"Eu puxei o tapete dos outros". Analisando a biografia deles e a do Licks, somado às entrevistas, foi exatamente o que aconteceu. Egocentrismo mesmo como dito em outros comentários; ele queria fazer tudo do jeito dele e após a formação GLM, a banda virou "HG e seu Conjunto" fazendo cover dos Engenheiros. Se vc contrapor o show registrado no "Alívio Imediato" com as outras formações ao vivo, não tem comparação. Aquilo era sangue nos olhos, rock incendiário, um trio quebrando tudo. Nada contra querer fazer um trabalho solo ou sair da banda, mas o modo como ele agiu com o Augusto, Carlos e os demais foi deplorável. Infelizmente a genialidade nem sempre vem acompanhada de empatia. Parabéns pelo canal e pelos vídeos!
Disse muito! Aquele disco ao vivo do Alívio Imediato em 1989 define muito bem o que era o trio GLM dos Engenheiros do Hawaii. Todos os adjetivos que você usou definem muito bem o que eles foram. Não tem comparação…
Mas ae é que é a bronca. Desde o inicio sempre foi o HG. EngHaw era o nome da banda projeto solo. Mas chegada do Augustinho deu um UP gigantesco nela, mas também saiu disso de ser só banda do HG. Como o ego de ambos (não só do HG) vai até Marte, deu no que deu... Bastava eles baixarem o ego e conversarem como adultos mesmo e essa formação estaria viva até hoje, assim como foi com o Rush... Anyway.
2:04 "A mesma coisa que aconteceu com o Augusto"... Quer dizer, ao invés de sentar e conversar olhando no olho feito gente grande, HG resolve fazer drama, ficar num disse-me-disse sem fim... O que fizeram com o Augusto é coisa de banda de colegial: "cara, tamo fazendo uma nova banda, ela é igual a atual, só não tem você"! Triste! Mas todo gênio tende a ser problemático. Parabéns pelo vídeo, Julio, excelente como sempre!
Esse sentimento de solidão, dele pensar em sair, na época do Simples de Coração, agora faz muito mais sentido pra mim. Pq é visivel em algumas entrevistas a desconexão dele. Tem uma entrevista, acho que pra MTV, que o Humberto, que sempre é falastrão, nem abriu a boca e tava claramente em outra vibração.
Humberto Gessinger sempre foi referência para 90% das bandas gaúchas desde o início dos Engenheiros do Hawaii. Curto pra caramba. Que última e atual formação que se perpetue!
Assisti um show do Gessinger solo em 2018, turnê insular, achei sensacional, ele toca tudo, para mim ele está na melhor fase depois do trio clássico, acho que ele flui melhor na carreira solo do que com nome engenheiros, acho Maltz atualmente um mala, é importante lembrar também que depois que Maltz saiu, ele e Gessinger voltaram a ser amigos, já fez inúmeras participações, se for pra voltar o engenheiros só com a volta do Augusto e Maltz mesmo por que sem os dois prefiro o trabalho solo do Gessinger.
Engenheiros é o Humberto, ele sempre foi o líder, 99% das músicas são dele,ele toca tudo...se ele(Humberto) tivesse nascido em outro país, seria considerado um gênio!...então o nome é o q menos importa,e sim as lindas músicas, letras inteligentes...já fui em 3 shows do Humberto, é genial!! Como faço pra participar dessa Live?? rs
Nessa época estava tendo aula de bateria com o Maltz, aqui no Rio. Nunca poderia imaginar a treta dessa forma, aliás, até lamento em ficar fazendo pergunta de fã quando era aluno dele. Tinha uns 17 anos, na ocasião.
Poucas bandas dos anos 80 continuaram a trajetória de sucesso dos anos 80. Das que lembro, só legião urbana e paralamas do sucesso. As demais foram murchando lentamente até desaparecer.
Parabéns pela sequência de vídeos! Engenheiros é minha banda nacional preferida e todas as fases tem seu valor, cada disco é um retrato do momento em que foi gravado, com suas dores e alegrias.
Chocado como o canal cresceu, lembro quando eu vinha aqui perturbar o Júlio para fazer uma vídeo aula de "Maurício". parabéns pelo canal julio, obrigado pelas informações e vídeo aulas
O nome Engenheiros do Hawaii deveria ter sido usado apenas até o “Filme de Guerra, Canções de Amor”. A partir do “Simples de Coração”, embora tenhamos pérolas com a cara dos Engenheiros, a mente central é muito Humberto solo. Isso vale para o “Minuano” e “Tchau Radar” - obviamente, para o Gessinger trio também. Os produtores à época forçaram a barra ao vender os shows como Engenheiros por uma questão óbvia, mas musicalmente a banda já estava em outra vibe. Enfim, apenas uma questão de nomes e tal. Eu já não enxergo nada de Engenheiros nos últimos dois discos, “Surfando Karmas & DNA” e “Dançando No Campo Minado”. Inclusive, ambos discos intitulados com o nome do Humberto são “xerox” desses trabalhos. O que significa que não sejam ruins, são diferentes. Eu gosto muito dessa fase, aliás.
Ótima pesquisa Júlio!! Foi muito bom saber dessas informações que só descobrimos aqui no seu canal. Excelente o material da biografia do Alexandre Lucchese. Estou curiosa por mais detalhes então vou assistir a live do dia 02. 👍🏼😉
Pelo q se depreende, então, a banda de rock nacional q eu mais gosto até hoje, terminou por conta da pessoa horrível que o HG foi, em primeiro lugar com o Pitz, depois com o Augusto, q suportou por mais tempo as humilhações impostas pelo Carlos e Humberto e, no final, o próprio HG quase sair na porrada com o Carlos. Eu, particularmente, nunca gostei de ouvir os CDs deles do começo ao fim, como eu escutava sempre, a partir do Minuano. A magia tinha acabado. Excelente trabalho de pesquisa, Júlio.
@@Daviamericano72 é q esse é um dos meus favoritos. sei todos as músicas de cor. As guitarras mais pesadas devidas à entrada do Deluqui somadas a uma sonoridade bem gaúcha do interior fizeram deste CD único na sonoridade da banda. Eu, particularmente, adoro A Perigo, que, para mim, soa como um desabafo e um desencanto por parte do HG com os rumos q a banda tomou com a saída do Augusto.
