Ressaltando que ele trabalha 3x por semana, como ele tá em um intercâmbio ele poderia fazer até 28h por semana. A partir do momento que ele fizer 40 horas semanais acredito que o salário quase triplica ... Foras horas extras e sábado. Cara ... muita gente fala que o custo de vida no japão é exorbitante ... começando a achar que isso é lenda
É exorbitante sim, e a moeda foi extremamente desvalorizado, porém o poder de compra ainda tá mt bom, e outra só não fique doente (minha irmã ficou grávida lá) as despesas de hospitais é mt caro
@@LuigorKazama1 A moeda sempre foi desvalorizada ... mas o salário acompanha e compensa a desvalorização ... e estamos falando de custo de vida que muito mais em conta que no brasil. Mas qto a doença ... ela não pagava o seguro saúde para o governo?
Simplesmente um dos melhores vídeos que vi sobre o Japão. Parabéns pelo trabalho. Eu e minha esposa passamos a tirar as férias todos os anos aí no Japão. E cada vez mais chegamos a conclusão que iremos nos mudar do Br. A inflação no Br é abusiva sem falar na taxação de impostos que não são revertidos em prol dos serviços básicos. O que gera um efeito negativo socioeconômico e educacional na sociedade brasileira. A qualidade de vida é muito superior no Jp. Passamos a não consumir mais produtos de serviço no br (roupas, restaurantes, lazer, doces etc) pois a qualidade é muito inferior se comparado com o Japão. E após conhecermos a realidade do Jp é desanimador consumir produtos e serviços no Br. Sem falar no atendimento… que devido a base educacional no Br e a falta de responsabilidade dos pais como educadores, as pessoas que passam a prestar serviços no Br é desanimadora (educação social) como um simples “bom dia”, “boa tarde”, “obrigado” “seja bem-vindo”. O próprio croissant 🥐 do Japão é muito mais gostoso que o da França 🇫🇷 kkkk Somos servidores públicos e assim que aposentamos estamos partindo. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo.
Exato, se nosso impostos fossem usados corretamente poderíamos ter um país tão desenvolvido quando o Japão, mas infelizmente não acredito mais que isso vá acontecer por aqui.
@marcosshinnae495 Olá! Por favor, você saberia informar como fica a questão da tributação da renda, no caso de aposentados brasileiros que vivem no Japão com o dinheiro da aposentadoria obtida no Brasil? Haveria algum acordo entre o Brasil e o Japão para evitar a bitributação, a exemplo do que existe entre Brasil e Portugal?
@@fernandosamato9005eles recebem em ienes, o autor do vídeo recebe 160.000,000 ienes. Dito em vídeo da época que ele disse. Ele gasta 50 mil de aluguel, 50 mil de escola, 10-15 mil de água e luz. Sobra uns 55-60 mil por mês pra ele fazer as compras da semana, já que lá eles n fazem compras do mês pois a validade e baixa. As compras e +/- 10 mil a 20 mil ienes no mês que eles gastam com comida. E ainda sobra pro lazer!
MANO, excelente que você já fez a porcentagem em comparação com o salário mínimo de cada lugar, ninguém faz isso depois de converter, isso ajuda demais quem tá assistindo, ninguém tem paciência de quando tá assistindo ir calcular isso para cada coisa, parabéns por ter feito isso, faz toda diferença, nunca vi fazerem antes.
Na verdade não amigo, é caro pq a maioria é importada, e uma maça q passou semanas viajando pra chegar em uma prateleira no Japão não vai ser tão boa do que uma q foi colhida e 3 dias depois já estava sendo consumida no país de origem
@@musicsforgames mas geralmente elas são colhidas mais verdes, pra quando chegarem estarem mais maduras, ent n tem muita diferença. Sem contar q dá pra plantar maçã no japão. As frutas importadas são mais mangas e coisas do tipo
Acho que o pessoal não considerou o que você ganha e que voce esta trabalhando uma quantidade menor das 28 horas limitadas para intercambistas, se fosse realmente um visto de trabalho no Japão seria bem mais tranquilo. Um exemplo basico é um iPhone que precisa de uns 9 salarios brasileiros, enquanto no Japones custa apenas um
De fato, foi oq faltou comentar, se você for levar em consideração o salário do Brasil, você gasta por volta do mesmo valor em compras no Japão. Mas tem que lembrar que lá você ganha em ienes, portanto não dá para comparar.
N importa qual é mais caro no geral, importa qual tem o maior poder de compra, brasileiro precisa de 12 a 15 salários pra comprar o iPhone do ano, no Japão em um mês compram…
Verdade, mas imóvel no 🇧🇷é maior, mais barato, mais resistente. Óbvio escolha bairro sem enchente, sem muito crime, vizinhança etc Tim o americano veio morar no 🇧🇷
Sem falar de acesso aos produtos, vi em outro video um HD de 10 TB em uma lojinha qualquer, isso é difícil encontrar no Brasil até em lojas especializadas. Além disso, daria para comprar com menos de um dia de trabalho no Japão, já aqui deve custar quase um salario mínimo.
Custo de vida no japao era alto 20 anos atras, mas um cenario de estagnacao por 20 anos e inflacao baixa, deixou o japao mais barato comparado com outros paises desenvolvidos.
Só o Wesu para fazer essa comparação certa, a maioria desse tipo de vídeo que eu vi era gente convertendo Yene para real, que por si só não faz sentido algum, só de saber que com um salário de meio período vc consegue ter mais poder de compra que um brasileiro que trabalha full time e ganha 3 salários mínimos é impressionante. LIKE LIKE LIKE
Aqui no BR infelizmente está bem ruim com esse DESgoverno irresponsável e corrupto , e a lógica é ficar pior , GOVERNO gastando muito e querendo compor a conta aumentando/tributando impostos , e vai sobrar pra quem pagar essa conta , nós “sempre” que trabalhamos muito e ganhamos muito mal , cada vez mais vendendo almoço pra comprar a janta ! Maravilhoso País , maioria das pessoas de bem , mas quem governa não presta !!!
