Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/internacional-60113354
Larguei minhas redes sociais, celular eu largo em um canto e pego pouquíssimas vezes. Ganhei várias horas do meu dia, voltei a ler meus livros e pintar, cuidar das minhas plantas... Nunca me senti tão livre!
@@fernando4885Concordo com você Fernando. Muitas pessoas falam que excluíram Instagram, Tiktok, Facebook... Mas não saem do UA-cam que na minha humilde opinião é mais viciante que todos esses juntos!
Passei um final de semana na praia como não fazia há algum tempo e deixei o celular desligado guardado na mala. Foi maravilhoso! No entanto me choquei com a quantidade de pessoas, inclusive crianças, usando smartphone em espaços onde deveriam se divertir e aproveitar o momento. É triste! Parece que perdemos o interesse na vida real. Até mesmo as crianças, que deveriam ter o instinto natural de descobrir e explorar o mundo, tem mais interesse em seus smartphones. É desolador!
Esses celulares estão causando muito cansado mental, quando chega a noite estamos sobrecarregados, com tantas informações que não fomos preparados pára isso, dor de cabeça, tonturas, cansaço, dor de cabeça, dificuldade em falar sem pausar, um verdadeiro vício, me lembro que eu assistia a TV quase 24 horas eu nunca tive isso.
Zana te entendo mas YT é uma rede social completa. Eu nao tenho insta nem face mas aqui é uma rede social. Quando nos livrarmos daqui aí sim estaremos livres!
Essa matéria caiu bem na minha timeline do UA-cam; Faz 2 semanas que desisti das redes sociais, me sentia viciado, passava horas e horas no Instagram apenas para ver o que as outras pessoas estavam fazendo .. cozinhando .. viajando; Comecei a me sentir totalmente improdutivo,
Que matéria maravilhosa. Eu vendo que estou desperdiçando meu precioso tempo em redes sociais. Num aplicativo passo entre 4 ou 5 horas por dia. Fora o descontrole de ficar checando se tem mensagens no WhatsApp.
Antes as pessoas estavam mais lúcidas e conversavam entre si. Olhavam as crianças brincarem, não havia tanta competição de imagem sobre a vaidade. Fotografia era para guardar um momento, uma festa... Agora a maioria fotografam para mostrar onde estão, ostentação, ou interesse em aparecer do lado de quem tem muitos seguidores. Lembro dos tempos em que todos os dias a gente conversava com as pessoas no ponto de ônibus, hoje é meio raro cumprimentar alguém.
Smartphone é uma ferramenta excelente, que facilita muito a vida. Transações bancárias, pesquisa de algum tema, previsão do tempo, agenda, cursos diversos, comunicação no trabalho, despertador, enfim, o smart não é o problema. Agora, abandono de redes sociais indico pra todo mundo, agrega em nada na vida ficar rolando feed. Smartphone se tratado como um pc, ajuda demais no dia a dia.
Concordo plenamente. Não tenho redes sociais, nem aplicativo de mensagens, mas como também não tenho TV, uso o celular para fazer ligações, trâmites bancários e e-mail.
Estou nessa fase de desintoxicação virtual e tecnológico ressaltando o celular. Adorei saber sobre o fato de um relato dito no vídeo,sobre um indivíduo se comunicar apenas através do e-mail,pois penso na mesma coisa. Assim como uso no celular,os apps de banco apenas para pagar contas,posso fazer no notebook comprado há pouco tempo com esse intuito. Nessa fase ainda de me desligar do celular,voltei a fazer coisas que eu fazia antes dessa era das telas e ficar feliz com isso,me tornei mais produtivo e melhorei muito minha rotina em todos os aspectos e ligado ao fato de ter um telefone apenas para fazer ou receber ligações. Redes sociais já tô fora há mais de um ano,e não vejo mais alegria em ter um smartphone. Ótimo conteúdo onde me deu mais forças ainda pois não sou o único nessa faixa de pensamento e decisões...
Pra mim a virtude está no meio. Apesar de ter Twitter, Facebook e Instagram, eu raramente ou nunca uso essas redes sociais. Meu celular serve principalmente pra ler ebooks, ouvir música ou ser vídeos de matérias e notícias no UA-cam. Deixar de usar o smartphone totalmente na nossa sociedade é praticamente impossível pra maioria das pessoas por questão de necessidade, como o trabalho. Por isso é necessário meios de educar e conscientizar o quanto vc usa e para quê vc usa o seu aparelho.
Muito bom! A prudência que para Aristóteles é a mãe de todas as virtudes humanas é sempre atual, em Janeiro deste ano resolvi excluir minhas redes sociais abertas e graças a Deus minha ansiedade diminuiu e meu sono melhorou.
Uma atitude bem radical, realmente! Eu tenho reduzido bastante o uso, mas abandonar seria muito difícil, pois não possuo telefone fixo e nem computador, ele tem essas duas funções para mim ,também. O que venho fazendo há alguns meses foi reduzir o número de aplicativos, contatos na agenda , sai de todos os grupos de WhatsApp possíveis. Normalmente eu já não usava ou levava para ambientes onde eu ia para socializar e nunca tive redes sociais. Acho muito chato estar num local conversando com alguém e a pessoa estar com a cara enfiada no celular. Mas se para essas pessoas foi libertador, eu acho que devemos buscar o que nos faz bem.
Acho que o desafio é o equilibrio: Entender que o fato de algo estar disponível não quer dizer que preciso fazer pleno uso. Por exemplo: Se entro numa padaria e tem muitas guloseimas, eu não preciso comprar tudo que é atraente. Tenho de lembrar para o que entrei na padaria e comprar apenas o que tinha em mente. O mesmo vale para o celular.
Concordo, porém, existe uma diferença muito grande. Coisas como as redes sociais não existem passivamente no celular, elas são programadas para chamar tua atenção da maneira mais eficiente possível, a intenção é nos viciar mesmo (e te fazer se sentir mal caso não use como todo o resto).
@@marcodsvinicius Olha, ai depende de cada um, muita gente depende de rede social pra trabalhar e coisa do tipo, também tem quem goste e usa com moderação, mas acho que é algo a ser evitado se possível.
gostei da comparação da padaria ... mas eu comparo mais com um banheiro público kkkkkk .... vc entra , usa e sai ... não vai morar la dentro , nem ficar horas ...
Gostaria mesmo de abandonar. Nada de notificações do trabalho, chamadas para reuniões de última hora, perguntas no f de semana. Ótima iniciativa. Maravilha!!
Excelente reportagem! Basta que coloquemos em prática, que o resultado maravilhoso de antigamente vem de volta! E mesmo sem muitos estudos científicos, acho que a imensa maioria das pessoas sabe muito bem que as pessoas tinham muito mais saúde e felicidade antigamente do que hoje.
Já o fiz, quando trabalhava no ramo hospitalar meu smartphone quebrou e decidi não comprar outro, comprei um antigo só para ligações. Hoje, como trabalho com vendas, preciso usar um smartphone pois faz parte do trabalho, mas claro que o vício me leva às redes sociais. Chega a ser um angustiante ver o mundo hoje. Moro em São Paulo, pego metrô todo dia. Olho em volta e 95% das pessoas estão com as caras coladas na tela, se não, com fone de ouvido, perdidos em pensamentos. Me sinto no meio de zumbis...
@@fernandogomes8710 O ambiente do transporte público é completamente entediante e não conhecemos ninguém lá. Antigamente as pessoas usavam rádios portáteis e livros para se distrair, hoje são celulares. No fim das contas dá no mesmo, pois você continua sozinho e no meio de um monte de pessoas distraídas e preocupadas consigo mesmas.
