"M" de Materialismo Histórico | Glossário 005

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 525

  • @io6340
    @io6340 5 років тому +441

    vem D de dialética com 20 min também

    • @FromSouth99
      @FromSouth99 5 років тому +1

      ..... e como a forma (youtube) sobredetermina o conteúdo.

    • @glaugaia
      @glaugaia 5 років тому +2

      to esperando também :)

    • @AndersonTakakura
      @AndersonTakakura 5 років тому +1

      Vem "D" 👍

    • @4rguz
      @4rguz 4 роки тому +1

      Sabrina, pode falar da Agnes Heller em algum vídeo? "O cotidiano e a história" ou "o quotidiano e a história". Talvez num C de cotidiano

  • @gabip4es
    @gabip4es 4 роки тому

    Vendo esse vídeo antes da minha primeira aula sobre dialética e marxismo da minha faculdade (ciências sociais; primeiro período). achei muito didático, não entendi direito os textos que meu professor passou e você me ajudou muito. Obrigada.

  • @RicardodeAbreu
    @RicardodeAbreu 5 років тому +4

    Eu entendi tudo de materialismo histórico em apenas 20 minutos de vídeo da Sabrina! Obrigadooooo!

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal 5 років тому

    Muito bom!

  • @khaossecond
    @khaossecond 2 роки тому

    Caralho, agora tudo faz sentido k
    Obrigado pelo vídeo, esclareceu muita coisa na minha cabeça

  • @victorsantarem4416
    @victorsantarem4416 5 років тому +8

    Queria um "M" de Mais-valia

  • @CaduBarzotto
    @CaduBarzotto 5 років тому +171

    Sabrina, adorei o vídeo.
    Se me permites, gostaria de dar uma sugestão: que tal um video “N de Neoliberalismo”? Acho que há pouca clareza sobre isso nas esquerdas, seria interessante contribuir para esse debate.

    • @RuggeronReis
      @RuggeronReis 4 роки тому +1

      @Fê Molina kkkkkkk

    • @diegocarvalho5955
      @diegocarvalho5955 4 роки тому +1

      @Fê Molina Colóquio de Walter Lippmann

    • @diegocarvalho5955
      @diegocarvalho5955 4 роки тому +5

      @Fê Molina Dardot e Laval têm um livro fantástico chamado "A nova razão do mundo", vai te explicar direitinho que existe neoliberalismo sim.

    • @diegocarvalho5955
      @diegocarvalho5955 4 роки тому +3

      @Fê Molina continuo citando o livro de Dardot e Laval, e o Colóquio de Walter Lippmann que se propunha a reformar o liberalismo clássico.

  • @inayam9407
    @inayam9407 5 років тому +129

    Sabrina vc podia fazer um vídeo comparando o método do materialismo histórico dialético com os outros métodos aplicados nas ciências sociais, contraponto o positivismo e sua influência na sociologia moderna.

  • @ferreira578
    @ferreira578 5 років тому +137

    Adoro suas aulas !!! com esforço consigo acompanhar ...

