🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/ 💰 Inscreva-se no Desafio Sobrenatural: forms.gle/jPN62FiTpFf3DGVo7 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin ~ CANAL DO INSTITUTO PONTO AZUL: ua-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html ~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx ~ QUER SER ENTREVISTADO(A)? Preencha este pequeno formulário: forms.gle/Rz4MMWmeC9LovQcv6 ~ LIVROS QUE ESTOU LENDO: - Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XHc9uy - O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa - Fátima: milagre ou construção? (Patrícia Carvalho): amzn.to/42aDEzp Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre pelos links acima ou por este link geral para me apoiar: amzn.to/376oz8q ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
Sou estudante rosa cruz e martinista, foi a melhor coisa que fiz na vida , os ensinamentos sao maravilhosos, a loja extremamente organizada , pessoas acolhedoras , os rituais sao muito serios e inspiradores. Vale muito a pena, me encontrei na Amorc.
Saudações diante da Luminárias irmã. Falo o mesmo, tenho tido ótimas experiências, absolutamente nada parecido com a experiência de jovem. Não sei o que ele passou por ai, mas falo que na Amorc (ordem da qual faço parte também) não tenho nada de ruim pra falar Compartilho da sua experiência irmã. P.P
Que bom que estão bem ! Isso é o verdadeiro fundamento de toda religião! Porém tenham a visão crítica , vários e vários perdem anos de vida , e só vão perceber que foram enganados e expoliados a troco de absolutamente nada bem lá na frente ! Mas nunca é tarde !
Fizemos um juramento quando entramos na Ordem. Quem entendeu o juramento sabe de sua importância. Há liberdade para sairmos da Ordem. Há que se sair de modo discreto, sem escancarar.
Sou estudante da Amorc Ordem Rosacruz há quarenta anos. Só tive benefícios, melhorei como pessoa e com relação aos outros. É uma ordem iniciática, cujos conhecimentos são adquiridos conforme a pessoa avança nos estudos. Vale a pena conhecer.
Eu sou estudante Rosacruz desde 2003 e posso garantir que este rapaz leu a história em orelhas de livro, mas não foi iniciado, ele não é um iniciado. Pelo menos na Ordem Rosacruz AMORC, não. É só um estudante que deve ter feito outras experiências, não da RC AMORC e ou TOM. A nossa Luz é reconhecida. Paz Profunda
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
@@chrystianrevellesNa AMORC você vai achar Egito pra todo lado e nada dos manifestos Rosacruzes. A TOM, recomendo. Textos profundos e bem escritos e um rito muito belo. Demorou para a TOM se desligar da AMORC.
Toda vez que alguém se diz "EX' alguma coisa, eu desconfio. Respeito a decisão de cada um, mas sair de um grupo e sair fazendo propaganda negativa é sinal apenas de que se frustrou com algo que não atendeu suas expectativas. O título diz " A Verdade sobre martinisimo. " pois pra falar a VERDADE tem que ser uma autoridade no assunto. Ter um alto grau, uma dimensão evolutiva que mostre no dia a dia a construção de algo concreto. Alguem que realmente se instruiu e se tornou uma autoridade no assutno dentro da instituição principalmente.
Concordo com vc frater, esse canal parece que foi feito com esse propósito, pegam qualquer pessoa pra falar e as pessoas acham que a visão dessa pessoa é uma visão geral, isso denigre ordens sérias infelizmente
@@letyciarodrigues9288mas então amiga, o religioso seja de qualquer ordem que seja também acha que o pensamento religioso que ele segue é o mais ideal pra ele e consequentemente para outros!
@@DaniloAraujoCamposClaro que não. Somos livres para escolher os diversos caminhos possíveis. Além disso muitas ordens não são religiosas e seus membros também pode não ser (ou podem, porque somos livres). As pessoas apenas estudam e fazem suas práticas para serem pessoas melhores. As vezes é algo bem mais simples do que os outros imaginam.
Bom dia! A Ordem Martinista não é uma Ordem Interna em geral. O modelo de círculo interno da TOM (Tradicional Ordem Martinista) é apenas um modelo, não uma realidade para todas as Ordens.
Tem razão, muito obrigado pela correção! Acabei simplificando de maneira reducionista, mas cada estrutura tem um sistema próprio. Em algumas Ordens Martinistas, a Rosacruz é que se torna a ordem interna do martinismo, como no caso da Rosacruz do Oriente. O Martinismo é interno à Rosacruz na ordem da qual fiz parte (OKRC) - você ingressa como membro rosacruz e só mais adiante pode ser iniciado no Martinismo. AMORC é só mais uma dentre muitas outras ordens. Na ordem martinista HOM, por exemplo, a maçonaria é o pré-requisito externo. No sistema de algumas ordens, o Martinismo é o círculo externo para a Rosacruz do Oriente. Você não está levando em consideração que eu fui falar apenas da minha própria experiência, tanto é que o entrevistador mesmo ressaltou que eu fui da OKRC. Se tivesse assistido tudo, teria visto também que eu sigo firme na busca e nos estudos iniciáticos. Fraternal Abraço
A grande obra é justa e perfeita. Acontece que todo lugar que tem ação humana, está sujeito a erros e isso acontece também em ordens iniciáticas. Algumas pessoas ao identificar algo desse tipo desistem da ordem; sugiro aos irmãos que foquem na obra e não nos erros de algumas pessoas ou grupos e não esqueçamos que a verdadeira iniciação acontece em planos superiores. P.P.
Sou Rosa Cruz Amorc desde 1967. A orientação dos estudos, as monografias acompanham o desenvolvimento científico passando p/história geral etc. Aos estudantes cabe discernir entre historia/contos/estórias proselitismo de certos membros passageiros ...... A simbologia as Iniciações no Templo "despertam consciencia do SER....que busca o próprio conhecimento. De nada vale ao buscador que procura doação de "Prato Feito". Esses buscadores não encontrarão resposta em lugar algum. Os estudos, as pesquisas, a participação social são importantes. A parte social é complexa em todas organizações. O ser humano sendo bondoso e querendo se doar, digo, aparecer, se não consegue participar de cargos admistrativos ou equipe iniciática saem magoados e até mesmo condenando a instituição. O Segredo R,+R está nas Iniciações realizadas em nosso SANCTUN com desprendimento, sinceridade e entrega total que responde a todas perguntas que nos levaram a ingressar na Ordem Rosacruz AMORC ....
Maria, sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. AMORC e TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
Saudações Daniel , Eu sou membro da AMORC desde 2008 e sou martinista. Gostaria de dizer que não reconheço as críticas apontadas. Em todos esses anos encontrei situações que fazem parte da convivência humana, mas o que o entrevistado apontou não vi em nenhum momento acontecer.
Mano André, sou o entrevistado. Gostaria de dizer que não existe só rosacrucianismo da AMORC nem só martinismo da TOM, mas, em vez disso, dezenas de diferentes ordens rosacruzes e martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi. Pelo contrário, considero as ordens que você faz parte como sendo as mais mente aberta do mundo iniciático, incentivando a liberdade de seus membros e o pensamento crítico. Infelizmente não é o caso de todas.
@@fernandogonzaga porque a primeira coisa que eu disse no vídeo foi que AMORC não era a única Rosacruz e TOM e não era o único Martinismo. Comecei dando uma lista de ordens rosacruzes e martinistas, cada uma com sua própria estrutura e abordagem. Mais adiante, eu disse que fui membro da OKRC e, quando cheguei no martinismo, fui membro de um grupo fechado de Santa Maria que começou numa loja maçônica, fundado por maçons brasileiros que foram na França receber suas linhagens. Óbvio que não poderia se tratar da TOM, só por essa descrição. Porém, os membros da AMORC e da TOM pensam que só existe AMORC e TOM, desconhecem que a própria AMORC e TOM só existem porque receberam transmissões de outras ordens anteriores.
@@chrystianrevelles não ficou óbvio não. Se tivesse você não teria tantos comentários sobre este apontamento. Não subjulgue os demais, as vezes precisamos entender que nossa oratória pode ser óbvia para nós, mas não comunica adequadamente o público, então está falha. Obrigado pela resposta! Abraços!
@@fernandogonzaga Foi dito no vídeo que a Rosacruz da qual fiz parte foi a OKRC e também foi dito no vídeo que o Martinismo do qual fiz parte foi fundado por maçons brasileiros santamarienses que receberam linhagens da França, inclusive que começaram operando dentro de uma loja maçônica. Só por essa descrição é impossível pensar que eu esteja falando da TOM. Se as pessoas pensam isso, isso significa que foram enganadas a acreditar que só existe uma única ordem rosacruz e uma única ordem martinista, o que é pura e simplesmente uma mentira. Veja quanta gente cai nessa fábula. Manipulação
Estou em uma pesquisa profunda sobre a Rosacruz e estou me fascinando cada vez mais, eu creio que mesmo que todo esses rituais e demonstrações de "poderes psiquicos" não sejam reais (eu não sei, pois ainda não faço parte), a ordem em si desenvolve todo seu interior como ser humano, que vai desde o seu físico até o seu mental, não consigo ver seja lá o que acontecer lá dentro, como algo maléfico, e se de algum modo as pessoas se sentem melhor, obtem conhecimentos que edificam a sociedade e o seu interior, é algo super válido, independente de ser experiencias reais ou não.
Conheça pessoalmente, vá em uma atividade aberta , a entrevista desse rapaz não condiz com a realidade, nas lojas RC tem bibliotecas com uma vasta gama de livros que podem ser consultados, além de todas as suas perguntas serem esclarecidas nas secretarias das lojas.
Na ordem rosa cruz existe a UrCi é uma universidade dentro da ordem que faz estudos cientificos que comprovam cientificamente todos os beneficios dos experimentos.
Esse cara é meio perturbado da cabeça! Como diz o ensinamento, vc só vai até onde pode ir. A Rosacruz é como triângulo com vórtice pra cima, em que cada vez vai afunilando a subida. Ele foi até onde pode na sua evolução nessa vida!!!
Fiz parte de alguns grupos relacionadas com: Religião e esoterismo. Todas, sem eseção: Foram ótimos caminhos! Algumas pratico até hoje e outras não mais, porém fazem parte da minha história e eu nunca envergonharia ou desapontaria tais grupos! Foram e sempre serão meus amigos! Me estranha muito as pessoas fazerem parte, usarem esses grupos e depois saírem chutando o balde!!! Agora um conselho a vc meu nobre Frater Chrystian: Se encontrares alguma coisa que te desaponta; absorva, agradeça e saia calado! Simples assim! Fique com Deus Frater!! Descobri o canal agora! Parabens!😢
1:22:40 A Ordem JAMAIS se intitulou dona da verdade e uma das citações e termos que costumamos dizer é que somos "BUSCADORES"e um buscador está em busca de.....
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Sou Rosacruz há 22 anos e Martinista há 20. Foram as melhoras escolhas que fiz na minha vida. Lamentável esse sujeito fazer essas declarações, pois a grande maioria não condiz com a verdade.
Esse rapaz deve ter algum probleminha de interpretação de cunho particular. Nós rosacruzes, penso eu, somos seres que ao invés de cérebro temos um ponto de interrogação na cabeça, o que nos torna eternos buscadores e construtores de nossa verdade (pessoal e individual) e de nossa realidade. Tornando-nos responsáveis por tudo o que nos acontece. Ao contrário do que ele disse, temos vida social, nos encontramos em barzinhos com amigos da fraternidade ou não (rsrsrs). E mais, recebemos orientações para que levemos para fora(o macro), em atitudes, palavras e ações, tudo o que apreendemos e e aprendemos dentro da Loja e do templo (micro). Em tempo, não há venda de Graus, muito menos separação entre as pessoas de acordo com seu Grau.O que existe é um estudo profundo e sistemático, aonde cada um constrói a sua verdade através de pesquisas, muitas leituras e experiências pessoais.
Opa, boa noite mana Vládia, sou o entrevistado e você tem razão que na AMORC é muito mais tranquila esta questão da sociabilização. Talvez tenha causado confusão porque o martinismo onde eu fui recebido aqui em Santa Maria (OMRB) é o da linha martinezista (Elus Cohen) de Martinez de Pasqually, então é muito mais fechado e secreto nesse sentido. Talvez o público geral, ouvindo "martinismo", não saiba diferenciar da TOM e acabe pensando que é tudo a mesma coisa, mas acho importante sua contribuição para destacar que existem várias ordens rosacruzes e várias ordens martinistas. Rosacrucianismo, por exemplo, eu aprendi na OKRC, apesar de ter feito parte brevemente da seção juvenil da AMORC. Talvez o público externo acabe pensando que é tudo a mesma coisa, mas por isso eu comecei diferenciando que cada ordem é uma ordem e tem uma estrutura distinta. Aquela questão de venda de graus eu também nunca vi na AMORC nem na TOM. Acho que, como as pessoas num geral conhecem somente essas duas instituições, podem pensar que estou referindo-me a elas. Se eu tiver uma segunda oportunidade de falar sobre R+C e OM aqui ou em outro canal, tendo mais tempo, vou cuidar com esses apontamentos e detalhes. Fraternal Abraço!
Em Santa Maria.... martinezista.... então o termo não é loja correto? .. o termo é G?....e nao precisa escrever por respeito a força e obra destes caras ! buscaram na França?.... 3 caras... tu trombou com discípulos do velho Jme.? Ilha, Xavier, ... o nível de tensão que demonstras no depoimento remete a essa linhagem... ou "egré..." Fica tranquilo jovem.... essa inquietação é vida que vais direcionar com o tempo... estas sempre em teu destino... jamais abandonar a vontade... mas vontade sem virtudes e justiça é abandonar um aspecto nobre da entidade humana. A moral. Sem ela o homen é um animal.
