drogas quando eu era mais nova. Para mim fez muito efeito, sempre fiquei longe das drogas.
Eu fiz proerd e quando me deu vontade eu sabia de todos os mitos mas queria saber a verdade ai hoje eu me drogo direto .
Esse video me lembrou uma matéria da BBC sobre a diminuição do uso de drogas entre jovens na Islândia. Ao invés de criar programas como o Proerd ou Dare, incentivaram atividades extracurriculares para adolescente e jovens, o que deu muito certo
Esse deu certo foi ironia ou não
@@kkcodorna12 não, e serio msm
Eu gostaria de parabenizar as drogas por terem vencido a guerra as drogas.
"proerd ensinando a dizer não"
NÃÃÃÃÃÃO
Não sei se eu deveria, porque esse assunto é bem triste, mas eu ri muito desse seu comentário, cara kkkkk
@@PR.13 é pra rir mesmo pq querendo ou não essa é a verdade né ksksjsjdjsjkshd
@@kaylane_.018 é pra rir chorando, né? Kkkkkk
Rindo chorando, "proerd é a solução"
Uma vez em uma aula de proed o professor/policial estava pasando uns slides com tipo de drogas,ai na hora que ele começo a mostrar aquelas cartelas "chiques" de cigarros uma menina apontou pra uma rosa e falou *"OLHA QUE BONITO ! TEM DE MORANGO"*
Aposto que no curso do proerd álcool e cigarro não é tão criticado né??
@@psilocyberjunior vdd kk,se for pra prevenir tem que prevenir tudo,o álcool e o cigarro tbm,não pode ser hipócrita
Eu fiz Proerd no 5° ano e ele foi sim, foi bem criticado
@@psilocyberjunior era criticado pra caralho
@@psilocyberjunior eu fiz Proerd há bastante tempo, e lembro que eles criticaram principalmente esses dois, que eram os mais acessíveis.
Eu fiz PROERD na 4 série no ano 2000 e até hoje lembro do Soldado Eleandro, ele não era só policial mas um cara sensacional e engraçado, as aulas eram cheias e todo mundo gostava muito dele. Ele não falava só de drogas mas também do dia a dia no trabalho. Talvez eu tive sorte, porque não entendo ate hoje o por que virou esse meme.
É, acho que é mais questão de sorte. A questão é que policiais não têm formação pra lidar com a gurizada. Acho que tem a ver com o tipo de ser humano que tu pega também. Meus alunos não tiveram lá muita sorte tb.
Teve também um caso de um cara que foi enganado aqui no RS e foi parar lá em SP e foi ajudado pelo policial do PROERD. Tem gente legal, o que a gente critica é a instituição em si e a abordagem. Nós professores somos INTIMADOS a irmos com os nossos alunos assistir a este programa obsoleto com profissionais, em grande parte das vezes, despreparados. Parece que a gente tá na época da Ditadura, sabe?
@@Lineartes DITADURA TIPO A DE CUBA OU DA VENEZUELA!
Há 10 anos trabalhando como professora nas redes públicas de ensino, nunca encontrei alguém com quem eu pudesse trocar ideias sobre meu asco ao Proerd. Sempre fui voz abafada pelo lugar comum da demonização e do punitivismo. Muito bom ver o Normose trazendo. O debate a partir de dados e estudos. Muito obrigada.
Eu trabalho como inspetor de alunos e nunca dei atenção para esse projeto, na verdade já falei para um desses policiais que a guerra contra as drogas é perda de tempo
Então tem que incentivar as crianças a suar droga?
@@felipequadros6473 não, mas distorcer a realidade não ajuda, a campanha anti tabagismo no Brasil tem um excelente resultado, tem estrangeiros que ficam abismados por ver tão poucas pessoas fumando pelas ruas brasileiras, não posso afirmar que usar essa abordagem funciona com drogas mais pesadas, mas uma coisa é certa, já tem quase um século que mundo inteiro combate as drogas como um problema criminal e tudo que conseguimos foi corrupção, violência e uma série de crimes que são cometidos para continuar com a venda ilegal de drogas, não existe um único país que tenha resolvido o problema usando a política de repressão, já passou da hora de mudar a abordagem
@@jailsonbr sim cara, a tanto tempo que acontece essa guerra contra as drogas e nada muda, isso já se provou não funcionar a muito tempo mas a galera continua insistindo na mesma coisa, não sei oq acontece com esse povo
@@jailsonbr Esquece essa ideia de que existem drogas "mais pesadas" do que o fumo de tabaco. O cigarro possui maior taxa de adicção do que todas as outras drogas ilícitas, e os danos à saúde que o cigarro causa são maiores do que os danos causados pela cocaína e a heroína.
Sou PM e concordo com você! Parabéns ao Normose pela abordagem lúcida de um assunto tão delicado.
Misericordia, vc deve ser inimigo de todo mundo no batalhão assistindo o normose kkkkkk
@@tacioob2337 Por incrível que pareça eu pensava como vc, mas lá dentro não tem só reacionário sem noção da realidade não... Soube de alguns da companhia que meu cunhado trabalha, e fiquei esperançosa...
Se tu fores PM já deves estar em Conselho de Disciplina, mas creio que não és PM e sim Noia😅
@@RainierGrimaldi-nh5te chegou o duido
@@juniorlinkomario6297 Sim. Sempre tem um parasita pra vir nos comentários fazer propaganda a favor da ditadura da burguesia.
A antiga propaganda da Eliana dizia de forma não verbal: "Drogas, quero cinco".
"vc pega os seus dedinhos e faz assim pras drogas..."
"5 pedras de crack, faz favor…."
@@felipebalthazar2638 hashiadhuasjsjuauscarai!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vdd,nem pensei nisso
Eu fui descobrir oq eram drogas na sala de aula, com um PM me dizendo 🤡
E sim, tem o efeito totalmente contrário, demonizavam as drogas, e por outro lado despertava a curiosidade nas crianças.
