Cara, que canal perfeito. Nunca vi um canal dessa qualidade que não fosse na gringa, adoro jogos retrô e sou técnico em eletrônica, o canal ideal pra mim!
isso explica muito as fitas atuais com varios jogos e antigos com alguns também, o que torna o videogame mais interessante, acabei de ligar o meu aqui e ainda funciona, vou atrás de algumas fitas mas quero pegar uma dessas com 150 jogos.
Um baita video desse 1 ano depois o UA-cam entregou para nem 20 mil pessoas... reconhecimento ZERO da plataforma da ate nojo desse site de videos... merecia muito mais
Muito bom !! parabéns ! tenho cartuchos comigo, tem um que arranquei acho que um resistor redondo quando criança um dia que conhecer um especialista em cartucho peço para ele soldar novamente para voltar a jogar rsrsrs
Eram incríveis aqueles cartuchos para o Atari 2600 que traziam 4, 8 ou 16 jogos. Basicamente era uma EPROM de maior capacidade, onde você trocava os pinos mais altos de endereçamento por meio de uma chavinha.
Parabéns pelo conteúdo...serve para contar aos mais novos como era naqueles tempo da década de 70/80 e 90. Os cartuchos e consoles daquela época tinham muito mais qualidade de materiais e durabilidade. Hoje qualquer console com midia é uma tragédia....leitores que nao duram nada e custam mais de 60% do preço do console novo.
@@Cslaters mas o erro não é só este amigo, por exemplo a Nintendo cobrava para fazer jogos no Nintendo 64, já a Sony não. A Sony é uma gigante não vive de games
Joguei de mais em um ATARI, joguei em quase todos os consoles, até hoje tenho locadora a mais de 20 anos, tenho um bom estoque sempre tive pena de vender meus consoles e jogos.
Cara, adorei seu videos. Já venho aprendendo a modificar game boy faz um tempo e estou começando a namorar o SNES, e estava precisando de um videozinho de anatomia de cartuchos e game boy. Valeu! Por favor continue
@@MarcioFatc n é cartucho pq a memória interna n pode ser acessada diretamente pelo processador. Se o switch usasse cartucho ele n conseguiria executar jogos baixados.
Ja que falou em Atari, vale lembrar que mais pra frente, as SRAMS foram substituídas em alguns casos por memórias Flash como no Atari Jaguar, eliminando a necessidade de uma fonte de energia para manter os saves.
Na verdade!.. Não existe nomes gourmet para chips, pois todo CHIP é um circuito integrado. Porém, nem todo circuito integrado é um CHIP, já que este último possui um conglomerado (milhares) de micro controladores internos, que em eletrônica, nada mais são do que circuitos integrados, se é que deu pra entender!.. Parabéns pelo vídeo!!! 🙂
Eu tinha um Hotbit. Um computador MSX que usava cartuchos para jogos. Pra piratear o cartucho eu interrompia a última trilha do barramento de endereços e jogava pro terra (nível zero). Isso evitava que a inicialização do computador fosse pelo cartucho, e me permitia acessar o conteúdo da metade memória do cartucho. (endereços pares). Depois eu mudava a trilha pro nível um e acessava os endereços ímpares. Então unia as duas metades e tinha o código completo do jogo. Então gravava em fita cassete, com um programinha em assembler pra alocar o conteúdo na RAM do computador, e pronto. Jogo copiado pra fita cassete.
