Canquelifá, a última operação dos Comandos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 бер 2016
  • Na Guiné, os confrontos foram iniciados, na perspectiva portuguesa, em Julho de 1961 quando guerrilheiros do Movimento de Libertação da Guiné (MLG) lançaram ataques às povoações de S. Domingos, Suzana e Varela, junto à fronteira noroeste com o Senegal.[4] Na perspectiva guineense, os confrontos iniciaram-se em Janeiro de 1963, quando o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), sob a forma de guerrilha, desencadeou um ataque ao quartel de Tite, a Sul de Bissau, junto ao rio Corubal. Com a acção do MLG no noroeste, a partir do Senegal, e do PAIGC no sul, a partir da Guiné-Conacri, os ataques rapidamente se estenderam a quase todo o território, crescendo continuamente de intensidade, e exigindo um empenhamento proporcional por parte dos portugueses.
    Guerra Colonial Portuguesa na Guiné Portuguesa

    A ÚLTIMA OPERAÇÃO DOS TROPAS COMANDOS Canquelifá
    A guerra na Guiné colocou frente a frente dois homens de forte personalidade: Amílcar Cabral e António de Spínola, responsáveis pela modelação do teatro de operações na Guiné. Em 1965 dá-se o alastramento da guerra ao Leste (Pirada, Canquelifá, Beli). Nesse mesmo ano, o PAIGC realizou missões no Norte, na região de São Domingos, onde, até ao momento, apenas actuava a FLING, que se via a braços na luta, depois da OUA ter canalizado o seu apoio para o PAIGC. Este, em sequência da sua crescente afirmação internacional, viria a receber apoio militar cubano, que duraria até ao final da guerra.
    Pode-se dizer que as forças portuguesas desempenharam, na Guiné, uma força defensiva, mais de manutenção das posições que propriamente de conquista das populações, limitando-se, de uma forma geral, a conter as acções do PAIGC. Por isso, esta época infligiu um grande desgaste para os portugueses, constantemente surpreendidos pelos guerrilheiros e pela influência destes junto da população que, entretanto, era recrutada para o movimento.
    Com as decisões de António de Spínola, as forças portuguesas ganhavam um carácter mais ofensivo. Entre 1968 e 1972, sob o comando deste general, conseguiriam manter a situação sob controlo e, por vezes, levar a cabo acções de confirmação das posições estratégicas. Mais: agora lutava-se subversivamente, utilizando a manipulação propagandística que iria afectar os níveis mais altos da hierarquia do PAIGC. Porém, a situação pendeu rapidamente para o lado do PAIGCcarece de fonte que, não obstante o assassínio de Amílcar Cabral, não diminuiu a actividade operacional.
    Em Março, o aparecimento dos mísseis anti-aéreos Strela-2 (russo: 9К32 "Cтрела-2"; código NATO: SA-7 Grail), de fabrico soviético, obrigaria as tropas portuguesas a reavaliarem o esforço de guerra. Durante algum tempo, o suporte aéreo ficou, assim, indisponível, o que teve graves repercussões nas tropas, mesmo a nível psicológico.
    Marcelo Caetano, em conflito com Spínola, dispensou o general do cargo de governador, que seria ocupado por Bettencourt Rodrigues a 21 de Setembro de 1973. Três dias depois, o PAIGC declarava a independência do novo estado, em Madina do Boé. Curiosamente, nem Spínola nem Bettencourt estavam no terreno durante esta ocorrência.

КОМЕНТАРІ • 247

  • @beverlydavis4363
    @beverlydavis4363 7 років тому +52

    THAT ALL THE PORTUGUESE THAT DIE IN THIS COLONIAL WARS BE ALL HEROS OF THIS GREAT NATION.VIVA PORTUGAL .LIVE FOREVER.CARLOS

    • @Hajadeus
      @Hajadeus  7 років тому +7

      HOW COMBATANT, THANK HEART BACKGROUND because we had WAR GANHA.UM HUG Antonio gonçaves STAFF SERGEANT "COMMAND

    • @amadeudias7965
      @amadeudias7965 4 роки тому

      you are the best jack ass in the world

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira Рік тому

      Colonial is your ass.

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому +1

      h%ey man....well said...they were all HEROES...

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому +1

      THE PORTUGUESE that is.