Fiz proerd lá por meados de 2007, no 5 ano
Quando eu estava no 9 ano já era da turma dos fumantes (q também tinham feito proerd)
Então gostaria de finalizar dizendo apenas 2 coisas :
Obrigado PROERD por nos mostrar desde cedo oq é bom (contém certo nível de humor)
Só não usem crack 🦁 (aqui é sério)
Que lixo pra ter orgulho de fumar🖕
Fui aluno da primeira ediçao do Proerd quando iniciou o programa. Tenho a mesma opinião até aquele dia eu nunca tinha dado qualquer tipo de atenção pra drogas já tinha ouvido falar mais nada que me despertasse atenção. Me lembro que no curso além de aprender quais eram as drogas e os efeitos aprendi porque tinha gente que usava rapidamente pois já era uma criança depressiva por alguns motivos. Falo e ninguém acredita é que foi no Proerd que nasceu minha curiosidade para drogas que mudou minha vida (não pra melhor) até hoje.
E ainda ironizo que a polícia me ensinou o que era droga pra depois me bater prender e ter mais motivo pra me julgar depois de adulto.
Na escola onde eu estudei nunca teve Proerd, mas tivemos professores que sabiam como conduzir o assunto. Eu lembro que no 6° ano, eu e minha turma fomos encarregados de fazer um trabalho para a feira de ciências sobre as drogas. Fizemos estudo sobre efeitos em curto e longo prazo, se tinha uso medicinal, como age no organismo... Tudo isso sendo conduzido pela nossa professora de Ciências. Foi de grande utilidade pra nossa turma, aprendemos muito.
Em 2014 a escola municipal onde minha filha estudava convocou os pais pra uma reunião. Havia um policial fardado falando sobre como não bater nas crianças e não permitir que trabalhem era uma receita pra criar delinquente, entre outeas pérolas. 95% dos pais aplaudiam. Não é sobre drogas... é a militarização da sociedade, a cultura da violência. Acho que ajuda a explicar onde chegamos!
EXATTAMENTE!!!!!! pegou o ponto perfeito - é tudo sobre militarização da sociedade, a cultura da violência. !!
Especialistas concordam que bater nas crianças e fazer elas trabalharem desde cedo é o caminho mais rapido para criar um criminoso, incluindo os da categoria policial.
Que absurdo! Povo sem noção.
não faz sentido a polícia ensinar como não bater nas crianças, elas tinham que ensinar como bater e não deixar marcas.
@@carlossantos8425 ah, maldita regencia. foi o que eu li, agora faz mais sentido. a policia ensinar como batar sem marcas.
Sou professor de toxicologia, falo muito sobre drogas e redução de danos para alunos universitários, então sempre lidei com um público que normalmente está ou já passou da fase de iniciação às drogas. Já fui chamado algumas vezes pra falar com alunos de ensino fundamental e médio, e é impressionante como a política policialesca está entranhada na molecada. Quando eu começo a falar que "se droga fosse ruim ninguém usava", eu vejo os olhos de espanto, e ganho o aluno que nitidamente já tinha ido pra palestra pra não prestar atenção. Obrigado pelo vídeo muito preciso. Se queremos que menos jovens morram ou adoeçam por conta das drogas, esse gatilho de curiosidade precisa ser extinto através da verdade.
No ensino médio onde eu estudei tiveram algumas turmas do 3º ano que fizeram um trabalho contra as drogas. A parada é que o trabalho foi feito no mais absoluto espírito de zueira por parte de todo mundo! Geral fez umas paródias hilárias de músicas e tal, ri muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Acho que provavelmente alguns dos alunos que apresentaram o trabalho ou que assistiram usavam drogas, mas fizeram mesmo assim e continuaram usando drogas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pelo menos dessa vez não teve PM na jogada, foi uma iniciativa de uma prof lá. Pelo menos aqui em Minas o Proerd em si é mais presente no ensino fundamental e nas redes municipais.
Sim, o que deixa o proerd ainda mais bizarro - ele é voltado pra uma idade inadequada - mas é.... é foda tratar disso em sala de aula por que vira eterna zuera! complicadíssimo né?
eu passei na recuperação de "ética e não sei o que" no terceiro ano inventando uma estatística sobre uso de drogas na adolescência e deixando a professora discursar espantada uashsauhasu
@@Normose_ sim, bizarro mesmo! No fundamental enfiaram na minha turma uma apostila do PROERD que tinha uma historinha sobre "não ir pela cabeça dos outros e denunciar as coisas erradas pros adultos responsáveis". Tinha uma historinha sobre o time de basquete da escola fumar maconha e te oferecer e você escolher o que fazer em relação a isso kkkkkkkkkkklkk
Mas por outro lado, no início do ensino fundamental, quando eu era criancinha, foi um pessoal do posto de saúde na escola fazer um checkup em todas as crianças durante a aula de educação física, nos mediam, pesavam, tiravam a pressão, e nos perguntavam se tinha algo que queríamos contar. Visto que drogas geralmente são um escape de problemas familiares, imagino que essa abordagem seja infinitamente mais efetiva!
Eu passei por isso tbm, ganhamos uma apostila que quem dava a reposta era a professora e todo mundo tinha que escrever igual.😂😂
não tem a mínima graça
Eu lembro quando 4 dependentes químicos em reabilitação foram dar palestra na escola. Também passaram animações no projetor, uma das animações mostrava um menino fumando maconha e ficando chapado, só que enquanto ele fumava, ele não percebeu que já havia passado uns 20 anos, e todos os colegas dele arrumaram uma profissão: músico, advogado, médico....
Enquanto isso ele tava lá no cigarrinho, mostrando que ele perdeu toda a juventude e o futuro por conta das drogas.
E moralismo mesmo e a mesma merda
Que propaganda ridícula o cara fumando filosofando e refletindo sobre o sentido das existência e os amigos dele sendo escravo submisso do sistema capitalista.
@@erikacardoso8965 NESSE CASO NÃO FOI MORALISMO, FOI SOBRE CONSEQUÊNCIAS!
Todo mundo sabe que isso é mentira, a maior dos parte dos futuros médicos, juízes, advogados usaram ou ainda usam alguma droga
Vídeo muito bem bolado. Boladasso!
Que coisa viu, encontrei gente bacana em canal de gente bacana
sai daqui comuna safado
Estou muito contente com aumento de 18 reais no salário mínimo, posso comer picanha a vontade junto com auxílio picanha.
