melhores de 2018: baú de ossos - pedro nava

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 вер 2024
  • As memórias do Pedro Nava não são do tipo que contam os feitos de quem as escreve mas ironiza a própria vida, é o relato de um tempo, de lugares, de uma class social. Nava começa com as origens cearenses, a família paterna burguesa, liberal de tendências anti-escravocratas. Depois apresenta o lado mineiro da mãe: conservador, com ares de fidalgos e muito escravocratas.
    Esse foi um livro que mudou minha percepção da mineiridade. O bucolismo das cidades do interior, a mesa farta de doces está presente, mas também a Minas Gerais de passado escravista e o conservadorismo imposto pelo o que ele chama com precisão de catolicismo apostólico mariano.
    Memórias que tem uma característica proustiana, e é, de fato, escrito sobre influencia deste - Nava dizia ter lido em busca do tempo perdido mais de 5 vezes. Deliciosamente bem escritas: antológico!
    enquanto não tem vídeo novo, estou por aqui:
    / antologicob. .
    / dai_araujo

КОМЕНТАРІ • 11

  • @helenas1243
    @helenas1243 2 місяці тому

    Acabei de comentar mas como estava lendo outros comentários enganei- me e ficou como resposta a outro leitor . Espero que você o leia porque agradeço a resenha e tê- la me indicado ontem. Obrigada!

  • @mariadapenhacostabrito3227
    @mariadapenhacostabrito3227 4 роки тому +1

    Tenho Baú de ossos bem velhinho, em brochura, li há uns 30 anos. De vez em quando pego para ler passagens que me emocionam, outras que me divertem. Nunca esqueci da descrição da morte do pai. Triste.

  • @FR4NS3C4STR0
    @FR4NS3C4STR0 3 роки тому +1

    SHOW!!!

  • @alcidespereira4131
    @alcidespereira4131 5 років тому

    Li: "Baú de Ossos", "Balão Cativo" e "Beira Mar" a mais de 10anos. Só interrompi, deixando de ler :"Chão de Ferro", "Galo das Trevas e "Círio Perfeito" pelo desafio literário que esta obra representa. Foi como aconteceu com Marcel Proust que não passei do segundo volume: "As sombras das raparigas em flor". A Obra Memorialística de Pedro Nava, "Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa e "Os Sertões" de Euclides da Cunha são, na minha opinião, os maiores desafios literários em língua portuguesa do Brasil. Sou de Juiz de Fora e além da literatura maravilhosa, fiquei absorvido por ver retratadas ruas, bairros e famílias ilustres da minha cidade em "Baú de Ossos" e "Balão Cativo". Voltarei a ler estes livros algum dia com mais maturidade. Gosto do seu canal e sou inscrito recente.

    •  5 років тому

      Alcides Pereira obrigada pos assistir e comentar! :) por mais rosa, nava e proust 😃

  • @azulmarinho881
    @azulmarinho881 5 років тому +1

    Comprei essa série de livros de memórias do Pedro Nava (na edição da Atelie Editorial)anos atrás em uma feira de livros. Só comprei pq na hora lembrei que um professor tinha recomendado o volume em que ele relata seus estudos universitários em Bh. A princípio queria levar só esse volume, mas a moça do estande fez cada livro por R$5.. ai acabei levando todos. Rs
    Pretendo lê-los em 2019

    •  5 років тому

      Uau!!! Que pechincha!!! hehe

  • @eliseu2872
    @eliseu2872 5 років тому +2

    Eu quero muito ler, mas antes eu queria que a cia das letras, lançasse se possível, os dois últimos volumes.

    •  5 років тому

      Isso é comum acontecer né? lançam os primeiros volumes e depois param... /:

    • @bartolomeu6801
      @bartolomeu6801 5 років тому +2

      Cia das Letras reeditou todos os volumes, com exceção do Cera das almas, último volume póstimo e incompleto, lançado em 2006 pela Ateliê Editorial. Os volumes relançados são impecáveis em todos os aspectos: diagramação, tamanho/formato da fonte, fotografias/pinturas que ajudam a entender cada contexto narrado no respectivo livro e ótimos estudos críticos/posfácios em cada volume. Um "must buy" para qualquer fã de literatura.

    • @helenas1243
      @helenas1243 2 місяці тому

      Parabéns pela excelente resenha e obrigada por me indicá-la (em 2024). Comentei no outro vídeo sobre Nava/Proust e vejo que minhas impressões coincidem com as suas e também com alguns comentários. Fiquei feliz!