  • @thunderjack7687
    @thunderjack7687 10 місяців тому +15

    Por não ser prático responder um a um, aos inteligentes e simpáticos comentários que foram feitos ao meu texto, aqui vai uma resposta genérica.
    Até ao 25 de Abril de 1974 os Guineenses eram tão Portugueses como os Portugueses da Metrópole: era assim que a Lei n. 2098 de 29 de Julho de 1959, a chamada lei da nacionalidade, o determinava. Os brancos racistas (socialistas e comunistas), que se apoderaram do poder no dia 25 de Abril de 1974 em Lisboa, substituiram essa Lei pelo DL n. 308-A/75, que basicamente determinava que para se ser Português, tinha de se ser branco. É muito fácil encontrar estes 2 documentos e confirmar a veracidade do que escrevi.
    Ou seja, um Patriota como o Senhor Coronel Marcelino da Mata, que era muito mais Português do que qualquer um dos sacripantas esquerdelhos que esteve envolvido na publicação desse miserável DL, deixou imediatamente de ter direito à sua Nacionalidade.
    Uma das coisas que mais me envergonha como Português, foi a forma canalha e cobarde como abandonámos os militares Portugueses, que combateram os bandidos e terroristas agremiados sob o nome pomposo de «movimento de libertação». Mais do que Portugueses, a esses orgulho-me de os considerar meus irmãos. De referir que já muito antes de 1974, o exército Português era composto essencialmente por Portugueses nascidos na Guiné, e o seu efectivo era muito superior ao do PAIGC...
    A união faz a força. Até 1974 estávamos juntos, eramos fortes. Hoje, Portugueses e Guineenses, somos todos, e não se iludam é mesmos «todos», tratados como palhaços e escumalha por aqueles que invejavam a nossa força e destruiram o nosso grande País. Os únicos que saíram a ganhar com esta desgraça colectiva, foram, e são, os políticos: na Guiné e em Portugal nunca pararam de enriquecer, enquanto todos não páramos de empobrecer...

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому

      falaste como nunca...a proposito....eles nem sequer sabem que os que pediam a independencia eram Comunistas e Marxistas...e hoje sim leu bem..HOJE, EM 2023...PORTUGAL ainda inclui Guine Bissau nas Comunidades da Lingua Portuguesa...isso se nao for Portugues o que eh que eh...Marcelo ate prometeu ajudar com mais dinheiro a Guines...e nos somos patifes,,,

    • @user-qv7yi1jh5r
      @user-qv7yi1jh5r 2 місяці тому +1

      Totalmente de acordo sou um antigo combatente

    • @JoneUeine
      @JoneUeine Місяць тому +1

      Compreendo o seu sentimento quanto a Marcelino da Mata e outros combatentes autóctones que consciente ou inconscientemente abraçaram a "causa" da Metrópole e depois foram traídos, o que não abona a integridade e qualidade do povo que somos. Mas tenho uma questão que nada tem a ver com a Lei e o Decreto-Lei evocados. Se os guineenses de então eram tão portugueses quanto os portugueses da Metrópole como diz, as perguntas:
      A divisão administrativa do território da Guiné tinha nas suas lideranças, portugueses autóctones a quem os portugueses brancos idos da Metrópole se submetiam e obeseciam? A DGS tinha elementos portugueses autóctones a liderar portugueses da DGS idos da metrópole? Havia na Guiné alfabetização, escolas secundárias, liceus e universidades? No caso de Marcelino da Mata, tinha ele na sua dependência operacional directa, oficiais e sargentos idos da Metrópole? Havia patrōes guineenses portugueses autóctones para quem portugueses brancos trabalhavam como assalariados? O que é para si a igualdade realmente? Aqueles a quem pejorativamente chama de sacripantas esquerdelhos o que têm a ver com o conceito de "territórios libertados" pelos portugueses autóctones tidos por terroristas até 1974, não obstante as tropas portuguesas locais serem em maior número, como diz? Afinal estamos a falar de uma guerra civil ou de uma guerra que combateu o colonialismo português?
      E se havia a igualdade que refere, diga p.f. um guineense que tivesse sido Ministro, Secretário de Estado, Director de Serviços, ou tivesse um qualquer lugar de liderança na Administração Pública em Lisboa.
      Por último: Por que o colonialismo português era tão combatido na ONU? Não eram só cubanos e soviéticos que apoiaram os movimentos de libertação. Todas as democracias liberais o faziam, eventualmente por razões distintas.
      Cumprimentos.

