O multiplicar por 4 que nao ficou muito claro ali... Ele tem que errar 2 questoes e acertar 3, mas 1 erro é fixo por ultimo e os 3 acertos e o outro erro nao importa a ordem, ou seja, permuta 4 com repeticao de três, ex: E,A,A,A = 4! / 3! = 4 (formula de permutação com repetição) .
@@joaozinhovsantos3107 Olá, essa semana apresento meu tcc. Hoje estou me formando em direito pela universidade federal do sul e sudete do Pará. Quando fiz esse comentário acima, eu ainda estudaria mais um ano até ser aprovado em direito. Minha dica na matemática: foque nos assuntos da matemática básica. Aprenda toda matemática básica. Só com a matemática básica eu tirei quase 700 pontos. Não desanime . Matemática, física e química a gente só aprende de forma progressiva. Não dianta querer aprender pobabilidade e não souber o simples que é uma radiciação, potencação, mudar as medidas. Não desanime, faça o simples mas faça BEM FEITO.
@@gabrielcosta8150 sim, verdade, matemática básica é essencial em Matemática no ENEM. Essas matérias são mais de boas do que probabilidade e análise combinatória, o jeito também é deixar questões dessas duas por último, já que geralmente são difíceis kkkk
Consegui fazer de um jeito diferente, montei uma especie de arvore com as possibilidades, mas como não da pra mandar aqui vou tentar explicar 0,8 = Chance de acertar 0,2 = Chance de errar Como ele tem que errar 2 em 5, e existe diferentes casos vamos separar por casos. Se começar errando: 0,2 .0,8. 0,8. 0,8. 0,2 explicação: se ele começar errando, ele só poderá errar novamente na quinta pergunta, porque enunciado diz que tem que errar 2 em 5. Então você multiplica tudo pois tem que acontecer todos esses resultados simultaneamente, dai vai dá 0,02048 (eu particularmente tiro as virgulas na multiplicação, ai facilita). Se começar acertando: 0.8 x 0.8 x 0.8 x 0,2 x 0,2 0.8 x 0.8 x 0.2 x 0.8 x 0.2 0.8 x 0.2 x0.8 x 0.8 x 0.2 Explicação: pus o 0.8 (que significa acerto) fixo na primeira casa e o 0,2 de erro na ultima pois tem que encerrar na quinta pergunta, se colocasse na 3 e 4 por exemplo, encerraria na quarta. Logo permutei os 0,8 com o único 0,2 possível, e tivemos 3 possibilidades, multiplicando cada caso vai dá 0.02048, e somando os 3 casos dessa com o 1 onde o 0,2 é fixo vai encontrar o resultado (0,08192)
Esse método é natural, que qualquer pessoa com conhecimento das operações básicas faz e monta. O ENEM exige competências e habilidades para não só acertar, mas fazer rápido. Fazendo assim você não tem tempo para fazer a prova. Caso se depare com alguma questão que não saque o método de resolução ao ler o problema, é melhor pular. Se sobrar tempo, volta pra ela.
Eu fiz de um jeito meio estranho e, possivelmente, errado, mas acabei acertando por obter uma resposta aproximada. 1º) Eu pensei: p/ o teste terminar na 5ª pergunta ele tem que acertar 3 e errar 2, sendo a 5ª resposta, com certeza, a errada. Então, o resultado do teste deve ser: {certo, certo, certo, errado, errado}, ou seja, 2/5. 2º) Como a probabilidade de ele errar é 0,2 eu multipliquei 0,2.2/5 e obtive 0,08. Não foi o jeito certo, mas foi o que deu pra fazer. Excelente explicação, professor! Obrigado.
As questões de probabilidade, compilação, arranjo sempre são as mais chatas do enem. Vê ela pule na hora. Volte só quando terminar de fazer as mais fáceis
Professor a explicação ficou um pouco confusa, quando explico essa questão explico de quantas formas podemos acertar 3 e errar 1 nas quatro primeiras, que eh 4, assim multiplico 4 pela prob de uma das situações, por fim multiplico por 0,2 que eh a ultima que ja sabemos ser errrada. Ass: Colega!