  • @pedrotenoriomendes
    @pedrotenoriomendes 5 років тому +4

    Tem uma pergunta que sempre faço aos marxistas, mas jamais recebo uma resposta satisfatória. Enquanto vocês não forem capazes de esclarecer os outros sobre esse ponto, não têm a menor chance de conseguir nenhuma revolução, ou pior, caso consigam , pode ser que se arrependam muito do que irão obter.
    Minha pergunta é a seguinte: Como esperam que , efetuada a revolução proletária , o poder sobre a sociedade não acabe concentrado nas mãos de alguns poucos indivíduos, que tenderão a abusar desse poder?
    Vou elaborar a partir desse ponto para esclarecer melhor a questão.
    Marx diz no manifesto do partido comunista : " O proletariado usará sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo o capital à burguesia, a fim de centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos do Estado, isto é, do proletariado organizado em classe dominante , e afim de aumentar o mais rapidamente possível a massa das forças produtivas"
    Mas a ideia do proletariado inteiro como classe dominante é uma falácia. Sempre surgirão lideranças que serão os verdadeiros donos do poder, como a história nos provou muitas vezes e a simples observação do comportamento humano demonstra. Não há como todos os seres humanos agirem como uma consciência coletiva, como os Borgs de Star Trek. É certamente possível que a maior parte da sociedade aja de acordo com certos princípios, como de fato acontece, estejam estes princípios certos ou não. Também não estou questionando, embora duvide bastante, que seria possível convencer a maioria dos seres humanos a agir levando em conta mais os interesses coletivos que os individuais.
    O fato é que simplesmente não há como se abolir a propriedade privada dos meios de produção sem que seja necessário um planejamento centralizado da economia. A abolição da propriedade sem centralização do planejamento econômico é uma impossibilidade lógica. Nem mesmo os marxistas mais ferrenhos negam isso. Geralmente respondem à questão da dificuldade do cálculo econômico no socialismo dizendo que através da moderna computação é possível fazê-lo. Mas não negam que uma centralização é necessária.
    Não há , por exemplo, como toda a classe proletária deliberar, dentre milhares ou milhões de possibilidades, como o ferro extraído em dado ano, em dado território, seria empregado. Já é dificil o suficiente a sociedade chegar a um consenso sobre qual de dois candidatos vai governar, quanto mais decidir entre dezenas, milhares ou milhões de empregos sobre um certo recurso. Alguém terá que fazer isso. Não havendo propriedade privada dos meios de produção, as decisões econômicas sempre acabarão sendo tomadas por um número limitado de indivíduos.
    Estas pessoas necessariamente teriam que comandar ou pelo menos estar associadas a uma força coercitiva, como o exército e a polícia, para impor as decisões econômicas que tomam para toda a sociedade.
    Está aí instaurado um imenso poder nas mãos de uma entidade central, e não importa se você irá chamá-la de Estado ou do que for. Essa entidade centralizadora será comandada por humanos, sujeitos à falhas e tentações. Certamente haverão pessoas que utilizarão esse poder em seu benefício, mesmo ao custo do mal de muitos.
    Recomendo pesquisar sobre o experimento de aprisionamento de Stanford para entender como o ser humano tende a abusar de qualquer posição de poder institucional.
    Logo , a utopia comunista, na qual o Estado se dissolveria e a divisão de classes desapareceria, não tem como acontecer.Inexoravelmente o comunismo vai esbarrar num estado totalitário. Os marxistas trocam a opressão capitalista por uma muito pior, exercida pelo Estado marxista. Essa era uma das grandes objeções de Mikhail Bakunin a Marx.
    Quem discordar dessa posição, ao invés de recorrer a chavões do tipo "vá estudar" ou a xingamentos, que é coisa de gente sem inteligência para argumentar, demonstre aonde está o erro da argumentação. Também peço que evitem respostas do tipo "Ah, mas no capitalismo o poder também está nas mãos de poucos." Eu não defendo o capitalismo da forma como os marxistas o entendem. Mas eu penso que não adianta nada criticar uma coisa e não apenas não oferecer resposta, como oferecer uma resposta ainda pior, como, a meu ver, é o caso do Socialismo. E repito, se quiserem que o socialismo dê certo terão que ser capazes de responder essa crítica. Agradeço por qualquer resposta civilizada adiantadamente.

    • @VA.B326
      @VA.B326 4 роки тому

      Não tem outra resposta mesmo além de vá estudar. Você Simplificou o processo como se ele fosse acontecer da noite pro dia, não é assim e nem o que foi proposto, levaria anos, primeiro distribuindo a riqueza de forma mais igual, durante séculos, pra superar o egoísmo e o fetichismo capitalista, só aí de forma gradual o Estado desaparece. Enfim, lê de novo, é melhor.

  • @lorrane6991
    @lorrane6991 5 років тому +757

    Leiam 18 de Brumário, o livro é curtinho, pela leitura consegui traçar vários paralelos com a situação atual, como por ex. Como a burguesia culpa o debate político pelos fracassos da economia

  • @thalesboddah
    @thalesboddah 5 років тому +356

    Se eu entendi o materialismo histórico, foi pq eu MERECI!

    • @deboravril
      @deboravril 5 років тому +4

      😂😂😂😂😂

    • @danic1378
      @danic1378 4 роки тому +15

      Todos merecemos mesmo entender, mas só precisamos tomar cuidado para não cairmos nas artimanhas do paradigma do Patriarcado ou do Ego...

    • @carolalves5779
      @carolalves5779 4 роки тому +8

      puts eu não mereci pq pra mim ela ta falando gregoKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • @marthapessoacortes7189
      @marthapessoacortes7189 3 роки тому +3

      kkkkk você não entendeu foi nada. rsrsrs

    • @canaldobrasil1186
      @canaldobrasil1186 3 роки тому

      Me ajuda

  • @lisandramenezescandido2092
    @lisandramenezescandido2092 4 роки тому +45

    "A história da sociedade é a historia da luta de classes." Citação essa que tá sempre presente nas minhas redações e defesas de argumentação de um modo geral!!!!

