Tenho a certeza que qdo for fazer uma visita na umbanda, irei me sentir mto bem e mto feliz como me sinto na casa espírita. Estamos todos juntos num só coração...amo todos! Deus nos abençoe sempre.
Adérito Simões, me permita fazer uma correção. Kardec inaugura a SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS PARISIENSE. Lá ele além dos estudos e pesquisas, realiza o trabalho assistencial sim com os assistidos e efetua o trabalho de magnetismo com os grupos que atuavam com a desobsessão denominado "corrente magnética". Existe um comentário extenso que poderia colaborar com os estudos do tema acima no livro Obras Póstumas. Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo seu trabalho desenvolvido.
Pai Aderitosimoes vem agradecer lhe pelas aulas e explicação que venham nós enforcados através desse veículo de comunicação este em terreiro quando criança que o meu pai me levava depois de assistir muito despertou aprender o movimento da religião Ubanda sou formada em teologia porém não atuo na minha formação porque sempre achei que me faltavam algo que me assegurassem para uma firmeza em relação aos conhecimentos e prática de religiões me indentifico muito com a forma que o senhor transmite os seus conhecimentos ...
Maria ,obrigado pelo depoimento. Mais de 50 horas de aula, você faz suas programação de estudo com vídeos e apostilas. No final de cada módulo peça no Whatsapp o seu certificado . Por R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto. ASSINE AGORA! www.aderitosimoes.com.br
Suas explicações foram contundentes, e bem acertivas. A sua pesquisa foi bem elaborada, e a sua linha de raciocínio foi perfeita. Sou Espírita a 25 anos, conheço um pouco da Umbanda, pois tenho famíliares que são da religião... Gostaria de fazer uma ressalva, na Doutrina Espírita não há rituais de nenhuma espécie. Existem, reuniões mediúnicas que são abertas aos públicos ou não... No meu grupo por exemplo, não há reunião mediúnica aberta ao público, essa reunião é fechada a membros da casa que são capacitados para desempenhar o trabalho mediúnico... Gostaria tbm de dizer que existem religiões, que se utilizam, de conceitos da Doutrina Espírita, mas, não são Espírita e Sim "Espiritualista"....
Com a sua permissão Pai Adérito! Iniciei meu desenvolvimento mediúnicos na mesa kardecista por uns dois anos, então tive um espaço de tempo afastado e migrei para a Umbanda, onde me encontro atualmente. No meu entendimento as principais diferenças estão no fato do grosso do espiritismo estar no conhecimento e estudo da causa e efeito e da doutrina, através de literatura. Perfeitamente se pode ser kardecista sem jamais pisar em um centro espírita. A primeira preocupação do espiritismo é o aperfeiçoamento moral do homem. A Umbanda mais se aparenta com um verdadeiro campo de batalha. Não se passa o tempo transmitindo filosofia de vida ao consulentes, e sim limpando campos de energia negativos perturbadores que já se encontram atribulado a vida do necessitado. Alguma palavra de advertência sempre lhe será dita em relação da necessidade de espiritualização ,obviamente. Mas o grosso da preocupação de Umbanda é socorrer a urgência urgentíssima. Como uma tropa de resgate ou um hospital de campanha. A parte de filosofia é ministrada aos adeptos, uma vez que diferente do Kardecismo ela é iniciática. Ou seja:para ser umbandista necessariamente e irrevogavelmente se necessita da vivencia no terreiro. Quanto a evolução dos espíritos entre uma religião e outra: só acha que os guias de Umbanda são atrasados quem realmente não conhece a Umbanda. Na questão de conhecimento de causa, evolução ,sabedoria e amor, os guias que trabalham comigo não deixam absolutamente nada a desejar em relação aos irmãosespirituais da seara Kardecista, mesmo pq muitas vezes nossos guias mudam a frequência e aparência e atendem em centros espiritas, com outros nomes. Axé !
Estive no Espiritismo denominado Kardecista, por uns 15 anos. Amei, fui muito feliz, estudei e fiz parte da mesa mediúnica de um centro muito bacana...Centro que respeitava as outras religiões, inclusive a Umbanda. Hoje, há uns três anos estou na Umbanda e sinto muito feliz. Acredito. no final das contas, que como foi dito no vídeo, são formas diferentes para o mesmo fim: reforma íntima, caridade, humildade e amor!!! Excelente vídeo, parabéns pelo trabalho.
Tem muitos Umbandistas ,que equivocadamente , tentam desqualificar Kardec como criador do Espiritismo, e afirmar que o Espiritismo não é Kardecismo, e que ele não fundou o Espiritismo, crasso erro. O livro fundamental " Livro dos Espírito" consta com 1.019 perguntas e respostas, todas as perguntas são do próprio Kardec, e as resposta vieram do plano superior, mas ainda, muitas respostas tem comentários de Kardec. No Livro "obras Póstumas", praticamente tudo é de autoria de Kardec. Também ele inventou a palavra "Espiritismo" que não existia no dicionário.
Boa tarde. Obrigado pelo seu excelente trabalho. Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que é considerada o primeiro centro espírita da história. Lá havia estudos e reuniões mediunicas, que por vezes realizavam amparo.
Excelente aula, meu irmão! Sou filha de pai umbandista e mãe espírita, de modo que sempre convivi com as duas realidades dentro de casa. Sou trabalhadora espírita há 15 anos e gostaria apenas de acrescentar que numa casa espírita, além do passe e da palestra (em geral uma exposição breve do Evangelho Segundo o Espiritismo), existem trabalhos mediúnicos em que os casos trazidos pelos assistidos são atendidos, mas sem a presença do público (até para que o assistido não fique impressionado com o teor das comunicações). Nestes trabalhos ocorrem incorporações de espíritos sofredores, de obsessores e também de mentores (estes últimos são entidades de Luz que coordenam o trabalho espiritual, inclusive temos Pretos Velhos e Caboclos atuantes nesse trabalho). Vale ressaltar que a casa em que trabalho tem mais de 100 anos de existência, de modo que a manifestação de Pretos Velhos e Caboclos não é uma novidade ali). Interessante também mencionar que "O Livro dos Espíritos" é indicado no terreiro que meu pai frequenta para aqueles que desejam conhecer mais sobre a espiritualidade (obviamente como um apêndice, uma vez que ali o foco é a Umbanda e suas práticas). Como eu amo as duas doutrinas, creio que o mais importante é o respeito que devemos ter por ambas, não há melhor nem pior, são diferentes. Infelizmente existe preconceito sim, tanto por parte de espíritas quanto de umbandistas, mas isso ocorre mais por falta de conhecimento do que por maldade. O fundamental é que todos nos unamos, independente da religião, para a construção de um mundo melhor - um mundo de Regeneração, como dizemos no Espiritismo - e para isso o trabalho começa pela nossa própria transformação íntima.
Segunda operei a minha coluna na casa espírita Kardec eu tô uma nova pessoa e acho lindo está religião pq eles trabalham cm amor por amor a Deus não cobram nada isso acho lindo e doação de amor ao próximo ..creio q vou seguir está doutrina ....pq ainda n me achei em casa de um banda todas q já passei .n deu certo ...
Uma entidade da umbanda recomendou as obras de Kardec pra iniciar o entendimento sobre a espiritualidade. Depois dessa, caiu minha ficha, a espiritualidade é única, aqui na terra as pessoas dividem,criam regras, cultos... Um universo único a espiritualidade, aqui na terra se dividem mas lá no astral, tá tudo junto e misturado,o que mais importa são: moralidade, esclarecimento, a União de todos em direção a luz. 😉👍
Que o Cristo Cósmico e os Mestres iluminados continue te abençoando por semear Amor através dos estudos... Independentemente da vertente religiosa. Namaste! Saravá! Axé! Saravaxé! Axè! Mukuiu! Motumbá! kolofé!!!
Parabéns pelo seu excelente vídeo! Como sabe, freqüentei o Kardecismo durante mais de 10 anos....Sou grata a todos os conhecimentos que adquiri dentro do Espiritismo, mas sinceramente com todas as minhas dúvidas recentes dentro da Umbanda ainda hoje,, pois são apenas 4 meses dentro do terreiro ainda... estou me sentindo mil vezes melhor como pessoa e em relação ao amparo dos guias. Realmente o Kardecismo não " acredita" na cura de banhos de ervas ou uso de objetos ,( cigarros... velas... defumação etc.. como forma de trabalho e cura)..ja ouvi falarem dentro do Espiritismo que eu frequentava, que os espíritos( zombeteiros) até brincam dessas formas da Umbanda trabalharem...Mas , eu acredito!!!!!!!!!!!! É isso que importa hoje para mim! Umbandista hoje de coração....e grata ao Kardecismo pelo tempo que me foi dado pelo universo como aprendizado dentro do Kardecismo!!!! Abraços Aderito...
Vanessa ! Seja feliz na Umbanda ! Mas o Espiritismo não é Kardecismo. Não foi Allan Kardec que fundou o Espiritismo. Ele apenas codificou , isto é , organizou os ensinos dos Espiritos em suas obras.
No Brasil o Espiritismo está estagnado em evolução cientifica, apenas dá valor aos Evangelhos. Todo pesquisador cientifico , se vé obrigado a buscar outros meios de divulgação ,e progredir em forma particular,como é o caso do dr Sergio Felipe de Oliveira, Sonia Rinaldi, e muitos mais.
Gostei muito da explicação. Comecei a segui-lo a pouco tempo e estou gostando muito. Parabéns pela sabedoria que vc tem e consegue passar de maneira simples.
No Espiritismo não existem rituais. Uma das maiores preocupações de Allan Kardec e o Espiritismo Moderno é comunicação de espíritos maus intencionados, que poderia ter conseqüências devastadoras na frágil mentalidade dos iniciados no estudo espírita. Por este principal motivo que as seções de comunicação com os espíritos não são públicas.
Aderito tudo que vc falou nesse video eu entendi completamente sou umbandista eu perfeitamente entendi a religiao espirita e umbandista perfeito video parabens SALVE
Amigo Adérito Simões, muito bacana seu canal, estou chegando agora, sou espírita, mas conheço a Umbanda e além do respeito tenho um enorme carinho. Acredito que os dizeres são próprios de nós humanos pouco evoluídos, foi muito bem colocado pela irmã Carla Goldim, a doutrina espírita não veio para ser um divisor de águas. Precisamos somar forças, pois o que importa é a caridade! Axé e grande abraço!
Muito legal. Fui espírita e dentro do centro fui orientada a procurar a Umbanda. Dentro do espiritismo estudamos muito e temos respostas para todas nossas dúvidas. Caí de para quedas na Umbanda sem entender o que acontece. Achei teu canal e estou encontrando tb as respostas. Agradeço muito a tua generosidade em dividir conosco tua bagagem. A casa que frequento tem muitas coisas diferentes da tua, mas filtro o que se enquadra e vou aprendendo e crescendo. Valeu!!!!
interessante Aderito sou médium e ja trabalhei o espiritismo e umbanda as duas doutrinas cuidam dos mesmos propósitos só que de formas diferentes, hoje trabalho em uma casa espírita que tem um espaço para a umbanda da mesma forma que vc falou à pouco com caboclo e preto velho sem atabaque defumação ou charutos onde eu me desenvolvo é m trabalho lindo obrigada vc me esclareceu muito com essa aula pois tinha minhas dúvidas das duas religiões trabalharem juntas gratidão rs....
Hola hno.Aderito. soy un viejo Espiritista que en el año 1978 me inicié en Umbanda, y fué mi conocimiento Espiritista lo que me ayudó a entender a Umbanda, a la que al día de hoy sigo practicando y defendiendo con mucho amor, pasión y sacrificios en mi lucha Umbandista. Comparto contigo Casi todo, prácticamente todo en cuanto a las diferencias entre Espiritismo Kardecista y Umbandista, sólo algunos detalles que no entendí bien, pero seguramente es una cuestión de idioma. Soy argentino y aunque entiendo tu lengua de pronto hay modismos que no los conozco, aún así no es tan importante ante el contenido que das, respecto de Espiritismo y Umbanda. Como dije antes estoy de acuerdo casi en todo contigo. Si bien sigo mi propia doctrina Umbandista te veo y sigo como a otros hnos. brasileños porque quiero saber qué sucede en Brasil con la religión Afroumbandista por hoy. Ya que veo desde hace muchos años un verdadero desastre en mi amada Umbanda, y no sólo en Argentina, puedo decir de Uruguay y aún de brasileños que llegan aquí. Un gran abrazo hno. Oxalá nos Bendiga.
Muito boa a "comparação" Adérito. Como neófito na Umbanda, vindo do Espiritismo, seus videos são esclarecedores. O que de melhor eles trazem é esclarecer e não convencer. Parabéns! e claro, Obrigado.
Olá Adérito, amei esse estudo apresentado sobre espiritismo e umbanda. Realmente o espiritismo busca o caminho da verdade sem que isso afaste de lembrar-se de onde tudo isso se principiou. Sobre a questão de Allan Kardec não ter colocado grupos fixos como uma casa espírita, é bom ver pela história que de certa forma havia um certo perigo afirmar ser participante de alguma ordem espiritualista. Até esse nome Allan Kardec tinha um propósito de assegurar seus trabalhos publicados, devido ao cuidado de se expor, não por medo ou intimidações agressivas, pois seu trabalho extensivo teve resultados tremendos. Podermos ver seu trabalho em prática no livro A OBSESSÃO, do próprio Kardec. Um grande abraço.
Obrigado pelo relato Pedro. São 20 curso por apenas um valor. aderitosimoes.sambaplay.tv R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto. ASSINE AGORA!