Eu gostei da explicação do prof. Rafael, que foi essencialmente a mesma que você citou, e que eu também tinha pensado fazer, mas gostei da parte que ele trabalha potências de 2, o que evita ter que ficar fazendo muitas multiplicações trabalhando casas decimais. Enfim, é um exercício meio complexo pra fazer, pior ainda pra explicar! Tudo de bom aos dois colegas!
Pensei que era indiferente o erro na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª, por isso não multipliquei por quatro. Achei que se tivesse querido saber de quantas formas poderia ocorrer essa situação, aí, então, multiplicaria por 4. buguei..kkkkkk
Me corrijam se eu não estiver certo Bom ele quer a probabilidade de que o teste termine na 5 pergunta Sabendo que a chance de errar é 20/100 entao a de acertar é 80% Bom pra isso acontecer ele teria que acertar todas as 4 vezes e errar a ultima que seria a 5 com isso 0.8^4×0.2
Não sei se foi sorte, mas eu não fazia ideia do que fazer na questão, então eu pensei: multiplico a probabilidade por 2 (de erro), divido por 5 (número de perguntas 0,20*2/5 = 0,08
@@kessiasantos5850 um pensamento análogo seria a combinação de 5,2 , porem, nessa linha de raciocínio, o candidato pode falhar no teste antes da 5 pegunta
ALGUÉM LEIA MEU COMENTÁRIO1 QUERIA SABER SE MEU RACIOCÍNIO ESTÁ CORRETO. Primeiramente, eu analisei as possibilidades possíveis de terminar na 5° pergunta: são 4 possibilidade. Depois, eu fiz uma combinação de 10,2 (sendo o 2 as duas perguntas possíveis para errar). Com isso, encontrei 45. Por fim, jogando na fórmula de probabilidade, tem-se: P=casos favoráveis(4)/casos possíveis (45)= 0,08.
Fiz tudo diferente e acertei por muita sorte. Se pra ele errar 1 em 5 são 20% de chance, então pra ele errar 2 em 5 deve ser metade disso, ou seja, 10%. E marco a B por quê é a mais próxima.
Não faz muita diferença mesmo, mas descobri aqui "brincando" com a questão de que se o teste terminasse na sexta resposta, ou seja,se a resposta número seis fosse a segunda falsa, a probabilidade de que isso acontecesse seria igual à de quando a segunda resposta falsa fosse a de número cinco(quinta resposta). Só não consegui entender analiticamente o porquê isso acontece. Se alguém é esperto o suficiente tente me responder aí nos comentários.
Pessoal, a forma como o professor resolveu exige que a pessoa tenha, antes, habilidade com a matemática. Não é o meu caso, por isso achei a resolução dele um pouco complexa. Recomendo a deste outro professor, mais simples: ua-cam.com/video/pWmeBCwEDvQ/v-deo.html
Professor, estou com uma enorme dúvida!! Eu fiz todas as quatro possibilidade para ele poder parar na quinta pergunta, multiplicando cada porcentagem entre si. Depois disso, eu somei as quatro, pois é uma OU outra para que a questão seja atendida. No entanto cheguei em um resultado diferente: 0,65536. Por que essa lógica não apresenta-se correta?