@@fredycfh em 2020 os preços no mercado elevaram devido a pandemia, que afetou a inflação nível global. Por mais que agora em 2024 os preços estejam menores, a maioria da população não tem dinheiro pra comprar! Os salários e o poder de compra diminuiu muito. Eu sou exemplo disso, perdi 75% da minha renda e mal estou conseguindo sobreviver. Não adianta o preço dos produtos cair e ninguém ter dinheiro para comprar.
@@fredycfhdescartou totalmente que em 2020 estávamos em pandemia e tinha uma guerra acontecendo lá fora. Sem falar que você mentiu em alguns preços AE. Hoje em dia o custo de vida está mais caro comparado com final de 2021 e 2022.
Uma coisa que eu percebi é que quanto mais industrializado é o produto, mais barato ele fica em comparação ao Brasil. E quanto menos industrializado, mais caro no Japão. Isso provavelmente se deve à eficiência industrial desse país e à dependência da importação de commodities para suprir sua indústria alimentícia. incrivel
Frutas e Legumes no Japão realmente são mais caras do que no Brasil ( até por que no Brasil se planta tudo aqui e é mais fácil, no Japão é preciso importar estes produtos, a grande maioria pelomenos), aquele valores que você colocou em comparação era do KG destes produtos no Brasil enquanto no Japão algumas unidades, maaaaassss é muito caro se ficar convertendo, e se você vai morar no Japão não faz sentido ficar convertendo, com o salário que se ganha lá, vivesse muuito bem sim, e dificilmente alguém recebe o salário mínimo no Japão, fora Frutas, Legumes e carne vermelha, as outras coisas no Japão são bem em conta.
Sim!! achei bom demais ele fazer esse video porque tem gente que não entende isso e volta e meia fica comentando "ain, mas se converter fica mais caro que no Brasil"
O ódio me motiva a sair do país! O pais de terceiro mundo com imposto aumentando e população gado adorando o político de estimação.O aeroporto e a saída!
Levando em conta que a gente faz arubaito, o nosso poder de compra ainda é bem satisfatório quando se trata de alimentos. Não dá pra dizer que o Japão é um país caro, na minha visão. Talvez pra um turista, pois hospedagem e transporte público sim tem um peso grande.
Salve wesu, poderia fazer um vídeo contando como foi ANTES de tu ir pro JP? Quanto dinheiro tu juntou? Uns 10, 20, 30k? Oq fazia e essas coisas. Foi mal se já tiver um vídeo assim no canal, sou novo e tô acompanhando mais os recentes
Parabéns pelo vídeo! A conversão com base no salário mínimo é o que a gente precisa observar quando falamos de custo de vida. Ninguém que fez vídeo sobre valores fez os cálculos e colocou no vídeo. Obrigado pela paciência e atenção ao detalhe. Sucesso pra você!
Meu Deus que tristeza morar no Brasil. O café é mais barato que no Brasil. O Japão não produz café e o Brasil é o maior produtor do mundo. Pobre povo brasileiro, ganha pouco e ainda paga mais que outros países.
No Japão uma vida básica custa 300 mil ienes. E vida sem luxo.abaixo disso e viver passando necessidades quase 1 mendigo. Salário médio aqui é 300 mil mês fora os desconto altos, trabalhando 22 dias semana. Resumo, trabalha para vive. E não sobra dinheiro. Realidade e essa. Pessoal vende muita ilusão.
se fez certo em mostrar a porcentagem do salario, ja que na conversão passa a imagem de que é mais fica mais caro, mas oque conta mesmo é a porcentagem do trabalho
Se vc puder fazer um vídeo só sobre valores de imóveis seria massa, tanto pra aluguel quanto pra compra. Vi que no Japão existem akiya houses, seria interessante um video em portugues sobrea a possibilidade de comprar uma akiya house tb, os prós e contras.
Estou assistindo o vídeo mais de 1 ano depois e, mesmo considerando a inflação do Brasil nesse período, achei os precos das frutas, na loja que foi usada como referencia, absurdamente caros. Estou usando como parâmetro de comparação os preços que eu achei recentemente em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, que são cidades grandes e importantes do Brasil. Mesmo para São Paulo, que tem os preços mais caros entre as três, os preços ainda parecem altos. Ainda que sejam levadas em consideração as diferenças regionais que influenciam nesses preços, acho que a fonte usada para a pesquisa de preços não foi muito representativa, por ter preços muito mais altos que a média. A maioria das pessoas não compraria num site como esse, justamente por ser caro, especialmente se considerar a taxa de entrega. Em relação à qualidade das frutas, que vi algumas pessoas comentando, no Brasil isso costuma ser uma questão de escolha, para a maioria das frutas, pois é costume vender frutas soltas, a quilo, não em pacotes fechados com unidades contadas. Não significa que nenhuma fruta seja vendida em pacotes fechados, isso até existe para algumas coisas (normalmente por quilo e não por unidade). No entanto, esses pacotes pré-embalados costumam ser mais caros e as pessoas preferem comprar as frutas soltas, por terem a opção de escolha, exceto para pessoas que não sabem escolher ou não querem perder tempo escolhendo. Em relação ao tamanho das frutas, aqui no brasil costuma ter uma grande variedade. Não são todas iguais. Por exemplo, a laranja apresentada no vídeo é da variedade Navel, que não é muito consumida aqui. No Brasil, as mais consumidas são a Laranja Pêra, Laranja Bahia e Laranja Lima. Cada uma delas tem faixas de preço, tamanho, sabor e aparência diferentes. Para a maçã, não sei especificar a variedade mostrada, mas existem sim maçãs até maiores que essa por aqui, mas as variedades Fuji e Galla costumam ser as mais consumidas. Apesar de tudo isso, mesmo com os preços absurdos que foram mostrados, acredito que a questão relevante não é o preço da fruta convertido e sim o quanto do salário mensal o valor da fruta compromete. Nesse sentido, mesmo que os preços mostrados para o brasil não sejam representativos da realidade, o que importa de fato é que o salário mínimo do Japão é muito mais alto que o do Brasil e uma parte significativa das frutas acaba não comprometendo tanto o orçamento doméstico japonês quanto compromete o brasileiro. Obviamente, eu entendo que, para um vídeo do UA-cam, o rigor científico não é uma prioridade, mas seria interessante ver um outro vídeo onde fossem considerados os preços que as pessoas pagam de verdade em vez de um supermercado arbitrário. Assim daria pra ter uma noção mais realista da diferença. Ou então, uma média dos preços nos mercados mais frequentados. No brasil isso daria um pouco de trabalho, já que o mesmo mercado pode ter preços muito diferentes de uma cidade para a outra. Além disso, não sei se no Japão existe muita diferença de preço dependendo de onde você compra, mas, aqui no Brasil, a diferença entre duas lojas vizinhas pode ser brutal.
