Saber o que você é, o que você gosta, o que você procura... um fechamento maravilhoso, pois se manter em um relacionamento não mais desejado implica em não viver sua própria potência.
Teoria é linda. A vida adulta não é para ser vivida no que deveria ser, mas para viver “no que tem para hoje”. Fora dos livros, a vida real é muito diferente…
Com certeza, eu estive nesse lugar. A gente ignora e "esconde" uma série de sinais negativos e bandeiras vermelhas, que você só percebe mais tarde que são absurdos. Até mesmo transmissão de doenças por meio de traição. A gente ignora e "nem desconfia", porque a ideia de terminar é intolerável. Temos mecanismos que "disfarçam" muito bem os fatos, a gente só pensa no que queremos acreditar. Algumas vezes é óbvio e consciente, e ainda assim justificamos. Acredito, pela minha experiência, que um caminho possível interessante seja questionar a si mesmo, o que você merece? Como o outro te faz se sentir (sem julgar, só perceber o quanto o outro tenta te fazer feliz - sim, nós podemos fazer outras pessoas felizes com nossas atitudes e palavras). O quanto o outro tenta e está disposto? E outra coisa importante: é comum que o outro, com sua neurose e defesas, jamais tenha atitude, nem pra melhorar nem pra terminar, então VOCÊ precisa assumir a posição de errado, ignorante, vilão, culpado, etc. Se significar nossa liberdade e DIGNIDADE (acima de tudo), precisaremos ser os vilões da história de alguém. E, geralmente, são os vilões que fazem as coisas acontecerem.
Terminar um relacionamento é complicado pra muitos, parece uma prisão perpétua que não conseguimos sair. Mas quero ver o vídeo começar um relacionamento, expectativas, medos, insegurança, será que essa pessoa é pra mim? Aceitar o diferente do outro.
Assisti ao filme "A hora da estrela" ontem e não pude deixar de lembrar do término entre Olímpico e Macabéa. Olímpico está aflito no encontro com Macabéa, um encontro que eles costumavam fazer, depois de um tempo, ele diz a ela "vc é um cabelo na minha sopa, não dá vontade de comer. Acabou!".
Amei o vídeo o que não é uma novidade para mim. Sinto muito gosto em te ouvir falar, Maria. Aproveito a oportunidade para sugerir, se possível, que um dia aborde um assunto até muito comum, que são as diferenças sociais/financeiras em uma relação. ♥️
O problema quando o outro não aceita. Faz ameaças e te deixa culpada por terminar. Na verdade , o erro é de quem passa a mão na cabeça na primeira vez e permanece numa relação , adiando o rompimento. Permanecer numa relação ruim tbm faz mal .
Estou passando exatamente isso com uma amizade, essa semana inclusive foi tema de terapia. Eu e ela essencialmente temos formas muito distintas de ver a vida, e hoje não faz mais sentido que continuemos. Eu contorno várias falas problematicas dela pra encontrar um ponto em comum onde não tenha mais conflito. Enquanto isso sinto do lado dela uma ironia, uma subestimação da minha inteligência, eventuais violências verbais, ataques aleatórios, e eu sempre me agarrando à imagem dela que criei quando eu era 15 anos mais jovem. Estou sofrendo pra processar esse luto, e ainda não sei bem como me posicionar diante disso na vida, mas confio no meu desenvolvimento e na minha psique. Tudo passa.
Você não imagina o tamanho da sua força! Procure se sustentar dando a si mesmo tudo que você precisa e deseja, foque no seu bem-estar e procure enxergar o seu valor, sua singularidade, tratando-se com respeito máximo! Vc vai sair dessa muito mais forte, mais maduro e mais livre, no futuro vai olhar para trás e perceber que as perdas de passado foram essenciais para os ganhos do futuro.
Nao fico muito tempo em relação amorosa que acabou. Mas só porque não tenho filhos . Sobre terminar e falar abertamente... muitas vezes é melhor não. Nem todo mundo quer auto conhecimento. Tem gente que só quer se sentir por cima. E pode se tornar violento. Estamos num país machista e sem lei
Tô empurrando minha relação com a barriga há sete anos. Já cheguei a um ponto que sempre penso que, quando terminar esse relacionamento não quero começar mais nenhum pro resto da vida, só para não correr o risco de passar por uma situação destas novamente.
Eu fui incapaz de terminar por tanto tempo, onde deveria tê-lo feito, que por fim terminaram comigo, e aí veio um sentimento enorme de rejeição que não precisava acontecer.
