Confrontando o professor (sei que ele ja é falecido): No Brasil, no Brasil de 2024, ninguem fica preso por furtar picanha não, aliás, ninguém fica preso no Brasil, nem por roubar celulares, ou se fica é no máximo 30 dias, falácia total isso daí, duvido ter alguem preso pq roubou 50 reais em mercadoria de algum mercado. No brasil, traficante é solto pelo STF, e o ladrão pé de chinelo é solto na audiência de custódia. Muita falácia, meu Deus, o currículo do professor é de fato invejável, mas parece que faltou empirismo por parte dele. Um turista no RJ foi assassinado por um criminoso que tinha 17 passagens pela polícia, ora, se vivemos um encarceramento em massa, pq esse assassino não estava preso?
ótima palestra! Infelizmente, uma pauta muito difícil de ser incorporada pela maioria da população que não deseja uma solução efetiva pra essa situação degradante. Sem perceber que quem se fode com a atual política tá dentro de um recorte bem específico! Muito importante ter gente falando sobrei isso, pena que o processo será lento.....
Tive a oportunidade de receber uma resposta dele ao comentário que fiz, elogiando o seu trabalho e engajamento na área penal brasileira tão predominada de pensamentos ridículos e de punitivismo onde pessoas como esse saudoso jurista são estrelas que nos presenteiam pelo brilho de sua coerência e racionalidade. Thiago morreu tão precocemente, mas a tempo de nos legar essa visão rara sobre o sistema penal brasileiro.
O professor fazia parte do grupo que acredita no direito penal mínimo, em que o desencarceramento seria forma de reduzir a criminalidade. Só que, El Salvador provou o contrário, com o encarceramento das gangues, o país reduzi drasticamente o número de homicídios violentos e o presidente obteve maioria esmagadora em sua reeleição. Problemas dessas teorias, como ao do professor Thiago, é que ela acha que traficante é o pobre de favela, quando na verdade, o traficante está na política, está no judiciário, está nos condomínios de luxo, é milionário. Problema da criminologia crítica é isso, basta liberar drogas e soltar os presos, que vai dar tudo certo. So que a California fez isso e o crime disparou, El Salvador, prendeu os bandidos e o crime desabou. Temos 2 casos práticos de 2 teorias, a de despenalização, que o professor prega e a do direito penal máximo, que El Salvador e Nova York aplicou nos anos 90 e que de certo. Se alguem souber de algum local do mundo, em que o desencarceramento reduziu a criminalidade, por favor, responda ao meu comentário.
Estava pesquisando sobre o assunto e encontrei este vídeo, que triste em saber que Tiago Fabres faleceu, lamentável mesmo. Obrigado por toda contribuição.
As ideias não são dele. O abolicionismo penal é um modelo de sistema penal defendido por pesquisadores no mundo inteiro. Faça o seguinte: se vc não é da área, escute, aprenda, discorde com argumentos ou se cale para não comprovar a sua ignorância.
@@Thiago3010 Hoje, trabalho na SSP (Secretaria de Segurança Pública). Conheço polícias, promotores, advogados e juízes. A minha opinião continua a mesma.
"A prisão nasce como uma espécie de irmã siamesa da fábrica". Minha gente, esse homem é louco!? Desprovido de qualquer senso da realidade! Pouco me importa se é doutor, mestre, PhD ou o que seja! Totalmente sem noção!
ao invés de ofender o palestrante, que tal refutar a informação oferecida? o que ele disse neste trecho é um dado histórico sobre a origem do sistema de encarceramento, e não uma opinião pessoal sobre o tema, diferente de você que dedicou um comentário a exibir suas opiniões sobre o indivíduo e não oferecer base nenhuma para afirmar o erro deste.
Manuella Barboza Chagas foda-se o palestrante tá ofendendo nós trabalhadores e zombando de nossa cara falando asneiras que qualquer um sabe que é um absurdo
A coisa mais triste desse video é que grande parte dos comentários são de gente que se quer consegue racionalizar a problemática, nossa sociedade é extremamente ignorante e limítrofe😢
Então a solução seria soltar os presos? E para as vitimas que foram ameaçadas durante o ato? Quais as soluções? E o preso que cometeu o ato novamente (estrupo, homicídio) após a soltura, qual a solução para ele? A vitima que foi morta, qual a solução para a familia? O crime organizado e o narcotráfico, qual a solução para esses marginais? Quem tem que opinar sobre esses casos é o povo e principalmente a Vítima. E não uma pessoa que tem a vida perfeita, (mora em condomínio fechado, tem o poder de contratar seguranças) como é o caso desse canalha ai no vídeo. O objetivo do encarceramento não é "restaurar o preso" e sim tirar ele da sociedade para que a mesma consiga viver em paz novamente. Essa história de "superlotação carcerária" é uma MENTIRA, nós estamos na posição do País que MENOS prende no mundo. Como um País que MENOS prende no mundo, está com "superlotação carceraria"?!? Nada mais que uma distorção imposta pela mídia e pelas massas de manobra, dados oficiais são de 306Mil presos! Como 306mil presos representa o 3º País com a maior população carcerária?!? Nada mais que uma distorção de dados. Claramente este canalha que está no vídeo, simplesmente não sabe o que está acontecendo ou ignora o fato dos bandidos traficantes vagabundos estarem sendo soltos de volta na sociedade, deixando a mesma indefesa. Bandido deve ser punido pelos seus atos, pena de morte ou prisão perpétua! Só assim o sujeito terá alguma consequência após cometer atos, do jeito que está proposto pelo canalha do vídeo, o sujeito irá cada vez mais cometer mais e mais atos como crimes, homicídios, roubo a mão armada, mortes, assaltos. Mas como deu para ver, pelo número de views e os deslikes, é possível ver que o brasileiro não é burro.