A gente tá precisando de material didatico assim pra alimentarmos mais iniciativas e retomar o país para uma cultura de consciência de nação, de povo.
Vcs conseguiriam dar um espacinho de divulgação deste canal, como fazem com as cozinhas solidárias e os despatrocionadores?
Cala a boca voces nao representam os usuarios de drogas escoria
Acho q o maior programa antidrogas atualmente no Brasil é o Monark no flow usando Canabis e falando muita merda kkkkkkk
(contém humor)
alguém precisa salvar o legado que o monark destruiu kkk
Mas é verdade...kkkkkk
Monark é uma vergonha pra maconha
Kakakkaka, de fato
Além de ser visível os problemas de saúde que o abuso de maconha causa no indivíduo
Eu não passei pelo PROERD. Eu conheci gente que usava drogas, bebia, fumava etc. e aprendi na escola sobre os efeitos das drogas nas próprias aulas. Inclusive no SESI e na escola adventista. Com o tempo aprendi que existem outros tipos de vício, como pornografia e dependências emocionais, que também deveriam ser tema de programas de saúde - mas tocados por especialistas na área, porque todos eles vêm de um contexto social complexo e que faz com que a pessoa não se sinta acolhida completamente.
Tá FODA a edição, mano! Time Normose tá mandando bem demais!
Mano, curtiu??????? AAAAAA que massa ouvir isso irmão! o editor novo começou com tudo né?
porra, você elogiar a edição é muito importante pra mim! obrigado!!
te amo isac
te amo isaco
Eu nao sei se amo ou odeio a edicao
Eu fiz proerd em 2011 na sexta série. Há dez anos atrás, eu lembro que a apostila era uma piada, respeitavamos o policial apenas quando ele entrava na sala, depois era todo mundo zuando. Eu lembro que a apostila simulava situações e com alternativas kkkkk sempre tínhamos que escolher a opção que negava as drogas kkkkkk
Eu lembro que tinha um amigo Pedro que qndo íamos corrigir as provas ele sempre dizia que tinha marcado as opções que escolhia as drogas kkkkk
Lembro que teve um dia que outro colega encostou no revólver da policial kkkkkkkk
Na sala que eu fui estagiário a policial achava que todo aluno amava ela, mas só iam abraçar ela pra tocar na arma
@@rodrigoNS7164 ela quem?
@@MariaEduarda-wy8ne A policial
Quando eu era menor, não tive chance de ter aulas com o Proerd, porém, um amigo meu que é um ano mais velho conseguiu fazer e tinha total orgulho disso. Invés de Proerd, tive na minha sala de aula uma série de seminários na matéria de ciências sobre todo tipo de substância, mostrando TODOS os pontos sobre cada uma, do "bom" ao "ruim" (do mercado oriundo do tabaco até o "hipervício" que o crack causa). Sabe meu amigo que fez Proerd? Disse que o professor de ciências era doido e que esse tipo de abordagem só traria mais gente pras drogas... (E o plot da história? Entre ele e eu, adivinha qual de nós dois já experimentou drogas antes dos 18? Psé...)
o primeiro problema do PROERD é que o diploma dele é perfeito pra fazer piteira
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH que maldade! posta mais!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mano, nota 10 seu comentário kkkkkkkk
Mdssss obrigada pela dica
Tinha diploma?!
O Brasil é um infinito trabalho incompleto.
O rap se mostra muito mais eficaz no combate às droga, falando delas, mostrando a idealização do mundo do crime em contraste a sua real realidade, tudo numa mesma letra. Bem mais inclusivo do que essas presepadas.
O Rap?? 😁 🤣 😅 😆 😂 Ah, faz favor! Cansei de ver nos programas policiais de TV 📺, marginais sendo presos usando camisetas do Racionais ou com tatuagens dos mesmos! Se a intenção foi se mostrar eficaz, o efeito foi contrário!
@@adautonovaisdematos8770 você esperava que ele usasse uma camiseta do Machado de Assis?!
@@adautonovaisdematos8770 os próprios caras que ouviam racionais e facção central no meu tempo de ensino médio (2004-2007) e mesmo antes (segunda metade da decada de 90) não levavam pra eles as mensagens que os grupos passavam de não entrarem pro crime e de não consumirem drogas. Pelo contrário: eram tudo uns maloqueiros, vândalos, pixadores, ameaçavam os professores e funcionários, faziam gangues dentro dos colégios, fumavam maria tonteira nos beco do colégio e cheiravam pózinho mágico até mesmo no fundo da sala durante as aulas, e alguns realmente eram bandidos. Relato de quem é do paraná, a terra dos vileiros. Minha mãe foi professora na rede estadual no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000 e teve que se afastar por saúde psicológica devido a rotina nas salas de aulas.
@@andrerose3101
É por aí!
O rap? Leia a letra de uma música famosa do racionais e me diga se uma criança vai tirar proveito daquilo KKKKKKKKK. Rap é poesia pra adultos man
Sou professora e já acompanhei diversas turmas com as atividades do PROERD, nas turmas de 5º ano (10 e 11 anos). Me lembro uma vez em que o policial cismou com um aluno, diga-se de passagem negro, e começou a persegui-lo todos os exemplos negativos ele se dirigia a ele, e sempre me indagava sobre o seu comportamento me questionando se eu via algo diferente nele. Só tinha um detalhe o menino tinha muita dificuldade de aprendizagem e era bem imaturo, gostava de brincar de carrinho e pega-pega, ou seja, totalmente ao contrário do que o policial acreditava.
Cara parabéns, isso precisa ser divulgado, AS PESSOAS PRECISAM TER ESSA NOÇÃO...
Nunca me esqueço, os policiais vinham armados pra sala de aula. Falavam que droga era que nem refrigerante e churrasco (pra dizer que era bom e viciante ne mas kkkk). Era muito cagado
Sorte minha que os PMs me avisaram que droga é igual refrigerante (é bom, mas faz mal). Hoje em dia, pra diminuir os perigos, eu só tomo refrigerante diluído em conhaque.
