Meu resumo :D Na adolescência pela primeira vez se tem a capacidade de pensar de forma lógica e formal. Com isso é uma fase de muitas idealizações, "sonhos", mas muito das vezes impraticáveis. Por conta das mudanças nas últimas décadas as gerações se tornaram de "mundos diferentes" Nesse contexto os adolescentes se agruparam e se distanciaram das outras gerações. É necessário buscar maior integração, respeito e empatia entre as gerações e entre os "adultos" e "adolescentes". Se leu até aqui deixa o like no comentário
Meu filho até os quatro anos me dava muito trabalho, com o tempo fui aprendendo a lidar com ele e impor limites, hoje ele tem 14 anos e cada vez mais me dando orgulho, todos os dias me surpreendo de maneira muito positiva com suas atitudes graças a Deus!
Sou nascido em 1995 e sempre ouvi dos meus pais e das pessoas mais velhas que "você não teve adolescência" porque eu nunca fui revoltado nem tive nenhuma dessas características desagradáveis. Como meu pai e minha mãe sempre me tratavam de igual para igual e conversavam bastante, eu nunca sequer pensei em me rebelar, pelo contrário, agora que acabei meu curso universitário tenho plena certeza que sou muito mais defensor de regras e tradições que meus pais. Enfim... casos da vida, apenas dividindo com vc que me lê agora. Tenha um bom dia :)
Isso é vdd sou adolescente e tenho 17 anos , pior que as vezes eu acho que sei de tudo kk, as vezes sou um pouco adulta e as vezes criança kk , mais eu estou falando isso pois tenho uma enorme vontade de crescer evoluir.
Argumentos instigantes que nos fazem refletir sobre nossa concepção do adolescente. Enquanto ele falava lembrei que o judeu é iniciado na comunidade religiosa aos doze anos com o Bar-mitzvá. A partir daí passa a responder pelos seus atos. O que percebo é que nós alongamos a adolescência e não raro adultos na fase dos 30 anos ainda se comportam de modo infantil. Desconstruir os mitos que o autor elencou não é tarefa fácil mas mudar o modo de pensar e a colocar em práticas alguns conceitos sugeridos já seria um ótimo começo.
Sobre antigamente e os mais novos e como eles tinham realmente um sentimento de "pertencimento", conta aí a História das banheiras e dos banhos nas famílias do "Antigamente" .. hehe Adooooooooooorooooo quando alguém fala ''ANTIGAMEEEEEEEENTE"
Muito intensa as palavras do doutor, especialmente na parte que ele aborda a questão midiática. Parece obvio agora explicitado, mas a manipulação passa desapercebida por conta de toda a organicidade de uma indústria mundial. Não é tal emissora ou tal empresa que induz, mas sim uma vontade subjetiva de mercado para que se atribua o jovem ao consumo, suas dúvidas a respeito da vida como fraqueza e sua necessidade de se encontrar no mundo como individualismo. Também lembrei do Eduardo Marinho, que diz que desde cedo aprendemos a desassociar a diversão ao ensino, ou ao trabalho. É uma pena que a cada dia mais e mais jovens sejam expostos a estes males tão pouco falados e que acarretam problemas psicológicos e sociológicos gravíssimos.
Renan Teixeira Não existe essa vontade do mercado ou da mídia, isso tudo é tão resultado do próprio tempo que se vive. Da mesma forma que não é o Eduardo Marinho que mantém um controle, mas sim é produto também do tempo que se encontra.
Nossa, gostei muito do vídeo. Você tem toda razão, muita coerência nas suas palavras. Eu costumo dizer que somos um ser singular, cada um tem sua personalidade, seus pensamentos, suas verdades e opiniões. Precisamos tratar nossos filhos com igualdade, com disciplinas porem sem autoritarismo. E fazê-lo intender que sempre seremos subordinados a alguma instituição, seja familiar ou empresa. E uma forma de administração organizada. Costumo dizer que a infância e adolescência é um estágio para o mundo, onde terão que lidar com coisas bem mais difíceis. A melhor maneira de educar seus filhos é sendo pais e amigos. Assim vc será próximo e conquistar sua confiança. Converse abertamente sobre tudoooo!!! 🙏🏼 Parabéns!!! Um dos melhores vídeos que vi atualmente. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acredito que essa tua pergunta tipo prova o que ele falou, por que já que o aborrecente é fruto de marketing e mídia, e antes as as pesssoas cresciam sem isso, ou seja um jovem de 16 anos antes já agia igual um adulto, ou seja se o jovem de hoje dos anos 60 pra cá foram criados na perspectiva aborrecente então a consequência é que alguns cresçam aborrecentes
Autoridade é diferente de autoritarismo. De fato. Meus pais eram autoritários, tinham seus cuidados comigo mas sempre foi difícil a convivência, aos 15 anos eu já queria ir embora de casa. Hoje adulta e tenho um filho, mantenho o cuidado e a autoridade mas jamais a tirania e o autoritarismo temos uma excelente relação, ele esta com 13 anos e umas alterações de humor, estou me instruindo para saber como lidar.
