Excelente entrevista Pondé, merecia mais 30min, chame-o mais vezes. Convide o Pe. Paulo Ricardo para falar sobre marxismo e cristianismo! Parabéns pelo trabalho. Forte Abraço.
caraca, q rico debate! temas absolutamente atuais e essenciais. torceria, mesmo fugindo ao desenho do programa, por um aprofundamento entre uns 3 cabeças destrinchando a questão!
Que surpresa ver o Kaíke sendo entrevistado! Fiz o vídeo da Bites - que esta no site deles - onde eles explicam melhor essa previsão quanto a eleição do Presidente Bolsonaro.
Equipe Pondé, tem entrevistados que realmente meia hora exaure tudo, mas tem alguns que meia hora só serve pra fazer introdução... o Canal é de vocês, não deixem limites limitarem, não vejo problema algum vídeos terem meia hora e outros uma hora e meia, pensem a respeito equipe... Parabéns, todas as entrevistas até agora foram espetaculares...
Me admira no estudo feito através dos algoritmos o desprezo da "excitação" despertada pela própria rede social. Pela análise do convidado, seríamos autônomos o suficiente para produzirmos dados quando, na vdd, há uma fortíssima relação libidinal despertada a todo tempo pelo meio digital, com desdobramentos inclusive na vida prática, real.
@@felipesousa4431 opa! Parecer ser pacífica a ideia de q o meio, no caso a rede social, molda nosso comportamento. Um exemplo simples seria a forma de atuação por parte do usuario em cada uma delas. O espírito um tanto aguerrido dos usuarios do twitter é completamente diferente daqueles do instagram ou mesmo do facebook. Isso não denotaria uma moldagem (tb provocada pelos algoritmos) na forma como nos relacionamos nesses ambientes que afeta nosso modus operandi? Se sim, a própria métrica de comportamentos, obtida somente a partir do conteúdo gerado pelas pessoas, fica prejudicada pois não levaria em conta a "participação" quanto à excitação causada pelo meio
Uma outra forma bem simples de entender é tomar uma antiga anedota que circula pela twitter. Ela diz que o facebook seria um grande grupo de família enquanto o tt equivaleria a um street fight. Vc já parou para pensar quem moldou essa forma? Com certeza não foram os usuários somente
Meninas da @DOCAPD, parabéns pelo trabalho. Tudo está ótimo. As entrevistas, a qualidade audiovisual, enfim, o professor então nem se fala. Só por favor, um ponto importante, eu acredito que deixará o conteúdo ainda melhor: seria legal se vocês colocassem um resuminho biográfico dos entrevistados na descrição de cada vídeo. Diante de um filósofo, é muito importante que tenhamos referências sobre a origem dos convidados, algo simples, mas que vai reforçar a experiência de conhecimento a cada novo desenrolar da Teia. Abração.
Achei muito boa a abordagem da entrevista. Sobre a personalidade dos algoritmos, os programadores utilizam ferramentais matemáticos para elaboração deste ente abstrato. Humanos enxergam o mundo de uma forma nebulosa, mas quando colocada a precisão matemática agindo sobre grandes massas de dados pode haver vieses estatísticos (por exemplo) que não estavam entendidos na sua totalidade, ocasionando estes "desvios de conduta" dos algoritmos, que podem ser ajustados. Excelente a entrevista e o tema. Parabéns.
Eu conheci pela primeira vez o Kaike Nanne no livro "Notícias do Planalto" de Mario Sergio Conti. O Kaike foi um dos jornalistas do começo dos anos 90 junto com Mino Carta, João Santana Filho (que depois se tornou marqueteiro de Lula), Gilberto Dimenstein, Alberto Dines, Otavio Fria Filho, que trabalharam em segredo junto com Jose Dirceu e José Genoino, membros da CPI do PC Farias, e esses jornalistas conseguiram criar fatos (alguns até hoje nao explicados) e informações que culminaram na queda do presidente Collor.
Pondé, como vc pode entrevistar esse cara só por 30 minutos? Não deu nem pra molhar o bico. Vc precisa convidá-lo novamente. Tema excelente, riqueza de dados, boa argumentação sem viés entoxicado por militâncias. 👏👏👏
Não, o algoritmo só interpreta o que você faz e o coloca a repetir. Obviamente é muito mais fácil vender um artigo esportivo a quem pratica esportes do que ainda sedentário. Ele apenas reforça e o leva a repetir o que fez.
Grande entrevista! Poderia convidar o Raphael Lima e Paulo Kogos (Ancaps), Deputada Ana Caroline Campagnolo (Anti-Feminista), essa seria interessante pelo fato de abordar um movimento no qual o Pondé assumidamente provoca.
Foi graças ao UA-cam que tomei conhecimento da existência do professor Pondé. No meio de tanta informação, aparece alguém interessante nas redes sociais. Não é só idiotas. Valeu a pena. 😁
Se não fosse a investigação e a divulgação do escândalo, a Cambridge Analytica não teria fechado, ela entrou logo em seguida com o pedido de falência, como cortina de fumaça e se fundiu em 2, a CA Political e a CA Commercial, essa história de transparência das empresas que trabalham com algorítimos é conversa fiada, se não aceitar as condições de uso que estão nos contratos, viveremos no tempo das cavernas, fazem o que querem com nossos dados e não dão satisfação.
Enio Veiga Exato! O entrevistado perdeu a credibilidade quando falou sobre a Cambridge Analytica ter falido por causa do consumidor e não da investigação do Estado kkk Piada! Como se é consumidor quando nem se sabe o que estão fazendo com os seus dados??? Ele tá apenas defendendo a sua visão de mercado, até porque faz parte dela, e não analisa o atual e sofrido regime democrático.