@@outsiderbr1 Eu amo o Simples de coração... Foi o disco de quando conheci os Engenheiros lá pra idos de 1995/96, então é um disco que tenho muito carinho. E ainda vejo muito do espírito do Enghaw nele, embora com uma sonoridade diferente... ainda vejo que tinha processo criativo não exclusivo ou majoritário do HG nele, diferente dos discos subsequentes
Eu vejo a história do Engenheiros e do Gessinger de modo muito claro. Em 1986 estreiam com um disco bem fraco em comparação as demais bandas nacionais ( DOIS, Cabeça Dinossauro, Vivendo e Não Aprendendo, Selvagem). Apesar do esforço da RCA, a banda "passa batido" e sem força entre as demais que surgiam na época. Com a saída do Pitz e entrada do Licks, a banda sofre uma metamorfose sonora e começa a ganhar robustez na Revolta dos Dândis. À partir daí a banda se torna musicalmente coesa e consegue o merecido destaque e sucesso entre as demais. Brigas e egos à parte, houve a ruptura do Licks e então se inícia o martírio de Humberto para suprir a ausência daquele que elevou a banda a uma condição de destaque. Os anos passaram, as formações mudaram e nada mais de relevante e positivo aconteceu. Como diz a letra em A Conquista do Espaço : "bola de neve, morro abaixo", mas num dia tórrido de verão.
Longe Demais Das Capitais foi um sucesso, teve os hits Toda Forma De Poder e Segurança, ganhou disco de ouro, feito que o Revolta... nao atingiu apesar de Infinita Highway e Terra de Gigantes terem se tornado clássicos da banda. Foram eleitos banda do ano. Completamente equivocada essa análise.
@@treybenton2392 O 1º disco dos Engenheiros além de fraquíssimo artisticamente, passou desapercebido em vendas e sucesso diante do Dois da Legião, Cabeça Dinossauro dos Titãs. Vivendo e Não Aprendendo do Íra, RPM e suas milhões de cópias vendidas, Paralamas com o Selvagem e até Ultraje à Rigor. Discos com vendagens muito maiores e com muito mais hits. O próprio Íra tinha 4 hits nesse disco, um sendo abertura de novela. Sobre ser eleita a melhor banda de 1986, desconheço tal apuração. As bandas eleitas como as melhores são: Legião 1985, RPM 1986 e Legião em 1987, eleições feitas pela Revista Bizz. Os Engenheiros em 1986 nem apareceram nas 12 edições de 1986
Parabéns pelo canal. Eu tô planejando adquirir todos esses livros indicados por ti. Aliás, comprei um chamado Titanicos Caminhos, sobre os Titãs. Da década de 90. Muito bom.
Sou mto fã dos engenheiros,minha vida toda sempre acompanhei eles. Mas através desse canal descobri coisas q nem imaginava saber. Mto bom o seu trabalho.
Minha admiração pelo HG só aumenta. Todos os músicos que tocaram com ele, especialmente Licks, foram importantíssimos pros Engenheiros. Mas temos que realmente entender que ele é o cara. Sobre a biografia: é excelente, Lucchese fez um trabalho à altura dos Engenheiros! Ah, e parabéns por nos entregar um material tão bem feito, Júlio. Você é fera! Não vejo a hora de assistir a live e revirar esse baú!
O HG não teve início de sua carreira solo já em 1996 porque ele não era alguém com nome expressivo para a cena musical da época (mas ele achava que era). O HG continuava a ser apresentado como EngHaw, pois a banda era mais famosa (e trazia público/dinheiro) do que o músico HG. O HG trio foi a primeira tentativa de seguir carreira solo (que não deu certo), por isso ele voltou com a banda (continuou com a marca EngHaw). Ele precisou de anos para conseguir se desvincular dos EngHaw (o pouca vogal em 2008 foi outro meio que ele buscou para se afastar do nome EngHaw). Analisando de forma sensata a "carreira solo" de HG consiste em tocar 90% das músicas dos EngHaw. Sem as músicas dos EngHaw, a "carreira solo" do HG seria igual a carreira solo do Paulo Ricardo (ex-RPM), do Frejat (ex-Barão Vermelho), do Falcão (ex-O Rappa), do Paulo Miklos (ex-Titãs), dentre outros que saíram de suas bandas e não têm uma carreira solo sólida. Se HG deixar de tocar as músicas dos EngHaw, ele perde o público que vai aos shows e consequentemente sua "carreira solo" acaba ou fica no ostracismo (como a dos citados anteriormente). Poucos fãs iriam aos shows do HG para ouvir ele tocar somente as músicas de Insular (2013) e Não vejo a hora (2019). Por isso, os EngHaw existiram até a saída do Licks (podemos ponderar e considerar o simples de coração também como uma fase final dos EngHaw), mas depois foi o HG tentando sair das sombras (e do nome) da banda, mas que até agora não conseguiu, na verdade conseguiu, pois agora não chamam mais EngHaw nos shows e sim: "[...] ele que foi o líder dos Engenheiros do Hawaii, mais de 30 anos de carreira, com vocês Humberto Gessinger".
Sempre vi o Humberto Gessinger como o Real dono do Engenheiros do Hawaii. Praticamente todas as músicas eram do HG. Nada melhor do que o Tempo para mostrar Isto. Do trio Clássico (Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Augusto Licks) quem ainda continua na Estrada . . .
Provavelmente, vai ter gente querendo rebater, porque o brasileiro não sabe respeitar uma opinião e uma crítica; tem que tentar insistir, teimar e provar que você tá errado por não pensar igual a ele. Mas..... deve haver alguém que concorde. A impressão que eu tenho é a de que esse cara é insuportável e se acha um gênio. Não entendo como há tanta gente que goste disso. Eu prefiro dor de dente a ter que escutar a voz desse cidadão (embora, no sentido humanista, eu nada tenha contra ele, e deseje seu sucesso).
Boa noite. Sou fã do HG e do Engenheiros há quase 30 anos, mas reconheço os defeitos do Humberto... na minha opinião ele simplesmente ainda ficou levando a marca "Engenheiros" adiante por mais de dez anos, sendo já se tratar claramente de trabalho solo, por uma questão comercial mesmo... talvez insegurança de assumir a carreira solo (lembrando que as vendas do disco "Humberto Gessinger Trio" foram baixas, embora tenham músicas boas e que fizeram sucesso depois, quando regravadas no "Acústico", como "Vida Real" e "O preço"). Mas ao meu ver, quando o cara é o único líder (ou o majoritário) do processo criativo o trabalho já é caracterizado como solo. Talvez o cara tenha ficado também um pouco "perdido" após a saída do Carlos e do Augusto - ao mesmo tempo que não sabia dividir os holofotes sentiu falta do processo criativo dos demais, especialmente do Augustinho.