@@m.m.m.3402 Grupo... Turma do Velho "J.C.A.", companheiro do Ary e do Otto Germano Beust. Estudam muito e trabalham sério, mas ainda há muito sectarismo a ser superado... confiança demais em visões astrais. Apesar disso, aprendi muito e levo comigo. Esses não misturam dinheiro com iniciação. Não cobram um centavo sequer. TFA
É um absurdo esse negócio de vendas de graus que ele falou, generalizando e denegrindo as ordens, as perguntas feitas pelo entrevistador induzem a respostas que não condizem com a realidade.
@@chrystianrevelles A ritualística martinezista é muito parecida com a maçônica, mas os ensinamentos e preleções são totalmente diferentes. Sou maçom e me sinto bem onde estou.
Chrystian R. tinha ou tem uma parceria com Yuri Mocellin, dono do canal Alquimia das Artes. Ele estava lecionando na escola que o Yuri abriu e, vejo algo estranho aqui, porque ele (Chrystian) diz que tem uma certa "viagem" em algumas instituições da Rosacruz, mas o que aquele rapaz chamado Yuri faz no canal dele é justamente uma "viagem", pois usa dos materiais esotéricos, religiosos, místicos, kabbalah/Cabalá para ganhar dinheiro (mais do que ele já tinha), pois ele abriu uma escola e diz que iniciou fulano e beltrano, além disso tem gente que chama o cara de "mestre", um absurdo na minha opinião. Então fica a minha pergunta para o Chrystian, você fez essa entrevista, mas também saiu dos negócios com o Yuri? Pois penso que se você estiver lucrando naquela escola "iniciando pessoas", não vejo sentido nessa entrevista. Eu espero que isso não seja uma atitude desonesta consigo mesmo. Quem sabe do que eu estou falando, vai entender.
Tirem suas próprias conclusões,façam uma visita a uma loja Rosacruz amorc,em um dia de meditação aberta ao público,e ver se vc vai ter uma experiência espiritual que vc nunca teve,espero ter ajudado,Paz Profunda🌹🕯
Exatamente frater, convido a todos a irem pessoalmente na loja RC para conhecerem como funciona, porque nada do que esse rapaz disse no vídeo é verdade.
Meu sogro era rosa cruz, mas nunca entendi muito sobre o assunto. Vi uma galera aqui usando a saudação “paz profunda” e ele falava isso SEMPRE. Saudades Zabulon ♥️
@ivanisouza9996 tem um monte de clubinho também usando nome de Jesus e enriquecendo gerando dividas nos fiéis. Então Jesus está mesmo em toda parte e em todo UNIVERSO, tanto o universo Grande quanto o pequeno Eu, onde Jesus também se apresenta e faz morada . Seja menos beata. E mais amável pra seguir Jesus.
mano Mario, obrigado! Sei que simplifiquei muito a coisa para tentar dar uma noção aos que nunca ouviram falar do tema, mas se eu tiver a chance volto aqui ou onde chamarem para explicar melhor sobre Boehme, Martinez e Saint-Martin! Fraternal Abraço
@@Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd neste caso, os martinistas foram perseguidos junto com os maçons e comunistas. Constant Chevillon foi um dos líderes martinistas assassinados pelos nazistas, entre muitos outros.
@@cacauarruda A rosacruz da qual desisti foi a OKRC e o martinismo do qual desisti foi da OMRB. Antes de entrar nessas duas, eu fui da seção juvenil da AMORC (ORCJ, que depois virou OGG) que para mim foi uma experiência muito positiva na minha vida. Entrei com 14 anos de idade e fiz todos os estudos de lá e ainda continuei até os 18. Mais adiante, fui brevemente membro da AMORC (2016) e da TOM (2018), que hoje considero como as ordens menos "secretistas" e "obscurantistas", sendo muito mais liberais e mente-aberta do que as ordens martinezistas e igrejas gnósticas. Eu adormeci nos estudos da TOM e da AMORC ao entrar na OMRB e na OKRC, mas não por decepção, e sim porque um dos juramentos era não ter outras afiliações iniciáticas. Sinto saudade do ambiente iniciático e não descarto um dia iniciar na TOM
Olá!! Entendi... então, fiquei bem preocupada pois acreditei isso ter ocorrido na AMORC e na TOM! Aliás, lhe saúdo diante das Luminárias de nossa Ordem! Sou Martinista e RC e me preocupou pois, sabemos bem que em lugar algum se encontra a perfeição (e é exatamente isso que o buscador busca - perdão pela redundância) mas coisas que vi em outros videos, aqui, sobre a RC e o Martinismo, me pareceram, e são, muito aquém do que estou acostumada a presenciar e vivenciar. Problemas? Vi alguns dentro das Lojas que frequentei e basicamente são por ego (e isso não devemos julgar pois é o que nós tentamos eliminar em nossas vidas, sendo de uma Ordem ou não), enfim; lamento o que aconteceu e realmente não se pode limitar aquele que busca por expansão, é no mínimo contraditório. Agradeço sua resposta e me perdoe meu questionamento. Fiquei realmente curiosa (olha o ego aí) em saber onde foi. Fique bem!! Paz Profunda!!@@chrystianrevelles
1:15:54 Fiquei curiosa em saber em qual grau seus dois entrevistados como ex-rosacruz pararam/desistiram/abandonaram (termo errado), enfim, já que exatamente esses pontos de "cosmos, universo, Carl Sagan, usando inclusive material do próprio astrofísico como estudo, está contido no material de estudo da Rossacruz de forma bastante séria e sim, CIENTÍFICA. Essas duas entrevistas, ou foram feitas por pessoas que não entenderam bem do que se trata ou foram, em muito, omitidos o que ou como realmente funcionam os estudos.
Ele é muito inteligente e já vi ele falando muito bem sobre as ordens, na verdade talvez ele esteja melindrado com a exigência de segredo, mas esse segredo é apenas para não quebrar o efeito benéfico e psicologicamente eficiente do silêncio. Mas ele é muito jovem ainda, inexperiente e só o tempo pode dar algumas respostas.
SOU membro há 18 anos da Rosa cruz e seis Martinismo......autoconhecimento não eh para todos..... eh um processo individual ,,,,,não eh uma filosofia secreta e sim discreta ...... vale a pena conhecer a filosofia ...... dificil eh ouvir criticas sem conhecimento ..... enfim Paz profunda
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Sem muito o que falar após tanta incoerencia nesse video, apenas deixo as palavras de Louis-Claude de Saint-Martin: "Desejei fazer o bem, mas sem fazer barulho, pois senti que o barulho não fazia o bem e que o bem não fazia barulho."
Como a ciência pode afirmar que essas atividades do cérebro é que produzem os pensamentos e os sentimentos e não que os pensamentos e sentimentos é que produzem certas atividade específicas do cérebro? O fato de que não temos tecnologia ou meios para detectar e estudar a mente e os sentimentos em si, não significa que mensurar as atividades do cérebro se está medindo os pensamentos e sentimentos. Estamos sim estudando os sintomas e não as causas, mesmo porque ainda não conhecemos essas causas. A falta de evidência se faz por não temos meios ainda para detectá-los não é mesmo?
Caramba! Considerando as transformações altamente positivas que observo em Fratres e Sorores Rosacruzes e Martinistas, um vídeo como esse chega a ser perigoso, pois pode levar pessoas que precisam de melhora a se privarem de dois caminhos fantásticos. Foi bom para perceber a "pegada" do canal.
Mano Ricardo, sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Eu acredito no seu relato porque a AMORC e a TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
A tua resposta NÃO responde àquilo que ele disse. E, como você mesmo falou, há inúmeras correlações positivas entre as linhas esotéricas. Por exemplo, o próprio conceito anterior do Big Bang (origem do universo, que os esotéricos sabiam, antes mesmos das universidades modernas existirem) e o dilúvio. Hoje, nós sabemos que mesmo a tradição esotérica indiana falava a verdade. Entre o sul da Índia e o Sri Lanka existia uma área de terra, povoada e já se coletaram inúmeros artefatos e PROVAS arqueológicas, de acordo com a ciência, foram levados para análises por cientistas. Só para citar alguns exemplos.@@chrystianrevelles
@@ArmandCury Ele disse que a AMORC e a TOM são dois caminhos fantásticos e que o vídeo pode afastar pessoas desses caminhos. Eu reiterei que não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi. Como disse no vídeo, existem vários grupos diferentes e não dá pra generalizar.
Com relação aos vários questionamentos de "pagamento "querem seu dinheiro"(como foi dito na outra entrevista, pergunto aqui: Por que eu, se quiser ser membro e participar do seu grupo no Telegram, tenho que pagar?
Iniciei minha caminhada espiritual como evangelico lá pelos meus 18 anos (anos 90) e dos 22 anos em diante estacionei. Acabei me convencendo do ateísmo. cerca de 20 anos depois, obras de ficção me trouxeram alguns nomes relacionados ao ocultismo citados na live. Como os autores das obras de ficção que eu lia tinham sido inspirados pelo ocultismo tive a curiosidade de buscar. Já tinha tido lido algo sobre satanismo, hermetismo, cultura viking, magia e runas etc. Dogma e Ritual da Alta Magia de Eliphas Levi me tirou do ateísmo, embora muito do que ele aborda no livro eu ainda não compreendia (Cabbalah, hebraico, astrologia etc). Acabei fazendo rituais de magia angélica onde tive a percepção dessas energias. Desejo aprender mais, mas uma experiência espiritual assim corrobora com muito do que é dito em várias filosofias e culturas e reforça ainda mais o sentimento de um conhecimento universal disseminado em toda parte com a face cultural que o apresenta.
Bom dia! Eu também passei por experiências pessoais, ainda que bastante subjetivas, mas suficientes para não conseguir me satisfazer com o materialismo ateu e determinista. Apesar de considerar questionável o "secretismo" e "obscurantismo" das Ordens, acho que elas estão explorando algo que a ciência ainda não é capaz de investigar. Fraternal Abraço
@@chrystianrevelles A ciência material não pode investigar o subjetivo. Por isso ela é limitada. O ponto de vista subjetivo só pode ser explorado pelo olhar para o interior. Não dá para compartilhar mas dá para experimentar. Só precisa ter a mente aberta e investigadora.
Creio que o rapaz necessita se informar um pouquinho mais. Dentre tantas coisas que ouvi e que não procedem, a mais gritante para mim, foi ele afirmar que para ser um membro Martinista na AMORC, basta ser membro e solicitar afiliação. INVERDADE. Com certeza, tem que ser membro da AMORC e ter atingido determinado Grau. Bem como, não somos nós quem solicitamos. A Grande Loja nos manda o convite e o membro aceita ou não.
Concordo é verdade, esse rapaz que está dando entrevista está muito confuso não fala nada com nada , não representa de forma alguma os ensinamentos da ordem
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Daniel, me chama pra falar sobre a Filosofia da Magia, que é o viés filosófico da Magia inspirado no filósofo alemão Schelling e o poeta Novalis. Consigo derrubar todo esse teu fisicalismo da neurociência sem passar pano para o delírio mísitico. Estou escrevendo um livro sobre isso e tenho um grupo de estudos sobre isso também. Tenho mestrado em Filosofia e dou aula a 10 anos.
Não concordo com quase nada que esse rapaz falou. Lendo os comentários vejo que a maioria das experiências dos místicos são diferentes da dele e mais se assemelha a minha. Luz e paz a todos 🌺🌷🌸
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Também tenho 12 anos de AMORC e uma visão completamente do caro frater. Vejo muito intelecto mas pouca vivência prática dos ensinamentos. Boa sorte na caminhada frater, não existe um caminho certo universal para todos, mas todos de alguma forma encontrarão o seu próprio caminho e os meios necessários para evoluir. Fraternal abraço
Apesar do conhecimento vasto do entrevistado, ele não conseguiu entender na prática tudo que é proposto na teoria das monografias da A.M.O.R.C, Menos ainda os da T.O.M. mas, de modo geral, o movimento Rosacruz é muito maior do que é tratado nesse vídeo, inclusive se o nosso amigo tivesse colado todos os graus ele teria alcançado a luz com maior clareza. E não teria essa visão deturpada. Outro detalhe é: confundir visões kardecistas com Rosacrucianismo é uma clara demostração de que não entendeu nada sobre o Rosacrucianismo a não ser a teoria. Enfim, não são todos que fazem parte da Ordem Rosacruz que entram para pertencer a um grupo social, ou de pertencer a um grupinho místico que esconde um mistério. O entrevistado foi infeliz ao dizer isso, até porque ele não sentiu a real essência dos rosacruzes. Não teve uma elevação espiritual em nenhum dos graus colados. Talvez por se achar melhor do que os outros, ou por não partilhar na prática da fraternidade que a ordem tem. Como não houve reciprocidade, provavelmente hoje tem essa visão equivocada da ordem, mas com um conhecimento teórico muito rico. Ser um estudante rosacruz é fácil, viver o Rosacrucianismo de verdade é para poucos. Inclusive dentro da A.M.O.R.C tem estudos e práticas que é só pra quem atingiu um certo nível de elevação espiritual. Que obviamente o entrevistado não foi convidado. Então não se deixe enganar por achismos. Só quem vive a coisa na "prática" sabe exatamente como ela funciona.