  • @carolsepulveda3911
    @carolsepulveda3911 5 років тому +65

    Um vídeo como esse deve ter dado muito trabalho. Obrigada pela dedicação!

  • @JoaoMarcos-xv5iy
    @JoaoMarcos-xv5iy 5 років тому +39

    Mais um vídeo pra rever algumas vezes e tomar vergonha na cara e estudar o assunto.

  • @bfaab
    @bfaab 5 років тому +29

    Seria ótimo alguém conseguir fazer um vídeo em que analisa uma situação histórica e comparar uma análise com o materialismo histórico com uma outra análise diferente.

  • @analuvc
    @analuvc 5 років тому +33

    Sabrina, faz um também sobre propriedade privada por favorzinho ❤️

  • @samarajacome4923
    @samarajacome4923 5 років тому +217

    muito obrigada sabrina por proporcionar formação política seria! gratidao, vamos transformar esse mundao

    • @etevaldoalmeida3878
      @etevaldoalmeida3878 5 років тому +3

      O mundo está em constante transformação. É como o giro do planeta, está girando, mas não percebemos. E assim se faz noite e dia, dia e noite...

    • @kevengabryelcandidobatista3844
      @kevengabryelcandidobatista3844 4 роки тому

      @Lucas S tá usando droga?

  • @danielasilvanas9750
    @danielasilvanas9750 4 роки тому +2

    Eu tento de todas as formas compreender e vê uma lógica nisso tudo e confesso que não consigo. Eu li o Manifesto comunista e não consegui concordar com nada. Quando o marx faz uma lista de 10 dicas para conter um país economicamente desenvolvido fiquei em choque. Um país economicamente enfraquecido gera pobreza, assim como é nos países de terceiro mundo.
    O materialismo histórico é usado na tendência pedagógica das escolas públicas e a violência só aumentou. Isso nunca deu certo em lugar nenhum. Eu gosto de estudar sobre isso,mas não consigo vê uma lógica.

  • @luisabrito6107
    @luisabrito6107 5 років тому +25

    O 18 Brumário foi o primeiro livro do Marx que li. ❤️

  • @biacalho
    @biacalho 11 місяців тому +6

    Tem uma frase que eu amei no livro Ideologia Alemã: "Não é a conciência que determina a vida, é a vida que detrmina a conciência"

  • @gustavocavalcante4704
    @gustavocavalcante4704 3 роки тому +2

    Segundo a Sabrina, to assistindo esse vídeo em 2021, lá pra 2024 eu vou ter entedido isso tudo, mas sigo na luta haaahhahahahahah

  • @brunorolico
    @brunorolico 5 років тому +16

    Sabrina, você é muita clara nas explicações. Muito obrigado por mais esse excelente vídeo, camarada. Compartilhado.

  • @rafaelfeldens6876
    @rafaelfeldens6876 5 років тому +60

    Caramba esse vídeo ficou MUITO bom, cada vez mais vejo que as criticas ao materialismo histórico e ao marxismo que li e reli na faculdade (de história) são superficiais pra não dizer mentirosas. Meus professores/professoras apresentam quase como consenso que as bases do marxismo estão superadas, apesar das contribuições que deu, ou que temos que fazer um "marxismo diferente" que é tão diferente que é quase igual á sociologia positivista. Agora, com estudo e tua ajuda as coisas tão fazendo muito mais sentido, valeu.

    • @Panopticovirtual
      @Panopticovirtual 5 років тому +15

      O interessante, Rafael, é que na UFG, onde me formei em História também, havia apenas um professor cuja vertente era marxista. E, assim como no seu caso, o entendimento geral do resto do corpo docente era esse mesmo que você apontou, isto é, de que materialismo histórico havia sido superado. Para além de apontar aqui os méritos e contribuições dessa vertente de interpretação do processo histórico, quero apenas contrapor esse fato às acusações obscurantistas, apedeutas e conspiratórias de que nas universidades públicas existe uma doutrinação marxista. Muito pelo contrário: o marxismo, entendido como matriz teórica de entendimento da realidade, é minoria e tratado como superado em vários aspectos.

  • @alinezimmer
    @alinezimmer 5 років тому +105

    Sabrina, além do teu rigor em cada aula e da grande capacidade de comunicação que tu tens, o que me encantou nesse vídeo foi o teu brilho no olho ao falar de materialismo histórico. Saiba que isso faz brilhar o nosso olho do lado de cá também, pela certeza de que é o método que melhor analisa a realidade. Essa certeza nos empolga em mudar nosso olhar e nossa postura diante do mundo. Obrigada pelo excelente trabalho!

