Boas tji, o serviço militar obrigatório é mais no objetivo de preparar a população no caso de uma eventual guerra para haver mais reservistas que possam ser mobilizados mais rápido e sem tanto treino. Numa eventual guerra nenhum pais quer mandar para o campo de batalha tropas com menos de 6 meses de treinamento, o serviço militar obrigatório é só para reduzir esse tempo de treinamento de uma eventual guerra e não propriamente para manter muitos militares na ativa. Tji sei que é a tua opinião e respeito, mas tens que pensar que estamos inseridos na OTAN, é uma aliança, se atacarem 1 atacam todos, e não é por Portugal que está longe da fronteira desta potência guerra que têm desculpa de contribuir menos da defesa, todos devem contribuir o mesmo. É injusto os cidadãos de uns paises terem que pagar mais e esforçar-se mais para garantir a segurança do que os outros. E neste ponto até concordo com o Trump (e é dos poucos pontos que concordo com a 🍊) os USA gastarem cerca de 6% do PIB em defesa e a Europa com metas de gastar 2% é normal que eles pressionam para termos maiores gastos, porque os contribuintes americanos não são pais dos europeus para nos dar segurança, nós temos que investir na nossa própria segurança. Imagina, não é porque na tua zona não à assaltos que não vais pagar parte dos teus impostos para dar a polícia (eu sei, exemplo de merda). E acho até, que por um lado o serviço militar obrigatório é um pouco contra a liberdade, mas é em prol da liberdade. Tbm tens que perceber que a tropa em parte ensina as pessoas a terem respeito, terem um pouco mais da amor ao país, serem mais fortes tanto fisica e psicologicamente, terem maior autodeterminação e dedicação. Tipo nem todos os filhos de uma família problemática são problemáticos, nem todos os filhos de uma família estável são pessoas "decentes" mas é muito mais provável sair uma pessoa "decente" numa familia estável do que uma família problemática. Acho que no overall a tropa é muito educativa. Mas pronto é a minha opinião. Btw, tens que voltar à Terceira
NATO?? Instrumento militar amaricanado homem, respeito, educaçāo bláblä...?? Mal dos q aprendem o bäsico a partir dos 19 sob humilhaçāo e por Gente sem preparaçāo nenhuma pró efeito.....eles até treinam "sede" e se souber de alguma força de segurança sem casos de corrupçāo ou abusos de poder, conte-nos
Ontem ouvi um militar de carreira graduado, a falar na TV sobre este tema. Ele defendia um serviço militar obrigatório diferente do modelo antigo. Ele falou na possibilidade de uma espécie de formação de cidadania, durante 6 a 9 meses, para rapazes e raparigas, em que, mais importante do que uma recruta, haveria uma formação mais abrangente, para, num cenário de guerra, ou de outro tipo de situações difíceis, como fenómenos naturais adversos, por exemplo, os cidadãos estarem preparados para lidar com a situação, mesmo ao nível do apoio na protecção da sociedade civil.
@@andrequedanca Seriam uns escuteiros em esteroides, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. Olha a situação de Taiwan, Turquia o ano passado... Até aqui em Portugal para limpar matas.
@@ianmoone6562 Estás a falar dos terramotos? Japão não tem serviço militar obrigatório e tem dos melhores sistemas antiterramoto do mundo. Aqui em Portugal podes ter toda a gente formada no que fazer em caso de catástrofe mas 99% das infraestruturas habitacionais seriam destruídas.
@@andrequedanca Japão nem tem forças militares tradicionais. O "exército" japonês é exclusivamente para autodefesa e... para lidar com desastres. Além disso está numa das áreas de maior atividade sísmica, é obvio que a extrema necessidade aliada à tecnologia levou ao desenvolvimento de um dos melhores sistemas. Portugal não tem sismos mas tem incêndios. Tem a necessidade mas não tem uma força de combate capaz. Uma força de prevenção já seria muito útil.
