Sou apaixonada por psicanálise, e sigo o professor Lucas tem um tempo. Vendo esses vídeos antigos dele e os de agora, vejo o qto ele evolui, e olha que esse vídeo está bom, mas, ele não verbaliza com tanta segurança como agora. Pois bem, isso me faz ver que: estou começando a fazer vídeos agora e tbm fico insegura com as palavras, vejo que todo começo tem.um começo e depois,tudo ficará excelente
Bom dia,estou a meses procurando mr entender. Já frequentei igrejas, fui internada numa clínica. Ninguém conseguiu me explicar a não ser eu mesma, indo procurar me intender. Meus relacionamentos nunca deram certo. Meu Pai é falecido. Nunca superei sua perda. E durante a vida toda eu fui ele. Na verdade de forma inconsciente me casei com meu próprio pai. Estou sendo curada. Obrigada meu Deus. 🙏Luz e gratidão
Lucas, o J.D. Nasio, no seu livro, chama atenção no complexo de édipo das meninas, que há uma rejeição do laço amoroso, quando a introjeção dos pais fica desestabilizada, provocando na menina uma lealdade ao pai e como consequência dificuldades de relacionamento com outros homens (relações não duram), pois "casa-se" com esse pai. Poderia falar um pouco sobre isso.
Existe a possibilidade de algumas meninas, atingindo a fase adulta não terem o complexo de édipo resolvido com relação ao pai? Mesmo que não ocorra o incesto físico exista o incesto emocional, onde essa filha ocupa o lugar de esposa do pai? Pois eu me relacionei com um homem cuja a filha rivalizava comigo como se eu fosse a amante do pai dela. Inclusive exigindo que o pai lhe desse o mesmos mimos e atenção. Eu notava essa rivalidade mas não encontrava respostas. Essa moça chegava ao ponto de dizer " meu pai não precisa de você pois ele tem a mim" tornou minha vida um verdadeiro inferno que eu decidí por fim naquela relação. O pai dela é só dela e ela deixa bem claro isso, inclusive se põe acima da irmã menor. É bem complexo ! 🤷🏻♀️
Cara, vc é demais!! Passei uma vida prá entender isso e vc vem e joga luz tão facilmente sobre o tema. Caramba!! Assisto seus videos e lhe admiro muito pela segurança, didática e conhecimento que tem. Parabéns!!
Minha namorada tem problemas com o pai, ele nunca deu amor a ela ou minimo de atenção, é um pai presente ausente, sempre foi agressivo com as palavras e ela ver em mim a figura paterna de ela sempre desejou e nunca teve. Eu dou carinhoso, reclamo de forma respeitosa, converso, escuto ela, sou compreensível, procuro sempre entender e ajudar, ajudo ela nas atividades dos cursos(tenho 24 anos e ela 19), sou maduro emocionalmente, presente, coloco ela pra dormir, sou sincero sobre tudo, ela tem acesso ao meu celular e minhas redes sociais(assim como eu tenho o dela), e mantemos um relacionamento EXTREMAMENTE SAUDAVEL, coloco ela pra dormir toda noite, pergunto se ta bem, mando ir comer, tomar banho, ela me pede permissão para fazer algo e se for sair quer que eu vá junto, e se eu nao puder ela não vai só, e SIM, ela me chama de pai/papai e eu a chamo de filha/filhinha, apenas entre a gente e independente se for dentro de um contexto sexual ou não. Isso se encaixaria em que?, Ambos tem algum complexo(edipo/eletra) mal resolvido?
Cara, eu acho que a pergunta que vc deveria fazer é pra vc mesmo e pra ela tb. Essa dinâmica tá funcionando pra vcs? Como vc se sente nesse lugar? Como ela se sente? Ela tem problema com o pai, mas todos nós temos algum problema que trazemos pra nossas relações. Se ela encontrou em vc um cara bacana que entende, respeita e ajuda ela nesse sentido, show de bola. Se vc se sente confortável nesse lugar e quer dar esse amor que ela não recebeu (entendendo que todos nós temos carências emocionais e lacunas de amores q não recebemos, não só ela), show de bola. Vão em frente. A análise quem tem que fazer são vcs que sabem do dia a dia e como é pra vcs viver essa dinâmica. Pra mim, não pareceu nada de errado, só um casal que se ama cuidando um do outro. Acredito que ela tb faça bastante coisa por vc. Em outras abordagens da psicologia vc tb encontra resposta (acredito que bem mais fundamentadas), sugiro procurar a terapia do esquema, a “química esquemática” explica bem o que vcs estão vivendo no relacionamento de vcs. Se pesquisar no UA-cam, acho que o primeiro vídeo eh bem bacana. No mais, boa sorte e tudo de bom!!! :)
@@ythvvminha relação com meu marido tbm é assim, eu sempre chamei ele de pai. Mas nunca perto de pessoas pois, as pessoas não aceitam. A minha angústia é apenas não poder conversar com ninguém sobre o assunto de forma natural.