Minha filha mais nova se tornou uma outra pessoa depois de assistir a novela do SBT "Rebeldes" ela imitou tanto os adolescentes dá novela que até hoje temos grandes complicações na criação dela! A rebelde sem causa!
Com a superproteção crescente, fruto da sistematização maior da sociedade e de pais inseguros, o adolescente enfrenta as demandas de uma vida (quase) adulta de maneira muito mais crítica e problemática, pois precisam passar de crianças mimadas para indivíduos com responsabilidades e opiniões fortes. SEI LÁ, MAS É ASSIM QUE EU VEJO ESSE TEMA...
Realmente é bem reflexiva esta visão e conceituação, porem minha dúvida reside nas descobertas em neurociências referente a maturação cerebral, que no caso a maturação total ainda não estaria presente em torno dos 20 anos e isso justificaria inúmeros comportamento, já ouvi, inclusive neurocientistas "defendendo" o comportamento inconsequente. Para se pensar...
Se ele se referiu a "Neurociência" como "pseudociência", discordo. Pois, ela nos trouxe um conhecimento riquíssimo!! Realmente, o ambiente/meio social potencializa e induz a "rebeldia" da geração Z.
Quando aqui em casa falta comida meu irmão compra comida, mas tudo isso para na hora que ele brigar com alguem aqui em casa ele pegar toda a comida que ele comprou e comer sozinho na nossa frente ou no quarto dele. (um cavalão de 21 anos)
A criação que eu tive na infancia foi otima...do tipo "eu só coloquei vc no mundo, o resto é problema seu, vc que se foda, não tô nem aí". Agora vão ter que me suportar, vou trata-los da mesma maneira.
Sempre questionei o fatalismo dessa tal aborrecência. Quem disse que precisa ser assim? Também sempre achei injusto rotular o adolescente de "aborrecente". Rótulos não ajudam nada. Só reforçam comportamentos negativos. Os pais precisam dedicar tempo aos filhos desde que eles nascem. Isso implica renunciar a outras coisas. Mas, os pais parecem não querer abrir mão de nada. Parecem distraídos demais, ocupados demais e, quando os filhos chegam à adolescência, os pais levam um "susto". E, então, começam a criticar os filhos, como se eles (os pais) não tivessem nada a ver com as pessoas que os filhos se tornaram. Não veem que o trabalho começa lá atrás! Não temos garantia de que nossos filhos passarão incólume pela adolescência. Mas, se não tivermos "preguiça" de fazer o papel de pais e priorizar o cuidado com nossos filhos, a chance de eles passarem longe do estereótipo de "aborrecente" é grande. Desculpe da extensão do meu comentário. É que o tema mexe muito comigo.😊 Tenho uma profunda empatia com os adolescentes. Adorei a leitura que o Dr. Luiz Alberto Hanns fez e a maneira simples e clara como trouxe luz para o assunto. Muito obrigada! 😍
Dr Luiz Alberto Hanns. Estou sempre assistindo os vídeos do canal, mas nós educamos nossa filha sempre conversando e explicando, nunca mandando, porém ao chegar aos 14 anos começou a querer sempre que é dada uma ordem, desrespeitar e muitas vezes não a cumprir, está muito distante de nós, dificilmente quer fazer algo junto da família. Ela sempre foi criada e educada somente pelos pais, não temos ninguém da família interferindo. Sempre estamos conversando e querendo saber do seu dia a dia. Será que este mito não é verdade? Espero que seja só uma nova fase.
meu Pai na minha Adolescência me dizia: " -vc eh um cachorro ou eh gente? Parece um cachorro que come merda! " Pior que era verdade...quando vc eh adolescente vc acha que sabe tudo, que tem resposta pra tudo, que seus amigos sao sua familia! Quem me dera naquela epoca saber ouvir mais do que falar!!!!