Os jogos podiam ver em sd hoje em dia.. tipo um cartucho Ia ser maneiro, fora que dura muito mais que Bluray, além da leitura indescritivelmente maior. Mas admito.... é difícil desapegar da mídia Bluray, é bonito, tipo item de colecionador, mas mesmo assim... Hj dia se os jogos em "midia fisica" poderiam vir em "cartuchos" ssd Seria maneiro...😊
Após anos de todo mundo dizendo pra atirar a primeira pedra por isso, por aquilo, e etc. Eu ganhei uma mirar boa o bastante pra enfrentar os jogadores de free fire Depois de tanto atirar pedras por ter nascido fora da era dos cartuchos e todo mundo dizer pra atirar a primeira pedra toda vez que eu nunca tivesse feito algo de uma época de antes de eu nascer, eu consegui as habilidades pra enfrentar os inimigos na jornada pra vencer o mestre das armas que conseguiu dominar metade do mundo utilizando tecnologia de outro mundo sem nenhum custo de recursos apenas garimpando lixo eletrônico, depois de muitas lutas eu ganhei o super poder de atirar projéteis de fogo azul feitos de energia vital e dar power up nos equipamentos com meu poder de fogo azul e venci o rei do free fire e minha patente subiu para o nivel deus Foi muito loco, e tudo isso começou com o povo me mandando jogar pedras por simplesmente não ter feito coisas que eu nunca pude fazer por milhares de motivos
A melhor coisa desse tempo é que era só colocar o Cartucho no console e começar a jogar. Nada de loading infinitos e constantes atualizações bem na hora que a gente só queria diversão.
CI nao é um nome gourmetizado de chip... quando os chips foram ficando cada vez menores, entao comecaram a colocar varios chips encapsulados em um unico, e por isso passou a se chamar circuito integrado.
Eu até acho que chamar o cartucho de fita se devia ao fato de que alguns computadores do final dos anos 1970 e inicio de 1980 possuíam jogos que rodavam em fita cassete. Lembro de ir na casa de um colega da escola, ele pegou um computador, (lembrava um cp-200 ou comodore), ligou na tv e na saida do fone de ouvido do aparelho de som, colocou uma fita no deck e ligou os equipamentos, depois de alguns minutos estavamos jogando um game de corrida (preto e branco) 1 carro feito com 1 retângulo e 4 quadrados que deveriam seguir na pista. Obs: Qualquer computador para casa naqueles tempos era caro, raríssimo e praticamente ninguém sabia sequer ligar.
No caso do cartucho do jogo Sonic The Hedgehog 3 do Mega Drive, a SRAM não necessitava de bateria para armazenar os dados. Não sei como era o funcionamento de fato, mas ele guardava os dados sem a necessidade de alimentação no cartucho. Podia ficar meses ou até anos sem jogar que os dados estavam lá, armazenados.
Eu tive um SNES "quadradinho", e na época tinha comprado uma TV Stereo, corri atrás de um cabo AV e fui surpreendido pela melhoria das imagens e também pelo áudio stereo!
descobri o canal recentemente, quando você fala que o nintendo 64 foi o ultimo a utilizar fitas, você se refere a utiliza-las como parte do hardware do console? Visto que temos os nitendo ds/3ds e switch que utilizam fitas mas ao meu ver mais como cartões de memória
Sinceramente sou do tempo dos cartuchos acho a tecnologia mais resistente, so um adendo a o vídeo os cartucho nao foram abandonados receberam up na sua taxa de dados e data bus que hoje é serial mas a nintendo ainda constuma fabrica jogos em cartucho para new nintedo 3ds , Nintendo switch ao meu ver ainda é a melhor tecnologia para leitura e gravação de jogos zero loading. Vlw brother seu vídeo estar de parabéns...
ainda quero fazer um canal com conteudo parecido. Então gostaria de contribuir. Não é que não existe 'load' nos cartuchos. É que a velocidade de leitura é tão rapida que ela praticamente é feita em tempo real. Exemplo: Cada frame de animação de um personagem de jogo de luta é carregado em tempo real, ja que não caberia na memoria de video todos os frames dos jogadores da fase. Por isso, por incrivel que pareça, jogos em disco como playstation 1 tinham limitações pioravam sua experiencia com relação a jogos de cartuchos. Um exemplo disso sao jogos de luta portados do arcade. O play não tinha velocidade de leitura suficiente para carregar frames de animação em tempo real como um cartucho, portanto diminuiam-se frames de animação para isso. O chip anti pirataria nao era tanto para evitar copias piratas de jogos ja existentes, mas também para evitar que jogos não licenciados fossem parar no mercado de cartuchos - fato que tinha trazido o crash dos videogames na metade dos anos 80 pq o mercado estava lotado de jogos de atari não licenciados.