Desejo muito isso, mas tudo hj depende de celular, inclusive os estudos e trabalho. Penso seriamente em conseguir um Nokia 110 para apenas fazer ligação, receber ligação e sms e usar o smartphone no trabalho, no curso e usar o app do banco, quando não haver essas necessidades ficará desligado ou offline
Meu telefone me salvou de uma possível depressão. No início da pandemia me mudei de cidade fui morar numa zona rural e com watzap pude ver meus netinhos e família todos os dias. Também aprendo muito com o youtube e tenho um jogo de blocos que adoro jogar. Tenho muitos afazeres mais sempre tenho um tempinho como por exemplo hoje acordei as 06 horas e um frio que não me deixa sair da casa e aproveito o telefone rs
Minhas mãe tb depois do falecimento do meu pai, foi muito bom o acesso a tecnologia, falar sempre com parentes, amigos. Agora eu não tem rede sociais mais. A melhor escolha. Mas celular é inviável.
Há muitos anos atrás não existia celular com internet, muito menos GPS, mapa. E como eu era deficiente visual e auditiva, já me perdi muito nas ruas, já entrei em muitas ruas perigosas por engano pq minha vista era ruim d+. Hoje uso o mapa e audiodescrição pelo cel e nunca mais tive problemas com direção. Acho que o que importa é o bom uso.
Estou com parte dos comentários que apontam para as redes sociais, fora isso é uma super fonte de conhecimento, democratizou o aprendizado e a cultura.
Mais uma vez , o ensinamento budista , CAMINHO DO MEIO, parece ser o mais razoável para pessoas que não conseguem se controlar ( com celular , álcool, drogas , jogo, etc ). Sem celular não estaríamos escutando esta reportagem 🙏🏻❤️🩹✨
A procura por ocupação da mente e muito forte pois cada vez mais ganhamos mais conhecimento sabendo que a morte e algo certo em cada vida! Atormenta nossas vida! Ja passamos da fase dos dogmas!!! e sabemos que e apenas uma ilusão! Hoje a vida de uma pessoa sem ilusões doe muito!!! Mais pelo menos e real e verdadeiro!!!!
Concordo plenamente, eu só tenho 1 rede social, que uso as vezes pra trabalho, sou das antigas e pretendo não entrar nessa rotina "moderna" de vida abstrata.
@@jefersonifal1285, eu acho que seu smart já afetou sua capacidade de raciocínio, sou das antigas mas tenho 25 anos, continue alienado em seu mundo virtual, você irá longe
UA-cam também é um rede social e vc parece ser engajada, já até comentou no vídeo e respondeu o rapaz, ou seja, vc já está vivendo a rotina que tanto quer evitar 🤷🏻
O que me incomoda tmb são as empresas, somos obrigados a ter grupos de trabalho e ficar prestado atenção às msg até quando não estamos trabalhando, a primeira vez q tive essa experiência foi em um hotel, mesmo fora do expediente tinha q responder coisas pra os colegas etc. Parece que estamos trabalhando 24 hrs. No que estou agora tmb o zap é essencial, ou seja as relações de trabalho estão sendo afastadas tmb.
Quando me reúno com a família e com os amigos eu esqueço do celular. Fico totalmente desconectada dele. E quando estou na rua também deixo ele quieto. Normalmente deixo o celular sem som para não me incomodar só olho para ele quando é necessário. Utilizo muito para escutar notícias, palestras e fazer cursos.
Só um exemplo apenas: na hora de deitar, pego o smartfone, aí, com isso, atraso minha dormida em uma hora: justo quando eu mais preciso descansar, e essa hora faz falta no dia seguinte, como se fosse o dobro.
Eu só uso smartphone em casa. Eu nunca uso fora, com amigos ou familiares. Acho que isso depende muito da pessoas. Tem gente que é impossível, não desgruda um momento sequer. A pessoa tem que ter noção e impor a sí próprio limites e metas.
Eu pensei que era coisa da minha cabeça de tirar o vício das redes sociais. Eu larguei o vício das redes sociais não é por causa de movimentos e canais de largar as redes sociais.É pq o meu cérebro chegou no limite. Eu estou assistindo essa matéria por coincidência. Pra dizer que não é coisa da minha cabeça. E ninguém me obrigou a larga o vício das redes sociais. E também não vou obrigar a ninguém largar .
Concordo plenamente com tudo isso que fora abordado,mas,acho difícil isso vir a acontecer pois,o ser humano sente -se tão sozinho,mesmo estando ao lado de familiares,amigos,que o celular tornara-se um refúgio O fato é que o amor, simplesmente,esfriara,hoje é muito raro alguém de fato dedicar-se totalmente aos seus sentimentos para com outras pessoas,estamos perdendo o senso e não estamos percebendo isso.. Recentemente,assistira á um filme,na Netflix,chamado Celular,e eles abordam exatamente sobre essa dependência do seu humano à esse pequeno aparelho Aqui na Suiça,muitos bebês,crianças,pequenas em carrinhos de bebês,estão perdendo sendo tragadas por rios,ou, atingidas por trens, simplesmente pelo fato das mães,estarem conectadas aos seus aparelhos e,esquecem de darem atenção ao seu bem mais preciosos, não travam o carrinho corretamente e, acidentes fatais tem ocorridos com esses inocentes,e mesmo assim, não tem servido de alerta para os demais. Recentemente,fizeram uma pesquisa entre um grupo de jovens,em uma cidade próxima,a pergunta fora a seguinte: "Se você tivesse que escolher entre ganhar um rins ou um Smartphone,qual seria sua opção?" 95% dos entrevistados,escolheram o Smartphone,fora chocante... Então,acho difícil que esse movimento venha a crescer,exceto,se realmente ocorrer um fenômeno parecido com aquele que ilustram no filme,Celular
Eu desligo meu celular/internet das 21:00 às 9:00hs, e quando saio, só levo se realmente for necessário. Fora isso, só uso e com filtro rigorosíssimo em conteúdos que expanda minha Consciência, meu termômetro é o meu sentir. Ah! Existem Leis no Universo/natureza que regem nossas vidas, uma delas é, meu exterior é espelho do meu interior. Bora olhar para dentro!
Concordo com o @Gerson Ferreira da Silva. O maior problema são as redes sociais,sem dúvidas. Se abrirmos mão totalmente do smartphone não estaríamos assistindo a essa reportagem,por exemplo.
Eu fiz a mesma reflexão esses anos e venho tentando sair do uso constante e dependente do celular, é difícil, não é fácil, mas estou bem agora, uso moderadamente e posso usufruir e aproveitar mais do meu tempo fazendo ele bem produtivo! Alguns lugares eu coloquei como uso indevido do celular como estar no restaurante, na igreja, quando estou com meus sobrinhos ou na reunião em família, por exemplo. As vezes desligo o celular p focar no trabalho ou no projeto. Quando saio as vezes nem levo celular, ou entao deixo no carro principalmente se for num lugar p ter conexão com a natureza, pq a natureza me traz equilíbrio. Os celulares tiram muito a nossa atenção, eu tb aboli o fone de ouvido que me isolava do mundo exterior, não uso mais para lazer, somente para trabalho, nas reuniões online. Pq Eu nao quero q a minha vida passe e eu verifique q eu não pude aproveitar tudo q ela me ofereceu, simplesmente por ter a necessidade de ficar sempre verificando o celular como se eu fosse perder algo ou ate mesmo como vicio (checando as coisas por checar)! Alguns aplicativos como o instagram eles tem um temporizador, voce coloca quantas horas gostaria de ficar conectado quando atinge o limite que voce estipulou o instagram te manda uma notificação que o limite foi atingido, eh muito bom pra quem quer se monitorar, inclusive eu uso! E a parte que fala sobre a cognição é uma grande verdade, afeta muito!.... mas a tecnologia tb n pode ser taxada como uma vilã, eu acredito q da p conviver com ambas desde q usada corretamente sem abusos!