Depende do modelo...sou a favor que haja algum tipo de formação e consciencialização nessa área para futuras situações que venham a ocorrer, seria benéfico para todos nós.
Quando num suposto "debate", o BE, Chega, PS, CDS, etc concordam todos, o que realmente me deixa perplexo é o porquê de se gastar dinheiro em fazer o debate sequer!! É que não há ponta por onde se lhe pegue! Caros... o BE e o Chega estão de acordo!!! Têm a noção do que isto representa?
O "se estivesse lá estado perceberia" ao min 55 qualquer coisa, fez-me lembrar o cliché célebre do Big Brother do "só quem cá está é que percebe". xD A diferença é que até no Big Brother só lá estava quem queria.
O engraçado é que de todos os países da NATO a Islândia é o único que não possui forças armadas mas tem pelo menos um PIB de 2% para o material militar que lá têm instalado que nem sequer é deles. Se é suposto cada país estar preparado para uma eventual guerra porque não a Islândia, mesmo tendo uma população de 400.000 habitantes? É mais uma prova de que não precisamos de SMOs mas sim de condições e outros meios para ajudar na militarização, mas isto é a minha opinião. 👍
-1 dia obrigatório, 6 meses altamente incentivados mas com possibilidade de abandono; -Escolha entre Serviço militar (necessidades das forças armadas), Policiamento (guardas municipais), Primeiros socorros, Bombeiros, Investigação, Desporto etc...; -Horários flexíveis, reduzidos para alunos e trabalhadores; -Permanência possível dos 18 aos 30 anos (possibilidade de ingressar nos quadros permanentes se aos 30 anos tiver X de créditos e excelente aproveitamento); -Manutenção no programa dependente de constante avaliação; -Cada hora prestada no serviço equivale a 1 crédito, ao fim de X créditos o prestador recebe benefícios fiscais e/ou bolsas estudos e/ou redução idade da reforma e/ou prioridade em programas sociais etc...; Escuteiros em esteroides que iriam prestar APOIO a funções que se encontrassem carentes.
Não sou necessariamente a favor do serviço militar obrigatório, mas há que pensar. Dizer que é “uma parvoíce” de modo leviano como dizes é um bocado inocente. Como é que vais ter liberdade individual se te atacarem o país/a europa e não tiveres quem defenda a tua liberdade? É tramado, Tji. O mundo é mais complexo e mais violento do que gostamos de imaginar.
Eu respeito as pessoas que apoiam o smo mas tenho algumas duvidas que se prendem pelo seguinte: ate que ponto obrigar uma pessoa que não quer cumprir serviço militar a faze lo vai beneficiar a própria e o país? Sera que a pessoa vai reter o que é preciso ou vai la estar por estar? Sera que o smo prepara verdadeiramente para um cenário de guerra na sua maior plenitude? Sao tudo questões que se têm de equacionar e eu acho que se as pessoas forem de forma voluntária vai correr muito melhor é o que acho não desvalorizando o cenário actual que esta muito complicado
Num mundo ideal um país pequeno e com as carências de Portugal não seria necessário pedir, sequer obrigar ninguém a dedicar 6 meses da sua vida para desenvolver habilidades básicas de prontidão como primeiros socorros, resolução conflitos, mapas, liderança, condicionamento, combate a crises etc.. Além que dava para fazer tudo isso sem pegar numa arma, em simultâneo com o estudo e já ficariam mais preparados que 95% da população. Mas tudo bem, não à obrigação, mas quem o fizesse deveria ter benefícios sobre todos os outros cidadãos.
Tji se houver guerra na Europa e começar a faltar coisas nas prateleiras do supermercado não precisas que a Rússia chegue aqui, o próprio povo garante que se auto destrói....eu tbm não sou a favor da obrigatoriedade, mas que conhecimento militar pode vir a dar jeito, pode.