No caso tinha uns valores abaixo do valor escrito em vermelho, é o valor com 10% de imposto que geralmente paga no ato da compra ou eu to loka ? Bjin adoro seu canal
No Brasil, se for no interior até consegue um custo de vida mais barato, porem também é difícil conseguir um emprego que pague bem. Agora a questão principal é o poder de compra, se no Brasil uma pessoa consegue pagar suas contas básicas e sobrar 20% do salario (e isso já é difícil), pra ela conseguir fazer alguma coisa teria que juntar vários meses, já no Japão o dinheirinho que conseguir economizar já da para compra muita coisa.
Mais caro, bem mais, no 🇧🇷, fazendo comparação com os salários. Isto porque inflacionou demais todos os preços nos últimos 5 anos no 🇧🇷 e o salário ficou atrás.
Eu acho que pro Brasileiro entender melhor o video ele precisa de varias fases. Quanto se ganha por mês e hora trabalhada com salario médio e quanto da pra guardar. |Quanto custa cada coisa em comparação com o custo de vida local. infraestrutura de acesso e qualidade de vida que se tem acesso com aquele salario. e por fim facilidade de arrumar um emprego com a mesma média de salario, e sim nível de escolaridade da região de cada pais para aquele cargo.
o mais absurdo nesse video é que ele mora numa cidade cara, e ganha um salario que não é tão alto mas trabalha poucos dias, e vive 10x melhor do que varias familias no brasil ksks imagina se mudar para um lugar mais no campo ganhando isso, o cara faz a feira com os legumes que acabaram de sair da terra ksks
Obrigado pelo seu feedback. Nossa equipe de RH aprecia sua opinião que dentre todas as outras é muito importante para todos, imagina se o jkx9188 não tivesse me avisado isso? Espero um dia ser tão grandioso, peralta, bom, fluente, o próprio barroco, assim como você! Um beijão, é tóys s2
Muita gente vai ficar falando que lá se ganha bem mais, mas reparem bem, se comparar com os preços aqui do Brasil, salvo alguns produtos É O MESMO PREÇO que pagamos aqui no Brasil. Aí entra o salário. Como é que pode a gente pegar o mesmo valor no supermercado, recebendo 10 vezes menos? O Brasil tem muito imposto em tudo.
Caraca no Japão tá tudo mais barato , eu estou comparando o preço com as coisas da minha cidade e o kg do tomate aqui é 7.90$ , maçã galã 13.90$, e a maçã Argentina (fuji) que deve ser a mais próxima da que o wesu mostrou tá 15.90$ o kg
Rapaz tenho cerca de 4 paises que estou interessado em pegar cidadania to vendo qual deles vai ser melhor para mim, Rússia apesar da guerra com a Ucrânia tá bem melhor, custo de vida aceitável fácil de pegar cidadania E diferente de alguns menos burocrático e até q mais barato Portugal que creio eu que até o final do ano não vai dar para brasileiros pegarem cidadania prá lá Canadá Precisa ser fluente em inglês e eu tenho dificuldade com o inglês além de ser obrigado ao imigrante ser formado em alguma área seja de TI ou industrial E por fim o Japão, o problema é tu juntar 35k para comprar seu visto de estudante alem de ter feito uma faculdade no Brasil para se especializar em uma área entrar em uma empresa e finalmente pegar o visto de trabalho
a diferenla no caso da banana é que aqui eh 5 reais o kilo e no japao 4,50 3 unidade de banana. Entao fica parecendo que no japao a banana eh mais barato
Esses alimentos industrializados, como a “seleta” de legumes são só legumes? Ou possuem conservantes? O que mais me preocupa é a alimentação. Tenho a impressão que tudo é muito processado.
O erro das Pessoas é pegar o valor em ienes, converter em reais e não usa o salario de ambos os países como parâmetro, achando que no JP é mais caro as coisas, sendo que é o inverso, além do salario mais baixo do JP (cerca de 150 mil ienes) já dar pra viver de boa, enquanto no BR é absolutamente caro e desumano. Sair do BR é praticamente garantido. kkkkkkkkk
Genteeeeee até tem padaria, só é um pouco diferente mas realmente não tem pão francês.... Pode ser que onde ele mora não tenha..... Mas no interior tem sim kkk
Se morar onde tem comunidade brasileira geralmente tem mercado brasileiro, onde moro tem 4 mercados brasileiros, ali compramos o pão francês do Brasil além de outros produtos , salgados, assados etc …
Eu mesmo já cansei desse lixo de país, eu vou pro Japão 🇯🇵 muito em breve, estou até conversando com a escola e vendo a possibilidade de pegar um empréstimo pra ir logo pq do jeito que esse país anda, não vai durar muito tempo, vai piorar muito….