Não sou filósofa, muita coisa passou batida, principalmente as pessoas citadas cujo trabalho desconheço, mas o pouco que entendi achei muito válido. Não vamos nivelar por baixo, eu que tenho que melhorar e aprender mais. Parabéns Pondé e convidado.
Pondé nos trouxe um tema de relevância atualíssimo, que merece ter seus desdobramentos escrutinizados e publicados por algum articulista que tenha interesse na matéria. Quando iniciei meus estudos, a área de informática não passava de uma ferramenta que auxiliava a jogar o antigo jogo "Pedra/Papel/Tesoura"...
Segundo um cachaceiro que e tratado como Rei do Brasil, aquele que todos idolatram e amam, segundo ele liberalismo econômico e uma besteira e não funciona em nenhum lugar do mundo, o que funciona são as Estatais, essas funcionam muito bem.
Como sempre, uma grande entrevista, porém acredito que o assunto não teve todos seus aspectos discutido, o sr. Kaike é extremamente esclarecido, mas para mim a posição dele nao poderia ser outro, sendo ele o cabeça de um negócio, com certeza em sã consciência não viria a público e defenderia posições contraria ao seu negócio. A discussão é muito mais profunda e complexa, vejamos o exemplo do brexit, quando as pessoas deram conta, vaca ja tinha ido para o brejo! Espero que o Ponde traga alguém que possa discutir a questão sem esse viés pessoal: a defesa do próprio negocio, abs a todos!!
Ótimos esclarecimentos dessa área onde quase ninguém tem muita noção da proporção que isso tem na nossa vida atual, mas a melhor parte foi quando vc disse " menos Marx" kkkkkkkk
24:30 "O indivíduo (cliente) vai poder dizer: até aqui chega." O cliente pode até ser, forçando muito. Mas e o réu, como o exemplo que o convidado deu sobre os tribunais americanos?
Entrevista muito boa! Gostaria de saber, percentualmente, quantos brasileiros tem mídias sociais, quantos são de fato ativos e como se distribuem por região. Falar em representatividade sem ponderar estes números é muito perigoso.
Uma coisa que eu escuto sempre "Administrar mal" e "Administrar bem". O que significa isso na prática? Que exemplo é considerado uma boa administração?
@@resireg Isso é um preconceito imbecil. É o mesmo afirma que não vai escutar a mensagem do Pondé, pois ele se veste mal. Seu comentário mostrou que és uma pessoa deplorável.
Boa! Só duvido dessa fé no mercado. Essa auto regulação e essa ideia de que o mercado é a melhor maneira de gerir as relações sociais geram problemas tanto quanto o controle dos Estados autoritários. O número de vazamento de dados por grandes empresas (Facebook e etc), manipulação de dados e informações por gigantes do mercado entre outros fatores não trouxe mais segurança e preservação das informações dos usuários. Acho que um equilíbrio entre mercado e regulação estatal (com multas e algumas outras punições) poderiam ser mais eficazes. Engatinhamos nessa área, mas já enfrentamos desafios enormes que podem por um.lado otimizar experiências e melhorar produtividade e práticas sociais, por outro pode nos levar a manipulações em uma escala inimaginável.
@@lagarttemido Já estudei bastante e de diversas fontes. Sou da área de Relações Internacionais e desde Stuart Mill e Tocqueville aos mais atuais há muita coisa interessante que fogem do monólogo do mercado. Abraço!
@@rodrigofrancisco7923 E eu Direito no Largo de São Francisco. Já li muita coisa de liberais, contratualistas e fisiocratas dos séculos XVII a XIX. Pensadores como J. Nock, Weber, Mises, Hayek, Rothbard, Sowell, Popper, Hoppe, Antonio Paim... Tudo isso sem contar, é claro, o costumeiro atualmente que é mais idealista, hegeliano, positivista e marxista por natureza e que os professores esquerdistas tanto amam: Platão, Rousseau, Hegel, Bobbio, Marx, Engels, Kant, Kelsen, Alf Ross, Pasukanis, Keynes, Lukács, Marcuse... Enfim, volto a repetir: procure saber como é exatamente que os Estados Unidos vieram a ser política e economicamente que você irá mudar de ideia. Coisas como: de onde surgiu a ideia de banco central, federalismo, salário mínimo, constituição, regulação estatal de atividades econômicas, lobby, salário mínimo etc. mas tudo isso mais especificamente nos EUA. Como ponto de partida, recomendo "O Federalista" de Alexander Hamilton, James Madison e John Jay - os tais Pais Fundadores dos EUA -, e compare a Constituição e a Carta de Direitos dos EUA com aquelas da Inglaterra. Depois, compare com a Alemanha, a França, a Itália, a Rússia e a China - estados hegelianos, rousseaunianos, marxistas e fascistas -. Se isso não lhe tornar claro como é que uma economia é destruída pela ingerência estatal, não sei mais o que poderá...