Obrigada MH, posso ficar horas te escutando. Você tem sido essencial pra me ajudar a superar o fim de um relacionamento onde houve muitas traições e mentiras. Sigo sempre aguardando ansiosamente pelos próximos vídeos 🙏🏽
Tá falando comigo né Maria? Ahh e agora? Tô viajando aqui e tendo um desabrochar do eu. Vivendo isso agora após um término que ocorreu a mais de 6 meses….
Amor implica sofrimento, e apreender a lidar com sofrimento, as pessoas acham que vai ser perfeito, sem falhas, sem decepções, idealizam demais e se frustam depois, só não se decepciona quem não se relaciona, para mim a melhor opção, mas cada um sabe o que é melhor para si.
É muito irônico como o outro cria uma narrativa, cria artifícios, para romper a relação - é quase um processo de se livrar do outro a qualquer custo. "Preciso me livrar dessa relação, logo vou performar a ruptura." Seria mais digno se, simplesmente, houvesse uma honestidade radical, um cuidado, uma responsabilidade para romper, garantindo assim (em uma relação respeitosa) a integridade do si/outro. É muito interessante assistir a este vídeo estando do outro lado, de quem não rompeu a priori e foi "informado" da ruptura. O que fica evidente é que cada um dá e recebe o que pode, com os recursos (valores, princípios) que tem. Infelizmente, vivemos em uma época de tanta pobreza/escassez existencial que é muito comum nos depararmos com a inconsistência que permeia nossas relações e constitui a atitude alheia. Penso que romper é essencial quando há abusos, violências, distratos; ao mesmo tempo, penso que quando há respeito, afeto e desejo, seria fundamental cultivar e permanecer na relação, ainda que haja pontos importantes a serem trabalhados, indo na contramão da cultura do descarte, da ilusão da autossuficiência e da falsa percepção de que há sempre algo melhor a ser vivido num mundo frenético tão cheio de possibilidades - penso na exposição dos corpos nas mídias sociais sempre nos lugares mais lindos, nos contextos mais felizes, como símbolo de perfeição, que uma relação autêntica é incapaz de oferecer. A dinâmica da ruptura é muito particular, contudo, a forma como a pessoa sai da sua vida diz muito sobre ela!
Acho péssimo isso de "ficar em dúvida", por anos até, se termina ou não uma relação. E pior ainda, só tomar coragem de tomar uma decisão quando se interessa por outra pessoa. Bem coisa de homem essa covardia. O relacionamento é a dois e a sinceridade deveria ser a premissa sempre, inclusive de discutir a relação e chegarem juntos à conclusão se terminam ou não.
Em 2007 terminei definitivamente um relacionamento de 2 anos e meio.nao foi fácil.um nao fazia o outro feliz mas estávamos viciados no relacionamento.consegui e nao me arrependo!
Eu sério eu gostaria que nem precisa explicar nada só diz acabou eu quero ir .ou ponto ..na hora meu .. Não precisa dizer mais nada sério já disse e isto meu basta sério aqui Não vou sofrer ...assim ... Muito só falar ... .. Mesmo eu vou de segurar ninguém sério bastou isso não quero ou acabou ou .. já está muito bom meu disse pronto sério aqui .até posso sentir mais e rápido aqui no momento em que disse .. e fim na mente nunca mais .. sério
Um estudo provou que em 80 ou 90% dos casos de separações, é sempre a mulher que toma a iniciativa. Tanto as mulheres quanto os homens que entrarem num relacionamento hoje, correm sérios riscos de entrarem numa cilada. Entre 10 mulheres que pedem a separação ou divórcio pelo menos uma ou duas morrerá vítima de feminicidio. Muitos homens não aceitam, brigam, tomam medida protetiva, perdem os filhos, bens materiais, são obrigados a deixarem o lar para ex esposa morar com os filhos, portanto vira uma cadeia de contras que infernizam a vida do cara, somada ao fato dele imaginar que sua querida já colocou outro homem na casa que eles construiram juntos. Sinceramente eu não sei onde isso vai parar. Essas propagandas do governo com certeza não vão acalmar a mente da maioria desses homens que sonham em ter sua familia eternamente, enquanto na eterna mente da mulher, tudo é diferente
Mas esses homens não sonham em ter sua família eternamente. Eles sonham em possuir a mulher eternamente. Eles não se importam com os filhos, muito menos com as esposas. É sobre posse, não é sobre amor.
@@beatrizbozzoni2501É Beatriz, tanto é que colocam os filhos no meio do tiroteio sem pensar. Concordo sim consigo. Relacionamento hoje precisa virar matéria escolar, mesmo assim, como sempre, uma boa parte será reprovada, a não ser que tenha um bom professor que saiba inserir no contexto dessa matéria, aulas de física, química quantica, matemática e até astronomia, porque tem até signos que se matam se não se entenderem.