Gosto muito dos vídeos da casa do saber mas, deste eu vou copiar o link porque gostei demais. Vou enviar como se fosse mensagem de bom dia... na verdade não gosto de mensagens de bom dia... no entanto o vídeo eu enviarei. Me incomoda profundamente a expectativa que as pessoas cultivam em torno da rebeldia dos adolescentes. Quando alguém pergunta ao outro se os filhos são aborrecentes e o outro responde "Não, são tranquilos" o que perguntou sai decepcionado como se fosse uma resposta desagradável e até grosseira.
Ficou uma dúvida acerca do surgimento dessa dicotomia sendo posta nos anos sessenta, como diz no vídeo. Podemos ver esses traços de antagonismo entre o jovem belo e o velho feio já na era vitoriana, muito expostos na obra de Oscar Wild, O Retratado de Dorian Gray. Me pareceu contraditória a afirmação do video, porém acredito que os anos sessenta, com seu marketing e mercantilização do jovem, foram de fato relevantes, mas não iniciadores.
Os mais velhos cuidarem e protegerem os mais novos... Tão simples! Era comum. Hoje? Babás e babás? A falta do treino da empatia e do tornar-se humano está deixando um vazio
Balela, meu filho foi criado com muito amor carinhos era uma criança adorável não existia quem não quisesse estar perto dele, foi ai que então veio a adolescência e transformou meu filho em um ser insuportável de conviver.
A mais pura verdade oque falou, meu filho foi criado com todas as regras do mundo , sempre ensinamentos de primeira,levai para igreja ,demos bons exemplos dentro de casa, estudou nos melhores colégios, hoje se tornou um adolescente irreconhecível , não dá para ninguém conviver com ele, está sendo um grande sofrimento para eu e meu marido.
@@lucienemendes5309 já perguntou se ele gostava disso? se ele queria estar na igreja ou não? regras demais podem fazer ele se revoltar mesmo, não ter liberdade sabe? estudar em colégios bons também não significa nada, seu filho se tornou irreconhecível ou você só não conhecia ele?
@@estherpereira1837 Infelizmente, concordo em parte,por que não conheço a vida pessoal das pessoas, elas é que sabem,porém,sou exemplo do que você disse, sempre fui a"boa filha"nunca negava, sempre seguia o que mandavam, todos achavam que eu era aquele"amor de pessoa",dizem que não passei pela "rebeldia adolescente", mais ninguém sabia o que eu pensava de verdade,o que eu queria e gostava,na verdade eu me conhecia muito pouco, hoje (apesar do caminho do auto conhecimento ser até a morte)percebo que a maior parte do que eu mostrava não era quem eu sou, até nas coisas simples como roupas, minha mãe comprava coisas de cores que eu odeio, eu só seguia o fluxo, seja por medo,por não saber direito o que gostava ou não...como criança você só vê a opção ser como querem que eu seja,o problema é que os pais não querem enxergar que a fase criança, não é o final do que a pessoa vai ser,e na adolescência existem muitas mudanças ao mesmo tempo e não dá pra querer que você seja como quando criança, e também não dá pra determinar que se está"insuportável"na adolescência vai morrer assim, não somos rochas, ou massa de modelar onde amassam e formam o que lhes é mais agradável,somos pessoas que mudam conforme crescem,aprendem,e vêem que o mundo vai além da casa,comparar infância com adolescência me parece um erro.
Neste vídeo em específico, acredito que ficou a desejar. Não foi de argumentação consistente o suficiente. Tentando forçar uma ideia. Como essa de que a adolescência com.suas características foi sendo inventada e formatada pela própria sociedade a partir da década de 60.
Meu resumo :D
Na adolescência pela primeira vez se tem a capacidade de pensar de forma lógica e formal.
Com isso é uma fase de muitas idealizações, "sonhos", mas muito das vezes impraticáveis.
Por conta das mudanças nas últimas décadas as gerações se tornaram de "mundos diferentes"
Nesse contexto os adolescentes se agruparam e se distanciaram das outras gerações.