Que ótimo (se verdadeiro). Só esqueceu de mencionar que o Estado americano é o maior financiador das pesquisas em diversas áreas , que foi peça chave em diversas crises (1929/2008), que criou a lei anti-truste e descentralizou o mercado, que fomentou a liberdade de posse da terra com a lei das terras, que vieram de uma formação totalmente diferente da nossa de poderes locais fortes e central débil, que teve as guerras de independência e secessão que mataram milhares e deram o contorno para o que se tornaram, que fomentaram políticas liberais no início do século XX que se tornaram durante décadas sinônimo de catástrofe pós 2 guerras mundiais em, que tem condições Sui generis (devido a vários aspectos como dólar, saída para os dois oceanos e etc), que tiveram e tem como seu ponto mais forte não a hegemônia de pensamento, mas o debate aberto entre diversas correntes de pensamento, que tem Trump no poder( que convenhamos não pode ser chamado de liberal clássico), entre outras coisas. O que falei se refere as diversas falhas de mercado que inclusive são aceitas por diversos pesquisadores liberais e que muitas delas necessitam do Estado. Não existe perfeição nem no mercado nem fora dele, só é utópico achar que ele vai se autoregular sem nenhum problema. Fico com uma frase de um executivo do mercado financeiro durante a crise de 2008:" toda vez que deixar o mercado livre para se auto impor limites, se comportarão feito crianças sem acessoria de adultos, sempre testarão os limites e provavelmente conterão excessos.
Na pergunta Pondé exagerou nos adjetivos negativos sobre o Presidente, mas o entrevistado não "caiu" e ainda fez Pondé a mudar o assunto quando disse "eu acho que ainda é cedo para julgá-lo" (16:20)... kkkkkkkk
Então, mas a fala do Kaike era referente ao modo como ele se comporta em relação ao liberalismo, de como ele não se sente confortável para defender a reforma da previdência. E sua autenticidade está ligada a pautas de costumes, que vamos ser sinceros, não ajudam em nada o país. Bolsonaro interveio na Petrobras para agradar os apoiadores caminhoneiros, isso é sua autenticidade. Bolsonaro interveio em uma propaganda do BB. A intervenção do governo no mercado é algo que qualquer libertário abomina. Sim, ainda é cedo para julga-lo, porém, dado a sua fala no caso do BB, fica claro no que ele acredita, e não é no mercado.
@@odairsantos1097 a notícia do BB foi mais uma fake news, assim como a da garotinha que não quis comprimenta-lo e muitas outras. A verdade sobre o BB é que Bolsonaro não quer que instituições que não são privadas gastem dinheiro público com propaganda e ele está muito correto nisso! Tá achando ruim o que ele está fazendo? Pede pra voltar o temer ou a Dilma ou então fizesse mais campanha para o hadad...🙄
@@fsbrida3009 Fakenews???? Você viu o que ele falou a respeito disso? Até mesmo a mídia que que o apoia(aí exclua os canais de propaganda, como terça livre e outros da mesma natureza), falou a respeito. Po que quem apoia o Bolsonaro tem de citar Imediatamente o Haddad? O Haddad não serviu para prefeitura de São Paulo, por que serviria para a presidência da república. O fato do Haddad ser um inepto não tira do Bolsonaro suas falhas.
1:33 Duvido muito que o excelentíssimo entrevistado algum dia na vida foi ao Iraque. Eu já fui a trabalho, as pessoas CAGÃO NA RUA! A maioria das pessoas não sabe o que é saneamento. E pelo visto vc também não faz a menor ideia do tamanho da população do Iraque, 38 milhões e vou lhe ajudar nessa, do Brasil 209 Milhões. Quer mais? Vai no Google Maps e da uma olhada a área habitada do Iraque! O que vc esta tentando comparar? Imagina se não trabalhasse com estatísticas!
Para mim o mais belo é a impossibilidade do Estado regular. O Estado está se mostrando inútil e isso dará o seu fim. O mercado o terá como inimigo e ele sera destruído. Nada mais belo que ser livre Lara decidir. Se uma empresa começar a vazar dados por exemplo, ela ira falir. No entanto, se o Estado fazer isso, o que acontecerá com ele? Praticamente nada.
Nós já somos muito mais influenciados por algoritmos, marcas e empresas do que pensamos. Gostei do entrevistado mas achei um pouco demasiado otimista. Nesse sentido me identifico mais com o pensamento de yuval noah harari, autor de Sapiens, que acredito ser um dos maiores pensadores da atualidade.
Sinto uma certa preguiça de deixar um comentário quando ouço o semi deus Pondé falando que não lê os comentários kkkkk..... achei o assunto fantástico!! Tendo em vista a complexidade do ser humano acho esse negócio de inteligência artificial bem temerário.
Pondé riu sobre a criação de uma Ordem Mundial mas, com a criação da Libra(moeda do facebook), cada vez mais rapidamente surge a necessidade da criação de um banco centralmundial (regulador global) que seria o primeira passo para o que foi sugerido pelo convidado.
@Rúben F Justamente: DEMOCRACIA na teia. Vão chamar ANTIDEMOCRATAS como gente do PT, do PSOL, do PSTU, do PCO etc. pra quê? Para virem com a mesma ladainha de sempre de como o socialismo foi deturpado ou nunca tentado de verdade? De como a sociedade precisa de controle vindo de cima? De como o coletivo é mais importante que o indivíduo? Vai pro canal de gente como Paulo Henrique Amorim. É mais sua cara.
Vc acha, um exemplo que ja esta acontecendo é por questões ecológicas, pura regulação global encima de uma teoria que é aquecimento global, as pessoas hoje tratam bem melhor cachorros do que crianças isso é regulação global, porque se vc for atuante em bem estar humano, vc acaba com mercado Chines.... Google hoje cobra por clique para qualquer tipo de anuncio posto na Internet, inclusive essa sua conta pode ser extremamente liquidada pelo google, vc confiou no google e fez essa conta, vc segue hoje politicas globais, o problema e que vc ja nem percebe mais, porem ja esta vivendo como uma realidade da sua vida extremamente natural... quando vc entra na internet vc ja nao e dona de vc mais... toda conta que vc cria ou app que vc aprova os termos, vc perde sua autonomia para empresa.... Ae vem a pergunta, vc tem algum algorítimo do google da qual retem todos seus dados que lhe dê sua autonomia, sem precisar do google para altera ????