Entre Humberto Gessinger e Engenheiros do Hawaii é óbvio que eu prefiro Engenheiros. O Humberto é conhecido hoje por causa do trabalho no Engenheiros, ele é alma do Engenheiros e o cabeça da banda, se a coisa degringolou com certeza tem muito a ver com o gênio do Humberto. Ele perdeu as rédeas da coisa toda, porque já não queria estar ali. Quem é fã da banda que se conforme, infelizmente é a realidade. Ver o Engenheiros do Hawaii hoje em dia é quase uma utopia. E vida longa ao Rock'n'Roll 🔥🎸🔥🕯️🙌🏻😎
Julio por quê a capa do disco Simples de coração que aparece aos 0:56 é diferente da original? Me refiro ao material q envolve o coração; na capa do disco original é uma "coroa" de espinhos enquanto essa que você mostra são umas correntes. Algum motivo específico? Parabéns seus vídeos são ótimos. Não perco um. Valeu!
Entendo o Humberto. Musicalmente ele foi amadurecendo muito rápido, e chegou num ponto que seria difícil tocar com o Maltz, que convenhamos, era um músico que parou no tempo e sempre foi o elo fraco do trio GLM. Aí, de repente o cara começa a trabalhar com dois guris que tem uma musicalidade absurda (Adal e Luciano)...é como andar todo dia numa bicicleta Barra Circular comum e de repente comprar uma outra mais leve e com marchas, que te possibilite ir pra qualquer lugar com menos esforço. Aí o resto é história.
Formação GLM, Sepultura com os irmãos Cavalera, Pink Floyd com Waters, Gilmour, Mason e Wright, Beatles, Queen com Freddie Mercury, The Who com o Keith Moon na bateria, Led Zeppelin com o Bonham na bateria e Rush é igual cometa Haley, quem viu ao vivo viu, quem não viu já era, só na verá pela internet agora.
O Gessinger é um puta músico, um dos melhores que temos até hj no Brasil. Mas sem o Licks e o Maltz não é a mesma coisa, apesar de ele ter arrumado ótimos músicos desde 96.
Mesmo tendo um gênio muito forte, o HG é o Engenheiros do Hawaii, continuou sendo sem os outros e tantos outros que vieram e ficaram pelo caminho, a voz e as composições do HG são os Engenheiros.
Cara, eu gosto de algumas músicas apenas da banda, pra mim é um Legião Urbana do RS, se acabar ou continuar pra mim vai da no mesmo, não tô desmerecendo a banda, claro que tem uma importância IMENSA no rock nacional isso é fato, não tem como negar, mas não é a minha pegada, é como eu não sou ninguém, minha opinião não vale nada hahahaahahhhhaha. Obs) bom trablho cara, excele te vídeo
Eu sempre adorei a Banda. Eu fui no Show na Boate ZOOM. No Gilberto Salomão no Lago Sul em Brasília e nem eram tão famosos. Porém vocalista Humberto e um tanto difícil convivência. Pois se não for do jeito dele. Está errado. Nem os dedos da mão são iguais.
Sou fã do Engenheiros mas eu socaria a cara do Humberto,ate do Renato russo,os dois tinha essa mania de ficar com essa firula de egocentrismo,tipo eu sou difícil,aí eu sou isso aquilo pqp,apesar que o Humberto é pior pois nem os caras da banda aguentaram,ao contrário do Renato que os caras admiram até hoje.
Júlio, você podia fazer um booksherlf tour(? não sei se lê mais livros físicos ou digitais) sobre bandas, música e até outros temas gerais?) Dá pra ver que você usa bastante nas referências e nesse vídeo poderia ser um amalgame de tudo! Eu adoro livros de música e sobre músicos mas tenho muito receio de comprar e ler alguns porque parece que tem bastante porcaria por aí... Uma coisa sobre o vídeo: pediram autorização do Humberto pra fazer isso? Eu sei que dá implicado que tudo foi gravado com autorização nesses trecho, mas acho que não custa nada e seria respeitoso perguntar.
O Humberto é fã do Caetano, certa vez o levaram ao camarim do Caetano para eles se conhecerem....o Humberto meio que fugiu de lá antes do encontro. Moral da história: não conheça seus ídolos rs
Рік тому
E o Gessinger pagou a parte do Maltz prá ter 100% do nome dos Engenheiros? Quando? O Maltz tava precisando de grana, deve receber ou ter recebido algo, né?
Caro amigo do canal. Deixo a dica para focar nos bastidores das gravações equipamentos histórias sobre as composições. Essas tretinhas e fofoquinhas cansam... Precisamos manter viva a arte e desenvolvimento para criar a arte através da mente do artista para fomentar mais pessoas a se aventurar na criação de boa música, bom cinema teatro, etc. Abraço e força para o canal.
Olá Wesley Na realidade, a grande maioria dos vídeos do canal são sobre histórias de composições. Você pode acompanhar os vídeos nestas playlist: Engenheiros do Hawaii: veja 31 vídeos em ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ4D8Ss03NwzyG9ALkZSu8lB.html Legião Urbana: veja 51 vídeos em ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ5nogcdxSp2AwmTN7EK9_z6.html Raul Seixas: veja 22 vídeos e ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ4eIEdF1xv_laaWAI_QE9p_.html Cazuza: ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ57DXr_yESbfLncnXjysZVw.html Paralamas, Titãs, Nenhum de Nós e Barão Vermelho: ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ7AVM19_ehFGAcQr_KULykV.html Abraços
@@julioettore caro Júlio. Vou me atentar a assistir os demais vídeos aqui mencionados por ti. Peço desculpas pelo inconveniente comentário mais cedo. Reforço meu desejo do canal continuar no desenvolvimento da boa arte e do entretenimento. Abraço.