Concordo plenamente com sua opinião, frequento a loja há anos e nada do que ele falou no vídeo fez sentido pra mim, o que eu vi foi uma pessoa misturando psicologia científica com rosacrucianismo , de uma maneira a denegrir os estudos rosa cruzes , esse rapaz do vídeo não representa em nada os ensinamentos rosa cruzes e o Daniel é claramente um leigo nos estudos rosa cruzes, em todo vídeo quis se mostrar superior no que ele conhece, vejo que seja o propósito desse canal, chamar pessoas fracas para serem entrevistadas
Mano Fagner, eu sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Eu acredito no seu relato porque a AMORC e a TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
Esqueci de dizer que EU ACHO que FOMOS os precursores do ecumenismo. Pois temos de TUDO entre nós (ateu, Padre, Pastor, Judeus, budistas etc.) Não falamos de religião. Falamos de conhecimento e, busca interor.
1:18 Isso definitivamente NÃO EXISTE. Não existe quaisquer proibições desse tipo na Ordem. Tudo isso é muito estranho; no mínimo estranho porque não é assim que funciona.
Sou o entrevistado. AMORC não é a única ordem rosacruz e TOM não é a única ordem martinista. Existem dezenas de ordens diferentes, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. AMORC e TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis. Acredito, portanto, no seu relato. Porém, infelizmente, isso não é verdade para todas as ordens.
A ideia de Daniel, ali pelos 1:03, mostra que a separação entre matéria e consciência conduz este mateialismo puramente biológico/neurológico, separado da atividade e da história, vejam só, ao abandono do materialismo. A existência de uma consciência que "existiu desde sempre" levará à crença em deus, mesmo que este deus seja esta fonte eterna da consciência. Como não cogito a existência de deus, para mim a consciência é humana e só pode ser rastreada na historia da humanidade.
Quando posso acompanho o seu trabalho. Acho muito interessante. No que diz respeito à Amorc e a TOM, ordens que me são caras, presto um pouco mais de atenção. É interessante saber das diversas perspectivas de quem tem ou teve algum contato com elas. Não identifico, nas entrevistas sobre as ordens iniciáticas comentadas similitude experiêncial. O que é, penso, natural. Muitas vezes a idade impacta na perspectiva e no que resulta da experiência. O momento da vida também. Gosto das entrevistas, por elas aprecio a natureza humana. Na Amorc se diz que todo rosacruz é um ponto de interrogação ambulante. Nesse sentido, o "estado rosacruz" é um estado ou estágio da consciencia.humana a ser alcançado incessantemente. Na TOM o verbo mais utilizado é servir. O mais alto grau é alcançado por quem melhor servir a humanidade. Nesse sentido, sem que tenha consciência disso, você navega pela busca de forma muito semelhante a qualquer risacruz sincero e serve como qualquer martinista convicto, e, como qualquer um deles, pelo seu próprio caminho. Meu registro, além de oarabenizá-lo, tem o fito de externar que minha experiência em ambas as ordens foi, nem simples, nem fácil, mas gratificante e transformadora. Parabéns pelo seu programa.
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Essa ideia de eleito também está no cristianismo. Nas igrejas protestantes o termo "eleito de Deus". Há nesse conceito a necessidade humana de ser especial. Quando alguém se sente salvo, percebo que muitos se apresentam como os escolhidos. Não sou psicóloga, mas creio que a psicologia explique essa demanda de ser diferenciado.
É muito mais explícito do que isso, a própria palavra "santo" significa separado, no caso separado pelo deus cristão pra ser especial na terra e bla bla bla
Máquinas jamais terão consciência, pois "consciencia" e "inteligência" não a mesma coisa. Se a maquina tiver consciência ela vai criar religiao, arte, cultura, coisad que são do espirito humano (em sentido filosófico).
Com a devida vênia, ficou quanto tempo na ordem? Um ano, dois....para completar os estudos Rosacruzes são pelo menos quarenta anos....e uma vida inteira praticando para começar a entender e compreender....
Pelo que entendi, a ROSACRUZ é uma escola, ninguém nasceu sabendo, a ORDEM ROSACRUZ não exclui ninguém, a única crítica surge infelizmente, de alguns membros que também não compreenderam o que realmente significa ser ROSACRUZ, e por isso, julgam...quando deveriam amparar...o tempo é dado a cada um, e a sabedoria, àqueles que entenderam o que significa, "A MAIS AMPLA TOLERÂNCIA, NA MAIS IRRESTRITA LIBERDADE "
Quando o jovem diz que há Ordens Martinistas que operam dentro da Maçonaria é bom entender que é só uma locação do espaço de uma ordem para a outra. Não há vinculo institucional entre elas, e seus objetivos e métodos são distintos.
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Como sempre... desde o inicio dos tempos o “bixo” homem corrompendo coisas tao sublimes e sagradas. Na realidade a decepção dele nao foi com os misterios foi com o proprio homem. E aquela historia quando vc comeca a olhar pro lado vc se perde. Nitido que os pensamentos dele estao atropelativos , a ansiedade instalada. Enfim.. minha percepção e senso critico em cima da critica.
A Ordem Rosacruz (amorc) é ótima p o indivíduo despertar suas potencialidade e se tornar uma pessoa melhor. Pena que o entrevistado não se encontrou nessa organização e nem entendeu a proposta da Ordem. Ele não soube separar pessoas com seus egos, dos valorosos ensinamentos.
@@luizagimenes9985 Em todo o lugar vamos encontrar isso. Os que estão em posição hierárquica mais alta nem sempre são os mais avançados espiritualmente ( o oposto tem mais chance de ser verdade) porque são escolhidos pela suas habilidades em lidar com as coisas materiais, pois toda a igreja tem que sobreviver no mundo material, precisa de orçamento, de organização e esse perfil, em geral é cheio de ego o que dificulta a espiritualidade, mas eles são necessários.
Para conhecer de verdade o ideal é ir na ordem e falar com alguém que seja especialista no Martinismo, essa entrevista assim como as outras do canal são tendenciosas e já são colocadas com o intuito de denegrir as ordens iniciaticas.
Vale apena. Os conhecimentos da AMORC tem aplicação prática e dependendo de sua dedicação vai te deixar uma pessoa mais feliz e harmoniosa, mais preparada para lidar com os tropeços da vida.
Daniel, o cérebro é a parte material e a mente não é o cérebro. O ser humano é dual, objetivo e subjetivo. Tanto o objetivo quanto o subjetivo fazem parte da consciência. Quando vc dorme, onde está sua consciência? Ela faz parte da consciência cósmica. Sugiro conhecer a RC Amorc, que pode esclarecer algumas dúvidas.
@@theelder9847 não são crenças, são estudos e aplicação prática dos ensinamentos. Não é acreditar por acreditar, é estudo e experimentos. Se o indivíduo obtém resultados ele desenvolve confiança e não fé cega.
@@olga985 sim, é mística. Eu, como estudante rosacruz, sou mística. Pra mim, o cérebro é um instrumento físico como se fosse um hardware, a mente seria um software. Tem muito a ser estudado e desenvolvido.
@@matheusamaro7 não uso drogas, e nem preciso. Estudo muito e aprendi que em primeiro lugar se deve respeitar o outro e as opiniões diversas. Se vc não entendeu o que falei, sinto muito.
Na live com o ex-maçom, para quem lembra, vim aqui e comentei sobre o fascínio que essas seitas representam no imaginário de algumas pessoas, já comentei também o quanto elas contribuem para sanar essa necessidade de sentido e significado que todos nós temos sobre nós mesmos e o mundo que nos cerca. Hoje o Chrystian veio corroborar o que falei com sua auto percepção de quem frequentou uma seita "secular". Como professor de filosofia fico muito triste com o que estão tentando fazer com a Filosofia, entre outras disciplinas, com o Novo Ensino Médio. Retirar a obrigatoriedade do ensino de filosofia ou diminuir drasticamente suas horas, priva os alunos de adquirirem ferramentas lógicas e conceituais que os ajudariam a abordar essas indagações sobre o universo de uma maneira muito mais razoável e crítica, de modo que evitariam diversas armadilhas do pensamento mágico/religioso como única forma de obterem alívio de suas angústias existenciais. É uma verdadeira tragédia que o estado brasileiro não reconheça o valor da filosofia e que, dessa forma, dê espaço para pseudo filósofos e charlatões ocupem esse espaço na formação dos mais desavisados. :(
Bom dia, agradeço por ter assistido e obrigado pela contribuição. Realmente, as ordens representam algo muito diferente e, posso dizer assim, "maravilhoso" quando comparado ao mundo alienante e cotidiano do trabalho, entretenimento, política, propaganda, etc. Existe o sentimento de um pertencimento especial. Todavia, apesar de podermos problematizar o "secretismo" e "obscurantismo" envolto nesses ambientes, eu acho que o objeto que as ordens se propõem a investigar (o mundo interior, arquetípico, "espiritual", etc) é bastante legítimo, ainda que os "métodos" sejam totalmente subjetivos e frágeis. Ainda tenho muita fascinação pelos mesmos assuntos e tenho descoberto na Filosofia algumas pontes possíveis para abordá-los sem "ocultismo", especialmente na obra de William James, Dilthey, Louis Lavelle, Jung (apesar de não ser filósofo) e alguns fenomenólogos como Paul Ricoeur e Edith Stein! Fraternal Abraço
@@chrystianrevelles Oi Chrystian! Fica evidente nas suas falas que ainda existe em você muita paixão e necessidade em abordar e tentar esclarecer esses assuntos, isso é muito bom. Infelizmente, como você mesmo disse, é bastante comum ser desestimulado e preterido pelo nosso atual estilo de vida. Somos forçados, às custas de nossa própria subsistência abstrair essas questões mais existenciais em prol do trabalho excessivo e do consumo infinito incutido em nossas em crenças pela propaganda. Evidentemente existem projetos políticos no modo de vida que somos levados a ter, mas nem tudo é intencional. O que quero dizer com isso, é que, essa angustia toda, na busca de compreensão do mundo e, a aparente tentativa de obscurecimento imposto pelo nosso modo de vida, podem acentuar nossa disposição em aceitarmos respostas fáceis e acolhedoras. As teorias conspiratórias em sua grande maioria, partem da premissa de que uns poucos sabem da verdade e que ela está sempre tentando ser sufocada pelo "sistema". Esse sentido dado pelo pensamento conspiracionista, que em sua base tem os mesmos elementos de associação entre elementos não relacionados das religiões, é aparentemente, muito razoável e racional, e por isso, atraente. Creio eu, que para superarmos essa nossa tendência natural, provavelmente evolutiva, em procurar e ver sentido em praticamente tudo, muitas vezes de maneira independente da própria realidade, precisamos expandir nosso conhecimento ( e aqui é necessária a distinção mais conhecida na epistemologia entre crença e conhecimento), em todas as direções e áreas. Precisamos, em nossas explicações sobre o mundo, conciliar todas as áreas de conhecimento; biológicas, psicológicas, físicas, químicas, matemáticas, históricas, geográficas, sociais e políticas. A Filosofia, é historicamente considerada a mãe da maioria dessa áreas de conhecimento, senão de todas e a melhor agregadora dele. Naturalmente na busca de entendimento, tendemos a fragmentar ou desmontar os problemas enfrentados em elementos menores, de mais fácil compreensão, mas na hora de elaborarmos respostas, precisamos novamente remontar a questão e dar uma explicação mais ampla possível. A ciência é um bom exemplo disso, como citei antes temos diversas áreas distintas, mas as teorias e hipóteses apresentadas estão de acordo com o conhecimento em todas as outras, com raras exceções. Portanto, é necessário um longo percurso e muitas incursões em outras áreas antes de assumirmos respostas como verdades definitivas. Abraço.
@@crtiba é realmente uma pena! Apesar da filosofia ser natural em todos nós e qualquer pessoa ser capaz de filosofar, o ensino dela facilita muito uma abordagem mais criteriosa das coisas, em diversos âmbitos. Vamos lutar pelas mudanças necessárias para que essa geração não padeça tanto no futuro.
Se ele fez parte de algo , Acredito que ele não entendeu nada de nada ! Já começou errando que o martinismo não é conhecido ,pois O martinismo é uma corrente maçônica de misticismo judaico-cristão, baseada nos ensinamentos de Louis-Claude de Saint-Martin, então ele alega que a maçonaria também não é conhecida . Pelo amor pesquise pois qualquer enciclopédia explica cada ordem e cada filosofia e estudo .
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
1:23 Na Ordem se estuda Copernico, Galileu, Newton, Einstein... Praticamente todos (ou os principais e mais alguns menos conhecidos) filósofos gregos; sinceramente não sei de que Ordem seus entrevistados foram membros....
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
O Prof. Daniel Gontijo, tem um viés muito científico e questionador, questionar é ok, mas depende como tu questionas. E esses vieses, nunca poderão entender o lado místico, porque o místico é algo fora da matéria, do "lógico", não tem como provar com métodos objetivas.
Prof Daniel, sugiro entrevistar ou até mesmo participar de um culto de Voodoo Hitiano (de preferência no Haiti ou na África, não em Br ou new Orleans etc) de teor "Petro" de preferência, pois somente a magia negra da mais fenômenica possível pode te dar a experiência necessária para entender o que busca em suas entrevistas
Como é difícil das pessoas aceitarem a realidade, em qualquer campo do conhecimento vai ter grupos voltados ao misticismo e esoterismo, formando seitas e se achando os conhecedores da verdade/ reais buscadores da verdade, sempre são os escolhidos, os separados, chega ser chato isso.