Porque pode errar a 1º ou a 2º ou a 3º ou a 4º, ou seja, a errada pode estar em 4 lugares e para cada lugar ele tem 2^11/ 10^5, aí você iria somar 4 vezes esse resultado porque é o resultado de estar em uma única posição, mas como pode estar em 4 você somaria essas 4, só que para ser mais fácil multiplica logo por 4 que é a mesma coisa.
passo meia hora tentando resolver cada porra dessa, adivinha, consigo fazer quase nada, fico meia hora pensando, ate que chega um pensamento genial, que eh: n sei fazer caralho
porque o primeiro erro, poderia ser tanto na primeira, quanto na segunda, terceira ou quarta, menos o ultimo erro que deverá ser definitivo, por isso existem essas quatro possíveis ordens A A A E E A A E A E A E A A E E A A A E
Porra cheguei na A, porque não me liguei nessa de que o último era fixo. Fiz a permutação de P5 3,2 de repetição. No final isso dava pra multiplicar por 10 e chegava exatamente na A. Agora tô atento pra próxima.
wilton souza dos santos o 4 entrou multiplicando porque existem 4 possibilidades do candidato errar a questão 2 vezes como pede o enunciado: CCCEE CCECE CECCE ECCCE Por isso tem que multiplicar por 4
Questão fácil. Basta fazer (4!/1!)x(0,8)³x(0.2)² Porque Dentro das quatro primeiras uma pudesse ser errada,e a quinta precisa ser errada. Fazemos a combinação de uma errada dentro das quatro primeiras,porque essa errada pode estar em qualquer posição (não faz diferença),porém a última é fixa,e não entrará na combinação. 😉
Rosangela Ximenes porque o 4 não é multiplicação, é soma. Como explicado de verde (ou uma coisa ou outra) nesse caso é soma. Dai se você soma a mesma coisa 4 vezes é a mesma coisa que multiplicar por 4.
Alguém consegue me dizer qual o erro da minha resposta? :( fiz o seguinte -> 80/100 . 80/100 . 80/100 . 20/100 . 20/100 = cortando um zero de cada = 2048/100000, fazendo essa divisão -> 0,02048.
Eu fiz igualzinho kkkk. acabei errando porque esqueci de multiplicar por 4. esse jeito que eu fiz também serviria para o caso se questão pedisse: qual a probabilidade do candidato erre as 4º e 5º pergunta. mas nesse caso o primeiro erro pode ficar em qualquer lugar. pode ficar na posição 1 ou 2 ou 3 ou 4. então ele tem 4 permutações, logo tem que multiplicar por 4.
A questão não era muito difícil, mas a explicação do professor fez parecer, só por isso dei deslike. Poderia ter simplificado as frações, e ficaria bem mais fácil.
Ele tem a probabilidade de errar igual a 0,2, logo a probabilidade para acertar é 0,8. seria 20% e 80% as chances de errar e acertar, se isso ajudar a entender. Dai ele quer saber a probabilidade de acabar na quinta pergunta o teste. então desses 5 perguntas ele precisa errar duas. Sendo que a ultima é obrigatório estar errada pq é ela que vai encerrar o teste, então ele tem ainda pra errar só mais uma pergunta, dentre as 4 restante. Logo, ele pode errar a primeira e a ultima e acertar a 2,3,4 ou errar a 2 e a ultima e acertar a 1,3,4. e assim por diante. Por isso que você multiplica por 4, pois são as chances de errar as diferentes posições. Eu entendi dessa forma, espero que esteja certo e que ajude. :)
Seguinte: o cálculo vai ser 0,8^3 x 0,2^2. Mas aí isso pode acontecer de várias formas diferentes. A permutação existe justamente pra isso, pra você alterar a ordem das coisas, por exemplo, AAE. Em permutação pode ficar EAA, AEA e AAE. Toda vez que for calcular uma probabilidade e tiver essa possibilidade de mexer no lugar que um número de encontra tu tem a fazer a permutação. Por exemplo, temos 3 termos em AAE, mas 2 repetidos. Então fica permutação de 3, com 2 números repetidos, ou seja, 3 x2!/ 2!. Com os números é a mesma coisa. A questão aí é que o 5 certamente já é um erro, então tu só pode mexer em 4 possibilidades diferentes. Que seriam(A pra acerto e E pra erro). AAAE. Aí fazia permutação de 4 com 3 repetições. Depois disso você acharia 4 e o resultado daquela multiplicação la de cima daria 0,02048. Aí era multiplicar isso por 4 que chegava em 0,08192.