Gente, não quero ser regionalista. Eu adoro o sul e que fique claro isso!! Mas gaúcho tem um jeito mais “turrão” de ser. O Humberto mudou bastante depois que passou um tempo no rio. Mas ele era bem difícil de lidar .. e ainda deve ser. Mas creio eu, que seja mesmo um lance de “sulista” e personalidade forte; juntando = pé “nozov0”
@@Luanacarvalhobuco Até concordo contigo, pois tenho vários amigos gaúchos, mas pelo que venho percebendo, a questão do HG é diferente. Se pudesse definir, diria egocêntrico...
O HG tem uma "carreira solo"em que 90% das músicas são do EngHaw. Sem as músicas do EngHaw, a "carreira solo" dele seria igual ao do Paulo Ricardo! Se ele deixar de tocar as músicas do EngHaw, ele perde esse público que vai aos shows!
@@brunleite justamente essa dependência da marca Enghaw que ele poderia superar. 90% que você falou é óbvio que ele vai levar porque foi ele que fez. Assim como vários artistas solo tocam musicas de suas ex bandas: Cazuza, Leoni, Frejat, Roger Waters, Chris Cornell, Nando Reis...
Olá Alberto Nestes vídeos contei sobre o registros e troca de titularidade da marca, até que Humberto se tornasse o detentor: Augusto registra: ua-cam.com/video/Es_Jf4DEG9Y/v-deo.html Humberto compra de Carlos: ua-cam.com/video/sWUr53C35DU/v-deo.html Abraços
Isso mostra que o vocalista dos engenheiros usou a banda pra se promover que era egoísta só pensava em si mesmo pra mim é mais fácil uma formação dos engenheiros sem ele mas com o Augusto, outro vocalista e o Carlos maltz
O maior erro do Humberto e não se importar verdadeiramente com os fãs a melhor formação pra mim é a GLM depois disso deixei de ouvir foi essa formação ele querendo ou não assumir isso quê alavancou e botou os engenheiros do lugar de destaque no rock nacional. E ponto final.
O Humberto era muito bom, mas sem o licks nunca mais ele conseguiria alcançar o nível de antes. E na boa ele sozinho é muito chato. Ele derrubou a banda por ciúmes. O Licks sempre vai ser o guita do engenheiros. E o maltz o baterista. O mais triste é ver a entrevista do Licks, depois de 30 anos falando que ele não conseguia tirar os arranjos e solos do engenheiros da cabeça. E saiu sendo acusado de não dar valor a banda.
Parabéns, Júlio! Não poderia ter resumo mais perfeito! Nos vemos no dia 2 - já to ansioso pela live secreta!
Seu trabalho é excelente, cara! Um grande abraço piauiense! 😁
@@joaoandre539 estamos juntos!
o gaucho medio
Ansioso também Alexandre, comprei o livro logo quando saiu, material ótimo. parabéns pela pesquisa.
Dia 02 q horas??
"Eu puxei o tapete dos outros". Analisando a biografia deles e a do Licks, somado às entrevistas, foi exatamente o que aconteceu. Egocentrismo mesmo como dito em outros comentários; ele queria fazer tudo do jeito dele e após a formação GLM, a banda virou "HG e seu Conjunto" fazendo cover dos Engenheiros. Se vc contrapor o show registrado no "Alívio Imediato" com as outras formações ao vivo, não tem comparação. Aquilo era sangue nos olhos, rock incendiário, um trio quebrando tudo. Nada contra querer fazer um trabalho solo ou sair da banda, mas o modo como ele agiu com o Augusto, Carlos e os demais foi deplorável. Infelizmente a genialidade nem sempre vem acompanhada de empatia. Parabéns pelo canal e pelos vídeos!
Concordo
Disse muito! Aquele disco ao vivo do Alívio Imediato em 1989 define muito bem o que era o trio GLM dos Engenheiros do Hawaii. Todos os adjetivos que você usou definem muito bem o que eles foram. Não tem comparação…
Falou tudo .
Mas ae é que é a bronca. Desde o inicio sempre foi o HG. EngHaw era o nome da banda projeto solo. Mas chegada do Augustinho deu um UP gigantesco nela, mas também saiu disso de ser só banda do HG. Como o ego de ambos (não só do HG) vai até Marte, deu no que deu...
Bastava eles baixarem o ego e conversarem como adultos mesmo e essa formação estaria viva até hoje, assim como foi com o Rush... Anyway.
Eu não sabia de toda a história, mas desconfiava. A meu ver, o pensar ser um astro é o que destruiu a banda.
2:04 "A mesma coisa que aconteceu com o Augusto"... Quer dizer, ao invés de sentar e conversar olhando no olho feito gente grande, HG resolve fazer drama, ficar num disse-me-disse sem fim... O que fizeram com o Augusto é coisa de banda de colegial: "cara, tamo fazendo uma nova banda, ela é igual a atual, só não tem você"! Triste! Mas todo gênio tende a ser problemático. Parabéns pelo vídeo, Julio, excelente como sempre!
Esse sentimento de solidão, dele pensar em sair, na época do Simples de Coração, agora faz muito mais sentido pra mim. Pq é visivel em algumas entrevistas a desconexão dele. Tem uma entrevista, acho que pra MTV, que o Humberto, que sempre é falastrão, nem abriu a boca e tava claramente em outra vibração.
Humberto Gessinger sempre foi referência para 90% das bandas gaúchas desde o início dos Engenheiros do Hawaii. Curto pra caramba. Que última e atual formação que se perpetue!
Assisti um show do Gessinger solo em 2018, turnê insular, achei sensacional, ele toca tudo, para mim ele está na melhor fase depois do trio clássico, acho que ele flui melhor na carreira solo do que com nome engenheiros, acho Maltz atualmente um mala, é importante lembrar também que depois que Maltz saiu, ele e Gessinger voltaram a ser amigos, já fez inúmeras participações, se for pra voltar o engenheiros só com a volta do Augusto e Maltz mesmo por que sem os dois prefiro o trabalho solo do Gessinger.
Eng Haw , melhor banda nacional ........ Na minha opinião , parabéns ao canal!!!
Engenheiros é o Humberto, ele sempre foi o líder, 99% das músicas são dele,ele toca tudo...se ele(Humberto) tivesse nascido em outro país, seria considerado um gênio!...então o nome é o q menos importa,e sim as lindas músicas, letras inteligentes...já fui em 3 shows do Humberto, é genial!!
