Amigos, um alerta feito pelo grande Amigo Márcio Araújo (ATCO en BH): Uma ATZ só será considerada espaço aéreo controlado se, e somente se, no AD houver uma TWR. O vídeo pode levar ao entendimento de que todas as ATZ são controladas, o que não é verdade. Há no Brasil algumas ATZ que estão em AD com AFIS e portanto não são controladas. Fica o alerta, bons estudos e muito obrigado ao Mestre Araújo!
Caro Braga Não sou da área da aviação porém assisti a esse vídeo para compreender a divisão do espaço aéreo para realizar um trabalho de mestrado em computação. Na verdade, assisti a vídeos de vários canais. Seu vídeo foi o mais claro, objetivo, didático e fácil de compreender. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com tanta clareza. Parabéns pelo trabalho.
Caro Braga, parabéns pelo canal. É a primeira vez que assisto ao seu video. Fui Controlador de Tráfego Aéreo. Tenho de imediato as seguintes perguntas : 1. Qual é o documento na Organização da Aviação Civil Internacional em que o Brasil se baseou para publicar uma ATZ, a sua definição OACI, que tipos de classe ATS de A a F pode ser, call sign to órgão que presta esse serviço, se pode ser adjacente a una CTR etc? Será que publicaram no vosso AIP de acordo com o artigo 38° da Convenção de Chicago das diferenças? 2. No vosso AIP permite haver uma ATZ num Aeroporto Internacional como em. SÃO PAULO? Muito obrigado e saudações.
Olá Abílio. Peço desculpas pela demora em respondê-lo. Obrigado pelos comentários. Quanto à origem da ATZ, eu de fato desconheço, mas deve ter embasamento no Doc4444. As cartas não traziam classificação, mas, havendo a presença de TWR no aeródromo, a ATZ era espaço aéreo controlado e recebia a mesma classificação da CTR (quando havia). É uma situação um tanto quando confusa. Uma Jaboticaba (fruta que só há no Brasil). Assim, quando havia TWR, a ATZ era controlada por este órgão. Quando não havia TWR e o AD não era controlado a ATZ era espaço aéreo G. Sim, nosso AIP traz as diferenças em relação aos documentos da OACI e tb permite e existência de uma ATZ em AD internacionais, desde que esteja publicada em uma carta de aeródromo. Espero ter respondido. As ATZ estão desaparecendo aos poucos. O Brasil parou de publicar cartas com este tipo de espaço aéreo. As Jaboticabas estão acabando rsrsrs. Forte abraço.
Super diidatico...passando as informacoes com.sabedoria...e bom senso...valeu...na musica eu faco assim tbm.quando ensino...sou so da FAB e irei prestar a Banca assim q voltar...abc
Braga, sou de Recife e temos vários conhecidos em comum, inclusive acho que cheguei a te conhecer há muito tempo. Enfim, parabéns pelo canal. Estou com uma dúvida... nao ficou muito claro pra mim a questao das CTAs 1, 4, etc. Qual a finalidade delas e como localizá-las? Abracos
Excelente Aula......Já dei o LIKE e me INSCREVI no Canal.......Parabéns Pelo Belíssimo Trabalho.....Já me sinto quase pronto pra Prova da ANAC.......Muito Obrigado!!!
Primeira vez que assisto seu vídeo ,e cara muito obrigado, incrível como abriu meu entendimento. Já laikado e claro seguindo seu canal ,valeuuuuuu ,sbsr
Braga, parabéns pela sua ótima aula. Eu tenho uma dúvida a respeito de uma questão sobre o limite do espaço aéreo, poderia me ajudar , por gentileza? "o limite vertical inferior das rotas de navegação de área superiores é: FL245 exclusive ou indicado nas ENRC?" Eu responderia FL245 exclusive, porém ao examinar uma ENRC pode-se ver os limites escritos lá FL245 - ilimitado". E agora ?
Olá Renan, muito boa sua pergunta, Vamos lá. Os limites inferiores das rotas superiores estão indicados nas cartas, em cada trecho da rota. Vale sempre o indicado alí. E, sendo rotas superiores, elas vão sempre respeitar o limite vertical inferior do espaço aéreo ao qual elas pertencem (o espaço aéreo superior) que é o FL250. Quando vc observa na carta o limite como FL245 (exclusive) - Ilimitado, esta informação se refere ao espaço aéreo superior e não às rotas. Para saber o limite das rotas, só vendo o que está impresso na carta de fato.
Por gentileza Braga, tenho muito interesse em assistir sua apresentação sobre a classificação dos espaços aéreos de A até G Contudo não consigo localizar a mesma ! Como você informa nessa aula trata dos espaços aéreos controlados, sendo a aula 3 do módulo 8. Assim, tenho tentado encontrar a aula 1 desse módulo 8 mas sem sucesso ! Antecipo meu agradecimento !!!
Olá Sidney, estas aulas fazem parte do curso de Piloto Privado que eu gravei para o Portal eBianch. Para ver o curso completo basta se matricular em www.ebianch.com Bons estudos!
Olá Saulo, vou postar. Estes vídeos fazem parte da disciplina Regulamentos de Tráfego Aéreo que eu gravei para os cursos de PP e PC do Portal eBianch. Fique atento que vou postar mais alguns. Ajude a divulgar o canal, inscreva-se e compartilhe com os amigos. Bons estudos!