As pessoas se acham tão evoluídas, donas da verdade, sem se darem conta q verdadeira evolução moral é algo a parte de religião, crença, culto ou ritualística. Se acham o último biscoito do pacote em esclarecimento e evolução e não praticam o básico de uma pessoa verdadeiramente evoluída que é a humildade não controlando o impulso do julgamento com agravante de não conhecer o q esta julgando. É isso aí Pai Aderito. Sem mimimi. Cada um no seu quadrado. Axé!!!
Muito bom esse vídeo ! Para mim fica a cada um decidir aonde se desenvolva melhor sua mediunidade não julgando nossos irmãos por serem espíritas ou umbandistas...
nasci em uma família kardecista, temos grande respeito por qualquer que seja a religião, eu particularmente estou estudando a umbanda, sinto que é um meio de evolução tanto para os médiuns quanto para os espíritos. E com certeza há espírito de grande nível de evolução trabalhando para ajudar, Bezerra de Menezes por exemplo vem em um preto velho ajudar o consulente. espiritismo é uma coisa só, o que há são manifestações diferentes, mas todos estamos à procura de doutrina, progresso espiritual e com o amor fraternal alcançar os ensinamentos de Jesus, assim possamos nos tornamos espíritos melhores de bom coração. falo por mim e por pessoas que convivo não acreditamos que seja baixo espiritismo, como pra tudo existe uma interpretação cada um entendi da forma que mais condiz. estamos juntos na mesma estrada com o mesmo foco.que é fazer o bem sem olhar a quem. agradeço seus vídeos são muito claros, sua didática fácil e satisfatória. meu aprendizado cresce com sua ajuda muito obrigada muito Axé meu irmão
Eu como espírita por quase 20 anos te digo que está bem esclarecido as diferenças sim. Compactada é claro , mas esclarecedora. Agradeço muito essa base espírita do pentateuco de Kardec pra entender muito o que acontece comigo no terreiro. Hoje estou em desenvolvimento mediúnico, onde me encontrei e trabalho feliz, ainda como médium iniciante, porém com a vantagem de saber como funciona o mecanismo mediúnico. Gosto muito do Canal , siga esse caminho. Axé a todos os irmãos!
Aderito na casa espírita onde vou tem os passes com os caboclos e médicos , mais tbm tem consulta com preto velho. Porém é de forma diferente o trabalho, igual vc disse. Te convido a buscar sobre o Vale do amanhecer se ainda não tiver conhecimento. Muita Luz.
Andreza , conheço o trabalho maravilhoso que é desenvolvido pelo Vale do Amanhecer. Com todo o respeito que tenho pela doutrina recebida do Astral Superior por Tia Neiva, o Vale do Amanhecer não é casa espírita, embora tenha princípios básicos que fundamentam o Espiritismo e que não é propriedade da doutrina ( como a crença na reencarnação). O blog estudodojaguar.blogspot.com.br/p/estudo-do-jaguar-dicionario-do-jaguar.html define a doutrina do vale do amanhecer como espiritualista cristã.
estou aprendendo muito com suaas aulas gosto muito estou engatinhando na religiao e eu amo muito e ja me sinto outra pessoa coracao mais leve mente mais sadia .vc e um instrumento usaddo para nos passar seus conhecimentos obg e que Deus Pai Oxala abencoe
A umbanda é uma religião linda! Fui kardecista por 7 anos, mas quando deixei de ser preconceituosa e resolvi estudar e visitar uma terreira sagrada e acabei me apaixonando! Lá desenvolvi minha mediunidade e estudo a umbanda até hoje, é uma doutrina diferente mas o lindo mesmo é a grande diversidade dentro desta religião que somos todos unidos pela fé, amor e caridade! Salve irmão acho lindo seu trabalho de esclarecimento via UA-cam,sempre me ajuda a entender muitas coisas!
Muito bom, sou espírita e estou estudando a umbanda e estou adorando, muito linda essa religião, pai Adérito só uma ressalva, em todo o vídeo você citou "religião espírita" a doutrina espírita não é considerada uma religião mas sim uma doutrina filosófica apenas com com aspecto, religioso, científico e filosófico.. Então dizer religião espírita pode incomodar alguns, por mim tranquilo e só para elucidar mesmo parabéns ao canal!!
Muito boas as explicações. Certa vez li uma matêria com o tema A UMBANDA REIVENTADA colocando Espiritismo e Umbanda bem mais próximas hoje em dia devido alguns ritos que a Umbanda que era muito mais " exigente" mudou e que o objetivo de ambas as religiões é a mesma: CARUDADE.
Eu estudo os principais livros do Kardec e até um livro chamado abismo. Aprendi tanto que minhas entidades já pediram para o baba e Tata me colocar para começar os trabalhos. Aprendi e aprendo com o Kardec é o Kardec comigo Umbandista. Eu e minhas entidades trabalhamos com muito amor e caridade para com a assistência é o nosso Deus com as pessoas no trabalho, escolas etc. Axé.
adorei seu vídeo aula, vc esplicou perfeitamente , sou espírita, e fico muito feliz em aprender um pouco mais. não conheço quase nada de sua religião, mas o pouco que sei é o suficiente pra admirar
Muito bom. Muito bom mesmo, RATIFICAR o que presenciei (quando criança) na Umbanda e o que vivi (quando adulta) no Espiritismo. Não conseguiria mensurar o quanto amo tanto a Umbanda quanto o Espiritismo. Só sei que sou efetiva e eternamente GRATA aos Orixás e aos bons Espíritos, por tudo que me concedem como bençãos, amparo e crescimento. Agradecida Adérito por tamanha Boa Vontade e Cultura. Axé
nossa Aderito vc é ótimo. ...Parabéns e obrigado. ...essas aulas mais aprofundadas estao ótima. ..chegando a hora de aprofundamentos...muito bom. ..Axe irmao!!!!
Caro Adérito,primeiramente quero parabenizá-lo pelo canal e pela disseminação dessas importantes informações, que auxiliam no esclarecimento de todos. Gostaria de contribuir com algumas informações: O Espiritismo possui um triplo aspecto: Ciência, Filosofia e Religião. Segundo Allan Kardec "O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações". Para ele a palavra religião é inseparável da de culto; “desperta exclusivamente uma ideia de forma, que o Espiritismo não tem. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público não veria aí senão uma nova edição, uma variante, se se quiser, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios; não o separaria das ideias de misticismo e dos abusos contra os quais tantas vezes se levantou a opinião pública”, portanto Espiritismo não é religião, no sentido tradicional da palavra religião para Allan Kardec. No livro "O Consolador" psicografado por Chico Xavier, Emmanuel responde a seguinte pergunta: Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo, como um triângulo de forças espirituais?“A ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus-Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual”.
Achei bem interessante, sou artista plastico e espírita, e uma cliente me pediu para desenhar Iemanjá, mas precisava saber sobre, ai comecei assistir teus videos um atras do outro. Mas nas casas espíritas existe preconceito, até mesmo nas próprias divisões espíritas, quando falamos em Ramatís por exemplo. Um adendo ao Video há um médium e escritor espírita Robson Pinheiro que escreveu Tambores de Angola, Aruanda e Sabedoria de Preto velho que que esclarece cosmicamente a função das duas para a sociedade, que hoje ele é visto com maus olhos ela comunidade espirita. depois de ver seus vídeos me esclareceu muito e buscarei em minha cidade conhecer um terreiro sim! obrigado e belo trabalho !
Muito obrigado! Eu espero que esse vídeo tenha ajudado a todos nós a entender que não ha uma cultura que se sobrepuja a outra. O ser humano costuma tomar essas atitude ao analisar civilizações(eurocentrismo) e está claramente fazendo o mesmo ao analisar religiões(sem a menor noção de relativismo cultural), sempre se colocando como A verdade e nunca à caminho de. Continue com os videos que trará felicidade a muitos. O respeito não basta quando nos enchergamos acima dos outros, pois entao, o que aprendemos sobre humildade?!
Faltou mencionar que o Espiritismo não foi considerado por Allan Kardec uma religião e sim deixado em aberto para quem quisesse adotar o Espiritismo como religião. Allan Kardec intitula o Espiritismo como ciência e filosofia. Aqui no Brasil diz se que o Espiritismo é Religião, filosofia e ciência. Em resumo, você pode ser Umbandista, Católico ou Evangélico e frequentar os estudos Espíritas.
Ola Aderico Participo de uma casa espiritualista. temos as palestras, o passe. Mas tambem usamos a manifestacao das entidades para responder as ansiedades dos irmaos sofredores q precisam de um tipo de cura. cirurgias espirituais. mesa mediunica. conversas com pretos velhos, caboclos, criancas, exus... e tbm uma vez por mes temos gira umbandista onde os guias se manifestam. Que doidera... mas é assim que funciona pregando o amor e a doacao auxiliando a evolucao. fazendo q a caminhada espiritual seja plena. Que Voce acha disso...?
Saudações pai Adérito sua benção, o que vemos por parte de muitos religiosos seja qual for a denominação religiosa é a pregação de separação de crenças, sendo que no espiritual não acontece esse tipo de situação,a espiritualidade é um todo a serviço do todo de forma geral. Os religiosos precisam entender que tudo no universo se completa e se equilibra, talvez daqui alguns anos possamos ver todas as crenças trabalhando no mesmo propósito sem que uma diminua a outra!!! O caminho é a evolução!!! Asé muita paz e luz para todos !!!
pai Aderito fico cada dia mais feliz em ver que pessoas como vc e pai paulo mão juliana( umbandarte) entre outros mostra como e a nossa maravilhosa umbanda. oxalá te ilumine.
Bomm diaa, Adérito amei suas explicações, que Deus e a espiritualidade amiga, te abençoe e te proteja sempre lhes dando bastante saúde, paz e muita luz🙌🙌🙌 em sua vida. Obrigada amado irmão. 😍😘😘😘
Video perfeito Pai Aderito! como o senhor já sabe, fui espirita durante 15 anos, fiz todos os cursos, li os cinco livros de kardec e devo muito da minha parte espiritual ao espiritismo, porém agora estou estudando e me aprofundando na umbanda, estou muito feliz por estar entre seus filhos e com a permissão dos guias chefes do templo sete montanhas, logo estarei entrando para gira. sobre o assunto, tudo o que foi abordado pelo senhor, está em meu ver 100% correto. Espiritismo tem suas peculariedades tanto quanto a umbanda, mas também tem muitos pontos em comum, apenas o intercambio ou como diz dar passividade aos mentores de luz é diferente, mas a caridade, o amor ao proximo e o DEUS maior é um só! a sua benção pai e muito axé !
Boa tarde Sou umbandista do Templo de umbanda Ogum de ronda e ze boiadeiro. Mas pratico o evangelho no lar com o livro "evangelho segundo o espiritismo", pois fui frequentador de uma casa espírita por algum tempo e me sinto bem fazendo isso. Gostaria de saber sua opinião sobre isso. Obs. Assisto seus vídeos quase que diariamente. Muito bons por sinal. Meu nome é Renato. Desde já agradeço.....
Renato Vamos estudar! 📍Teologia de Umbanda. 📍Mistérios de Exu. 📍Mistérios dos Orixás. 📍Mistérios das entidades. 📍Evocações. 📍Consagração de imagens. 📍Magia dos Orixás e entidades. 📍Defumação: teoria e prática. 📍Tipos de mediunidade. 📍Espíritos sofredores. 📍Transporte mediúnico. 📍Roupa de santo. 📍Velas. 📍Preceito. 📍Estalar de dedos. 📍Práticas: Anjo de Guarda e firmezas de Exu. 📍Incorporação. 📍Resolvendo seu problema. 📍Pólvora. 📍Simbologia dos orixás. 📍Águas dos orixás. Tudo por R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto. ASSINE AGORA! Indique aos amigos.😉 aderitosimoes.sambaplay.tv
Achei difícil de entender! Respeito muitas as religiões! Fui batizada no Catolicismo, na adolescência escolhi o Kardecismo e na fase adulta a Umbanda me chamou. Hoje estudo a Umbanda que tenho mais dificuldade de entender. A Umbanda exige outra inteligência sem ser só a racional. Gosto das três.
Por isso que fui pra Umbanda pq la eu falo direto com as entidades e na Kardecista isso nao consegui, me senti muito bem e me receberam de braços abertos, Salve a Sagrada Umbanda!
Gabriel axé. Mais de 20 cursos com apostila. Todos ao mesmo tempo. Com certificado em cada etapa,R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto. ASSINE AGORA! www.aderitosimoes.com.br
Adérito , boa noite ! Gostaria que vc falasse um pouco sobre Magia. Assistindo um dos seus vídeos ( quartinhas) , vi que a representação dela é a mesma utilizada na Magia Natural ou Bruxaria Natural. Achei interessantíssimo saber que os "objetos" utiluzados são diferentes , porém , as representações ritualístucas tem muitas vezes a mesma função. Sou iniciante na Umbanda mas , sou uma estudiosa de Bruxaria Natural.
Certo,Sheila! Esta anotado para proximos vídeos. Esse e nosso aplicativo Uma forma inteligente de estudar. app.vc/instituto_aderito_simoes Entre e de sua opinião.Compartilhe 😉. Obrigado pelo contato e estaremos sempre à disposição! Axé!