Só tomo cachaça pra tirar o gosto do cigarro, tia
n acredito q usaram o mesmo exemplo
Refrigerante e churrasco, pior tipo de exemplo kkkkkkkkkkkk
@@douglas8349 kk
Normose é um canal NECESSÁRIO! Na verdade, quem diz que o Proerd tem custo de R$ 1,0 por aluno não sabe fazer contas. O custo é em trabalhador/hora que deixa de estar na rua para estar fazendo um nada nas escolas que, como vemos, pode levar as crianças a usarem drogas no futuro. Então, o custo do programa é altíssimo.
Nunca fui aluno do PROERD mas se for 1 R$ por aluno pra ver pulissa bostejando é caro, mas pela quantidade de memes que o PROERD gerou posso dizer que foi o melhor retorno de impostos que já tivemos.
Falando como um ex-estudante, universitário e que nunca usou drogas percebo que, é bem difícil um jovem não se interessar por drogas, álcool, sexo sem proteção e violência... se não se apresenta para ele nenhuma possibilidade de melhoria de vida, ou objetivo. A falta de propósito, e perspectivas é o que mais vejo empurrar qualquer um para um caminho perigoso. 🤔
Mas acredito que isso não funcione com todas as pessoas.
Nem álcool?
Um dos principais fatores de abuso de substancias é como a pessoa em questão se relaciona com aquela droga, como o meio social que ela convive reage àquela substancia?
Eu acho hipocrisia de nós adultos chegarmos a uma criança ou uma adolescente, dizer para ela não usar drogas, quando o álcool traz inúmeros malefícios para a saúde e é totalmente normalizada. Inclusive, adultos tem essa estranha mania de oferecer cerveja para crianças e adolescentes.
Eu acho que uma boa alternativa no caso de drogas legais é explicar que elas tem efeitos negativos no seu desenvolvimento quando você é menor, ao invés de responder a pergunta "por que os adultos podem e eu não?" com um "porque sim".
Uma coisa q eu digo é: n adianta julgar quem é maconheiro e ficar bebendo álcool. Oq mais vejo é gente q chama os usuários de maconha de "vagabundos q n querem nd com nd" (sem se importarem em entenderem a raiz do problema), mas marcam tanta presença no barzinho q só falta um crachá pra baterem ponto
Meu pai falava que bebia porquê era um idiota, e que os adultos que bebem eram também outros idiotas, ele me deu um pouco e disse, ver? Amarga na boca e não tem um gosto bom. Só um idiota para beber ou usar qualquer outras droga. Então cresci sem ter interesse em drogas kkk
vdd kk,se for pra prevenir tem que prevenir tudo,o álcool e o cigarro tbm,não pode ser hipócrita
Mas cerveja não faz bem pras pedras dos rins?
@@rj-qq5dwaçúcar também
O Monark parado faz mais pelo combate às drogas do que o proerd em todos os anos de existencia
Exatamente 😂 ele melhor exemplo a uma pessoa, do efeito das drogas como maconha no cérebro, quando começa consumir na infância e adolescência. Se torna o Monark😅😅
Kkkk
Fui "aluna" do PROERD e de todas as vezes que tive contato com a possibilidade de usar drogas, em nenhuma delas eu lembrei desse programa. Só voltei a lembrar dele há pouco tempo quando começaram a viralizar os memes. Ou seja, não me ajudou em nada...
Existe tanta coisa que nos ensinaram que nunca serviu pra nada, se pararmos pra pensar. Vira tudo um placebo que nunca é efetivo em nada na vida prática.
@@Denis_Caminho_Shura , especialmente quando a abordagem é completamente equivocada.
uma vez tentaram me vender drogas, eu não aceitei, eu queria explosivos, maldita mafia, nem sabe o que eu quero. mas fique tranquilo, que eu explodi a privada da escola !
mas nunca usei drogas, eu já sou maluco por natureza sem elas (o risco é elas me deixarem normal).
@@monad_tcp quem quer ser normal, né? Muito chato!
Apesar de eu ser estouradinha, sou muito "certinha" pra ser tão revoltada assim. Minha causação fica só no esculacho verbal mesmo pq se tem uma coisa que sei fazer bem, é ofender!
Pois é né? Quando alguém me oferece drogas eu não fico tipo "poxa não posso eu fiz Proerd" no máximo eu fico "não valeu tô afim não" ou eu aceito também fds
Vídeo importantíssimo. Como comentei lá no twitter, já tinha uma visão ruim do programa devido à experiência empírica pessoal q tive como aluno do Proerd. Lembro dos meus colegas, todos crianças de ensino fundamental, questionando as informações apresentadas pelos policiais, muitos tinham parentes ou conhecidos q eram usuários de droga, especialmente da maconha. Questionavam os efeitos adversos descritos nas cartilhas, os apelidos dado às substâncias, alguns até brincavam "bah mas essa lista até me deixou com vontade de experimentar". Fora a total falta de didática do encarregado, um policial q só sabia ler aos berros a cartilha e rebater aos questionamentos com ameaças como "teu irmão ainda não mostra esses efeitos aqui? Ainda não morreu por fumar maconha? Questão de tempo, ou vai morrer da droga ou vai ser preso por mim eventualmente. Onde q ele mora?" E coisas do tipo. Nunca nem me questionei quanto ao dinheiro por trás desse programa falho e ineficaz, pior ainda vir a perceber que nem ao menos existem estudos que sustentam a manutenção do programa. O leão até é bonitinho, é um mascote simpático, mas o resto todo é lamentável.
Estou fazendo o primeiro ano do ensino médio e na minha primeira semana de aula só escutava os garotos falando de usar droga e as meninas falando de beber.
E veja séries adolescentes na Netflix que incentiva e muito a usar drogas, os filmes também mas são sempre os adolescentes mostrando a aventura que os amigos tiveram usando drogas.
Sim, que ódio, fica mostrando aquelas festas, aí bate a curiosidade, inferno!