  • @beatrizmenezzzzes
    @beatrizmenezzzzes 5 років тому +46

    sabrina, apesar de o vídeo ter aberto muito a minha cabeça, me feito entender bem mais do que eu entendia inicialmente, consigo perceber o materialismo histórico enquanto método de ANÁLISE, mas ainda fica um ponto de interrogação sobre como ele funciona na prática da mudança da realidade, ou seja, em ações voltadas para o presente e o futuro. mas aí entra a minha parte: ler muito! o vídeo ficou fantástico. você é incrível e me motiva aos montes! fui na flipei especialmente pra ver as mesas das quais você participou e até perguntinha fiz. beijo!

  • @marinapolo8195
    @marinapolo8195 5 років тому +37

    Eis que chega o M necessário ♡

  • @nataliapinto6947
    @nataliapinto6947 2 місяці тому +1

    Conhecendo o canal agora, e que conteúdo maravilhoso. Muito obrigada por ajudar a democratizar o acesso a formação política, sua prática aqui já é uma engrenagem de transformação!

  • @davidribeiro7910
    @davidribeiro7910 2 роки тому +1

    (Mulheres são exploradas pelo capitalismo...???)
    Mulheres ganham menos e gastam mais... tudo relativo à mulher é muiiiitoo mais caro..... explique isso....

  • @jacbliss
    @jacbliss 5 років тому +3

    O maior desafio é manter rigor na utilização desse método. O idealismo ta sempre a espreita. É evidente como os vícios pós modernos pulsam na prática política da esquerda e inviabilizam uma práxis concreta que movimente as massas e a realidade de acordo com as possibilidades reais. O atual distanciamento do campo popular da esquerda denúncia tudo isso.

  • @noah_machado
    @noah_machado 5 років тому +10

    Tô há três anos entendendo esse rolê também. Chega dá animação e esperança ouvir que você demorou um cadim pra captar...

  • @laracifre
    @laracifre 5 років тому +4

    Paulo Freire está orgulhoso! Que didática! Sabrina, eu procurei pelo canal e não achei, em uma outra oportunidade, se possível, gostaria de sugerir um vídeo com a temática: Diferença entre marxismo, leninismo, trotskismo e stalinismo, por favor. Obrigada!

  • @shermanwillian6785
    @shermanwillian6785 5 років тому +5

    Em tempos políticos sombrios em que parece que a idiocracia está ampliando e se instalando, e que está havendo ataques ao conhecimento acadêmico e aos intelectuais orientados por gente com mentalidade fascista, é um grande alento ver um vídeo bem produzido e com uma exposição muito bem feita por uma professora e divulgadora do conhecimento filosófico e científico.

  • @deizebentim9615
    @deizebentim9615 5 років тому +8

    Aula excelente. Parabéns. Existem condições biológicas que constituem o comportamento humano também. Mas esse conhecimento é muito recente e quem tem que fazer esse link é quem estuda os dois aspectos.

  • @madaimed
    @madaimed 5 років тому +10

    mulher, que trabalho maravilhoso que tu está fazendo! Mil vezes obrigada!!

  • @isadoraguilherme883
    @isadoraguilherme883 5 років тому +10

    Tô chocada com a qualidade de conteúdo desse vídeo de 18 minutos, muitoooo bom

  • @nokeari
    @nokeari 5 років тому +10

    Não basta ideias diferentes, é preciso construir condições! Obrigada pelo video! Adorei!

  • @janainamoraes3501
    @janainamoraes3501 5 років тому +23

    Minhas sugestões para próximos vídeos de Glossário:
    A de alienação
    R de revolução
    L de luta de classes

  • @albertosoares7664
    @albertosoares7664 5 років тому +3

    Caralho, sério mesmo que tem gente que ainda leva o marxismo clássico a sério?

    • @Lessblanc
      @Lessblanc 5 років тому +4

      Caralho, sério que tem gente que não leva o marxismo clássico a sério?

  • @pamcj008
    @pamcj008 5 років тому +10

    Que vídeo e aula incríveis! A professora Sabrina está de parabéns como sempre. Vou divulgar muito! Beijo, professora!