    • @thunderjack7687
      @thunderjack7687 Місяць тому +1

      Antes de mais registo , com apreço, a civilidade do seu comentário. Passo então ao respectivo conteúdo. Faz um conjunto de excelentes perguntas, a que não consigo dar resposta porque seria necessário escrever um texto muitíssimo mais comprido do que qualquer um de nós escreveu - mas isso, não tenho dúvidas, sabe-o tão bem como eu. No entanto, tal não invalida que partilhe as seguintes reflexões. Consegue indicar 10 Países que, à data destes acontecimentos, tratassem melhor os nativos dos territórios por si administrados, do que Portugal? E aqui aproveito para chamar a atenção para o que se está a passar actualmente, na Nova Caledónia. Sabe como é que a Noruega, Suécia e a Finlândia tratavam (e tratam) o povo Sámi? Sabe como eram tratados os Ameríndios desde o Canadá até ao Estreito de Magalhães? Sabe quando é que o primeiro integrou um Governo , de qualquer um dos Países, incluindo o Brasil, do continente americano? Sabe como é que os Índios brasileiros continuam a ser tratados pelo Governo actual do Brasil? Pode verificar num dos vídeos da deputada Silvia Waiãpi aqui no youtube… Sabe o que se passou com o Australiano Peter George Norman medalha de prata nos 200 m nos jogos olímpicos do México? Continuando pela Austrália, sabe quando é que os aborígenes foram autorizados a serem proprietários de terras no seu próprio País? Sabe como são tratados os Curdos pela Turquia, Síria, Iraque e Irão? Os Tibetanos e os Uigures (pelo menos) pela China? Contudo, já alguma vez se perguntou porque motivo o Mao Tsé Tung não fez em Macau, o que o Nehru fez em Goa, Damão e Diu? Sabe como são tratadas as minorias étnicas (não são as religiosas, são mesmo as étnicas!) em qualquer um dos países que resultou da implosão da URSS? Por África fico-me, piedosamente, por um único exemplo: sabe quando é que a Mauritânia aboliu a escravatura? Em 1980, no dia em que fui à inspecção no quartel em Setúbal, havia 4 mancebos que tinham o 12 ano de escolaridade, e mais de 30 que eram analfabetos. Se no Continente, 6 anos depois de 1974 estávamos assim, nos outros sítios não deviam estar muito melhor… Julgo que percebe o alcance do que acabei de referir e da ocupação dos lugares na Administração Pública. Em resumo: não se afigura que sejam necessários - sequer! - todos os dedos de uma mão, para enumerar os Países da ONU que referiu, em condições de dar ao Povo Português (Metrópole, Madeira, Açores, Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Goa, Damão, Diu, Timor e Macau) lições de ética sobre a forma de nos relacionarmos uns com os outros. Por último de referir que em 1974, a maior parte dos soldados que integravam o Exército Português, eram Portugueses nascidos nesses mesmos territórios. E a todos eles peço desculpa, pela forma absolutamente miserável e racista com que os portugueses brancos de esquerda, os trataram, abandonaram, e continuam a tratar. A todos eles, sem excepção, considero meus irmãos. Cumprimentos.@@JoneUeine

    • @JoneUeine
      @JoneUeine Місяць тому +1

      @@thunderjack7687
      Sem palavras. Não me custa admitir e reconhecer que relevou muita da minha ignorância no que concerne ao domínio da comparação no tratamento de povos colonizados pelos países ditos civilizados, e só lhe estou grato pela sua paciência e explicação extensiva. Todavia, penso que o problema da notória subalternidade social do povo da Guiné (e os das demais ex-províncias) relativamente aos portugueses idos do Continente e descendentes brancos lá nascidos durante décadas a fio, inviabilizaram o conceito de Pátria una e indivisível e muitos milhares de autóctones jamais foram assimilados. A ausência de políticas efectivas de integração progressiva,na minha opinião, levou a uma sistemática e igualmente progressiva deterioração de uma qualquer solução político-administrativa e entendo que a sua luta pela independência fez sentido. Portugal fez colonialismo com repressão armada e não colonização, e isso poderá fazer toda a diferença. Claro que houve muita injustiça, despostismo e abusos, eventualmente desnecessários e estupidamente consentidos que fizeram muita mossa por via da imprensa internacional (Wiriamu é um bom exemplo). Independentemente de estarmos em posições políticas diametralmente opostas, grato pelas suas explicações e urbanidade.
      Cumprimentos.