A culpa pelos 50mil+ homicídios anuais que ocorrem no Brasil são de pessoas como esse sujeito que trata assassino cruel como coitadinho, para ele a vida do brasileiro médio tem tanto valor quanto um peido. Basta só ver quantos deles são reincidentes, esse discurso que prender não funciona, enquanto somos um dos países mais permissíveis com o crime, nem tem prisão perpétua e o cara sai da cadeia cumprindo um terço da pena. O crime compensa, o homicídio frequentemente sai barato para o criminoso. Não é à toa que psicopata que mata os pais tem progressão de pena para regime semi-aberto, o outro mata a mãe do filho, faz em picadinho dá pro cachorro comer e não fica nem 10 anos em cana. Quem criou essa impunidade no Brasil? Essa gente aí que acha que temos que tratar bandido como vítima da sociedade portanto vamos dar medidas sócio-educativas pro maníaco do parque, tadinho dele, nem pode matar as meninas por aí à vontade! Essa turma que defende bandido é tão perversa quanto os psicopatas que eles defendem, estamos nesse caminho de soltar assassinos na tranquilidade faz um bom tempo, e os resultados são bem claros: o sangue dos brasileiros está na mão dessa turma permissiva com o crime.
Por favor, não ouçam esse corruptor. Mas é óbvio que o sujeito é "Douro e Mestre" de Universidade. Mais um doutrinado, tentando converter a moral e a ética da sociedade para o lado corrompido. Um doente que vive em uma realidade completamente diferente. Chega a ser surreal.
Doente parece ser esse ataque gratuito. Ao invés disso, tente expor quais argumentos são frágeis e quais argumentos teus poderiam superar o dele. Quem parece seguir uma ideologia que busca dominar os outros é quem afirma "doente", "lado corrompido".
Mas tem que estudar muito, mas muito mesmo pra conseguir criar argumentos pra... isso... Entretanto, para descobrir o óbvio, é desnecessário estudo ou mesmo conhecimento. Quando você vê merda, você não precisa de muito estudo ou inteligência para reconhecer. É óbvio demais que esse palestrante falou merda
A picanha não seria o problema principal, o que precisamos avaliar é o Modus Operandi. Precisamos olhar para a prevenção primaria, família, escola para todos, alimentação digna, habitação... O que os países Centrais protegem, seus cidadãos!
visão acertadíssima, e não é de hoje que se falam nisso, e por incrível que pareça quem apoia as duras penas são as aquelas mais vulnerais a ela.. só a educação será capaz de produzir uma sociedade justa livre e solidária.
Quem mais defende penas frouxas é quem não sofre com o crime. Existe uma forma de não estar dentro da fatia da população que mais "sofre" com penas duras: não cometer crimes. É uma escolha, meu amigo ex traficante e ex presidiário que disse: ele escolheu, trabalho tinha, mas o tráfico ia deixá-lo rico.
Se Zaffaroni assistir a este vídeo, certamente irá concordar com o Thiago. Parabéns ao vídeo. Michel Foucault, e Zaffaroni evidentemente no discurso deste operador do Direito.
O tema é complexo demais para a maioria dos que assistiram. Basta ver os comentários patéticos e cheios daquela ira que resulta da total ignorância sobre o assunto. Aliás, o tal Vinicius Bruno chega a afirmar que não importa o grau de estudo do palestrante, o que, de fato, importa, é a opinião tosca e estreita dos comentadores-zumbis
Concordo com você. É um tema sensível e remete à nossa criação e pensamento colonialista que ainda trazemos. Infelizmente nem todos compreendem a complexidade do tema.
Os malucos ficam tentando se colocar num patamar acima "o tema é complexo demais para a maioria", vocês não passam de facínoras que anseiam pela degeneração moral, ética e mental do povo.