Tenho um aparelho mais novo, que a bateria mal funciona, que só ligo se preciso marcar uma consulta na dentista pelo wat zap, uso no dia a dia um aparelho de décadas atrás e hoje deixei um pra consertar mais antigo ainda que tem quase 20 anos. Tentei participar de grupos de wat zap mas achei uma perda de tempo, só tenho faceboock mas não entro há anos. Uso muito internet mas no computador, vejo vídeos como este(este é só áudio né) no youtube, documentários, filmes, debates o que me leva a PENSAR muito coisa que me dá muito prazer.
Passei um final de semana sem smartphone, só celular de tecla qdo saía, e foi maravilhoso! Agora vou tentar ficar meu mês de férias sem celular, sem Netflix, sem tv... só livros e rádio fm... sinto minha mente inundada com informações 😢 e olha q uso pouco, só notícias e alguns perfis de dicas e viagens. Imagina quem ainda vê fofoca, dancinha, conteúdo negativo...
Isso se aplica aos viciados nas podres redes sociais. Ninguém gasta horas na calculadora, nas tarefas do dia ou no calendário, então o problema não é o smartphone
Nunca perdi um momento de minhas filhas, e na época não havia o celular. Hoje, vejo notícias algumas notícias e só. Não participo de redes sociais e fico irritada quando elas estão comigo e ao mesmo tempo ligadas no celular. Para tudo existe um momento, e acho um absurdo mães que deixam de conversar ou mesmo brincar com bolinhas de guardanapo em lanchonetes quando estão com seus filhos tomando um lanche e não largam do celular, vejo uma criança sempre muito solitária.
Abandonar totalmente é retrocesso, mas, o uso consciente pode sim ser válido. Temos o mundo em mãos e isso nos facilita muito quando o assunto é possibilidades no ramo profissional e pessoal. O negócio é dosar. Abençoado é aquele que mal pega em um smartphone 🙏🏻.
Se eu não dependesse mais do meu celular pra me comunicar com as pessoas com quem estudo e trabalho eu o abandonaria sem dúvida, mas ele une tantas ferramentas imprescindível a nossa rotina de trabalho e estudo que é quase impossível abrir mão sem ter prejuízos, é um facilitador na minha rotina e o dia que eu não depender mais dele vou abandonar com um alívio mental indescritível.
Tudo é questão de equilíbrio,nem 8 ou 80,usar demais faz mal,ficar sem usar totalmente pode trazer uma série d problemas,desde pessoais ou profissionais, já q nos dias d hoje o mundo está totalmente conectado.
Meu caso é igual: durante o confinamento estava ficando muito ansioso. Primeiramente, limitei os minutos que ficava online em cada rede; depois, desativei e desinstalei as principais que usava. Melhorou significativamente meu tratamento contra ansiedade! Principalmente depois de uns dois meses, quando parou a vontade quase instintiva de pegar o celular e atualizar o feed.
O problema não é o celular, é as pessoas... mas preocupadas em fazer stories, ver notícias de pessoas que não as conhecem, estar em diversos grupos inúteis, etc, do que estar realmente" aproveitando a vida real" com as pessoas que gostam, pois elas tbm nao säo eternas.
a culpa não é nossa, essa obceção em usar o celular o tempo todo e postar tudo em redes sociais está cada vez mais sendo enraizado em nossas mentes por diversas estratégias usadas pelas grandes empresas que as controlam, é assim que eles ganham dinheiro, nós damos todas as nossas informações e em troca recebemos anuncios cada vez mais personalizados com base no que eles coletam
Culpar o aparelho seria algo do tipo como "culpar o queijo por ter sido comido pelo rato". Vejo que o uso excessivo dos celulares se concentra nas redes sociais, que para muitas pessoas (senão a maioria) se tornou uma fuga da sua realidade. Parafraseando, "a grama do vizinho sempre é mais bonita". Infelizmente, é um caminho sem volta. Vi isso acontecer bastante próximo de mim.
Eu abandonaria meu smartphone, o problema é que aplicativos de banco e de mensagens instantâneas ainda são bem úteis pra mim. Acho que o segredo é ter foco e propósito. E, se for possível, deixar de usar redes sociais como instagram, twitter, tiktok etc. Elas sim é que estão por trás da maior parte das ocorrências de vício em smartphone.
Eu tive essa mesma experiência, fiquei 2 anos sem, foi sensacional. Hoje tenho smartphone, porém eu vejo e o uso de uma forma totalmente diferente, até por que tenho uma filha e tudo que se resolvesse implica em estar conectados a alguns serviços, infelizmente.
Eu não aderi a nenhum movimento porém,quando os dias são de correria aqui só pego o telefone de manhã e de noite,também costumo dormir com o aparelho desligado,não faz falta e redes sociais,pelo mesmo caminho.Quando estou com outras pessoas conversando não uso celular.
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘🐐
O "Meta" tem os melhores e mais talentosos profissionais do mundo em cada função possível especificamente para prender sua atenção o máximo de tempo possível pra que eles possam te enfiar todo o lixo advertising possível na tua cabeça através do mais sofisticado sistema de algoritmo de processamento de dados já criado e lucrar trilhões com isso. Não existe isso de "equilibrar" o uso. É impossível ganhar. Então não, nem acho tão radical abandonar as redes sociais. Acho necessário!
@MatZ Entendo seu ponto de vista, e claro que haverá os raros indivíduos de muita lucidez e autocontrole. Estava me referindo principalmente as massas e a nova geração que ficam dependente dos dispositivos desde muito cedo, e viram refém desse mecanismo social.
BOM DIA, é isso mesmo, concordo com tudo ,tenho certeza que o celular afasta as pessoas de tudo que realmente é bom pra nós,eu saí dos grupos de whatsapp,pois só servem para atrapalhar nossas vida,na verdade ninguém liga pra ninguém,a não ser vc e sua família mais próximas,na verdade viramos robôs,quando usamos o celular com muita frequência, nosso sono vai embora,nossa memória trabalha sem nem um sentimento, é só observar e vai sentir isso no responder as mensagens, é muito estranho,mas eu ,vejo matérias como essas que é muito útil, são boas para refletir, me fazem bem,a minha vida melhorou muito depois que decidi fazer isso 😊🌺🥰✍️
A nossa nova geração z e a Alpha já nasceu com um mundo conectado a o internet, muitos de nós já usavam celulares antes mesmo de aprender a andar.ja faz parte de nossa vida, nem pensamos em viver sem internet, é uma relação bem complicada.
Há sempre um pressuposto de que o avanço tecnológico é o melhor para nós, porém a realidade é que não sabemos se essa premissa é verdade. Verdade seja dita, não sabemos o que é "melhor" para nós, normalmente associamos isso com a riqueza produzida na sociedade.