"Não pergunte o q seu estado pode fazer por vc, pergunte o que vc pode fazer pelo seu estado"....logo...não pergunte o que a ORDEM pode fazer por vc, pergunte o que vc pode fazer pela ORDEM... creio que estas razões de afastamentos, e prováveis frustrações, são, meramente, ferramentas do processo, onde, a tendência do afastamento, (milhares de acordo com exemplos desde 1950)(ano da ORDEM ROSACRUZ no Brasil) representam apenas um estágio da tensão de fluxo, onde, compreendesse as forças, de repulsão, separação, atração, e adesão...ferramenta de tensão, esta, que representa não a tendência em si, ou o objetivo do fluxo de expressão em si mesmo...representam sim, uma fase, onde, por razão desta provocação dialética coletiva, mesmo diante de exemplos sensíveis como a venda de graus, conforme comentado, trás como consequência, a necessidade elemental, da expressão de tendências que representam a reflexão sobre si mesmo e sobre o meio, e desta forma, também por conta da expressão natural do fluxo, alcança a compreensão e as experiências, que nem sempre são casuais, que trazem como propostas, a posição, a atitude que lhe permita a experiência do complemento, e representa, a reaproximação, e consequentemente, a adesão....e neste ciclo completo entre, separação, repulsão, atração e adesão, a expressão da realização de "uma coisa" (tudo isso pra realização de "uma coisa") uma coisa inteira, completa, perfeita, e pela correlação com a estética, na forma da perfeição, a representação da esfera, do ponto como princípio, o ego, e do círculo como realização, o coletivo, a expressão da consciência, e a razão da representação do simbólico do sol alado como simbólica consciência livre, ou talvez, se mensurável, da razão da estética, um deus....estou a mais de dez anos encontrando reticências quando tendo trazer sobre isso, assuntos em âmbitos da ROSACRUZ, que talvez, por influência do martinismo, experimentei, subjetivamente, um convite pra afastar me....vejo nisso ainda assim, o mesmo aspecto que me rejeita, elementalmente, exigindo da minha reflexão, a consciência de que, minha responsabilidade, é de propagar a mensagem sobre isso, no intuito de colaborar, com a reaproximação de todos os que se afastaram, e sentem falta, de seu próprio processo de crescimento, dentro da ORDEM , pra mim, fora da ORDEM, não há vida...agradeço pela atenção.
O Christian propôs-se a falar da Ordem Martinista. Fez menção a várias martinistas? Ou o vídeo foi muito longo e eu não ouvi direito? Nunca ouvi falar de que os Rosacruzes se acham donos da Verdade. Pelo contrário, todos sabem que „em toda a verdade existe meia-verdade“... O bom é que todo o Rosacruz tem o lívre arbítrio para pensar o que quiser e que ninguém se meta em sua vida. Kkkk É assim que eu vivo nestas minhas décadas de membro da Ordem. E, enquanto me sentir bem, fico. E ser membro da ordem não é só filosofar mas sim praticar. E o progresso no desenvolvimento interior não acontece com varinha de condão- nem com leitura de 1000 livros. Tudo tem que passar pelos sentidos. 🥰 Ângela
Eu sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Eu acredito no seu relato porque a AMORC e a TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
Tem muitos que entram na rosacruz, mas a rosacruz nao entrou nele. Outra, tem regra para entrar no martinismo, nao e tao simples assim. Na amorc por exemplo só entra quem ja atingiu grau de templo, ou seja nao basta ser so rosacruz
Irmão, boa noite! Não existe rosacruz só da AMORC nem Martinismo somente na TOM. Cada estrutura tem sua própria organização. A Hermetic Order of Martinists (Ordem Martinista Hermética), por exemplo, exige que o membro seja maçom regular. Abraço!
Verdade pra ele, do ponto de vista dele. Na AMORC o estudante é instigado a ser um ponto de interrogação ambulante, ninguém diz que existe uma verdade absoluta, cada um um deve acreditar no Deus do seu coração.
Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Nossa, essa questão de obscurantismo na Rosacruz e de nos acharmos "escolhidos ou especiais" não tem nada a ver. Somos estudantes e somos irmãos de caminhada, procuramos nos tornar melhores enquanto seres humanos e fazemos o juramento de respeitarmos a todas as formas de vida e formas de pensamento inclusive religioso. Buscamos luz e não obscurantismos....
Ludmila, sou o entrevistado. Lembre que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM, mas dezenas de ordens rosacruzes e martinistas com linhagens distintas e abordagens diferentes. Se você está em uma ordem legal, que incentiva o pensamento livre e a mente aberta, maravilhoso! Infelizmente não é o caso de todas.
Em todas as lojas que passei só encontrei pessoas humildes, muito longe de se acharem especiais. Infelizmente existem pessoas que falam mal da ordem sabe-se lá com qual interesse.
@@MarceloCosta-km8ym Eu sou o entrevistado do vídeo. Sou ex-OMRB. Não ex-TOM. (Ordem Martinista Ramo Brasileiro) Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC. (Ordem Cabalística da Rosacruz) Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você. Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente. Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier. R+
Acho que, sobre a construção da consciência (note que digo "construção", então descarto a ideia de uma consciência anterior ao ser humano), é necessária a perspectiva social: a consciência se constrói na medida em que os seres humanos, pelo trabalho, constituem o metabolismo com o ambiente. Não há consciência, ao meu ver, que se institua fora da experiência humana na produção da existência. Em tempo, Daniel: do meu ponto de vista, a ideia de uma consciência pré-humana, que "vem de algum lugar" leva irresistivelmente ao teísmo.
Vou arriscar dar alguns pitacos sobre questões ventiladas no vídeo. De pronto, gostaria de lançar um ponto de vista sobre a questão subjacente atinente à existência ou não de D'us. A concepção do canal, quer me parecer, pretende reduzir D'us a um fenômeno psíquico. Bom sobre o tema eu diria: 1- Quem foi que elegeu a razão como juiz da questão? 2- Conectado a primeira, quem elegeu a ciência como juiz da questão? Pretender travar uma discussão racional sobre a existência de D'us é uma impossibilidade porque a razão tem seus limites, já o disse Kant. Então não é possível afirmar nem negar, racionalmente, a existência de D'us. É pitoresco notar nesta disputa que o desafio é sempre dado a quem pretenda afirmar a existência de D'us, nunca a quem pretenda negar. Pois eis que é impossível nega-la, porque aquele que nega não o pode faze-lo sem admitir uma existência que a tudo se confronta. Por exemplo, se digo que tudo é uma ilusão, então D'us é sua consciência ou o seu eu, na sua concepção. Na verdade o que se nega é conceito de D'us, mas para tanto precisa eleger um ente que a tudo se contrapõe. D'us está além da razão e mesmo da consciência. Por isso que o nosso amigo martinista, inspirado na Cabalá, vai falar de "reintegração ao todo", porque a consciência não pode abraçar a D'us. É D'us quem abraça a consciência. Um segundo ponto, entendo por certo o prisma do entrevistado sobre a possibilidade de abordar a alma ou a dimensão espiritual através da ciência. É um conhecimento insonso, sem cor e sem sabor. A espiritualidade é uma vivência que cada consciência realiza (ou não), mas é imersiva, colhida de modo viceral. Não pode ser abordada de fora. Ao amigo martinista, TB vou dizer algo, que tem servido para mim. Não é minha intenção ser o dono de verdades. Cada um tem seu caminho a D'us. Fui Rosacruz, embora não tenha avançado tanto qto o amigo. TB me seduziu o martinismo em Martines de Pasquale. Mas não avancei. Abandonei toda busca no ocultismo. Hoje sigo apenas a Torá, no que me é permitido como não judeu. E o que tenho aprendido é que não existe Cabalá sem Torá. Não existe Cabalá fora dos auspícios do povo judeu. A Torá foi entregue a eles pelo Eterno e a eles pertence. Hoje sou Bney Noach e o que me tem guiado é que o caminho que leva à conexão (reintegração) com D'us é o do Tikun, pelos estritos termos da Torá.
🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/
💰 Inscreva-se no Desafio Sobrenatural: forms.gle/jPN62FiTpFf3DGVo7
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin
~ CANAL DO INSTITUTO PONTO AZUL: ua-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html
~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
~ QUER SER ENTREVISTADO(A)? Preencha este pequeno formulário: forms.gle/Rz4MMWmeC9LovQcv6
~ LIVROS QUE ESTOU LENDO:
- Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XHc9uy
- O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa
- Fátima: milagre ou construção? (Patrícia Carvalho): amzn.to/42aDEzp
Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre pelos links acima ou por este link geral para me apoiar: amzn.to/376oz8q
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
Querendo se beneficiar causando polêmica e levando pessoas fracas para serem entrevistadas.
Sou estudante rosa cruz e martinista, foi a melhor coisa que fiz na vida , os ensinamentos sao maravilhosos, a loja extremamente organizada , pessoas acolhedoras , os rituais sao muito serios e inspiradores. Vale muito a pena, me encontrei na Amorc.
Saudações diante da Luminárias irmã. Falo o mesmo, tenho tido ótimas experiências, absolutamente nada parecido com a experiência de jovem. Não sei o que ele passou por ai, mas falo que na Amorc (ordem da qual faço parte também) não tenho nada de ruim pra falar
Compartilho da sua experiência irmã.
P.P
Que bom que estão bem ! Isso é o verdadeiro fundamento de toda religião! Porém tenham a visão crítica , vários e vários perdem anos de vida , e só vão perceber que foram enganados e expoliados a troco de absolutamente nada bem lá na frente ! Mas nunca é tarde !
Fizemos um juramento quando entramos na Ordem. Quem entendeu o juramento sabe de sua importância. Há liberdade para sairmos da Ordem. Há que se sair de modo discreto, sem escancarar.
@@antoniospoltiBoa noite! A AMORC se vê como uma religião? Os seus adeptos se vêem como cristãos?
@@ENF.TrotteBoa noite! A AMORC se vê como uma religião? Os seus adeptos se vêem como cristãos?
Sou estudante da Amorc Ordem Rosacruz há quarenta anos. Só tive benefícios, melhorei como pessoa e com relação aos outros. É uma ordem iniciática, cujos conhecimentos são adquiridos conforme a pessoa avança nos estudos. Vale a pena conhecer.
P.p
@@cristianicosta8917 Paz Profunda!
@@luizagimenes9985 O que significa TFA? E pq fala filhos da viúva?
@@artursilvasemper2205 não sei o que é isso. Sou estudante dos ensinamentos da AMORC. Nunca ouvi falar disso.
P.P.
Esses convidados que saíram de ordens não são objetivos e não conseguem expressar os reais motivos de se afastarem delas.
Os lábios da sabedoria estão selados exceto para o os ouvidos do conhecimento.
Eu sou estudante Rosacruz desde 2003 e posso garantir que este rapaz leu a história em orelhas de livro, mas não foi iniciado, ele não é um iniciado. Pelo menos na Ordem Rosacruz AMORC, não. É só um estudante que deve ter feito outras experiências, não da RC AMORC e ou TOM. A nossa Luz é reconhecida. Paz Profunda
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
@@chrystianrevellesNa AMORC você vai achar Egito pra todo lado e nada dos manifestos Rosacruzes. A TOM, recomendo. Textos profundos e bem escritos e um rito muito belo. Demorou para a TOM se desligar da AMORC.
Toda vez que alguém se diz "EX' alguma coisa, eu desconfio. Respeito a decisão de cada um, mas sair de um grupo e sair fazendo propaganda negativa é sinal apenas de que se frustrou com algo que não atendeu suas expectativas. O título diz " A Verdade sobre martinisimo. " pois pra falar a VERDADE tem que ser uma autoridade no assunto. Ter um alto grau, uma dimensão evolutiva que mostre no dia a dia a construção de algo concreto. Alguem que realmente se instruiu e se tornou uma autoridade no assutno dentro da instituição principalmente.
Concordo com vc frater, esse canal parece que foi feito com esse propósito, pegam qualquer pessoa pra falar e as pessoas acham que a visão dessa pessoa é uma visão geral, isso denigre ordens sérias infelizmente
@@letyciarodrigues9288mas então amiga, o religioso seja de qualquer ordem que seja também acha que o pensamento religioso que ele segue é o mais ideal pra ele e consequentemente para outros!
As vezes nem foram membros as vezes leram uma revistinha q fala sobre , e aí fala bobagem 😂😂😂
PP
@@DaniloAraujoCamposClaro que não. Somos livres para escolher os diversos caminhos possíveis. Além disso muitas ordens não são religiosas e seus membros também pode não ser (ou podem, porque somos livres). As pessoas apenas estudam e fazem suas práticas para serem pessoas melhores. As vezes é algo bem mais simples do que os outros imaginam.
Bom dia! A Ordem Martinista não é uma Ordem Interna em geral. O modelo de círculo interno da TOM (Tradicional Ordem Martinista) é apenas um modelo, não uma realidade para todas as Ordens.
Tem razão, muito obrigado pela correção! Acabei simplificando de maneira reducionista, mas cada estrutura tem um sistema próprio. Em algumas Ordens Martinistas, a Rosacruz é que se torna a ordem interna do martinismo, como no caso da Rosacruz do Oriente. O Martinismo é interno à Rosacruz na ordem da qual fiz parte (OKRC) - você ingressa como membro rosacruz e só mais adiante pode ser iniciado no Martinismo. AMORC é só mais uma dentre muitas outras ordens. Na ordem martinista HOM, por exemplo, a maçonaria é o pré-requisito externo. No sistema de algumas ordens, o Martinismo é o círculo externo para a Rosacruz do Oriente. Você não está levando em consideração que eu fui falar apenas da minha própria experiência, tanto é que o entrevistador mesmo ressaltou que eu fui da OKRC. Se tivesse assistido tudo, teria visto também que eu sigo firme na busca e nos estudos iniciáticos.