O TED realmente caiu de nível substancialmente. Eu nunca vi tamanho atraso mental como o desse cida... não, nem vou chamar de cidadão porque isso aí não é contribuição para comunidade, cidade ou mesmo vila que seja. Isso é a destruição da civilização como à conhecemos! Camarada, é até ofensa para as pessoas com problemas mentais te chamar de retardado. Você não pode em hipótese alguma acreditar no que você mesmo fala! Me recuso à acreditar nisso! Mas eu sei bem os objetivos finais da sua corja política e suas ideologias. Vocês acham que vão tomar o poder e que esses bandidos, esses animais selvagens vão ser seu exército e vão idolatrar vocês e servir vocês no seu mundo de fantasia e "paz". SERÃO OS PRIMEIROS À CAIR NAS MÃOS DELES!
Qual a vantagem da legalização das drogas para as classes menos favorecidas? + zumbis, consequentemente mais pobreza, crimes e mortes. Como um viciado em crack, cocaína, extase vai conseguir dinheiro, se reabilitar? E o Sistema de saúde público, ficará mais precário para o pobre? Famílias mais desestruturadas? Calamidade total. A solução para um problema é criar outro problema?
E qual a "vantagem" da criminalização e punição do uso e produção de substâncias que se convencionou considerar drogas ilícitas? Esse seu argumento se refere aos gastos com a saúde e os tratamentos que a dependência causa, então, presumo que você esteja de acordo com a criminalização que cria e mantém o tráfico ao mesmo tempo que aceita o tabaco e o álcool, que recruta crianças como soldados dessa indústria criada pela falta de vontade de juristas e autoridades e, por fim, com as milhares de mortes que essa narcoguerra produz. Você deve ser um demente que pensa que entende de economia e defende a ideia de que as sepulturas são mais econômicas e viáveis que os eventuais tratamentos para dependentes que, aliás, ocorrem mesmo com toda essa proibição e penalizações. Tudo o que você mencionou contra a legalização está ocorrendo agora mesmo, com a sua idolatrada punição e com o adicional do tráfico que, todos sabemos, é obra da criminalização imbecil e lucrativa e imposta pela corrupção política e jurídica instalada nessa nação. Pergunto a você, caro imbecil, já ouviu falar em cracolândia? Ela existe! Não é coisa do futuro e lá estão os seus mencionados zumbis! Detalhe importante: são zumbis do agora e dessa sua proposta de criminalizar e não de um futuro em que se efetize a legalização. Pense antes de escrever! Isso pode lhe salvar dessa situação de tornar pública sua imbecilidade!
Espetacular. Ótima palestra. Inclusive, assisti 2 vezes. Só faltou falar da Justiça Restaurativa e do Abolicionismo (3 minutos não vale .. rss). Parabéns Prof. Thiago !!!
@@Thiago3010 o problema é que ele só estudou literatura noiada de gente dax esquerda. Dizem que os danos cerebrais são irreversíveis. Uma das consequências desse tipo de literatura é a pessoa acreditar que o mundo lá fora pensa igual à meia dúzia de noiados que vivem com ele na mesma bolha.
parte de vários pressupostos sem embasamento para fundamentar seus argumentos que nada mais são do que a visão de mundo dele aplicada ao tema em debate. FRACO E DECEPCIONANTE.
Todo discurso usa dados e fatos para legitimar seus fins. Se tu percebeu isso apenas no discurso dele o decepcionante é tu mesmo. Mesmo políticas, mídias e qualquer outra visão usam isso, não existe discurso neutro.
Nils Christie, Louk Hulsman, Thomas Mathiesen, Angela Daives, FOUCAULT, Fora ele mesmo- Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Realizou Estágio de Doutoramento pela Universidade de Coimbra (2006). Docente no curso de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, Teoria do Direito e do Estado e Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, direito penal, processo penal, direito, globalização e democracia e crise do positivismo jurídico.
Não são não! Hoje temos mais de 720 mil pessoas presas, veja o relatório do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), do Ministério da Justiça. O CNJ está organizando o Banco de Dados sobre presos, não foi lançado ainda, mas os números estão bem próximos (a Carmem Lúcia apresentou uma parcial do relatório no final de 2018).
A Dominação Social é evidente demais. Não consigo entender pessoas que não enxergam isso. Deixo uma dica, vá aos crimes contra o patrimônio e aos crimes contra a vida e veja lá o que vale mais.