Custo de vida no Brasil é barato comparado ao Japão o problema é que no Japão o Salario é bem superior ai fica parecendo q o custo de vida é barato. se o salário do Brasil fosse relativamente bom acho q quase todas pessoas do mundo viriam morar no Brasil kkkkk
Um dos pontos negativos para mim, é as frutas do Japão. Mas não o preço em si, mas sim a falta de variedade! Aqui no Brasil tem um leque muito amplo de tipos de frutas. E ainda por cima há uma variedade entre cada uma delas. Por exemplo a banana, deve ter no mínimo uns seis tipos diferentes aqui no Brasil! Mas voltando para o assunto "custo de vida", o Japão te garante sim um bom poder de compra. No entanto quando a conversa chega na área da aposentadoria no Japão.. FUJA! 😅
Viver no Japão é uma merda. Vocês fingem que é legal mas passam perrengue 90% do tempo. Só postam coisas legais. Tipo o pessoal do Instagram que finge ter a vida do comercial de margarina.
E se quer que eu poste o que aqui? Eu tendo problema com a operadora de telefone ou meu chefe dando piti num dia ruim? Seu comentário nem faz sentido :V
O que me motiva em sair do Brasil é o brasileiro, ja morei em quatro lugares diferentes desse pais e parece que é cultural ser extremamente barulhento, porco e pilantra. Eu nao me iludo, sei que isso tem em qualquer lugar do mundo,mas no Brasil parece que é um padrao ser mal educado e baderneiro.
Ressaltando que ele trabalha 3x por semana, como ele tá em um intercâmbio ele poderia fazer até 28h por semana. A partir do momento que ele fizer 40 horas semanais acredito que o salário quase triplica ...
Foras horas extras e sábado.
Cara ... muita gente fala que o custo de vida no japão é exorbitante ... começando a achar que isso é lenda
Fixado!
É exorbitante sim, e a moeda foi extremamente desvalorizado, porém o poder de compra ainda tá mt bom, e outra só não fique doente (minha irmã ficou grávida lá) as despesas de hospitais é mt caro
@@LuigorKazama1 A moeda sempre foi desvalorizada ... mas o salário acompanha e compensa a desvalorização ... e estamos falando de custo de vida que muito mais em conta que no brasil.
Mas qto a doença ... ela não pagava o seguro saúde para o governo?
@@clecioribeiro8256 eh que ter filho aqui no Japão eh muito caro, um parto pode custar 1 milhão de ienes fácil …
@@WesuDesuputz ... não é a toa que a população ta diminuindo rsrs
Simplesmente um dos melhores vídeos que vi sobre o Japão. Parabéns pelo trabalho.
Eu e minha esposa passamos a tirar as férias todos os anos aí no Japão. E cada vez mais chegamos a conclusão que iremos nos mudar do Br. A inflação no Br é abusiva sem falar na taxação de impostos que não são revertidos em prol dos serviços básicos. O que gera um efeito negativo socioeconômico e educacional na sociedade brasileira.
A qualidade de vida é muito superior no Jp. Passamos a não consumir mais produtos de serviço no br (roupas, restaurantes, lazer, doces etc) pois a qualidade é muito inferior se comparado com o Japão. E após conhecermos a realidade do Jp é desanimador consumir produtos e serviços no Br.
Sem falar no atendimento… que devido a base educacional no Br e a falta de responsabilidade dos pais como educadores, as pessoas que passam a prestar serviços no Br é desanimadora (educação social) como um simples “bom dia”, “boa tarde”, “obrigado” “seja bem-vindo”.
O próprio croissant 🥐 do Japão é muito mais gostoso que o da França 🇫🇷 kkkk
Somos servidores públicos e assim que aposentamos estamos partindo.
Mais uma vez, parabéns pelo vídeo.
Exato, se nosso impostos fossem usados corretamente poderíamos ter um país tão desenvolvido quando o Japão, mas infelizmente não acredito mais que isso vá acontecer por aqui.
@marcosshinnae495 Olá! Por favor, você saberia informar como fica a questão da tributação da renda, no caso de aposentados brasileiros que vivem no Japão com o dinheiro da aposentadoria obtida no Brasil? Haveria algum acordo entre o Brasil e o Japão para evitar a bitributação, a exemplo do que existe entre Brasil e Portugal?
conseguiram se mudar? espero que consigam fazer essa mudança
Ele só esquece de avisar que no Japão custo de vida no Japão e 80% mais carro. Só de Luz custa 1200 reias mês a energia
@@fernandosamato9005eles recebem em ienes, o autor do vídeo recebe 160.000,000 ienes. Dito em vídeo da época que ele disse. Ele gasta 50 mil de aluguel, 50 mil de escola, 10-15 mil de água e luz. Sobra uns 55-60 mil por mês pra ele fazer as compras da semana, já que lá eles n fazem compras do mês pois a validade e baixa. As compras e +/- 10 mil a 20 mil ienes no mês que eles gastam com comida. E ainda sobra pro lazer!
MANO, excelente que você já fez a porcentagem em comparação com o salário mínimo de cada lugar, ninguém faz isso depois de converter, isso ajuda demais quem tá assistindo, ninguém tem paciência de quando tá assistindo ir calcular isso para cada coisa, parabéns por ter feito isso, faz toda diferença, nunca vi fazerem antes.
kkkkkkkkkkkk aqui vc n faz nada com 1 salario minimo, ai vc é rico comparado aqui. japao mil anos na frente, quanta comida deliciosa baratinho pqp.
a JANJA o FROUXONARO e o PSICOPATA do LUALDRAO não reclamam
O pessoal que fala sobre o preço das frutas serem altos é que não levam em consideração que lá as frutas são sempre de alta de qualidade.