  • @btzmello
    @btzmello 5 років тому +6

    AFF que aula incrível!!! Você explica as coisas com muita clareza e simplicidade.
    Obrigada por todo conteúdo que vc disponibiliza na internet! É muuuuito importante, mesmo
    Já fiz várias anotações 💖

  • @mariangelamatos76
    @mariangelamatos76 5 років тому +5

    Vídeo excelente. Muito obrigada. Ah, obrigada também pelo toque whovian com a TARDIS e os doctors... amei 😍

  • @jessicazambello
    @jessicazambello 5 років тому +6

    Adoro a série de Glossário, é um auxílio enorme pra encontrar um ponto de partida.
    Mas especialmente adorei as recomendações do José Paulo Netto, pq pesquisando por aí pra começar a estudar marxismo, o nome dele não parava de aparecer (afinal é um dos maiores nomes da área né), mas é sempre bom ter uma indicação pra tirar a dúvida se realmente é o mais indicado pro que a gente procura.
    Obrigada, Sabrina!

  • @rossetquirino157
    @rossetquirino157 5 років тому +7

    Mais um vídeo pra assistir com o caderninho ao lado, muito obrigado Prof. Sabrina.

  • @DanielFelix0101
    @DanielFelix0101 5 років тому +7

    Aproveitando....Parabéns pelo livro!!!!! muito bom!

  • @pedrocairo1474
    @pedrocairo1474 5 років тому +6

    Sabrina linda comunista !! Sempre iluminando nossas mentes .

  • @andreuvalls46
    @andreuvalls46 5 років тому +6

    Parabéns!
    Grato pela sua dedicação em ocupar seu tempo entre outras tarefas com a produção desse vídeo. Obrigado.

  • @Gabe-Me-Fi-San
    @Gabe-Me-Fi-San 5 років тому +7

    Os últimos vídeos lançados pela Sabrina tem abordado temas que eu estudei no semestre passado no curso de Geografia, que bom rever e revisar os conteúdos. Seu trabalho aqui no UA-cam é indispensável e essêncial

  • @JohnBGood1
    @JohnBGood1 4 роки тому +1

    Sabrina dialoga com o Gustavo (do canal Orientação Marxista)? 🤔

  • @lucaskenui6379
    @lucaskenui6379 5 років тому +41

    mais uma recomendação de leitura: o que é ideologia, da marilena chaui. ela trabalha bastante a relação entre as ideias produzidas e a condição material em que elas foram produzidas, além de esboçar esses conceitos complicados como dialética, a dialética idealista do hegel, as críticas que o marx faz ao hegel, etc. etc. e o próprio materialismo histórico também

    • @TheNarutoshipuden5
      @TheNarutoshipuden5 5 років тому

      aquele fulano de tal Todo mundo recomenda ela, é boa msm?

    • @lucaskenui6379
      @lucaskenui6379 5 років тому

      @@TheNarutoshipuden5 os marxistas mais ortodoxos se aproximam dela com cuidado, mas eu pessoalmente acho ela sensacional. recomendo absolutamente tudo dela: o convite a filosofia, o mito fundador e sociedade autoritária, o nervura do real, etc. etc. pra mim, a marilena já conquistou seu lugar entre os grandes da filosofia brasileira.

    • @renatomism
      @renatomism 2 роки тому

      Acho o Žižek muito bom pra debater Ideologia. Pena que ele é péssimo na leitura geopolítica... mas vale a pena lê-lo de forma crítica. Mais que Marilena Chauí, na minha opinião

  • @vanessalazzaretti1182
    @vanessalazzaretti1182 5 років тому +5

    Meu coração dá um pulinho toda vez que chega notificação de vídeo novo no canal

  • @efijr4505
    @efijr4505 5 років тому +5

    "M" de mulher maravilhosa!! Mais um vídeo essencial, parabéns camarada! 👏🏻🙅🏻‍♂️

  • @lehenge
    @lehenge 5 років тому +6

    Obrigado pelo vídeo incrível e didático, e pelo seu esforço de transformar e educar nossa sociedade.

  • @brennocavalcante9030
    @brennocavalcante9030 5 років тому +1

    Pensei que iria citar algo da Ideologia Alemã, ela fala tanto sobre materialismo histórico.

  •  5 років тому +6

    Eu acredito bastante que não existe nada imutável! 👏🏻 Obrigada por esse vídeo!

  • @tscmdt
    @tscmdt 5 років тому +6

    Finalmente comecei a entender materialismo histórico. Obrigada, Sabrina 🥰💙

  • @raquelmorais3844
    @raquelmorais3844 5 років тому +33

    Aeee! Chegou um dos 3 vídeos que eu tava esperando! Agora só falta D de Dialética pra fechar! Haha
    Falando em dialética, morro de vergonha de te perguntar mas vou aproveitar a deixa: Eu não sei se tu estudastes algo relacionado a isso (acredito que já), mas como tu interpretas a dialética em Lefebvre? Estou estudando ele no mestrado e tenho curiosidade de saber o que tu pensas sobre.
    Mais uma vez, muito obrigada! Tuas contribuições importantíssimas pra nós! 💖

  • @RF-lg3ec
    @RF-lg3ec 3 роки тому +2

    Pelo q eu entendi, materialismo histórico é um método de análise que considera que o meio social e material no qual um ser humano vive define seu modo de pensar e, consequentemente, o seu modo de agir. Já suas ações, remodelam o meio social e material que voltarão a alterar seu modo de pensar e de agir e assim sucessivamente ao longo da história. Não sei se está correto, mas faz sentido.