@@PaulaVianna-hh9guInteressante o assunto, tem algum vínculo com o seu senso mora e ético? Pois é dos 4 aos 7 anos que o senso moral é fundido ao ser humano!
E quando o complexo de édipo nas meninas é mal resolvido? No caso de meninas de 10, 11 anos ainda com esses sintomas, de fixação e amor excessivo pelo pai?? Quais as razões teriam causado esse comportamento e como resolver?
Vi esse comentário em outro vídeo questionário, alguns dizem que isso é causado Por que o pai mimou muito a filha diante da questão de falo que ela queria ter dele, do amor que ela queria ter com ele, isso lá quando ela era criança ainda pequena, isso foi para o inconsciente talvez recalcado por ela, e voltou agora na pré-adolescência com tudo, a diferença entre antes e agora na pré-adolescência e na adolescência, é que ela não tem mais acesso ao inconsciente, o super ego dela já está formado
Aula sensacional! Muito obrigada professor, tirou com excelência as minhas dúvidas e me abriu a visão para outros pontos de vistas sobre o machismo e a homossexualidade no sexo feminino. Perfeito! Obrigada!
Outra dúvida, o feminismo, uma luta para alcançar igualdade ( pois culturalmente, muitos acreditam na superioridade masculina) que quebra valores machistas, seria uma antítese do complexo de castração das meninas? Ou um incentivo à batalhar por condições igualitárias de gênero ?
Oi, Lucas!! Muito interessante esse vídeo. Fiquei curiosa pelas abordagens críticas posteriores a Freud, em relação ao Complexo de Édipo nas meninas. Que autor, no seu modo de ver, desenvolveu uma boa explicação para o tema posteriormente??
Professor, não consigo imaginar uma era inteira, que acabou em época recentíssima, na qual a ameaça de "cortar o pipi" do menino tenha sido assim tão difundida nos costumes das famílias, a ponto de moldar toda uma teoria acerca da psique humana. Além disso, a ameaça estaria conectada à proximidade com a mãe... De fato nesse ponto apenas consegui "aceitar" e me apaixonar pela psicanálise a partir da leitura de Lacan.
Exatamente! Comigo foi a mesma coisa, a teoria do Freud sobre o Édipo é tão ultrapassada e sem sentido que me espanta que ainda tem gente que use a teoria dele.
@@fabioqueiroz8022 bebo de muitas fontes, mas gosto bastante das teorias de Winnicot, ele não fala muito sobre o Édipo pq isso depende bastante de cada indivíduo, de suas fantasias que são interpretações da realidade e etc, L. & Guatarri também, sobre a máquina do Édipo.
Além disto Sigmund trata o complexo como algo de base primordialmente genótipica. Mas será que o medo da castração masculina e a a falta do falo não está se tornando irrelevante uma vê q vemos narrativas de muitos transexuais acontecendo cada vez mais cedo. Me pergunto se o falo representa o que uma vez representou?
Ótimo vídeo! Bastante didático! Mas e quando é ao contrário? Pq algumas mulheres se consideram superiores aos homens? Essa ideia também surge na infância ou surge apenas na vida adulta? Se o Sr puder me tirar essa dúvida agradeço desde já.
Procuro entendimento. Tenho 3 filhos, 2 meninas e 1 menino. A mais velha tem 28 anos e há 5 anos me separei e vejo ela muito agarrada ao pai. Ela nem fala comigo direito. Eles moram juntos com a namorada dela.Quando viaja traz presentes para ele, tudo gira para ele. Quando chego perto ela se transforma, é fria comigo. Não me conta nada sobre a vida dela. Só quando precisa de dinheiro, me procura.