Como faço pra participar dessa Live?? rs
Banda Engenheiros do Hawaii acabou com a saída do Augusto, trio GLM era banda real
Nessa época estava tendo aula de bateria com o Maltz, aqui no Rio. Nunca poderia imaginar a treta dessa forma, aliás, até lamento em ficar fazendo pergunta de fã quando era aluno dele. Tinha uns 17 anos, na ocasião.
Poucas bandas dos anos 80 continuaram a trajetória de sucesso dos anos 80. Das que lembro, só legião urbana e paralamas do sucesso. As demais foram murchando lentamente até desaparecer.
Humberto tem coisas boas e ruins, uma figura muito interessante. Sou muito fã dele
VAALEEUUUUU JULIOO!!!! 👍🏻👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Conteúdo maravilhoso .....minha banda do coração...pena que as relações humanas as vezes são conturbadas.....
Você é muito suave ao dizer às vezes
Parabéns pela sequência de vídeos! Engenheiros é minha banda nacional preferida e todas as fases tem seu valor, cada disco é um retrato do momento em que foi gravado, com suas dores e alegrias.
Muito Bom esse Vídeo.
🎼🎤🎼🎸🎼🥁🎼🎹🎼
Essa live do dia 02/02/2023 não perco nem por 10.000 destinos!
Chocado como o canal cresceu, lembro quando eu vinha aqui perturbar o Júlio para fazer uma vídeo aula de "Maurício". parabéns pelo canal julio, obrigado pelas informações e vídeo aulas
O nome Engenheiros do Hawaii deveria ter sido usado apenas até o “Filme de Guerra, Canções de Amor”. A partir do “Simples de Coração”, embora tenhamos pérolas com a cara dos Engenheiros, a mente central é muito Humberto solo. Isso vale para o “Minuano” e “Tchau Radar” - obviamente, para o Gessinger trio também. Os produtores à época forçaram a barra ao vender os shows como Engenheiros por uma questão óbvia, mas musicalmente a banda já estava em outra vibe. Enfim, apenas uma questão de nomes e tal. Eu já não enxergo nada de Engenheiros nos últimos dois discos, “Surfando Karmas & DNA” e “Dançando No Campo Minado”. Inclusive, ambos discos intitulados com o nome do Humberto são “xerox” desses trabalhos. O que significa que não sejam ruins, são diferentes. Eu gosto muito dessa fase, aliás.
O melhor canal de curiosidades sobre bandas brasileiras!!!
A formação glm foi a mais icônica dos engenheiros,porém Humberto sempre foi a alma da banda.
Ótima pesquisa Júlio!! Foi muito bom saber dessas informações que só descobrimos aqui no seu canal. Excelente o material da biografia do Alexandre Lucchese. Estou curiosa por mais detalhes então vou assistir a live do dia 02. 👍🏼😉
Valeu!!
Humberto é um ser de outro planeta.
Fica imaginando que ficaria pra história da música BR, o Júlio em uma live ou entrevista com o Humberto.
com certeza. espero muito por esse dia!
Não faria sentido. Até canais como Alta Fidelidade quando conseguem contato com o Gessinger não fazem as perguntas que gostaríamos de fazer.
Eu não era nascida na epoca dos engenheiros mas eu adoro ver os vídeos que você faz sobre a banda aliás de todas as bandas eu amo seu canal 😘
Pelo q se depreende, então, a banda de rock nacional q eu mais gosto até hoje, terminou por conta da pessoa horrível que o HG foi, em primeiro lugar com o Pitz, depois com o Augusto, q suportou por mais tempo as humilhações impostas pelo Carlos e Humberto e, no final, o próprio HG quase sair na porrada com o Carlos.
Eu, particularmente, nunca gostei de ouvir os CDs deles do começo ao fim, como eu escutava sempre, a partir do Minuano. A magia tinha acabado.
Excelente trabalho de pesquisa, Júlio.
Pra mim acabou bem antes cara
Ja no simples de coraçao .
@@Daviamericano72 é q esse é um dos meus favoritos. sei todos as músicas de cor. As guitarras mais pesadas devidas à entrada do Deluqui somadas a uma sonoridade bem gaúcha do interior fizeram deste CD único na sonoridade da banda. Eu, particularmente, adoro A Perigo, que, para mim, soa como um desabafo e um desencanto por parte do HG com os rumos q a banda tomou com a saída do Augusto.
@@outsiderbr1 Eu amo o Simples de coração... Foi o disco de quando conheci os Engenheiros lá pra idos de 1995/96, então é um disco que tenho muito carinho. E ainda vejo muito do espírito do Enghaw nele, embora com uma sonoridade diferente... ainda vejo que tinha processo criativo não exclusivo ou majoritário do HG nele, diferente dos discos subsequentes
Engenheiros do Hawaii sempre foram uma banda foda!!
Sou fã desta banda desde sempre,mas são tantas histórias que deixa-nos boquiabertos. 😍😍😍😍
Por favor, compartilha tudo
Eu vejo a história do Engenheiros e do Gessinger de modo muito claro. Em 1986 estreiam com um disco bem fraco em comparação as demais bandas nacionais ( DOIS, Cabeça Dinossauro, Vivendo e Não Aprendendo, Selvagem). Apesar do esforço da RCA, a banda "passa batido" e sem força entre as demais que surgiam na época. Com a saída do Pitz e entrada do Licks, a banda sofre uma metamorfose sonora e começa a ganhar robustez na Revolta dos Dândis. À partir daí a banda se torna musicalmente coesa e consegue o merecido destaque e sucesso entre as demais. Brigas e egos à parte, houve a ruptura do Licks e então se inícia o martírio de Humberto para suprir a ausência daquele que elevou a banda a uma condição de destaque. Os anos passaram, as formações mudaram e nada mais de relevante e positivo aconteceu. Como diz a letra em A Conquista do Espaço : "bola de neve, morro abaixo", mas num dia tórrido de verão.
Longe Demais Das Capitais foi um sucesso, teve os hits Toda Forma De Poder e Segurança, ganhou disco de ouro, feito que o Revolta... nao atingiu apesar de Infinita Highway e Terra de Gigantes terem se tornado clássicos da banda. Foram eleitos banda do ano. Completamente equivocada essa análise.