Eu criticava pessoas só olhando pra tela enquanto só tinha celular antigo. Mas como sou muito curioso por tudo que é assunto, o smartphone é uma fonte inesgotável de conhecimento. Não dou a mínima pra Instagram ou Facebook, mas lei é assisto muito vídeos interessantes. Tenho duas graduações EAD e fazendo pós de gestão em EAD. Só sou contra andar olhando a tela ou deixar de fazer outras coisas como exercícios e relacionamentos
O problema não é a tecnologia em si mas o fim a qual ela se destina. De telefones celulares a usinas atômicas, passando por computadores e automóveis, o problema quase sempre é a atividade-fim a qual o objeto é destinado. No caso dos smartphones a sugestão que eu dou é não ter nele Facebook, Instagram ou qualquer outro aplicativo que possa ser usado em um PC, e se não for possível, a pessoa deve desativar todas as notificações desses aplicativos. No caso do Telegram e do WhatsApp, todas as notificações de grupos devem ser desabilitadas também, além de desabilitar individualmente as pessoas que passam o dia todo enviando mensagens.
Complicado. O acesso que temos as informações e serviços com smartphone eh sensacional. Temos que aprender a utilizar. Agora, por exemplo, ela tem que perder tempo indo ao banco.
não tenho redes sociais, apenas Whatsapp pra família e usamos pouco e youtube pra quem considera youtube rede social. Sou um ponto fora da curva, porque com 29 anos não ter rede sociais é uma raridade. Conhecidos já me disseram que é como se eu não existisse, mas a paz de espírito não tem preço. Discussões inúteis políticas no Twitter , vidas de mentirinha e aparência do Instagram... tô fora.
Considero 100% importante esta reportagem, todos o devemos fazer o mais depressa possivel...Saberão as raźôes em breve tempo e já não haverá nada a fazer.
Excelente decisão! É um ato de resistência... e como tal bastante válido e revolucionário. O problema é que tomando uma decisão desta ordem, não teria acesso à este interessante matéria. Como fica!?
@@dinosaulo5663 não vejo necessidade. Não vou a praia/restaurante/praça/ saio de casa e fico olhando o computador. Agora se você passa o dia no computador aí sim sec liberar dele é vantagem
Nem ao céu, nem a terra... Tudo o que é radical, não acho bom. Mas talvez uma boa pausa seja bom para se reequilibrar, e assim, poder ter uma vida melhor.
Há um juiz que nunca usou celular nem computador (não quis aprender) ; ele tbm é proprietário de um escritório de advocacia no centro de Belo Horizonte MG ... Mas , seus funcionários usam . Quem precisa falar com ele , só por telefone fixo ou no interfone da residencia ... é fato ! Porque é meu parente , não ouvi isso num bar.
Tambem acho que o smartphone é um grande vilão da saúde mental sim. No entanto, é bom ter whatsapp para trabalho, conversar com alguem que esta longe, youtube tem videos bons e produtivos, apps de saúde, etc. Mas daria pra pegar 1h por dia e assistir videos do youtube no computador por exemplo. Smartphone está sempre do lado, nos tentando a cada momento, nao é facil nao. E vejo que muitas criancas e adolescentes nao sabem nem usar um computador, só smartphone. Sobre redes sociais (Instagram, facebook, twitter, kwai, tik tok) eu nem tenho mais, pq aí sim acho um grande problema, mas enfim, cada um faz o que bem entender.
Tem dia que não consigo reduzir o uso e perco muitas horas no celular. Queria dividir melhor meu tempo com outras atividades até mais prazerosas como Ler, Desenhar, dar um Passeio... chego a ficar com dor nas articulações dos dedos e arder os olhos. Lamentável
Colocar limites no tempo que ficamos envolvidos em tecnologia é a chave, se não equilibramos isso, problemas surgirão provavelmente. As vezes medidas radicais, quando se trata desse assunto é necessário! para lidar. :)
Estou nesse processo. Já saí das redes sociais, a última agora foi o whatsapp (só tenho no Pc agora). Aos poucos quero ir me desligando dele até que eu só o pegue para fazer ligações ou algo extremamente importante nele. É um vício e difícil de largar, e o processo é lento, mas um dia chego lá!
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/internacional-60113354
Larguei minhas redes sociais, celular eu largo em um canto e pego pouquíssimas vezes. Ganhei várias horas do meu dia, voltei a ler meus livros e pintar, cuidar das minhas plantas... Nunca me senti tão livre!
largou rede social e esta aqui no youtube, o problema não é a rede social, mas a internet mesmo
@@fernando4885Concordo com você Fernando. Muitas pessoas falam que excluíram Instagram, Tiktok, Facebook... Mas não saem do UA-cam que na minha humilde opinião é mais viciante que todos esses juntos!
Passei um final de semana na praia como não fazia há algum tempo e deixei o celular desligado guardado na mala. Foi maravilhoso! No entanto me choquei com a quantidade de pessoas, inclusive crianças, usando smartphone em espaços onde deveriam se divertir e aproveitar o momento. É triste! Parece que perdemos o interesse na vida real. Até mesmo as crianças, que deveriam ter o instinto natural de descobrir e explorar o mundo, tem mais interesse em seus smartphones. É desolador!
Vdd sinto o msm que vc 😥 é desolador!
celular já até mudou a nossa psique,
nosso comportamento.
e isso é irreversível.
Quem (como eu) teve infância se considere sortudo.
Tomara que esse movimento cresça cada vez mais essa vida virtual é uma prisão mental
Esses celulares estão causando muito cansado mental, quando chega a noite estamos sobrecarregados, com tantas informações que não fomos preparados pára isso, dor de cabeça, tonturas, cansaço, dor de cabeça, dificuldade em falar sem pausar, um verdadeiro vício, me lembro que eu assistia a TV quase 24 horas eu nunca tive isso.
Sair das redes sociais já ajuda muito. A vida fica mais leve e produtiva.
Capitalismo agradece do mesmo jeito.
Tirei meu Facebook e nem uso mais o Instagram e nem sei se vou usar mais.
Redes sociais não uso há muito tempo. Smartphone só para o que é necessário! Cada um com suas escolhas, sou feliz com as minhas!
Ganhou mais um inscrito no seu canal
Zana te entendo mas YT é uma rede social completa. Eu nao tenho insta nem face mas aqui é uma rede social. Quando nos livrarmos daqui aí sim estaremos livres!
parabéns pra quem consegue abandonar este viciante hábito de viver constantemente com os olhos na tela do celular.
Tomara que esse movimento cresça mais e mais...sinto falta das pessoas, do mundo da conexão.
Legal. Eu acredito que o problema não está no celular... Mas sim na forma como ele é usado.
Eu também!
Todo mundo fala só de tecnologia mas ninguém reclama do trabalho excessivo, ninguém fala que trabalha horas demais...
celular faz as pessoas ficarem viciadas. Aumento da ansiedade.... Mas não é so a forma como é usado não é mesmo kaakaka aiai
@@l.fernando5724 o algoritmo das redes sociais já foram criados pra as pessoas viciarem
As pessoas costumam dizer isso em relação às drogas também. " É só saber usar que não traz problema nenhum".
Essa matéria caiu bem na minha timeline do UA-cam; Faz 2 semanas que desisti das redes sociais, me sentia viciado, passava horas e horas no Instagram apenas para ver o que as outras pessoas estavam fazendo .. cozinhando .. viajando; Comecei a me sentir totalmente improdutivo,
Que matéria maravilhosa. Eu vendo que estou desperdiçando meu precioso tempo em redes sociais. Num aplicativo passo entre 4 ou 5 horas por dia. Fora o descontrole de ficar checando se tem mensagens no WhatsApp.