  • @luiscastanho3042
    @luiscastanho3042 2 роки тому +1

    Ótimo video

  • @pxtokarev
    @pxtokarev 3 роки тому +30

    As colónias não foram libertadas mas entregues à URSS.
    O exército tinha muitos comandos vendidos ao inimigo, eles e o PAIGC ambos coordenados por Moscovo.

    • @rc9667
      @rc9667 3 роки тому

      Larga as drogas sócio.

    • @rc9667
      @rc9667 3 роки тому

      @yasmin carib lusitano não existe mas sim português aspirante de fascista.

    • @rc9667
      @rc9667 3 роки тому

      @yasmin carib existiu passado. Foram eliminados pelos romanos. Por favor aprenda história e não venha falar merda em lugar público.

    • @pereirac.4199
      @pereirac.4199 3 роки тому

      @@rc9667 eliminados? Errado! Com a morte encomendada de Viriato, foram dominados, pacificados e romanizados.

    • @rc9667
      @rc9667 3 роки тому

      @@pereirac.4199 foram todos miscigenados. Estrutura do DNA inexistente.
      Apenas histórias agora.

  • @JLLaurens
    @JLLaurens Рік тому +14

    graças à URSS, ´é que a Africa continua como está

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому

      se a propria Russa nao tem dinheiro para eles...eh tudo fogetoes...e coisas militares..toda a massa eh adquerida por intermedio da venda do armamento.

    • @shootgunMarvel
      @shootgunMarvel 6 місяців тому

      LOL 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @aliujau4673
      @aliujau4673 5 місяців тому

      Quero saber hitoria sare bacar Guiné-Bissau
      Um pouco

  • @thunderjack7687
    @thunderjack7687 4 роки тому +40

    Os Portugueses eram e são muito maus... é por isso que os guineenses - a começar pela Joacine - ou querem vir para Portugal ou, se já cá estão, não querem regressar à Guiné.
    A luta pela independência criou o belo País que aí está para se ver.

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira 3 роки тому +3

      Um dia voltarão e em breve.

    • @bappamdepinaca7361
      @bappamdepinaca7361 3 роки тому +3

      @@coelhoteixeira entao me manda de volta em breve. voces estiverem no meu país ha 400 anos e nao fizeraam nada. e nos tomamos as nossas independencia ha 47 anos e querem logo que seja um país do primeiro mundo.

    • @sebastiaooliveira928
      @sebastiaooliveira928 3 роки тому +13

      @@bappamdepinaca7361 Rapaz, nem com 500 anos vocês vão lá, a corrupção que por lá vai está ao nível da América do sul. Estão perdidos.

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira 3 роки тому

      @@bappamdepinaca7361 cuidado com o paleio, que vais mesmo ,ou ficas cá enterrado,

    • @paulobarros7559
      @paulobarros7559 3 роки тому +11

      @@bappamdepinaca7361 Portugal uma nação criadora de nações deixou feito aquilo que vocês ainda hoje usufruem e pouco acrescentaram

  • @jeffersongrosman957
    @jeffersongrosman957 3 роки тому +16

    Traição e terrível pior um país que tiram os portugueses e viram um país pobre.