Não acreditas em cenários apocalípticos? Lembraste de um evento que começou em 2020 em que ficamos todos fechados em casa, que nunca ninguém imaginou ser possível? Não me parece que uma invasão da Europa toda, inclusive Portugal seja assim tão descabido
people que tá com esse discurso deve saber que isso so acontece com provocaçao da situaçao por parte da NATO, a Russia n é louca para atacar uma aliança dessas e provocar o que seria essencialmente o fim da civilizaçao. Tenho menos confiança nos nossos amigos franceses que nos Russos
Acho que para além de tudo isto, temos de pensar que já existem imensos jovens portugueses que nem em Portugal estão. Até gostaria de saber qual será a posição do governo neste aspeto. Não me parece que grande parte dos jovens que saíram de Portugal pensem em voltar num futuro próximo, muito menos por força de um serviço militar. Veremos.
e se for so x1 semana ? nao para incentivar os jovens á carreira militar mas só terem algumas noções de sobrevivencia em caso da guerra alastrar? xD acampar e jogava-se ai um paintball ;)
O que eu vou dizer pode soar muito estupido mas acredito que a juventude hoje em dia apoiaria essa medida por alguns motivos , ego pessoal , e de uma maneira similar aquilo que viveram a jogar os seus jogos como o cs o call of duty etc , não sei mas acredito que assim possa ser , apenas quero que saibam que quando morrem não voltam a base para recomprar os equipamentos , por outro lado a sondagem que aparece no vídeo faz me lembrar aqueles senhores de idade que são contra os lgbt , que dizem que estas pessoas deviam era ir para a tropa para ver o que é ser homem , portanto não se pode basear de todo em sondagens estupidas
Boas tji, o serviço militar obrigatório é mais no objetivo de preparar a população no caso de uma eventual guerra para haver mais reservistas que possam ser mobilizados mais rápido e sem tanto treino. Numa eventual guerra nenhum pais quer mandar para o campo de batalha tropas com menos de 6 meses de treinamento, o serviço militar obrigatório é só para reduzir esse tempo de treinamento de uma eventual guerra e não propriamente para manter muitos militares na ativa.
Tji sei que é a tua opinião e respeito, mas tens que pensar que estamos inseridos na OTAN, é uma aliança, se atacarem 1 atacam todos, e não é por Portugal que está longe da fronteira desta potência guerra que têm desculpa de contribuir menos da defesa, todos devem contribuir o mesmo. É injusto os cidadãos de uns paises terem que pagar mais e esforçar-se mais para garantir a segurança do que os outros. E neste ponto até concordo com o Trump (e é dos poucos pontos que concordo com a 🍊) os USA gastarem cerca de 6% do PIB em defesa e a Europa com metas de gastar 2% é normal que eles pressionam para termos maiores gastos, porque os contribuintes americanos não são pais dos europeus para nos dar segurança, nós temos que investir na nossa própria segurança. Imagina, não é porque na tua zona não à assaltos que não vais pagar parte dos teus impostos para dar a polícia (eu sei, exemplo de merda).
E acho até, que por um lado o serviço militar obrigatório é um pouco contra a liberdade, mas é em prol da liberdade.
Tbm tens que perceber que a tropa em parte ensina as pessoas a terem respeito, terem um pouco mais da amor ao país, serem mais fortes tanto fisica e psicologicamente, terem maior autodeterminação e dedicação. Tipo nem todos os filhos de uma família problemática são problemáticos, nem todos os filhos de uma família estável são pessoas "decentes" mas é muito mais provável sair uma pessoa "decente" numa familia estável do que uma família problemática.
Acho que no overall a tropa é muito educativa. Mas pronto é a minha opinião.
Btw, tens que voltar à Terceira
NATO?? Instrumento militar amaricanado homem, respeito, educaçāo bláblä...?? Mal dos q aprendem o bäsico a partir dos 19 sob humilhaçāo e por Gente sem preparaçāo nenhuma pró efeito.....eles até treinam "sede" e se souber de alguma força de segurança sem casos de corrupçāo ou abusos de poder, conte-nos
Ontem ouvi um militar de carreira graduado, a falar na TV sobre este tema. Ele defendia um serviço militar obrigatório diferente do modelo antigo. Ele falou na possibilidade de uma espécie de formação de cidadania, durante 6 a 9 meses, para rapazes e raparigas, em que, mais importante do que uma recruta, haveria uma formação mais abrangente, para, num cenário de guerra, ou de outro tipo de situações difíceis, como fenómenos naturais adversos, por exemplo, os cidadãos estarem preparados para lidar com a situação, mesmo ao nível do apoio na protecção da sociedade civil.