Antes as pessoas estavam mais lúcidas e conversavam entre si. Olhavam as crianças brincarem, não havia tanta competição de imagem sobre a vaidade. Fotografia era para guardar um momento, uma festa... Agora a maioria fotografam para mostrar onde estão, ostentação, ou interesse em aparecer do lado de quem tem muitos seguidores. Lembro dos tempos em que todos os dias a gente conversava com as pessoas no ponto de ônibus, hoje é meio raro cumprimentar alguém.
Foi gratificante para mim ter ouvido esse documentário! Principalmente pelas dicas de como controlar seu tempo no uso do celular.
Smartphone é uma ferramenta excelente, que facilita muito a vida.
Transações bancárias, pesquisa de algum tema, previsão do tempo, agenda, cursos diversos, comunicação no trabalho, despertador, enfim, o smart não é o problema.
Agora, abandono de redes sociais indico pra todo mundo, agrega em nada na vida ficar rolando feed.
Smartphone se tratado como um pc, ajuda demais no dia a dia.
Concordo plenamente. Não tenho redes sociais, nem aplicativo de mensagens, mas como também não tenho TV, uso o celular para fazer ligações, trâmites bancários e e-mail.
ALGO MUITO ÚTIL! Para pessoas que perdem tempo com muitas besteiras, com coisas que não agregam nada.
Estou nessa fase de desintoxicação virtual e tecnológico ressaltando o celular.
Adorei saber sobre o fato de um relato dito no vídeo,sobre um indivíduo se comunicar apenas através do e-mail,pois penso na mesma coisa. Assim como uso no celular,os apps de banco apenas para pagar contas,posso fazer no notebook comprado há pouco tempo com esse intuito. Nessa fase ainda de me desligar do celular,voltei a fazer coisas que eu fazia antes dessa era das telas e ficar feliz com isso,me tornei mais produtivo e melhorei muito minha rotina em todos os aspectos e ligado ao fato de ter um telefone apenas para fazer ou receber ligações.
Redes sociais já tô fora há mais de um ano,e não vejo mais alegria em ter um smartphone.
Ótimo conteúdo onde me deu mais forças ainda pois não sou o único nessa faixa de pensamento e decisões...
Pra mim a virtude está no meio. Apesar de ter Twitter, Facebook e Instagram, eu raramente ou nunca uso essas redes sociais. Meu celular serve principalmente pra ler ebooks, ouvir música ou ser vídeos de matérias e notícias no UA-cam. Deixar de usar o smartphone totalmente na nossa sociedade é praticamente impossível pra maioria das pessoas por questão de necessidade, como o trabalho. Por isso é necessário meios de educar e conscientizar o quanto vc usa e para quê vc usa o seu aparelho.
Mandou bem nego
Muito bom! A prudência que para Aristóteles é a mãe de todas as virtudes humanas é sempre atual, em Janeiro deste ano resolvi excluir minhas redes sociais abertas e graças a Deus minha ansiedade diminuiu e meu sono melhorou.
Uma atitude bem radical, realmente!
Eu tenho reduzido bastante o uso, mas abandonar seria muito difícil, pois não possuo telefone fixo e nem computador, ele tem essas duas funções para mim ,também. O que venho fazendo há alguns meses foi reduzir o número de aplicativos, contatos na agenda , sai de todos os grupos de WhatsApp possíveis. Normalmente eu já não usava ou levava para ambientes onde eu ia para socializar e nunca tive redes sociais. Acho muito chato estar num local conversando com alguém e a pessoa estar com a cara enfiada no celular.
Mas se para essas pessoas foi libertador, eu acho que devemos buscar o que nos faz bem.
Bcbc
Totalmente as pessoas não entende que o celular não é o vilão da vida delas e sim elas mesma pois o celular não faz nada sem um usuário.
Acho que o desafio é o equilibrio: Entender que o fato de algo estar disponível não quer dizer que preciso fazer pleno uso. Por exemplo: Se entro numa padaria e tem muitas guloseimas, eu não preciso comprar tudo que é atraente. Tenho de lembrar para o que entrei na padaria e comprar apenas o que tinha em mente. O mesmo vale para o celular.
Concordo, porém, existe uma diferença muito grande. Coisas como as redes sociais não existem passivamente no celular, elas são programadas para chamar tua atenção da maneira mais eficiente possível, a intenção é nos viciar mesmo (e te fazer se sentir mal caso não use como todo o resto).
@@afreaux3275 então a solução e apagar tudo?
@@marcodsvinicius Olha, ai depende de cada um, muita gente depende de rede social pra trabalhar e coisa do tipo, também tem quem goste e usa com moderação, mas acho que é algo a ser evitado se possível.
Vale pra cocaína também. “Mas não sou viciado”
gostei da comparação da padaria ... mas eu comparo mais com um banheiro público kkkkkk .... vc entra , usa e sai ... não vai morar la dentro , nem ficar horas ...
Tenho que conhecer essa mulher, tenho os mesmo pensamento que ela, no intervalo do trabalho fico olhando todo mundo e pensando …. Que triste
Gostaria mesmo de abandonar. Nada de notificações do trabalho, chamadas para reuniões de última hora, perguntas no f de semana.
Ótima iniciativa. Maravilha!!
Realmente, ruim demais vc na paz da sua casa sendo incomodado.
Excelente reportagem! Basta que coloquemos em prática, que o resultado maravilhoso de antigamente vem de volta!
E mesmo sem muitos estudos científicos, acho que a imensa maioria das pessoas sabe muito bem que as pessoas tinham muito mais saúde e felicidade antigamente do que hoje.
Já o fiz, quando trabalhava no ramo hospitalar meu smartphone quebrou e decidi não comprar outro, comprei um antigo só para ligações. Hoje, como trabalho com vendas, preciso usar um smartphone pois faz parte do trabalho, mas claro que o vício me leva às redes sociais.
Chega a ser um angustiante ver o mundo hoje. Moro em São Paulo, pego metrô todo dia. Olho em volta e 95% das pessoas estão com as caras coladas na tela, se não, com fone de ouvido, perdidos em pensamentos. Me sinto no meio de zumbis...
Alguns me chamaram de louco, dizendo que eu "queria voltar para a Idade da Pedra". Outros, concordaram e até me enviavam SMS! rs
@@fernandogomes8710 O ambiente do transporte público é completamente entediante e não conhecemos ninguém lá. Antigamente as pessoas usavam rádios portáteis e livros para se distrair, hoje são celulares. No fim das contas dá no mesmo, pois você continua sozinho e no meio de um monte de pessoas distraídas e preocupadas consigo mesmas.
Verdade ! Um bando de zumbis...é torturante.
Desejo muito isso, mas tudo hj depende de celular, inclusive os estudos e trabalho. Penso seriamente em conseguir um Nokia 110 para apenas fazer ligação, receber ligação e sms e usar o smartphone no trabalho, no curso e usar o app do banco, quando não haver essas necessidades ficará desligado ou offline
Meu telefone me salvou de uma possível depressão. No início da pandemia me mudei de cidade fui morar numa zona rural e com watzap pude ver meus netinhos e família todos os dias. Também aprendo muito com o youtube e tenho um jogo de blocos que adoro jogar. Tenho muitos afazeres mais sempre tenho um tempinho como por exemplo hoje acordei as 06 horas e um frio que não me deixa sair da casa e aproveito o telefone rs
O importante é usar com responsabilidade, como dizia o tio Ben
quem diz que precisa largar o telefone pra viver a vida é porque não sabe usar direito. Tudo tem seus pontos bons e ruins
Minhas mãe tb depois do falecimento do meu pai, foi muito bom o acesso a tecnologia, falar sempre com parentes, amigos. Agora eu não tem rede sociais mais. A melhor escolha. Mas celular é inviável.