Pondé... Traz o Padre Fábio de Melo? Ele é muito ativo nas redes sociais e tem uma visão/aplicação mais "simpática e liberal" frente aos dogmas do Catolicismo.
Na teia? Assisto ouvindo Tonico & Tinoco: "Na Beira da Tuia*" Meuvô nuncouviu falá nessatar didemocracia, Môçu!... * Do "caipirês": celeiro/depósito/colheita amontoada (o famoso "matinho"...) e o famoso etc...
O convidado fala bem, mas seus argumentos são bem mal-caráter. No fim a maior parte do que ele fala é "acredito que não". Os deputados não estão se mobilizando por pressão de internautas, se não estariam propondo questões de segurança, educação, divida publica etc.. estão propondo isso pq querem lucrar com a água e só, perceberam um novo mercado, e o Kaike sabe disso. Óbvio que ele possui ideologia, se vc não vê é pq esta cego pela sua. Ele está ali como representante de uma empresa, como que ele vai falar a favor de regulação do seu próprio negocio?? Muito conveniente deixar as pessoas só irem utilizando até dar algum problema... Temos sempre que descobrir as causas, não partir dos efeitos, e o que as IAs fazem é focar nos efeitos. Prestem atenção nos adjetivos, não há imparcialidade, muito pelo contrario, há mal caratismo mesmo. Abraço
Excelente entrevista! Mal vi o tempo passar. Chame por favor o Marcos Vinicius da Dagora, plataforma de ensino online foçada no emocional. www.dagora.com.br
Excelente pauta e convidado. Parabéns Professor Pondé e bom dia!
Não conhecia o entrevistado, mas achei ele muito bom!!
Muito bom mesmo! Gostei desse diálogo!
NÃO VI OS MINUTOS PASSAREM. EXCELENTE! Merecia mais alguns minutos.
Um dos melhores entrevistados, na minha opinião merece ser conviado novamente!!
Isso sim é uma visão real e analítica sem viés ideológico ou politico. Ta de parabéns pelo conteúdo!
Sem viés? O sujeito é ultraliberal na economia e um Tatcherista de carteirinha!!!!!!
Pondé! No segundo semestre chama o Kaíke novamente!!!!!!!! Gostei demais das análises dele!
Excelente bate papo. Um dos melhores!! Parabéns.
Relutei pra assistir por causa do tema. Mas foi excelente. Que postura, que habilidade de comunicar, que inteligência do entrevistado!!
Parabéns
Excelente entrevista Pondé, merecia mais 30min, chame-o mais vezes. Convide o Pe. Paulo Ricardo para falar sobre marxismo e cristianismo!
Parabéns pelo trabalho.
Forte Abraço.
O alarme quase roubou a cena. Parabéns pelo canal e pelo time de convidados.
caraca, q rico debate! temas absolutamente atuais e essenciais. torceria, mesmo fugindo ao desenho do programa, por um aprofundamento entre uns 3 cabeças destrinchando a questão!
Que surpresa ver o Kaíke sendo entrevistado! Fiz o vídeo da Bites - que esta no site deles - onde eles explicam melhor essa previsão quanto a eleição do Presidente Bolsonaro.
Equipe Pondé, tem entrevistados que realmente meia hora exaure tudo, mas tem alguns que meia hora só serve pra fazer introdução... o Canal é de vocês, não deixem limites limitarem, não vejo problema algum vídeos terem meia hora e outros uma hora e meia, pensem a respeito equipe...
Parabéns, todas as entrevistas até agora foram espetaculares...
Otima entrevista ...excelente conteudo..show
Me admira no estudo feito através dos algoritmos o desprezo da "excitação" despertada pela própria rede social. Pela análise do convidado, seríamos autônomos o suficiente para produzirmos dados quando, na vdd, há uma fortíssima relação libidinal despertada a todo tempo pelo meio digital, com desdobramentos inclusive na vida prática, real.
Como assim? Tem um exemplo? Achei interessante
@@felipesousa4431 opa! Parecer ser pacífica a ideia de q o meio, no caso a rede social, molda nosso comportamento. Um exemplo simples seria a forma de atuação por parte do usuario em cada uma delas. O espírito um tanto aguerrido dos usuarios do twitter é completamente diferente daqueles do instagram ou mesmo do facebook. Isso não denotaria uma moldagem (tb provocada pelos algoritmos) na forma como nos relacionamos nesses ambientes que afeta nosso modus operandi? Se sim, a própria métrica de comportamentos, obtida somente a partir do conteúdo gerado pelas pessoas, fica prejudicada pois não levaria em conta a "participação" quanto à excitação causada pelo meio
Uma outra forma bem simples de entender é tomar uma antiga anedota que circula pela twitter. Ela diz que o facebook seria um grande grupo de família enquanto o tt equivaleria a um street fight. Vc já parou para pensar quem moldou essa forma? Com certeza não foram os usuários somente
@@sergiosantos1660 entendi, faz sentido. Vlw pela resposta
@@felipesousa4431 vlw, abç!
Kaíke merece mais um vídeo! Adorei!
Ótima entrevista por parte do entrevistado. Pondé o tempo todo tentando levá-lo a criticar o governo Bolsonaro e ele não caiu.