É necessário buscar maior integração, respeito e empatia entre as gerações e entre os "adultos" e "adolescentes".
Se leu até aqui deixa o like no comentário
" o adolescente que vc vai colher vai depender dá criança que vc plantou."
👍
Meu filho até os quatro anos me dava muito trabalho, com o tempo fui aprendendo a lidar com ele e impor limites, hoje ele tem 14 anos e cada vez mais me dando orgulho, todos os dias me surpreendo de maneira muito positiva com suas atitudes graças a Deus!
Sou nascido em 1995 e sempre ouvi dos meus pais e das pessoas mais velhas que "você não teve adolescência" porque eu nunca fui revoltado nem tive nenhuma dessas características desagradáveis. Como meu pai e minha mãe sempre me tratavam de igual para igual e conversavam bastante, eu nunca sequer pensei em me rebelar, pelo contrário, agora que acabei meu curso universitário tenho plena certeza que sou muito mais defensor de regras e tradições que meus pais. Enfim... casos da vida, apenas dividindo com vc que me lê agora. Tenha um bom dia :)
Acredito nesse tipo de relação! Todos nós somos um ser singular, com personalidade, pensamentos e opiniões. Merecemos respeito independente da idade.
Isso é vdd sou adolescente e tenho 17 anos , pior que as vezes eu acho que sei de tudo kk, as vezes sou um pouco adulta e as vezes criança kk , mais eu estou falando isso pois tenho uma enorme vontade de crescer evoluir.
Argumentos instigantes que nos fazem refletir sobre nossa concepção do adolescente. Enquanto ele falava lembrei que o judeu é iniciado na comunidade religiosa aos doze anos com o Bar-mitzvá. A partir daí passa a responder pelos seus atos. O que percebo é que nós alongamos a adolescência e não raro adultos na fase dos 30 anos ainda se comportam de modo infantil. Desconstruir os mitos que o autor elencou não é tarefa fácil mas mudar o modo de pensar e a colocar em práticas alguns conceitos sugeridos já seria um ótimo começo.
Sobre antigamente e os mais novos e como eles tinham realmente um sentimento de "pertencimento", conta aí a História das banheiras
e dos banhos nas famílias do "Antigamente" .. hehe
Adooooooooooorooooo quando alguém fala ''ANTIGAMEEEEEEEENTE"
Muito intensa as palavras do doutor, especialmente na parte que ele aborda a questão midiática. Parece obvio agora explicitado, mas a manipulação passa desapercebida por conta de toda a organicidade de uma indústria mundial. Não é tal emissora ou tal empresa que induz, mas sim uma vontade subjetiva de mercado para que se atribua o jovem ao consumo, suas dúvidas a respeito da vida como fraqueza e sua necessidade de se encontrar no mundo como individualismo. Também lembrei do Eduardo Marinho, que diz que desde cedo aprendemos a desassociar a diversão ao ensino, ou ao trabalho. É uma pena que a cada dia mais e mais jovens sejam expostos a estes males tão pouco falados e que acarretam problemas psicológicos e sociológicos gravíssimos.
Renan Teixeira Não existe essa vontade do mercado ou da mídia, isso tudo é tão resultado do próprio tempo que se vive. Da mesma forma que não é o Eduardo Marinho que mantém um controle, mas sim é produto também do tempo que se encontra.
***** eu não disse isso. O mercado cria sim demandas, mas quem está no mercado também são pessoas de uma sociedade.
***** induzir alguém a fazer algo que não precisava fazer antes = criação de mercado. É isso.
Indução não é forçar, é seduzir.
E tudo isso vem numa esteira de identidades sociais que não são as nossas.
Renan Teixeir
Verdade viu " O adoslescente que você colheu, vai da criança que você plantou" !!!
Revolução industrial, dr Hanns, é o gênese de boa parte dos conflitos de geração pais e filhos.
Nossa, gostei muito do vídeo. Você tem toda razão, muita coerência nas suas palavras. Eu costumo dizer que somos um ser singular, cada um tem sua personalidade, seus pensamentos, suas verdades e opiniões. Precisamos tratar nossos filhos com igualdade, com disciplinas porem sem autoritarismo. E fazê-lo intender que sempre seremos subordinados a alguma instituição, seja familiar ou empresa. E uma forma de administração organizada. Costumo dizer que a infância e adolescência é um estágio para o mundo, onde terão que lidar com coisas bem mais difíceis. A melhor maneira de educar seus filhos é sendo pais e amigos. Assim vc será próximo e conquistar sua confiança. Converse abertamente sobre tudoooo!!! 🙏🏼 Parabéns!!! Um dos melhores vídeos que vi atualmente. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
muito bom! eu gostaria de ver o Professor falar da "Adultescência" que existe hoje.
