CRISTOLOGIA - Doutrina de Cristo - aula 3

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 1

  • @MestreJosielSaraiva
    @MestreJosielSaraiva  15 днів тому +1

    CRISTOLOGIA - Doutrina de Cristo - aula 3
    CRISTO É SUPERIOR AOS ANJOS
    “Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou
    mais excelente nome do que eles” (Hb. 1.4).
    A Superioridade de Jesus em Relação aos Anjos
    Declarando Filho de Deus, gerado pelo Pai
    “Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?” (Hb. 1.5). Estas perguntas trazem em seu bojo a afirmativa de que Cristo é superior aos anjos, por ter sido gerado pelo Pai. Ver também Rm. 1.4. O escritor sacro reporta-se a Salmos 7.2, que diz: “Recitarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho: eu hoje te gerei”. Essa questão é realmente difícil de entender. Sendo Deus, em que sentido Jesus poderia ser gerado? A resposta está no grandioso milagre e mistério da sua encarnação, incompreensível à mente humana, que só entende um pouco das coisas terrenas.
    CRISTO É SUPERIOR A MOISÉS
     “Porque é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do a casa tem aquele que a edificou” (Hb. 3.3).
    Cristo tinha maior gloria do que Moisés
     Moisés, Fiel Como Servo.
     “E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para
    testemunho das coisas que se haviam de anunciar” (Hb. 3.5).
    Moisés foi fiel em sua casa, como acentua o escritor, na condição de servo, sendo o mensageiro que testemunha das “coisas que haviam de vir”. Ele foi porta-voz de Deus ao receber as tabuas da Lei no Sinai, transmitindo, com fidelidade, a palavra que de Deus ouviu no monte. Ele nada alterou do que recebeu do Senhor. Foi servo em sua casa, no âmbito do que lhe foi confiado, Por isso foi considerado um modelo entre os homens (Jr.15.1).
    1. João Batista: “Este é o Filho de Deus” (1.34);
    2. Natanael: “Tu és o Filho de Deus” (1.49);
    3. Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus” (6.69);
    4. Jesus: “Sou Filho de Deus” (10.36);
    5. Marta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus” (11.27);
    6. Tomé: “Senhor meu, e Deus meu” 20.28);
    7. João: “Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (20.31).
    Sete Vezes, Jesus Declara:“EU SOU”
    (Livro de João)
    1. “EU SOU o pão da vida” (6.35). O pão, utilizado no sentido genérico, significa qualquer tipo de substância que ingerimos, para alimentar os nossos corpos, ou seja, recebemos, através da nossa alimentação diária, nutrientes necessários à sobrevivência do nosso organismo. Da mesma forma, o nosso homem interior (alma e espírito) necessita de algo que satisfaça a sua fome espiritual. Jesus é esse alimento intergrau que atende este nosso anseio, plenamente (6.51).
    2. “EU SOU a luz do mundo” (8.12). O pecado impulsionou o homem para o meio de densas trevas. Por si só, jamais encontraria o caminho da salvação, por nada enxergar. Jesus, então, raiou somo luz da aurora e iluminou as nossas vidas que, agora, marcham triunfantes para as mansões de eterna claridade (Is 42.6,7).
    3. “Antes que Abraão existisse, EU SOU” (8.58). Esta é uma cabal demonstração que Ele é preexistente, ou seja, existe antes que tudo fosse criado, inclusive Abraão, considerando o pai-maior dos judeus (Êx. 3.6).
    4. “EU SOU o bom pastor” (10.11). A ovelha é um ser muito dócil e frágil, e depende da proteção de seu pastor, para sobreviver. A Bíblia nos compara a este animal. Por isso, Jesus, para nos proteger, concedeu sua vida, a fim de nos salvar das garras do “lobo” devorador, que luta insistentemente para nos arrebatar de seus braços. Porém, jamais conseguirá (11.28).
    5. “EU SOU a ressurreição e a vida” (11.25). O pecado nos separa eternamente de Deus, o que significa a morte espiritual. Jesus, através de sua ressurreição, restituiu-nos a vida que os nossos pais perderam no Éden (Gn. 2.27).
    6. “EU SOU o caminho a verdade e a vida” (14.6). Não há outro meio de salvação, a não ser por intermédio de Jesus. Ele é o nosso elo de ligação com Deus, Pai, e somente por seu intermédio alcançaremos o “podium” da vida eterna (At. 4.12).
    7. “EU SOU a videira verdadeira” (15.1). Esta árvore, nos dias de Jesus, era um dos símbolos nacionais da nação judaica. O Filho de Deus considera-se a videira, por intermédio de quem, nós, os ramos, recebemos a seiva que garante nossa viçosidade (15.5).
    ua-cam.com/play/PLG.html...