Bom dia amigo,estou com esses problemas com minha filha,já faz 6 meses que minha filha está indo aí psicólogo, só agora eu pesquisando fui cair nesse título.
Oh que tristeza e problemas a queda do homem trouxe para a humanidade. O importante é educar as crianças no amor de Deus e vai minimizar esses problemas. Ler o livro de Provérbios.
Sinceramente tudo bem uma criança de 3 a 5 anos . Mais de 8 anos e demais por que tenho uma conhecida que a enteada é obcecada no pai inventando dores faz mais escândalo por que o pai tá casado que fazer tudo que a madrasta faz isso e muito esquisito
Não. Na verdade, o complexo de Electra é um conceito criado por Jung quando ele já estava fora da Psicanálise. Freud sempre sustentou a tese de que tal termo não seria necessário, que “complexo de Édipo” vale para ambos os sexos.
Cara nada ver, voce diz que criança de 5 anos tem essa visao extremamente detalhada,meus filhos nao tem um pingo desses traços eu nao tive isso de querer um pênis. Loucura
Do estudo da histeria ( útero) feminina em seu livro” a histeria feminina. Primeiramente observada por anna q. Q apresentava sintomascomo surdeZ, paralisia cegueira e que através da hipnose ele teve conclusão que vinha de traumas sexuais causados pela repressão da sexualidade feminina.
Freud tirou essas conclusões em cima de muitos estudos e observações. Se você estudar a psicanálise de Freud, com certeza, esses conhecimentos científicos farão sentido para você.
O cara estudou e observou por anos as crianças para chagar a essa conclusão, E ele é doido? Doido é quem nao estuda e fica perguntando de onde ele tirou isso!
Sou apaixonada por psicanálise, e sigo o professor Lucas tem um tempo. Vendo esses vídeos antigos dele e os de agora, vejo o qto ele evolui, e olha que esse vídeo está bom, mas, ele não verbaliza com tanta segurança como agora. Pois bem, isso me faz ver que: estou começando a fazer vídeos agora e tbm fico insegura com as palavras, vejo que todo começo tem.um começo e depois,tudo ficará excelente
Bom dia,estou a meses procurando mr entender. Já frequentei igrejas, fui internada numa clínica. Ninguém conseguiu me explicar a não ser eu mesma, indo procurar me intender. Meus relacionamentos nunca deram certo. Meu Pai é falecido. Nunca superei sua perda. E durante a vida toda eu fui ele. Na verdade de forma inconsciente me casei com meu próprio pai. Estou sendo curada. Obrigada meu Deus. 🙏Luz e gratidão
Lucas, o J.D. Nasio, no seu livro, chama atenção no complexo de édipo das meninas, que há uma rejeição do laço amoroso, quando a introjeção dos pais fica desestabilizada, provocando na menina uma lealdade ao pai e como consequência dificuldades de relacionamento com outros homens (relações não duram), pois "casa-se" com esse pai. Poderia falar um pouco sobre isso.
É o típico Édipo. Mas pode inverter também e a menina ser leal a mãe. Tudo depende, por isso existe a análise.
Existe a possibilidade de algumas meninas, atingindo a fase adulta não terem o complexo de édipo resolvido com relação ao pai? Mesmo que não ocorra o incesto físico exista o incesto emocional, onde essa filha ocupa o lugar de esposa do pai? Pois eu me relacionei com um homem cuja a filha rivalizava comigo como se eu fosse a amante do pai dela. Inclusive exigindo que o pai lhe desse o mesmos mimos e atenção. Eu notava essa rivalidade mas não encontrava respostas. Essa moça chegava ao ponto de dizer " meu pai não precisa de você pois ele tem a mim" tornou minha vida um verdadeiro inferno que eu decidí por fim naquela relação. O pai dela é só dela e ela deixa bem claro isso, inclusive se põe acima da irmã menor. É bem complexo ! 🤷🏻♀️
Existem, sim, essas possibilidades, Damares.
Vivi situação semelhante
Cara, vc é demais!! Passei uma vida prá entender isso e vc vem e joga luz tão facilmente sobre o tema. Caramba!! Assisto seus videos e lhe admiro muito pela segurança, didática e conhecimento que tem. Parabéns!!