Acredito que essa tua pergunta tipo prova o que ele falou, por que já que o aborrecente é fruto de marketing e mídia, e antes as as pesssoas cresciam sem isso, ou seja um jovem de 16 anos antes já agia igual um adulto, ou seja se o jovem de hoje dos anos 60 pra cá foram criados na perspectiva aborrecente então a consequência é que alguns cresçam aborrecentes
Concordo plenamente! O cinema principalmente ( na década de 60/70) influenciou muito no comportamento humano.
Autoridade é diferente de autoritarismo. De fato. Meus pais eram autoritários, tinham seus cuidados comigo mas sempre foi difícil a convivência, aos 15 anos eu já queria ir embora de casa. Hoje adulta e tenho um filho, mantenho o cuidado e a autoridade mas jamais a tirania e o autoritarismo temos uma excelente relação, ele esta com 13 anos e umas alterações de humor, estou me instruindo para saber como lidar.
Minha filha mais nova se tornou uma outra pessoa depois de assistir a novela do SBT "Rebeldes" ela imitou tanto os adolescentes dá novela que até hoje temos grandes complicações na criação dela! A rebelde sem causa!
KKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Kdkdkkdk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nunca pensei nisto! Achava que esta fase era algo natural do ser humano
Vídeos sempre muitos bons.
É na adolescência que forma seu caráter para vida
Que interpretação genial
EXCELENTE!!! Uma visão que jamais vi e com a qual concordo plenamente!
Sim, são poucos os que reconhecem a engenharia social a qual estão nos submetendo, sobretudo o sócio construtivismo de Frankfurt.
Eu também
Com a superproteção crescente, fruto da sistematização maior da sociedade e de pais inseguros, o adolescente enfrenta as demandas de uma vida (quase) adulta de maneira muito mais crítica e problemática, pois precisam passar de crianças mimadas para indivíduos com responsabilidades e opiniões fortes. SEI LÁ, MAS É ASSIM QUE EU VEJO ESSE TEMA...
Admiração total por você, Professor Luiz.
Bem legal
Bravo!!!! Bravo!!!!!
Realmente é bem reflexiva esta visão e conceituação, porem minha dúvida reside nas descobertas em neurociências referente a maturação cerebral, que no caso a maturação total ainda não estaria presente em torno dos 20 anos e isso justificaria inúmeros comportamento, já ouvi, inclusive neurocientistas "defendendo" o comportamento inconsequente. Para se pensar...
Se ele se referiu a "Neurociência" como "pseudociência", discordo. Pois, ela nos trouxe um conhecimento riquíssimo!! Realmente, o ambiente/meio social potencializa e induz a "rebeldia" da geração Z.
Que vídeo maravilhoso! Conteúdo que vale ouro...
Ótima reflexão
Bom video
Quando aqui em casa falta comida meu irmão compra comida, mas tudo isso para na hora que ele brigar com alguem aqui em casa ele pegar toda a comida que ele comprou e comer sozinho na nossa frente ou no quarto dele. (um cavalão de 21 anos)
eu ainda tenho 12 e nao entrei na adolescente e to preocupado
Perfeito!
Massa.
Adorei essa reflexão
Simplesmente amei
A criação que eu tive na infancia foi otima...do tipo "eu só coloquei vc no mundo, o resto é problema seu, vc que se foda, não tô nem aí". Agora vão ter que me suportar, vou trata-los da mesma maneira.
Sempre questionei o fatalismo dessa tal aborrecência. Quem disse que precisa ser assim?
Também sempre achei injusto rotular o adolescente de "aborrecente". Rótulos não ajudam nada. Só reforçam comportamentos negativos.
Os pais precisam dedicar tempo aos filhos desde que eles nascem. Isso implica renunciar a outras coisas. Mas, os pais parecem não querer abrir mão de nada. Parecem distraídos demais, ocupados demais e, quando os filhos chegam à adolescência, os pais levam um "susto".