Saber o que você é, o que você gosta, o que você procura... um fechamento maravilhoso, pois se manter em um relacionamento não mais desejado implica em não viver sua própria potência.
Essa frase mexeu comigo...
Teoria é linda. A vida adulta não é para ser vivida no que deveria ser, mas para viver “no que tem para hoje”. Fora dos livros, a vida real é muito diferente…
Obrigada por tornar esse conteúdo gratuito para nos ajudar.
Com certeza, eu estive nesse lugar. A gente ignora e "esconde" uma série de sinais negativos e bandeiras vermelhas, que você só percebe mais tarde que são absurdos. Até mesmo transmissão de doenças por meio de traição. A gente ignora e "nem desconfia", porque a ideia de terminar é intolerável.
Temos mecanismos que "disfarçam" muito bem os fatos, a gente só pensa no que queremos acreditar. Algumas vezes é óbvio e consciente, e ainda assim justificamos.
Acredito, pela minha experiência, que um caminho possível interessante seja questionar a si mesmo, o que você merece? Como o outro te faz se sentir (sem julgar, só perceber o quanto o outro tenta te fazer feliz - sim, nós podemos fazer outras pessoas felizes com nossas atitudes e palavras). O quanto o outro tenta e está disposto?
E outra coisa importante: é comum que o outro, com sua neurose e defesas, jamais tenha atitude, nem pra melhorar nem pra terminar, então VOCÊ precisa assumir a posição de errado, ignorante, vilão, culpado, etc. Se significar nossa liberdade e DIGNIDADE (acima de tudo), precisaremos ser os vilões da história de alguém. E, geralmente, são os vilões que fazem as coisas acontecerem.
PERFEITO!! EXATAMENTE ISSO !!
Perfeito....
Terminar um relacionamento é complicado pra muitos, parece uma prisão perpétua que não conseguimos sair. Mas quero ver o vídeo começar um relacionamento, expectativas, medos, insegurança, será que essa pessoa é pra mim? Aceitar o diferente do outro.
Assisti ao filme "A hora da estrela" ontem e não pude deixar de lembrar do término entre Olímpico e Macabéa. Olímpico está aflito no encontro com Macabéa, um encontro que eles costumavam fazer, depois de um tempo, ele diz a ela "vc é um cabelo na minha sopa, não dá vontade de comer. Acabou!".
Amei o vídeo o que não é uma novidade para mim. Sinto muito gosto em te ouvir falar, Maria. Aproveito a oportunidade para sugerir, se possível, que um dia aborde um assunto até muito comum, que são as diferenças sociais/financeiras em uma relação. ♥️
O problema quando o outro não aceita. Faz ameaças e te deixa culpada por terminar. Na verdade , o erro é de quem passa a mão na cabeça na primeira vez e permanece numa relação , adiando o rompimento. Permanecer numa relação ruim tbm faz mal .
Estou passando exatamente isso com uma amizade, essa semana inclusive foi tema de terapia. Eu e ela essencialmente temos formas muito distintas de ver a vida, e hoje não faz mais sentido que continuemos. Eu contorno várias falas problematicas dela pra encontrar um ponto em comum onde não tenha mais conflito. Enquanto isso sinto do lado dela uma ironia, uma subestimação da minha inteligência, eventuais violências verbais, ataques aleatórios, e eu sempre me agarrando à imagem dela que criei quando eu era 15 anos mais jovem. Estou sofrendo pra processar esse luto, e ainda não sei bem como me posicionar diante disso na vida, mas confio no meu desenvolvimento e na minha psique. Tudo passa.
Você não imagina o tamanho da sua força! Procure se sustentar dando a si mesmo tudo que você precisa e deseja, foque no seu bem-estar e procure enxergar o seu valor, sua singularidade, tratando-se com respeito máximo! Vc vai sair dessa muito mais forte, mais maduro e mais livre, no futuro vai olhar para trás e perceber que as perdas de passado foram essenciais para os ganhos do futuro.
Nao fico muito tempo em relação amorosa que acabou. Mas só porque não tenho filhos .
Sobre terminar e falar abertamente... muitas vezes é melhor não.
Nem todo mundo quer auto conhecimento. Tem gente que só quer se sentir por cima. E pode se tornar violento. Estamos num país machista e sem lei
Tô empurrando minha relação com a barriga há sete anos. Já cheguei a um ponto que sempre penso que, quando terminar esse relacionamento não quero começar mais nenhum pro resto da vida, só para não correr o risco de passar por uma situação destas novamente.