  • @raquelsilvamatos338
    @raquelsilvamatos338 5 років тому +6

    Mais uma vez, obrigada! Obrigada por nos ensinar formação política com seriedade. Você é show demais!

  • @lucaslopes6395
    @lucaslopes6395 5 років тому +10

    meu lenin, eu amo essa mulher, e como ela explica💓🤧

  • @karenfinance3336
    @karenfinance3336 5 років тому +6

    Por esse conteúdo de qualidade vale a pena esperar mais pelo vídeo. Obrigada! 😊

  • @sandiegocastilho8495
    @sandiegocastilho8495 5 років тому +21

    Gostaria de indicar aqui o curso de Introdução ao Método de Marx do prof José Paulo Netto q vc encontra facilmente no youtube, são aulas longas de cerca de 2 hrs mas são sensacionais e vai ajudar no entendimento da explicação da Sabrina além de complementar o assunto.

  • @ricardocarvalho1390
    @ricardocarvalho1390 5 років тому +2

    Muito Bom. Tava precisando disso depois que recebi um pedido de oração para as chamas da amazônia se apagarem.

  • @danielperrut2917
    @danielperrut2917 4 роки тому +4

    É impressionante e MUITO inspirador perceber o quanto você entende do que fala! Só tenho a agradecer pela sua contribuição, Sabrina

  • @natashaamaro
    @natashaamaro 4 роки тому +1

    Olá Sabrina! Que tal um dia fazer um vídeo explicando o Q de Quarta teoria Politica do Russo Aleksandr Dugin? Andei pesquisando o assunto depois que vi esta nova "solução política" sendo defendida num canal de esquerda (Portal do José).

  • @julianagago4646
    @julianagago4646 5 років тому +3

    Nada fácil, mas MULHER, QUE VÍDEO! Que aula! Maravilhosa, muito obrigada. Voltarei neste muitas vezes, lerei as indicações, estudarei. Inspirador 🖤

  • @Rubens_Witt
    @Rubens_Witt 5 років тому +6

    Ótima explicação, me ajudou com o TCC.

  • @vinhosuave1
    @vinhosuave1 5 років тому +7

    Cheguei dando like vamos curtir,pra unificar mais e mais a esquerda !!Sabrina vc é nossa salvação ...rainha vermelha !!

  • @maurocosta6668
    @maurocosta6668 5 років тому +5

    Cara, me apaixonei! Você domina muito bem todos os assuntos e explica de uma forma muito acessível
    !

  • @SRIOSilva
    @SRIOSilva 3 роки тому +1

    ,,..o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a história, é que todos os homens devem estar em condições de viver para poder 'fazer história'. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter moradia, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro fato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam que haja a satisfação dessas necessidades, a produção da própria vida material." (MARX, ENGELS, “A ideologia alemã”)
    E para que essa produção da própria vida material aconteça, o homem estabelece relações sociais, de onde se segue que
    "... um modo de produção ou uma determinada fase industrial estão sempre ligados a uma determinada forma de cooperação e a uma fase social determinada, e que essa forma de cooperação é, em si própria, uma 'força produtiva'; decorre disso que o conjunto das forças produtivas acessíveis aos homens condiciona o estado social e que, assim, a 'história dos homens' deve ser estudada e elaborada sempre em conexão com a história da indústria e do intercâmbio." (MARX, ENGELS, “A ideologia alemã”)
    Veja bem o final da última frase: "a 'história dos homens' deve ser estudada e elaborada sempre em conexão com a história da indústria e do intercâmbio." Por essa razão,
    "A produção de idéias, de representações e da consciência está, no princípio, diretamente vinculada à atividade material e o intercâmbio material dos homens, como a linguagem da vida real. As representações, o pensamento, o comércio espiritual entre os homens, aparecem aqui como emanação direta do seu comportamento material. O mesmo ocorre com a produção espiritual, tal como aparece na linguagem da política, das leis, da moral, da religião, da metafísica, etc, de um povo." (MARX, ENGELS, “A ideologia alemã”)
    Disso eles concluem que "não é a consciência que determina a vida, mas a vida é que determina a consciência." (MARX, ENGELS, “A ideologia alemã”)
    "A consciência, consequentemente, desde o início é um produto social, e o continuará sendo enquanto existirem homens. A consciência é, antes de tudo, mera consciência do meio sensível mais próximo e consciência de uma interdependência limitada com as demais pessoas e coisas que estão situadas fora do indivíduo que se torna consciência." (MARX, ENGELS, “A ideologia alemã”)