E, então, começam a criticar os filhos, como se eles (os pais) não tivessem nada a ver com as pessoas que os filhos se tornaram.
Não veem que o trabalho começa lá atrás!
Não temos garantia de que nossos filhos passarão incólume pela adolescência. Mas, se não tivermos "preguiça" de fazer o papel de pais e priorizar o cuidado com nossos filhos, a chance de eles passarem longe do estereótipo de "aborrecente" é grande.
Desculpe da extensão do meu comentário. É que o tema mexe muito comigo.😊 Tenho uma profunda empatia com os adolescentes.
Adorei a leitura que o Dr. Luiz Alberto Hanns fez e a maneira simples e clara como trouxe luz para o assunto. Muito obrigada! 😍
Não gosto de adolescentes...vejo outra visão com seu comentário.🤗
@@esterduarte617 acho errado falar isso o que você disse. Você DEVERIA gostar.
@@esterduarte617 pois você já foi adolescente.
@@esterduarte617 então você não gosta de uma parte sua.
Agora me responda: como eu vou amar o próximo se não amo a mim mesmo?
O adolescente que vc vai colher e a criança que vc plantou. Concordo. Assim como vale a pena se inscrever no canal
Dr Luiz Alberto Hanns. Estou sempre assistindo os vídeos do canal, mas nós educamos nossa filha sempre conversando e explicando, nunca mandando, porém ao chegar aos 14 anos começou a querer sempre que é dada uma ordem, desrespeitar e muitas vezes não a cumprir, está muito distante de nós, dificilmente quer fazer algo junto da família. Ela sempre foi criada e educada somente pelos pais, não temos ninguém da família interferindo. Sempre estamos conversando e querendo saber do seu dia a dia. Será que este mito não é verdade? Espero que seja só uma nova fase.
Esse termo aborrecente me deixa triste porque parece que eu sou uma pessoa ruim chata e insuportável
Eu também não gosto
ue qm que gosta ?
Excelente explanação. Parabéns ao canal.
Minha filha foi uma maravilha passou muito bem
Excelente!!!
Agora tenho respostas pr alguns pais e adolescentes.
meu Pai na minha Adolescência me dizia: " -vc eh um cachorro ou eh gente? Parece um cachorro que come merda! " Pior que era verdade...quando vc eh adolescente vc acha que sabe tudo, que tem resposta pra tudo, que seus amigos sao sua familia! Quem me dera naquela epoca saber ouvir mais do que falar!!!!
Pois é... eu com 13 anos tbm achava que sabia de tudo...
Eu sou o contrário quando eu era criança era meio assim mas dps q virei adolescente sinceramente me acho um lixo ambulante
Eu não tô tendo na disso
Quanta sabedoria!❤❤amei o vídeo 👍❤
No Brasil, essa estetizacao inicia-se aos 40 anos, tornando o adulto no famoso "tiozinho/tia".
Otima analise!👏👏👏👏👏
Gosto muito dos vídeos da casa do saber mas, deste eu vou copiar o link porque gostei demais. Vou enviar como se fosse mensagem de bom dia... na verdade não gosto de mensagens de bom dia... no entanto o vídeo eu enviarei. Me incomoda profundamente a expectativa que as pessoas cultivam em torno da rebeldia dos adolescentes. Quando alguém pergunta ao outro se os filhos são aborrecentes e o outro responde "Não, são tranquilos" o que perguntou sai decepcionado como se fosse uma resposta desagradável e até grosseira.
Nossa eu gosto tanto de te ouvir ...
análise top
excelente fala...👏
minha família deveria ver esse vídeo , estão estudando muito mal meus primos , etc
Sou med veterinario hoje , filho de fonoaudiologa e psicooedagoga . Sobrinho de psicologa e unico homem da familia. Onde esta o termo aborrescente ?
Obs. Escrevi errado de propósito. Onde dentro da psicologia existe o termo aborrescente ?
Outra coisa que vi nos comentarios é o baixo conhecimento da lingua portuguesa. Enfim esta tudo errado !
Ninguém liga para você.
Aborrecencia e a fazê que causa mais stress para os pais que fazem de tudo para dar o melhor para o seu filho
Adorei👏👏
Excelente vídeo! Parabéns!
Muito bom o vídeo!