Kardec fazia parte da Sociedade Espírita Parisiense. Lá falava-se, sim, de magnetismo (passe e outras influências). No livro Céu e Inferno pode-se ver um caso onde se pede para entrar em contato com um bibliotecário, assim como outros casos. Fique com Deus ^^
E as obras não são de Kardec, mas sim, nossas (Espíritos). Na Doutrina Espírita não há incorporação no passe. Além do mais a Doutrina Espírita não adota em suas reuniões rituais; seja em debate, seja em reunião mediúnica. Mas prossigamos ajudando a todos seja em que lugar for. Mais uma vez abraços ;)
nossa! tive muitos problemas no passado porque via e ouvia os espíritos fiquei transtornada foi muito difícil passar pelo que passei, o Divino veio a mim pelo desespero com certeza, foi algo bem pessoal. por isso frequentei muito tempo centro kardecista. até que numa abertura de reunião meu preto velho se manifestou, foi tranquilo pra ele, eu me senti um ET, sei que a equipe do doutor Bezerra de Menezes me ajudou muito mesmo e não vejo problema em assistir uma palestra ou uma peça e até indico, mas de verdade eles não gostam, da pra sentir o problema não é o espiritismo e sim, a pessoa no caso os dirigentes responsáveis pelo andamento dos trabalhos. FAZER UMA REUNIÃO ESPÍRITA SEM A PRESENÇA DE ESPÍRITOS O QUE MUITAS VEZES PAREÇE, É MEIO DICÍCIL.
Em questão de aprendizado e evolução, a forma pouco importa, mas importa sim o fundo. E Sigamos com fé, cada um onde acredita ser mais útil naquele momento, com muito respeito e aí com certeza tudo dá certo!
Adérito vc falou nesse vídeo sobre diferença entre umbanda e espiritismo. Qual a visão da umbanda sobre o dia D relatado por Chico Xavier e a fase de transição que a Terra está passando como aconteceu com Capela.
Certo ,Sabrina Scandolari! Vamos estudar para poder responder! Inicie estudos mais elucidativos sobre a Umbanda na Plataforma aderitosimoes.sambaplay.tv/ Obrigado pelo contato e estaremos sempre à disposição! Axé!
Oi boa tarde Adérito eu conheci a casa espírita aqui em Porto Alegre .e um mundo maravilhoso q achei e outra eles dão aulas e explicam tudo sobre a doutrina espírita ...e lindo de estudar ...mas também amo umbanda mas ainda não me achei em nem uma casa de umbanda pois n concordava com seus métodos de dirigirem a casa ...
estou mto confusa,participei de um terreiro de umbanda ,me senti ótima,mas infelizmente naum posso mais ir...Agora comecei frequentar uma casa espírita gostei mas sinto falta da umbanda.
olha o primeiro livro espirita que li foi memorias de um suicida eu tinha 14anos,depois disso não aceitei somente aquele livro hoje tenho todas as obras de kardec varios livros e amo chico xavier,mais sempre faltou alguma coisa e quando conheci a umbanda achei também muito importante digo com sinceridade não consigo separa-las,o conhecimento que tenho do kardecismo é maior que dá umbanda mais procuro estudar ver os videos de ensinamento leio livros estou muito longe de entender a umbanda mais não aceito que digam que ela é baixo espiritismo para mim é falta de conhecimento e preconceito coisa que não tolero fiz 49anos essa semana e sei que meu caminho é longo tanto no kardecismo como na umbanda,mais vivo com a minha verdade independentemente das opiniões alheias,gostei muito desse seu ensinamento Adérito parabéns
Os ensinamentos que o Kardecismo nos fornesse é fundamental ! Evangelização moral é tão importante quanto respirar! Sou umbandista mais frequento regularmente um centro espirita kardecista ,meus filhos vão à evangelização infantil e é um completando o outro não dá para abrir mão! E aconselho todos os médium a lerem as obras de Kardec,só acrescenta.
luz dos ventos, faço o mesmo que você, indo a centro espírita e ao terreiro de umbanda. O Apóstolo Paulo já dizia: " Examinai tudo.Retende o que é bom." ( 1 Tessalonicenses 5:21)
Considero a professora Yvone de Amaral Pereira a melhor médium do Brasil, parabém. Siga estudando Yvone, Kardec e León Denis, para ter uma fortaleza espiritual. O bom da Umbanda que não está prisioneira da Bíblia, que segue a historia do povo judaico. Ao contrario segue a saga dos povos brasileiros, dos Caboclos, Índios, Pretos Velhos, Boiadeiros, Ciganos, etc.
Senti falta de abordar alguns pontos: - O Espiritismo não trabalha com imagens de santos como na Umbanda; - No Espiritismo não existe corpo eclesiástico, hierarquia e nem rituais; - O Espiritismo também é uma ciência e filosofia; - No Espiritismo não existe predição e previsão e utilização de consultas a oráculos como cartas e búzios; - A Umbanda é uma religião que mescla elementos do catolicismo (altar com santos católicos - sincretismo, os rituais africanos (Orixás) e o Espiritismo. 👍
Eu aprendi sobre umbanda cm vc Aderitos e vi q na religião da qui de Porto Alegre fazem muitas coisas errada ...adoro seus vídeos pois e muito declarativa ...
Saudações adérito ! Sobre a questão em relação ao kardecismo , quando vc afirma que Kardec nunca psicografou nada , eu discordo pois a codificação foi embasada na relação médium e espirito em psicografias e o nome do espirito é Espirito de Verdade , foi assim em quase toda a codificação ! E no livro céu e inferno , as psicografias tbm fazem parte de uma boa parte do livro relatando as situações dos espiritos aos locais que foram a partir de seu desencarne .
Obrigado irmão. Mais de 50 horas de cursos com apostila. Com certificado em cada etapa,R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto. ASSINE AGORA! www.aderitosimoes.com.br
Frequento Umbanda (hj me considero umbandista) , porém, também gosto de ir a um centro kardecista perto de casa. Eu acho, q quando todos os preconceitos acabarem, ambas a religiões andaram lado a lado, ajudando a evoluir um ao outro e seus médiuns ...
Adérito, às entidades que trabalham na Umbanda e no Kardecismo são diferentes? Eu entendo que a forma de manifestação é diferente, mas.por que a personificação é tão diferente? Uso de alimentos, bebidas, cigarros? São falanges que atuam de forma diferente?
Eu sou ubandista e fui fazer uma iniciação no Reiki , lá no curso tinha umas pessoas kardecistas, pessoas acha que sabe mais que todo mundo. Meio chato. Mais respeito.
parabens pelas suas explicações sobre a umbanda. sobre alan kardec ele fundou sim, centro espirita e até a sociedade de estudos espirita, fudada em 1858. Veo obras postumas e o livro o que é o espiritismo.
Boa tarde Aderito sou umbandista e medium em desenvolvimento, acompanho todos os seus videos e gostaria de saber se voce pode fazer um video explicando sobre o Pai de Cabeça na umbanda obrigado !
Salve! Muito bom! Atuo em uma casa de umbanda e confesso que estou muito decepcionado com essa religião. Já frequentei outras casas e só vejo as mesmas coisas! As vicitudes das entidades que ainda estão muito presas ao mundo e o aproveitamento sobre os consulentes que estão em um momento frágil e se submetem a pagar por trabalhos para melhora de vida pessoal, gerando uma coisa que se chama FALSA CARIDADE. As diferenças que percebi entre a religião Espirita e Umbanda é que na Espirita até os consulentes são selecionados, as entidades não querem gastar tempo e energia com quem não merece pois os mesmos sempre querem resolver seus problemas rapidamente e abandonar a religião. Digamos que só pedem ajuda quando a água bate na bunda, depois que conseguem oque querem abandonam . O Espiritismo faz esse tipo de peneira com um método diferente de trabalho do que nas casas umbandistas. Nas casas que fui tem uma palestra no inicio sobre algum assunto, em seguida o passe magnético e acabou. Em outros dias tem a doutrina e tudo mais. Mas com isso eles vão observando se os consulentes continuam indo ou não. Já na umbanda, tem toooodooo aquele preparo, oferendas, tamboreiros, giras... enfim duas horas assistindo aquela coisa toda pra ser atendido, da a entender que o motivo maior de estar ali não são os consulentes e sim os exus, pombagiras...que dançam, bebem e se divertem. Outra coisa, vou admitir que já fiz mas tento me controlar sempre. Quando estão incorporados misturam as coisas que querem falar com as coisas que a entidade quer passar se aproveitando da situação. Certa vez fui num centro e uma pomba gira me disse que "EU IA SER RICO", pois então a moça que incorporava conhecia meu pai e sabia que ele tinha negócios e fez esse tipo de adivinhação.Eu fiquei super empolgado na época! NÃO ESTOU RICO AINDA! Esse tipo de coisa não se vê em uma casa kardecista e esse tipo de coisa está me dando nojo cara. Pô! Por que eu tenho que ficar alimentando, dando bebidas, charutos pra alguém que tá desencarnado.Sei que tem toda aquela doutrina das energias, mas será que uma entidade de luz precisa disso? Será que um espirito de luz ficaria alimentando a esperança de um consulente com mentiras e adivinhações. TEMOS QUE NOS PERGUNTAR CADA VEZ MAIS E SABER SOBRE AS ENTIDADES SE LEVAMOS ELAS A SÉRIO. CADA ATITUDE REFLETE SE ELA É DE LUZ OU NÃO. Estou cada vez mais ciente de que o método de psicografia tem mais fidelidade nas palavras e expressões não misturando assim coisas que o médium quer falar, caso ele tenha uma ligação com o consulente. Só se for muito sujo mesmo pra fazer isso! Cara, se eu falar pra ti " você é uma pessoa que tem muitos conhecidos mas seus amigos dão pra contar nos dedos. Isso é algo que serve pra qualquer pessoa, e esse tipo de adivinhação tem se encontrado na umbanda pelos médiuns com objetivos de pegar as presas " os consulentes" para ganhar confiança daquele que já está em um momento frágil e encontra alguém que conhece ele melhor do que ele mesmo e se submete a pagar grandes valores achando que isso ira resolver sua vida. Meu pai de santo por exemplo, não tem nem ensino médio. Como alguém sem instrução pode passar instrução para os outros? Ele aprendeu tudo olhando e a grande maioria das casas são assim, passando de boca a boca do pai pro filho. Creio que a pessoa tem a obrigação de estudar e não digo só ir pra escola, faculdade mas digo ler, olhar videos. Esse seu vídeo por exemplo é uma forma de estudo pra mim e me faz refletir e abrir meu mundo sobre oque é certo ou errado.
Bruno Cruz, também já tive algumas desilusões com determinadas pessoas que dizem ser zeladores, mas de santo não têm nada, pois de início estava tudo bem e hoje só visam o interesse financeiro.Quando comecei a perceber isto, fui alertado pelas entidades que trabalham comigo que me afastasse, pois ali não era mais meu lugar.Não culpo a Umbanda em si, pois nela tudo que é feito ( oferendas, uso de fumo e bebidas,entre outras coisas mais) tem seu fundamento.O que falta é mais estudo em determinados terreiros que de umbanda só levam o nome e nada mais.
meu querido eu sou espirita, e não enxergo como vc . A doutrina espirita em momento algum seleciona os consulentes , pra saber quem vai continuar ou nãoa frequentar . Ate porq a doutrina respeita o livre arbítrio de cada um em primeiro lugar. A organização se dar porq as palestras agrupam grande número de visitantes, e cada um precisa de um serviço diferente. E nessa seleção é dito e esclarecido como será feito o tratamento, qntos passes ele precisará tomar e qntas palestras vai participar, com o intuito de se esclarecer.Já na umbanda as entidades atendem direto cada consulente geralmente por ordem de chegada, ou de acordo com o padrão da casa e tb tem o mesmo objetivo- a caridade. Se vc participou de algum lugar que vc se sentiu lesado ou enganado, infelizmente pode ter sido ou por vc não ter tido afinidades, ou porq não lhe passaram oq realmente vc precisaria ouvir e tb sem julgar, mas colocando em observações pode ter sido desejo do médium lhe dizer , não sabemos. Acredito que um bom estudo da umbanda assim como do espiritismo pra vc esclareceria bastante suas dúvidas. Axé e paz e luz. PS: comentário foi feito para o bruno, q esta anterior a este comentário. desculpe .
Boa tarde,Valquíria.Antes de ser umbandista, fui espírita por 15 anos,fiz ESDE, fui evangelizador, participei de estudo minucioso do Evangelho ( mais conhecido como ''Miudinho"), estudos das obras básicas e das obras de André Luiz.Anda hoje estudo a doutrina espírita bem como a doutrina umbandista e sei as diferenças e semelhanças entre uma e outra. Os Espíritos Superiores responsáveis pela Codificação legaram ao Espiritismo a máxima maior "Fora da Caridade não ha salvação." O Caboclo das Sete Encruzilhadas definiu que " Umbanda é a manifestação do Espírito para a prática da Caridade." Tanto a Umbanda quanto o Espiritismo tem em Jesus o Guia e Modelo da Humanidade. Admiro grandemente Allan Kardec pela sua missão grandiosa de codificar os ensinamentos da Terceira Revelação da Lei de Deus, bem como, tenho em grande estima um Zélio Fernandino de Morais que nos legou os ensinamentos sublimes do Plano Maior. E acima de todos eles, a minha gratidão e reverência infinita a Jesus Cristo, o Mestre dos Mestres, que independente da crença que professamos, o seu Evangelho é o nosso roteiro seguro de ascensão e libertação espiritual.Muito axé e luz em sua vida.
TjeMrWlad eu não estava respondendo ao seu comentário, devo ter citado em lugar errado, estava comentando sobre o do bruno. Mas tb sou espirita a bastante tempo, onde não pretendo disputar qnto aos anos nisso ou naquilo. e tb fiz o ESDE , e trabalho tb c a umbanda. Onde pra mim tudo será sempre um aprendizado.
