Vista do Rei de Angola

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 жов 2023
  • Esteve em Salto de Pirapora, visitando a comunidade quilombola do Cafundó, o rei do Bailundo, região de Angola que abrange o maior grupo étnico do país - os Ovimbundos - com quase 13 milhões de pessoas.
    Aguardado por centenas de pessoas, não só da cidade, mas de toda a região, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI foi recepcionado ainda na estrada por dona Regina, líder do quilombo, e membros e sacerdotes de religiões de matriz africana da cidade e por dirigentes da Casa de Angola, que intermediou a visita.
    Antes da chegada do monarca, dona Regina estava ansiosa pelo sonho que sempre teve e que estava prestes a realizar. “Sempre dizia a todos que um dia veria um rei descendo por esta estrada e hoje isso está acontecendo. É muito significativo isso tudo para nós”, relatou.
    Na entrada do quilombo, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI foi recebido por cantos, batuques e uma corredor de espadas de São Jorge, reverenciando a sua chegada.
    A primeira parada foi na capela de Santa Cruz, onde discursou na língua Umbundu e um intérprete traduziu para o português aos presentes. Em sua fala, o rei destacou a importância desta visita a um país que recebeu mais de 60% de sua população escrava originária de Angola e que este ato simboliza a volta a ancestralidade. “Nosso povo foi separado e trazido ao Brasil em porões de navios e muitas famílias jamais se viram novamente. Que este ato seja mais um estreitamento de relações e de união dos nossos antepassados, pois não é um oceano que nos separaria ou nos deixaria isolados. Que esta ancestralidade e respeito às nossas raízes se mantenham mais vivas do que nunca”, disse.
    Apesar de Angola ser um país presidencialista, é composto por cinco reinos independentes e o rei não tem poder de chefe de Estado, mas o soberano possui grande influência e respeito do seu povo, principalmente no que tange as atividades culturais do país.
    Após o discurso, Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI foi recebido pelo prefeito Matheus Marum, lideranças políticas e quilombolas da região e participou de apresentações culturais e religiosas.
    Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI está no Brasil pela primeira vez e cumpre uma vasta agenda e compromissos, que se iniciou no dia 19 de outubro e vai até 15 de novembro.
    .
    .
    .
    Conteúdo: Jornal da Cidade | Salto de Pirapora/SP

КОМЕНТАРІ •