Poxa, a bites tem que produzir conteudo para nos mortais ..
Entrevista de altíssimo nível 👏👏👏
Entrevista fabulosa!!! 💯
Que entrevista maravilhosa! Ele tem a mesma percepção que eu tenho do Presidente.
Bate Papo excelente! Parabéns!
Uma escolha de tema muito feliz. Sensacional!
Meninas da @DOCAPD, parabéns pelo trabalho. Tudo está ótimo. As entrevistas, a qualidade audiovisual, enfim, o professor então nem se fala.
Só por favor, um ponto importante, eu acredito que deixará o conteúdo ainda melhor: seria legal se vocês colocassem um resuminho biográfico dos entrevistados na descrição de cada vídeo. Diante de um filósofo, é muito importante que tenhamos referências sobre a origem dos convidados, algo simples, mas que vai reforçar a experiência de conhecimento a cada novo desenrolar da Teia. Abração.
Como sempre um bom papo.
Gostei demais!! Quero mais!!!
Que entrevista incrivelmente maravilhosa
Que entrevista maravilhosa!
Parabéns pela bela entrevista.
Achei muito boa a abordagem da entrevista. Sobre a personalidade dos algoritmos, os programadores utilizam ferramentais matemáticos para elaboração deste ente abstrato. Humanos enxergam o mundo de uma forma nebulosa, mas quando colocada a precisão matemática agindo sobre grandes massas de dados pode haver vieses estatísticos (por exemplo) que não estavam entendidos na sua totalidade, ocasionando estes "desvios de conduta" dos algoritmos, que podem ser ajustados. Excelente a entrevista e o tema. Parabéns.
Eu conheci pela primeira vez o Kaike Nanne no livro "Notícias do Planalto" de Mario Sergio Conti. O Kaike foi um dos jornalistas do começo dos anos 90 junto com Mino Carta, João Santana Filho (que depois se tornou marqueteiro de Lula), Gilberto Dimenstein, Alberto Dines, Otavio Fria Filho, que trabalharam em segredo junto com Jose Dirceu e José Genoino, membros da CPI do PC Farias, e esses jornalistas conseguiram criar fatos (alguns até hoje nao explicados) e informações que culminaram na queda do presidente Collor.
Quem sou eu pra avaliar, mas esse entrevistado me pareceu muito inteligente
Eu moro atualmente na 4ª maior cidade de SC e não tem tratamento de esgoto! Mas já cobram de alguns moradores!
Chama o Raphael Lima do ideias radicais Pondé!
Paulo Kogos Tbm
Apoio que venham todos eles.
por favorr
Up
Um marmanjo que mora com a mãe e tem delírios utópicos? Ele nunca será convidado, se toca.
Chama o Raphael Lima do Ideias Radicais!!!!
Parabéns!!!
🎯😁Muito boa! De fato, passou rápido😉Pessoal da produção, você poderiam colocar no vídeo o nome dos autores que eles citam? Por favor, por favor😁📚
Pondé, como vc pode entrevistar esse cara só por 30 minutos? Não deu nem pra molhar o bico. Vc precisa convidá-lo novamente. Tema excelente, riqueza de dados, boa argumentação sem viés entoxicado por militâncias. 👏👏👏
Então seremos dominados pelos logaritmos e ao mesmo tempo pensaremos estar tomando decisões de livre consciência? 😨
Tenho a impressão q a gente já está sendo "conduzido"...
Jose Aquiles sempre fomos manipulados!
Que dúvida !
Não, o algoritmo só interpreta o que você faz e o coloca a repetir.
Obviamente é muito mais fácil vender um artigo esportivo a quem pratica esportes do que ainda sedentário.
Ele apenas reforça e o leva a repetir o que fez.
Odair Santos 😇 Com certeza só são usados no waze e Netflix. Não existiu influência nas eleições do Trump ou na lambança do Brexit 😂
Entrevista muito boa!
Grande entrevista! Poderia convidar o Raphael Lima e Paulo Kogos (Ancaps), Deputada Ana Caroline Campagnolo (Anti-Feminista), essa seria interessante pelo fato de abordar um movimento no qual o Pondé assumidamente provoca.
Ótimo programa. 😊
Foi graças ao UA-cam que tomei conhecimento da existência do professor Pondé. No meio de tanta informação, aparece alguém interessante nas redes sociais. Não é só idiotas. Valeu a pena. 😁
Se não fosse a investigação e a divulgação do escândalo, a Cambridge Analytica não teria fechado, ela entrou logo em seguida com o pedido de falência, como cortina de fumaça e se fundiu em 2, a CA Political e a CA Commercial, essa história de transparência das empresas que trabalham com algorítimos é conversa fiada, se não aceitar as condições de uso que estão nos contratos, viveremos no tempo das cavernas, fazem o que querem com nossos dados e não dão satisfação.
Enio Veiga Exato! O entrevistado perdeu a credibilidade quando falou sobre a Cambridge Analytica ter falido por causa do consumidor e não da investigação do Estado kkk Piada! Como se é consumidor quando nem se sabe o que estão fazendo com os seus dados??? Ele tá apenas defendendo a sua visão de mercado, até porque faz parte dela, e não analisa o atual e sofrido regime democrático.
Também tive a mesma percepção, apostar na bondade de quem tem dados de comportamento bem particulares das pessoas é foda
Excelente Intervista.