professor, fiz de outra maneira que tbm deu certo. veja: se a probabilidade de errar uma é 0,2, a de errar duas será 0,4. aí eu dividi 0,4 por 5 que deu 0,08 hehehe não sei se podia mas o que vale é que bateu
Ah N ser que vc tenha a dádiva dos ninjas e ganhe tempo nas outras, pra chegar nas de probabilidade e ter mais q 3min Porém vc N tem um cronômetro mental para sbr qnd tempo pd gastar nela
Para mim, probabilidade no enem é questão para ganhar tempo. Eu pulo ela e ganho tempo nas outras :(
kkkkkkkkkk sim
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkk
O multiplicar por 4 que nao ficou muito claro ali... Ele tem que errar 2 questoes e acertar 3, mas 1 erro é fixo por ultimo e os 3 acertos e o outro erro nao importa a ordem, ou seja, permuta 4 com repeticao de três, ex: E,A,A,A = 4! / 3! = 4 (formula de permutação com repetição) .
Não entendi nada, sério.
probabilidade e análise combinatória é muito difícil .
Vdd
também acho, no ENEM, é muito complicado o raciocínio.
Sempre me confundo 😔
@@joaozinhovsantos3107 Olá, essa semana apresento meu tcc. Hoje estou me formando em direito pela universidade federal do sul e sudete do Pará. Quando fiz esse comentário acima, eu ainda estudaria mais um ano até ser aprovado em direito. Minha dica na matemática: foque nos assuntos da matemática básica. Aprenda toda matemática básica. Só com a matemática básica eu tirei quase 700 pontos. Não desanime . Matemática, física e química a gente só aprende de forma progressiva. Não dianta querer aprender pobabilidade e não souber o simples que é uma radiciação, potencação, mudar as medidas. Não desanime, faça o simples mas faça BEM FEITO.
@@gabrielcosta8150 sim, verdade, matemática básica é essencial em Matemática no ENEM. Essas matérias são mais de boas do que probabilidade e análise combinatória, o jeito também é deixar questões dessas duas por último, já que geralmente são difíceis kkkk
@@gabrielcosta8150 Parabéns
O problema é: Eu não sei dos "paranaue de informatica!"
acho mais prático multiplicar os numeradores normalmente.
Consegui fazer de um jeito diferente, montei uma especie de arvore com as possibilidades, mas como não da pra mandar aqui vou tentar explicar
0,8 = Chance de acertar
0,2 = Chance de errar
Como ele tem que errar 2 em 5, e existe diferentes casos vamos separar por casos.
Se começar errando:
0,2 .0,8. 0,8. 0,8. 0,2
explicação: se ele começar errando, ele só poderá errar novamente na quinta pergunta, porque enunciado diz que tem que errar 2 em 5. Então você multiplica tudo pois tem que acontecer todos esses resultados simultaneamente, dai vai dá 0,02048 (eu particularmente tiro as virgulas na multiplicação, ai facilita).
Se começar acertando:
0.8 x 0.8 x 0.8 x 0,2 x 0,2
0.8 x 0.8 x 0.2 x 0.8 x 0.2
0.8 x 0.2 x0.8 x 0.8 x 0.2
Explicação: pus o 0.8 (que significa acerto) fixo na primeira casa e o 0,2 de erro na ultima pois tem que encerrar na quinta pergunta, se colocasse na 3 e 4 por exemplo, encerraria na quarta. Logo permutei os 0,8 com o único 0,2 possível, e tivemos 3 possibilidades, multiplicando cada caso vai dá 0.02048, e somando os 3 casos dessa com o 1 onde o 0,2 é fixo vai encontrar o resultado (0,08192)
Só aí já foi 15 min da prova
Esse método é natural, que qualquer pessoa com conhecimento das operações básicas faz e monta. O ENEM exige competências e habilidades para não só acertar, mas fazer rápido. Fazendo assim você não tem tempo para fazer a prova. Caso se depare com alguma questão que não saque o método de resolução ao ler o problema, é melhor pular. Se sobrar tempo, volta pra ela.