    • @mariadosanjossousa6181
      @mariadosanjossousa6181 Рік тому

      Se estão mais pobres,ou a
      Viverem com dificuldade, é
      Problema deles e teêm que o
      Resolver, mas sem interferência
      De Portugueses, oportunistas que
      Se apropiaram de um País que
      Não era DELES ,para explorar e
      Maltratar os NATIVOS !!!
      AINDA HOJE LAMENTAVELMENTE, CHORAM
      AS FORTUNAS QUE LÁ DEIXARAM, PARA VÓCÊS ERA
      TUDO BOM E MARAVILHOSO :
      Só não lamentam o mal que
      Provocaram a milhares de
      PESSOAS E DE MILITARES
      PORTUGUÊSES QUE PERECERAM,
      OUTROS ESTURPIADOS E OS
      QUE REGRESSARAM VIERAM
      FISICAMENTE E PSICOLÓGICAMENTE DOENTES !!
      FORAM E CONTINUAM A SER
      UNS FASCISTAS DITADORES E
      EGOÍSTAS !...
      Diziam que não precisavam dos
      Militares para nada, que sabiam
      Muito bem defender-se !!!
      Mas quando viram que a
      INDEPENDÊNCIA, Talvez se desse , Foram os primeiros a fugir
      Como RATOS !!!
      VÓCÊS NEM SEQUER GOSTAVAM
      DA METRÓPOLE !....
      DIZIAM QUE A METRÓPOLE ERA
      ONDE RESIDIAM,, QUE ISTO AQUI
      ERA O PUTO !!!
      Não quero ser INJUSTA ,também
      Haviam lá Portugueses honestos
      e íntegros que já lá residiam há
      Muitos ANOS, MAS ERA UMA
      MINORIA . Eu falo porque vi e
      Vivi situações LAMENTAVELMENTE TRISTES,
      EM L.MARQUES E ANGOLA :
      MORRERAM MILHARES DE
      MILITARES POR O REGIME DE
      ENTÃO OS OBRIGAVA A IREM
      DEFENDER UMA GUERRA QUE
      NÃO ERA DELES.
      MORRERAM INGLÓRIAMENTE !!!

    • @brunogoncalves2020
      @brunogoncalves2020 Рік тому +1

      Por aí só se vê o nível de inteligência deles! Cada um só tem aquilo que semeia

    • @realmaxime2222
      @realmaxime2222 Рік тому

      E depois ainda pedem a Portugal para os ajudar a matar a fome

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому

      mas sera que eles repararam nisso...alguma vez viram que os Portugueses faziam mas coisas a eles...estao piores...a vida deles eh simplesmente PESSIMA...e ainda estao a falar e a gabar contra os Portugueses.

  • @JoseRocha-es6pm
    @JoseRocha-es6pm Місяць тому +1

    Para mim Marcelino da Mata foi um Heroi como poucos , a injustiça cometida contra ele envergonha todos os Portugueses de bem.

  • @frankribeiro399
    @frankribeiro399 3 роки тому +4

    Perdemos a guerra do terrorismo. Amen.

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 Рік тому +1

      nao....nao perdemos...so que tivemos a revolucao e aquilo nos impediu de continuarmos..

  • @ManelvisSoares
    @ManelvisSoares 3 роки тому +2

    criar um mundo de trabalho ordem fraternidade

  • @GustavoMonteiro-ut3ob
    @GustavoMonteiro-ut3ob Місяць тому

    tao como eles quiseram.... Aliás se se quisesse realmente mm com todo o apoio e treino que tiveram fora se Portugal n tivesse isolado e tivesse armamento e munição a vontade teriam caído muito mais porque de frente frente nunca tiveram hipótese..... Viva Portugal

  • @danielfernandes6043
    @danielfernandes6043 9 місяців тому +5

    Viva Portugal

    • @nunojose4111
      @nunojose4111 Місяць тому

      🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹

  • @leandrodias2487
    @leandrodias2487 4 роки тому +20

    Canto o peito ilustre lusitano a quem Neptuno e Marte obedeceram....

    • @antoniogalhos4611
      @antoniogalhos4611 3 роки тому +4

      Larga as drogas meu.

    • @baeticus1
      @baeticus1 3 роки тому +1

      Cesse tudo o que a Musa antígua canta ...

    • @leandrodias2487
      @leandrodias2487 3 роки тому +2

      @@antoniogalhos4611 já vi que não passas de um comuna merdoso

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому

      agora falas muito...porque depois de dez anos, todos estavam ja fartos da guerra...mas se nao conforme foi nos dito...um ano mais tarde...e pronto voces todos iriam para o inferno...

  • @lapinrigolo
    @lapinrigolo 5 років тому +18

    Devias ter sido julgado e concerteza... traidor.

  • @ayresmenezes8036
    @ayresmenezes8036 3 роки тому +4

    Queiram por favor para um esclarecimento adicional ler a autobiografia percursos da luta de libertação nacional uma viagem no interior do MPLA memórias pessoais de Hugo José Azancot de Menezes .

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому

      para que...sabes muito bem que sera sempre nos os maus, e eles bem...onde esta o grande problema,

  • @rubenjunior7476
    @rubenjunior7476 Місяць тому

    Moca bo mame tocu bo rispita💪🏾

  • @carlospereira1796
    @carlospereira1796 Місяць тому +1

    Queriam Independência??!! Tiveram , agora aguntem....

