Segurança Contra Incêndio em Edificações

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 лип 2024
  • SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NAS EDIFICAÇÕES
    ▶️ Se inscreva no Canal: bit.ly/InscrevaseUSCI
    ▶️ Nossa página: usci.com.br
    ▶️ Instagram: / fabricionogueira.usci
    ▶️ Facebook: / fabricionogueirausci
    ▶️ Conheça a Especialização e Incêndio Estrutural: epcie.com.br/usci
    ▶️ Conheça a Especialização e Incêndio Florestal: gcbrazil.com.br/especialista-...
    Quais os principais itens de proteção a segurança contra incêndio em uma edificação. O que você responderia?
    Neste vídeo você conseguirá entender melhor :
    * Os objetivos da segurança contra incêndio
    * A tríade da proteção da edificação
    * Como uma edificação é classificada;
    * A percepção do risco do fogo
    * As premissas básicas da segurança contra incêndio,
    * Proteção Passiva e Ativa
    * Principais causas de mortes por incêndio;
    * Normas nacionais e internacionais (NFPA 101 que é uma das normas mais atualizada para segurança contra incêndio da edificação)
    Os objetivos do projeto de segurança contra incêndio são esses nessa ordem:
    1 - a proteção da vida humana;
    2 - a proteção do patrimônio e
    3 - a continuidade do processo produtivo
    Há um círculo teórico do professor Telmo Brentano da Universidade Federal do Rio Gande do Sul muito importante para o nosso entendimento e que envolve a proteção contra incêndio em edificações.
    Este círculo vai ser representado por três divisões, onde cada uma destas divisões devem necessariamente existir para garantir que a segurança contra incêndio na edificação seja efetiva... vamos lá:
    PRIMEIRO É O PROJETO... O projeto deve estar adequado ao tipo de edificação atendendo a normas de requisitos mínimos, normalmente exigidos pelo corpo de bombeiros, é o que acontece hoje na maioria dos estados.
    Mas preste atenção, esse projeto deve ser atualizado toda vez que a edificação mudar o objetivo ou alterar parte de sua arquitetura. por exemplo: uma vez elaborado um projeto de um pavimento que acomodará carros, um pavimento garagem, ele está partindo do princípio que naquele pavimento será protegido com equipamentos para atender um incêndio iniciado em carros ou motos. Vamos imaginar agora que com o passar do tempo o administrador viu que poderia colocar naquela garagem produtos de almoxarifado.
    Logo esta proteção que havia sido pensado para proteger carros não irá surtir o mesmo efeito em armazenamento de produtos de um almoxarifado. Logo haverá uma necessidade de passar novamente por um projetista para garantir que todo o andar seja revisto e implementado novas medidas que vão atender aquele armazenamento.
    SEGUNDO ITEM EQUIPAMENTOS: os equipamentos devem ser pensados pelo projetista de forma que assegure que aquele ambiente não iniciará o incêndio, porém ele deve ao mesmo tempo imaginar que aquele ambiente tem 100% de chances de iniciar o fogo. Depois ele deverá pensar em cada uma das fases do incêndio e métodos para que aquele fogo não progrida no espaço.
    TERCEIRO ITEM TREINAMENTOS: os treinamentos devem ser feitos não só com os profissionais da área de segurança, mas também com o público fixo e flutuante. Este treinamento garantirá que os equipamentos sejam utilizados da forma adequada e protejam a edificação da melhor forma possível.
    Agora um outro ponto importantíssimo, anota: - o fogo ele vai propagar no espaço e no tempo, o princípio da segurança contra incêndio é criar meios para que o fogo não propague nem no espaço nem no tempo.
    Então a relação perfeita é aquela em que o fogo seja mais lento possível para que todos os ocupantes de uma determinada edificação consiga se retirar em segurança e combater com os equipamentos adequados o quanto antes.
    CLASSIFICAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES
    Bom pensando lá na cabeça do projetista ele deve determinar as medidas de proteção contra incêndios, neste momento o projetista dos equipamentos de proteção daquela edificação que será ocupada deverá passar por um processo de legalização daquilo que ele está projetando. Para isso o primeiro passo será classificar esta edificação. Toda edificação deve ser classificada segundo a sua ocupação, altura, área, em alguns casos, de acordo com a carga de incêndio ou carga de fogo ou carga térmica (tudo a mesma coisa).
    O CENÁRIO DO RISCO DE INCÊNDIO
    É importante falar da sensibilização dos tomadores de decisão. O que que é isso?
    É muito difícil nós profissionais da área de segurança contra incêndio conseguirmos modificar sozinho da forma que nós idealizamos um cenário de risco.
    Deixa eu te explicar: Uma coisa é o que sabemos que está errado e apontar como conserta. Outra é o tomador de decisão colocar dinheiro e tempo para consertar o erro.
    Na maior parte das vezes nós precisamos de outras pessoas para tomarem a decisão de investimento adequado, logo, há uma necessidade que nós profissionais conheçamos muito bem a propriedade e os riscos envolvidos com aquele tipo de edificação.

КОМЕНТАРІ • 25