Muito obrigado!! 🤗🤗🤗
Professor Lucas parabéns pela didática e tanto conhecimento! Gratidão por compartilhar!
Minha namorada tem problemas com o pai, ele nunca deu amor a ela ou minimo de atenção, é um pai presente ausente, sempre foi agressivo com as palavras e ela ver em mim a figura paterna de ela sempre desejou e nunca teve. Eu dou carinhoso, reclamo de forma respeitosa, converso, escuto ela, sou compreensível, procuro sempre entender e ajudar, ajudo ela nas atividades dos cursos(tenho 24 anos e ela 19), sou maduro emocionalmente, presente, coloco ela pra dormir, sou sincero sobre tudo, ela tem acesso ao meu celular e minhas redes sociais(assim como eu tenho o dela), e mantemos um relacionamento EXTREMAMENTE SAUDAVEL, coloco ela pra dormir toda noite, pergunto se ta bem, mando ir comer, tomar banho, ela me pede permissão para fazer algo e se for sair quer que eu vá junto, e se eu nao puder ela não vai só, e SIM, ela me chama de pai/papai e eu a chamo de filha/filhinha, apenas entre a gente e independente se for dentro de um contexto sexual ou não. Isso se encaixaria em que?, Ambos tem algum complexo(edipo/eletra) mal resolvido?
Cara, eu acho que a pergunta que vc deveria fazer é pra vc mesmo e pra ela tb. Essa dinâmica tá funcionando pra vcs? Como vc se sente nesse lugar? Como ela se sente? Ela tem problema com o pai, mas todos nós temos algum problema que trazemos pra nossas relações. Se ela encontrou em vc um cara bacana que entende, respeita e ajuda ela nesse sentido, show de bola. Se vc se sente confortável nesse lugar e quer dar esse amor que ela não recebeu (entendendo que todos nós temos carências emocionais e lacunas de amores q não recebemos, não só ela), show de bola. Vão em frente. A análise quem tem que fazer são vcs que sabem do dia a dia e como é pra vcs viver essa dinâmica. Pra mim, não pareceu nada de errado, só um casal que se ama cuidando um do outro. Acredito que ela tb faça bastante coisa por vc. Em outras abordagens da psicologia vc tb encontra resposta (acredito que bem mais fundamentadas), sugiro procurar a terapia do esquema, a “química esquemática” explica bem o que vcs estão vivendo no relacionamento de vcs. Se pesquisar no UA-cam, acho que o primeiro vídeo eh bem bacana. No mais, boa sorte e tudo de bom!!! :)
Só completando: o vídeo que falei é do canal de Ana Streit
@@ythvvminha relação com meu marido tbm é assim, eu sempre chamei ele de pai. Mas nunca perto de pessoas pois, as pessoas não aceitam.
A minha angústia é apenas não poder conversar com ninguém sobre o assunto de forma natural.
@@PaulaVianna-hh9guInteressante o assunto, tem algum vínculo com o seu senso mora e ético?
Pois é dos 4 aos 7 anos que o senso moral é fundido ao ser humano!
E quando o complexo de édipo nas meninas é mal resolvido? No caso de meninas de 10, 11 anos ainda com esses sintomas, de fixação e amor excessivo pelo pai?? Quais as razões teriam causado esse comportamento e como resolver?
Eis as questões!
Vi esse comentário em outro vídeo questionário, alguns dizem que isso é causado Por que o pai mimou muito a filha diante da questão de falo que ela queria ter dele, do amor que ela queria ter com ele, isso lá quando ela era criança ainda pequena, isso foi para o inconsciente talvez recalcado por ela, e voltou agora na pré-adolescência com tudo, a diferença entre antes e agora na pré-adolescência e na adolescência, é que ela não tem mais acesso ao inconsciente, o super ego dela já está formado
Aula sensacional! Muito obrigada professor, tirou com excelência as minhas dúvidas e me abriu a visão para outros pontos de vistas sobre o machismo e a homossexualidade no sexo feminino. Perfeito! Obrigada!
Amei a didática professor Lucas
Obrigada Lucas
Outra dúvida, o feminismo, uma luta para alcançar igualdade ( pois culturalmente, muitos acreditam na superioridade masculina) que quebra valores machistas, seria uma antítese do complexo de castração das meninas? Ou um incentivo à batalhar por condições igualitárias de gênero ?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelentes colocações. Obrigada 😊
Lucas, como fica a teoria edipica em relação às questões de gênero nos dias atuais?