As redes sociais te dão dopamina, geram prazer !! Acabam fazenda a gente ficar viciados !!
Seu caso é diferente,vc faz um uso SAUDÁVEL dessa ferramenta,ela não resume o seu cotidiano, é apenas uma parte dele
Há muitos anos atrás não existia celular com internet, muito menos GPS, mapa. E como eu era deficiente visual e auditiva, já me perdi muito nas ruas, já entrei em muitas ruas perigosas por engano pq minha vista era ruim d+. Hoje uso o mapa e audiodescrição pelo cel e nunca mais tive problemas com direção.
Acho que o que importa é o bom uso.
Que bom saber disso, assim não me vejo sozinha na minha decisão! Este ano tenho tomados mais o tempo real que virtual.
Excluí meu Facebook, desativei meu instagram e estou bem melhor, sem comparação, vivendo minha vida!
Estou com parte dos comentários que apontam para as redes sociais, fora isso é uma super fonte de conhecimento, democratizou o aprendizado e a cultura.
Mais uma vez , o ensinamento budista , CAMINHO DO MEIO, parece ser o mais razoável para pessoas que não conseguem se controlar ( com celular , álcool, drogas , jogo, etc ). Sem celular não estaríamos escutando esta reportagem 🙏🏻❤️🩹✨
A procura por ocupação da mente e muito forte pois cada vez mais ganhamos mais conhecimento sabendo que a morte e algo certo em cada vida! Atormenta nossas vida! Ja passamos da fase dos dogmas!!! e sabemos que e apenas uma ilusão! Hoje a vida de uma pessoa sem ilusões doe muito!!! Mais pelo menos e real e verdadeiro!!!!
Eu concordo...e tenho andado a lutar contra isso, é um vício constante, antes era tv e agora tlm🙄
Concordo plenamente, eu só tenho 1 rede social, que uso as vezes pra trabalho, sou das antigas e pretendo não entrar nessa rotina "moderna" de vida abstrata.
Tá explicado kkkk esses dicursos é característicos de quem é da moda antiga
@@jefersonifal1285, eu acho que seu smart já afetou sua capacidade de raciocínio, sou das antigas mas tenho 25 anos, continue alienado em seu mundo virtual, você irá longe
UA-cam também é um rede social e vc parece ser engajada, já até comentou no vídeo e respondeu o rapaz, ou seja, vc já está vivendo a rotina que tanto quer evitar 🤷🏻
@@hugoooooooo Mas é preciso se concientizar mais sobre o perigo
@@dionesilva1744 Parabens por vc ser assim, nao acompanhe a manada.
O que me incomoda tmb são as empresas, somos obrigados a ter grupos de trabalho e ficar prestado atenção às msg até quando não estamos trabalhando, a primeira vez q tive essa experiência foi em um hotel, mesmo fora do expediente tinha q responder coisas pra os colegas etc. Parece que estamos trabalhando 24 hrs. No que estou agora tmb o zap é essencial, ou seja as relações de trabalho estão sendo afastadas tmb.
Eu não respondo nada de trabalho fora do meu horário de trabalho. Eles que esperem.
@@elainemelo1817 Faz bem. Estou fazendo o mesmo.
Quando me reúno com a família e com os amigos eu esqueço do celular. Fico totalmente desconectada dele. E quando estou na rua também deixo ele quieto. Normalmente deixo o celular sem som para não me incomodar só olho para ele quando é necessário. Utilizo muito para escutar notícias, palestras e fazer cursos.
Verdade. Eu uso bastante para transmitir o UA-cam para a tv. E falar com amigos que vivem longe.
Só um exemplo apenas: na hora de deitar, pego o smartfone, aí, com isso, atraso minha dormida em uma hora: justo quando eu mais preciso descansar, e essa hora faz falta no dia seguinte, como se fosse o dobro.
Reportagem Preciosa !😱😩🙇🏼♀️❤️
Cada um cuida da sua vida. Algumas pessoas que quer as outras sigam o estilo de vida delas.
Já é tempo do ser humano sentir a vida como ela é, senão vamos virar robôs.
Eu só uso smartphone em casa. Eu nunca uso fora, com amigos ou familiares. Acho que isso depende muito da pessoas. Tem gente que é impossível, não desgruda um momento sequer. A pessoa tem que ter noção e impor a sí próprio limites e metas.
Eu pensei que era coisa da minha cabeça de tirar o vício das redes sociais. Eu larguei o vício das redes sociais não é por causa de movimentos e canais de largar as redes sociais.É pq o meu cérebro chegou no limite. Eu estou assistindo essa matéria por coincidência. Pra dizer que não é coisa da minha cabeça. E ninguém me obrigou a larga o vício das redes sociais. E também não vou obrigar a ninguém largar .
Concordo plenamente com tudo isso que fora abordado,mas,acho difícil isso vir a acontecer pois,o ser humano sente -se tão sozinho,mesmo estando ao lado de familiares,amigos,que o celular tornara-se um refúgio
O fato é que o amor, simplesmente,esfriara,hoje é muito raro alguém de fato dedicar-se totalmente aos seus sentimentos para com outras pessoas,estamos perdendo o senso e não estamos percebendo isso..
Recentemente,assistira á um filme,na Netflix,chamado Celular,e eles abordam exatamente sobre essa dependência do seu humano à esse pequeno aparelho
Aqui na Suiça,muitos bebês,crianças,pequenas em carrinhos de bebês,estão perdendo sendo tragadas por rios,ou, atingidas por trens, simplesmente pelo fato das mães,estarem conectadas aos seus aparelhos e,esquecem de darem atenção ao seu bem mais preciosos, não travam o carrinho corretamente e, acidentes fatais tem ocorridos com esses inocentes,e mesmo assim, não tem servido de alerta para os demais.
Recentemente,fizeram uma pesquisa entre um grupo de jovens,em uma cidade próxima,a pergunta fora a seguinte:
"Se você tivesse que escolher entre ganhar um rins ou um Smartphone,qual seria sua opção?"
95% dos entrevistados,escolheram o Smartphone,fora chocante...
Então,acho difícil que esse movimento venha a crescer,exceto,se realmente ocorrer um fenômeno parecido com aquele que ilustram no filme,Celular
Eu desligo meu celular/internet das 21:00 às 9:00hs, e quando saio, só levo se realmente for necessário. Fora isso, só uso e com filtro rigorosíssimo em conteúdos que expanda minha Consciência, meu termômetro é o meu sentir. Ah! Existem Leis no Universo/natureza que regem nossas vidas, uma delas é, meu exterior é espelho do meu interior. Bora olhar para dentro!
Concordo com o @Gerson Ferreira da Silva. O maior problema são as redes sociais,sem dúvidas. Se abrirmos mão totalmente do smartphone não estaríamos assistindo a essa reportagem,por exemplo.