@@treybenton2392 O 1º disco dos Engenheiros além de fraquíssimo artisticamente, passou desapercebido em vendas e sucesso diante do Dois da Legião, Cabeça Dinossauro dos Titãs. Vivendo e Não Aprendendo do Íra, RPM e suas milhões de cópias vendidas, Paralamas com o Selvagem e até Ultraje à Rigor. Discos com vendagens muito maiores e com muito mais hits. O próprio Íra tinha 4 hits nesse disco, um sendo abertura de novela. Sobre ser eleita a melhor banda de 1986, desconheço tal apuração. As bandas eleitas como as melhores são: Legião 1985, RPM 1986 e Legião em 1987, eleições feitas pela Revista Bizz. Os Engenheiros em 1986 nem apareceram nas 12 edições de 1986
Parabéns pelo canal. Eu tô planejando adquirir todos esses livros indicados por ti. Aliás, comprei um chamado Titanicos Caminhos, sobre os Titãs. Da década de 90. Muito bom.
Esse canal é o melhor de todos
Não vejo a hora
Sou mto fã dos engenheiros,minha vida toda sempre acompanhei eles.
Mas através desse canal descobri coisas q nem imaginava saber.
Mto bom o seu trabalho.
Parabéns Júlio seus vídeos são ótimos cada vez mais me apaixono pelos engenheiro
Ótimo. Como sempre, você põe conteúdo monstro em seus vídeos. Parabéns!
Fiquei surpreso!!! Não sabia que a banda ainda existia 😅
Não existe mesmo... está em hiato desde 2007
Eu sou fa das bandas barao vermelho a primeira formação e LEGIÃO urbana e Paralamas do sucesso
Muito esclarecedor.....e sim minha banda do coraçao......
O link não tá abrindo o grupo pra mim. Não sei se lotou. Triste
Júlio, por gentileza, você pretende falar de bandas e cantores internacionais?
Minha admiração pelo HG só aumenta. Todos os músicos que tocaram com ele, especialmente Licks, foram importantíssimos pros Engenheiros. Mas temos que realmente entender que ele é o cara.
Sobre a biografia: é excelente, Lucchese fez um trabalho à altura dos Engenheiros!
Ah, e parabéns por nos entregar um material tão bem feito, Júlio. Você é fera! Não vejo a hora de assistir a live e revirar esse baú!
Me desculpa, mas sem o licks o Humberto não evoluiria musicalmente e engenheiros seria uma banda de bairro de 2 hits esquecida por aí
@@letsky9742 Falei justamente que, principalmente o Licks, foi importantíssimo.
Já me inscrevi!!!!
Já tô tá nesse grupo! O Humberto é sincero, muito bom ouvi-lo falando sobre o trabalho e sobre o sangue de tocar, sempre é bom!
O HG não teve início de sua carreira solo já em 1996 porque ele não era alguém com nome expressivo para a cena musical da época (mas ele achava que era). O HG continuava a ser apresentado como EngHaw, pois a banda era mais famosa (e trazia público/dinheiro) do que o músico HG. O HG trio foi a primeira tentativa de seguir carreira solo (que não deu certo), por isso ele voltou com a banda (continuou com a marca EngHaw). Ele precisou de anos para conseguir se desvincular dos EngHaw (o pouca vogal em 2008 foi outro meio que ele buscou para se afastar do nome EngHaw).
Analisando de forma sensata a "carreira solo" de HG consiste em tocar 90% das músicas dos EngHaw. Sem as músicas dos EngHaw, a "carreira solo" do HG seria igual a carreira solo do Paulo Ricardo (ex-RPM), do Frejat (ex-Barão Vermelho), do Falcão (ex-O Rappa), do Paulo Miklos (ex-Titãs), dentre outros que saíram de suas bandas e não têm uma carreira solo sólida. Se HG deixar de tocar as músicas dos EngHaw, ele perde o público que vai aos shows e consequentemente sua "carreira solo" acaba ou fica no ostracismo (como a dos citados anteriormente). Poucos fãs iriam aos shows do HG para ouvir ele tocar somente as músicas de Insular (2013) e Não vejo a hora (2019).
Por isso, os EngHaw existiram até a saída do Licks (podemos ponderar e considerar o simples de coração também como uma fase final dos EngHaw), mas depois foi o HG tentando sair das sombras (e do nome) da banda, mas que até agora não conseguiu, na verdade conseguiu, pois agora não chamam mais EngHaw nos shows e sim: "[...] ele que foi o líder dos Engenheiros do Hawaii, mais de 30 anos de carreira, com vocês Humberto Gessinger".
Caraca tu falou tudo
Sempre vi o Humberto Gessinger como o Real dono do Engenheiros do Hawaii. Praticamente todas as músicas eram do HG. Nada melhor do que o Tempo para mostrar Isto. Do trio Clássico (Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Augusto Licks) quem ainda continua na Estrada . . .
Nuuu, tu conheces o trabalho do Licks (pós Engenheiros do Hawaii)?
Provavelmente, vai ter gente querendo rebater, porque o brasileiro não sabe respeitar uma opinião e uma crítica; tem que tentar insistir, teimar e provar que você tá errado por não pensar igual a ele. Mas..... deve haver alguém que concorde. A impressão que eu tenho é a de que esse cara é insuportável e se acha um gênio. Não entendo como há tanta gente que goste disso. Eu prefiro dor de dente a ter que escutar a voz desse cidadão (embora, no sentido humanista, eu nada tenha contra ele, e deseje seu sucesso).
Concordo com vc na parte que vc diz que ele é insuportável e se acha gênio, sobre a voz não acho tão ruim
Tanto ele não é esse gênio que pintam, que bastou a saída do Licks para que toda essa genialidade coincidentemente se esvaísse.
E agora que passou a data da live e eu so fiquei sabendo hoje? Ainda tenho acesso? KKKKKKK sou fa demais do engenheiros, video top, sucesso!
Sou muito fã dessa banda! Os engenheiros fazem parte do "El Dourado" da música brasileira.
Júlio, parabéns!
A melhor formação dos Engenheiros, pra mim, sempre foi GLM.
Sou fã deles desde que nasci cara
Depois disso praticamente acabou pra mim
Vindo a ressurgir no disco acustico MTV .