Do jeito que vc fez irmão eu entendi melhor
Só que eu multipliquei (8x8x8x2x2)x4vezes possíveis de combinações dps nem precisa dos 0 pra saber qual alternativa é
LazyElsaIMO pq 4 vezes mano?
Eu fiz de um jeito meio estranho e, possivelmente, errado, mas acabei acertando por obter uma resposta aproximada.
1º) Eu pensei: p/ o teste terminar na 5ª pergunta ele tem que acertar 3 e errar 2, sendo a 5ª resposta, com certeza, a errada. Então, o resultado do teste deve ser: {certo, certo, certo, errado, errado}, ou seja, 2/5.
2º) Como a probabilidade de ele errar é 0,2 eu multipliquei 0,2.2/5 e obtive 0,08.
Não foi o jeito certo, mas foi o que deu pra fazer. Excelente explicação, professor! Obrigado.
fiz exatamente igual kkkkk
As questões de probabilidade, compilação, arranjo sempre são as mais chatas do enem. Vê ela pule na hora. Volte só quando terminar de fazer as mais fáceis
muito obrigadaa, sua explicação é maravilhosa!!!
Parabéns Prof. Rafael Procopio, sou grande fã do seu trabalho tem me ajudado muito.
maravilhosoooo. esqueci de multiplicar p 4 :(
Eu TB! Aai!
2
tbmmmm :(((((
Siimmm
Na verdade, o x4 deriva de uma permutação de 4 com repetição de 3 termos.
Fiz errado e acertei. Agora entendi a forma certa. Obrigado
Professor a explicação ficou um pouco confusa, quando explico essa questão explico de quantas formas podemos acertar 3 e errar 1 nas quatro primeiras, que eh 4, assim multiplico 4 pela prob de uma das situações, por fim multiplico por 0,2 que eh a ultima que ja sabemos ser errrada. Ass: Colega!
Eu gostei da explicação do prof. Rafael, que foi essencialmente a mesma que você citou, e que eu também tinha pensado fazer, mas gostei da parte que ele trabalha potências de 2, o que evita ter que ficar fazendo muitas multiplicações trabalhando casas decimais. Enfim, é um exercício meio complexo pra fazer, pior ainda pra explicar! Tudo de bom aos dois colegas!
não entendi pq vc multiplicou sendo que antes tinha falado pra somar
vlw cara ... otima explicação mas mesmo assim não consigo aplicar isso em outro exercicio
eh probabilidade, o q tu usa em uma questao, n usa mais
Tenho impressão que as questões do Enem 2018 estarão nesse nível. :(
Tá repreendido skksksksks
mds, fala isso n kkkk
Poisé mano por isso eles vão dar +30 min de prova porque ela vai vim matando
@@yang.9193 penso o mesmo. Espero que o nosso pensamento esteja errado😓
@@betaniamaria1346 e foi difícil mesmo KKKKK
A minha dúvida na hora da prova foi saber se era ou não pra multiplicar pelo 4.
Seus vídeos me ajudam muito...OBRIGADA!!!!!!!
Pensei que era indiferente o erro na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª, por isso não multipliquei por quatro. Achei que se tivesse querido saber de quantas formas poderia ocorrer essa situação, aí, então, multiplicaria por 4. buguei..kkkkkk
aaaaa eu também pensei assim, e até agora não consegui entender
Me corrijam se eu não estiver certo
Bom ele quer a probabilidade de que o teste termine na 5 pergunta
Sabendo que a chance de errar é 20/100 entao a de acertar é 80%
Bom pra isso acontecer ele teria que acertar todas as 4 vezes e errar a ultima que seria a 5 com isso
0.8^4×0.2
esse enem só pode tá brincando :(
Thays Souzza por quê ?
guilherme aguiar pq esse exercício é complicada
guilherme aguiar mas esse exercício a pessoa erra na prova por desatenção e pressa
Obrigado!