Sim, as frutas são caríssimas mas tem mercado q tem mais barato tb
Por isso eles são bem mais saudáveis que a gente jkkkkk
Na verdade não amigo, é caro pq a maioria é importada, e uma maça q passou semanas viajando pra chegar em uma prateleira no Japão não vai ser tão boa do que uma q foi colhida e 3 dias depois já estava sendo consumida no país de origem
@@musicsforgames mas geralmente elas são colhidas mais verdes, pra quando chegarem estarem mais maduras, ent n tem muita diferença. Sem contar q dá pra plantar maçã no japão. As frutas importadas são mais mangas e coisas do tipo
Acho que o pessoal não considerou o que você ganha e que voce esta trabalhando uma quantidade menor das 28 horas limitadas para intercambistas, se fosse realmente um visto de trabalho no Japão seria bem mais tranquilo. Um exemplo basico é um iPhone que precisa de uns 9 salarios brasileiros, enquanto no Japones custa apenas um
De fato, foi oq faltou comentar, se você for levar em consideração o salário do Brasil, você gasta por volta do mesmo valor em compras no Japão. Mas tem que lembrar que lá você ganha em ienes, portanto não dá para comparar.
@@Joel-uj8cq mesmo se converter para reais é inutil, porque isso não representa o poder de compra do japones, é complicado falar disso
N importa qual é mais caro no geral, importa qual tem o maior poder de compra, brasileiro precisa de 12 a 15 salários pra comprar o iPhone do ano, no Japão em um mês compram…
Verdade, mas imóvel no 🇧🇷é maior, mais barato, mais resistente. Óbvio escolha bairro sem enchente, sem muito crime, vizinhança etc Tim o americano veio morar no 🇧🇷
@@marseldaldusk59Não adianta nada casas maiores se todo o resto não acompanha
@@marseldaldusk59 Facil falar, quero ver comprar
Sem falar de acesso aos produtos, vi em outro video um HD de 10 TB em uma lojinha qualquer, isso é difícil encontrar no Brasil até em lojas especializadas. Além disso, daria para comprar com menos de um dia de trabalho no Japão, já aqui deve custar quase um salario mínimo.
@@marseldaldusk59onde no Brasil e " SEM MUITO CRIME"?
Custo de vida no japao era alto 20 anos atras, mas um cenario de estagnacao por 20 anos e inflacao baixa, deixou o japao mais barato comparado com outros paises desenvolvidos.
Mentira. Custo no Japão é alto, e a 20 anos que ninguém tem aumento de salário. E tudo aumentou menos salários.
Só o Wesu para fazer essa comparação certa, a maioria desse tipo de vídeo que eu vi era gente convertendo Yene para real, que por si só não faz sentido algum, só de saber que com um salário de meio período vc consegue ter mais poder de compra que um brasileiro que trabalha full time e ganha 3 salários mínimos é impressionante. LIKE LIKE LIKE
Certamente um dos vídeos mais informativos do canal, obrigado pelo trabalho.
Em São Paulo eu só achei um ap por 1300 de aluguel pq na rua do prédio tinha morrido 2 pessoas no semestre com tiro em assalto
Credo um país fora do normal de violencia
Lá vem o Wesu gastar meus dados postando sempre que eu tô na rua
😂😂😂
Aqui no BR infelizmente está bem ruim com esse DESgoverno irresponsável e corrupto , e a lógica é ficar pior , GOVERNO gastando muito e querendo compor a conta aumentando/tributando impostos , e vai sobrar pra quem pagar essa conta , nós “sempre” que trabalhamos muito e ganhamos muito mal , cada vez mais vendendo almoço pra comprar a janta !
Maravilhoso País , maioria das pessoas de bem , mas quem governa não presta !!!
é isso mesmo, estou me planejando para em 2027 ir embora, estou torcendo para que até lá ainda seja possível juntar dinheiro
kkkkkkkkkk ta ruim???? se ta ruim assim eu quero q fique bem pior!
Arroz 5kg 2020 R$ 42,99 / 2023 R$20,98
Feijão 2020 R$ 7,99 / 2023 - R$ 5,59
Óleo 2020 - R$12,89 / 2023- R$5,49
leite 2020 - R$8,90 / 2023 - R$4,49
picanha 2020 - R$ 87,20 /2023 R$ 36,90
gás de cozinha R$152 / 2023 R$ 100
gasolina R$9,50 / 2023 - R$5,63
@@fredycfh vc sabe bem o q tava acontecendo em 2020, fora q alguns vc ainda mentiu descaradamente
@@fredycfh em 2020 os preços no mercado elevaram devido a pandemia, que afetou a inflação nível global. Por mais que agora em 2024 os preços estejam menores, a maioria da população não tem dinheiro pra comprar! Os salários e o poder de compra diminuiu muito. Eu sou exemplo disso, perdi 75% da minha renda e mal estou conseguindo sobreviver. Não adianta o preço dos produtos cair e ninguém ter dinheiro para comprar.
@@fredycfhdescartou totalmente que em 2020 estávamos em pandemia e tinha uma guerra acontecendo lá fora. Sem falar que você mentiu em alguns preços AE. Hoje em dia o custo de vida está mais caro comparado com final de 2021 e 2022.
Uma coisa que eu percebi é que quanto mais industrializado é o produto, mais barato ele fica em comparação ao Brasil. E quanto menos industrializado, mais caro no Japão. Isso provavelmente se deve à eficiência industrial desse país e à dependência da importação de commodities para suprir sua indústria alimentícia. incrivel
Acredito que o clima não favoreça muito a agricultura.