Mais um para defender bandidos. Dizer que prisões foram construídas para adestrar trabalhadores é um delírio. Deformaram a mente desse rapaz. Não foi uma palestra foi um libelo em defesa de traficantes.
leia Punição e Estrutura social, de Rusche e Kirchehheimer; leia Cárcere e Fábrica, de Dario Melosi. Essas "ideias" não eram do Fabres, que foi um grande pesquisador, professor, criminólogo e advogado. São ideias com mais de 100 anos. Mathiasen, Nills Christie, Angela Davis, Zaffaroni, Juarez Cirino dos Santos, Nilo Batista... muita gente estuda isso, atua com isso. Não há só o abolicionismo penal; há o direito penal mínimo, o garantismo de Ferrajoli, o direito penal máximo, o direito penal do autor, o direito penal do inimigo, o direito penal nazista. Muita gente defende ou defendeu este o aquele, estudou sobre isso ou aquilo, para afirmar ou criticar com dados empíricos e fundamentos que vão desde o liberalismo ao marxismo, da religião até a ciência. Então, vcs não concordarem, por causa de um argumento racionalmente construído é uma coisa. Ficar aqui vociferando, escrevendo um monte de coisas sem nenhuma base científica e xingando o Fabres, que, infelizmente, já faleceu, só mostra como o discursinho punitivista by datena de vcs é fraco e tosco. E se vc acha que esses caras estão "defendendo bandidos", vc não entendeu nada mesmo.
Ele foi muito infeliz no exemplo do furto de um botijão de gás... Nesses casos a ação é condicionada, dependendo totalmente da vítima para que o Estado possa agir.
Condicionada, quê!!! De onde você tirou essa teoria seu mentiroso? Desde quando o crime de furto é de ação condicionada? Que código penal vc está apresentando aqui? É o seu com certeza.
Engraçado que nenhum dos "revoltosos" nos comentários abaixo se propõem a refutar o cara, mas apenas em latir.
Davi Drumond UAU JURA?? E os bandidos vendo isso será que entenderiam então?? ACORDA PRA VIDA RAPAZ
Idéias progressistas...sempre defendendo criminosos...pedófilos...estupradores...corrutos...agora ninguém é mais culpado. "Tá serto"!
Confrontando o professor (sei que ele ja é falecido): No Brasil, no Brasil de 2024, ninguem fica preso por furtar picanha não, aliás, ninguém fica preso no Brasil, nem por roubar celulares, ou se fica é no máximo 30 dias, falácia total isso daí, duvido ter alguem preso pq roubou 50 reais em mercadoria de algum mercado. No brasil, traficante é solto pelo STF, e o ladrão pé de chinelo é solto na audiência de custódia. Muita falácia, meu Deus, o currículo do professor é de fato invejável, mas parece que faltou empirismo por parte dele. Um turista no RJ foi assassinado por um criminoso que tinha 17 passagens pela polícia, ora, se vivemos um encarceramento em massa, pq esse assassino não estava preso?
Cirúrgico.
🎯
ótima palestra! Infelizmente, uma pauta muito difícil de ser incorporada pela maioria da população que não deseja uma solução efetiva pra essa situação degradante. Sem perceber que quem se fode com a atual política tá dentro de um recorte bem específico! Muito importante ter gente falando sobrei isso, pena que o processo será lento.....
Tem gente que estuda e se dedica a vida inteira pra ficar cada vez mais burro... Inacreditável!
Só camisa de força pra esse maluco.
@João Pedro Dias Duarte Lima Ele é burro mesmo, com todo respeito.
@João Pedro Dias Duarte Lima porque só falou bobagem.
@João Pedro Dias Duarte Lima No lugar dele não posso porque o público dele adora ouvir bobagem. Ele é a pessoa certa para atender essa demanda.
Com certeza, esse aí estudou pra burro!
Fui pesquisar mais sobre esse palestrante, e descobri que ele faleceu esse ano aos 42 anos. Que tristeza!
Nossa, que triste! Conheci hoje...
Tive a oportunidade de receber uma resposta dele ao comentário que fiz, elogiando o seu trabalho e engajamento na área penal brasileira tão predominada de pensamentos ridículos e de punitivismo onde pessoas como esse saudoso jurista são estrelas que nos presenteiam pelo brilho de sua coerência e racionalidade. Thiago morreu tão precocemente, mas a tempo de nos legar essa visão rara sobre o sistema penal brasileiro.
Pena que em vida o mesmo pregava tamanha irracionalidade, espero que o mesmo tenha repensado suas ideias e conseguido chegar ao céu.
@@T1AG0 espero que vocês, dono da verdade, cujo amor ao próximo inexiste em sua tamanha racionalidade, quando falecer, encontre um lugar ao céu.
O professor fazia parte do grupo que acredita no direito penal mínimo, em que o desencarceramento seria forma de reduzir a criminalidade.
Só que, El Salvador provou o contrário, com o encarceramento das gangues, o país reduzi drasticamente o número de homicídios violentos e o presidente obteve maioria esmagadora em sua reeleição.