Me lembrou uma vez que um colega levou o ps1 com o super street fighter 2... Eu tinha um SNES e tinha esse cartucho, e depois de vários e demorados loadings, fui na minha casa e peguei o game... o pobre ps1 ficou parado o resto da tarde!
Impressão de que deve ter existido poucos Cartuchos desses com Memória e Bateria, nunca encontrei um desses, talvez porque eram jogos que não me interessei ou eram caros pra mim. - Já desmontei várias fitas e todas eram simples, no começo tinham 2 Chips, depois 1 Chip, e finalmente passaram a soldar o circuito direto na placa, parecia um pedacinho de massa colado na placa, de onde saiam os fios, e mais nada, incrível que funcionava assim.
Na era do Super Nintendo, praticamente todo game que tinha save tinha esse formato (bateria + memória do save + chips do game) O "chip", na verdade é um microcircuito integrado, instalado dentro daquela pastilha de plástico e ligado aos terminais dela (encapsulamento), a "massa colada" com os terminais nada mais é que o chip conectado direto ao pcb e fixado com aquela massa. Vai um link pra uma imagem que mostra a dimensão do chip no interior do encapsulamento, com uma curiosidade: esse tipo de circuito com essa "janela" é programado utilizando luz UV para a gravação. upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f9/16Mbit_EPROM_ST_Microelectronics_M27C160_%281%29.jpg
@@MezabarbaBH ah sim, SNES, acabo de descobrir que nunca tinha visto um cartucho de SNES aberto, também nem tinha motivo, tem jeito de ser resistentes. - Pensei que a placa com bateria que apareceu no vídeo fosse do Nintendinho, mas esse tinha uns cartuchos mais fracos que quebravam e era só usar a placa em outro cartucho desmontado.
Antes de existir entrada de áudio e vídeo, entrada hdmi, etc, tudo que a tv tinha era entrada pra antena analógica. Os videocassetes e videogames eram conectados na entrada de antena da tv, e o que eles faziam era simular um sinal de tv aberta chegando na entrada de antena da tv. Geralmente esse sinal era enviado por padrão na frequência do canal 3 ou do canal 4.
Pra época era uma tecnologia muito louca, n a toa um cartucho original custava um salário mínimo da época, 112R$. imagina pagar em torno de 1400 reais num game comum hoje... doideira
é pq na epoca componentes eletronicos eram carissimos, as pessoas compravam console pra jogar mas nem tinham computador em casa devido ao alto custo, e consoles basicamente eram "computadores especializados", porém, memoria era carissima e capacidade de armazenamento, lembro no passado de ter trocado um violão em um HD de 20GB quando tive meiu primeiro pc kkkkkk, hj vc compra um pendrive com essa capacidade por um trocado.
é pq na epoca componentes eletronicos eram carissimos, as pessoas compravam console pra jogar mas nem tinham computador em casa devido ao alto custo, e consoles basicamente eram "computadores especializados", porém, memoria era carissima e capacidade de armazenamento, lembro no passado de ter trocado um violão em um HD de 20GB quando tive meiu primeiro pc kkkkkk, hj vc compra um pendrive com essa capacidade por um trocado.
Show amigão... só que chamar o cartucho de fita é um erro grotesco, acho que começaram a chamar assim pela semelhança a uma fita k7....mas não tem nada a ver...
Ajude-nos a divulgar a palavra retro tecnológica por toda a galáxia: ua-cam.com/video/bE8nIcv0XsI/v-deo.html
Desde o começo dos anos 90 eu já tinha raiva do ato de chamar o cartucho de jogos de "fita".