Como o que eles têm na Suécia? Em que uma cultura de milícia social evoluiu para leis de treino civil
ua-cam.com/video/wnBDK-QNZkM/v-deo.html
E em quê que isso poderá ajudar? No caso de um tsunami, terramoto ou invasão de outro país?
@@andrequedanca Seriam uns escuteiros em esteroides, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. Olha a situação de Taiwan, Turquia o ano passado... Até aqui em Portugal para limpar matas.
@@ianmoone6562 Estás a falar dos terramotos? Japão não tem serviço militar obrigatório e tem dos melhores sistemas antiterramoto do mundo. Aqui em Portugal podes ter toda a gente formada no que fazer em caso de catástrofe mas 99% das infraestruturas habitacionais seriam destruídas.
@@andrequedanca Japão nem tem forças militares tradicionais. O "exército" japonês é exclusivamente para autodefesa e... para lidar com desastres. Além disso está numa das áreas de maior atividade sísmica, é obvio que a extrema necessidade aliada à tecnologia levou ao desenvolvimento de um dos melhores sistemas. Portugal não tem sismos mas tem incêndios. Tem a necessidade mas não tem uma força de combate capaz. Uma força de prevenção já seria muito útil.
Depende do modelo...sou a favor que haja algum tipo de formação e consciencialização nessa área para futuras situações que venham a ocorrer, seria benéfico para todos nós.
Quando num suposto "debate", o BE, Chega, PS, CDS, etc concordam todos, o que realmente me deixa perplexo é o porquê de se gastar dinheiro em fazer o debate sequer!! É que não há ponta por onde se lhe pegue! Caros... o BE e o Chega estão de acordo!!! Têm a noção do que isto representa?
O "se estivesse lá estado perceberia" ao min 55 qualquer coisa, fez-me lembrar o cliché célebre do Big Brother do "só quem cá está é que percebe". xD A diferença é que até no Big Brother só lá estava quem queria.
Se ir a tropa desse caracter não tinhas crimes de guerra.
É so mesmo para deixares de ser froxo e afeminado
O engraçado é que de todos os países da NATO a Islândia é o único que não possui forças armadas mas tem pelo menos um PIB de 2% para o material militar que lá têm instalado que nem sequer é deles. Se é suposto cada país estar preparado para uma eventual guerra porque não a Islândia, mesmo tendo uma população de 400.000 habitantes? É mais uma prova de que não precisamos de SMOs mas sim de condições e outros meios para ajudar na militarização, mas isto é a minha opinião. 👍
-1 dia obrigatório, 6 meses altamente incentivados mas com possibilidade de abandono;
-Escolha entre Serviço militar (necessidades das forças armadas), Policiamento (guardas municipais), Primeiros socorros, Bombeiros, Investigação, Desporto etc...;
-Horários flexíveis, reduzidos para alunos e trabalhadores;
-Permanência possível dos 18 aos 30 anos (possibilidade de ingressar nos quadros permanentes se aos 30 anos tiver X de créditos e excelente aproveitamento);
-Manutenção no programa dependente de constante avaliação;
-Cada hora prestada no serviço equivale a 1 crédito, ao fim de X créditos o prestador recebe benefícios fiscais e/ou bolsas estudos e/ou redução idade da reforma e/ou prioridade em programas sociais etc...;
Escuteiros em esteroides que iriam prestar APOIO a funções que se encontrassem carentes.
Não sou necessariamente a favor do serviço militar obrigatório, mas há que pensar.
