Ruy Marini explica o subimperialismo brasileiro

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • Trecho da participação de Ruy Mauro Marini na mesa de encerramento "Balanço do desenvolvimento da Teoria Crítica" no evento "As Jornadas de 68" realizado na UNAM (México) em 3 de dezembro de 1993.
    Agradeço a Cristóbal Reyes e a Andrés Barreda pelo vídeo.
    A obra de Ruy Mauro Marini pode ser consultada em marini-escritos.unam.mx/.
    O vídeo completo em castelhano se encontra no perfil de ‪@cristobalreyes8564‬
    #americalatina #sociología #cienciassociales #historia #unam #subimperialismo
    Inscreva-se no canal e ative o 🔔
    Siga o canal no Instagram: / tslamericana

КОМЕНТАРІ • 14

  • @jonassilvapereira7045
    @jonassilvapereira7045 Рік тому +4

    Eu nunca tinha visto o Ruy mauro em video assim. Q achado!! Muito bom!!!!

  • @joaoroberto2594
    @joaoroberto2594 Рік тому +1

    Excelente vídeo. Eu estou sentindo falta do conteúdo do canal, professor.

  • @rodolfomagallanes2464
    @rodolfomagallanes2464 Рік тому +2

    Excelente trabajo, el que se viene haciendo al ventilar este tipo de contenidos. Hoy más que nunca es necesario discutir sobre ka índole de Nuestra América y explorar las opciones de liberación que tenemos a nuestro alcance.

  • @ULISSESMATHEUSFELIPEPESSOA
    @ULISSESMATHEUSFELIPEPESSOA Місяць тому +1

    Que viva Marini!

  • @Tattoonotoco
    @Tattoonotoco Рік тому +1

    Muito bom! Vai postar completo?

  • @jonassilvapereira7045
    @jonassilvapereira7045 11 місяців тому +2

    Esse vídeo do Marini, q tive contato aqui a umas duas semanas atrás, me despertou o interesse de ler a sua obra. Hoje terminei a leitura (1ª leitura apenas) da Dialéctica de la dependencia. O texto oferece uma chave teorica interpretativa do desenvolvimento economico latinoamericano muito interessante pra gente pensar como diabos viemos parar aqui nesse ponto em q hj estamos. É ardua a leitura pra quem n é iniciado em muitas categorias marxistas e no debate dos desenvolvimentistas cepalinos, mas com muito esforço conseguir ler o texto em quase 14 dias.
    As duas traduçoes em portugues q encontrei deixam a desejar. Na trad. feita pela Vozes encontrei erro grave de traduçao q muda o sentido do texto original, é muito serio isso. Abandonei a trad da Vozes imediatamente. Ja na traduçao feita pela Revista Germinal: Marxismo e educação em debate, ela é melhor, mas ainda contem alguns errinhos, como traduzir o verbo "es" por "e"; e alguns escolhas muito literais q n ficam legal, como "Más allá de" por "Mais além de" em vez de "Além de" q serio o correto. Enfim, falta uma tradução mais cuidadosa desse texto para o portugués. Isso é vergonhoso, lamentavel, ridiculo pros academicos brasileiros, tendo em vista q tem até traduçao em ingles pela Monthy Review muito mais competente q as feitas em portugues até hj.
    Vou investigar mais a TMD e ver como ela se desenvolveu nesses ultimos anos, pra ver se ela realmente funciona como uma resposta aos problemas q enfrentamos hoje no século XXI. Estou em busca d uma chave interpretativa-teorica pra revoluçao proletaria ainda nesse nosso século pra esse nosso Brasil e america latina. Precisamos de muita organizaçao e respostas teoricas cuidadosas pras questoes colocadas pra gente hj. A esquerda radical está em frangalhos, n tem força social alguma, em canto algum do mundo. Como disse Darcy Ribeiro: a vida da classe media e dos ricos está boa, mas a do povo tá uma merda. Apenas resignação n basta. N podemos aceitar o dominio pela classe dominante até do q pensamos e comemos, vamos nos rearticular e teorizar.
    Obrigado pelos vídeos aqui do canal e pelo trabalho aqui no YT, Rafael.

    • @TeoriaSocialLatinoAmericana
      @TeoriaSocialLatinoAmericana  11 місяців тому +2

      Marini é indispensável! Algumas traduções pecam em algo. Não é fácil traduzir. Gostei do comentário!

    • @MarcoTuma
      @MarcoTuma 11 місяців тому +1

      @@TeoriaSocialLatinoAmericana pra vc ver q um autor brasileiro, de tão hostilizado na seara acadêmica brasileira, tenha q contar com tradução em sua própria língua, e que pode ser mais ou menos eficaz, como se o moço fosse intelectual alemão publicando em terra brasileira... bom trabalho por entrar nesse esforço de recuperar Marini e a TMD como ferramenta de análise acerca da realidade latino-americana, q quer o Brasil goste ou não, é nossa realidade igualmente...

  • @jonassilvapereira7045
    @jonassilvapereira7045 Рік тому +2

    Rapaz, e n é q o homi tinha um vozerao?