Posso atirar?
@@konohaneoas6070
Que tiro foi esse?
@@antoniosethias9948 kkk nunca joguei
@@konohaneoas6070
Nunca jogou em videogames: Super Nintendo, Master System, Megadrive?
Cara, que canal perfeito. Nunca vi um canal dessa qualidade que não fosse na gringa, adoro jogos retrô e sou técnico em eletrônica, o canal ideal pra mim!
seu canal foi a umas das melhores descobertas desse ano!
Caramba!
Que qualidade em amigo, meus parabéns! Não desista, por favor. O seu trabalho é magnífico ❤️
Pow, Nycollas. Você não sabe o quanto esse seu comentário me motiva. TMJ!!!
Top
Esse canal é o melhor, pena que tem UA-camrs famosos copiando mas quem conhece sabe que esse aqui é o original, parabéns pelo trabalho.
isso explica muito as fitas atuais com varios jogos e antigos com alguns também, o que torna o videogame mais interessante, acabei de ligar o meu aqui e ainda funciona, vou atrás de algumas fitas mas quero pegar uma dessas com 150 jogos.
Um baita video desse 1 ano depois o UA-cam entregou para nem 20 mil pessoas... reconhecimento ZERO da plataforma da ate nojo desse site de videos... merecia muito mais
Cara, muito bom vídeo! Teu canal é pra virar referência no assunto aqui UA-cam, conteúdo único! Não perco mais um vídeo, parabéns!
Deus te ouça GameShark! Muito bom ver você sempre por aqui. Grande abraço!
Inscrito. Conteúdo de qualidade. Lembre dos primeiros inscritos quando for famoso kkk
Os primeiros pen drives são os cartuchos de videogame!
Seus vídeos são fantásticos! Assisti todos de uma vez só! Parabéns pelo trabalho!
Muito bom !! parabéns !
tenho cartuchos comigo, tem um que arranquei acho que um resistor redondo quando criança
um dia que conhecer um especialista em cartucho peço para ele soldar novamente para voltar a jogar rsrsrs
Que canal bom cara, que bom que eu conheci seu canal...
Eram incríveis aqueles cartuchos para o Atari 2600 que traziam 4, 8 ou 16 jogos. Basicamente era uma EPROM de maior capacidade, onde você trocava os pinos mais altos de endereçamento por meio de uma chavinha.
Lembro que no início dos anos 90, haviam consoles clones de Atari 2600 com centenas de jogos na memória.
Ótima explicação!...bem didático! Parabéns pelo vídeo!
Parabéns pelo conteúdo...serve para contar aos mais novos como era naqueles tempo da década de 70/80 e 90. Os cartuchos e consoles daquela época tinham muito mais qualidade de materiais e durabilidade. Hoje qualquer console com midia é uma tragédia....leitores que nao duram nada e custam mais de 60% do preço do console novo.
Primeira vez aqui no seu canal, mas já sou inscrito. Continue companheiro
A Nintendo usou o sistema de cartuchos no Nintendo Switch que é o mesmo que as fitas só que atualizado então a Nintendo não parou de usar as fitas
Esses cartuchos são basicamente cartões de memórias modernos.
Leitura serial. Não são cartuchos de fato.
De qualquer forma é um cartucho e acho isso um barato! ❤
Eles não assumiram o erro grotesco que fizeram no N64 e mantiveram cartuchos até hj kkkk
@@Cslaters mas o erro não é só este amigo, por exemplo a Nintendo cobrava para fazer jogos no Nintendo 64, já a Sony não. A Sony é uma gigante não vive de games
Sem contar os portáteis que sempre utilizaram o sistema de cartucho com sucesso.
Excelente ! O melhor canal de retro games. Parabéns !
Muito bom parceiro, conteúdo que você não ver fácil por aqui. Parabéns 🤝.
