Eng. Cripto. Certa ocasião fui indagado por um estudante de medicina sobre o que é impedância. Por ser, à época, estudante de engenharia civil, recorri aos meus dois professores formados pelo IME. Um engenheiro eletricista, que me encaminhou para o professor de Física. Perguntei-lhes o que era impedância e, fisicamente, qual era a sua aplicação na Medicina. Não obtive resposta. Enfim, qua a aplicabilidade da IMPEDÂNCIA na Medicina? Grato! Eng. Josimar Paiva
Exatamente! Se a impedância for puramente resistiva, então o ângulo da tensão sempre será igual ao ângulo da corrente. Seu exemplo está correto, e isso vale pra qualquer ângulo! Observação importante: estamos comparando a tensão que está caindo no resistor com a corrente que está passando nele, beleza? São as grandezas relacionadas no próprio resistor! Valeuuus
@@EngenheiroCripto Valeu, Guilherme! É que eu já tinha ouvido falar: 'que a fase não estava igual', mas assistindo os vídeos de Impedância Indutiva e Condutiva eu entendi melhor.
@@brennopacheco_ Opa, beleza? Vou escrever um resumo aqui, considerando as impedâncias puramente resistiva, indutiva e capacitiva. Impedância puramente resistiva: corrente em fase com a tensão (fases iguais) Impedância puramente indutiva: corrente Atrasada da tensão por um ângulo de 90º (fase da corrente = fase da tensão - 90º) Impedância puramente capacitiva: corrente Adiantada da tensão por um ângulo de 90º (fase da corrente = fase da tensão + 90º) Qualquer dúvida só escrever! Valeuuu!!!
Nem comecei a assistir este vídeo, mas já garanto o meu like porque sei que a qualidade é astronômica
Muito obrigado pelas aulas.
Tudo de muito bom para você.
Ajudaram muito as aulas.
Suas aulas são muito boas! Passando aqui para lhe agradecer pelo conteúdo disponibilizado!!
Valeu Brother!!
Bons estudos
Tmj
Boa!👏
só bora
Eng. Cripto. Certa ocasião fui indagado por um estudante de medicina sobre o que é impedância. Por ser, à época, estudante de engenharia civil, recorri aos meus dois professores formados pelo IME. Um engenheiro eletricista, que me encaminhou para o professor de Física. Perguntei-lhes o que era impedância e, fisicamente, qual era a sua aplicação na Medicina. Não obtive resposta. Enfim, qua a aplicabilidade da IMPEDÂNCIA na Medicina? Grato!
Eng. Josimar Paiva
Em tempo, gostaria que a minha dúvida viesse acompanhada de exemplos fisiológicos dentro da medicina. Grato!
8:00 Guilherme, Θ e Φ sempre vão tá em fase/vão ser iguais?
exemplo: se Θ for 30º, obrigatoriamente Φ tem que ser 30º?
Exatamente!
Se a impedância for puramente resistiva, então o ângulo da tensão sempre será igual ao ângulo da corrente.
Seu exemplo está correto, e isso vale pra qualquer ângulo!
Observação importante: estamos comparando a tensão que está caindo no resistor com a corrente que está passando nele, beleza? São as grandezas relacionadas no próprio resistor!
Valeuuus
@@EngenheiroCripto Valeu, Guilherme! É que eu já tinha ouvido falar: 'que a fase não estava igual', mas assistindo os vídeos de Impedância Indutiva e Condutiva eu entendi melhor.
@@brennopacheco_
Opa, beleza?
Vou escrever um resumo aqui, considerando as impedâncias puramente resistiva, indutiva e capacitiva.
Impedância puramente resistiva: corrente em fase com a tensão (fases iguais)
Impedância puramente indutiva: corrente Atrasada da tensão por um ângulo de 90º (fase da corrente = fase da tensão - 90º)
Impedância puramente capacitiva: corrente Adiantada da tensão por um ângulo de 90º (fase da corrente = fase da tensão + 90º)
Qualquer dúvida só escrever!
Valeuuu!!!
Devemos trabalhar com valores máximos ou eficazes?
V(eficaz) = Vmax/Raiz(2) ??
Isso vai depender do exercício.