Boa noite. Sou fã do HG e do Engenheiros há quase 30 anos, mas reconheço os defeitos do Humberto... na minha opinião ele simplesmente ainda ficou levando a marca "Engenheiros" adiante por mais de dez anos, sendo já se tratar claramente de trabalho solo, por uma questão comercial mesmo... talvez insegurança de assumir a carreira solo (lembrando que as vendas do disco "Humberto Gessinger Trio" foram baixas, embora tenham músicas boas e que fizeram sucesso depois, quando regravadas no "Acústico", como "Vida Real" e "O preço"). Mas ao meu ver, quando o cara é o único líder (ou o majoritário) do processo criativo o trabalho já é caracterizado como solo. Talvez o cara tenha ficado também um pouco "perdido" após a saída do Carlos e do Augusto - ao mesmo tempo que não sabia dividir os holofotes sentiu falta do processo criativo dos demais, especialmente do Augustinho.
Acabados ,Infinitos 🖤
Entre Humberto Gessinger e Engenheiros do Hawaii é óbvio que eu prefiro Engenheiros. O Humberto é conhecido hoje por causa do trabalho no Engenheiros, ele é alma do Engenheiros e o cabeça da banda, se a coisa degringolou com certeza tem muito a ver com o gênio do Humberto. Ele perdeu as rédeas da coisa toda, porque já não queria estar ali. Quem é fã da banda que se conforme, infelizmente é a realidade. Ver o Engenheiros do Hawaii hoje em dia é quase uma utopia. E vida longa ao Rock'n'Roll 🔥🎸🔥🕯️🙌🏻😎
Acredito que até a formação do Minuano pode-se falar em Engenheiros, depois era carreira solo disfarçada.
Julio por quê a capa do disco Simples de coração que aparece aos 0:56 é diferente da original? Me refiro ao material q envolve o coração; na capa do disco original é uma "coroa" de espinhos enquanto essa que você mostra são umas correntes. Algum motivo específico? Parabéns seus vídeos são ótimos. Não perco um. Valeu!
Olá amigo
Foram impressas várias capas diferentes.
Abraços
@@julioettore entendi Júlio. Não sabia desse lance de ter outras capas. Ok. Valeu 👍🏽
Os EngHaw acabou com o GLM, depois disso foram "Frankenstein" com nome de EngHaw.....kkkk
Concordo, pra mim acabou quando desfez o trio original! Depois virou um porre de doer!
Só tenho a agradecer a vc por postar este grande vídeo
Entendo o Humberto. Musicalmente ele foi amadurecendo muito rápido, e chegou num ponto que seria difícil tocar com o Maltz, que convenhamos, era um músico que parou no tempo e sempre foi o elo fraco do trio GLM. Aí, de repente o cara começa a trabalhar com dois guris que tem uma musicalidade absurda (Adal e Luciano)...é como andar todo dia numa bicicleta Barra Circular comum e de repente comprar uma outra mais leve e com marchas, que te possibilite ir pra qualquer lugar com menos esforço. Aí o resto é história.
Sensacional
Massa essa idéia da live 😆
A marca engenheiros do Hawaii é muito forte é uma pena Humberto não utilizar mais esse nome.
Show
Formação GLM, Sepultura com os irmãos Cavalera, Pink Floyd com Waters, Gilmour, Mason e Wright, Beatles, Queen com Freddie Mercury, The Who com o Keith Moon na bateria, Led Zeppelin com o Bonham na bateria e Rush é igual cometa Haley, quem viu ao vivo viu, quem não viu já era, só na verá pela internet agora.
Falou muito e falou TUDO.
Julio, queria muito ter acesso a essa live! Ainda é possível?
Não achei,a descrição...me manda o link!!
O Gessinger é um puta músico, um dos melhores que temos até hj no Brasil. Mas sem o Licks e o Maltz não é a mesma coisa, apesar de ele ter arrumado ótimos músicos desde 96.
Mesmo tendo um gênio muito forte, o HG é o Engenheiros do Hawaii, continuou sendo sem os outros e tantos outros que vieram e ficaram pelo caminho, a voz e as composições do HG são os Engenheiros.
Banda fodaa de mais
Conteúdo foda! Parabéns!!!
Ótimo vídeo Júlio, mas será que no dia da live (02/02/2023) teremos surpresa? Será que o GLM irão participar? Se forem, será histórico. Aguardando!
Cara, eu gosto de algumas músicas apenas da banda, pra mim é um Legião Urbana do RS, se acabar ou continuar pra mim vai da no mesmo, não tô desmerecendo a banda, claro que tem uma importância IMENSA no rock nacional isso é fato, não tem como negar, mas não é a minha pegada, é como eu não sou ninguém, minha opinião não vale nada hahahaahahhhhaha.
Obs) bom trablho cara, excele te vídeo
Engenheiros é glm, Humberto é oq é como músico por causa do licks, o resto é carreira solo vendida com o nome da banda
O playlist tá meio bagunçado ou eu sou muito burro 😆😆😆
Vi a parte 2 e 3 sobre o fim da banda mas não consigo achar a parte 1
Eu sempre adorei a Banda. Eu fui no Show na Boate ZOOM. No Gilberto Salomão no Lago Sul em Brasília e nem eram tão famosos. Porém vocalista Humberto e um tanto difícil convivência. Pois se não for do jeito dele. Está errado. Nem os dedos da mão são iguais.
Não consigo entrar no grupo
Eu tô achando que vai rolar uma reunião com o GLM
Sou fã do Engenheiros mas eu socaria a cara do Humberto,ate do Renato russo,os dois tinha essa mania de ficar com essa firula de egocentrismo,tipo eu sou difícil,aí eu sou isso aquilo pqp,apesar que o Humberto é pior pois nem os caras da banda aguentaram,ao contrário do Renato que os caras admiram até hoje.
Concordo em gênero, número e grau.
Júlio, você podia fazer um booksherlf tour(? não sei se lê mais livros físicos ou digitais) sobre bandas, música e até outros temas gerais?) Dá pra ver que você usa bastante nas referências e nesse vídeo poderia ser um amalgame de tudo! Eu adoro livros de música e sobre músicos mas tenho muito receio de comprar e ler alguns porque parece que tem bastante porcaria por aí...
Uma coisa sobre o vídeo: pediram autorização do Humberto pra fazer isso? Eu sei que dá implicado que tudo foi gravado com autorização nesses trecho, mas acho que não custa nada e seria respeitoso perguntar.
Olá Pedro
Esta autorização já foi dada por Humberto no momento em que aceitou ser entrevistado para a biografia.