Eu fiz a mesma reflexão esses anos e venho tentando sair do uso constante e dependente do celular, é difícil, não é fácil, mas estou bem agora, uso moderadamente e posso usufruir e aproveitar mais do meu tempo fazendo ele bem produtivo! Alguns lugares eu coloquei como uso indevido do celular como estar no restaurante, na igreja, quando estou com meus sobrinhos ou na reunião em família, por exemplo. As vezes desligo o celular p focar no trabalho ou no projeto. Quando saio as vezes nem levo celular, ou entao deixo no carro principalmente se for num lugar p ter conexão com a natureza, pq a natureza me traz equilíbrio. Os celulares tiram muito a nossa atenção, eu tb aboli o fone de ouvido que me isolava do mundo exterior, não uso mais para lazer, somente para trabalho, nas reuniões online. Pq Eu nao quero q a minha vida passe e eu verifique q eu não pude aproveitar tudo q ela me ofereceu, simplesmente por ter a necessidade de ficar sempre verificando o celular como se eu fosse perder algo ou ate mesmo como vicio (checando as coisas por checar)! Alguns aplicativos como o instagram eles tem um temporizador, voce coloca quantas horas gostaria de ficar conectado quando atinge o limite que voce estipulou o instagram te manda uma notificação que o limite foi atingido, eh muito bom pra quem quer se monitorar, inclusive eu uso! E a parte que fala sobre a cognição é uma grande verdade, afeta muito!.... mas a tecnologia tb n pode ser taxada como uma vilã, eu acredito q da p conviver com ambas desde q usada corretamente sem abusos!
Tenho um aparelho mais novo, que a bateria mal funciona, que só ligo se preciso marcar uma consulta na dentista pelo wat zap, uso no dia a dia um aparelho de décadas atrás e hoje deixei um pra consertar mais antigo ainda que tem quase 20 anos. Tentei participar de grupos de wat zap mas achei uma perda de tempo, só tenho faceboock mas não entro há anos. Uso muito internet mas no computador, vejo vídeos como este(este é só áudio né) no youtube, documentários, filmes, debates o que me leva a PENSAR muito coisa que me dá muito prazer.
Já fiquei de usar por um tempo e foi ótimo... lógico temos que ter um bom senso... ótima reportagem
"tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine.... Palavra do Senhor
Comecei a diminuir o uso do telefone de forma simples: sai de várias das redes sociais.
idem
Passei um final de semana sem smartphone, só celular de tecla qdo saía, e foi maravilhoso! Agora vou tentar ficar meu mês de férias sem celular, sem Netflix, sem tv... só livros e rádio fm... sinto minha mente inundada com informações 😢 e olha q uso pouco, só notícias e alguns perfis de dicas e viagens. Imagina quem ainda vê fofoca, dancinha, conteúdo negativo...
Isso se aplica aos viciados nas podres redes sociais. Ninguém gasta horas na calculadora, nas tarefas do dia ou no calendário, então o problema não é o smartphone
Existe muito mais além de rede sociais na internet, varios serviços online conseguem te prender facilmente
@@Raykoki falar das redes e fácil, ninguém fala da internet
@@Raykoki verdade
Se aplica aos viciados em youtube
@@JhamDavidson muitos perguntam onde está a internet, mas ninguém pergunta como está a internet
Que alívio ouvir ideias que reassoam com as minhas!!! Que o movimento cresça!!
Nunca perdi um momento de minhas filhas, e na época não havia o celular. Hoje, vejo notícias algumas notícias e só. Não participo de redes sociais e fico irritada quando elas estão comigo e ao mesmo tempo ligadas no celular. Para tudo existe um momento, e acho um absurdo mães que deixam de conversar ou mesmo brincar com bolinhas de guardanapo em lanchonetes quando estão com seus filhos tomando um lanche e não largam do celular, vejo uma criança sempre muito solitária.
Abandonar totalmente é retrocesso, mas, o uso consciente pode sim ser válido. Temos o mundo em mãos e isso nos facilita muito quando o assunto é possibilidades no ramo profissional e pessoal. O negócio é dosar. Abençoado é aquele que mal pega em um smartphone 🙏🏻.
Se eu não dependesse mais do meu celular pra me comunicar com as pessoas com quem estudo e trabalho eu o abandonaria sem dúvida, mas ele une tantas ferramentas imprescindível a nossa rotina de trabalho e estudo que é quase impossível abrir mão sem ter prejuízos, é um facilitador na minha rotina e o dia que eu não depender mais dele vou abandonar com um alívio mental indescritível.
Bom demais..ameiiií sigamos .SAUDE DA MENTE.
Se não fosse pelo meu trabalho, eu não usaria nem o Whatsapp. Quero me livrar o quanto antes do smartphone.
Tudo é questão de equilíbrio,nem 8 ou 80,usar demais faz mal,ficar sem usar totalmente pode trazer uma série d problemas,desde pessoais ou profissionais, já q nos dias d hoje o mundo está totalmente conectado.
Deus vai acabar com a internet que é uma idólatria
Quando você para de usar o celular, quem precisa de você começa a te contatar de outras formas. Simples assim.
Meu caso é igual: durante o confinamento estava ficando muito ansioso. Primeiramente, limitei os minutos que ficava online em cada rede; depois, desativei e desinstalei as principais que usava. Melhorou significativamente meu tratamento contra ansiedade! Principalmente depois de uns dois meses, quando parou a vontade quase instintiva de pegar o celular e atualizar o feed.
O problema não é o celular, é as pessoas... mas preocupadas em fazer stories, ver notícias de pessoas que não as conhecem, estar em diversos grupos inúteis, etc, do que estar realmente" aproveitando a vida real" com as pessoas que gostam, pois elas tbm nao säo eternas.
a culpa não é nossa, essa obceção em usar o celular o tempo todo e postar tudo em redes sociais está cada vez mais sendo enraizado em nossas mentes por diversas estratégias usadas pelas grandes empresas que as controlam, é assim que eles ganham dinheiro, nós damos todas as nossas informações e em troca recebemos anuncios cada vez mais personalizados com base no que eles coletam
Não vejo a hora disso acontecer PAPO RETO!! O meu celular só uso em casa como um telefone fixo e nada mais.
Culpar o aparelho seria algo do tipo como "culpar o queijo por ter sido comido pelo rato". Vejo que o uso excessivo dos celulares se concentra nas redes sociais, que para muitas pessoas (senão a maioria) se tornou uma fuga da sua realidade. Parafraseando, "a grama do vizinho sempre é mais bonita". Infelizmente, é um caminho sem volta. Vi isso acontecer bastante próximo de mim.
Eu abandonaria meu smartphone, o problema é que aplicativos de banco e de mensagens instantâneas ainda são bem úteis pra mim. Acho que o segredo é ter foco e propósito. E, se for possível, deixar de usar redes sociais como instagram, twitter, tiktok etc. Elas sim é que estão por trás da maior parte das ocorrências de vício em smartphone.
o UA-cam também é uma coisa muito viciante
Estou vivendo isso no momento,me desconectei das 3 redes sociais que eu mais usava . Dando um tempo sabe, me sentindo mais leve...
Eu tive essa mesma experiência, fiquei 2 anos sem, foi sensacional. Hoje tenho smartphone, porém eu vejo e o uso de uma forma totalmente diferente, até por que tenho uma filha e tudo que se resolvesse implica em estar conectados a alguns serviços, infelizmente.
Eu não aderi a nenhum movimento porém,quando os dias são de correria aqui só pego o telefone de manhã e de noite,também costumo dormir com o aparelho desligado,não faz falta e redes sociais,pelo mesmo caminho.Quando estou com outras pessoas conversando não uso celular.
"Aproxima quem está longe! Afasta quem está perto!"
Olá gente meu nome é Rose sou uma mulher cega moro no estado da Bahia.. com ajuda de Deus e muita força de vontade aprende fazer partos de animais mesmo sem visão nenhuma.. faço partos de ovelhas cabras porcas e vacas.. aplico injeção alimento e cuida dos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e muito sonhadora... Deus abençoe a todos vocês muito obrigada..😘🐐
Nossa, q novidade, o vídeo só revelou coisas q não sabia. Incrível!!!!!