O mundo inteiro, principalmente hollywood, gostam de sexualizar adolescentes. Essa que é a verdade. Adolescente já é um bicho difícil, eles veem que a realidade deles e ficam comparando com as séries, onde nem tem pai e mãe direito pra educar. Eu acho engraçado pq nessas séries e novelas são feitas por adultos, e sempre são adultos pintando pros jovens uma adolescência exagerada e até nociva. Cabe aos pais abrir o olho da molecada, de que aquilo ali não é a realidade da vida.
quando eu tava nessa época aí por ser muito introvertida eu detestava essas coisas porque primeiro que eu nunca podia ir pra festa e por não ter esse costume eu odiava a ideia de tudo que acontecia ali. ainda sou muito introvertida e eu vim experimentar álcool muito próximo aos meus 18 anos num ambiente tranquilo e com alguém que eu confio, se eu tiver de dar um conselho, é esse. eu nunca tive curiosidade antes, mas quando aconteceu foi assim. é nunca esquecer dos perigos mas fazer isso de preferência com alguém que você confia e que pode cuidar caso você precise. hoje sou mais tranquila com beber em ambientes sociais mas eu sei meus limites. demais drogas não me despertam muito interesse, especialmente estimulantes pq eu não gosto nem um pouco de ficar eufórica, mas tem quem goste. é ficar consciente do equilíbrio.
Proerd é ótimo porque serve como desculpa para não usar drogas, eu e um amigo meu nem bebemos bebidas alcoólicas e sempre quando alguém oferece bebida ou algo "diferenciado" pra nós, a gente apenas fala que não porque a gente fez Proerd e pronto, o pessoal nem insiste kkkkkkk
Eu já tive proerd e na verdade eles não ensinam tanto sobre as drogas ilícitas, é mais sobre bullying, cigarro e bebidas alcoólicas.
A sua experiência subjetiva, não quer dizer que o que ele trouxe no vídeo é falso amigo.
Verdade, que eu me lembre era mais esse tema mesmo
Mas ela não disse que o conteúdo do vídeo é falso, ela trouxe sua experiência pra compartilhar.
Que bosta de vídeo , imbecilidades gigantesca querer minimizar o Proerd a simplesmente falar sobre droga, quando na verdade trata sobre escolhas, e qual o problema em um policial em uma sala de aula? Talvez pra vc Seja mais confortável um Maconheiro Comunista e defensor das legalização das drogas...
Sou professor, e dou aula de História em escolas públicas do RJ do ensino médio e fundamental, inclusive em escolas onde o Proerd atua diretamente. E posso dizer que esse vídeo abordou o assunto de maneira espetacular. Parabéns, merece meu Pix!
Opa, que bom que curtiu o vídeo professor! Tamo junto e força na batalha! Aos poucos quem sabe a gente consiga disseminar uma melhor política de combate ao uso abusivo de jovens do que o proerd que né... Lamentável! Kkkm.
Obrigado o pix!
Faz toda diferença pra eu seguir trampando no canal! Valeu!
Você é mais um professor maconheiro
@@violinistadotitanic9218 porra pior que esse tem cara mesmo sla
vou te dar dobro em pix
muito bom! não conhecia esses estudos mais atuais sobre proerd e dare, mas conhecendo o histórico dúbio da política estadunidense de guerra à drogas nos anos 60 a 80 (que, diga-se de passagem, foi pautada com pouquíssima ou nenhuma base científica)… já dava pra imaginar.
O pior disso, é que o vício em narcos nunca é tratado como problema de saúde mental, mas sim, como problema de polícia e segurança pública. O que vem o segundo assunto, que é a polícia junto com o tráfico sendo uma estrutura de opressão os pretos e periféricos e a polícia que mais mata por causa disso é a que mais morre.
Isso é bem verdade. Todos os vícios (seja em compras, drogas, comida, bebida, jogos, sexo, etc) deveriam ser tratados como uma questão de saúde mental. Galera quer tratar a *consequência* (que é o vício) e não se liga na causa ou vai ver que fingem não saber porque é mais difícil tratar a mente.
O tráfico só existe pq drogas são proibidas, bilhões são gastos sendo que no final não resolve problema algum, é muito fácil usar drogas
A cadeia deveria ser um lugar onde você é educado, mas lá você só é incentivado ainda mais a cometer crimes pelos presos que estão lá, fora uma verdade inegável, quem usa droga não é uma ameba ele sabe que pode ser preso e que prejudica a saúde dele mas ele usa mesmo assim não si importa com as consequências, ou seja é muito difícil mudar uma pessoa assim com certeza mesmo após ser presa essa pessoa não vai mudar, a cadeia deveria ser uma escola.
"Drogas não são boas ou ruins, são apenas substâncias químicas que existem, e, é a relação entre o homem e essas substâncias que podem ser avaliadas."
Essa frase não é de minha autoria, foi comentada no primeiro episódio de "Midnight Gospel" por um especialista.
Uma vez eu tava conversando com meu pai (que por conta de ausência na infância, eu nunca fui de ter conversas muito longas) e ele começou a falar de drogas cmg.
Ele começou a dizer que conhecia vários amigos que usavam e oq eles usavam, além dele mesmo ter dado um exemplo dele e descrever a situação dele e oq os amigos diziam pra ele. Depois dessa conversa eu percebi que meu pai não usou nenhuma palavra se quer pra dizer "não use drogas", só de bater um papo cmg sobre o assunto sem repreender nem causar medo foi o suficiente pra eu lembrar da mesma conversa td vez que alguém cita o assunto.
Eu tive proerd quando eu tava no 5 ano do fundamental, a minha sorte é que sempre teve dialogo sobre a realidade das drogas dentro de casa e nas aulas de biologia da escola, minha criação sempre foi "anti dorgas" mas a base de fatos, como ser contra o cigarro, por exemplo. eu chorava pq minha vo fumava kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
segundo a minha vó o pulmão só fica preto se engolir a fumaça( pode reparar no cara tirando a fumaça pelo naris como um dragão) e por isso tem fumante com mais de 90 anos,porém não é recomendado fumar mesmo com essa informação porque ainda não é saudavel e deve ser chato ser viciado em algo
@@salsichaanormal2571 Tem 90 e fuma mas fica tossindo mais que um Fusca velho
Eu estenderia um pouco mais esse vídeo para colocar em paralelo um comparativo com os prejuízos de saúde muito maiores e que não são tão discutidos do abuso de substâncias LEGALIZADAS, como açúcar industrializado, carnes ultraprocessadas, álcool, etc. Ademais, parabéns por mais um excelente vídeo.