  • @brunooliveira2526
    @brunooliveira2526 Рік тому +3

    também digamos que não fazia sentido algum ter quarteis praticamente isolados junto as fronteiras... deveria de ter havido um planeamento melhor a partir de uma certo momento da guerra, coisa que nao houve e se calhar, nao interessou haver

    • @antonioperespereira4857
      @antonioperespereira4857 Рік тому +1

      Grande verdade!!!!!!!!

    • @antonioperespereira4857
      @antonioperespereira4857 Рік тому

      Não falo dos tropinhas, falo dos comandantes militares, cambada de vaidosos ineptos e desorganizados que acabaram por se render à evidência da sua incapacidade e inaptidão. Pensavam mais nas suas carreiras e no que haveriam de ganhar e muito menos em melhorar os planos de combate. Afinal...não eram profissionais.

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 8 місяців тому

      Portugal amigo...nao tinha homens com grande experiencia para a guerra...tambem nao sabia, que haveria a Russia, os EU, a Cuba, China e os Italianos para ajudarem os terroristas...Portugal combatia em tres teatros de Guerra..Guine, Angola e Mocambique. Tinham grandes maquinas...mas nao tinham a estrategia, a estructura e tambem ninguem que os apoiava...nem a Inglaterra que foi completamente destruido pelos Zulus...pois tinham bons comandos...mas nao homens experientes e muitos deles ainda jovens...

  • @fernandomachado4589
    @fernandomachado4589 4 місяці тому

    essas ordens e outras mandadas por Lisboa foram decididas no sofá, mas essa dos libaneses ainda não foi das piores, muito pior que essa foram as outras muitas ordens que era mandar militares para a morte, ordens sem cabimento, era como ir abrir a cova, deitar-se nela e cobrir-se com a mesma terra! foi uma guerra sem pés ,nem cabeça! PAZ Á ALMA DOS CAMARADAS CAÍDOS EM COMBATE!! AMÉM.

  • @jesselivermore2291
    @jesselivermore2291 Місяць тому

    a guine ia receber em 1974 mais 30 mirage novos da frança, que chegaram muito tarde, mas quem teve a culpa foi quem deixou arrastar isto.

  • @jgplayer007
    @jgplayer007 5 місяців тому

    Se foi do mesmo jeito que fizeram aqui no Brasil fico imaginando o "paraíso". 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @leopoldoparada76
    @leopoldoparada76 Рік тому +13

    Uma cambada de traídores que deveriam ter sido julgados .

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk 5 місяців тому +1

    A Guiné não interessa a ninguém

  • @Gl00ten
    @Gl00ten 7 років тому +3

    Hahahaha, dupla nacionalidade :X

  • @luisgrade7384
    @luisgrade7384 7 років тому +21

    traidor !!!

  • @emidiotome6685
    @emidiotome6685 3 роки тому +2

    Trairi
    Traidores da pátria

  • @mamadualiujalo1830
    @mamadualiujalo1830 4 роки тому +1

    Cremosos atacaram meu país Guiné Bissau sem razão?!!!

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira 3 роки тому +5

      estás melhor agora nharro.

    • @bappamdepinaca7361
      @bappamdepinaca7361 3 роки тому +1

      @@coelhoteixeira preferimos assim de que terem as nossas mulheres estupradas

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira 3 роки тому +5

      @@bappamdepinaca7361 deves ser bêbado. E vende-las como vcs fazem às miúdas de 13 anos?? vai bardamerda com a tua treta.

    • @emidiotome6685
      @emidiotome6685 3 роки тому +2

      Vai para lá

    • @emidiotome6685
      @emidiotome6685 3 роки тому +1

      Vai para lá

  • @frankribeiro399
    @frankribeiro399 4 роки тому +3

    A ultimate operacao dos commandos foi um falhanco.Encontraram um turra indigena.Que vergonha!

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira 3 роки тому +1

      Vai-te foder , sabes lá o q dizes.

    • @frankribeiro399
      @frankribeiro399 3 роки тому +1

      Guine para Portugal foi um falhanco politico e militar. Em 1968 o Spinola na operacao Medina de Boe voou num Cessna para observar o movimento militar em que perderam um tanque com soldados carbonizados.O coronel Porto Assa Castel Branco do agrupamento de Bafata participou na coluna militar e... retornado para Lisboa por Spinola como incompetente. Foi pago $12.000.00 mensal com guia de marcha para Bissau Lisboa.