Vou te dar um empurrãozinho. A ideia de passar 7 anos com alguém que não queria estar comigo é aterrorizante. Termine pela liberdade do outro!
Incrível como a MH consegue colocar sentimentos em palavras, maravilhosa!!
Muito agradecido, Maria Homem, pela sua partilha, incrível e credenciada, dos mais variados temas, das nossa humanidade.
Eu fui incapaz de terminar por tanto tempo, onde deveria tê-lo feito, que por fim terminaram comigo, e aí veio um sentimento enorme de rejeição que não precisava acontecer.
Nossa mente nos prega peças, pois se já queríamos terminar e só não o fizemos por falta de coragem, se fazem por nós deveríamos sentir alívio.
Como você está lidando com isso agora?
Obrigada MH, posso ficar horas te escutando. Você tem sido essencial pra me ajudar a superar o fim de um relacionamento onde houve muitas traições e mentiras. Sigo sempre aguardando ansiosamente pelos próximos vídeos 🙏🏽
Achei ótima a explanação da Maria . Maravilhosa. Pra tudo não só para o amor.
Muito bom como sempre. Esse é um tema delicado que mexe muito até se decidir por qual atitude tomar.
Maria você é mágnifica!! Adoro ouvi-la!! Quanta sabedoria!
Tá falando comigo né Maria? Ahh e agora? Tô viajando aqui e tendo um desabrochar do eu. Vivendo isso agora após um término que ocorreu a mais de 6 meses….
Não dá para sustentar mais...obrigada pelo vídeo
Mas aí é descrever uma relação utópica. Toda relação vai ter conflitos. Nada é perfeito.
Esse vídeo chegou pra mim na hora certa! Obrigada MH ❤
Muito bom .."a gente fica no.que está ruim fantasiando que está bom"...esse é o ponto chave
Eu amei muito o final do vídeo ❤😂
Já pode fazer o próximo vídeo "Como iniciar uma relação?" kkkkkk adorei. Lhe admiro muito, Maria!!
Maravilha o vídeo. Agora o próximo prometido que tá na vez: como começar uma relação?
Amor implica sofrimento, e apreender a lidar com sofrimento, as pessoas acham que vai ser perfeito, sem falhas, sem decepções, idealizam demais e se frustam depois, só não se decepciona quem não se relaciona, para mim a melhor opção, mas cada um sabe o que é melhor para si.
É muito irônico como o outro cria uma narrativa, cria artifícios, para romper a relação - é quase um processo de se livrar do outro a qualquer custo. "Preciso me livrar dessa relação, logo vou performar a ruptura." Seria mais digno se, simplesmente, houvesse uma honestidade radical, um cuidado, uma responsabilidade para romper, garantindo assim (em uma relação respeitosa) a integridade do si/outro. É muito interessante assistir a este vídeo estando do outro lado, de quem não rompeu a priori e foi "informado" da ruptura. O que fica evidente é que cada um dá e recebe o que pode, com os recursos (valores, princípios) que tem. Infelizmente, vivemos em uma época de tanta pobreza/escassez existencial que é muito comum nos depararmos com a inconsistência que permeia nossas relações e constitui a atitude alheia. Penso que romper é essencial quando há abusos, violências, distratos; ao mesmo tempo, penso que quando há respeito, afeto e desejo, seria fundamental cultivar e permanecer na relação, ainda que haja pontos importantes a serem trabalhados, indo na contramão da cultura do descarte, da ilusão da autossuficiência e da falsa percepção de que há sempre algo melhor a ser vivido num mundo frenético tão cheio de possibilidades - penso na exposição dos corpos nas mídias sociais sempre nos lugares mais lindos, nos contextos mais felizes, como símbolo de perfeição, que uma relação autêntica é incapaz de oferecer. A dinâmica da ruptura é muito particular, contudo, a forma como a pessoa sai da sua vida diz muito sobre ela!
Perfeito! Concordo plenamente com vc. Tem uma frase que diz que a gente só conhece a pessoa de verdade quando se separa. É clichê mas é verdade.
@@brisaribeiro9343 talvez por ser verdade é um clichê! Obrigado!
Te dizer algo difícil: respeito, afeto e desejo não estavam lá no mesmo espaço e tempo. Algum falhou. É daí que veio :(
Que texto!
Seu texto totalmente coerente e fez mto sentido pra mim.
Te vi Maria Homem, nos Jardins. Sou muito grata pelos ensinamentos :)
Adorei a sacada dos bastidores. Muito bacana!