Fraternal Abraço
@@chrystianrevelles em quais ordens ainda faz parte?
A grande obra é justa e perfeita. Acontece que todo lugar que tem ação humana, está sujeito a erros e isso acontece também em ordens iniciáticas. Algumas pessoas ao identificar algo desse tipo desistem da ordem; sugiro aos irmãos que foquem na obra e não nos erros de algumas pessoas ou grupos e não esqueçamos que a verdadeira iniciação acontece em planos superiores. P.P.
Concordo
Sabias palavras!!
Eu te diria. A Escrita no Templo de Delfos lna Grécia. " CONHECE- TE A TI MESMO E CONHECERÁ O HOMEM E UNIVERSO "
Paz profunda!
Sou Rosa Cruz Amorc desde 1967. A orientação dos estudos, as monografias acompanham o desenvolvimento científico passando p/história geral etc.
Aos estudantes cabe discernir entre historia/contos/estórias proselitismo de certos membros passageiros ......
A simbologia as Iniciações no Templo "despertam consciencia do SER....que busca o próprio conhecimento.
De nada vale ao buscador que procura doação de "Prato Feito". Esses buscadores não encontrarão resposta em lugar algum.
Os estudos, as pesquisas, a participação social são importantes.
A parte social é complexa em todas organizações. O ser humano sendo bondoso e querendo se doar, digo, aparecer, se não consegue participar de cargos admistrativos ou equipe iniciática saem magoados e até mesmo condenando a instituição.
O Segredo R,+R está nas Iniciações realizadas em nosso SANCTUN com desprendimento,
sinceridade e entrega total que responde a todas perguntas que nos levaram a ingressar na Ordem Rosacruz AMORC
....
Que privilégio!!!!!!! provavelmente terminou o plano 7
Maria, sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. AMORC e TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
Estou na AMORC há quase 3 anos e ler esse lindo depoimento vindo de uma soror artesã me deixa ainda mais feliz por fazer parte da Ordem. Paz Profunda
Não estudei muito mas o simbolo da cruz com rosas mora em meu coração,é puro sentimento interior!❤🌷
O rapaz está mais confuso que um cachorro que caiu da mudança
Concordo😂 . Esse ai perdeu totalmente o foco da coisa e se perdeu quando comecou a olhar pro homem.
Disse tudo!😅
Saudações Daniel ,
Eu sou membro da AMORC desde 2008 e sou martinista. Gostaria de dizer que não reconheço as críticas apontadas. Em todos esses anos encontrei situações que fazem parte da convivência humana, mas o que o entrevistado apontou não vi em nenhum momento acontecer.
Mano André, sou o entrevistado. Gostaria de dizer que não existe só rosacrucianismo da AMORC nem só martinismo da TOM, mas, em vez disso, dezenas de diferentes ordens rosacruzes e martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi. Pelo contrário, considero as ordens que você faz parte como sendo as mais mente aberta do mundo iniciático, incentivando a liberdade de seus membros e o pensamento crítico. Infelizmente não é o caso de todas.
@@chrystianrevellesporque não deixou isso claro?
@@fernandogonzaga porque a primeira coisa que eu disse no vídeo foi que AMORC não era a única Rosacruz e TOM e não era o único Martinismo. Comecei dando uma lista de ordens rosacruzes e martinistas, cada uma com sua própria estrutura e abordagem. Mais adiante, eu disse que fui membro da OKRC e, quando cheguei no martinismo, fui membro de um grupo fechado de Santa Maria que começou numa loja maçônica, fundado por maçons brasileiros que foram na França receber suas linhagens. Óbvio que não poderia se tratar da TOM, só por essa descrição. Porém, os membros da AMORC e da TOM pensam que só existe AMORC e TOM, desconhecem que a própria AMORC e TOM só existem porque receberam transmissões de outras ordens anteriores.
@@chrystianrevelles não ficou óbvio não. Se tivesse você não teria tantos comentários sobre este apontamento. Não subjulgue os demais, as vezes precisamos entender que nossa oratória pode ser óbvia para nós, mas não comunica adequadamente o público, então está falha. Obrigado pela resposta! Abraços!
@@fernandogonzaga Foi dito no vídeo que a Rosacruz da qual fiz parte foi a OKRC e também foi dito no vídeo que o Martinismo do qual fiz parte foi fundado por maçons brasileiros santamarienses que receberam linhagens da França, inclusive que começaram operando dentro de uma loja maçônica. Só por essa descrição é impossível pensar que eu esteja falando da TOM. Se as pessoas pensam isso, isso significa que foram enganadas a acreditar que só existe uma única ordem rosacruz e uma única ordem martinista, o que é pura e simplesmente uma mentira. Veja quanta gente cai nessa fábula. Manipulação
Estou em uma pesquisa profunda sobre a Rosacruz e estou me fascinando cada vez mais, eu creio que mesmo que todo esses rituais e demonstrações de "poderes psiquicos" não sejam reais (eu não sei, pois ainda não faço parte), a ordem em si desenvolve todo seu interior como ser humano, que vai desde o seu físico até o seu mental, não consigo ver seja lá o que acontecer lá dentro, como algo maléfico, e se de algum modo as pessoas se sentem melhor, obtem conhecimentos que edificam a sociedade e o seu interior, é algo super válido, independente de ser experiencias reais ou não.
Conheça pessoalmente, vá em uma atividade aberta , a entrevista desse rapaz não condiz com a realidade, nas lojas RC tem bibliotecas com uma vasta gama de livros que podem ser consultados, além de todas as suas perguntas serem esclarecidas nas secretarias das lojas.
@@letyciarodrigues9288 Obrigado, já me afiliei, ainda sou postulante, estou me aprofundando aos poucos.
Na ordem rosa cruz existe a UrCi é uma universidade dentro da ordem que faz estudos cientificos que comprovam cientificamente todos os beneficios dos experimentos.
🤣🤣🤣🤣
É muito deselegante sair de uma sociedade ou grupo e ficar falando mal dele, principalmente num canal yt monetizado. Pelo visto ele não aprendeu nada.
Esse nao aprendeu nada mesmo
Me pergunto se ele pelo menos leu as monografias, porque com certeza ele não praticou os ensinamentos.
A vdd muitas vezes é deselegante,retira o falso encanto com essas comunidades e nos faz maduros e adultos,parabéns ao canal
Não aprendeu mesmo,não entendeu q nem tudo e como a gente quer,a diversidade e pluralidade das ideias
Esse cara é meio perturbado da cabeça! Como diz o ensinamento, vc só vai até onde pode ir. A Rosacruz é como triângulo com vórtice pra cima, em que cada vez vai afunilando a subida. Ele foi até onde pode na sua evolução nessa vida!!!
Quando a gente lê os que ficaram incomodados com a entrevista, mais dá razão e entende o entrevistado.
Exatamente! Mais convicção temos que os entrevistados saíram de seitas. Todos esses ataques são típicos de seitas.
Fiz parte de alguns grupos relacionadas com: Religião e esoterismo.
Todas, sem eseção: Foram ótimos caminhos!
Algumas pratico até hoje e outras não mais, porém fazem parte da minha história e eu nunca envergonharia ou desapontaria tais grupos! Foram e sempre serão meus amigos!
Me estranha muito as pessoas fazerem parte, usarem esses grupos e depois saírem chutando o balde!!!
Agora um conselho a vc meu nobre Frater Chrystian:
Se encontrares alguma coisa que te desaponta; absorva, agradeça e saia calado! Simples assim!
Fique com Deus Frater!!
Descobri o canal agora! Parabens!😢
ele não tem que ficar calado não...
1:22:40 A Ordem JAMAIS se intitulou dona da verdade e uma das citações e termos que costumamos dizer é que somos "BUSCADORES"e um buscador está em busca de.....
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
Sou Rosacruz há 22 anos e Martinista há 20. Foram as melhoras escolhas que fiz na minha vida. Lamentável esse sujeito fazer essas declarações, pois a grande maioria não condiz com a verdade.
Esse rapaz deve ter algum probleminha de interpretação de cunho particular. Nós rosacruzes, penso eu, somos seres que ao invés de cérebro temos um ponto de interrogação na cabeça, o que nos torna eternos buscadores e construtores de nossa verdade (pessoal e individual) e de nossa realidade. Tornando-nos responsáveis por tudo o que nos acontece. Ao contrário do que ele disse, temos vida social, nos encontramos em barzinhos com amigos da fraternidade ou não (rsrsrs). E mais, recebemos orientações para que levemos para fora(o macro), em atitudes, palavras e ações, tudo o que apreendemos e e aprendemos dentro da Loja e do templo (micro). Em tempo, não há venda de Graus, muito menos separação entre as pessoas de acordo com seu Grau.O que existe é um estudo profundo e sistemático, aonde cada um constrói a sua verdade através de pesquisas, muitas leituras e experiências pessoais.
Opa, boa noite mana Vládia, sou o entrevistado e você tem razão que na AMORC é muito mais tranquila esta questão da sociabilização. Talvez tenha causado confusão porque o martinismo onde eu fui recebido aqui em Santa Maria (OMRB) é o da linha martinezista (Elus Cohen) de Martinez de Pasqually, então é muito mais fechado e secreto nesse sentido. Talvez o público geral, ouvindo "martinismo", não saiba diferenciar da TOM e acabe pensando que é tudo a mesma coisa, mas acho importante sua contribuição para destacar que existem várias ordens rosacruzes e várias ordens martinistas. Rosacrucianismo, por exemplo, eu aprendi na OKRC, apesar de ter feito parte brevemente da seção juvenil da AMORC. Talvez o público externo acabe pensando que é tudo a mesma coisa, mas por isso eu comecei diferenciando que cada ordem é uma ordem e tem uma estrutura distinta. Aquela questão de venda de graus eu também nunca vi na AMORC nem na TOM. Acho que, como as pessoas num geral conhecem somente essas duas instituições, podem pensar que estou referindo-me a elas. Se eu tiver uma segunda oportunidade de falar sobre R+C e OM aqui ou em outro canal, tendo mais tempo, vou cuidar com esses apontamentos e detalhes.
Fraternal Abraço!
Em Santa Maria.... martinezista.... então o termo não é loja correto? .. o termo é G?....e nao precisa escrever por respeito a força e obra destes caras ! buscaram na França?.... 3 caras... tu trombou com discípulos do velho Jme.? Ilha, Xavier, ... o nível de tensão que demonstras no depoimento remete a essa linhagem... ou "egré..." Fica tranquilo jovem.... essa inquietação é vida que vais direcionar com o tempo... estas sempre em teu destino... jamais abandonar a vontade... mas vontade sem virtudes e justiça é abandonar um aspecto nobre da entidade humana. A moral. Sem ela o homen é um animal.
@@m.m.m.3402 Grupo... Turma do Velho "J.C.A.", companheiro do Ary e do Otto Germano Beust. Estudam muito e trabalham sério, mas ainda há muito sectarismo a ser superado... confiança demais em visões astrais. Apesar disso, aprendi muito e levo comigo. Esses não misturam dinheiro com iniciação. Não cobram um centavo sequer.
TFA
É um absurdo esse negócio de vendas de graus que ele falou, generalizando e denegrindo as ordens, as perguntas feitas pelo entrevistador induzem a respostas que não condizem com a realidade.
@@chrystianrevelles A ritualística martinezista é muito parecida com a maçônica, mas os ensinamentos e preleções são totalmente diferentes. Sou maçom e me sinto bem onde estou.
Chrystian R. tinha ou tem uma parceria com Yuri Mocellin, dono do canal Alquimia das Artes. Ele estava lecionando na escola que o Yuri abriu e, vejo algo estranho aqui, porque ele (Chrystian) diz que tem uma certa "viagem" em algumas instituições da Rosacruz, mas o que aquele rapaz chamado Yuri faz no canal dele é justamente uma "viagem", pois usa dos materiais esotéricos, religiosos, místicos, kabbalah/Cabalá para ganhar dinheiro (mais do que ele já tinha), pois ele abriu uma escola e diz que iniciou fulano e beltrano, além disso tem gente que chama o cara de "mestre", um absurdo na minha opinião. Então fica a minha pergunta para o Chrystian, você fez essa entrevista, mas também saiu dos negócios com o Yuri? Pois penso que se você estiver lucrando naquela escola "iniciando pessoas", não vejo sentido nessa entrevista.
Eu espero que isso não seja uma atitude desonesta consigo mesmo.
Quem sabe do que eu estou falando, vai entender.
isso é um patife.
Quem dá ouvidos ou segue Yuri Mocellin já mostra que nada do que diz deve ser levada a sério.
Eu comecei a ver os vídeos de Yuri, ele é um fake nos ensinamentos?
@@crisb4739 sim. Mas ele engana muitos trouxas. Aliás o povo é ávido por ser enganado por farsantes, que se dizem grandes mestres e que os guiarão.
@@apovieira Mas os vídeos do Yuri falam de Alquimia, aquilo tudo está errado ? Em que sentido o Yuri está errado ? Ele engana em quê exatamente ?
O rapaz precisa de ajuda, está bastante confuso.