Não sou filósofa, muita coisa passou batida, principalmente as pessoas citadas cujo trabalho desconheço, mas o pouco que entendi achei muito válido. Não vamos nivelar por baixo, eu que tenho que melhorar e aprender mais. Parabéns Pondé e convidado.
Obrigado pelo informacao do “saneamento é saude”. Ja vou apoiar.
Raphael Hide acho que seria interessante como próxima entrevista.
Muito bom!
Pondé nos trouxe um tema de relevância atualíssimo, que merece ter seus desdobramentos escrutinizados e publicados por algum articulista que tenha interesse na matéria.
Quando iniciei meus estudos, a área de informática não passava de uma ferramenta que auxiliava a jogar o antigo jogo "Pedra/Papel/Tesoura"...
#LiberalismoNaVeia, quero a competitividade comendo solto no Brasil e que sobreviva o mais inovador e versátil. #SomosTodosPauloGuedes!!!🙏🇧🇷
Onde têm isso?
Segundo um cachaceiro que e tratado como Rei do Brasil, aquele que todos idolatram e amam, segundo ele liberalismo econômico e uma besteira e não funciona em nenhum lugar do mundo, o que funciona são as Estatais, essas funcionam muito bem.
☝️ Esse é um idiota completo...! Aff
Como sempre, uma grande entrevista, porém acredito que o assunto não teve todos seus aspectos discutido, o sr. Kaike é extremamente esclarecido, mas para mim a posição dele nao poderia ser outro, sendo ele o cabeça de um negócio, com certeza em sã consciência não viria a público e defenderia posições contraria ao seu negócio. A discussão é muito mais profunda e complexa, vejamos o exemplo do brexit, quando as pessoas deram conta, vaca ja tinha ido para o brejo! Espero que o Ponde traga alguém que possa discutir a questão sem esse viés pessoal: a defesa do próprio negocio, abs a todos!!
Ótimos esclarecimentos dessa área onde quase ninguém tem muita noção da proporção que isso tem na nossa vida atual, mas a melhor parte foi quando vc disse " menos Marx" kkkkkkkk
24:30 "O indivíduo (cliente) vai poder dizer: até aqui chega."
O cliente pode até ser, forçando muito. Mas e o réu, como o exemplo que o convidado deu sobre os tribunais americanos?
Otimo papo. Vlw
Muito bom
Pondé só tem amigo ricaço
Entrevista muito boa! Gostaria de saber, percentualmente, quantos brasileiros tem mídias sociais, quantos são de fato ativos e como se distribuem por região. Falar em representatividade sem ponderar estes números é muito perigoso.
Uma coisa que eu escuto sempre "Administrar mal" e "Administrar bem". O que significa isso na prática? Que exemplo é considerado uma boa administração?
Pondé querendo análise pessimista e o entrevistado dando show
Nada a ver.seu comentário.
Excelente entrevista. Vou deixar sugestões de pauta. Leandro Karnal, Rogério Skylab e o Peninha (Eduardo Bueno do Buenas Ideias).
Esss Eduardo Bueno tem um aspecto nojento. Se ele nao parecesse um mendigo drogado, a gente talvez ouvisse o que ele tem pra falar
@@resireg Isso é um preconceito imbecil. É o mesmo afirma que não vai escutar a mensagem do Pondé, pois ele se veste mal. Seu comentário mostrou que és uma pessoa deplorável.
Adorei a visão liberal do Kaíke Nanne do Indivíduo acertando e errando se parece e muito com a visão restrita do Sowell.
Convida o Léo Fraiman pra falar sobre educação dos filhos nos dias atuais = )
Professor...chama a Thaís Azevedo! Acho que vai ser um papo sensacional.
O governo tinha que contratar essa empresa para ajudar a fazer o seu marketing!! Atenção Bolsonaro!!
Gostei!
Chama o Raphäel Lima do Canal Ideias Radicais!
Chama o Raphaël Limaaa
BN deveria fazer uns crowdfunding pra temas como saneamento, seria o melhor uso de sua "popularidade"
Professor Pondé, convide o Tiago Arrais, o papo vai ser bom
Ah, Pondé! Tem que ter mais conversa sobre o complexo dispositivo do algoritmo.
Faz uma entrevista com o Luiz Camargo Vlog
Canal top
Boa! Só duvido dessa fé no mercado. Essa auto regulação e essa ideia de que o mercado é a melhor maneira de gerir as relações sociais geram problemas tanto quanto o controle dos Estados autoritários. O número de vazamento de dados por grandes empresas (Facebook e etc), manipulação de dados e informações por gigantes do mercado entre outros fatores não trouxe mais segurança e preservação das informações dos usuários. Acho que um equilíbrio entre mercado e regulação estatal (com multas e algumas outras punições) poderiam ser mais eficazes. Engatinhamos nessa área, mas já enfrentamos desafios enormes que podem por um.lado otimizar experiências e melhorar produtividade e práticas sociais, por outro pode nos levar a manipulações em uma escala inimaginável.
Você vai mudar de ideia ao estudar sobre a política e a economia dos Estados Unidos da América nos séculos XVIII e XIX.
@@lagarttemido Já estudei bastante e de diversas fontes. Sou da área de Relações Internacionais e desde Stuart Mill e Tocqueville aos mais atuais há muita coisa interessante que fogem do monólogo do mercado. Abraço!