Não só carnes ultraprocessadas, qualquer coisa ultraprocessada faz mal, quanto menor o caminho da fazenda pra mesa melhor pra saúde.
Puta associação escrota e desonesta, ja viu algum viciado em açúcar roubando pra comprar bala? Ja viu um comedor de peito de oeru vendebdo a maquina de lavar da mãe pra sustentar o video ? Pelo amor de deus cara, para de ser desonesto
@@nickaovilches8412 é um canal de apoiadores de drogas, então digamos que eles não ligam muito pra isso.
@@jaedson-barbosa eu to vendo mesmo, é triste, tem ate uns argumentos interessantes, mas perde a credibilidade por essas associações desonestas, eu não entendo pq todo canal de esquerda é assim. Sempre que vc acha que tem algo interessante, vc se decepciona
@@nickaovilches8412 antes de mais nada, escroto e desonesto não é educado começar assim uma réplica, concorda? Em segundo, não sou "defensor de drogas", sou defensor de pessoas terem liberdade de usá-las se assim quiserem. Em terceiro, meu primeiro comentário lá em cima falava de uma comparação específica sobre os malefícios à saúde contidos em substâncias LEGALIZADAS e comercializadas livremente, por exemplo, no açúcar e nas carnes ultraprocessadas e não dos impactos psíquicos de dependência química exclusivamente. Se você não sabe interpretar textos e não consegue conversar civilizadamente, a conversa acaba aqui.
Seu canal foi uma das minhas melhores descobertas esse mês! Muito legal.
meu professor do proerd andava com o cacetete pela sala, era medonho, gritava com a gente, fazia todo mundo ficar extremamente em silêncio, não podia nem espirrar. até hoje da vontade de descobrir onde ele mora pra usar droga na frente dele só pra descontar meu ódio kkkkkkkkkkkkk
a e eu nem uso droga
Sensacional!
Até aqui
Sou professor do quinto ano, e todo ano o que mais me irrita é a obrigatoriedade desse programa na minha sala. Não serve pra nada, gera tabus e o único interesse real das crianças é o de dançar a musiquinha que viram nos memes. Depois das aulas da PM os alunos vem tirar dúvidas comigo, pois sabem que tem algo estranho no que foi dito pela policial. Nem mesmo eles com seus 10 ou 11 anos conseguem levar a sério aqueles tabus levantados.
Quando eu fiz proerd o policial disse que não havia nenhum ponto positivo nas drogas, nos com 10 anos já achavamos estranho, tipo, se não há um ponto positivo então por que usam? Um aluno ainda perguntou pro PM"e os momentos de prazer, tem, não tem"? E ele respondeu gritando "NAO TEM PONTO POSITIVO NENHUM, JA FALEI" kkkkkkkkkk Brasil não era pra ser para amadores, mas é administrado por eles
@@ladraodegalinha 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nem sei quem é esse seu antigo colega de classe, mas já gostaria de entregar um troféu pra ele!
@@ladraodegalinha As drogas tem o prazer até o cigarro faz essa sensação mas o outro lado e tenebroso e de fuder .Caralho você não sabia disso?
@@washingtonpereiraneto6979 aonde no meu comentário está escrito que eu não sabia disso? Aprenda a distinguir uma coisa da outra, leia de novo meu comentário
Você se parece com o Carteiro Cosmico
Podem dizer que sou conspiracionista, mas o fato é: quem diz combater as drogas é justamente quem as fornece. E a melhor forma de ganhar o cliente é criar a necessidade nele.
Seu pensamento tem lógica. Na favela, por exemplo, é melhor para a polícia um adolescente usar drogas e entrar para o crime do que estudar, ter uma boa profissão e romper a maldição da pobreza e se tornar um cidadão que conhece seus direitos e sabe se derender da truculência da polícia.
Não creio que seu pensamento seja conspiracionista não. Na verdade há vários exemplos de pessoas que, segundo a lógica de repressão às drogas, deveriam estar combatendo, mas na verdade foram pegas fazendo exatamente o oposto. Isso não é a regra, pois tem muita gente que realmente acredita estar combatendo as drogas (na polícia e nas instituições) e realmente o faz. Mas basta uma laranja podre no cesto para estragar as outras. Imagino que, dentro dessa lógica de repressão, o agente público que trafica é infinitamente mais pernicioso do que um traficante regular.
A clientela é vasta eu sei.
Fato!
Não tem nada de conspiracionista no seu pensamento. Qualquer um que viva na periferia sabe que boca nenhuma sobrevive sem pagar propina pra polícia. Fora que droga apreendida pela polícia sempre volta pra rua. No Brasil não tem plantação de coca e nem fábrica de fuzil. Como isso tudo entra aqui sem a ajuda do exército e da polícia?
Faltou dizer que existem muitas pessoas que não têm o menor interesse de as "drogas" deixarem de ser um problema. Afinal, esse é um "problema" que gera muito, muito dinheiro.
O Proerd foi muito importante na minha infância. Ganhei o leaozinho em um sorteio e foi um dos momentos mais felizes da minha vida.
Quanto às drogas, nunca usei, mas acho que não teve nada a ver com o PROERD :)
Eu tive PROERD no 5⁰ ano e foi unânime: dps das aulas todo mundo ficava com vontade de usar pra saber se os efeitos eram verdade
E usaram ?
@@Mestre_Kame Sim, e se tornaram esquerdistas.
@@marlongabjosesito7776 sério? como vc consegue ser tão esperto?
@@gilnpj eu sei quanto rende o FGTS.
@@marlongabjosesito7776 hummm ... agora tudo faz sentido
"Falar de sexualidade na escola com crianças?" "Não, não. Muito cedo, a criança não precisa ser exposta a isso, vamos protege-las!"
"Vamos usar um policial armado para apresentar drogas diferentes para mulecada?" "Opa, aí sim, pensar no futuro do país"
Pois é.... parece que só tomamos as piores escolher. Como diria meus amigos do Meteoro, Liberalismo fio dental - não cobre educação, não cobre saúde mas cobre seu cy
tão triste e tão verdade
Isso !