Só eu achei que ele falou...falou e não disse nada?😂
Kkkkk
Dilma 😂
Tive a mesma impressão 😅
Concordo, Ele! e apenas curioso, mistura tudo, não tem conhecimento.
Mesmo coisa do outro cara que era rosacruz falou muito e nao falou nada. Falta ser mais objetivo!
Tirem suas próprias conclusões,façam uma visita a uma loja Rosacruz amorc,em um dia de meditação aberta ao público,e ver se vc vai ter uma experiência espiritual que vc nunca teve,espero ter ajudado,Paz Profunda🌹🕯
Exatamente frater, convido a todos a irem pessoalmente na loja RC para conhecerem como funciona, porque nada do que esse rapaz disse no vídeo é verdade.
Exatamente, as lojas são abertas para a comunidade conhecer.
@amsl2025 Por que são picaretas ?
Meu sogro era rosa cruz, mas nunca entendi muito sobre o assunto. Vi uma galera aqui usando a saudação “paz profunda” e ele falava isso SEMPRE. Saudades Zabulon ♥️
@ivanisouza9996há inúmeros clubinhos como todas as diversas religiões e seus deuses tbm.
@Ivani Souza Estou atrás de um clubinho desses ... Paz Profunda!
@Ivani Souza Também tem o clubinho daqueles que acreditam no Deus que é o absoluto Criador, com suas doutrinas e dogmas.
@ivanisouza9996 tem um monte de clubinho também usando nome de Jesus e enriquecendo gerando dividas nos fiéis. Então Jesus está mesmo em toda parte e em todo UNIVERSO, tanto o universo Grande quanto o pequeno Eu, onde Jesus também se apresenta e faz morada . Seja menos beata. E mais amável pra seguir Jesus.
"Se ele era um sábio chinês
Que sonhou que era uma borboleta
Ou se era uma borboleta sonhando
Que era um sábio chinês" - R.S.
Parabéns, excelente live! O convidado tem um conhecimento profundo do assunto. Abraços!!! Pontes e Lacerda MT.
mano Mario, obrigado! Sei que simplifiquei muito a coisa para tentar dar uma noção aos que nunca ouviram falar do tema, mas se eu tiver a chance volto aqui ou onde chamarem para explicar melhor sobre Boehme, Martinez e Saint-Martin! Fraternal Abraço
@@Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd neste caso, os martinistas foram perseguidos junto com os maçons e comunistas. Constant Chevillon foi um dos líderes martinistas assassinados pelos nazistas, entre muitos outros.
em qual grau você "desistiu"da AMORC e da TOM?@@chrystianrevelles
@@cacauarruda A rosacruz da qual desisti foi a OKRC e o martinismo do qual desisti foi da OMRB. Antes de entrar nessas duas, eu fui da seção juvenil da AMORC (ORCJ, que depois virou OGG) que para mim foi uma experiência muito positiva na minha vida. Entrei com 14 anos de idade e fiz todos os estudos de lá e ainda continuei até os 18. Mais adiante, fui brevemente membro da AMORC (2016) e da TOM (2018), que hoje considero como as ordens menos "secretistas" e "obscurantistas", sendo muito mais liberais e mente-aberta do que as ordens martinezistas e igrejas gnósticas. Eu adormeci nos estudos da TOM e da AMORC ao entrar na OMRB e na OKRC, mas não por decepção, e sim porque um dos juramentos era não ter outras afiliações iniciáticas. Sinto saudade do ambiente iniciático e não descarto um dia iniciar na TOM
Olá!! Entendi... então, fiquei bem preocupada pois acreditei isso ter ocorrido na AMORC e na TOM! Aliás, lhe saúdo diante das Luminárias de nossa Ordem! Sou Martinista e RC e me preocupou pois, sabemos bem que em lugar algum se encontra a perfeição (e é exatamente isso que o buscador busca - perdão pela redundância) mas coisas que vi em outros videos, aqui, sobre a RC e o Martinismo, me pareceram, e são, muito aquém do que estou acostumada a presenciar e vivenciar. Problemas? Vi alguns dentro das Lojas que frequentei e basicamente são por ego (e isso não devemos julgar pois é o que nós tentamos eliminar em nossas vidas, sendo de uma Ordem ou não), enfim; lamento o que aconteceu e realmente não se pode limitar aquele que busca por expansão, é no mínimo contraditório. Agradeço sua resposta e me perdoe meu questionamento. Fiquei realmente curiosa (olha o ego aí) em saber onde foi. Fique bem!! Paz Profunda!!@@chrystianrevelles
1:15:54 Fiquei curiosa em saber em qual grau seus dois entrevistados como ex-rosacruz pararam/desistiram/abandonaram (termo errado), enfim, já que exatamente esses pontos de "cosmos, universo, Carl Sagan, usando inclusive material do próprio astrofísico como estudo, está contido no material de estudo da Rossacruz de forma bastante séria e sim, CIENTÍFICA. Essas duas entrevistas, ou foram feitas por pessoas que não entenderam bem do que se trata ou foram, em muito, omitidos o que ou como realmente funcionam os estudos.
Ele é muito inteligente e já vi ele falando muito bem sobre as ordens, na verdade talvez ele esteja melindrado com a exigência de segredo, mas esse segredo é apenas para não quebrar o efeito benéfico e psicologicamente eficiente do silêncio.
Mas ele é muito jovem ainda, inexperiente e só o tempo pode dar algumas respostas.
SOU membro há 18 anos da Rosa cruz e seis Martinismo......autoconhecimento não eh para todos..... eh um processo individual ,,,,,não eh uma filosofia secreta e sim discreta ...... vale a pena conhecer a filosofia ...... dificil eh ouvir criticas sem conhecimento ..... enfim Paz profunda
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
Sem muito o que falar após tanta incoerencia nesse video, apenas deixo as palavras de Louis-Claude de Saint-Martin: "Desejei fazer o bem, mas sem fazer barulho, pois senti que o barulho não fazia o bem e que o bem não fazia barulho."
Si entrou pra ordem pra falar mal ,melhor que nem entrasse fica se na sua casa queto deselegante a atitude desse cara
Definitivamente, o melhor vídeo que vi, em mais de dez anos. Parabéns
Como a ciência pode afirmar que essas atividades do cérebro é que produzem os pensamentos e os sentimentos e não que os pensamentos e sentimentos é que produzem certas atividade específicas do cérebro? O fato de que não temos tecnologia ou meios para detectar e estudar a mente e os sentimentos em si, não significa que mensurar as atividades do cérebro se está medindo os pensamentos e sentimentos. Estamos sim estudando os sintomas e não as causas, mesmo porque ainda não conhecemos essas causas. A falta de evidência se faz por não temos meios ainda para detectá-los não é mesmo?
Caramba! Considerando as transformações altamente positivas que observo em Fratres e Sorores Rosacruzes e Martinistas, um vídeo como esse chega a ser perigoso, pois pode levar pessoas que precisam de melhora a se privarem de dois caminhos fantásticos. Foi bom para perceber a "pegada" do canal.
Mano Ricardo, sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Eu acredito no seu relato porque a AMORC e a TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
A tua resposta NÃO responde àquilo que ele disse. E, como você mesmo falou, há inúmeras correlações positivas entre as linhas esotéricas. Por exemplo, o próprio conceito anterior do Big Bang (origem do universo, que os esotéricos sabiam, antes mesmos das universidades modernas existirem) e o dilúvio. Hoje, nós sabemos que mesmo a tradição esotérica indiana falava a verdade. Entre o sul da Índia e o Sri Lanka existia uma área de terra, povoada e já se coletaram inúmeros artefatos e PROVAS arqueológicas, de acordo com a ciência, foram levados para análises por cientistas. Só para citar alguns exemplos.@@chrystianrevelles
@@ArmandCury Ele disse que a AMORC e a TOM são dois caminhos fantásticos e que o vídeo pode afastar pessoas desses caminhos. Eu reiterei que não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi. Como disse no vídeo, existem vários grupos diferentes e não dá pra generalizar.
O planeta Terra é uma célula no universo e nós somos as mitocrondias dessa célula
Não conhecia o canal. Gostei muito do papo entre vocês! Parabéns e obrigado!
Obrigado, mano Francisco! Fraternal Abraço
Gostei muito da entrevista. Obrigado Chrystian por compartilhar a sua experiência 🖒
Muito obrigado, mano Célio! Fraternal Abraço
Com relação aos vários questionamentos de "pagamento "querem seu dinheiro"(como foi dito na outra entrevista, pergunto aqui: Por que eu, se quiser ser membro e participar do seu grupo no Telegram, tenho que pagar?
Pois é, hipocrisia demais....
Iniciei minha caminhada espiritual como evangelico lá pelos meus 18 anos (anos 90) e dos 22 anos em diante estacionei. Acabei me convencendo do ateísmo. cerca de 20 anos depois, obras de ficção me trouxeram alguns nomes relacionados ao ocultismo citados na live. Como os autores das obras de ficção que eu lia tinham sido inspirados pelo ocultismo tive a curiosidade de buscar. Já tinha tido lido algo sobre satanismo, hermetismo, cultura viking, magia e runas etc. Dogma e Ritual da Alta Magia de Eliphas Levi me tirou do ateísmo, embora muito do que ele aborda no livro eu ainda não compreendia (Cabbalah, hebraico, astrologia etc). Acabei fazendo rituais de magia angélica onde tive a percepção dessas energias. Desejo aprender mais, mas uma experiência espiritual assim corrobora com muito do que é dito em várias filosofias e culturas e reforça ainda mais o sentimento de um conhecimento universal disseminado em toda parte com a face cultural que o apresenta.
Bom dia! Eu também passei por experiências pessoais, ainda que bastante subjetivas, mas suficientes para não conseguir me satisfazer com o materialismo ateu e determinista. Apesar de considerar questionável o "secretismo" e "obscurantismo" das Ordens, acho que elas estão explorando algo que a ciência ainda não é capaz de investigar. Fraternal Abraço
@@chrystianrevelles A ciência material não pode investigar o subjetivo. Por isso ela é limitada. O ponto de vista subjetivo só pode ser explorado pelo olhar para o interior. Não dá para compartilhar mas dá para experimentar. Só precisa ter a mente aberta e investigadora.
o que significa ser ateu?
Tudo muito novo pra mim, interessante! Parabéns pela live!
Obrigado! Abraço
Creio que o rapaz necessita se informar um pouquinho mais. Dentre tantas coisas que ouvi e que não procedem, a mais gritante para mim, foi ele afirmar que para ser um membro Martinista na AMORC, basta ser membro e solicitar afiliação. INVERDADE. Com certeza, tem que ser membro da AMORC e ter atingido determinado Grau. Bem como, não somos nós quem solicitamos. A Grande Loja nos manda o convite e o membro aceita ou não.
perfeitamente explicado por ti, eu também recebi o convite depois de ter terminado o primeiro grau de Templo Rosa Cruz.
Concordo é verdade, esse rapaz que está dando entrevista está muito confuso não fala nada com nada , não representa de forma alguma os ensinamentos da ordem
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
@@chrystianrevelleskkkkk...cara, se preserve.
Quando o discípulo está pronto o mestre se revela
Daniel, me chama pra falar sobre a Filosofia da Magia, que é o viés filosófico da Magia inspirado no filósofo alemão Schelling e o poeta Novalis. Consigo derrubar todo esse teu fisicalismo da neurociência sem passar pano para o delírio mísitico. Estou escrevendo um livro sobre isso e tenho um grupo de estudos sobre isso também. Tenho mestrado em Filosofia e dou aula a 10 anos.
Por algum motivo esse só conversa com ex membros rsrsrs seria ótimo ver uma entrevista sua lá! Acompanho seu trabalho!
@@SaturnicalMachine sim seria 🔥. Obrigado pelo reconhecimento 🤗
Não concordo com quase nada que esse rapaz falou. Lendo os comentários vejo que a maioria das experiências dos místicos são diferentes da dele e mais se assemelha a minha. Luz e paz a todos 🌺🌷🌸
Este moço precisa estudar muito, falta sabedoria😢 triste ouvir alguém julgar algo que sempre deixou ele livre para entrar e sair..
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
Também tenho 12 anos de AMORC e uma visão completamente do caro frater. Vejo muito intelecto mas pouca vivência prática dos ensinamentos. Boa sorte na caminhada frater, não existe um caminho certo universal para todos, mas todos de alguma forma encontrarão o seu próprio caminho e os meios necessários para evoluir. Fraternal abraço
Apesar do conhecimento vasto do entrevistado, ele não conseguiu entender na prática tudo que é proposto na teoria das monografias da A.M.O.R.C,
Menos ainda os da T.O.M. mas, de modo geral, o movimento Rosacruz é muito maior do que é tratado nesse vídeo, inclusive se o nosso amigo tivesse colado todos os graus ele teria alcançado a luz com maior clareza. E não teria essa visão deturpada. Outro detalhe é: confundir visões kardecistas com Rosacrucianismo é uma clara demostração de que não entendeu nada sobre o Rosacrucianismo a não ser a teoria. Enfim, não são todos que fazem parte da Ordem Rosacruz que entram para pertencer a um grupo social, ou de pertencer a um grupinho místico que esconde um mistério. O entrevistado foi infeliz ao dizer isso, até porque ele não sentiu a real essência dos rosacruzes. Não teve uma elevação espiritual em nenhum dos graus colados.
Talvez por se achar melhor do que os outros, ou por não partilhar na prática da fraternidade que a ordem tem. Como não houve reciprocidade, provavelmente hoje tem essa visão equivocada da ordem, mas com um conhecimento teórico muito rico.