O "Meta" tem os melhores e mais talentosos profissionais do mundo em cada função possível especificamente para prender sua atenção o máximo de tempo possível pra que eles possam te enfiar todo o lixo advertising possível na tua cabeça através do mais sofisticado sistema de algoritmo de processamento de dados já criado e lucrar trilhões com isso. Não existe isso de "equilibrar" o uso. É impossível ganhar. Então não, nem acho tão radical abandonar as redes sociais. Acho necessário!
@MatZ Entendo seu ponto de vista, e claro que haverá os raros indivíduos de muita lucidez e autocontrole. Estava me referindo principalmente as massas e a nova geração que ficam dependente dos dispositivos desde muito cedo, e viram refém desse mecanismo social.
BOM DIA, é isso mesmo, concordo com tudo ,tenho certeza que o celular afasta as pessoas de tudo que realmente é bom pra nós,eu saí dos grupos de whatsapp,pois só servem para atrapalhar nossas vida,na verdade ninguém liga pra ninguém,a não ser vc e sua família mais próximas,na verdade viramos robôs,quando usamos o celular com muita frequência, nosso sono vai embora,nossa memória trabalha sem nem um sentimento, é só observar e vai sentir isso no responder as mensagens, é muito estranho,mas eu ,vejo matérias como essas que é muito útil, são boas para refletir, me fazem bem,a minha vida melhorou muito depois que decidi fazer isso 😊🌺🥰✍️
A nossa nova geração z e a Alpha já nasceu com um mundo conectado a o internet, muitos de nós já usavam celulares antes mesmo de aprender a andar.ja faz parte de nossa vida, nem pensamos em viver sem internet, é uma relação bem complicada.
Há sempre um pressuposto de que o avanço tecnológico é o melhor para nós, porém a realidade é que não sabemos se essa premissa é verdade. Verdade seja dita, não sabemos o que é "melhor" para nós, normalmente associamos isso com a riqueza produzida na sociedade.
EU sinto o mesmo a alguns anos. Totalmente a favor desse movimento
Eu criticava pessoas só olhando pra tela enquanto só tinha celular antigo. Mas como sou muito curioso por tudo que é assunto, o smartphone é uma fonte inesgotável de conhecimento. Não dou a mínima pra Instagram ou Facebook, mas lei é assisto muito vídeos interessantes. Tenho duas graduações EAD e fazendo pós de gestão em EAD. Só sou contra andar olhando a tela ou deixar de fazer outras coisas como exercícios e relacionamentos
O problema não é a tecnologia em si mas o fim a qual ela se destina. De telefones celulares a usinas atômicas, passando por computadores e automóveis, o problema quase sempre é a atividade-fim a qual o objeto é destinado.
No caso dos smartphones a sugestão que eu dou é não ter nele Facebook, Instagram ou qualquer outro aplicativo que possa ser usado em um PC, e se não for possível, a pessoa deve desativar todas as notificações desses aplicativos. No caso do Telegram e do WhatsApp, todas as notificações de grupos devem ser desabilitadas também, além de desabilitar individualmente as pessoas que passam o dia todo enviando mensagens.
Esse é o problema da nossa geração,tem que seguir algum extremo e não sabe usar adequadamente as ferramentas que nos ajudam.
Sim de fato essa é uma grande e boa idéia.....acho que vou fazer isso também ótima idéia parabéns 👍👍👍
Eu melhorei minha vida quando abandonei totalmente a TV, há 16 anos. Fiquei mais feliz.
Complicado. O acesso que temos as informações e serviços com smartphone eh sensacional.
Temos que aprender a utilizar.
Agora, por exemplo, ela tem que perder tempo indo ao banco.
não tenho redes sociais, apenas Whatsapp pra família e usamos pouco e youtube pra quem considera youtube rede social. Sou um ponto fora da curva, porque com 29 anos não ter rede sociais é uma raridade. Conhecidos já me disseram que é como se eu não existisse, mas a paz de espírito não tem preço. Discussões inúteis políticas no Twitter , vidas de mentirinha e aparência do Instagram... tô fora.
Considero 100% importante esta reportagem, todos o devemos fazer o mais depressa possivel...Saberão as raźôes em breve tempo e já não haverá nada a fazer.
Gente, pelo amor, deve haver lei para abolir celulares no Brasil e não só nas escolas ou trabalho. É pra banir mesmo! Questão de saúde pública!
Excelente decisão! É um ato de resistência... e como tal bastante válido e revolucionário.
O problema é que tomando uma decisão desta ordem, não teria acesso à este interessante matéria.
Como fica!?
Do computador uai
@@tiagofelix5173
E o próximo passo é abandonar o computador...
@@dinosaulo5663 não vejo necessidade. Não vou a praia/restaurante/praça/ saio de casa e fico olhando o computador.
Agora se você passa o dia no computador aí sim sec liberar dele é vantagem
o paradoxo
Nem ao céu, nem a terra... Tudo o que é radical, não acho bom. Mas talvez uma boa pausa seja bom para se reequilibrar, e assim, poder ter uma vida melhor.
Há um juiz que nunca usou celular nem computador (não quis aprender) ; ele tbm é proprietário de um escritório de advocacia no centro de Belo Horizonte MG ... Mas , seus funcionários usam . Quem precisa falar com ele , só por telefone fixo ou no interfone da residencia ... é fato ! Porque é meu parente , não ouvi isso num bar.
Não tenho redes sociais. Mas uso para estudo e conversa com familiares. Quando não faço isso, estou vivendo o mundo real...
Tambem acho que o smartphone é um grande vilão da saúde mental sim. No entanto, é bom ter whatsapp para trabalho, conversar com alguem que esta longe, youtube tem videos bons e produtivos, apps de saúde, etc. Mas daria pra pegar 1h por dia e assistir videos do youtube no computador por exemplo. Smartphone está sempre do lado, nos tentando a cada momento, nao é facil nao. E vejo que muitas criancas e adolescentes nao sabem nem usar um computador, só smartphone. Sobre redes sociais (Instagram, facebook, twitter, kwai, tik tok) eu nem tenho mais, pq aí sim acho um grande problema, mas enfim, cada um faz o que bem entender.
Meu caso é gravíssimo!
Além de passar 10h por dia trabalhando em uma tela de computador são em média mais 4h no celular.
Tem dia que não consigo reduzir o uso e perco muitas horas no celular. Queria dividir melhor meu tempo com outras atividades até mais prazerosas como Ler, Desenhar, dar um Passeio... chego a ficar com dor nas articulações dos dedos e arder os olhos. Lamentável
Colocar limites no tempo que ficamos envolvidos em tecnologia é a chave, se não equilibramos isso, problemas surgirão provavelmente. As vezes medidas radicais, quando se trata desse assunto é necessário! para lidar.
:)
Adorei a matéria. Me preocupa as novas gerações q estão chegando.
*Gratitud* 📖 🙌
Estou nesse processo. Já saí das redes sociais, a última agora foi o whatsapp (só tenho no Pc agora). Aos poucos quero ir me desligando dele até que eu só o pegue para fazer ligações ou algo extremamente importante nele. É um vício e difícil de largar, e o processo é lento, mas um dia chego lá!
Sempre faco isso...treinar n levo, alguns passeios s/ celular no bolso, fora que ja n tem plano e so uso o Wifi de casa. Simplesmente reconfortante.
Não há nada mais chique do que ter paz
Parar de usar celular é a melhor coisa a se fazer, mas é uma coisa muito difícil, tanto emocionalmente, quanto mais por necessidade de comunicação.😪