Aderito gostaria de expor uma experiencia pessoal que tive num centro espírita: lá era aceito várias entidades como caboclos, pretos velhos, crianças. APENAS eles tinham direito de fazer comunicações. Eles nao tem autonomia, liberdade, incorporado num medium de fazer passes, defumação, muito menos permitido cantar algum ponto cantado ou fazer ponto riscado. Neste lugar era imprescindivel livros básicos como Evangelho segundo Espiritismo, Livro dos Espíritos, Livro dos mediuns e até alguns livros espíritas com conteudo educativo para mediuns. Digo isso por que fiz parte de grupos de educacao mediunica.
isso eu acho chato. tb trabalhei na médiunica e acho isso um desrespeito. Não podemos abrir de mais e tornar um ritual com defumação e cachaça. Mas até a maneira que fala corrigir eh muito desrespeitoso. principalmente pra com seres evoluídos como preto velhos. Uma vez numa mesa veio um preto velho cantando um ponto. Mas era baixo e com aquele sotaque deles. Aí o preto velho começava a falar e o monitor dizia. "meu irmão passe a mensagem"... e ficou cortando varia vezes com essa frase. Eu como médium lá fiquei revoltada. Pow. .. eh a religião dele. eh assim que ele sabe se comunicar. pq vc só querer a palavra bonita mas não querer como o espírito se expressa eh difícil. enfim. Foi uma das coisas que eu não concordava na médiunica. Mas eu tinha que seguir as regras da casa ou se não tá gostando sai. Por isso procurei conhecer outras religiões, fui pra terreiro etc. Mas me encontrei mesmo na casa espirita. hj frequento outra casa e não trabalho mais na médiunica. Agora temos que ter cuidado. pq na minha casa não trabalhávamos com palavras restauradoras e sim desobsessao pesada. E palavras bonitas fora do contexto podem denotar animismo do médium ou coisas para atrapalhar a mesa. enfim. Tem q ser muito bem trabalhado. No meu centro só trabalhava com preto velhos e índios. índios mais pra apometria e desligamento de aparelhos. etc
interessante trabalho Carla. Quando trabalhei num grupo mediunico de um centro eu incorporei uma entidade que desejava passar passes em dois mediuns que estavam na mesa. a líder teve que se ausentar para atender uma chamada telefonica importante. Bom .. depois de finalizar quando foram feitos avaliacoes do trabalho recebi uma crítica forte de um colega que condenou minha postura. hj entendo melhor que num grupo de desenvolvimento mediunico numa casa espírita é APENAS permitido a comunicacao. A questao de uso de bebidas alcoolicas e charutos, coisas comuns nas religioes como umbanda e candomblé, sao coisas destes, APENAS, onde certas entidades fazem uso. Cada um no seu quadrado.
Quanto aos livros da codificação para estudar é muito oportuno. Agora o grupo mediúnico tem que estar em sintonia e preparados para receber as mensagens (Médium de incorporação) e a orientação (Médium de doutrinação) Se houver discrepância entre trabalhadores, tal vez o grupo não atende as normas de caridade, também o líder não deve ser radical na condução dos trabalhos e deve dar exemplo e solidariedade.
Bom dia meu irmão. gostaria de saber como atuaram os Orixãs e seus falangeiros no mundo de regeneração e feliz, partindo do principio que as energias do planeta serão mais sutilizadas, se sim, a ritualistica dos trabalhos continuaram as mesmas? Muio obrigado prlo seu trabalho maravilhoso...
Em muitas casas espíritas há um tratamento de desobsessão. que é o afastamento de algum espírito que está prejudicando o encarnado. Aí a incorporação do obsessor. E ai é "tratado" também o desencarnado. Não sei se na umbanda também tem essa incorporação de quiumba. Mas eu particularmente amo a umbanda e também amo Chico Xavier. Tenho a certeza que esse foi um dos grandes espíritos que passaram na terra. Mas quando vou a uma casa espírita sinto falta do atabaque. Abraço Aderito!
Meu irmão é espírita kardecista. E me vê como uma pessoa atrasada por ser umbandista. Ele diz que hj em dia não a mais necessidade desses rituais, que a umbanda realiza. Parou até de frequentar minha casa. Não fala mais comigo direito. Desde o dia que minha pomba gira se manifestou e conversou com ele e contrariou todo o desejo que ele tinha pra vida dele. Ela falou que aconteceria o contrário e deu um novo caminhar.(para todos nós familiares,foi uma melhora na vida dele)E realmente aconteceu o que ela disse que aconteceria. So que ele acha que a culpada sou eu e que ela é um espírito de baixa vibração. Que ele jamais poderia ter dado confiança a ela. (pomba gira) acha até que não houve incorporação. kkkk eu simplesmente estou quieta no meu canto. E estou sendo desprezada por todos da minha família, por ser umbandista. Mas toda vez que o cerco aperta, é a maluca, macumbeira, atrasada, que procuram. E depois que são ajudados, dizem que foi coincidência e não as entidades.( não as minhas, mas as do terreiro que frequento e levo eles para serem consultados. )Axé! 😊😉
Que tristeza Avana! Mostre os livros do Robson Pinheiro pra eles para que entendem que as entidades da Umbanda são exatamente as mesmas que trabalham em centros espíritas, não há essa separação. Pombagiras e Exus são pessoas de grande conhecimento no mundo espiritual e nunca podem ser desprezados, assim como Caboclos e Pretos-Velhos são extremamente evoluídos. A aparência é irrelevante, apenas serve pra que eles sejam mais facilmente identificados pelos mediuns e pelos atendidos da Umbanda.
bom dia, sou hoje uma umbandista espiritista, pq dos 12 aos 32 anos fui uma umbandista que acreditava que falar ser uma espírita umbandista era o correto pq assim me foi ensinado. Na minha mudança do Rio para Fortaleza fiquei afastada da religião por 12 anos qq tipo de ligação religiosa. continuava a me intitular espírita umbandista. Em 2008 fui levada a conhecer o Centro Espírita GEPE, que continuo no frequentando, estudando e trabalhando até hoje. E falo sem pestanejar que sou um mesclado das duas pq meu coração bate forte pela umbanda e pelo espiritismo, sou hoje o que sou com a ajuda das duas vertentes espiritualistas em minha vida. Quando vejo um dos lados se achando mais que o outro, me lembro de uma mensagem que tenho como parte da minha assinatura de comprimento no trabalho: "Não importa a religião que professam perante os Homens, o que importa é a doutrina que serve em teu coração". Não conheço a sua história com seu irmão, mas, com base no que contas aqui, sei irmão frequente uma casa espírita mas não tem a doutrina em seu Coração e ainda muitos são assim, da mesma forma que na umbanda. Professam sua religião aos Homens mas, ainda não conseguem vivenciar a doutrina em seu coração. Muito axé, muita paz e luz em nossa vida, em nosso Coração. Salve meus guias espirituais, meus pais, meus irmãos, meus amigos e mentores. Sou grata por tudo que fazem no intuito de me ajudarem a ser a cada dia uma pessoa melhor. Seja luz e amor por onde passar.
Irmã exatamente isso, ele não tem a doutrina em seu coração, por isso relevo. Sei que isso tudo vai passar! Um dia essas coisas vão se resolver. Obg pelo carinho! Axé!😘
Saudações Avana. Li seu comentário e senti sensibilizado. Que Oxalá ilumine teu caminho e do seu irmão. Que a harmonia e o respeito possam imperar na sua familia.
Georgete Gedeon estou pedindo a Iemanjá por isso irmã e as coisas já estão começando a melhorar. Ainda engatinhando, mas tudo isso vai acabar, eu creio e tenho fé!😉😘
Bom amigo eu sou espirita, mas adoro a umbanda e na casa onde presto serviços nós temos dias de sessões de espíritos e dias de sessão de caboclos. Os espíritos deixam suas mensagens e ate conversam com encarnados algumas vezes. Eles tb trabalham com 'desobsessão', que na verdade é o acolhimento a desencarnados que estão precisando de ajuda. Uma coisa que os espíritos esclarecidos ensinaram foi o acolhimento aos espíritos perdidos na tentativa de esclarecê-los, é nisso q trabalhamos a maioria do tempo das sessões. E a outra parte é em acolhimento ao encarnado mesmo. Já nas sessões de caboclos é exatamente como vc citou. Eu acredito que exista sim a diferença de uma doutrina pra outra, mas o objetivo sendo amor e caridade ao próximo é o que basta. Sem julgamentos por que entidade tal usa fumo ou bebidas. Se o desejo for o de ajudar o próximo...cada um pode usar da ferramenta que achar mais propícia. Eu antes de conhecer a umbanda, so trabalhava com o espiritismo e só conseguia enxergar oque algumas pessoas sem conhecimento nos passavam. Como a questão da evolução de cada entidade. Sendo q no espiritismo mesmo eu tive a resposta. se uma entidade tem costumes esdrúxulos, ou conselhos sem discernimento... é porq algo está errado e o médium precisa observar se não é um espirito menos esclarecido q está se aproveitando. Porq eu tb tenho entidades da umbanda e assim como meu mentor, o meu indio tb prega o amor e a caridade. Os dois trabalham em perfeita harmonia.
O Curso de Mediunidade no Espiritismo vai direcionar onde seu potencial mediúnico pode oferecer mais amparo. O Mentor espiritual não depende da religião, a sua sintonia vem pela Consciência. Seu trabalho é verdadeiro e útil no meio cultural que tem escolhido para atuar. Se quiser trabalhar com entidades de alto teor intelectual tem que estudar bastante Kardec e León Denis.
Pai Adérito como sempre bem educado e exclarecedor fui ver um vídeo parecido de uma moça e ela denigriu o espiritismo fiquei chateada com a abordagem dela eu frequento os dois e amo as duas religião
Poderia acrescentar que também pode-se falar em "espiritismos" uma vez que diferentes casas tem diferentes meios de abordagens e mesmo ritos diferentes. A exemplo disso, como você citou, algumas incorporam pretos-velhos, outras, preto-velho e caboclo, já conheci uma que incorporava até exu, e SIM, era espirita, não umbandista. Também, alguns se voltam mais para trabalhos científicos e de estudo, outras mais para a caridade, outras mesclam ambos. Alguns veem como doutrina, outros religião, e alguns inclusive chamam "igreja espirita", com placa e tudo! Espiritismo, como qualquer religião, tem um universo dentro de si. Dentre outras diferenças... Sei do que falo, fui espirita, hoje sou umbandista, e me encontrei ;P.
+Guilherme Sommer Não sei nem o que dizer. O comentário foi tão inteligente que precisarei ler mais duas vezes para entender. Sinceramente, sua abordagem e seus assuntos, foram inspiração para muitos vídeos. Eu me inscreveria no seu canal, se houvesse, para ouvir mais. Bom demais encontrar gente assim. Obrigado.
Guilherme ! Voce quer ser umbandista . Seja meu irmão , mas não existe vários Espiritismos e nem varios Espiritas . Espiritismo e Espirita são termos da Doutrina Espírita. Seja Umbandista e orgulhe-se disto.
Meu Deus,como amo como vc fala da nossa umbanda!Pena que aqui não tem um pai de Santo e nem uma casa aqui,boa pra se trabalhar.sim trabalhar por amor a umbanda,pois é isso q sinto.gratidão.
Olá, Sheila Figueiredo! Inicie estudos mais elucidativos sobre a Umbanda na Plataforma aderitosimoes.sambaplay.tv/ Obrigado pelo contato e estaremos sempre à disposição! Axé!
Tenho a certeza que qdo for fazer uma visita na umbanda, irei me sentir mto bem e mto feliz como me sinto na casa espírita. Estamos todos juntos num só coração...amo todos! Deus nos abençoe sempre.
Bom dia Umbanda; este é um material que terei de assistir com certeza mais de uma vez.
Para coisas novas são necessárias novas palavras.
Adérito Simões, me permita fazer uma correção. Kardec inaugura a SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS PARISIENSE. Lá ele além dos estudos e pesquisas, realiza o trabalho assistencial sim com os assistidos e efetua o trabalho de magnetismo com os grupos que atuavam com a desobsessão denominado "corrente magnética". Existe um comentário extenso que poderia colaborar com os estudos do tema acima no livro Obras Póstumas. Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo seu trabalho desenvolvido.
Pai Aderitosimoes vem agradecer lhe pelas aulas e explicação que venham nós enforcados através desse veículo de comunicação este em terreiro quando criança que o meu pai me levava depois de assistir muito despertou aprender o movimento da religião Ubanda sou formada em teologia porém não atuo na minha formação porque sempre achei que me faltavam algo que me assegurassem para uma firmeza em relação aos conhecimentos e prática de religiões me indentifico muito com a forma que o senhor transmite os seus conhecimentos ...
Maria ,obrigado pelo depoimento.
Mais de 50 horas de aula, você faz suas programação de estudo com vídeos e apostilas.
No final de cada módulo peça no Whatsapp o seu certificado .
Por R$ 25,90 ao mês.
Simples, barato, inovador e honesto.
ASSINE AGORA!
www.aderitosimoes.com.br
Suas explicações foram contundentes, e bem acertivas. A sua pesquisa foi bem elaborada, e a sua linha de raciocínio foi perfeita. Sou Espírita a 25 anos, conheço um pouco da Umbanda, pois tenho famíliares que são da religião... Gostaria de fazer uma ressalva, na Doutrina Espírita não há rituais de nenhuma espécie. Existem, reuniões mediúnicas que são abertas aos públicos ou não... No meu grupo por exemplo, não há reunião mediúnica aberta ao público, essa reunião é fechada a membros da casa que são capacitados para desempenhar o trabalho mediúnico... Gostaria tbm de dizer que existem religiões, que se utilizam, de conceitos da Doutrina Espírita, mas, não são Espírita e Sim "Espiritualista"....
Com a sua permissão Pai Adérito!
Iniciei meu desenvolvimento mediúnicos na mesa kardecista por uns dois anos, então tive um espaço de tempo afastado e migrei para a Umbanda, onde me encontro atualmente.