Problemas dessas teorias, como ao do professor Thiago, é que ela acha que traficante é o pobre de favela, quando na verdade, o traficante está na política, está no judiciário, está nos condomínios de luxo, é milionário. Problema da criminologia crítica é isso, basta liberar drogas e soltar os presos, que vai dar tudo certo. So que a California fez isso e o crime disparou, El Salvador, prendeu os bandidos e o crime desabou. Temos 2 casos práticos de 2 teorias, a de despenalização, que o professor prega e a do direito penal máximo, que El Salvador e Nova York aplicou nos anos 90 e que de certo.
Se alguem souber de algum local do mundo, em que o desencarceramento reduziu a criminalidade, por favor, responda ao meu comentário.
Tenho uma professora que compartilha da mesma ideia que o do vídeo. Parece que esses caras vivem numa bolha.
Estava pesquisando sobre o assunto e encontrei este vídeo, que triste em saber que Tiago Fabres faleceu, lamentável mesmo. Obrigado por toda contribuição.
Já está lá no inferno.
Puxa, é uma pena!
Lindo, belíssimo, magistral, magnífico... Os criminosos agradecem.
Esse cara deve viver numa ilha partilhar, só pode. Quanta besteira!
Tenha o mínimo de respeito. Thiago faleceu.
Mesmo que o mesmo tenha falecido, suas ideias continuam, e podem trazer grandes problemas para a sociedade
As ideias não são dele. O abolicionismo penal é um modelo de sistema penal defendido por pesquisadores no mundo inteiro. Faça o seguinte: se vc não é da área, escute, aprenda, discorde com argumentos ou se cale para não comprovar a sua ignorância.
@@Thiago3010
Hoje, trabalho na SSP (Secretaria de Segurança Pública). Conheço polícias, promotores, advogados e juízes.
A minha opinião continua a mesma.
o que demonstra que é só mais um robô reprodutor de uma lógica perversa. perverso é o que você é: vê o que acontece e segue perpetuando a barbárie.
Na parte que ele falou de roubar a picanha eu quase chorei...
de raiva né? com o tamanho da MENTIRA descarada. Porque eu sim...
Vai num presídio de verdade pra ver quantos ladrões de picanha tem lá, vai.
Tenha o mínimo de respeito. Thiago faleceu.
Eu tb quase chorei. Foi muito triste imaginar o "vítima da sociedade" numa penitenciária
Coitada da picanha. Sempre envolvida em polêmica kkkk
"A prisão nasce como uma espécie de irmã siamesa da fábrica". Minha gente, esse homem é louco!? Desprovido de qualquer senso da realidade! Pouco me importa se é doutor, mestre, PhD ou o que seja! Totalmente sem noção!
E qual é a Realidade, Vinícius?
ao invés de ofender o palestrante, que tal refutar a informação oferecida? o que ele disse neste trecho é um dado histórico sobre a origem do sistema de encarceramento, e não uma opinião pessoal sobre o tema, diferente de você que dedicou um comentário a exibir suas opiniões sobre o indivíduo e não oferecer base nenhuma para afirmar o erro deste.
pourran, irmão, se vc estudasse o mínimo que esse cara estudou, teria entendido o que ele quis dizer
Manuella Barboza Chagas foda-se o palestrante tá ofendendo nós trabalhadores e zombando de nossa cara falando asneiras que qualquer um sabe que é um absurdo
Patric Gouveia estudou um monte de balela esquerdista
A coisa mais triste desse video é que grande parte dos comentários são de gente que se quer consegue racionalizar a problemática, nossa sociedade é extremamente ignorante e limítrofe😢
Grande Thiago Fabres!! Que falta faz a coerência do seu raciocínio...
Não faz falta. Advogados falando idiotices têm vários.
Concordo a justiça pesa mais a.mao para a parte pobre da população.e alivia para a classe mais rica .
😂😂😂😂😂
Você, então, apoia a Lava-Jato?
Excelente fala! E lembremos: TODO PRESO É UM PRESO POLÍTICO!
Tinha que ser branco
Então a solução seria soltar os presos?
E para as vitimas que foram ameaçadas durante o ato? Quais as soluções?
E o preso que cometeu o ato novamente (estrupo, homicídio) após a soltura, qual a solução para ele?
A vitima que foi morta, qual a solução para a familia?
O crime organizado e o narcotráfico, qual a solução para esses marginais?
Quem tem que opinar sobre esses casos é o povo e principalmente a Vítima.
E não uma pessoa que tem a vida perfeita, (mora em condomínio fechado, tem o poder de contratar seguranças) como é o caso desse canalha ai no vídeo.
O objetivo do encarceramento não é "restaurar o preso" e sim tirar ele da sociedade para que a mesma consiga viver em paz novamente.
Essa história de "superlotação carcerária" é uma MENTIRA, nós estamos na posição do País que MENOS prende no mundo.