Não sei se foi sorte, mas eu não fazia ideia do que fazer na questão, então eu pensei: multiplico a probabilidade por 2 (de erro), divido por 5 (número de perguntas
0,20*2/5 = 0,08
quero esse raciocinio no enem kk
Foi assim que fiz também!
Proff, pensei em fazer uma permutação por repetição dos 4 elementos, estaria certo?
Eu fiz assim tbm, como o último erro era fixo eu fiz uma permutação de 4 elementos com repetição de 3
@@kessiasantos5850 um pensamento análogo seria a combinação de 5,2 , porem, nessa linha de raciocínio, o candidato pode falhar no teste antes da 5 pegunta
Esse x4 que fode td
pois a ordem importa
Simm, marquei A bem feliz afffff
@@mateuzingpp4866 paz e amor:) que mosca?
COM DEUS.
Verdade kkkkkk
Excelente.
ALGUÉM LEIA MEU COMENTÁRIO1 QUERIA SABER SE MEU RACIOCÍNIO ESTÁ CORRETO.
Primeiramente, eu analisei as possibilidades possíveis de terminar na 5° pergunta: são 4 possibilidade. Depois, eu fiz uma combinação de 10,2 (sendo o 2 as duas perguntas possíveis para errar). Com isso, encontrei 45. Por fim, jogando na fórmula de probabilidade, tem-se: P=casos favoráveis(4)/casos possíveis (45)= 0,08.
Fiz tudo diferente e acertei por muita sorte. Se pra ele errar 1 em 5 são 20% de chance, então pra ele errar 2 em 5 deve ser metade disso, ou seja, 10%. E marco a B por quê é a mais próxima.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morrida com essa lógica. Mas o importante é acertar
Questão bacana, porém precisa de muita interpretação
Não faz muita diferença mesmo, mas descobri aqui "brincando" com a questão de que se o teste terminasse na sexta resposta, ou seja,se a resposta número seis fosse a segunda falsa, a probabilidade de que isso acontecesse seria igual à de quando a segunda resposta falsa fosse a de número cinco(quinta resposta).
Só não consegui entender analiticamente o porquê isso acontece.
Se alguém é esperto o suficiente tente me responder aí nos comentários.
Pessoal, a forma como o professor resolveu exige que a pessoa tenha, antes, habilidade com a matemática. Não é o meu caso, por isso achei a resolução dele um pouco complexa. Recomendo a deste outro professor, mais simples: ua-cam.com/video/pWmeBCwEDvQ/v-deo.html
Não dá para fazer por combinação?
Fiz assim: 4 escolhas / C10,2 = 4/45 = 0,08
Foi Pura sorte, em outra questão de modelo similar provavelmente você erraria.
Não entendi o porquê tem que multiplicar pro 4
excelente explicação!!!
A mais difícil de 2014 na minha opinião
poderia multiplicar 0.20 por dois ( já que são duas questões erradas ) e depois dividir por cinco ?
2. 0,20 = 0,40 / 5 = 0,08
poderia ser assim?
Poderia até ser mas vc poderia se deparar com outro número próximo, ex 0,08192 e 0,08111 qual vc ia marcar? Ia ter q chutar
@@thiagorosariodesousa8901 obrigada 😊
Professor, estou com uma enorme dúvida!! Eu fiz todas as quatro possibilidade para ele poder parar na quinta pergunta, multiplicando cada porcentagem entre si. Depois disso, eu somei as quatro, pois é uma OU outra para que a questão seja atendida. No entanto cheguei em um resultado diferente: 0,65536. Por que essa lógica não apresenta-se correta?
up
Infelizmente não posso dar infinitos likes. Parabéns prof.