No meu entendimento as principais diferenças estão no fato do grosso do espiritismo estar no conhecimento e estudo da causa e efeito e da doutrina, através de literatura. Perfeitamente se pode ser kardecista sem jamais pisar em um centro espírita. A primeira preocupação do espiritismo é o aperfeiçoamento moral do homem.
A Umbanda mais se aparenta com um verdadeiro campo de batalha. Não se passa o tempo transmitindo filosofia de vida ao consulentes, e sim limpando campos de energia negativos perturbadores que já se encontram atribulado a vida do necessitado. Alguma palavra de advertência sempre lhe será dita em relação da necessidade de espiritualização ,obviamente. Mas o grosso da preocupação de Umbanda é socorrer a urgência urgentíssima. Como uma tropa de resgate ou um hospital de campanha. A parte de filosofia é ministrada aos adeptos, uma vez que diferente do Kardecismo ela é iniciática.
Ou seja:para ser umbandista necessariamente e irrevogavelmente se necessita da vivencia no terreiro. Quanto a evolução dos espíritos entre uma religião e outra: só acha que os guias de Umbanda são atrasados quem realmente não conhece a Umbanda. Na questão de conhecimento de causa, evolução ,sabedoria e amor, os guias que trabalham comigo não deixam absolutamente nada a desejar em relação aos irmãosespirituais da seara Kardecista, mesmo pq muitas vezes nossos guias mudam a frequência e aparência e atendem em centros espiritas, com outros nomes.
Axé !
Estive no Espiritismo denominado Kardecista, por uns 15 anos. Amei, fui muito feliz, estudei e fiz parte da mesa mediúnica de um centro muito bacana...Centro que respeitava as outras religiões, inclusive a Umbanda. Hoje, há uns três anos estou na Umbanda e sinto muito feliz. Acredito. no final das contas, que como foi dito no vídeo, são formas diferentes para o mesmo fim: reforma íntima, caridade, humildade e amor!!! Excelente vídeo, parabéns pelo trabalho.
Tem muitos Umbandistas ,que equivocadamente , tentam desqualificar Kardec como criador do Espiritismo, e afirmar que o Espiritismo não é Kardecismo, e que ele não fundou o Espiritismo, crasso erro. O livro fundamental " Livro dos Espírito" consta com 1.019 perguntas e respostas, todas as perguntas são do próprio Kardec, e as resposta vieram do plano superior, mas ainda, muitas respostas tem comentários de Kardec. No Livro "obras Póstumas", praticamente tudo é de autoria de Kardec. Também ele inventou a palavra "Espiritismo" que não existia no dicionário.
Boa tarde. Obrigado pelo seu excelente trabalho. Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que é considerada o primeiro centro espírita da história. Lá havia estudos e reuniões mediunicas, que por vezes realizavam amparo.
Excelente aula, meu irmão! Sou filha de pai umbandista e mãe espírita, de modo que sempre convivi com as duas realidades dentro de casa.
Sou trabalhadora espírita há 15 anos e gostaria apenas de acrescentar que numa casa espírita, além do passe e da palestra (em geral uma exposição breve do Evangelho Segundo o Espiritismo), existem trabalhos mediúnicos em que os casos trazidos pelos assistidos são atendidos, mas sem a presença do público (até para que o assistido não fique impressionado com o teor das comunicações). Nestes trabalhos ocorrem incorporações de espíritos sofredores, de obsessores e também de mentores (estes últimos são entidades de Luz que coordenam o trabalho espiritual, inclusive temos Pretos Velhos e Caboclos atuantes nesse trabalho). Vale ressaltar que a casa em que trabalho tem mais de 100 anos de existência, de modo que a manifestação de Pretos Velhos e Caboclos não é uma novidade ali).
Interessante também mencionar que "O Livro dos Espíritos" é indicado no terreiro que meu pai frequenta para aqueles que desejam conhecer mais sobre a espiritualidade (obviamente como um apêndice, uma vez que ali o foco é a Umbanda e suas práticas).
Como eu amo as duas doutrinas, creio que o mais importante é o respeito que devemos ter por ambas, não há melhor nem pior, são diferentes. Infelizmente existe preconceito sim, tanto por parte de espíritas quanto de umbandistas, mas isso ocorre mais por falta de conhecimento do que por maldade. O fundamental é que todos nos unamos, independente da religião, para a construção de um mundo melhor - um mundo de Regeneração, como dizemos no Espiritismo - e para isso o trabalho começa pela nossa própria transformação íntima.
+Adriana Oliveira
Obrigado pelo relato irmã Axé.
aderitosimoes.sambaplay.tv
R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto.
ASSINE AGORA!
Segunda operei a minha coluna na casa espírita Kardec eu tô uma nova pessoa e acho lindo está religião pq eles trabalham cm amor por amor a Deus não cobram nada isso acho lindo e doação de amor ao próximo ..creio q vou seguir está doutrina ....pq ainda n me achei em casa de um banda todas q já passei .n deu certo ...
Uma entidade da umbanda recomendou as obras de Kardec pra iniciar o entendimento sobre a espiritualidade. Depois dessa, caiu minha ficha, a espiritualidade é única, aqui na terra as pessoas dividem,criam regras, cultos... Um universo único a espiritualidade, aqui na terra se dividem mas lá no astral, tá tudo junto e misturado,o que mais importa são: moralidade, esclarecimento, a União de todos em direção a luz. 😉👍
Que o Cristo Cósmico e os Mestres iluminados continue te abençoando por semear Amor através dos estudos...
Independentemente da vertente religiosa.
Namaste!
Saravá!
Axé!
Saravaxé!
Axè!
Mukuiu!
Motumbá!
kolofé!!!
Parabéns pelo seu excelente vídeo! Como sabe, freqüentei o Kardecismo durante mais de 10 anos....Sou grata a todos os conhecimentos que adquiri dentro do Espiritismo, mas sinceramente com todas as minhas dúvidas recentes dentro da Umbanda ainda hoje,, pois são apenas 4 meses dentro do terreiro ainda... estou me sentindo mil vezes melhor como pessoa e em relação ao amparo dos guias. Realmente o Kardecismo não " acredita" na cura de banhos de ervas ou uso de objetos ,( cigarros... velas... defumação etc.. como forma de trabalho e cura)..ja ouvi falarem dentro do Espiritismo que eu frequentava, que os espíritos( zombeteiros) até brincam dessas formas da Umbanda trabalharem...Mas , eu acredito!!!!!!!!!!!! É isso que importa hoje para mim! Umbandista hoje de coração....e grata ao Kardecismo pelo tempo que me foi dado pelo universo como aprendizado dentro do Kardecismo!!!! Abraços Aderito...
Vanessa ! Seja feliz na Umbanda ! Mas o Espiritismo não é Kardecismo. Não foi Allan Kardec que fundou o Espiritismo. Ele apenas codificou , isto é , organizou os ensinos dos Espiritos em suas obras.
No Brasil o Espiritismo está estagnado em evolução cientifica, apenas dá valor aos Evangelhos. Todo pesquisador cientifico , se vé obrigado a buscar outros meios de divulgação ,e progredir em forma particular,como é o caso do dr Sergio Felipe de Oliveira, Sonia Rinaldi, e muitos mais.
Bom dia axé a todos do canal muito Bom esclarecedor lindo trabalho aderito Simões gratidão sempre 🙏🙏🙏
Gostei muito da explicação. Comecei a segui-lo a pouco tempo e estou gostando muito. Parabéns pela sabedoria que vc tem e consegue passar de maneira simples.
Tina,obrigado.
Esse e nosso aplicativo
app.vc/instituto_aderito_simoes
Entre e de sua opinião.
Compartilhe 😉.
No Espiritismo não existem rituais.
Uma das maiores preocupações de Allan Kardec e o Espiritismo Moderno é comunicação de espíritos maus intencionados, que poderia ter conseqüências devastadoras na frágil mentalidade dos iniciados no estudo espírita. Por este principal motivo que as seções de comunicação com os espíritos não são públicas.
Aderito tudo que vc falou nesse video eu entendi completamente sou umbandista eu perfeitamente entendi a religiao espirita e umbandista perfeito video parabens SALVE
axe
Amigo Adérito Simões, muito bacana seu canal, estou chegando agora, sou espírita, mas conheço a Umbanda e além do respeito tenho um enorme carinho.
Acredito que os dizeres são próprios de nós humanos pouco evoluídos, foi muito bem colocado pela irmã Carla Goldim, a doutrina espírita não veio para ser um divisor de águas. Precisamos somar forças, pois o que importa é a caridade!
Axé e grande abraço!
Muito legal. Fui espírita e dentro do centro fui orientada a procurar a Umbanda. Dentro do espiritismo estudamos muito e temos respostas para todas nossas dúvidas. Caí de para quedas na Umbanda sem entender o que acontece. Achei teu canal e estou encontrando tb as respostas. Agradeço muito a tua generosidade em dividir conosco tua bagagem. A casa que frequento tem muitas coisas diferentes da tua, mas filtro o que se enquadra e vou aprendendo e crescendo. Valeu!!!!
interessante Aderito sou médium e ja trabalhei o espiritismo e umbanda as duas doutrinas cuidam dos mesmos propósitos só que de formas diferentes, hoje trabalho em uma casa espírita que tem um espaço para a umbanda da mesma forma que vc falou à pouco com caboclo e preto velho sem atabaque defumação ou charutos onde eu me desenvolvo é m trabalho lindo obrigada vc me esclareceu muito com essa aula pois tinha minhas dúvidas das duas religiões trabalharem juntas
gratidão rs....
Hola hno.Aderito. soy un viejo Espiritista que en el año 1978 me inicié en Umbanda, y fué mi conocimiento Espiritista lo que me ayudó a entender a Umbanda, a la que al día de hoy sigo practicando y defendiendo con mucho amor, pasión y sacrificios en mi lucha Umbandista. Comparto contigo Casi todo, prácticamente todo en cuanto a las diferencias entre Espiritismo Kardecista y Umbandista, sólo algunos detalles que no entendí bien, pero seguramente es una cuestión de idioma. Soy argentino y aunque entiendo tu lengua de pronto hay modismos que no los conozco, aún así no es tan importante ante el contenido que das, respecto de Espiritismo y Umbanda. Como dije antes estoy de acuerdo casi en todo contigo. Si bien sigo mi propia doctrina Umbandista te veo y sigo como a otros hnos. brasileños porque quiero saber qué sucede en Brasil con la religión Afroumbandista por hoy. Ya que veo desde hace muchos años un verdadero desastre en mi amada Umbanda, y no sólo en Argentina, puedo decir de Uruguay y aún de brasileños que llegan aquí.
Un gran abrazo hno. Oxalá nos Bendiga.
Muito boa a "comparação" Adérito. Como neófito na Umbanda, vindo do Espiritismo, seus videos são esclarecedores. O que de melhor eles trazem é esclarecer e não convencer. Parabéns! e claro, Obrigado.
Olá Adérito, amei esse estudo apresentado sobre espiritismo e umbanda. Realmente o espiritismo busca o caminho da verdade sem que isso afaste de lembrar-se de onde tudo isso se principiou.
Sobre a questão de Allan Kardec não ter colocado grupos fixos como uma casa espírita, é bom ver pela história que de certa forma havia um certo perigo afirmar ser participante de alguma ordem espiritualista.
Até esse nome Allan Kardec tinha um propósito de assegurar seus trabalhos publicados, devido ao cuidado de se expor, não por medo ou intimidações agressivas, pois seu trabalho extensivo teve resultados tremendos. Podermos ver seu trabalho em prática no livro A OBSESSÃO, do próprio Kardec.
Um grande abraço.
Obrigado pelo relato Pedro.
São 20 curso por apenas um valor.
aderitosimoes.sambaplay.tv
R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto.
ASSINE AGORA!
As pessoas se acham tão evoluídas, donas da verdade, sem se darem conta q verdadeira evolução moral é algo a parte de religião, crença, culto ou ritualística. Se acham o último biscoito do pacote em esclarecimento e evolução e não praticam o básico de uma pessoa verdadeiramente evoluída que é a humildade não controlando o impulso do julgamento com agravante de não conhecer o q esta julgando. É isso aí Pai Aderito. Sem mimimi. Cada um no seu quadrado. Axé!!!
+carla christina munhoz Axe
Muito, muito bom Pai Adérito.
Hierarquia no Candomblé é algo muito sério e pertinente.
Salvei o vídeo.
Obrigado e Axé!
acho ótimo seus vídeos Aderito, muito esclarecedor, eu amo as duas doutrinas
Muito bom esse vídeo ! Para mim fica a cada um decidir aonde se desenvolva melhor sua mediunidade não julgando nossos irmãos por serem espíritas ou umbandistas...
+Rosimary Aparecida Tofanelo axe
a cada vídeo seu p mim e uma nova superação de conhecimento para mim!!! muito obg!
nasci em uma família kardecista, temos grande respeito por qualquer que seja a religião, eu particularmente estou estudando a umbanda, sinto que é um meio de evolução tanto para os médiuns quanto para os espíritos.
E com certeza há espírito de grande nível de evolução trabalhando para ajudar, Bezerra de Menezes por exemplo vem em um preto velho ajudar o consulente.
espiritismo é uma coisa só, o que há são manifestações diferentes,
mas todos estamos à procura de doutrina, progresso espiritual e com o amor fraternal alcançar os ensinamentos de Jesus, assim possamos nos tornamos espíritos melhores de bom coração.
falo por mim e por pessoas que convivo não acreditamos que seja baixo espiritismo, como pra tudo existe uma interpretação cada um entendi da forma que mais condiz.
estamos juntos na mesma estrada com o mesmo foco.que é fazer o bem sem olhar a quem.
agradeço seus vídeos são muito claros, sua didática fácil e satisfatória.
meu aprendizado cresce com sua ajuda
muito obrigada
muito Axé meu irmão
axe
Eu como espírita por quase 20 anos te digo que está bem esclarecido as diferenças sim.