Como um País que MENOS prende no mundo, está com "superlotação carceraria"?!?
Nada mais que uma distorção imposta pela mídia e pelas massas de manobra, dados oficiais são de 306Mil presos!
Como 306mil presos representa o 3º País com a maior população carcerária?!? Nada mais que uma distorção de dados.
Claramente este canalha que está no vídeo, simplesmente não sabe o que está acontecendo ou ignora o fato dos bandidos traficantes vagabundos
estarem sendo soltos de volta na sociedade, deixando a mesma indefesa.
Bandido deve ser punido pelos seus atos, pena de morte ou prisão perpétua!
Só assim o sujeito terá alguma consequência após cometer atos, do jeito que está proposto pelo canalha do vídeo, o sujeito irá cada vez mais cometer
mais e mais atos como crimes, homicídios, roubo a mão armada, mortes, assaltos.
Mas como deu para ver, pelo número de views e os deslikes, é possível ver que o brasileiro não é burro.
Que comentário estúpido. Nem merece ser refutado.
@ Você não tem oq refutar, por isso seu comentário é tão vazio quanto a sua mente.
@ teu comentário é o único vazio aqui
Vídeo muito bom 👏👏👏👏
A culpa pelos 50mil+ homicídios anuais que ocorrem no Brasil são de pessoas como esse sujeito que trata assassino cruel como coitadinho, para ele a vida do brasileiro médio tem tanto valor quanto um peido. Basta só ver quantos deles são reincidentes, esse discurso que prender não funciona, enquanto somos um dos países mais permissíveis com o crime, nem tem prisão perpétua e o cara sai da cadeia cumprindo um terço da pena. O crime compensa, o homicídio frequentemente sai barato para o criminoso. Não é à toa que psicopata que mata os pais tem progressão de pena para regime semi-aberto, o outro mata a mãe do filho, faz em picadinho dá pro cachorro comer e não fica nem 10 anos em cana. Quem criou essa impunidade no Brasil? Essa gente aí que acha que temos que tratar bandido como vítima da sociedade portanto vamos dar medidas sócio-educativas pro maníaco do parque, tadinho dele, nem pode matar as meninas por aí à vontade! Essa turma que defende bandido é tão perversa quanto os psicopatas que eles defendem, estamos nesse caminho de soltar assassinos na tranquilidade faz um bom tempo, e os resultados são bem claros: o sangue dos brasileiros está na mão dessa turma permissiva com o crime.
Por favor, não ouçam esse corruptor.
Mas é óbvio que o sujeito é "Douro e Mestre" de Universidade. Mais um doutrinado, tentando converter a moral e a ética da sociedade para o lado corrompido.
Um doente que vive em uma realidade completamente diferente. Chega a ser surreal.
e vc é burro para um caralho
Doente parece ser esse ataque gratuito. Ao invés disso, tente expor quais argumentos são frágeis e quais argumentos teus poderiam superar o dele. Quem parece seguir uma ideologia que busca dominar os outros é quem afirma "doente", "lado corrompido".
Mas tem que estudar muito, mas muito mesmo pra conseguir criar argumentos pra... isso... Entretanto, para descobrir o óbvio, é desnecessário estudo ou mesmo conhecimento. Quando você vê merda, você não precisa de muito estudo ou inteligência para reconhecer. É óbvio demais que esse palestrante falou merda
A picanha não seria o problema principal, o que precisamos avaliar é o Modus Operandi. Precisamos olhar para a prevenção primaria, família, escola para todos, alimentação digna, habitação... O que os países Centrais protegem, seus cidadãos!
visão acertadíssima, e não é de hoje que se falam nisso, e por incrível que pareça quem apoia as duras penas são as aquelas mais vulnerais a ela.. só a educação será capaz de produzir uma sociedade justa livre e solidária.
Quem mais defende penas frouxas é quem não sofre com o crime. Existe uma forma de não estar dentro da fatia da população que mais "sofre" com penas duras: não cometer crimes. É uma escolha, meu amigo ex traficante e ex presidiário que disse: ele escolheu, trabalho tinha, mas o tráfico ia deixá-lo rico.
cristal sem defeitos
Diamante!
Se Zaffaroni assistir a este vídeo, certamente irá concordar com o Thiago. Parabéns ao vídeo. Michel Foucault, e Zaffaroni evidentemente no discurso deste operador do Direito.
Uma mente brilhante, que, infelizmente, partiu mt cedo.
O tema é complexo demais para a maioria dos que assistiram. Basta ver os comentários patéticos e cheios daquela ira que resulta da total ignorância sobre o assunto. Aliás, o tal Vinicius Bruno chega a afirmar que não importa o grau de estudo do palestrante, o que, de fato, importa, é a opinião tosca e estreita dos comentadores-zumbis
então você é a favor que o bandido fique solto, que merda.