Muito obrigado Marcos. Aos poucos vamos diversificando e tentando melhorar. Ótimo FDS!!!
Joguei de mais em um ATARI, joguei em quase todos os consoles, até hoje tenho locadora a mais de 20 anos, tenho um bom estoque sempre tive pena de vender meus consoles e jogos.
Vende não mano
Cara, adorei seu videos. Já venho aprendendo a modificar game boy faz um tempo e estou começando a namorar o SNES, e estava precisando de um videozinho de anatomia de cartuchos e game boy. Valeu! Por favor continue
bem bacana o video. sempre achei q catucho fosse só a memoria ROM mesmo! Agora ter um co-processador ou memoria RAM extendida, não sabia!
Caramba, canal espetacular.
Vídeos muito interessantes e uma edição sensacional.
Top amigo. Vc é fera. Sou seu fã
Esse cara faz um trabalho massa parabéns de verdade
otimo canal amigo LIKE + Subs, curto muito esses conteudos nostalgicos sobre games entrei no mundo do video game no saudoso CCE TurboGame
Cara conheci esse canal ontem e adorei ! Continue assim mano
É muito bom per esse tipo de comentário, principalmente num canal começando. Muito obrigado.
Uma aulona de eletrônica da computação!!!
Ganhou mais um inscrito. :D
Os últimos consoles a usarem Cartuchos foram os portáteis GBA aos NDS.
Grato pelo bom vídeo compartilhado!
Acho que o console mais recente a usar cartucho seria o switch (apesar de ser mais próximo de um cartão SD)
@@MarcioFatc n é cartucho pq a memória interna n pode ser acessada diretamente pelo processador. Se o switch usasse cartucho ele n conseguiria executar jogos baixados.
Cada vez melhor, parabéns !
Valeu, meu amigo Juliano. Muito bom te ver por aqui!!!
cai de paraquedas no seu canal meu amigo mais to me inscrevendo gostei muito do conteudo
Ja que falou em Atari, vale lembrar que mais pra frente, as SRAMS foram substituídas em alguns casos por memórias Flash como no Atari Jaguar, eliminando a necessidade de uma fonte de energia para manter os saves.
Na verdade!..
Não existe nomes gourmet para chips, pois todo CHIP é um circuito integrado. Porém, nem todo circuito integrado é um CHIP, já que este último possui um conglomerado (milhares) de micro controladores internos, que em eletrônica, nada mais são do que circuitos integrados, se é que deu pra entender!..
Parabéns pelo vídeo!!! 🙂
na verdade um chip é basicamente milhares de transistores em nível microscópico.
Cara teus vídeos são muito bons, parabéns!
Me levou de volta a minha infancia😢
Parabéns pelo seu canal e vídeo 👏🤩👏
Eu tinha um Hotbit. Um computador MSX que usava cartuchos para jogos. Pra piratear o cartucho eu interrompia a última trilha do barramento de endereços e jogava pro terra (nível zero). Isso evitava que a inicialização do computador fosse pelo cartucho, e me permitia acessar o conteúdo da metade memória do cartucho. (endereços pares). Depois eu mudava a trilha pro nível um e acessava os endereços ímpares. Então unia as duas metades e tinha o código completo do jogo. Então gravava em fita cassete, com um programinha em assembler pra alocar o conteúdo na RAM do computador, e pronto. Jogo copiado pra fita cassete.
já assoprei muitas fitas e coloquei muito papel nas fitas pra presionar pra não dar tilt kkkk
Os jogos podiam ver em sd hoje em dia.. tipo um cartucho
Ia ser maneiro, fora que dura muito mais que Bluray, além da leitura indescritivelmente maior.
Mas admito.... é difícil desapegar da mídia Bluray, é bonito, tipo item de colecionador, mas mesmo assim... Hj dia se os jogos em "midia fisica" poderiam vir em "cartuchos" ssd
Seria maneiro...😊
Nintendo switch
Seu canal me lembrou minha Voodoo 3 2000 PCI ... está comigo desde 1999.