11:00 foi respondido nesse trecho. Agora imagina a situação contrária ao que foi falado.
Acredito que a disforia de gênero eh um sintoma de que a teoria edipiana está mudando.
Video excelente, deixou tudo explicado de maneira simples
parabéns! melhor explicação que eu já assistir
Ótima explicação!
🤗😉👊
Oi, Lucas!! Muito interessante esse vídeo. Fiquei curiosa pelas abordagens críticas posteriores a Freud, em relação ao Complexo de Édipo nas meninas. Que autor, no seu modo de ver, desenvolveu uma boa explicação para o tema posteriormente??
Winnicot, Lacan
Olha, sou mulher e ter minha filha me trouxe uma completude muito forte.
Bela abordagem... isso explica muitas coisas!!!
Professor, não consigo imaginar uma era inteira, que acabou em época recentíssima, na qual a ameaça de "cortar o pipi" do menino tenha sido assim tão difundida nos costumes das famílias, a ponto de moldar toda uma teoria acerca da psique humana. Além disso, a ameaça estaria conectada à proximidade com a mãe... De fato nesse ponto apenas consegui "aceitar" e me apaixonar pela psicanálise a partir da leitura de Lacan.
Exatamente! Comigo foi a mesma coisa, a teoria do Freud sobre o Édipo é tão ultrapassada e sem sentido que me espanta que ainda tem gente que use a teoria dele.
@@DS-sx7if em qual autor você gosta de fazer seus estudos? Penso no que você disse também. Ou você fala de outras linhas da psicologia?
@@fabioqueiroz8022 bebo de muitas fontes, mas gosto bastante das teorias de Winnicot, ele não fala muito sobre o Édipo pq isso depende bastante de cada indivíduo, de suas fantasias que são interpretações da realidade e etc, L. & Guatarri também, sobre a máquina do Édipo.
existe um complexo que seja a menina contra o pai e tenha essas questoes amorosas com a mae?? poderia falar sobre? ótimo vídeo!!
Parabéns pelo o conteúdo! Você explica com muita clareza. Lucas, fala sobre a fase oral, anal e fálica. Abraços.
Muito obrigado, Claudia! Sugestão anotada! :)
Tô chocado como ele resumiu perfeitamente. Parabéns cara eu n sei poderia ter sido explicado melhor
Valeu, Alberto!
Queria um vídeo fazendo um paralelo com a teoria do romance familiar e o objeto perdido lacaniano.
Além disto Sigmund trata o complexo como algo de base primordialmente genótipica. Mas será que o medo da castração masculina e a a falta do falo não está se tornando irrelevante uma vê q vemos narrativas de muitos transexuais acontecendo cada vez mais cedo. Me pergunto se o falo representa o que uma vez representou?
Ótimo vídeo! Bastante didático! Mas e quando é ao contrário? Pq algumas mulheres se consideram superiores aos homens? Essa ideia também surge na infância ou surge apenas na vida adulta? Se o Sr puder me tirar essa dúvida agradeço desde já.
Você explica muito bem 👍
Muito obrigado, Karen!
Olá! Poderia indicar textos freudianos ou nao, para possibilitar um aprofundamento neste conceito? Obrigado!
O projeto de Freud. Freud o inconsciente. Freud a histeria feminina e sófocles o Édipo rei
Q legal, vc tem as referencias bibliográficas?? Gostaria de ler sobre isso
Histeria feminina - Sigmund freud
Freud e o inconsciente
Sófocles o édipo rei
Complexo em psicanálise significa conjunto de ideias interligadas... 🤔
Procuro entendimento. Tenho 3 filhos, 2 meninas e 1 menino. A mais velha tem 28 anos e há 5 anos me separei e vejo ela muito agarrada ao pai. Ela nem fala comigo direito. Eles moram juntos com a namorada dela.Quando viaja traz presentes para ele, tudo gira para ele. Quando chego perto ela se transforma, é fria comigo. Não me conta nada sobre a vida dela. Só quando precisa de dinheiro, me procura.