Concordo com você. É um tema sensível e remete à nossa criação e pensamento colonialista que ainda trazemos. Infelizmente nem todos compreendem a complexidade do tema.
@@leoalmeida2053 Que complexidade? Bandido tem que pagar pelo crime e acabou!
Os malucos ficam tentando se colocar num patamar acima "o tema é complexo demais para a maioria", vocês não passam de facínoras que anseiam pela degeneração moral, ética e mental do povo.
Alguém tem o livro criminologia, (IN)visibilidade e reconhecimento em PDF?
Precisamos olhar primeiramente para o homem e depois para seu erro.
Quero vc manter esse discurso quando um "homem" desses estuprar sua mãe idosa ou enfiar uma faca no seu filho para roubar um celular.
os assassinos da Marielle Franco adoraram isso!
Que homem brilhante! Que Deus o tenha.
Kkkkkkkkkk
Saudade, professor
Incrível!!
O TED realmente caiu de nível substancialmente.
Eu nunca vi tamanho atraso mental como o desse cida... não, nem vou chamar de cidadão porque isso aí não é contribuição para comunidade, cidade ou mesmo vila que seja. Isso é a destruição da civilização como à conhecemos!
Camarada, é até ofensa para as pessoas com problemas mentais te chamar de retardado. Você não pode em hipótese alguma acreditar no que você mesmo fala! Me recuso à acreditar nisso!
Mas eu sei bem os objetivos finais da sua corja política e suas ideologias. Vocês acham que vão tomar o poder e que esses bandidos, esses animais selvagens vão ser seu exército e vão idolatrar vocês e servir vocês no seu mundo de fantasia e "paz".
SERÃO OS PRIMEIROS À CAIR NAS MÃOS DELES!
Tenha o mínimo de respeito. Thiago faleceu.
como levar a sério um cara que escreve tanta asneira? misericórdia.
Qual a vantagem da legalização das drogas para as classes menos favorecidas?
+ zumbis, consequentemente mais pobreza, crimes e mortes. Como um viciado em crack, cocaína, extase vai conseguir dinheiro, se reabilitar?
E o Sistema de saúde público, ficará mais precário para o pobre?
Famílias mais desestruturadas?
Calamidade total.
A solução para um problema é criar outro problema?
E qual a "vantagem" da criminalização e punição do uso e produção de substâncias que se convencionou considerar drogas ilícitas? Esse seu argumento se refere aos gastos com a saúde e os tratamentos que a dependência causa, então, presumo que você esteja de acordo com a criminalização que cria e mantém o tráfico ao mesmo tempo que aceita o tabaco e o álcool, que recruta crianças como soldados dessa indústria criada pela falta de vontade de juristas e autoridades e, por fim, com as milhares de mortes que essa narcoguerra produz. Você deve ser um demente que pensa que entende de economia e defende a ideia de que as sepulturas são mais econômicas e viáveis que os eventuais tratamentos para dependentes que, aliás, ocorrem mesmo com toda essa proibição e penalizações. Tudo o que você mencionou contra a legalização está ocorrendo agora mesmo, com a sua idolatrada punição e com o adicional do tráfico que, todos sabemos, é obra da criminalização imbecil e lucrativa e imposta pela corrupção política e jurídica instalada nessa nação. Pergunto a você, caro imbecil, já ouviu falar em cracolândia? Ela existe! Não é coisa do futuro e lá estão os seus mencionados zumbis! Detalhe importante: são zumbis do agora e dessa sua proposta de criminalizar e não de um futuro em que se efetize a legalização. Pense antes de escrever! Isso pode lhe salvar dessa situação de tornar pública sua imbecilidade!
Espetacular. Ótima palestra. Inclusive, assisti 2 vezes. Só faltou falar da Justiça Restaurativa e do Abolicionismo (3 minutos não vale .. rss). Parabéns Prof. Thiago !!!
pertubado
Concordo, professor Neemias! A contextualização do soerguimento do paradigma restaurativo foi perfeito! Uma honra poder interagir com o senhor!
Preso por roubar uma picanha! Kkkk
Trabalho muitos anos na segurança pública isso nunca vi!
Pode flor de pequi (picanha referendo de alimento)
Esse cara veio de Marte ou de Nárnia ?
O mundo em que ele vive não é o mesmo que eu vivo.
Não mesmo. Vc, por exemplo, não estudou metade do que ele estudou.
@@Thiago3010 o problema é que ele só estudou literatura noiada de gente dax esquerda. Dizem que os danos cerebrais são irreversíveis. Uma das consequências desse tipo de literatura é a pessoa acreditar que o mundo lá fora pensa igual à meia dúzia de noiados que vivem com ele na mesma bolha.