@@rodrigofrancisco7923 E eu Direito no Largo de São Francisco. Já li muita coisa de liberais, contratualistas e fisiocratas dos séculos XVII a XIX. Pensadores como J. Nock, Weber, Mises, Hayek, Rothbard, Sowell, Popper, Hoppe, Antonio Paim... Tudo isso sem contar, é claro, o costumeiro atualmente que é mais idealista, hegeliano, positivista e marxista por natureza e que os professores esquerdistas tanto amam: Platão, Rousseau, Hegel, Bobbio, Marx, Engels, Kant, Kelsen, Alf Ross, Pasukanis, Keynes, Lukács, Marcuse... Enfim, volto a repetir: procure saber como é exatamente que os Estados Unidos vieram a ser política e economicamente que você irá mudar de ideia. Coisas como: de onde surgiu a ideia de banco central, federalismo, salário mínimo, constituição, regulação estatal de atividades econômicas, lobby, salário mínimo etc. mas tudo isso mais especificamente nos EUA. Como ponto de partida, recomendo "O Federalista" de Alexander Hamilton, James Madison e John Jay - os tais Pais Fundadores dos EUA -, e compare a Constituição e a Carta de Direitos dos EUA com aquelas da Inglaterra. Depois, compare com a Alemanha, a França, a Itália, a Rússia e a China - estados hegelianos, rousseaunianos, marxistas e fascistas -. Se isso não lhe tornar claro como é que uma economia é destruída pela ingerência estatal, não sei mais o que poderá...
lagarttemido Kant, Weber, Mises e Hoppe👏 Monstros intelectuais
Que ótimo (se verdadeiro). Só esqueceu de mencionar que o Estado americano é o maior financiador das pesquisas em diversas áreas , que foi peça chave em diversas crises (1929/2008), que criou a lei anti-truste e descentralizou o mercado, que fomentou a liberdade de posse da terra com a lei das terras, que vieram de uma formação totalmente diferente da nossa de poderes locais fortes e central débil, que teve as guerras de independência e secessão que mataram milhares e deram o contorno para o que se tornaram, que fomentaram políticas liberais no início do século XX que se tornaram durante décadas sinônimo de catástrofe pós 2 guerras mundiais em, que tem condições Sui generis (devido a vários aspectos como dólar, saída para os dois oceanos e etc), que tiveram e tem como seu ponto mais forte não a hegemônia de pensamento, mas o debate aberto entre diversas correntes de pensamento, que tem Trump no poder( que convenhamos não pode ser chamado de liberal clássico), entre outras coisas. O que falei se refere as diversas falhas de mercado que inclusive são aceitas por diversos pesquisadores liberais e que muitas delas necessitam do Estado. Não existe perfeição nem no mercado nem fora dele, só é utópico achar que ele vai se autoregular sem nenhum problema. Fico com uma frase de um executivo do mercado financeiro durante a crise de 2008:" toda vez que deixar o mercado livre para se auto impor limites, se comportarão feito crianças sem acessoria de adultos, sempre testarão os limites e provavelmente conterão excessos.
Eu concordo muito com o fato do Bolsonaro ser autêntico! E eu gosto dessa qualidade nele, mesmo quando ele não acerta muito.
Na pergunta Pondé exagerou nos adjetivos negativos sobre o Presidente, mas o entrevistado não "caiu" e ainda fez Pondé a mudar o assunto quando disse "eu acho que ainda é cedo para julgá-lo" (16:20)... kkkkkkkk
Flavia De Souza Brida as famosas “caneladas”
Então, mas a fala do Kaike era referente ao modo como ele se comporta em relação ao liberalismo, de como ele não se sente confortável para defender a reforma da previdência. E sua autenticidade está ligada a pautas de costumes, que vamos ser sinceros, não ajudam em nada o país. Bolsonaro interveio na Petrobras para agradar os apoiadores caminhoneiros, isso é sua autenticidade. Bolsonaro interveio em uma propaganda do BB. A intervenção do governo no mercado é algo que qualquer libertário abomina.
Sim, ainda é cedo para julga-lo, porém, dado a sua fala no caso do BB, fica claro no que ele acredita, e não é no mercado.
@@odairsantos1097 a notícia do BB foi mais uma fake news, assim como a da garotinha que não quis comprimenta-lo e muitas outras. A verdade sobre o BB é que Bolsonaro não quer que instituições que não são privadas gastem dinheiro público com propaganda e ele está muito correto nisso!
Tá achando ruim o que ele está fazendo? Pede pra voltar o temer ou a Dilma ou então fizesse mais campanha para o hadad...🙄
@@fsbrida3009 Fakenews???? Você viu o que ele falou a respeito disso? Até mesmo a mídia que que o apoia(aí exclua os canais de propaganda, como terça livre e outros da mesma natureza), falou a respeito.
Po que quem apoia o Bolsonaro tem de citar Imediatamente o Haddad? O Haddad não serviu para prefeitura de São Paulo, por que serviria para a presidência da república. O fato do Haddad ser um inepto não tira do Bolsonaro suas falhas.
Pondé, chama o Rafael do Ideias Radicais pra falar um pouco de anarcocapitalismo, criptomoedas e o impacto delas na economia.
Convide o Raphael Lima do ideias radicais!
1:33 Duvido muito que o excelentíssimo entrevistado algum dia na vida foi ao Iraque. Eu já fui a trabalho, as pessoas CAGÃO NA RUA! A maioria das pessoas não sabe o que é saneamento. E pelo visto vc também não faz a menor ideia do tamanho da população do Iraque, 38 milhões e vou lhe ajudar nessa, do Brasil 209 Milhões. Quer mais? Vai no Google Maps e da uma olhada a área habitada do Iraque! O que vc esta tentando comparar? Imagina se não trabalhasse com estatísticas!