    • @frankribeiro399
      @frankribeiro399 3 роки тому +1

      O comando do agrupamento de Bafata delineava as operacoes militares de infantaria e cavalaria com carros blindados,panhares.Por vezes pedian ajuda de fiats para bombardear a area em avanco.Por vezes sem contacto inimigo.

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 2 роки тому +2

      @@frankribeiro399 Medina de Boé-só tinha cabras-não valia um tostão-mesmo asim os turras falaram-libertamos-kkkkkkkkk

    • @filomenadossantos5934
      @filomenadossantos5934 Рік тому

      voces com os russos...americanos, cubanos e chineses...nos os unicos...voces eh que deveriam ter vergonhas nao ha duvida alguma...

  • @leaodegaza7656
    @leaodegaza7656 4 роки тому +3

    Viva Moçambique...pátria amada.
    Independência ou morte.

    • @alfredodecarvalho1313
      @alfredodecarvalho1313 3 роки тому +7

      Adoro Moçambique. Mas, conheci o seu país quando era jovem, antes da independência e depois da independência, não vejo grande progresso depois de tantos anos de indepencia, até por contrário!!

    • @antoniogalhos4611
      @antoniogalhos4611 3 роки тому +2

      Agora tens os monhés em Moeda. Vai para lá para defender o que é teu se tens colhões.

    • @bappamdepinaca7361
      @bappamdepinaca7361 3 роки тому +1

      vivaaa!!! abaixo estupradores!!! abaixo assassinos!!! abaixo invasores!!!

    • @luiscastanho3042
      @luiscastanho3042 3 роки тому +3

      Eu morava no lago Metangula em 1974,a frelimo já estava totalmente derrotada, mais 1 ano não tinha ninguém.

    • @patriotatuga5757
      @patriotatuga5757 3 роки тому +2

      Chi e ainda agora vi que os comandos vão numa nova missão em Moçambique treinar os Moçambicanos devíamos deixar vos morrer nas mãos do Al Shaab

  • @lucianoresendes9012
    @lucianoresendes9012 7 років тому +12

    A guerra não devia ter izestido porque aquelas terras eram deles foram lhes roubadas e ainda a carta das nações unidas diz isso mesmo que todos os povos são livres- independentes o governo fascista de Lisboa não entendeu assim por isso morrerao milhares de jovens dois lados por uma burrice dos fascistas viva todos povos livres e independentes e até a MADEIRA E OS AÇORES

    • @ManelvisSoares
      @ManelvisSoares 7 років тому +2

      se ouve sse um entendimento mutuo tudo sairia perfeito.... o facto a que ninguem deveria ter sido massacrado branco ou preto e ai esta a iniquidade do homen

    • @PP-tuga
      @PP-tuga 6 років тому +4

      Vai te foder . O que foi Feito foi ...na altura pela patria

    • @PossessedFFF
      @PossessedFFF 5 років тому +6

      Madeira e Açores? ahahahahah Isso são Ilhas de Portugal crl

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira 5 років тому +10

      Vai-te foder comunista de merda.

    • @jesselivermore2291
      @jesselivermore2291 5 років тому +9

      nem português sabes escrever, és um 0

  • @revelinodomingos734
    @revelinodomingos734 4 роки тому +5

    Viva Nino vieira matador dos tugas malditos

    • @rogeriofernandes772
      @rogeriofernandes772 4 роки тому +6

      Turra BURRO!!!

    • @mjlmjl
      @mjlmjl 4 роки тому +12

      Agora tens boa vida. São os Russos que te dão a ração . Vivem na miséria e gostam. Malditos são os governantes que têm tudo para um país ser desenvolvido e mantém a população na miséria.

    • @celestinaalmeida6041
      @celestinaalmeida6041 4 роки тому +8

      Era um assassino que matou tambem o Amilcacar e muitos outros irmãozinhos. Só ficaram bem .Muita fome e miséria ,também só tem o que merece

    • @shootgunMarvel
      @shootgunMarvel 4 роки тому +18

      deve ser por isso que os filhos e netos do Nino Vieira vieram para Lisboa e Coimbra estudar..

    • @coelhoteixeira
      @coelhoteixeira 3 роки тому +2

      Viva a puta q o pariu e a ti tb.