@@moacirg nossa, que baita argumento o seu hein... escreva um livro!
parte de vários pressupostos sem embasamento para fundamentar seus argumentos que nada mais são do que a visão de mundo dele aplicada ao tema em debate. FRACO E DECEPCIONANTE.
Todo discurso usa dados e fatos para legitimar seus fins. Se tu percebeu isso apenas no discurso dele o decepcionante é tu mesmo. Mesmo políticas, mídias e qualquer outra visão usam isso, não existe discurso neutro.
Nils Christie, Louk Hulsman, Thomas Mathiesen, Angela Daives, FOUCAULT, Fora ele mesmo- Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Realizou Estágio de Doutoramento pela Universidade de Coimbra (2006). Docente no curso de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, Teoria do Direito e do Estado e Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, direito penal, processo penal, direito, globalização e democracia e crise do positivismo jurídico.
Inayara Iná Tudo isso pra falar merda em uma palestra que pouquíssimas pessoas (graças a Deus) assistiram ?
@@1mateussuetam707 olha, ele é PhD em falar merda! Uau!
Muito bom. Parabéns pela apresentação dos dados e conclusão.
Delações premiadas da operação Lava à Jato como o circulo restaurativo da república de Curitiba, cabe?
309.000 esses são os números dados pela CNJ,falam que o Brasil é o país que mais prende, é *MENTIRA!*
Não são não! Hoje temos mais de 720 mil pessoas presas, veja o relatório do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), do Ministério da Justiça. O CNJ está organizando o Banco de Dados sobre presos, não foi lançado ainda, mas os números estão bem próximos (a Carmem Lúcia apresentou uma parcial do relatório no final de 2018).
@@victorsserra agora deu 812 mil sendo 41,5 % aguardando julgamento
Este cara é um animal, além da quantidade de mentiras, ainda falou um monte de besteiras... que vergonha!
Esse foi o melhor stand up aqui do canal, nunca ri tanto.
A Dominação Social é evidente demais. Não consigo entender pessoas que não enxergam isso. Deixo uma dica, vá aos crimes contra o patrimônio e aos crimes contra a vida e veja lá o que vale mais.
Melhor palestra de 2021
MDS doente
Sem palavras, perfeito
Doença.
Mais um para defender bandidos. Dizer que prisões foram construídas para adestrar trabalhadores é um delírio. Deformaram a mente desse rapaz. Não foi uma palestra foi um libelo em defesa de traficantes.
leia Punição e Estrutura social, de Rusche e Kirchehheimer; leia Cárcere e Fábrica, de Dario Melosi. Essas "ideias" não eram do Fabres, que foi um grande pesquisador, professor, criminólogo e advogado. São ideias com mais de 100 anos. Mathiasen, Nills Christie, Angela Davis, Zaffaroni, Juarez Cirino dos Santos, Nilo Batista... muita gente estuda isso, atua com isso. Não há só o abolicionismo penal; há o direito penal mínimo, o garantismo de Ferrajoli, o direito penal máximo, o direito penal do autor, o direito penal do inimigo, o direito penal nazista. Muita gente defende ou defendeu este o aquele, estudou sobre isso ou aquilo, para afirmar ou criticar com dados empíricos e fundamentos que vão desde o liberalismo ao marxismo, da religião até a ciência. Então, vcs não concordarem, por causa de um argumento racionalmente construído é uma coisa. Ficar aqui vociferando, escrevendo um monte de coisas sem nenhuma base científica e xingando o Fabres, que, infelizmente, já faleceu, só mostra como o discursinho punitivista by datena de vcs é fraco e tosco. E se vc acha que esses caras estão "defendendo bandidos", vc não entendeu nada mesmo.
Saudade deste professor que amava pegar no meu pé
É mais cômodo não ver a realidade e ficar tentando camuflar. A realidade é essa, lamentavelmente.
Ééé! Bem desonesto intelectualmente esse cara. Até concordo com algumas coisas, nas muito ideologicamente viesado. Comunistinha de iPhone falando.
Excelente. Parabéns.
Ele foi muito infeliz no exemplo do furto de um botijão de gás... Nesses casos a ação é condicionada, dependendo totalmente da vítima para que o Estado possa agir.
Condicionada, quê!!! De onde você tirou essa teoria seu mentiroso? Desde quando o crime de furto é de ação condicionada? Que código penal vc está apresentando aqui? É o seu com certeza.
@@ariovaldoloseck8474 mas o Estado não só pode agir se a vítima denunciar?
Qta asneira em tão poucos minutos!!
A TEDx Talks caiu o nível completamente, lamentável!
que fala necessária!
Também percebi muitos erros nessa palestra
O primeiro foi ela existir
Nojo
o triste é que ele realmente acredita que ele é melhor...
Quanta aberração ouvi deste senhor!
ele faleceu hoje