Uma coisa não tem nada a ver com a outra..essa comparação tem nada a ver
Mas as duas são assuntos de EXTREMA importância... e devem sim ser abordados inclusive na sala de aula
@@Normose_ Tenho que lhe dizer que sua analogia é a mais confusa possível, apesar de concordar quase 100% com seu vídeo.
Disciplina é no quartel e em sua casa, fora desses lugares, é aonde você escolhe aplicar ou não. (Princípio básico de ética, você tem regras, e no mundo lá fora, você escolhe se as aplica ou não)
E sobre o "liberalismo fio dental" convenhamos que liberdades individuais e direitos garantidos (que devem ser preservados, e não relativizados) estão longe do uso do aparato estatal (monopólio do uso da força) para uma imposição de autoridade (autoritarismo) termo que você confunde totalmente no uso em seu vídeo com totalitarismo.
Fora isso, eu não poderia concordar menos.
Você poderia usar o termo "reacionarismo (vertente conservadora) fio dental" dado que a mentalidade de um reacionário é a luta contra a mudança de algo, ao invés de conservar o que é bom para a sociedade.
Sim, eu sou o cara chato que aparece para corrigir essas coisas.
De qualquer forma, tenha uma boa tarde, e passar bem!
Oloco, sou a única que está sabendo desse programa agora? Nunca tinha visto, e quando eu via esse leão na internet eu achava que era de alguma marca de cereal norte-americano ou algo assim. Nunca tinha visto nem o meme... 😲
é que não é em toda escola - mas sinceramente? você não perdeu nada HAAHHAHAAH
"Todos os estudos e políticas bem-sucedidas de drogas mostram que o tratamento clínico deve aumentar.
Enquanto sentenças mínimas obrigatórias devem ser extinguidas.
THEY'RE TRYING TO BUILD A PRISON "🎶🎶
FOR YOU AND ME TO LIVE IN
Minha experiência como aluna que passou pelos dois programas do proerd quando estudava.
Falando sobre mim, a minha experiência primeiro. Serviu para me ensinar um pouco sobre as drogas e criar um pouco de consciência, sim, e no último ano que tivemos Proerd, foi bem interessante porque algumas aulas eram feitas em conjunto com os professores, como a professora de biologia, aprofundando um pouco mais sobre os efeitos das drogas no corpo. Era muito interessante pois abriam também a chance para tirarmos dúvidas e fazermos perguntas, então as últimas aulas acabaram se tornando uma conversa entre os policiais, professores e alunos. Mas sendo sincera, a verdadeira conscientização, a que grudou na minha cabeça, veio de casa. Eu já tinha um parente que foi viciado e precisou ir para uma fazendinha para tratar, então a conversa sobre drogas em casa veio cedo. Minha mãe era da igreja e trabalhou com muitos drogados na recuperação deles, então também tive a experiência de ver os efeitos do vício em drogas mais de perto, conversando com essas pessoas e fazendo minhas próprias pesquisas.
Agora sobre a minha turma de escola, que praticamente foi a mesma durante quase todo o período escolar. Acho que das 20 pessoas que sempre estudaram comigo esses anos todos, se cinco não usaram nenhuma droga, mesmo se for recreacional uma vez, é um número alto. Uma vez eu comentei isso com meu grupo de amigos e realmente, o Proerd passou despercebido por praticamente todo mundo. Tinha gente que nem lembrava de ter feito o Proerd na escola.
De qualquer forma, eu acredito que é necessária a conversa sobre drogas também na escola, mas não dessa forma. Do mesmo jeito que tivemos aula sobre educação sexual, que abordou n temas, desde sexualidade até forma de usar preservativos e DSTs, eu acho possível falar sobre o assunto de uma forma educativa sem essa premissa utópica, punitiva e baseada em medo que o Proerd faz. Mas para isso, eu acho que o Ensino Médio seria a melhor época para abordar o assunto.
(Eu não sou professora ou pedagoga, tudo que eu disse foi baseado na minha experiência como aluna. As aulas de educação sexual só foram levadas a sério pela turma quando o pessoal já tinha 14+, antes disso só gerou piadinha e constrangimento pela falta de maturidade dos alunos, então eu ACHO que seria igual. Se algum profissional da área achar que falei groselha, por favor, me corrijam para que eu me informe mais.)
De qualquer forma, ótimo vídeo!
Meu caso deve ter sido um ponto fora da curva, pois o policial que nos dava aula era super bacana, falava abertamente de tudo sem demonizar, inclusive assumiu que já havia experimentado drogas no passado. A classe toda adorava ele.
Bom, eu cresci e nunca tive vontade nenhuma de experimentar nem uma cerveja que fosse.
Eu já tô amando desde o título HUAHUAHUA
o pior meme de todos! ahahahah
@@Normose_ O bom que eu participei disso quando criança, e das pessoas que eu conheço daquela época, saiu um bando de chapado KKKKKKKKKKKKKK E a única coisa que a gente lembra é a musiquinha
Se eu tivesse tido Proerd na escola teria começado a usar drogas mais cedo! Hahahah
pior que é bem por aí...kkk
Eu também kkkkkkkkkkkkk
@@Normose_ quieres?
Onde eu moro nunca nem chegou esse tal de proerd. Mas oq eu achei util para evitar drogas mais pesadas foram documentarios e matérias na internet mostrando os efeitos reais e como cada droga é feita. A sinceridade funciona muito melhor.
Caramba... Eu nunca parei para pensar realmente no que é/era o Proerd! Vídeo sensacional, parabéns
Conteúdo simplesmente foda,nunca vi tal edição,está espetacular,me da tristeza em ver que o UA-cam não monetiza seus videos
Por sorte, esse monetizou!
Que bom que você curtiu mermão!ps: treino calistenia também e acho uma atividade muito massa!
@@Normose_ disso eu não sabia,legal
Fiz Proerd e lembro deles claramente mentirem sobre drogas, oq funciona enquanto você é uma criança, mas quando se torna um adolescente só te incentiva a usar
Leão do proerd vs tigre do Sucrilhos
Quem ganha essa batalha mortal?