Após anos de todo mundo dizendo pra atirar a primeira pedra por isso, por aquilo, e etc. Eu ganhei uma mirar boa o bastante pra enfrentar os jogadores de free fire
Depois de tanto atirar pedras por ter nascido fora da era dos cartuchos e todo mundo dizer pra atirar a primeira pedra toda vez que eu nunca tivesse feito algo de uma época de antes de eu nascer, eu consegui as habilidades pra enfrentar os inimigos na jornada pra vencer o mestre das armas que conseguiu dominar metade do mundo utilizando tecnologia de outro mundo sem nenhum custo de recursos apenas garimpando lixo eletrônico, depois de muitas lutas eu ganhei o super poder de atirar projéteis de fogo azul feitos de energia vital e dar power up nos equipamentos com meu poder de fogo azul e venci o rei do free fire e minha patente subiu para o nivel deus
Foi muito loco, e tudo isso começou com o povo me mandando jogar pedras por simplesmente não ter feito coisas que eu nunca pude fazer por milhares de motivos
A melhor coisa desse tempo é que era só colocar o Cartucho no console e começar a jogar. Nada de loading infinitos e constantes atualizações bem na hora que a gente só queria diversão.
Cara Seu Conteúdo É Muito Bom.
As Fitas Não Ficaram No Passado, Elas Permanecem Eternas Nos Nossos Corações.
KKK...
Você Não Entenderia...
👍🏻👍🏻👍🏻
CI nao é um nome gourmetizado de chip... quando os chips foram ficando cada vez menores, entao comecaram a colocar varios chips encapsulados em um unico, e por isso passou a se chamar circuito integrado.
Que saudades ... Arrumava muitos pra locadora... Nos anos 90
Manos, q jogo é esse que parece Gibi que aparece no começo do vídeo? Parabéns pelo trabalho. +1 inscrito!
Eu até acho que chamar o cartucho de fita se devia ao fato de que alguns computadores do final dos anos 1970 e inicio de 1980 possuíam jogos que rodavam em fita cassete.
Lembro de ir na casa de um colega da escola, ele pegou um computador, (lembrava um cp-200 ou comodore), ligou na tv e na saida do fone de ouvido do aparelho de som, colocou uma fita no deck e ligou os equipamentos, depois de alguns minutos estavamos jogando um game de corrida (preto e branco) 1 carro feito com 1 retângulo e 4 quadrados que deveriam seguir na pista.
Obs: Qualquer computador para casa naqueles tempos era caro, raríssimo e praticamente ninguém sabia sequer ligar.
Muito bom esse conteúdo!!!
No caso do cartucho do jogo Sonic The Hedgehog 3 do Mega Drive, a SRAM não necessitava de bateria para armazenar os dados. Não sei como era o funcionamento de fato, mas ele guardava os dados sem a necessidade de alimentação no cartucho. Podia ficar meses ou até anos sem jogar que os dados estavam lá, armazenados.
excelente video parabens mano !
Puts, olha só quem apareceu por aqui. Curto demais seus vídeos mano. TMJ!!!
Colocava no canal 3 pra jogar kkkkk lembro que atrás do SNES tem uma chave para alternar entre canal 3 e 4
Eu tive um SNES "quadradinho", e na época tinha comprado uma TV Stereo, corri atrás de um cabo AV e fui surpreendido pela melhoria das imagens e também pelo áudio stereo!
Muito bom o teu canal , parabéns .
Cartucho é vida!
deu até vontade reabrir um. Eu jogava um que já tinha perdido a carcaça e nunca soube como era ele inteiro.
Cara, e quanto ao Dreamcast, que a gente tacava um CD de "bot" pra jogar antes de colocar no leitor o CD pirata?
Muito bom o vídeo, tá to seguindo!
Vou dar uma moral. Me inscrevi.