@@nomedoido tambem
Obrigado pelo Video Wesu, mais uma vez jogando na nossa cara as verdades do Japão
Frutas e Legumes no Japão realmente são mais caras do que no Brasil ( até por que no Brasil se planta tudo aqui e é mais fácil, no Japão é preciso importar estes produtos, a grande maioria pelomenos), aquele valores que você colocou em comparação era do KG destes produtos no Brasil enquanto no Japão algumas unidades, maaaaassss é muito caro se ficar convertendo, e se você vai morar no Japão não faz sentido ficar convertendo, com o salário que se ganha lá, vivesse muuito bem sim, e dificilmente alguém recebe o salário mínimo no Japão, fora Frutas, Legumes e carne vermelha, as outras coisas no Japão são bem em conta.
Sim!! achei bom demais ele fazer esse video porque tem gente que não entende isso e volta e meia fica comentando "ain, mas se converter fica mais caro que no Brasil"
O ódio me motiva a sair do país! O pais de terceiro mundo com imposto aumentando e população gado adorando o político de estimação.O aeroporto e a saída!
Cheguei cedo hj, achei mtoo legal essas comparações de preços, amei o video!!
Levando em conta que a gente faz arubaito, o nosso poder de compra ainda é bem satisfatório quando se trata de alimentos. Não dá pra dizer que o Japão é um país caro, na minha visão. Talvez pra um turista, pois hospedagem e transporte público sim tem um peso grande.
+1 inscrito, ótimo vídeo, acredito que muita gente também curte esses vídeos de comparação (até pq deve ser a maior dúvida da maioria)
Salve wesu, poderia fazer um vídeo contando como foi ANTES de tu ir pro JP? Quanto dinheiro tu juntou? Uns 10, 20, 30k? Oq fazia e essas coisas.
Foi mal se já tiver um vídeo assim no canal, sou novo e tô acompanhando mais os recentes
Kakakaka tem um que o título acho que eh “minha história antes de vir pro Japão” algo assim… nele eu detalho tudo ;D
Boa noite. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pelo vídeo! A conversão com base no salário mínimo é o que a gente precisa observar quando falamos de custo de vida. Ninguém que fez vídeo sobre valores fez os cálculos e colocou no vídeo. Obrigado pela paciência e atenção ao detalhe. Sucesso pra você!
Meu Deus que tristeza morar no Brasil. O café é mais barato que no Brasil. O Japão não produz café e o Brasil é o maior produtor do mundo. Pobre povo brasileiro, ganha pouco e ainda paga mais que outros países.
Pois éh, coisas que não fazem sentido na minha cabeça.
Parabéns pelo vídeo ! Diferença de preços existe em qualquer lugar mas é incontestável a qualidade dos produtos 4:15
Vídeo maravilhoso,me motivando cada vez mais a guardar dinheiro e ir para o Japão! ❤
Ganbatte ne
No Japão uma vida básica custa 300 mil ienes. E vida sem luxo.abaixo disso e viver passando necessidades quase 1 mendigo. Salário médio aqui é 300 mil mês fora os desconto altos, trabalhando 22 dias semana.
Resumo, trabalha para vive. E não sobra dinheiro. Realidade e essa. Pessoal vende muita ilusão.
se fez certo em mostrar a porcentagem do salario, ja que na conversão passa a imagem de que é mais fica mais caro, mas oque conta mesmo é a porcentagem do trabalho
Se vc puder fazer um vídeo só sobre valores de imóveis seria massa, tanto pra aluguel quanto pra compra.
Vi que no Japão existem akiya houses, seria interessante um video em portugues sobrea a possibilidade de comprar uma akiya house tb, os prós e contras.
Estou assistindo o vídeo mais de 1 ano depois e, mesmo considerando a inflação do Brasil nesse período, achei os precos das frutas, na loja que foi usada como referencia, absurdamente caros. Estou usando como parâmetro de comparação os preços que eu achei recentemente em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, que são cidades grandes e importantes do Brasil. Mesmo para São Paulo, que tem os preços mais caros entre as três, os preços ainda parecem altos.
Ainda que sejam levadas em consideração as diferenças regionais que influenciam nesses preços, acho que a fonte usada para a pesquisa de preços não foi muito representativa, por ter preços muito mais altos que a média. A maioria das pessoas não compraria num site como esse, justamente por ser caro, especialmente se considerar a taxa de entrega.
Em relação à qualidade das frutas, que vi algumas pessoas comentando, no Brasil isso costuma ser uma questão de escolha, para a maioria das frutas, pois é costume vender frutas soltas, a quilo, não em pacotes fechados com unidades contadas. Não significa que nenhuma fruta seja vendida em pacotes fechados, isso até existe para algumas coisas (normalmente por quilo e não por unidade). No entanto, esses pacotes pré-embalados costumam ser mais caros e as pessoas preferem comprar as frutas soltas, por terem a opção de escolha, exceto para pessoas que não sabem escolher ou não querem perder tempo escolhendo.
Em relação ao tamanho das frutas, aqui no brasil costuma ter uma grande variedade. Não são todas iguais. Por exemplo, a laranja apresentada no vídeo é da variedade Navel, que não é muito consumida aqui. No Brasil, as mais consumidas são a Laranja Pêra, Laranja Bahia e Laranja Lima. Cada uma delas tem faixas de preço, tamanho, sabor e aparência diferentes. Para a maçã, não sei especificar a variedade mostrada, mas existem sim maçãs até maiores que essa por aqui, mas as variedades Fuji e Galla costumam ser as mais consumidas.