Porque multiplicou 4x ali?
Porquê ou ele erra a 1º ou a 2º ou a 3º ou a 4º( ou = soma). A quinta ele certamente irá errar pois o teste acaba nessa pergunta.
tbm queria sabet
Porque pode errar a 1º ou a 2º ou a 3º ou a 4º, ou seja, a errada pode estar em 4 lugares e para cada lugar ele tem 2^11/ 10^5, aí você iria somar 4 vezes esse resultado porque é o resultado de estar em uma única posição, mas como pode estar em 4 você somaria essas 4, só que para ser mais fácil multiplica logo por 4 que é a mesma coisa.
Amablly Renata Porque a ordem importa
passo meia hora tentando resolver cada porra dessa, adivinha, consigo fazer quase nada, fico meia hora pensando, ate que chega um pensamento genial, que eh: n sei fazer caralho
Alguém pode me explicar porque multiplica por 4 às frações?
porque o primeiro erro, poderia ser tanto na primeira, quanto na segunda, terceira ou quarta, menos o ultimo erro que deverá ser definitivo, por isso existem essas quatro possíveis ordens
A A A E E
A A E A E
A E A A E
E A A A E
não entendi pq a ordem importa?
Nossa essa questão eu errei por pouco mesmo esquece um pequeno detalhe na permutação
Porra cheguei na A, porque não me liguei nessa de que o último era fixo. Fiz a permutação de P5 3,2 de repetição. No final isso dava pra multiplicar por 10 e chegava exatamente na A. Agora tô atento pra próxima.
Alguém aí pode tirar uma dúvida, não entendi pq o quatro entra na multiplicação das frações 3:10
wilton souza dos santos o 4 entrou multiplicando porque existem 4 possibilidades do candidato errar a questão 2 vezes como pede o enunciado:
CCCEE
CCECE
CECCE
ECCCE
Por isso tem que multiplicar por 4
Matemática 2014 tava fudida, mdss
Mt bom professor!!
não entra na minha cabeça pq multiplicar por 4
Questão fácil. Basta fazer (4!/1!)x(0,8)³x(0.2)²
Porque Dentro das quatro primeiras uma pudesse ser errada,e a quinta precisa ser errada. Fazemos a combinação de uma errada dentro das quatro primeiras,porque essa errada pode estar em qualquer posição (não faz diferença),porém a última é fixa,e não entrará na combinação. 😉
Muito bom.
queria saber pq nao pode ser multiplicado por 4!
Rosangela Ximenes porque o 4 não é multiplicação, é soma. Como explicado de verde (ou uma coisa ou outra) nesse caso é soma. Dai se você soma a mesma coisa 4 vezes é a mesma coisa que multiplicar por 4.
@@kellyiprado unico comentário simples que consegui entender, obrigadooo ♡
Alguém consegue me dizer qual o erro da minha resposta? :(
fiz o seguinte -> 80/100 . 80/100 . 80/100 . 20/100 . 20/100 = cortando um zero de cada = 2048/100000, fazendo essa divisão -> 0,02048.
Multiplica o resultado por 4
@@alexandreduailibe1692 pq
@@victorrianm como ele passou 1 forma (com 2 erros) só restam 4 possíveis formas (com os 2 erros)... Que somado são 5 formas de haver os erros...
Um belo trava língua...😍
Eu fiz igualzinho kkkk. acabei errando porque esqueci de multiplicar por 4.
esse jeito que eu fiz também serviria para o caso se questão pedisse: qual a probabilidade do candidato erre as 4º e 5º pergunta.
mas nesse caso o primeiro erro pode ficar em qualquer lugar.
pode ficar na posição 1 ou 2 ou 3 ou 4. então ele tem 4 permutações, logo tem que multiplicar por 4.
