História para ESA - Período Joanino - Aula 19

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лип 2024
  • Nessa 19º VídeoAula de História do Brasil para o concurso da ESA, falaremos sobre o Período Joanino, que no caso teve início com a Vinda da Família Real para o Brasil.
    Antes de entender o que aconteceu durante o Reinado de D. João VI aqui no Brasil, antes é necessário compreender o que fez com que o Rei, a família Real e toda a corte portuguesa saíssem de Portugal e viessem morar na colônia do Brasil.
    Sobre esse assunto, é importante que se tenha em mente a França de Napoleão Bonaparte, pois tudo isso começa a partir do momento que Napoleão decreta o Bloqueio Continental, que era uma medida proibindo todos os países do continente europeu de ter qualquer tipo de relação comercial com a Inglaterra.
    D. João tenta deixar Portugal neutro nessa história, porque na verdade ele ficou em uma corda bamba e não podia escolher um lado (França ou Inglaterra).
    Isso porque ele temia ao exército Napoleônico, mas também temia a Marinha Inglesa e além disso dependia das relações comerciais que tina com a Inglaterra.
    Por fim, o exército de Bonaparte invadiu Portugal com apoio de tropas espanholas e D. João, a família Real e toda a corte portuguesa fugiram para o Brasil sob a proteção de uma esquadra naval Inglesa, chegando ao Brasil na região da Bahia no dia 22 de janeiro de 1808.
    Agora que entendemos a vinda da família Real ao Brasil, vamos começar a falar sobre os principais pontos da Administração de D. João VI aqui.
    ABERTURA DOS PORTOS AS NAÇÕES AMIGAS (1808)
    Assim que o Rei chegou ao Brasil, ele já decretou a abertura dos portos as nações amigas, ou seja, a partir daquele momento o Brasil poderia fazer comércio direto com os países das nações amigas, sem precisar que Portugal estivesse envolvido de alguma forma. Era o fim do monopólio comercial e representa também o início de uma futura emancipação do Brasil com Portugal.
    LIBERDADE FABRIL (1808)
    Liberação da atividade industrial e instalação de fábricas no Brasil. Importante se atentar que apesar dessa liberação, o Brasil teve muita dificuldade em se industrializar por conta da abertura dos portos.
    TRATADO DE COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO (1810)
    Aqui é importante que vocês entendam que a maior beneficiada com esse tratado foi a Inglaterra. Presta só atenção nos impostos alfandegários que entraram em vigor:
    Imposto sobre os produtos Ingleses: 15%
    Imposto sobre os produtos Portugueses: 16%
    Imposto sobre os demais países: 24%
    Durante o Período Joanino, muitas novidades chegaram ao Brasil e teve também um fortalecimento na questão de Cultura e Artes. Principais novidades do período são:
    - Academia Real Militar
    - Escolas de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia
    - Jardim Botânico
    - Biblioteca Real
    - Imprensa Real
    - Teatro Real
    - Academia de Belas Artes
    - Banco do Brasil e Casa da Moeda
    - Missão francesa (1816): chegada de artistas e professores estrangeiros
    ELEVAÇÃO DO BRASIL A REINO UNIDO A PORTUGAL E ALGARVES (1815)
    No ano de 1815, o Brasil deixa de ser colônia e adquire Autonomia administrativa.
    Importante se atentar para a inversão colonial que estava acontecendo e a consequente Insatisfação dos Portugueses.
    REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA (1817)
    Essa foi uma revolta motivada pela difícil situação que o Nordeste estava passando no momento.
    No ano de 1816 teve a grande seca que gerou muita fome na região Nordeste, junto a isso, o açúcar e o algodão estavam desvalorizados no mercado externo e para piorar, os impostos só cresciam para sustentar a corte portuguesa que estava morando no Rio de Janeiro.
    Então por conta disso, foi iniciado o movimento com o objetivo de proclamar uma república com os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que inspiraram a Revolução Francesa.
    REVOLUÇÃO LIBERAL DO PORTO (1820)
    Em 1820, aconteceu a Revolução Liberal do Porto lá em Portugal porque como já era de se esperar, os portugueses estavam bem insatisfeitos. Dentre os principais motivos para o início do movimento, destacam-se a Permanência do Rei no Brasil; A Dificuldade econômica que Portugal vinha passando e também a Difusão dos Ideais Iluministas.
    Com isso, os rebeldes elaboraram uma nova constituição com caráter mais liberal e limitando o poder do Rei e também tinham como objetivo, Recolonizar o Brasil e Anular a Autonomia comercial e administrativa brasileira.
    Por fim, D. João VI retorna para Portugal em Abril de 1821 e deixa seu Filho D. Pedro como príncipe-regente do Brasil.
    CONSIDERAÇÕES FINAIS:
    Espero de verdade que essa videoaula facilite e otimize seu entendimento nesse conteúdo e contribua com a sua jornada de estudos rumo a aprovação. Todo o roteiro e edições foram especialmente planejados focando a melhor didática e entendimento do Aluno.
    ME SEGUE NAS REDES:
    UA-cam: @Contribuir_Concursos
    INSTAGRAM: @contribuir_concursos - Sargento Pessanha: Concursos Militares

КОМЕНТАРІ • 8