Compactada é claro , mas esclarecedora. Agradeço muito essa base espírita do pentateuco de Kardec pra entender muito o que acontece comigo no terreiro. Hoje estou em desenvolvimento mediúnico, onde me encontrei e trabalho feliz, ainda como médium iniciante, porém com a vantagem de saber como funciona o mecanismo mediúnico. Gosto muito do Canal , siga esse caminho. Axé a todos os irmãos!
Aderito na casa espírita onde vou tem os passes com os caboclos e médicos , mais tbm tem consulta com preto velho. Porém é de forma diferente o trabalho, igual vc disse. Te convido a buscar sobre o Vale do amanhecer se ainda não tiver conhecimento. Muita Luz.
Andreza , conheço o trabalho maravilhoso que é desenvolvido pelo Vale do Amanhecer. Com todo o respeito que tenho pela doutrina recebida do Astral Superior por Tia Neiva, o Vale do Amanhecer não é casa espírita, embora tenha princípios básicos que fundamentam o Espiritismo e que não é propriedade da doutrina ( como a crença na reencarnação). O blog estudodojaguar.blogspot.com.br/p/estudo-do-jaguar-dicionario-do-jaguar.html define a doutrina do vale do amanhecer como espiritualista cristã.
estou aprendendo muito com suaas aulas gosto muito estou engatinhando na religiao e eu amo muito e ja me sinto outra pessoa coracao mais leve mente mais sadia .vc e um instrumento usaddo para nos passar seus conhecimentos obg e que Deus Pai Oxala abencoe
axe
A umbanda é uma religião linda! Fui kardecista por 7 anos, mas quando deixei de ser preconceituosa e resolvi estudar e visitar uma terreira sagrada e acabei me apaixonando! Lá desenvolvi minha mediunidade e estudo a umbanda até hoje, é uma doutrina diferente mas o lindo mesmo é a grande diversidade dentro desta religião que somos todos unidos pela fé, amor e caridade! Salve irmão acho lindo seu trabalho de esclarecimento via UA-cam,sempre me ajuda a entender muitas coisas!
Todas as religiões são vários caminhos que nos levam a um mesmo lugar.
Muito bom, sou espírita e estou estudando a umbanda e estou adorando, muito linda essa religião, pai Adérito só uma ressalva, em todo o vídeo você citou "religião espírita" a doutrina espírita não é considerada uma religião mas sim uma doutrina filosófica apenas com com aspecto, religioso, científico e filosófico.. Então dizer religião espírita pode incomodar alguns, por mim tranquilo e só para elucidar mesmo parabéns ao canal!!
Incrível como sempre, Pai Adérito! Se puder, faça um video explorando um pouco mais sobre o assunto "Médium Umbandista x Médium Kardecista". Asé
Muito boas as explicações. Certa vez li uma matêria com o tema A UMBANDA REIVENTADA colocando Espiritismo e Umbanda bem mais próximas hoje em dia devido alguns ritos que a Umbanda que era muito mais " exigente" mudou e que o objetivo de ambas as religiões é a mesma: CARUDADE.
Obrigada Pai Adérito pelos ensinamentos e sanamentos das duvidas que todo médium tem!
Eu estudo os principais livros do Kardec e até um livro chamado abismo. Aprendi tanto que minhas entidades já pediram para o baba e Tata me colocar para começar os trabalhos. Aprendi e aprendo com o Kardec é o Kardec comigo Umbandista. Eu e minhas entidades trabalhamos com muito amor e caridade para com a assistência é o nosso Deus com as pessoas no trabalho, escolas etc. Axé.
axe
Muito bom Adérito, parabéns. E não esqueça continue com esses vídeos mais longos.
adorei seu vídeo aula, vc esplicou perfeitamente , sou espírita, e fico muito feliz em aprender um pouco mais. não conheço quase nada de sua religião, mas o pouco que sei é o suficiente pra admirar
Boa tarde, Pai Adérito excelente estas webaulas! Claras e didáticas. Parabéns e muito Axé!
Muito bom. Muito bom mesmo, RATIFICAR o que presenciei (quando criança) na Umbanda e o que vivi (quando adulta) no Espiritismo. Não conseguiria mensurar o quanto amo tanto a Umbanda quanto o Espiritismo. Só sei que sou efetiva e eternamente GRATA aos Orixás e aos bons Espíritos, por tudo que me concedem como bençãos, amparo e crescimento. Agradecida Adérito por tamanha Boa Vontade e Cultura. Axé
Excelente vídeo, adorei a aula! Bem didática. Continue o ótimo trabalho Adérito. Abrs.
nossa Aderito vc é ótimo. ...Parabéns e obrigado. ...essas aulas mais aprofundadas estao ótima. ..chegando a hora de aprofundamentos...muito bom. ..Axe irmao!!!!
Caro Adérito,primeiramente quero parabenizá-lo pelo canal e pela disseminação dessas importantes informações, que auxiliam no esclarecimento de todos.
Gostaria de contribuir com algumas informações:
O Espiritismo possui um triplo aspecto: Ciência, Filosofia e Religião.
Segundo Allan Kardec "O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se podem estabelecer entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem de tais relações".
Para ele a palavra religião é inseparável da de culto; “desperta exclusivamente uma ideia de forma, que o Espiritismo não tem. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o público não veria aí senão uma nova edição, uma variante, se se quiser, dos princípios absolutos em matéria de fé; uma casta sacerdotal com seu cortejo de hierarquias, de cerimônias e de privilégios; não o separaria das ideias de misticismo e dos abusos contra os quais tantas vezes se levantou a opinião pública”, portanto Espiritismo não é religião, no sentido tradicional da palavra religião para Allan Kardec.
No livro "O Consolador" psicografado por Chico Xavier, Emmanuel responde a seguinte pergunta: Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo, como um triângulo de forças espirituais?“A ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu
aspecto científico e filosófico, a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus-Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual”.
Gratidão pelos saberes 🙏🏼💖
Que Oxalá o abençoe, fica na paz de Zambi 🦋
Achei bem interessante, sou artista plastico e espírita, e uma cliente me pediu para desenhar Iemanjá, mas precisava saber sobre, ai comecei assistir teus videos um atras do outro. Mas nas casas espíritas existe preconceito, até mesmo nas próprias divisões espíritas, quando falamos em Ramatís por exemplo. Um adendo ao Video há um médium e escritor espírita Robson Pinheiro que escreveu Tambores de Angola, Aruanda e Sabedoria de Preto velho que que esclarece cosmicamente a função das duas para a sociedade, que hoje ele é visto com maus olhos ela comunidade espirita. depois de ver seus vídeos me esclareceu muito e buscarei em minha cidade conhecer um terreiro sim! obrigado e belo trabalho !
pai Aderido cm sempre simples e objetivo....exclarecedor....👏👏...oxalá t ilumine e abençoe. .
vc é um cara de caráter e de boa fé. 👍👏👏👏
Muito obrigado! Eu espero que esse vídeo tenha ajudado a todos nós a entender que não ha uma cultura que se sobrepuja a outra. O ser humano costuma tomar essas atitude ao analisar civilizações(eurocentrismo) e está claramente fazendo o mesmo ao analisar religiões(sem a menor noção de relativismo cultural), sempre se colocando como A verdade e nunca à caminho de. Continue com os videos que trará felicidade a muitos. O respeito não basta quando nos enchergamos acima dos outros, pois entao, o que aprendemos sobre humildade?!
O Espiritismo é a base da Umbanda, ela cresce e evoluciona com as correntes ligadas a mãe natureza.
Faltou mencionar que o Espiritismo não foi considerado por Allan Kardec uma religião e sim deixado em aberto para quem quisesse adotar o Espiritismo como religião.
Allan Kardec intitula o Espiritismo como ciência e filosofia. Aqui no Brasil diz se que o Espiritismo é Religião, filosofia e ciência. Em resumo, você pode ser Umbandista, Católico ou Evangélico e frequentar os estudos Espíritas.
Ola Aderico Participo de uma casa espiritualista. temos as palestras, o passe. Mas tambem usamos a manifestacao das entidades para responder as ansiedades dos irmaos sofredores q precisam de um tipo de cura. cirurgias espirituais. mesa mediunica. conversas com pretos velhos, caboclos, criancas, exus... e tbm uma vez por mes temos gira umbandista onde os guias se manifestam. Que doidera... mas é assim que funciona pregando o amor e a doacao auxiliando a evolucao. fazendo q a caminhada espiritual seja plena. Que Voce acha disso...?
Saudações pai Adérito sua benção, o que vemos por parte de muitos religiosos seja qual for a denominação religiosa é a pregação de separação de crenças, sendo que no espiritual não acontece esse tipo de situação,a espiritualidade é um todo a serviço do todo de forma geral. Os religiosos precisam entender que tudo no universo se completa e se equilibra, talvez daqui alguns anos possamos ver todas as crenças trabalhando no mesmo propósito sem que uma diminua a outra!!! O caminho é a evolução!!! Asé muita paz e luz para todos !!!
pai Aderito fico cada dia mais feliz em ver que pessoas como vc e pai paulo mão juliana( umbandarte) entre outros mostra como e a nossa maravilhosa umbanda. oxalá te ilumine.
Bomm diaa, Adérito amei suas explicações, que Deus e a espiritualidade amiga, te abençoe e te proteja sempre lhes dando bastante saúde, paz e muita luz🙌🙌🙌 em sua vida. Obrigada amado irmão. 😍😘😘😘
+edjane barreto
Obrigado irmã Axé.
Video perfeito Pai Aderito! como o senhor já sabe, fui espirita durante 15 anos, fiz todos os cursos, li os cinco livros de kardec e devo muito da minha parte espiritual ao espiritismo, porém agora estou estudando e me aprofundando na umbanda, estou muito feliz por estar entre seus filhos e com a permissão dos guias chefes do templo sete montanhas, logo estarei entrando para gira. sobre o assunto, tudo o que foi abordado pelo senhor, está em meu ver 100% correto. Espiritismo tem suas peculariedades tanto quanto a umbanda, mas também tem muitos pontos em comum, apenas o intercambio ou como diz dar passividade aos mentores de luz é diferente, mas a caridade, o amor ao proximo e o DEUS maior é um só! a sua benção pai e muito axé !
Boa tarde
Sou umbandista do Templo de umbanda Ogum de ronda e ze boiadeiro. Mas pratico o evangelho no lar com o livro "evangelho segundo o espiritismo", pois fui frequentador de uma casa espírita por algum tempo e me sinto bem fazendo isso. Gostaria de saber sua opinião sobre isso.
Obs. Assisto seus vídeos quase que diariamente. Muito bons por sinal.
Meu nome é Renato.
Desde já agradeço.....
Renato Vamos estudar!
📍Teologia de Umbanda.
📍Mistérios de Exu.
📍Mistérios dos Orixás.
📍Mistérios das entidades.
📍Evocações.
📍Consagração de imagens.
📍Magia dos Orixás e entidades.
📍Defumação: teoria e prática.
📍Tipos de mediunidade.
📍Espíritos sofredores.
📍Transporte mediúnico.
📍Roupa de santo.
📍Velas.
📍Preceito.
📍Estalar de dedos.
📍Práticas: Anjo de Guarda e firmezas de Exu.
📍Incorporação.
📍Resolvendo seu problema.
📍Pólvora.
📍Simbologia dos orixás.
📍Águas dos orixás.
Tudo por R$ 25,90 ao mês. Simples, barato, inovador e honesto.
ASSINE AGORA!
Indique aos amigos.😉
aderitosimoes.sambaplay.tv
Explicação ortodoxa e direta e ENTENDÍVEL como sempre hahaaha .. Ótimo vídeo. sarava .
Achei difícil de entender! Respeito muitas as religiões! Fui batizada no Catolicismo, na adolescência escolhi o Kardecismo e na fase adulta a Umbanda me chamou. Hoje estudo a Umbanda que tenho mais dificuldade de entender. A Umbanda exige outra inteligência sem ser só a racional. Gosto das três.
Por isso que fui pra Umbanda pq la eu falo direto com as entidades e na Kardecista isso nao consegui, me senti muito bem e me receberam de braços abertos, Salve a Sagrada Umbanda!
Gabriel axé.
Mais de 20 cursos com apostila. Todos ao mesmo tempo.
Com certificado em cada etapa,R$ 25,90 ao mês.
Simples, barato, inovador e honesto.
ASSINE AGORA!
www.aderitosimoes.com.br
vc tem a fé inteligente...encontrei mais um. ....que religiao critica a ourtra
Adérito , boa noite !
Gostaria que vc falasse um pouco sobre Magia. Assistindo um dos seus vídeos ( quartinhas) , vi que a representação dela é a mesma utilizada na Magia Natural ou Bruxaria Natural. Achei interessantíssimo saber que os "objetos" utiluzados são diferentes , porém , as representações ritualístucas tem muitas vezes a mesma função.
Sou iniciante na Umbanda mas , sou uma estudiosa de Bruxaria Natural.
Certo,Sheila!
Esta anotado para proximos vídeos.
Esse e nosso aplicativo
Uma forma inteligente de estudar.
app.vc/instituto_aderito_simoes
Entre e de sua opinião.Compartilhe 😉.
Obrigado pelo contato e estaremos sempre à
disposição!
Axé!
Kardec fazia parte da Sociedade Espírita Parisiense. Lá falava-se, sim, de magnetismo (passe e outras influências). No livro Céu e Inferno pode-se ver um caso onde se pede para entrar em contato com um bibliotecário, assim como outros casos.