Apesar de tudo isso, mesmo com os preços absurdos que foram mostrados, acredito que a questão relevante não é o preço da fruta convertido e sim o quanto do salário mensal o valor da fruta compromete. Nesse sentido, mesmo que os preços mostrados para o brasil não sejam representativos da realidade, o que importa de fato é que o salário mínimo do Japão é muito mais alto que o do Brasil e uma parte significativa das frutas acaba não comprometendo tanto o orçamento doméstico japonês quanto compromete o brasileiro.
Obviamente, eu entendo que, para um vídeo do UA-cam, o rigor científico não é uma prioridade, mas seria interessante ver um outro vídeo onde fossem considerados os preços que as pessoas pagam de verdade em vez de um supermercado arbitrário. Assim daria pra ter uma noção mais realista da diferença. Ou então, uma média dos preços nos mercados mais frequentados.
No brasil isso daria um pouco de trabalho, já que o mesmo mercado pode ter preços muito diferentes de uma cidade para a outra. Além disso, não sei se no Japão existe muita diferença de preço dependendo de onde você compra, mas, aqui no Brasil, a diferença entre duas lojas vizinhas pode ser brutal.
Ele só esquece de avisar que no Japão custo de vida no Japão e 80% mais carro. Só a Luz custa 1.200 reias mês a energia. Ou seja 21 mil ienes
Caro é morar no Brasil um buraco que chamam de quarto em sp 2k de aluguel
Sempre o povo so comvertendo o valor, esquecendo de ver outros fatores. Otimo video
8:45 mister frango é do Paraná
No caso tinha uns valores abaixo do valor escrito em vermelho, é o valor com 10% de imposto que geralmente paga no ato da compra ou eu to loka ? Bjin adoro seu canal
No Brasil, se for no interior até consegue um custo de vida mais barato, porem também é difícil conseguir um emprego que pague bem. Agora a questão principal é o poder de compra, se no Brasil uma pessoa consegue pagar suas contas básicas e sobrar 20% do salario (e isso já é difícil), pra ela conseguir fazer alguma coisa teria que juntar vários meses, já no Japão o dinheirinho que conseguir economizar já da para compra muita coisa.
Mais caro, bem mais, no 🇧🇷, fazendo comparação com os salários.
Isto porque inflacionou demais todos os preços nos últimos 5 anos no 🇧🇷 e o salário ficou atrás.
Os legumes, verduras e frutas todas perfeitas, ja quando vou no mercado para achar alguma bonita é uma trabalheira...
Wesu me convencendo cada vez mais a ir pro Japão
13:03 minha parte favorita, coisa q eu mais quero fazer no japão é poder comprar essas besteiras pra comer de madrugada jogando
vídeo muito bom! muito informativo .
Eu acho que pro Brasileiro entender melhor o video ele precisa de varias fases.
Quanto se ganha por mês e hora trabalhada com salario médio e quanto da pra guardar.
|Quanto custa cada coisa em comparação com o custo de vida local.
infraestrutura de acesso e qualidade de vida que se tem acesso com aquele salario.
e por fim facilidade de arrumar um emprego com a mesma média de salario, e sim nível de escolaridade da região de cada pais para aquele cargo.
São muitas camadas mesmo, fazer esse aí que parece simpleszinho já deu o maior trabalhão…
o mais absurdo nesse video é que ele mora numa cidade cara, e ganha um salario que não é tão alto mas trabalha poucos dias, e vive 10x melhor do que varias familias no brasil ksks imagina se mudar para um lugar mais no campo ganhando isso, o cara faz a feira com os legumes que acabaram de sair da terra ksks
Tive q ver 3 vezes o começo pra entender seu japonês. Tá ótimo! Nível DÓ.... kkkkkkkkkkk
Obrigado pelo seu feedback. Nossa equipe de RH aprecia sua opinião que dentre todas as outras é muito importante para todos, imagina se o jkx9188 não tivesse me avisado isso? Espero um dia ser tão grandioso, peralta, bom, fluente, o próprio barroco, assim como você! Um beijão, é tóys s2
Muita gente vai ficar falando que lá se ganha bem mais, mas reparem bem, se comparar com os preços aqui do Brasil, salvo alguns produtos É O MESMO PREÇO que pagamos aqui no Brasil.
Aí entra o salário. Como é que pode a gente pegar o mesmo valor no supermercado, recebendo 10 vezes menos?
O Brasil tem muito imposto em tudo.
Aqui em Natal RN tem produtos mais caros do que esses que você colocou no vídeo!
Maçã aqui em BH está o dobro desse valor... geralmente quase R$13,00 o kg... isso porque Minas Gerais produz maçã, no sul do estado.
Caraca no Japão tá tudo mais barato , eu estou comparando o preço com as coisas da minha cidade e o kg do tomate aqui é 7.90$ , maçã galã 13.90$, e a maçã Argentina (fuji) que deve ser a mais próxima da que o wesu mostrou tá 15.90$ o kg
Rapaz tenho cerca de 4 paises que estou interessado em pegar cidadania to vendo qual deles vai ser melhor para mim,
Rússia apesar da guerra com a Ucrânia tá bem melhor, custo de vida aceitável fácil de pegar cidadania E diferente de alguns menos burocrático e até q mais barato
Portugal que creio eu que até o final do ano não vai dar para brasileiros pegarem cidadania prá lá
Canadá Precisa ser fluente em inglês e eu tenho dificuldade com o inglês além de ser obrigado ao imigrante ser formado em alguma área seja de TI ou industrial
E por fim o Japão, o problema é tu juntar 35k para comprar seu visto de estudante alem de ter feito uma faculdade no Brasil para se especializar em uma área entrar em uma empresa e finalmente pegar o visto de trabalho
sabe muito obrigado pelas informação
Frutas nas feiras vc paga muito barato
Eai Wesley, o preço que passou e sem imposto neh? A diferença e pouca, mas os produtos sao um pouco mais caros.
olá!! vc comentou que aprendeu japones em um curso certo? qual foi a escola? tem recomendações? kkk obrigada pelo vídeo
vc falou o preço dos produtos sem o imposto, o preço que o consumidor realmente paga estava abaixo na cor preta '-' é tudo no minimo 8% mais caro
acho que o ponto principal é a diferença salarial
Mano, poder de compra deve ser um dos maiores, se não o maior motivo de querer sair do Brasil 😂. Espero um dia ao menos visitar o Japão.