Adorei!!!
Maravilhoso!!!
Eu aou adolescente 😁😁😁
muito bom
Ficou uma dúvida acerca do surgimento dessa dicotomia sendo posta nos anos sessenta, como diz no vídeo. Podemos ver esses traços de antagonismo entre o jovem belo e o velho feio já na era vitoriana, muito expostos na obra de Oscar Wild, O Retratado de Dorian Gray. Me pareceu contraditória a afirmação do video, porém acredito que os anos sessenta, com seu marketing e mercantilização do jovem, foram de fato relevantes, mas não iniciadores.
👏👏👏🥰
perfeito 👏👏👏👏
Comunicação x comando👍
Os mais velhos cuidarem e protegerem os mais novos... Tão simples! Era comum. Hoje? Babás e babás? A falta do treino da empatia e do tornar-se humano está deixando um vazio
Excelente!!!!!!
somos todos filhos de mercado?
Eu na adolescência eu dava a bunda puberdade complicada 😂😅😊
Filho mimado hoje certamente será aborrecente no futuro. Pode escrever. Aliás, excelente vídeo.
Eu fui mimado e não sou um aborrecente
@@leonardodemarchi7147 a maior parte
@@leonardodemarchi7147 né
Genial
P
eu sou o único com 18anos aqi?
AlanMoraes AQUI*
16 😎
15
16 kkk
17
Amei!
Na adolescência é que se expande a glândula PINEAL ... E adivinha o que acontece nessa expansão???
O que?
engenharia do consentimento
Balela, meu filho foi criado com muito amor carinhos era uma criança adorável não existia quem não quisesse estar perto dele, foi ai que então veio a adolescência e transformou meu filho em um ser insuportável de conviver.
A mais pura verdade oque falou, meu filho foi criado com todas as regras do mundo , sempre ensinamentos de primeira,levai para igreja ,demos bons exemplos dentro de casa, estudou nos melhores colégios, hoje se tornou um adolescente irreconhecível , não dá para ninguém conviver com ele, está sendo um grande sofrimento para eu e meu marido.
@@lucienemendes5309 já perguntou se ele gostava disso? se ele queria estar na igreja ou não? regras demais podem fazer ele se revoltar mesmo, não ter liberdade sabe? estudar em colégios bons também não significa nada, seu filho se tornou irreconhecível ou você só não conhecia ele?
@@estherpereira1837 Infelizmente, concordo em parte,por que não conheço a vida pessoal das pessoas, elas é que sabem,porém,sou exemplo do que você disse, sempre fui a"boa filha"nunca negava, sempre seguia o que mandavam, todos achavam que eu era aquele"amor de pessoa",dizem que não passei pela "rebeldia adolescente", mais ninguém sabia o que eu pensava de verdade,o que eu queria e gostava,na verdade eu me conhecia muito pouco, hoje (apesar do caminho do auto conhecimento ser até a morte)percebo que a maior parte do que eu mostrava não era quem eu sou, até nas coisas simples como roupas, minha mãe comprava coisas de cores que eu odeio, eu só seguia o fluxo, seja por medo,por não saber direito o que gostava ou não...como criança você só vê a opção ser como querem que eu seja,o problema é que os pais não querem enxergar que a fase criança, não é o final do que a pessoa vai ser,e na adolescência existem muitas mudanças ao mesmo tempo e não dá pra querer que você seja como quando criança, e também não dá pra determinar que se está"insuportável"na adolescência vai morrer assim, não somos rochas, ou massa de modelar onde amassam e formam o que lhes é mais agradável,somos pessoas que mudam conforme crescem,aprendem,e vêem que o mundo vai além da casa,comparar infância com adolescência me parece um erro.
@@estherpereira1837 adolescente acha que sabe de tudo. Olha só você.
safe
Neste vídeo em específico, acredito que ficou a desejar. Não foi de argumentação consistente o suficiente. Tentando forçar uma ideia. Como essa de que a adolescência com.suas características foi sendo inventada e formatada pela própria sociedade a partir da década de 60.
Adianta ir ao médico e ele ter receitar mudanças de hábitos para um Homem idoso? Pois é o conselho é futurista, mas não serve para o momento!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Quem assistiu o vídeo de matemática do professor Goku da like no comentário
MST
v
eu sou o adolescente que quer me matar