Ser um estudante rosacruz é fácil, viver o Rosacrucianismo de verdade é para poucos.
Inclusive dentro da A.M.O.R.C tem estudos e práticas que é só pra quem atingiu um certo nível de elevação espiritual. Que obviamente o entrevistado não foi convidado. Então não se deixe enganar por achismos.
Só quem vive a coisa na "prática" sabe exatamente como ela funciona.
Concordo plenamente com sua opinião, frequento a loja há anos e nada do que ele falou no vídeo fez sentido pra mim, o que eu vi foi uma pessoa misturando psicologia científica com rosacrucianismo , de uma maneira a denegrir os estudos rosa cruzes , esse rapaz do vídeo não representa em nada os ensinamentos rosa cruzes e o Daniel é claramente um leigo nos estudos rosa cruzes, em todo vídeo quis se mostrar superior no que ele conhece, vejo que seja o propósito desse canal, chamar pessoas fracas para serem entrevistadas
Pelo que deduzi na entrevista, ele frequentou a Ordem Guias do Graal, destinada aos jovens e não a Rosacruz.
Mano Fagner, eu sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Eu acredito no seu relato porque a AMORC e a TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
Muito inteligente o rapaz 👏👏👏 PREDESTINADO
Primeira vez que escuto falar sobre ordem martinista!
Também não tinha ouvido falar ainda.
Esqueci de dizer que EU ACHO que FOMOS os precursores do ecumenismo. Pois temos de TUDO entre nós (ateu, Padre, Pastor, Judeus, budistas etc.) Não falamos de religião. Falamos de conhecimento e, busca interor.
1:18 Isso definitivamente NÃO EXISTE. Não existe quaisquer proibições desse tipo na Ordem. Tudo isso é muito estranho; no mínimo estranho porque não é assim que funciona.
Sou estudante rosacruz e sempre me senti bem na ordem amorc , me tratam muito bem e me sinto em uma verdadeira família
Sou o entrevistado. AMORC não é a única ordem rosacruz e TOM não é a única ordem martinista. Existem dezenas de ordens diferentes, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. AMORC e TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis. Acredito, portanto, no seu relato. Porém, infelizmente, isso não é verdade para todas as ordens.
@@chrystianrevelles Sim tem muita ordem interessante, a Escola ASTRUM ARGENTUM, Golden Dawn , dosacruciana antiqua ,Etc, .....
Ótima entrevista 🎉🎉
Muito obrigado!
Onde há ser humano,muitas vezes há confusão.
A ideia de Daniel, ali pelos 1:03, mostra que a separação entre matéria e consciência conduz este mateialismo puramente biológico/neurológico, separado da atividade e da história, vejam só, ao abandono do materialismo. A existência de uma consciência que "existiu desde sempre" levará à crença em deus, mesmo que este deus seja esta fonte eterna da consciência. Como não cogito a existência de deus, para mim a consciência é humana e só pode ser rastreada na historia da humanidade.
Excellent video!
Ótimo vídeo!
Muito obrigado, Sueli! Abraço!
Quando posso acompanho o seu trabalho. Acho muito interessante. No que diz respeito à Amorc e a TOM, ordens que me são caras, presto um pouco mais de atenção. É interessante saber das diversas perspectivas de quem tem ou teve algum contato com elas. Não identifico, nas entrevistas sobre as ordens iniciáticas comentadas similitude experiêncial. O que é, penso, natural. Muitas vezes a idade impacta na perspectiva e no que resulta da experiência. O momento da vida também. Gosto das entrevistas, por elas aprecio a natureza humana. Na Amorc se diz que todo rosacruz é um ponto de interrogação ambulante. Nesse sentido, o "estado rosacruz" é um estado ou estágio da consciencia.humana a ser alcançado incessantemente. Na TOM o verbo mais utilizado é servir. O mais alto grau é alcançado por quem melhor servir a humanidade. Nesse sentido, sem que tenha consciência disso, você navega pela busca de forma muito semelhante a qualquer risacruz sincero e serve como qualquer martinista convicto, e, como qualquer um deles, pelo seu próprio caminho. Meu registro, além de oarabenizá-lo, tem o fito de externar que minha experiência em ambas as ordens foi, nem simples, nem fácil, mas gratificante e transformadora. Parabéns pelo seu programa.
Você ainda pertence a tais ordens ou está em outra?
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
Essa ideia de eleito também está no cristianismo. Nas igrejas protestantes o termo "eleito de Deus". Há nesse conceito a necessidade humana de ser especial. Quando alguém se sente salvo, percebo que muitos se apresentam como os escolhidos. Não sou psicóloga, mas creio que a psicologia explique essa demanda de ser diferenciado.
Excelente observação 👌
Boaaaa
Tem sim. Vou ver se encontro algum vídeo explicando e coloco aqui.
O próprio Jesus nos evangelhos se considera "eleito", "escolhido".
É muito mais explícito do que isso, a própria palavra "santo" significa separado, no caso separado pelo deus cristão pra ser especial na terra e bla bla bla
Máquinas jamais terão consciência, pois "consciencia" e "inteligência" não a mesma coisa. Se a maquina tiver consciência ela vai criar religiao, arte, cultura, coisad que são do espirito humano (em sentido filosófico).
Com a devida vênia, ficou quanto tempo na ordem? Um ano, dois....para completar os estudos Rosacruzes são pelo menos quarenta anos....e uma vida inteira praticando para começar a entender e compreender....
Bom dia, sou o entrevistado.
12 anos de Rosacruz
6 anos de Martinismo
Esclarecimento muito valioso, obrigado pela revelação de mistério
Nem todo mundo é digno para estar na AMORC. Paz profunda.
Concordo ir.:
Kkkkkkkkkkk dignidade traz esse merecimento tão importante?
Cara Soror, você tem toda a razão. Votos de Paz Profunda.
Pelo que entendi, a ROSACRUZ é uma escola, ninguém nasceu sabendo, a ORDEM ROSACRUZ não exclui ninguém, a única crítica surge infelizmente, de alguns membros que também não compreenderam o que realmente significa ser ROSACRUZ, e por isso, julgam...quando deveriam amparar...o tempo é dado a cada um, e a sabedoria, àqueles que entenderam o que significa, "A MAIS AMPLA TOLERÂNCIA, NA MAIS IRRESTRITA LIBERDADE "
Concordo plenamente
Quando o jovem diz que há Ordens Martinistas que operam dentro da Maçonaria é bom entender que é só uma locação do espaço de uma ordem para a outra. Não há vinculo institucional entre elas, e seus objetivos e métodos são distintos.
Parabéns pelo convidado. Ele foi muito cuidadoso com o conteúdo.
O termo no minuto "39:31" pode ser tambem "confirmation biased", quando alguem sem evidencia alguma quer acreditar em algo.
A ordem nunca obrigou acreditar em nada, te convida a fazer experiências, as suas experiências são suas, acredite se quiser! P.P 🌹
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
Como sempre... desde o inicio dos tempos o “bixo” homem corrompendo coisas tao sublimes e sagradas. Na realidade a decepção dele nao foi com os misterios foi com o proprio homem. E aquela historia quando vc comeca a olhar pro lado vc se perde. Nitido que os pensamentos dele estao atropelativos , a ansiedade instalada. Enfim.. minha percepção e senso critico em cima da critica.
Hoje em dia nao tem mais desculpa pra sociedades secretas. Todo conhecimento ja foi revelado, estas ordens estao podres.
Nunca ouvi falar desta instituição!! Vou assistir!!
A Ordem Rosacruz (amorc) é ótima p o indivíduo despertar suas potencialidade e se tornar uma pessoa melhor. Pena que o entrevistado não se encontrou nessa organização e nem entendeu a proposta da Ordem. Ele não soube separar pessoas com seus egos, dos valorosos ensinamentos.
@@luizagimenes9985 Em todo o lugar vamos encontrar isso. Os que estão em posição hierárquica mais alta nem sempre são os mais avançados espiritualmente ( o oposto tem mais chance de ser verdade) porque são escolhidos pela suas habilidades em lidar com as coisas materiais, pois toda a igreja tem que sobreviver no mundo material, precisa de orçamento, de organização e esse perfil, em geral é cheio de ego o que dificulta a espiritualidade, mas eles são necessários.
Para conhecer de verdade o ideal é ir na ordem e falar com alguém que seja especialista no Martinismo, essa entrevista assim como as outras do canal são tendenciosas e já são colocadas com o intuito de denegrir as ordens iniciaticas.
Não entendo nada de Rosa Cruz. Mas vou aprender 😮
Vale apena. Os conhecimentos da AMORC tem aplicação prática e dependendo de sua dedicação vai te deixar uma pessoa mais feliz e harmoniosa, mais preparada para lidar com os tropeços da vida.
Vá direto na loja conhecer por conta própria não caia nessa lábia de entrevistas da Internet
Daniel, o cérebro é a parte material e a mente não é o cérebro. O ser humano é dual, objetivo e subjetivo. Tanto o objetivo quanto o subjetivo fazem parte da consciência. Quando vc dorme, onde está sua consciência? Ela faz parte da consciência cósmica. Sugiro conhecer a RC Amorc, que pode esclarecer algumas dúvidas.
essas são suas crenças ;)
@@theelder9847 não são crenças, são estudos e aplicação prática dos ensinamentos. Não é acreditar por acreditar, é estudo e experimentos. Se o indivíduo obtém resultados ele desenvolve confiança e não fé cega.
@@olga985 sim, é mística. Eu, como estudante rosacruz, sou mística. Pra mim, o cérebro é um instrumento físico como se fosse um hardware, a mente seria um software. Tem muito a ser estudado e desenvolvido.
@@luizagimenes9985Senhora, pare de usar drogas.
@@matheusamaro7 não uso drogas, e nem preciso. Estudo muito e aprendi que em primeiro lugar se deve respeitar o outro e as opiniões diversas. Se vc não entendeu o que falei, sinto muito.
Na live com o ex-maçom, para quem lembra, vim aqui e comentei sobre o fascínio que essas seitas representam no imaginário de algumas pessoas, já comentei também o quanto elas contribuem para sanar essa necessidade de sentido e significado que todos nós temos sobre nós mesmos e o mundo que nos cerca. Hoje o Chrystian veio corroborar o que falei com sua auto percepção de quem frequentou uma seita "secular".
Como professor de filosofia fico muito triste com o que estão tentando fazer com a Filosofia, entre outras disciplinas, com o Novo Ensino Médio. Retirar a obrigatoriedade do ensino de filosofia ou diminuir drasticamente suas horas, priva os alunos de adquirirem ferramentas lógicas e conceituais que os ajudariam a abordar essas indagações sobre o universo de uma maneira muito mais razoável e crítica, de modo que evitariam diversas armadilhas do pensamento mágico/religioso como única forma de obterem alívio de suas angústias existenciais. É uma verdadeira tragédia que o estado brasileiro não reconheça o valor da filosofia e que, dessa forma, dê espaço para pseudo filósofos e charlatões ocupem esse espaço na formação dos mais desavisados. :(
Bom dia, agradeço por ter assistido e obrigado pela contribuição. Realmente, as ordens representam algo muito diferente e, posso dizer assim, "maravilhoso" quando comparado ao mundo alienante e cotidiano do trabalho, entretenimento, política, propaganda, etc. Existe o sentimento de um pertencimento especial. Todavia, apesar de podermos problematizar o "secretismo" e "obscurantismo" envolto nesses ambientes, eu acho que o objeto que as ordens se propõem a investigar (o mundo interior, arquetípico, "espiritual", etc) é bastante legítimo, ainda que os "métodos" sejam totalmente subjetivos e frágeis. Ainda tenho muita fascinação pelos mesmos assuntos e tenho descoberto na Filosofia algumas pontes possíveis para abordá-los sem "ocultismo", especialmente na obra de William James, Dilthey, Louis Lavelle, Jung (apesar de não ser filósofo) e alguns fenomenólogos como Paul Ricoeur e Edith Stein! Fraternal Abraço
Concordo com você. Antigamente um conjundo facudlades só podia ser chamado de universidade se tivesse filosofia. Infelizmente não é mais assim.
@@chrystianrevelles Oi Chrystian! Fica evidente nas suas falas que ainda existe em você muita paixão e necessidade em abordar e tentar esclarecer esses assuntos, isso é muito bom. Infelizmente, como você mesmo disse, é bastante comum ser desestimulado e preterido pelo nosso atual estilo de vida. Somos forçados, às custas de nossa própria subsistência abstrair essas questões mais existenciais em prol do trabalho excessivo e do consumo infinito incutido em nossas em crenças pela propaganda. Evidentemente existem projetos políticos no modo de vida que somos levados a ter, mas nem tudo é intencional. O que quero dizer com isso, é que, essa angustia toda, na busca de compreensão do mundo e, a aparente tentativa de obscurecimento imposto pelo nosso modo de vida, podem acentuar nossa disposição em aceitarmos respostas fáceis e acolhedoras. As teorias conspiratórias em sua grande maioria, partem da premissa de que uns poucos sabem da verdade e que ela está sempre tentando ser sufocada pelo "sistema". Esse sentido dado pelo pensamento conspiracionista, que em sua base tem os mesmos elementos de associação entre elementos não relacionados das religiões, é aparentemente, muito razoável e racional, e por isso, atraente.