    • @SRIOSilva
      @SRIOSilva 3 роки тому +1

      SÓ COPIEI E COLEI, NÃO MIM ADMIRE,PORFAVORRR

  •  5 років тому +3

    Muuuuito bom!!! Vc acha q podemos aproximar o materialismo histórico, então, da fenomenologia? podia falar sobre isso um hora?

  • @tubarine
    @tubarine 5 років тому +6

    Amo que já confirmou o H de Hegemonia e o D de Dialética nesse ❤

  • @mayarabatistas
    @mayarabatistas 5 років тому +6

    Vídeo ótimo, como sempre

  • @nicothetree
    @nicothetree 5 років тому +2

    O ping subiu 0:19

  • @vicruassilva1252
    @vicruassilva1252 5 років тому +5

    Adoro suas aulas quando for prof de sociologia vou querer ser como você

  • @rebecamarinho5771
    @rebecamarinho5771 5 років тому +1

    sabrina, vc poderia dar um exemplo de materialismo histórico para ficar mais claro? como essa visão se dá na prática?

  • @diegofernandes411
    @diegofernandes411 5 років тому +6

    essas citações ajudaram demais

  • @crisbonin6274
    @crisbonin6274 3 роки тому +1

    Quero andar com vc e com a Rita Von Hunty no recreio! Amo vcs, maravilhosas ❤

  • @jcm357
    @jcm357 5 років тому +2

    Sabrina muito obrigado, ficou excelente! Como alguém falou em outro comentário, dá pra perceber a sua empolgação falando do tema. Contagiante.

  • @pprilopes
    @pprilopes 5 років тому +3

    Muito provavelmente já ouviste falar da Teologia da Libertação, né. Estudei há muito tempo um livro que dava uma introdução à TdL e dizia que ela utilizava as Medições Sócio-analíticas retiradas do marxismo para analisar a realidade e entendê-la. Isso tem a ver com Materialismo histórico?
    Obrigada!

    • @marcelialencar11
      @marcelialencar11 5 років тому +1

      Talvez nesse caso, tenha ocorrido um processo com base no materialismo histórico, no entanto vejo a TdL como ferramenta de revolução em um organismo material delimitado( a Igreja,no caso). Vejo a TdL mais como dialética e práxis.

    • @pprilopes
      @pprilopes 5 років тому

      @@marcelialencar11 hum, entendi. Acho rsrsrsr. Obrigada!

  • @Noxtof
    @Noxtof 4 роки тому +1

    Muito bom, ainda que de forma superficial eu comecei a compreender

  • @trikamaluka
    @trikamaluka 5 років тому +5

    AMEI! Não conhecia o quadro, adorei!

  • @NECOBACCA
    @NECOBACCA 5 років тому +1

    Professora, para adiante de toda a sua clara esplanação, sugiro também o entendimento do mercado financeiro. A lápide fantasmagórica do capitalismo. Seus seguidores merecem o esclarecimento dessa brutal mudança em todas as relações.

  • @isabelapereira8914
    @isabelapereira8914 4 роки тому +1

    minha vida com Tese Onze, Tempero Drag e Leitura ObrigaHistória; transcrever tudinho, palavra por palavra, como forma de memorização e propagação simplificada do conteúdo. tenho tudo guardadinho no meu Google Docs.
    sempre dou os créditos de tudo o que sou e aprendo sobre o âmbito político à vocês. todo o conteúdo que consumo vem é de grande ajuda e aditivo na hora de ser agente de mudança e propagar nossa política da maneira correta. ter conhecimento da base é muito precioso. agradeço pelo trabalho tão bem feito e digo que vocês exercem grande influência na minha educação e aprendizado! obrigada por tudo

  • @ldsandrade
    @ldsandrade 5 років тому +1

    As aulas de história que tive no colégio seguem a lógica do materialismo histórico e do conflito de classes e donos do meios de produção. E aí quando vc aprende materialismo histórico ele "faz sentido" pq ele é a lógica de como a história foi ensinada. Não estou dizendo que professores de história seguem a linha conspiratória do marxismo cultural. É que explicar história do ponto de vista do materialismo histórico faz sentido. Mas será quais seriam as outras formas de contar a história? Harari contou de outra forma e ele tem preocupação com o futuro.