Abraços
Renato russo , humberto gessinger e Raul Seixas , sou fã dos três !!
Sabe o que qui é isso aí. Ganância é falta de amor aos companheiros
Gessinger = o mais genial, o mais chato
Licks = o melhor músico, o mais discreto
Maltz = o mais simples, o mais gente boa
Concordo. Maltz é o cara que senta com voce no boteco e o papo rende por horas.
O Humberto é fã do Caetano, certa vez o levaram ao camarim do Caetano para eles se conhecerem....o Humberto meio que fugiu de lá antes do encontro. Moral da história: não conheça seus ídolos rs
E o Gessinger pagou a parte do Maltz prá ter 100% do nome dos Engenheiros? Quando? O Maltz tava precisando de grana, deve receber ou ter recebido algo, né?
Olá Leandro
Falei sobre a compra da parte de Maltz neste vídeo:
ua-cam.com/video/sWUr53C35DU/v-deo.html
Abraços
Pra mim, simples de coração é um dos melhores disco dos Engenheiros do Hawaii e do rock brasileiro.
Caro amigo do canal.
Deixo a dica para focar nos bastidores das gravações equipamentos histórias sobre as composições.
Essas tretinhas e fofoquinhas cansam...
Precisamos manter viva a arte e desenvolvimento para criar a arte através da mente do artista para fomentar mais pessoas a se aventurar na criação de boa música, bom cinema teatro, etc.
Abraço e força para o canal.
Olá Wesley
Na realidade, a grande maioria dos vídeos do canal são sobre histórias de composições.
Você pode acompanhar os vídeos nestas playlist:
Engenheiros do Hawaii: veja 31 vídeos em ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ4D8Ss03NwzyG9ALkZSu8lB.html
Legião Urbana: veja 51 vídeos em ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ5nogcdxSp2AwmTN7EK9_z6.html
Raul Seixas: veja 22 vídeos e ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ4eIEdF1xv_laaWAI_QE9p_.html
Cazuza: ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ57DXr_yESbfLncnXjysZVw.html
Paralamas, Titãs, Nenhum de Nós e Barão Vermelho: ua-cam.com/play/PLk0oHQNy5wQ7AVM19_ehFGAcQr_KULykV.html
Abraços
@@julioettore caro Júlio.
Vou me atentar a assistir os demais vídeos aqui mencionados por ti.
Peço desculpas pelo inconveniente comentário mais cedo.
Reforço meu desejo do canal continuar no desenvolvimento da boa arte e do entretenimento.
Abraço.
Isso mostra que as nuvens não são de algodão.
Julio deu o furo😂👌🏻O gessinger vai te pegar
Putz, sou fa da banda, mas que o Humberto é um pé "nozovo", isso é. Quanto mais eu conheço ele, menos gostaria de conhecer.
Ele é um pé no meio mas, compõe muito bem 🤘
@@BrunoAugusto82 Ah sim, que ele é um grande compositor, isso é inegável.
Gente, não quero ser regionalista. Eu adoro o sul e que fique claro isso!! Mas gaúcho tem um jeito mais “turrão” de ser. O Humberto mudou bastante depois que passou um tempo no rio. Mas ele era bem difícil de lidar .. e ainda deve ser. Mas creio eu, que seja mesmo um lance de “sulista” e personalidade forte; juntando = pé “nozov0”
@@Luanacarvalhobuco Até concordo contigo, pois tenho vários amigos gaúchos, mas pelo que venho percebendo, a questão do HG é diferente. Se pudesse definir, diria egocêntrico...
Já comentei em outro vídeo, o Humberto é o maior mala do Rock nacional
O HG sempre foi egocentrico e nunca tinha a coragem de chamar os outros da banda para conversar olho no olho, dae a coisa so ia aumentando
Parece que a m#$&@ que fizeram com o Licks ressoou prá eles...
Quem faz o que fizeram com o Licks não fica impune.
Eu acho que o Humberto é instável e ambicioso a ponto de passar a perna em todos que passam a integrar a banda.
Ele(Humberto) se diz ser tímido e introvertido, mas e Bem mais q isso
É um mala sem alça isso sim
Kkkk vdd
@@nandorodrigo9437 tem até uns música dele que ele diz muito prazer meu nome e otário kkk
1berto merece uma carreira solo, sem precisar levar o nome dos Enghaw. E os fãs tem que parar de choramingar e apoiar o cara.
O HG tem uma "carreira solo"em que 90% das músicas são do EngHaw. Sem as músicas do EngHaw, a "carreira solo" dele seria igual ao do Paulo Ricardo! Se ele deixar de tocar as músicas do EngHaw, ele perde esse público que vai aos shows!
@@brunleite justamente essa dependência da marca Enghaw que ele poderia superar. 90% que você falou é óbvio que ele vai levar porque foi ele que fez. Assim como vários artistas solo tocam musicas de suas ex bandas: Cazuza, Leoni, Frejat, Roger Waters, Chris Cornell, Nando Reis...
Como que o Humberto é detentor do nome eng haw sozinho?
Olá Alberto
Nestes vídeos contei sobre o registros e troca de titularidade da marca, até que Humberto se tornasse o detentor:
Augusto registra: ua-cam.com/video/Es_Jf4DEG9Y/v-deo.html
Humberto compra de Carlos: ua-cam.com/video/sWUr53C35DU/v-deo.html
Abraços
Isso mostra que o vocalista dos engenheiros usou a banda pra se promover que era egoísta só pensava em si mesmo pra mim é mais fácil uma formação dos engenheiros sem ele mas com o Augusto, outro vocalista e o Carlos maltz
Like
O maior erro do Humberto e não se importar verdadeiramente com os fãs a melhor formação pra mim é a GLM depois disso deixei de ouvir foi essa formação ele querendo ou não assumir isso quê alavancou e botou os engenheiros do lugar de destaque no rock nacional. E ponto final.
O Humberto era muito bom, mas sem o licks nunca mais ele conseguiria alcançar o nível de antes. E na boa ele sozinho é muito chato. Ele derrubou a banda por ciúmes. O Licks sempre vai ser o guita do engenheiros. E o maltz o baterista. O mais triste é ver a entrevista do Licks, depois de 30 anos falando que ele não conseguia tirar os arranjos e solos do engenheiros da cabeça. E saiu sendo acusado de não dar valor a banda.