MANTENEDOR DE ESPAÇO: QUANDO É NECESSÁRIO? (com a Dra. Alice Jikihara)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • O mantenedor de espaço será usado em crianças em algumas situações específicas. Vamos descobrir mais sobre ele? #Odontopediatra
    Leia mais sobre em simpatio.com.b...
    Os dentes de leite são os primeiros em nossa boca. E dentre todas as suas funções, eles também abrem espaço para os permanentes. Quando a queda de um deles é precoce, o dentista pode recorrer ao mantenedor de espaço.
    Ficou curioso para saber tudo sobre o mantenedor de espaço? Assista o vídeo com a Doutora Alice até o final ou clique no link do nosso artigo!
    O mantenedor de espaço é um dispositivo feito pelo dentista para manter o espaçamento entre os dentes. Ele só é usado na ausência de um ou mais dentes de leite.
    Existem diversos tipos de mantenedores, cada um focado em uma necessidade específica ou situação bucal da criança.
    É importante ressaltar que o aparelho para manter espaço não é usado todas as vezes que a criança perde um dente de leite.
    O odontopediatra é o profissional especializado que irá avaliar cada caso e dirá se há ou não necessidade de usar o dispositivo.
    Os dentistas podem escolher entre mais de um tipo de mantenedor. Cada um é feito com um objetivo específico, se adequando a boca e as necessidades do paciente.
    Por exemplo, alguns dos dispositivos têm uma prótese para imitar o dente perdido e ajudar na mastigação. E eles podem ser removíveis ou fixos.
    Os removíveis são semelhantes aos aparelhos ortodônticos que conhecemos. É normalmente feito de acrílico com fios que se encaixam nos dentes laterais.
    Apesar de ser mais fácil para manter a limpeza e ser menos invasivo - já que pode ser retirado a qualquer momento - deve-se considerar o perfil do paciente.
    No caso de crianças muito novas ou que não tenham a disciplina de usar o mantenedor, ele não é muito indicado.
    Já os mantenedores fixos são divididos em quatro tipo:
    Banda e alça (unilateral): é colocada em um dos dentes vizinhos ao local que será isolado. A alça, que sai da banda, vai até o outro dente, isolando o local do dente perdido. É simples e feito, apenas, com a banda e uma alça de metal.
    Coroa e alça: é similar ao anterior. A única diferença é que, em vez de colocar uma banda, o dentista coloca uma coroa em um dos dentes vizinhos.
    Guia de erupção distal (distal shoe): esse é um dos casos específicos. Se a criança perdeu o primeiro molar, o distal será utilizado para manter o espaço até o nascimento do permanente.
    Nesse caso, a alça não se prende no dente e sim na linha da gengiva. Isso o torna mais complicado e precisa ser monitorado frequentemente pelo dentista!
    Mantenedor de espaço lingual (arco de Nance): é bilateral, porque uma banda fica em cada lado de uma arcada e a alça passa por trás de todos os dentes da arcada.
    Isso é usado quando há perda de mais de um dente e é preciso segurar todos os dentes para que esse espaço não seja ocupado.
    Bom, então como vimos, o mantenedor de espaço é usado para manter o espaço para erupção. Em caso de outras dúvidas, não deixe de procurar seu dentista de confiança.

КОМЕНТАРІ • 3

  • @simpatioodonto5350
    @simpatioodonto5350  4 роки тому

    Conheça mais sobre a Simpatio:
    > Site: simpatio.com.br/
    > Simpatio para PACIENTES: instagram.com/dr.simpatio/
    > Simpatio para DENTISTAS: instagram.com/simpatio/
    > Facebook: facebook.com/SimpatioOdontologia/

  • @bijeusacampos2174
    @bijeusacampos2174 4 роки тому +1

    Quais são as características do mantenedor?

  • @sebastiaocandidodasilva4398

    Boa tarde, a partir de quantos anos a criança pode receber um mantenedor de espaço e qual fixo ou removivel?