Compensação imaginária. Valeu demais!
Eu amo te ouvir. Obrigada, Maria Homem!! ❤️ que paz te ouvir tomando um cafezinho, sua voz é linda e sempre com reflexões muito interessantes.
Acho péssimo isso de "ficar em dúvida", por anos até, se termina ou não uma relação. E pior ainda, só tomar coragem de tomar uma decisão quando se interessa por outra pessoa. Bem coisa de homem essa covardia. O relacionamento é a dois e a sinceridade deveria ser a premissa sempre, inclusive de discutir a relação e chegarem juntos à conclusão se terminam ou não.
Maravilhosa, Maria Homem! 🤍
Mais uma pedrada MH.......... Já estive nesse lugar, vi e depois agi.... mas não foi rápido e nem facil
Obrigado, MH
Em 2007 terminei definitivamente um relacionamento de 2 anos e meio.nao foi fácil.um nao fazia o outro feliz mas estávamos viciados no relacionamento.consegui e nao me arrependo!
Obrigada, MH ❤❤
Maravilhoso.
Tomando café da manhã com Maria Homem
que video maravilhoso
Esse vídeo ajudou superar meu término hehe
Eu levei 8 anos e ainda nem tenho certeza kk
Ai, como nossa mente gosta de nos aprisionar!
Mulher...
Eu termino. Mas tem vezes que terminam sem me avisarem. 😮😅
"orna com o seu"
maravilhoso
de Itu/SP
Te amo❤
o ato falho do final entregou tudo!!! hahhahaha
Nao consegui achar esse produto de uma gigante da tecnologia que ajuda a terminar uma relação . Isso so foi utilizado para gerar o video da Maria?
Parece brincadeira, mas eu NAO Assistirei esse VIDEO pq ele tá tocando no meu ponto fraco. Eu não termino mesmooooo
Eita
Kkkkkkkkkkkkkkk ri muito
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tb não consigo terminar
Tb não
Ressoou e sim, ela é libriana.
12:18
😍😍😍😍
Lindoca ❤
Eu sério eu gostaria que nem precisa explicar nada só diz acabou eu quero ir
.ou ponto ..na hora meu ..
Não precisa dizer mais nada sério já disse e isto meu basta sério aqui
Não vou sofrer ...assim ...
Muito só falar ... ..
Mesmo eu vou de segurar ninguém sério bastou isso não quero ou acabou ou .. já está muito bom meu disse pronto sério aqui
.até posso sentir mais e rápido aqui no momento em que disse .. e fim na mente nunca mais .. sério
Você é necessária !
Curioso o ato falho "inteligência artificial te ajuda a manter uma relação" kkkkk
Um estudo provou que em 80 ou 90% dos casos de separações, é sempre a mulher que toma a iniciativa. Tanto as mulheres quanto os homens que entrarem num relacionamento hoje, correm sérios riscos de entrarem numa cilada. Entre 10 mulheres que pedem a separação ou divórcio pelo menos uma ou duas morrerá vítima de feminicidio. Muitos homens não aceitam, brigam, tomam medida protetiva, perdem os filhos, bens materiais, são obrigados a deixarem o lar para ex esposa morar com os filhos, portanto vira uma cadeia de contras que infernizam a vida do cara, somada ao fato dele imaginar que sua querida já colocou outro homem na casa que eles construiram juntos. Sinceramente eu não sei onde isso vai parar. Essas propagandas do governo com certeza não vão acalmar a mente da maioria desses homens que sonham em ter sua familia eternamente, enquanto na eterna mente da mulher, tudo é diferente
Mas esses homens não sonham em ter sua família eternamente. Eles sonham em possuir a mulher eternamente. Eles não se importam com os filhos, muito menos com as esposas. É sobre posse, não é sobre amor.
@@beatrizbozzoni2501É Beatriz, tanto é que colocam os filhos no meio do tiroteio sem pensar. Concordo sim consigo. Relacionamento hoje precisa virar matéria escolar, mesmo assim, como sempre, uma boa parte será reprovada, a não ser que tenha um bom professor que saiba inserir no contexto dessa matéria, aulas de física, química quantica, matemática e até astronomia, porque tem até signos que se matam se não se entenderem.
Peça pro editor de som cortar a inspiração entre as falas. Fora isso, ótima! :)
Demorei uns 6 anos. 😢
Vi o vídeo e só pensava nessa música da Clarice Falcão:
ua-cam.com/video/RbLKoV-VB4k/v-deo.htmlsi=2_kEql5VeaeathgM