Me sentindo uma idiota kkkkk tive o raciocínio certinho, mas esqueci que multiplicar por 0,2 da resposta fixa. Só fiz 0,2 • 0,8^3 • 4 🤦🏻♀️
mano, mas como ele chegará na 5 se errar a dois, SENDO Q O TESTE ACABA SE ELE ERRAR A DOIS, gzus me segura
O teste acaba quando ele errar duas
é, depois eu saquei com outra resolução mas obg
top demais obgg
Dificil
A questão não era muito difícil, mas a explicação do professor fez parecer, só por isso dei deslike. Poderia ter simplificado as frações, e ficaria bem mais fácil.
1:45 ei mas se ele erra a segunda, o teste acaba na segunda né???
O teste só acaba se ele errar >duas< perguntas
perdida 😵 não entendi
Tentei usar a formula..mas nao consegui e nao entendi nada kk
Ele tem a probabilidade de errar igual a 0,2, logo a probabilidade para acertar é 0,8. seria 20% e 80% as chances de errar e acertar, se isso ajudar a entender. Dai ele quer saber a probabilidade de acabar na quinta pergunta o teste. então desses 5 perguntas ele precisa errar duas. Sendo que a ultima é obrigatório estar errada pq é ela que vai encerrar o teste, então ele tem ainda pra errar só mais uma pergunta, dentre as 4 restante. Logo, ele pode errar a primeira e a ultima e acertar a 2,3,4 ou errar a 2 e a ultima e acertar a 1,3,4. e assim por diante. Por isso que você multiplica por 4, pois são as chances de errar as diferentes posições. Eu entendi dessa forma, espero que esteja certo e que ajude. :)
Questão difícil !
só na entendi a multiplicaçao por 4
Seguinte: o cálculo vai ser 0,8^3 x 0,2^2. Mas aí isso pode acontecer de várias formas diferentes. A permutação existe justamente pra isso, pra você alterar a ordem das coisas, por exemplo, AAE. Em permutação pode ficar EAA, AEA e AAE. Toda vez que for calcular uma probabilidade e tiver essa possibilidade de mexer no lugar que um número de encontra tu tem a fazer a permutação. Por exemplo, temos 3 termos em AAE, mas 2 repetidos. Então fica permutação de 3, com 2 números repetidos, ou seja, 3 x2!/ 2!. Com os números é a mesma coisa. A questão aí é que o 5 certamente já é um erro, então tu só pode mexer em 4 possibilidades diferentes. Que seriam(A pra acerto e E pra erro). AAAE. Aí fazia permutação de 4 com 3 repetições. Depois disso você acharia 4 e o resultado daquela multiplicação la de cima daria 0,02048. Aí era multiplicar isso por 4 que chegava em 0,08192.
É ou não é? kkkk Seu caaabra!
Brabo!!
gostei
Primeiro multiplica depois soma? Explicação confusa pra quem quer aprender e corrido pra quem quer ensinar aff
As explicações dele geralmente não são muito boas não :/
Entendi foi nada
Não entendi nd '-'
eu fiz 2/10 * 2/5 = 0,08
eita coizinha complicada
ta errada é letra a
professor, fiz de outra maneira que tbm deu certo. veja: se a probabilidade de errar uma é 0,2, a de errar duas será 0,4. aí eu dividi 0,4 por 5 que deu 0,08 hehehe não sei se podia mas o que vale é que bateu
Anem
avrr maria, questão chata!
Izzi izzi
questão jocosa demais
Entendi porra nenhuma
Vc complica de mais
Questão do capeta essa do enem,impossível fazer isso em 3 minutos
Ah N ser que vc tenha a dádiva dos ninjas e ganhe tempo nas outras, pra chegar nas de probabilidade e ter mais q 3min
Porém vc N tem um cronômetro mental para sbr qnd tempo pd gastar nela