Fique com Deus ^^
E as obras não são de Kardec, mas sim, nossas (Espíritos). Na Doutrina Espírita não há incorporação no passe. Além do mais a Doutrina Espírita não adota em suas reuniões rituais; seja em debate, seja em reunião mediúnica. Mas prossigamos ajudando a todos seja em que lugar for. Mais uma vez abraços ;)
nossa! tive muitos problemas no passado porque via e ouvia os espíritos fiquei transtornada foi muito difícil passar pelo que passei, o Divino veio a mim pelo desespero com certeza, foi algo bem pessoal.
por isso frequentei muito tempo centro kardecista. até que numa abertura de reunião meu preto velho se manifestou, foi tranquilo pra ele, eu me senti um ET, sei que a equipe do doutor Bezerra de Menezes me ajudou muito mesmo e não vejo problema em assistir uma palestra ou uma peça e até indico, mas de verdade eles não gostam, da pra sentir o problema não é o espiritismo e sim, a pessoa no caso os dirigentes responsáveis pelo andamento dos trabalhos.
FAZER UMA REUNIÃO ESPÍRITA SEM A PRESENÇA DE ESPÍRITOS O QUE MUITAS VEZES PAREÇE, É MEIO DICÍCIL.
Em questão de aprendizado e evolução, a forma pouco importa, mas importa sim o fundo. E Sigamos com fé, cada um onde acredita ser mais útil naquele momento, com muito respeito e aí com certeza tudo dá certo!
Adérito vc falou nesse vídeo sobre diferença entre umbanda e espiritismo. Qual a visão da umbanda sobre o dia D relatado por Chico Xavier e a fase de transição que a Terra está passando como aconteceu com Capela.
Certo ,Sabrina Scandolari!
Vamos estudar para poder responder!
Inicie estudos mais elucidativos sobre a Umbanda na Plataforma
aderitosimoes.sambaplay.tv/
Obrigado pelo contato e estaremos sempre à disposição!
Axé!
Parabéns. ..seja sempre assim com suas explicações. ..limpo e claro..
Oi boa tarde Adérito eu conheci a casa espírita aqui em Porto Alegre .e um mundo maravilhoso q achei e outra eles dão aulas e explicam tudo sobre a doutrina espírita ...e lindo de estudar ...mas também amo umbanda mas ainda não me achei em nem uma casa de umbanda pois n concordava com seus métodos de dirigirem a casa ...
estou mto confusa,participei de um terreiro de umbanda ,me senti ótima,mas infelizmente naum posso mais ir...Agora comecei frequentar uma casa espírita gostei mas sinto falta da umbanda.
Os médiuns sempre existiram , desde da época de Cristo , agora as doutrinas religiosas e que usam sua mediunidade diferentes , para outros fins etc.
olha o primeiro livro espirita que li foi memorias de um suicida eu tinha 14anos,depois disso não aceitei somente aquele livro hoje tenho todas as obras de kardec varios livros e amo chico xavier,mais sempre faltou alguma coisa e quando conheci a umbanda achei também muito importante digo com sinceridade não consigo separa-las,o conhecimento que tenho do kardecismo é maior que dá umbanda mais procuro estudar ver os videos de ensinamento leio livros estou muito longe de entender a umbanda mais não aceito que digam que ela é baixo espiritismo para mim é falta de conhecimento e preconceito coisa que não tolero fiz 49anos essa semana e sei que meu caminho é longo tanto no kardecismo como na umbanda,mais vivo com a minha verdade independentemente das opiniões alheias,gostei muito desse seu ensinamento Adérito parabéns
Os ensinamentos que o Kardecismo nos fornesse é fundamental ! Evangelização moral é tão importante quanto respirar! Sou umbandista mais frequento regularmente um centro espirita kardecista ,meus filhos vão à evangelização infantil e é um completando o outro não dá para abrir mão! E aconselho todos os médium a lerem as obras de Kardec,só acrescenta.
luz dos ventos, faço o mesmo que você, indo a centro espírita e ao terreiro de umbanda. O Apóstolo Paulo já dizia: " Examinai tudo.Retende o que é bom." ( 1 Tessalonicenses 5:21)
Considero a professora Yvone de Amaral Pereira a melhor médium do Brasil, parabém. Siga estudando Yvone, Kardec e León Denis, para ter uma fortaleza espiritual. O bom da Umbanda que não está prisioneira da Bíblia, que segue a historia do povo judaico. Ao contrario segue a saga dos povos brasileiros, dos Caboclos, Índios, Pretos Velhos, Boiadeiros, Ciganos, etc.
O espiritismo é também uma religião cristã. Não é a toa que tem o evangelho segundo o espiritismo.
Senti falta de abordar alguns pontos:
- O Espiritismo não trabalha com imagens de santos como na Umbanda;
- No Espiritismo não existe corpo eclesiástico, hierarquia e nem rituais;
- O Espiritismo também é uma ciência e filosofia;
- No Espiritismo não existe predição e previsão e utilização de consultas a oráculos como cartas e búzios;
- A Umbanda é uma religião que mescla elementos do catolicismo (altar com santos católicos - sincretismo, os rituais africanos (Orixás) e o Espiritismo. 👍
Eu aprendi sobre umbanda cm vc Aderitos e vi q na religião da qui de Porto Alegre fazem muitas coisas errada ...adoro seus vídeos pois e muito declarativa ...
Saudações adérito ! Sobre a questão em relação ao kardecismo , quando vc afirma que Kardec nunca psicografou nada , eu discordo pois a codificação foi embasada na relação médium e espirito em psicografias e o nome do espirito é Espirito de Verdade , foi assim em quase toda a codificação ! E no livro céu e inferno , as psicografias tbm fazem parte de uma boa parte do livro relatando as situações dos espiritos aos locais que foram a partir de seu desencarne .
Obrigado irmão.
Mais de 50 horas de cursos com apostila.
Com certificado em cada etapa,R$ 25,90 ao mês.
Simples, barato, inovador e honesto.
ASSINE AGORA!
www.aderitosimoes.com.br
Meu dia a dia é este. Com isto eu recebi tanta ajuda como proteção das entidades. E as entidades evoluem sempre e para sempre. Axé.
axe
"Pelo amo de Deus, se encontre um dia" kkkkk essa foi na lata pra mim
Frequento Umbanda (hj me considero umbandista) , porém, também gosto de ir a um centro kardecista perto de casa.
Eu acho, q quando todos os preconceitos acabarem, ambas a religiões andaram lado a lado, ajudando a evoluir um ao outro e seus médiuns ...
+Tássia Cunha
Esse e o mais novo Projeto do Instituto Aderito Simões
aderitosimoes.sambaplay.tv/
Estamos á disposição, para tirar suas dúvidas.
Axé!
Adérito, às entidades que trabalham na Umbanda e no Kardecismo são diferentes? Eu entendo que a forma de manifestação é diferente, mas.por que a personificação é tão diferente? Uso de alimentos, bebidas, cigarros? São falanges que atuam de forma diferente?
api.whatsapp.com/send?phone=5513992100248&text=Olá%20qual%20seu%20nome%20?bit.li
Esse e um novo canal,para tirar suas dúvidas.
Axé!
Eu sou ubandista e fui fazer uma iniciação no Reiki , lá no curso tinha umas pessoas kardecistas, pessoas acha que sabe mais que todo mundo. Meio chato. Mais respeito.
Juliane, axé.
parabens pelas suas explicações sobre a umbanda. sobre alan kardec ele fundou sim, centro espirita e até a sociedade de estudos espirita, fudada em 1858. Veo obras postumas e o livro o que é o espiritismo.
Olá,JoseMilton de Lima!Axé!
Simples e direto. Ótimo vídeo. Axé.
Boa tarde Aderito sou umbandista e medium em desenvolvimento, acompanho todos os seus videos e gostaria de saber se voce pode fazer um video explicando sobre o Pai de Cabeça na umbanda obrigado !
adoro as usas aulas , mas gostava mais da ortra abertura, (Bate palma e Abre a Boca macumbeiro ) bjs continue assim um otimo final de semana
Posso desenvolver na umbanda e no espíritismo??
Salve! Muito bom!
Atuo em uma casa de umbanda e confesso que estou muito decepcionado com essa religião. Já frequentei outras casas e só vejo as mesmas coisas! As vicitudes das entidades que ainda estão muito presas ao mundo e o aproveitamento sobre os consulentes que estão em um momento frágil e se submetem a pagar por trabalhos para melhora de vida pessoal, gerando uma coisa que se chama FALSA CARIDADE.
As diferenças que percebi entre a religião Espirita e Umbanda é que na Espirita até os consulentes são selecionados, as entidades não querem gastar tempo e energia com quem não merece pois os mesmos sempre querem resolver seus problemas rapidamente e abandonar a religião. Digamos que só pedem ajuda quando a água bate na bunda, depois que conseguem oque querem abandonam . O Espiritismo faz esse tipo de peneira com um método diferente de trabalho do que nas casas umbandistas.
Nas casas que fui tem uma palestra no inicio sobre algum assunto, em seguida o passe magnético e acabou. Em outros dias tem a doutrina e tudo mais. Mas com isso eles vão observando se os consulentes continuam indo ou não.
Já na umbanda, tem toooodooo aquele preparo, oferendas, tamboreiros, giras... enfim duas horas assistindo aquela coisa toda pra ser atendido, da a entender que o motivo maior de estar ali não são os consulentes e sim os exus, pombagiras...que dançam, bebem e se divertem.
Outra coisa, vou admitir que já fiz mas tento me controlar sempre. Quando estão incorporados misturam as coisas que querem falar com as coisas que a entidade quer passar se aproveitando da situação.
Certa vez fui num centro e uma pomba gira me disse que "EU IA SER RICO", pois então a moça que incorporava conhecia meu pai e sabia que ele tinha negócios e fez esse tipo de adivinhação.Eu fiquei super empolgado na época! NÃO ESTOU RICO AINDA! Esse tipo de coisa não se vê em uma casa kardecista e esse tipo de coisa está me dando nojo cara.
Pô! Por que eu tenho que ficar alimentando, dando bebidas, charutos pra alguém que tá desencarnado.Sei que tem toda aquela doutrina das energias, mas será que uma entidade de luz precisa disso? Será que um espirito de luz ficaria alimentando a esperança de um consulente com mentiras e adivinhações.
TEMOS QUE NOS PERGUNTAR CADA VEZ MAIS E SABER SOBRE AS ENTIDADES SE LEVAMOS ELAS A SÉRIO. CADA ATITUDE REFLETE SE ELA É DE LUZ OU NÃO.
Estou cada vez mais ciente de que o método de psicografia tem mais fidelidade nas palavras e expressões não misturando assim coisas que o médium quer falar, caso ele tenha uma ligação com o consulente. Só se for muito sujo mesmo pra fazer isso!
Cara, se eu falar pra ti " você é uma pessoa que tem muitos conhecidos mas seus amigos dão pra contar nos dedos. Isso é algo que serve pra qualquer pessoa, e esse tipo de adivinhação tem se encontrado na umbanda pelos médiuns com objetivos de pegar as presas " os consulentes" para ganhar confiança daquele que já está em um momento frágil e encontra alguém que conhece ele melhor do que ele mesmo e se submete a pagar grandes valores achando que isso ira resolver sua vida.
Meu pai de santo por exemplo, não tem nem ensino médio. Como alguém sem instrução pode passar instrução para os outros? Ele aprendeu tudo olhando e a grande maioria das casas são assim, passando de boca a boca do pai pro filho.
Creio que a pessoa tem a obrigação de estudar e não digo só ir pra escola, faculdade mas digo ler, olhar videos. Esse seu vídeo por exemplo é uma forma de estudo pra mim e me faz refletir e abrir meu mundo sobre oque é certo ou errado.
Bruno Cruz, também já tive algumas desilusões com determinadas pessoas que dizem ser zeladores, mas de santo não têm nada, pois de início estava tudo bem e hoje só visam o interesse financeiro.Quando comecei a perceber isto, fui alertado pelas entidades que trabalham comigo que me afastasse, pois ali não era mais meu lugar.Não culpo a Umbanda em si, pois nela tudo que é feito ( oferendas, uso de fumo e bebidas,entre outras coisas mais) tem seu fundamento.O que falta é mais estudo em determinados terreiros que de umbanda só levam o nome e nada mais.
meu querido eu sou espirita, e não enxergo como vc . A doutrina espirita em momento algum seleciona os consulentes , pra saber quem vai continuar ou nãoa frequentar . Ate porq a doutrina respeita o livre arbítrio de cada um em primeiro lugar. A organização se dar porq as palestras agrupam grande número de visitantes, e cada um precisa de um serviço diferente. E nessa seleção é dito e esclarecido como será feito o tratamento, qntos passes ele precisará tomar e qntas palestras vai participar, com o intuito de se esclarecer.Já na umbanda as entidades atendem direto cada consulente geralmente por ordem de chegada, ou de acordo com o padrão da casa e tb tem o mesmo objetivo- a caridade. Se vc participou de algum lugar que vc se sentiu lesado ou enganado, infelizmente pode ter sido ou por vc não ter tido afinidades, ou porq não lhe passaram oq realmente vc precisaria ouvir e tb sem julgar, mas colocando em observações pode ter sido desejo do médium lhe dizer , não sabemos. Acredito que um bom estudo da umbanda assim como do espiritismo pra vc esclareceria bastante suas dúvidas. Axé e paz e luz.
PS: comentário foi feito para o bruno, q esta anterior a este comentário. desculpe .
Boa tarde,Valquíria.Antes de ser umbandista, fui espírita por 15 anos,fiz ESDE, fui evangelizador, participei de estudo minucioso do Evangelho ( mais conhecido como ''Miudinho"), estudos das obras básicas e das obras de André Luiz.Anda hoje estudo a doutrina espírita bem como a doutrina umbandista e sei as diferenças e semelhanças entre uma e outra.