Creio eu, que para superarmos essa nossa tendência natural, provavelmente evolutiva, em procurar e ver sentido em praticamente tudo, muitas vezes de maneira independente da própria realidade, precisamos expandir nosso conhecimento ( e aqui é necessária a distinção mais conhecida na epistemologia entre crença e conhecimento), em todas as direções e áreas. Precisamos, em nossas explicações sobre o mundo, conciliar todas as áreas de conhecimento; biológicas, psicológicas, físicas, químicas, matemáticas, históricas, geográficas, sociais e políticas. A Filosofia, é historicamente considerada a mãe da maioria dessa áreas de conhecimento, senão de todas e a melhor agregadora dele. Naturalmente na busca de entendimento, tendemos a fragmentar ou desmontar os problemas enfrentados em elementos menores, de mais fácil compreensão, mas na hora de elaborarmos respostas, precisamos novamente remontar a questão e dar uma explicação mais ampla possível. A ciência é um bom exemplo disso, como citei antes temos diversas áreas distintas, mas as teorias e hipóteses apresentadas estão de acordo com o conhecimento em todas as outras, com raras exceções. Portanto, é necessário um longo percurso e muitas incursões em outras áreas antes de assumirmos respostas como verdades definitivas. Abraço.
@@crtiba é realmente uma pena! Apesar da filosofia ser natural em todos nós e qualquer pessoa ser capaz de filosofar, o ensino dela facilita muito uma abordagem mais criteriosa das coisas, em diversos âmbitos. Vamos lutar pelas mudanças necessárias para que essa geração não padeça tanto no futuro.
Se ele fez parte de algo , Acredito que ele não entendeu nada de nada ! Já começou errando que o martinismo não é conhecido ,pois O martinismo é uma corrente maçônica de misticismo judaico-cristão, baseada nos ensinamentos de Louis-Claude de Saint-Martin, então ele alega que a maçonaria também não é conhecida . Pelo amor pesquise pois qualquer enciclopédia explica cada ordem e cada filosofia e estudo .
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
1:23 Na Ordem se estuda Copernico, Galileu, Newton, Einstein... Praticamente todos (ou os principais e mais alguns menos conhecidos) filósofos gregos; sinceramente não sei de que Ordem seus entrevistados foram membros....
Esse é o problema de permitirem a iniciação de qualquer idiota
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
Bem é como dizem Conhecimento não é atingimento...
O Prof. Daniel Gontijo, tem um viés muito científico e questionador, questionar é ok, mas depende como tu questionas. E esses vieses, nunca poderão entender o lado místico, porque o místico é algo fora da matéria, do "lógico", não tem como provar com métodos objetivas.
Concordo
Todas as grandes civilizações surgiram perto de rios , então sujeitas a inundações o que explica os mitos de destruição pela água
Uma coisa é certa!! Lhe trouxe muito conhecimento.
Prof Daniel, sugiro entrevistar ou até mesmo participar de um culto de Voodoo Hitiano (de preferência no Haiti ou na África, não em Br ou new Orleans etc) de teor "Petro" de preferência, pois somente a magia negra da mais fenômenica possível pode te dar a experiência necessária para entender o que busca em suas entrevistas
Como é difícil das pessoas aceitarem a realidade, em qualquer campo do conhecimento vai ter grupos voltados ao misticismo e esoterismo, formando seitas e se achando os conhecedores da verdade/ reais buscadores da verdade, sempre são os escolhidos, os separados, chega ser chato isso.
Não é uma seita não
@@tamygata6428 Tem jeito de seita, comportamento de seita, estrutura de seita, mas não é seita né kkkkk
"Não pergunte o q seu estado pode fazer por vc, pergunte o que vc pode fazer pelo seu estado"....logo...não pergunte o que a ORDEM pode fazer por vc, pergunte o que vc pode fazer pela ORDEM... creio que estas razões de afastamentos, e prováveis frustrações, são, meramente, ferramentas do processo, onde, a tendência do afastamento, (milhares de acordo com exemplos desde 1950)(ano da ORDEM ROSACRUZ no Brasil) representam apenas um estágio da tensão de fluxo, onde, compreendesse as forças, de repulsão, separação, atração, e adesão...ferramenta de tensão, esta, que representa não a tendência em si, ou o objetivo do fluxo de expressão em si mesmo...representam sim, uma fase, onde, por razão desta provocação dialética coletiva, mesmo diante de exemplos sensíveis como a venda de graus, conforme comentado, trás como consequência, a necessidade elemental, da expressão de tendências que representam a reflexão sobre si mesmo e sobre o meio, e desta forma, também por conta da expressão natural do fluxo, alcança a compreensão e as experiências, que nem sempre são casuais, que trazem como propostas, a posição, a atitude que lhe permita a experiência do complemento, e representa, a reaproximação, e consequentemente, a adesão....e neste ciclo completo entre, separação, repulsão, atração e adesão, a expressão da realização de "uma coisa" (tudo isso pra realização de "uma coisa") uma coisa inteira, completa, perfeita, e pela correlação com a estética, na forma da perfeição, a representação da esfera, do ponto como princípio, o ego, e do círculo como realização, o coletivo, a expressão da consciência, e a razão da representação do simbólico do sol alado como simbólica consciência livre, ou talvez, se mensurável, da razão da estética, um deus....estou a mais de dez anos encontrando reticências quando tendo trazer sobre isso, assuntos em âmbitos da ROSACRUZ, que talvez, por influência do martinismo, experimentei, subjetivamente, um convite pra afastar me....vejo nisso ainda assim, o mesmo aspecto que me rejeita, elementalmente, exigindo da minha reflexão, a consciência de que, minha responsabilidade, é de propagar a mensagem sobre isso, no intuito de colaborar, com a reaproximação de todos os que se afastaram, e sentem falta, de seu próprio processo de crescimento, dentro da ORDEM , pra mim, fora da ORDEM, não há vida...agradeço pela atenção.
Redação= nota zero.
O Christian propôs-se a falar da Ordem Martinista. Fez menção a várias martinistas? Ou o vídeo foi muito longo e eu não ouvi direito? Nunca ouvi falar de que os Rosacruzes se acham donos da Verdade. Pelo contrário, todos sabem que „em toda a verdade existe meia-verdade“... O bom é que todo o Rosacruz tem o lívre arbítrio para pensar o que quiser e que ninguém se meta em sua vida. Kkkk É assim que eu vivo nestas minhas décadas de membro da Ordem. E, enquanto me sentir bem, fico. E ser membro da ordem não é só filosofar mas sim praticar. E o progresso no desenvolvimento interior não acontece com varinha de condão- nem com leitura de 1000 livros. Tudo tem que passar pelos sentidos. 🥰 Ângela
Coloca o Imperator da rosa Cruz num octógono com esse cara quem ganahar eu apoio
Por mais que o óleo tente, não consegue se misturar com água. Estranha o meio e é expurgado naturalmente. Sem mais comentário s.
1:20 Nunca ouvi tanto absurdo e tantas conclusões que não condizem com a realidade nem da AMORC e nem da TOM.
Eu sou o entrevistado. Gostaria de te lembrar que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM. Em vez disso, existem dezenas de ordens rosacruzes e ordens martinistas, cada uma com sua própria linhagem e abordagem. Eu acredito no seu relato porque a AMORC e a TOM são justamente as ordens mais abertas e acessíveis, mas infelizmente não é o caso de todas. Não foi com a AMORC nem com a TOM que eu rompi, mas com outra ordem rosacruz (OKRC) e outra ordem martinista (OMRB).
Sou ex-OKRC, não ex-AMORC.
Sou ex-OMRB, não ex-TOM.
Não existe rosacruz só na AMORC.
Não existe martinismo só na TOM.
Tem muitos que entram na rosacruz, mas a rosacruz nao entrou nele. Outra, tem regra para entrar no martinismo, nao e tao simples assim. Na amorc por exemplo só entra quem ja atingiu grau de templo, ou seja nao basta ser so rosacruz
Não basta ler os ensinamentos, tem que praticar, meditar sobre os exercícios e ensinamentos.
Irmão, boa noite! Não existe rosacruz só da AMORC nem Martinismo somente na TOM. Cada estrutura tem sua própria organização. A Hermetic Order of Martinists (Ordem Martinista Hermética), por exemplo, exige que o membro seja maçom regular. Abraço!
Verdade pra ele, do ponto de vista dele. Na AMORC o estudante é instigado a ser um ponto de interrogação ambulante, ninguém diz que existe uma verdade absoluta, cada um um deve acreditar no Deus do seu coração.
Concordo, achei o entrevistado muito cru e nitidamente sendo induzio a responder Conforme o Daniel quer
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
Caramba, estou surpreso realmente!
Obrigado, mano Bruno! Abraço
Saudade de você amigo, eu também me sinto descrente as vezes, somos seres humanos. Mas eu partilho dos pontos que você apresetou sendo honesto.
Sensacional!
Nossa, essa questão de obscurantismo na Rosacruz e de nos acharmos "escolhidos ou especiais" não tem nada a ver. Somos estudantes e somos irmãos de caminhada, procuramos nos tornar melhores enquanto seres humanos e fazemos o juramento de respeitarmos a todas as formas de vida e formas de pensamento inclusive religioso. Buscamos luz e não obscurantismos....
Ludmila, sou o entrevistado. Lembre que não existe só o rosacrucianismo da AMORC nem só o martinismo da TOM, mas dezenas de ordens rosacruzes e martinistas com linhagens distintas e abordagens diferentes. Se você está em uma ordem legal, que incentiva o pensamento livre e a mente aberta, maravilhoso! Infelizmente não é o caso de todas.
Em todas as lojas que passei só encontrei pessoas humildes, muito longe de se acharem especiais. Infelizmente existem pessoas que falam mal da ordem sabe-se lá com qual interesse.
@@MarceloCosta-km8ym
Eu sou o entrevistado do vídeo.
Sou ex-OMRB. Não ex-TOM.
(Ordem Martinista Ramo Brasileiro)
Sou ex-OKRC. Não ex-AMORC.
(Ordem Cabalística da Rosacruz)
Vou iniciar este ano na TOM e na AMORC justamente pelos relatos positivos de membros como você.
Espero que seja diferente do Martinismo e do Rosacrucianismo pelos quais passei anteriormente.
Minha experiência foi com a tradição Elus Cohen de Martinez, na linhagem de Ary Ilha Xavier.
R+
O medo é a dúvida te obscureceu a realidade e essa
Acho que, sobre a construção da consciência (note que digo "construção", então descarto a ideia de uma consciência anterior ao ser humano), é necessária a perspectiva social: a consciência se constrói na medida em que os seres humanos, pelo trabalho, constituem o metabolismo com o ambiente. Não há consciência, ao meu ver, que se institua fora da experiência humana na produção da existência. Em tempo, Daniel: do meu ponto de vista, a ideia de uma consciência pré-humana, que "vem de algum lugar" leva irresistivelmente ao teísmo.
Bingo! É assim que as religiões são criadas. Reflita agora sobre o processo da criação da consciência,
Ele não saiu falando mal, apenas disse que não se identifica mais. Não achei que ele tenha sido desrespeitoso!
Vou arriscar dar alguns pitacos sobre questões ventiladas no vídeo.
De pronto, gostaria de lançar um ponto de vista sobre a questão subjacente atinente à existência ou não de D'us. A concepção do canal, quer me parecer, pretende reduzir D'us a um fenômeno psíquico. Bom sobre o tema eu diria: 1- Quem foi que elegeu a razão como juiz da questão? 2- Conectado a primeira, quem elegeu a ciência como juiz da questão? Pretender travar uma discussão racional sobre a existência de D'us é uma impossibilidade porque a razão tem seus limites, já o disse Kant. Então não é possível afirmar nem negar, racionalmente, a existência de D'us. É pitoresco notar nesta disputa que o desafio é sempre dado a quem pretenda afirmar a existência de D'us, nunca a quem pretenda negar. Pois eis que é impossível nega-la, porque aquele que nega não o pode faze-lo sem admitir uma existência que a tudo se confronta. Por exemplo, se digo que tudo é uma ilusão, então D'us é sua consciência ou o seu eu, na sua concepção. Na verdade o que se nega é conceito de D'us, mas para tanto precisa eleger um ente que a tudo se contrapõe.
D'us está além da razão e mesmo da consciência. Por isso que o nosso amigo martinista, inspirado na Cabalá, vai falar de "reintegração ao todo", porque a consciência não pode abraçar a D'us. É D'us quem abraça a consciência.
Um segundo ponto, entendo por certo o prisma do entrevistado sobre a possibilidade de abordar a alma ou a dimensão espiritual através da ciência. É um conhecimento insonso, sem cor e sem sabor. A espiritualidade é uma vivência que cada consciência realiza (ou não), mas é imersiva, colhida de modo viceral. Não pode ser abordada de fora.
Ao amigo martinista, TB vou dizer algo, que tem servido para mim. Não é minha intenção ser o dono de verdades. Cada um tem seu caminho a D'us. Fui Rosacruz, embora não tenha avançado tanto qto o amigo. TB me seduziu o martinismo em Martines de Pasquale. Mas não avancei. Abandonei toda busca no ocultismo. Hoje sigo apenas a Torá, no que me é permitido como não judeu. E o que tenho aprendido é que não existe Cabalá sem Torá. Não existe Cabalá fora dos auspícios do povo judeu. A Torá foi entregue a eles pelo Eterno e a eles pertence. Hoje sou Bney Noach e o que me tem guiado é que o caminho que leva à conexão (reintegração) com D'us é o do Tikun, pelos estritos termos da Torá.
1:17 Gostaria de saber qual a definição de ateu.