  • @josuemarques4258
    @josuemarques4258 2 роки тому +1

    Socialismo ou barbárie, porra!

  • @MarcosSilva-nt2st
    @MarcosSilva-nt2st 5 років тому +3

    Como eu esperei por esse vídeo... muito obrigado, Sabrina!!! ^_^ Você é incrível!!!

  • @Ana194
    @Ana194 5 років тому +3

    Sabrina, você conhece o livro "Apologia da História ou o ofício de historiador" de Marc Bloch?

  • @JPSS93
    @JPSS93 5 років тому +4

    Uma excelente contribuição para a sociedade, este M de materialismo histórico. Estou "de cara" com essa aula

  • @robsonsantos4144
    @robsonsantos4144 2 місяці тому +1

    Que maravilhosa

  • @bruno-ko1cb
    @bruno-ko1cb 5 років тому +4

    *Muito obrigado*

  • @anacarolinaamaral6904
    @anacarolinaamaral6904 4 роки тому +1

    Primeiramente, agradeço imensamente pela existência do canal, é um lugar muito enriquecedor. Sabrina, vc poderia falar sobre a afirmação de alguns autores de que o materialismo histórico seria algo forjado ao longo dos anos e não algo desenvolvido por Marx e Engels?
    Obrigada, seu canal é maravilhoso!

  • @Nimbereth
    @Nimbereth 5 років тому +6

    Ótimo glossário.

  • @aryanetada
    @aryanetada 5 років тому +6

    Perfeito!

  • @tdvilela
    @tdvilela 5 років тому +6

    Sabrina sempre excelente, parabéns pelo trabalho!

  • @eduardolima4418
    @eduardolima4418 5 років тому +6

    Essa carta do Engels para o Bloch é maravilhosa. Dá vontade de enviar PELO CORREIO, COM POMPA E SELOS VERMELHOS para todos os liberais.

  • @rodrigoathomas
    @rodrigoathomas 3 роки тому +2

    pra ajudar meus amigos que não falam/entendem português e querem assistir esse vídeo, achei os trechos que a Sabrina cita no vídeo - e que não são traduzidos - e os coloco aqui em seguida :)
    - aos 3:33, temos o trecho do "18th Brumaire ...": "Men make their own history, but they do not make it as they please; they do not make it under self-selected circumstances, but under circumstances existing already, given and transmitted from the past"
    - aos 5:42, o trecho de "Socialism: Utopian ...": "The materialist conception of history starts from the proposition that the production of the means to support human life and, next to production, the exchange of things produced, is the basis of all social structure; that in every society that has appeared in history, the manner in which wealth is distributed and society divided into classes or orders is dependent upon what is produced, how it is produced, and how the products are exchanged. From this point of view, the final causes of all social changes and political revolutions are to be sought, not in men's brains, not in men's better insights into eternal truth and justice, but in changes in the modes of production and exchange. They are to be sought, not in the philosophy, but in the economics of each particular epoch"
    - aos 9:47, o trecho de "Letters: Marx-Engels...": "According to the materialist conception of history, the ultimately determining element in history is the production and reproduction of real life. Other than this neither Marx nor I have ever asserted. Hence if somebody twists this into saying that the economic element is the only determining one, he transforms that proposition into a meaningless, abstract, senseless phrase. The economic situation is the basis, but the various elements of the superstructure - political forms of the class struggle and its results, to wit: constitutions established by the victorious class after a successful battle, etc., juridical forms, and even the reflexes of all these actual struggles in the brains of the participants, political, juristic, philosophical theories, religious views and their further development into systems of dogmas - also exercise their influence upon the course of the historical struggles and in many cases preponderate in determining their form"
    - aos 13:50, o trecho de "Economic Manuscripts: ...": "The mode of production of material life conditions the general process of social, political and intellectual life. It is not the consciousness of men that determines their existence, but their social existence that determines their consciousness"

  • @marcosbraga7837
    @marcosbraga7837 4 роки тому

    Sempre passo aqui pra revisar.
    Sabrina, tu já leste o livro do José D'Assunção Barros sobre marxismo? Se sim, indicaria para aprofundar no assunto?

  • @meuladoamelie
    @meuladoamelie 5 років тому +4

    pra mim esse foi o vídeo mais foda do canal! arrasou! :)

  • @staelmororo6929
    @staelmororo6929 2 роки тому +1

    amoooooooooooooooooo a professora