O preço do repolho estava na placa de cima, esse de baixo de 138 ienes é da batata doce (satsumaimo). Mas fora isso o vídeo ficou ótimo!
boa tarde
poderia nos contar mais sobre cursos técnicos? você pretende fazer ?
a diferenla no caso da banana é que aqui eh 5 reais o kilo e no japao 4,50 3 unidade de banana. Entao fica parecendo que no japao a banana eh mais barato
QUE VIDEO BOM
Ia morrer sem saber que no Japão não existe padaria. Será que daria certo abrir uma padaria lá? KKK
No Japão tem padaria, mas não é comum é também não é igual as do brasil
Esses alimentos industrializados, como a “seleta” de legumes são só legumes? Ou possuem conservantes? O que mais me preocupa é a alimentação. Tenho a impressão que tudo é muito processado.
São só legumes, não é atoa que as frutas lá são mais caras pq é tudo de alta qualidade.
O erro das Pessoas é pegar o valor em ienes, converter em reais e não usa o salario de ambos os países como parâmetro, achando que no JP é mais caro as coisas, sendo que é o inverso, além do salario mais baixo do JP (cerca de 150 mil ienes) já dar pra viver de boa, enquanto no BR é absolutamente caro e desumano. Sair do BR é praticamente garantido. kkkkkkkkk
150 se vai passar e fome. Já a luz aqui custa 21 mil ienes fora os outros gastos. Acorda cara
Genteeeeee até tem padaria, só é um pouco diferente mas realmente não tem pão francês.... Pode ser que onde ele mora não tenha..... Mas no interior tem sim kkk
Se morar onde tem comunidade brasileira geralmente tem mercado brasileiro, onde moro tem 4 mercados brasileiros, ali compramos o pão francês do Brasil além de outros produtos , salgados, assados etc …
Como vc fez para aprender a língua do Japão?
10 kg de arroz é o preço de 5 kg aqui no Brasil….
Quanto as frutas, todas elas estão mais baratas que no Brasil, pelo menos onde eu moro!
O problema do brasil são os políticos.
Eu mesmo já cansei desse lixo de país, eu vou pro Japão 🇯🇵 muito em breve, estou até conversando com a escola e vendo a possibilidade de pegar um empréstimo pra ir logo pq do jeito que esse país anda, não vai durar muito tempo, vai piorar muito….
Custo de vida no Brasil é barato comparado ao Japão o problema é que no Japão o Salario é bem superior ai fica parecendo q o custo de vida é barato. se o salário do Brasil fosse relativamente bom acho q quase todas pessoas do mundo viriam morar no Brasil kkkkk
É mas trabalhadores tradicinais lá precisam trabalhar 6 dias na semana por 12h
? Numa fábrica? Se for o caso, sim, porém opcional!
Você mora/morou aqui por quanto tempo? Trabalhou em que?
Tenho vontade de fazer intercâmbio no Japão, mas tenho medo de sofrer preconceito pois sou pardo
deixar de ter uma qualidade de vida melhor por isso vai atrasar a sua vida, esquece isso e foque no seu objetivo
Eles só gostam de estrangeiros brancos isso é fato.
Mais fácil vc sofrer preconceito no Brasil e outras coisas
Acho que se for pra sofrer preconceito lá a cor vai ser só o adicional, vc vai ser destratado já por ser estrangeiro
Nem todos gostam do Japão.
Eu estive aqui 😁
Karalho tem bauducco no Japão akakskakskska brasil é mt foda
Isso foi preguiça Wesu? Kkkkkkkkk no final do vídeo vc parou de converter os produtos pro real 😅🥹
E paga algum imposto ? Po acompanho alguns outros canais meu amigo. Vc vive, mas só vive mesmo kkkkk
Nossa que gatinho.. Passa contato
Mais alto do mundo.
Um dos pontos negativos para mim, é as frutas do Japão. Mas não o preço em si, mas sim a falta de variedade! Aqui no Brasil tem um leque muito amplo de tipos de frutas. E ainda por cima há uma variedade entre cada uma delas. Por exemplo a banana, deve ter no mínimo uns seis tipos diferentes aqui no Brasil!
Mas voltando para o assunto "custo de vida", o Japão te garante sim um bom poder de compra. No entanto quando a conversa chega na área da aposentadoria no Japão.. FUJA! 😅
Só doido come caqui
cheguei cedo ☝️
Viver no Japão é uma merda. Vocês fingem que é legal mas passam perrengue 90% do tempo. Só postam coisas legais. Tipo o pessoal do Instagram que finge ter a vida do comercial de margarina.
Ué, e o que me impede de voltar pro Brasil se viver aqui é uma merda?
E se quer que eu poste o que aqui? Eu tendo problema com a operadora de telefone ou meu chefe dando piti num dia ruim? Seu comentário nem faz sentido :V
O que me motiva em sair do Brasil é o brasileiro, ja morei em quatro lugares diferentes desse pais e parece que é cultural ser extremamente barulhento, porco e pilantra. Eu nao me iludo, sei que isso tem em qualquer lugar do mundo,mas no Brasil parece que é um padrao ser mal educado e baderneiro.