Dizer que é “uma parvoíce” de modo leviano como dizes é um bocado inocente.
Como é que vais ter liberdade individual se te atacarem o país/a europa e não tiveres quem defenda a tua liberdade? É tramado, Tji.
O mundo é mais complexo e mais violento do que gostamos de imaginar.
Eu respeito as pessoas que apoiam o smo mas tenho algumas duvidas que se prendem pelo seguinte: ate que ponto obrigar uma pessoa que não quer cumprir serviço militar a faze lo vai beneficiar a própria e o país? Sera que a pessoa vai reter o que é preciso ou vai la estar por estar? Sera que o smo prepara verdadeiramente para um cenário de guerra na sua maior plenitude? Sao tudo questões que se têm de equacionar e eu acho que se as pessoas forem de forma voluntária vai correr muito melhor é o que acho não desvalorizando o cenário actual que esta muito complicado
Num mundo ideal um país pequeno e com as carências de Portugal não seria necessário pedir, sequer obrigar ninguém a dedicar 6 meses da sua vida para desenvolver habilidades básicas de prontidão como primeiros socorros, resolução conflitos, mapas, liderança, condicionamento, combate a crises etc.. Além que dava para fazer tudo isso sem pegar numa arma, em simultâneo com o estudo e já ficariam mais preparados que 95% da população. Mas tudo bem, não à obrigação, mas quem o fizesse deveria ter benefícios sobre todos os outros cidadãos.
Se for aprovado espero passar de ano automaticamente para não ter que fazer os exames
Tji se houver guerra na Europa e começar a faltar coisas nas prateleiras do supermercado não precisas que a Rússia chegue aqui, o próprio povo garante que se auto destrói....eu tbm não sou a favor da obrigatoriedade, mas que conhecimento militar pode vir a dar jeito, pode.
Vamos também obrigar os jovens a ser professores!
Não acreditas em cenários apocalípticos? Lembraste de um evento que começou em 2020 em que ficamos todos fechados em casa, que nunca ninguém imaginou ser possível? Não me parece que uma invasão da Europa toda, inclusive Portugal seja assim tão descabido
people que tá com esse discurso deve saber que isso so acontece com provocaçao da situaçao por parte da NATO, a Russia n é louca para atacar uma aliança dessas e provocar o que seria essencialmente o fim da civilizaçao.
Tenho menos confiança nos nossos amigos franceses que nos Russos
Lá tá o pais dos generais sentados a querer brincar com coisas sérias, metam os oficiais e sargentos na linha da frente, sobram
Acho que para além de tudo isto, temos de pensar que já existem imensos jovens portugueses que nem em Portugal estão. Até gostaria de saber qual será a posição do governo neste aspeto. Não me parece que grande parte dos jovens que saíram de Portugal pensem em voltar num futuro próximo, muito menos por força de um serviço militar. Veremos.
e se for so x1 semana ? nao para incentivar os jovens á carreira militar mas só terem algumas noções de sobrevivencia em caso da guerra alastrar? xD acampar e jogava-se ai um paintball ;)
Tens direitos e deveres
O que eu vou dizer pode soar muito estupido mas acredito que a juventude hoje em dia apoiaria essa medida por alguns motivos , ego pessoal , e de uma maneira similar aquilo que viveram a jogar os seus jogos como o cs o call of duty etc , não sei mas acredito que assim possa ser , apenas quero que saibam que quando morrem não voltam a base para recomprar os equipamentos , por outro lado a sondagem que aparece no vídeo faz me lembrar aqueles senhores de idade que são contra os lgbt , que dizem que estas pessoas deviam era ir para a tropa para ver o que é ser homem , portanto não se pode basear de todo em sondagens estupidas
Tem de ser obrigatório para homens e mulheres
Péssima intervenção
E os não binários ?
@rgproductions tens razão também devia ser obrigatório para os não binários e os lgbt e todos os jovens
Mas isso é sempre. Quem vai ao dia da defesa nacional sabe isso. Não há diferenças entre géneros no caso de chamada militar