Bom dia amigo,estou com esses problemas com minha filha,já faz 6 meses que minha filha está indo aí psicólogo, só agora eu pesquisando fui cair nesse título.
Qts anos ela tem? Já superou o problema?
atualmente como ela está? poderia falar mais sobre??
Sempre ótima exploração.
Oh que tristeza e problemas a queda do homem trouxe para a humanidade. O importante é educar as crianças no amor de Deus e vai minimizar esses problemas. Ler o livro de Provérbios.
Alguém indica algum filme sobre esse assunto!?
Que assunto interessante.
Excelente.
Gracias.
O complexo de édipo nos meninos pode causar a homossexualidade?
As causas da homossexualidade são tão diversas e intrincadas quanto as causas da heterossexualidade. 😉
Ai eu me pergunto, porque eu não o encontrei há 5 anos atrás?
Sinceramente tudo bem uma criança de 3 a 5 anos . Mais de 8 anos e demais por que tenho uma conhecida que a enteada é obcecada no pai inventando dores faz mais escândalo por que o pai tá casado que fazer tudo que a madrasta faz isso e muito esquisito
Vixe aí é complicado? Ela é se insinua para o pai?
O fato é que as crianças não pensam assim. Não pensa essas coisas. Pelo contrário vemos as crianças idolatrarem os pais e desejam imitá-los.
Ótima exposição psicanalítica...
O comportamento feminino típico tem relação com a passividade e o masculino com a atividade.
fsm
O comportamento passivo é mal interpretado e visto como inferior
PROFESSOR TOP
existe o complexo de electra nos homens???
Nos homens o nome dado é complexo de Édipo.
Isso é o mesmo que complexo de Electra?
Não. Na verdade, o complexo de Electra é um conceito criado por Jung quando ele já estava fora da Psicanálise. Freud sempre sustentou a tese de que tal termo não seria necessário, que “complexo de Édipo” vale para ambos os sexos.
Cara nada ver, voce diz que criança de 5 anos tem essa visao extremamente detalhada,meus filhos nao tem um pingo desses traços eu nao tive isso de querer um pênis. Loucura
Não é literalmente tudo ao pé da letra, tá numa linguagem adulta para entender
A passividade tem relação com o desejo de ganhar o pênis e, posteriormente, em substituição a esse desejo, de ganhar um bebê do pai.
Credo
Pense ,numa ideia doida kkk
Relacionamento ((degradante é igualzinho preconceito)) fingido
Em que idade isso acontece nas crianças?
Entre os 3 e os 5 anos.
Amei me apaixonei!
🤗😉👊
freud nao explica!
A saída tipicamente feminina tem bases orgânicas.
Essas teorias são tão estranhas, pra mim não fazem o menor sentido.
A psicanálise é difícil tem que estudar muito, não é ouvir uma vez e vai entender.
Grande Doutor Freud
Uau!
Tem um DON do ensinamento
Eu nunca tive admiração pelo meu pai. Então, nao creio que passei pelo complexo de édipo.
Esse pensamento Freud, acho marxista, nada a ver
Essa teoria tem uns 150 anos, o padrão da sociedade era diferente.
@@significantesmichele4828 Padrao da sociedade sim. Mas a mente do ser humano sempre foi a mesma
Parece loucura
Algumas teorias de Freud sao bem ultrapassadas ao meu ver.
Viva Dr. Freud uhhhhhh
weening
Malabarismo dedutivo no mesmo nivel da tentativa de provar a existência do deus cristão
De onde será que Freud tirou essas idéias absurdas sem o menor sentido...
De anos em estudos clínicos e experienciais.
Do estudo da histeria ( útero) feminina em seu livro” a histeria feminina. Primeiramente observada por anna q. Q apresentava sintomascomo surdeZ, paralisia cegueira e que através da hipnose ele teve conclusão que vinha de traumas sexuais causados pela repressão da sexualidade feminina.
Freud tirou essas conclusões em cima de muitos estudos e observações.
Se você estudar a psicanálise de Freud, com certeza, esses conhecimentos científicos farão sentido para você.
As ideias surgiram do pó mágico que ele cheirava kkkkk
O cara estudou e observou por anos as crianças para chagar a essa conclusão,
E ele é doido?
Doido é quem nao estuda e fica perguntando de onde ele tirou isso!
Ótima explicação!