O que mostra que sobra idiotas dando opinião com o sabedores de tudo por ai. "Inteligentinhos" como diz o careca
Ainda bem que eu vi isso a tempo. Iria usar essa informação num trabalho da escola.
@@lanfer_ kkkkkkk
17:10 Pondé sendo cirúrgico.
Para mim o mais belo é a impossibilidade do Estado regular. O Estado está se mostrando inútil e isso dará o seu fim. O mercado o terá como inimigo e ele sera destruído. Nada mais belo que ser livre Lara decidir. Se uma empresa começar a vazar dados por exemplo, ela ira falir. No entanto, se o Estado fazer isso, o que acontecerá com ele? Praticamente nada.
Nós já somos muito mais influenciados por algoritmos, marcas e empresas do que pensamos. Gostei do entrevistado mas achei um pouco demasiado otimista. Nesse sentido me identifico mais com o pensamento de yuval noah harari, autor de Sapiens, que acredito ser um dos maiores pensadores da atualidade.
Sinto uma certa preguiça de deixar um comentário quando ouço o semi deus Pondé falando que não lê os comentários kkkkk..... achei o assunto fantástico!! Tendo em vista a complexidade do ser humano acho esse negócio de inteligência artificial bem temerário.
Pondé riu sobre a criação de uma Ordem Mundial mas, com a criação da Libra(moeda do facebook), cada vez mais rapidamente surge a necessidade da criação de um banco centralmundial (regulador global) que seria o primeira passo para o que foi sugerido pelo convidado.
ESSA QUESTÃO É FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE PUBLICA, deixemos política idiota em segundo plano.
Tratam os algoritmos como se fossem frutos da natureza, e não como construções humanas, portanto, sujeitas a ação de valores e ideologias.
Convide alguém do Terça Livre TV: Allan dos Santos
@Rúben F Cara, é só você comentar o seu gosto! Pede aí o Lula...
Rúben F Seria show um anarquista de fato. Só que tem bem poucos...
@Rúben F Justamente: DEMOCRACIA na teia. Vão chamar ANTIDEMOCRATAS como gente do PT, do PSOL, do PSTU, do PCO etc. pra quê? Para virem com a mesma ladainha de sempre de como o socialismo foi deturpado ou nunca tentado de verdade? De como a sociedade precisa de controle vindo de cima? De como o coletivo é mais importante que o indivíduo? Vai pro canal de gente como Paulo Henrique Amorim. É mais sua cara.
Chama o Paulo Kogos
Imposto é roubo
Tô chocada.
Terceiro lugar?
Bege
Raphael Lima
Nunca ouvi falar.
Leva o Raphael Lima do Ideias Radicais.
O povo é uma criança mimada.
Mas uma regulação global é impossível atualmente!
Vc acha, um exemplo que ja esta acontecendo é por questões ecológicas, pura regulação global encima de uma teoria que é aquecimento global, as pessoas hoje tratam bem melhor cachorros do que crianças isso é regulação global, porque se vc for atuante em bem estar humano, vc acaba com mercado Chines.... Google hoje cobra por clique para qualquer tipo de anuncio posto na Internet, inclusive essa sua conta pode ser extremamente liquidada pelo google, vc confiou no google e fez essa conta, vc segue hoje politicas globais, o problema e que vc ja nem percebe mais, porem ja esta vivendo como uma realidade da sua vida extremamente natural... quando vc entra na internet vc ja nao e dona de vc mais... toda conta que vc cria ou app que vc aprova os termos, vc perde sua autonomia para empresa.... Ae vem a pergunta, vc tem algum algorítimo do google da qual retem todos seus dados que lhe dê sua autonomia, sem precisar do google para altera ????
Pondé... Traz o Padre Fábio de Melo?
Ele é muito ativo nas redes sociais e tem uma visão/aplicação mais "simpática e liberal" frente aos dogmas do Catolicismo.
Otimo pedido..!
Ele é progressista
eu hem
Na teia?
Assisto ouvindo Tonico & Tinoco: "Na Beira da Tuia*"
Meuvô nuncouviu falá nessatar didemocracia, Môçu!...
* Do "caipirês": celeiro/depósito/colheita amontoada (o famoso "matinho"...) e o famoso etc...
Pondé soube provocar os assuntos.
O convidado fala bem, mas seus argumentos são bem mal-caráter. No fim a maior parte do que ele fala é "acredito que não". Os deputados não estão se mobilizando por pressão de internautas, se não estariam propondo questões de segurança, educação, divida publica etc.. estão propondo isso pq querem lucrar com a água e só, perceberam um novo mercado, e o Kaike sabe disso.
Óbvio que ele possui ideologia, se vc não vê é pq esta cego pela sua. Ele está ali como representante de uma empresa, como que ele vai falar a favor de regulação do seu próprio negocio?? Muito conveniente deixar as pessoas só irem utilizando até dar algum problema... Temos sempre que descobrir as causas, não partir dos efeitos, e o que as IAs fazem é focar nos efeitos.
Prestem atenção nos adjetivos, não há imparcialidade, muito pelo contrario, há mal caratismo mesmo. Abraço
Convida padre Paulo Ricardo
Chama a Renata Barreto! Vamos falar de economia haha
Excelente entrevista! Mal vi o tempo passar.
Chame por favor o Marcos Vinicius da Dagora, plataforma de ensino online foçada no emocional.
www.dagora.com.br
MANDA SALVE PONDE SEU VELHO SAFADO! TE ADORO!
Eita. Com todo esse carinho não tem como ele não responder.
@@Daniel_Rodrigues_89 😃😃😃😃😃