Agradeço a moral, Jean. TMJ!
que maravilha cara me inscrevendo no canal
Meus deus, bateu uma nostalgia hora que vc disse do atari 2600...tinha que colocar no canal 2 ou 3 da tv kkkkkkk
Esperava mais!
Nostalgia pura esse video 😊
descobri o canal recentemente, quando você fala que o nintendo 64 foi o ultimo a utilizar fitas, você se refere a utiliza-las como parte do hardware do console? Visto que temos os nitendo ds/3ds e switch que utilizam fitas mas ao meu ver mais como cartões de memória
Mano seeloko parabéns pela explicação você é foda mano sucesso
mecânica quântica das fitas de videogame
Por mais vídeos como esse
E aquela pilha no cartucho durava quanto tempo segurando os saves?
Star Fox tem para o Mega Drive sem chip especial se não me engano, claro não pela empresa original mas tem.
Sinceramente sou do tempo dos cartuchos acho a tecnologia mais resistente, so um adendo a o vídeo os cartucho nao foram abandonados receberam up na sua taxa de dados e data bus que hoje é serial mas a nintendo ainda constuma fabrica jogos em cartucho para new nintedo 3ds , Nintendo switch ao meu ver ainda é a melhor tecnologia para leitura e gravação de jogos zero loading. Vlw brother seu vídeo estar de parabéns...
0:09 - Gusang curtiu a assoprada de fita
Mas por ironia do destino voltou com força o uso de jogos no cartucho, muitos voltaram a comprar desde 2018.
ainda quero fazer um canal com conteudo parecido. Então gostaria de contribuir. Não é que não existe 'load' nos cartuchos. É que a velocidade de leitura é tão rapida que ela praticamente é feita em tempo real. Exemplo: Cada frame de animação de um personagem de jogo de luta é carregado em tempo real, ja que não caberia na memoria de video todos os frames dos jogadores da fase. Por isso, por incrivel que pareça, jogos em disco como playstation 1 tinham limitações pioravam sua experiencia com relação a jogos de cartuchos. Um exemplo disso sao jogos de luta portados do arcade. O play não tinha velocidade de leitura suficiente para carregar frames de animação em tempo real como um cartucho, portanto diminuiam-se frames de animação para isso.
O chip anti pirataria nao era tanto para evitar copias piratas de jogos ja existentes, mas também para evitar que jogos não licenciados fossem parar no mercado de cartuchos - fato que tinha trazido o crash dos videogames na metade dos anos 80 pq o mercado estava lotado de jogos de atari não licenciados.
Me lembrou uma vez que um colega levou o ps1 com o super street fighter 2... Eu tinha um SNES e tinha esse cartucho, e depois de vários e demorados loadings, fui na minha casa e peguei o game... o pobre ps1 ficou parado o resto da tarde!
3:34 Já perdi muitos saves do Super Mario por causa disso. Kkkkk
Nem me fale Kkkkk
Cartuchos são tão lindos
Muito bom! Valeu.
5:15 poly station "eu sou uma piada pra você? "
Vídeo top 👍
Impressão de que deve ter existido poucos Cartuchos desses com Memória e Bateria, nunca encontrei um desses, talvez porque eram jogos que não me interessei ou eram caros pra mim.
- Já desmontei várias fitas e todas eram simples, no começo tinham 2 Chips, depois 1 Chip, e finalmente passaram a soldar o circuito direto na placa, parecia um pedacinho de massa colado na placa, de onde saiam os fios, e mais nada, incrível que funcionava assim.
Na era do Super Nintendo, praticamente todo game que tinha save tinha esse formato (bateria + memória do save + chips do game)
O "chip", na verdade é um microcircuito integrado, instalado dentro daquela pastilha de plástico e ligado aos terminais dela (encapsulamento), a "massa colada" com os terminais nada mais é que o chip conectado direto ao pcb e fixado com aquela massa.