Eu voto no do Sucrilhos
Ele dois vão se unir contra o leão da receita federal
O tigre do Sucrilhos tem a vantagem de ter o físico melhor
@@Sam_the_absurdist o leão da Proerd é mais musculoso.
Minha mãe é psicóloga e me explicou sobre as drogas quando eu era pré-adolescente... Eu estudava em uma escola particular e nunca tive contato com a proerd. Nunca usei drogas ilícitas.
Faça o que quiser, você nunca convencerá alguém a parar de ter prazer. Não enquanto ela é um ser carente do afeto dos outros. Quantas vezes já não vi nego mudar de amigos ao mesmo tempo que muda de personalidade? É fatal, principalmente numa Uni. Pública que a maioria usa alguma coisa. Ficar sozinho porquê você não gosta do que eles gostam? Mais fácil experimentar e/ou fingir gostar. Só alguém com uma consciência forte de si não se deixa levar quando tudo induz ao contrário.
Comentário perfeito!
Meu melhor amigo no 5 ano ganhou a medalha do proerd kkkkk
De todas as escolas da cidade ele ganhou como melhor produção de texto em incentivo ao proerd
Foi la na frente fazer discurso na frente de pelo menos umas 700 pessoas, o mlq era brabo kk
O proerd deu uma palestra ano passado na minha escola e foi muito boa, não sei como era antigamente, mas ultimamente eles tem melhorado muito a campanha
Apreciando o vídeo e F1.
Um abraço para Lewis Hamilton e todos os fãs de F1!
Proerd me fez ter curiosidade a respeito das drogas.
Quando eu fiz proerd, a menina que ganhou a redação ate um tempo atrás ela tava internada por conta de overdose, eu que não ganhei nada até hoje nunca usei nada 🤷🏻♀️
Certeza, certeza absoluta que vou passar esse vídeo na escola que trabalho.
Passou?
@@saulgoodman7723 Ele não passou
@@marlongabjosesito7776 Comk você sabe???
@@saulgoodman7723 eu não preciso de meios carnais.
@@marlongabjosesito7776 Oha José Marlon gab Josesito 777
Eu só fui me convencer totalmente que não iria usar drogas se tivesse oportunidade foi quando entrei na faculdade e tive aula de toxicologia. Eu tenho memórias muito boas dos meus tempos de PROERD e eu gostava bastante do "professor", mas por mais que essas pessoas sejam bem intencionadas esse programa não influenciou em nada na minha vida, a única coisa que lembro de verdade é a dancinha.
Imagino que o problema maior seja realmente a intimidação. "Dizer não para as drogas" no PROERD não foi uma escolha minha, foi literalmente uma pessoa armada dizendo que é isso que eu preciso fazer. Se fosse meu professor de "ciências" da época me dizendo as mesmas coisas, provavelmente teria tido um efeito muito melhor. E essa demonização pra mim só me fez levantar uma dúvida (que obviamente eu não me sentia confortável o suficiente pra perguntar pro "professor"): se é tão ruim assim, por que as pessoas ainda usam? Elas devem saber de algo que não sei, não é? As pessoas não são estúpidas, se algo faz tão mal assim pra elas porque elas não simplesmente param de usar?
Minha professora de tóxico fez literalmente o contrário quando estávamos falando sobre maconha. Além de ensinar o que acontece bioquimicamente, ela entrou nessa parte polêmica e recomendou pra turma que não usasse porque em geral, os malefícios superam os benefícios, mas se realmente tivesse muito interesse, só fizesse isso depois dos 25 anos. A partir daí o sistema nervoso já está completamente desenvolvido e o risco de ter efeitos neurológicos graves era significativamente menor. É uma diferença enorme simplesmente porque nos foi apresentado uma escolha.
E foi assim que tive um PROERD aos 21 anos de idade.
Monark fez mais pela luta contra as drogas q o Proerd. O medo de ser um Monark é um bom motivo pra nunca chegar perto de um base.
Sempre me ensinaram que drogas era sensações ótimas e que dariam prazer porém falaram dos malefícios dela, ent eu nunca usei por medo do krlh KKKKKK
Ver essas propagandas do PROERD me deram uma vontade de me drogar.
o melhor proerd q eu tive foi ter um pai dependente químico, eu vivi os efeitos dela e vivo até hoje as sequelas, me ensinou lições q programa nenhum conseguiu ensinar
Cacete, brother, a cada vídeo teu eu me surpreendo mais! Canal incrível :)
O melhor proerd que fiz foi meu tio, que se viciou e ninguém quis ser igual a ele. Ainda mais depois que foi preso e voltou com o toba arrombado. E contou tudo, o inferno que viveu, o quanto sofreu e sua morte (depois de ser torturado).
O máximo que eu tive próximo foi um tio também, não sei o que ele usava, não sei se era só cigarro e bebida, mas era uó o cheiro e acabava com a família. Agora ele está casado e tem uma filha, não usa mais nada mas é apoiador do Bolsolixo, aí não dá 🤣💀🤚 Melhoras aí, querendo ou não, é uma experiência marcante...
caralho seu tio voltou dos mortos pra contar como foi a morte dele?
@@gugame951 oloco mano, pra que essa?
não quis ofender mano, foi só o que entendi do que o amigo comentou
3:43 essas propagandas contra as drogas tem um filtro que parece que eu to drogado kkjkk
a ironia
Na minha escola quando era criança, não teve proerd, hoje sou bem conscientizado e sei que drogas não prestam.
É a psicologia de "Não clique aqui..." kkk
Tenho lembranças das imagens do caderno que o proerd me deu e me ajudaram muito quando me ofereceram drogas quando tinha 11 anos porque soube recusar e so entendi na adolecencia o problemas das drogas que o é vicio por parte de pessoas proximas :/
Informação de qualidade é tudo!
Super obrigada, de ITU SP.
Irmão você usou muito bem das ferramentas de comunicação, além do tema e forma como foi passado. Parabéns! Gosto muito da divulgação cientifica e estudo a area de biológicas. Sempre compartilho o que aprendo e observo e gosto muito de quem o faz. Você o fez de uma forma muito bela. +1 inscrito.
Proerd já virou piada pra mim quando o policial q deu aula na minha escola foi preso por tráfico de drogas