Os Espíritos Superiores responsáveis pela Codificação legaram ao Espiritismo a máxima maior "Fora da Caridade não ha salvação."
O Caboclo das Sete Encruzilhadas definiu que " Umbanda é a manifestação do Espírito para a prática da Caridade."
Tanto a Umbanda quanto o Espiritismo tem em Jesus o Guia e Modelo da Humanidade.
Admiro grandemente Allan Kardec pela sua missão grandiosa de codificar os ensinamentos da Terceira Revelação da Lei de Deus, bem como, tenho em grande estima um Zélio Fernandino de Morais que nos legou os ensinamentos sublimes do Plano Maior.
E acima de todos eles, a minha gratidão e reverência infinita a Jesus Cristo, o Mestre dos Mestres, que independente da crença que professamos, o seu Evangelho é o nosso roteiro seguro de ascensão e libertação espiritual.Muito axé e luz em sua vida.
TjeMrWlad eu não estava respondendo ao seu comentário, devo ter citado em lugar errado, estava comentando sobre o do bruno.
Mas tb sou espirita a bastante tempo, onde não pretendo disputar qnto aos anos nisso ou naquilo. e tb fiz o ESDE , e trabalho tb c a umbanda. Onde pra mim tudo será sempre um aprendizado.
Desculpe se entendi errado.De fato, somos todos eternos aprendizes em relação ao conhecimento das verdades eternas,
Aderito gostaria de expor uma experiencia pessoal que tive num centro espírita: lá era aceito várias entidades como caboclos, pretos velhos, crianças. APENAS eles tinham direito de fazer comunicações. Eles nao tem autonomia, liberdade, incorporado num medium de fazer passes, defumação, muito menos permitido cantar algum ponto cantado ou fazer ponto riscado. Neste lugar era imprescindivel livros básicos como Evangelho segundo Espiritismo, Livro dos Espíritos, Livro dos mediuns e até alguns livros espíritas com conteudo educativo para mediuns. Digo isso por que fiz parte de grupos de educacao mediunica.
isso eu acho chato. tb trabalhei na médiunica e acho isso um desrespeito. Não podemos abrir de mais e tornar um ritual com defumação e cachaça. Mas até a maneira que fala corrigir eh muito desrespeitoso. principalmente pra com seres evoluídos como preto velhos. Uma vez numa mesa veio um preto velho cantando um ponto. Mas era baixo e com aquele sotaque deles.
Aí o preto velho começava a falar e o monitor dizia.
"meu irmão passe a mensagem"... e ficou cortando varia vezes com essa frase.
Eu como médium lá fiquei revoltada. Pow. .. eh a religião dele. eh assim que ele sabe se comunicar. pq vc só querer a palavra bonita mas não querer como o espírito se expressa eh difícil.
enfim. Foi uma das coisas que eu não concordava na médiunica. Mas eu tinha que seguir as regras da casa ou se não tá gostando sai. Por isso procurei conhecer outras religiões, fui pra terreiro etc. Mas me encontrei mesmo na casa espirita.
hj frequento outra casa e não trabalho mais na médiunica.
Agora temos que ter cuidado. pq na minha casa não trabalhávamos com palavras restauradoras e sim desobsessao pesada. E palavras bonitas fora do contexto podem denotar animismo do médium ou coisas para atrapalhar a mesa. enfim. Tem q ser muito bem trabalhado.
No meu centro só trabalhava com preto velhos e índios. índios mais pra apometria e desligamento de aparelhos. etc
interessante trabalho Carla. Quando trabalhei num grupo mediunico de um centro eu incorporei uma entidade que desejava passar passes em dois mediuns que estavam na mesa. a líder teve que se ausentar para atender uma chamada telefonica importante. Bom .. depois de finalizar quando foram feitos avaliacoes do trabalho recebi uma crítica forte de um colega que condenou minha postura. hj entendo melhor que num grupo de desenvolvimento mediunico numa casa espírita é APENAS permitido a comunicacao. A questao de uso de bebidas alcoolicas e charutos, coisas comuns nas religioes como umbanda e candomblé, sao coisas destes, APENAS, onde certas entidades fazem uso. Cada um no seu quadrado.
Quanto aos livros da codificação para estudar é muito oportuno. Agora o grupo mediúnico tem que estar em sintonia e preparados para receber as mensagens (Médium de incorporação) e a orientação (Médium de doutrinação) Se houver discrepância entre trabalhadores, tal vez o grupo não atende as normas de caridade, também o líder não deve ser radical na condução dos trabalhos e deve dar exemplo e solidariedade.
Bom dia meu irmão. gostaria de saber como atuaram os Orixãs e seus falangeiros no mundo de regeneração e feliz, partindo do principio que as energias do planeta serão mais sutilizadas, se sim, a ritualistica dos trabalhos continuaram as mesmas? Muio obrigado prlo seu trabalho maravilhoso...
Em muitas casas espíritas há um tratamento de desobsessão. que é o afastamento de algum espírito que está prejudicando o encarnado. Aí a incorporação do obsessor. E ai é "tratado" também o desencarnado. Não sei se na umbanda também tem essa incorporação de quiumba. Mas eu particularmente amo a umbanda e também amo Chico Xavier. Tenho a certeza que esse foi um dos grandes espíritos que passaram na terra. Mas quando vou a uma casa espírita sinto falta do atabaque. Abraço Aderito!
Meu irmão é espírita kardecista. E me vê como uma pessoa atrasada por ser umbandista. Ele diz que hj em dia não a mais necessidade desses rituais, que a umbanda realiza. Parou até de frequentar minha casa. Não fala mais comigo direito. Desde o dia que minha pomba gira se manifestou e conversou com ele e contrariou todo o desejo que ele tinha pra vida dele. Ela falou que aconteceria o contrário e deu um novo caminhar.(para todos nós familiares,foi uma melhora na vida dele)E realmente aconteceu o que ela disse que aconteceria. So que ele acha que a culpada sou eu e que ela é um espírito de baixa vibração. Que ele jamais poderia ter dado confiança a ela. (pomba gira) acha até que não houve incorporação. kkkk eu simplesmente estou quieta no meu canto. E estou sendo desprezada por todos da minha família, por ser umbandista. Mas toda vez que o cerco aperta, é a maluca, macumbeira, atrasada, que procuram. E depois que são ajudados, dizem que foi coincidência e não as entidades.( não as minhas, mas as do terreiro que frequento e levo eles para serem consultados. )Axé! 😊😉
Que tristeza Avana! Mostre os livros do Robson Pinheiro pra eles para que entendem que as entidades da Umbanda são exatamente as mesmas que trabalham em centros espíritas, não há essa separação. Pombagiras e Exus são pessoas de grande conhecimento no mundo espiritual e nunca podem ser desprezados, assim como Caboclos e Pretos-Velhos são extremamente evoluídos. A aparência é irrelevante, apenas serve pra que eles sejam mais facilmente identificados pelos mediuns e pelos atendidos da Umbanda.
bom dia, sou hoje uma umbandista espiritista, pq dos 12 aos 32 anos fui uma umbandista que acreditava que falar ser uma espírita umbandista era o correto pq assim me foi ensinado. Na minha mudança do Rio para Fortaleza fiquei afastada da religião por 12 anos qq tipo de ligação religiosa. continuava a me intitular espírita umbandista. Em 2008 fui levada a conhecer o Centro Espírita GEPE, que continuo no frequentando, estudando e trabalhando até hoje.
E falo sem pestanejar que sou um mesclado das duas pq meu coração bate forte pela umbanda e pelo espiritismo, sou hoje o que sou com a ajuda das duas vertentes espiritualistas em minha vida.
Quando vejo um dos lados se achando mais que o outro, me lembro de uma mensagem que tenho como parte da minha assinatura de comprimento no trabalho: "Não importa a religião que professam perante os Homens, o que importa é a doutrina que serve em teu coração".
Não conheço a sua história com seu irmão, mas, com base no que contas aqui, sei irmão frequente uma casa espírita mas não tem a doutrina em seu Coração e ainda muitos são assim, da mesma forma que na umbanda. Professam sua religião aos Homens mas, ainda não conseguem vivenciar a doutrina em seu coração.
Muito axé, muita paz e luz em nossa vida, em nosso Coração.
Salve meus guias espirituais, meus pais, meus irmãos, meus amigos e mentores. Sou grata por tudo que fazem no intuito de me ajudarem a ser a cada dia uma pessoa melhor.
Seja luz e amor por onde passar.
Irmã exatamente isso, ele não tem a doutrina em seu coração, por isso relevo. Sei que isso tudo vai passar! Um dia essas coisas vão se resolver. Obg pelo carinho! Axé!😘
Saudações Avana. Li seu comentário e senti sensibilizado. Que Oxalá ilumine teu caminho e do seu irmão. Que a harmonia e o respeito possam imperar na sua familia.
Georgete Gedeon estou pedindo a Iemanjá por isso irmã e as coisas já estão começando a melhorar. Ainda engatinhando, mas tudo isso vai acabar, eu creio e tenho fé!😉😘
Bom amigo eu sou espirita, mas adoro a umbanda e na casa onde presto serviços nós temos dias de sessões de espíritos e dias de sessão de caboclos. Os espíritos deixam suas mensagens e ate conversam com encarnados algumas vezes. Eles tb trabalham com 'desobsessão', que na verdade é o acolhimento a desencarnados que estão precisando de ajuda. Uma coisa que os espíritos esclarecidos ensinaram foi o acolhimento aos espíritos perdidos na tentativa de esclarecê-los, é nisso q trabalhamos a maioria do tempo das sessões. E a outra parte é em acolhimento ao encarnado mesmo.
Já nas sessões de caboclos é exatamente como vc citou. Eu acredito que exista sim a diferença de uma doutrina pra outra, mas o objetivo sendo amor e caridade ao próximo é o que basta. Sem julgamentos por que entidade tal usa fumo ou bebidas. Se o desejo for o de ajudar o próximo...cada um pode usar da ferramenta que achar mais propícia.
Eu antes de conhecer a umbanda, so trabalhava com o espiritismo e só conseguia enxergar oque algumas pessoas sem conhecimento nos passavam. Como a questão da evolução de cada entidade. Sendo q no espiritismo mesmo eu tive a resposta. se uma entidade tem costumes esdrúxulos, ou conselhos sem discernimento... é porq algo está errado e o médium precisa observar se não é um espirito menos esclarecido q está se aproveitando. Porq eu tb tenho entidades da umbanda e assim como meu mentor, o meu indio tb prega o amor e a caridade. Os dois trabalham em perfeita harmonia.
O Curso de Mediunidade no Espiritismo vai direcionar onde seu potencial mediúnico pode oferecer mais amparo. O Mentor espiritual não depende da religião, a sua sintonia vem pela Consciência. Seu trabalho é verdadeiro e útil no meio cultural que tem escolhido para atuar. Se quiser trabalhar com entidades de alto teor intelectual tem que estudar bastante Kardec e León Denis.
Pai Adérito como sempre bem educado e exclarecedor fui ver um vídeo parecido de uma moça e ela denigriu o espiritismo fiquei chateada com a abordagem dela eu frequento os dois e amo as duas religião
Regina ,obrigado.
A evolução. não para!
mais uma vez obrigado, Axé!
+Ro_ FNeto salve!
muito bom esse video.sou médium kardecista e estudando para ser umbandista
Poderia acrescentar que também pode-se falar em "espiritismos" uma vez que diferentes casas tem diferentes meios de abordagens e mesmo ritos diferentes. A exemplo disso, como você citou, algumas incorporam pretos-velhos, outras, preto-velho e caboclo, já conheci uma que incorporava até exu, e SIM, era espirita, não umbandista.
Também, alguns se voltam mais para trabalhos científicos e de estudo, outras mais para a caridade, outras mesclam ambos.
Alguns veem como doutrina, outros religião, e alguns inclusive chamam "igreja espirita", com placa e tudo! Espiritismo, como qualquer religião, tem um universo dentro de si.
Dentre outras diferenças...
Sei do que falo, fui espirita, hoje sou umbandista, e me encontrei ;P.
+Guilherme Sommer Não sei nem o que dizer. O comentário foi tão inteligente que precisarei ler mais duas vezes para entender. Sinceramente, sua abordagem e seus assuntos, foram inspiração para muitos vídeos. Eu me inscreveria no seu canal, se houvesse, para ouvir mais. Bom demais encontrar gente assim. Obrigado.
Muito obrigado, +Adérito Simões. Fico lisonjeado com sua resposta.
Fico feliz em ter podido inspirá-lo. Obrigado. Axé.
Guilherme ! Voce quer ser umbandista . Seja meu irmão , mas não existe vários Espiritismos e nem varios Espiritas . Espiritismo e Espirita são termos da Doutrina Espírita. Seja Umbandista e orgulhe-se disto.
Boa noite, trabalho uma casa , espírita e trabalho com o preto velho, cabloco e Exu, achei muito interessante seus vídeos 👏🙏
Renata,axé.
Tem muito mais aqui.Indique aos amigos.😉
aderitosimoes.sambaplay.tv
Meu Deus,como amo como vc fala da nossa umbanda!Pena que aqui não tem um pai de Santo e nem uma casa aqui,boa pra se trabalhar.sim trabalhar por amor a umbanda,pois é isso q sinto.gratidão.
Olá, Sheila Figueiredo!
Inicie estudos mais elucidativos sobre a Umbanda na Plataforma
aderitosimoes.sambaplay.tv/
Obrigado pelo contato e estaremos sempre à disposição!
Axé!
Na casa de meu Pai há muitas moradas.
João 14:2
Ótimo foi didático, continua os videos diferença. Adėlito.👍👏