Vai um link pra uma imagem que mostra a dimensão do chip no interior do encapsulamento, com uma curiosidade: esse tipo de circuito com essa "janela" é programado utilizando luz UV para a gravação.
upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f9/16Mbit_EPROM_ST_Microelectronics_M27C160_%281%29.jpg
@@MezabarbaBH ah sim, SNES, acabo de descobrir que nunca tinha visto um cartucho de SNES aberto, também nem tinha motivo, tem jeito de ser resistentes.
- Pensei que a placa com bateria que apareceu no vídeo fosse do Nintendinho, mas esse tinha uns cartuchos mais fracos que quebravam e era só usar a placa em outro cartucho desmontado.
""que atire a primeira pedra quem nunca assoprou uma"". Pessoas que nasceram depois dos anos 2000 🗿
assoprava muitas " fitas " .❤
Que top
2:30 Rugal que traumatizou gerações kk
Muito bom!
Muito obrigado Raphael. Tmj!!!
Acho que o console mais recente a usar mídia de cartucho seria o Nintendo switch apesar de parecer muito um cartão SD
Parabéns
agora fiquei curioso: por que tinha que por a tv no canal 3 pra jogar videogame?
Antes de existir entrada de áudio e vídeo, entrada hdmi, etc, tudo que a tv tinha era entrada pra antena analógica. Os videocassetes e videogames eram conectados na entrada de antena da tv, e o que eles faziam era simular um sinal de tv aberta chegando na entrada de antena da tv. Geralmente esse sinal era enviado por padrão na frequência do canal 3 ou do canal 4.
Sensacional
engraçado ver o saves guardados em um memoria volátil mantida por uma bateria , será que usar memoria flash era muito caro ?
Na minha opinião uns dos melhores jogos e bem difícil de jogar e Super Metroid 3
No polistation tinha um nascer na fita que eu ia outro nível alto no Mário só mexendo nela
Tb no canal 3 incomodando os vizinhos no canal 4 kkk...
eu pensava que o ultimo console a usar cartucho era o switch, ouse essa mídia não é cartucho qual é a diferença?
apesar de não ser tecnicamente cartucho a mídia do Nintendo Switch é o mais próximo das gerações mais novas.
Meu vídeo game era um CCE, kkkkkkkkkk
O do Swicht ainda é cartucho.
vídeo top
Circuito Integrado não é um termo “gourmetizado”, é o termo correto utilizado na eletrônica brasileira.
Pra época era uma tecnologia muito louca, n a toa um cartucho original custava um salário mínimo da época, 112R$. imagina pagar em torno de 1400 reais num game comum hoje... doideira
é pq na epoca componentes eletronicos eram carissimos, as pessoas compravam console pra jogar mas nem tinham computador em casa devido ao alto custo, e consoles basicamente eram "computadores especializados", porém, memoria era carissima e capacidade de armazenamento, lembro no passado de ter trocado um violão em um HD de 20GB quando tive meiu primeiro pc kkkkkk, hj vc compra um pendrive com essa capacidade por um trocado.
é pq na epoca componentes eletronicos eram carissimos, as pessoas compravam console pra jogar mas nem tinham computador em casa devido ao alto custo, e consoles basicamente eram "computadores especializados", porém, memoria era carissima e capacidade de armazenamento, lembro no passado de ter trocado um violão em um HD de 20GB quando tive meiu primeiro pc kkkkkk, hj vc compra um pendrive com essa capacidade por um trocado.
Show amigão... só que chamar o cartucho de fita é um erro grotesco, acho que começaram a chamar assim pela semelhança a uma fita k7....mas não tem nada a ver...
Esse tipo de cartucho ai é moderno para a maioria deles.. Geralmente so vinha a Rom mesmo...
Dei like só porque eu colocava no canal 3 pra jogar.
Ultimo nao foi o 64
Ds, 3ds, switch, psvita usaram cartucho