Olá Eudes, se vc se refere à CTR, ela protege os procedimentos de aproximação por instrumentos. É sobre estes procedimentos que eu me referi. Qualquer dúvida, é só mandar. Forte abraço.
Braga, gostaria de saber como acessar no Modulo 8 ( Serviços de Tráfego Aéreo - ATS ) a : Introdução e a Estrutura do Espaço Aéreo, apresentações que antecedem essa que eu assisti ( espaço aéreo controlado ). Também me interessa saber onde eu encontro nos seus vídeos, a classificação dos espaços aéreos A, B, C, D, E, F, G e as suas peculiaridades dentro do regulamento do DECEA. Aguardo um breve retorno e antecipo meu agradecimento por sua atenção.
Olá Sidney. Estas aulas fazem parte da disciplina Regras de Tráfego Aéreo do curso de Piloto Privado que eu gravei para o Portal eBianch. Acesse lá www.ebianch.com.br e bons estudos.
Olá! Parabéns pela didática. Estou procurando as aulas anteriores: Introdução e Estrutura do Espaço Aéreo, mas não estou encontrando. Poderia me passar o link? Grato.
Olá, estas aulas no UA-cam são apenas uma degustação do Curso de Regras de Tráfego Aéreo que eu gravei para o portal eBianch. Para ter acesso ao curso completo é preciso acessar www.ebianch.com.br bons estudos.
Amigos, um alerta feito pelo grande Amigo Márcio Araújo (ATCO en BH): Uma ATZ só será considerada espaço aéreo controlado se, e somente se, no AD houver uma TWR. O vídeo pode levar ao entendimento de que todas as ATZ são controladas, o que não é verdade. Há no Brasil algumas ATZ que estão em AD com AFIS e portanto não são controladas. Fica o alerta, bons estudos e muito obrigado ao Mestre Araújo!
Que aulão super completo, obrigado mesmo!
Estava lendo as ICAs e nada de entender. Descobri o seu canal e o entendimento do assunto ficou mais fácil. Obrigado,
Ola Tito, vamos liberar todas as aulas de regulamentos de tráfego aéreo na Comunidade Aeroescola. Veja em www.aeroescola.com.br bons estudos!
Caro Braga
Não sou da área da aviação porém assisti a esse vídeo para compreender a divisão do espaço aéreo para realizar um trabalho de mestrado em computação. Na verdade, assisti a vídeos de vários canais. Seu vídeo foi o mais claro, objetivo, didático e fácil de compreender. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com tanta clareza. Parabéns pelo trabalho.
Caro Marcelo obrigado. Quem sabe a aviação não contagia vc tb? Conte comigo se precisar de mais alguma informação para o seu trabalho. Forte abraço.
Parabéns pela aula. Didática excelente.
Aula muito top!! Parabeéns!! Me ajudou muito
Obrigado Braga! Estou fazendo uma atualização dos conhecimentos e você está ajudando bastante.
Conte comigo Comando! Forte abraço.
Gostei imenso desta explicação. Para mim foi uma excelente aula. Parabéns 👏👏
Muito obrigado Braga por mais esse auxílio e orientação ! Vou acessar o endereço fornecido
Forte Abraço !
Eu que agradeço
Mestre!!
Caro Braga, parabéns pelo canal. É a primeira vez que assisto ao seu video. Fui Controlador de Tráfego Aéreo.
Tenho de imediato as seguintes perguntas :
1. Qual é o documento na Organização da Aviação Civil Internacional em que o Brasil se baseou para publicar uma ATZ, a sua definição OACI, que tipos de classe ATS de A a F pode ser, call sign to órgão que presta esse serviço, se pode ser adjacente a una CTR etc? Será que publicaram no vosso AIP de acordo com o artigo 38° da Convenção de Chicago das diferenças?
2. No vosso AIP permite haver uma ATZ num Aeroporto Internacional como em. SÃO PAULO?
Muito obrigado e saudações.
Olá Abílio. Peço desculpas pela demora em respondê-lo. Obrigado pelos comentários. Quanto à origem da ATZ, eu de fato desconheço, mas deve ter embasamento no Doc4444. As cartas não traziam classificação, mas, havendo a presença de TWR no aeródromo, a ATZ era espaço aéreo controlado e recebia a mesma classificação da CTR (quando havia). É uma situação um tanto quando confusa. Uma Jaboticaba (fruta que só há no Brasil).
Assim, quando havia TWR, a ATZ era controlada por este órgão. Quando não havia TWR e o AD não era controlado a ATZ era espaço aéreo G.
Sim, nosso AIP traz as diferenças em relação aos documentos da OACI e tb permite e existência de uma ATZ em AD internacionais, desde que esteja publicada em uma carta de aeródromo.
Espero ter respondido. As ATZ estão desaparecendo aos poucos. O Brasil parou de publicar cartas com este tipo de espaço aéreo. As Jaboticabas estão acabando rsrsrs. Forte abraço.
Excelente aula!!!!! So curtir eh pouco...nota!.1.000!!!!!!!!!
Parabéns excelente aula
Obrigado Marcos. Vou publicar mais sobre tráfego aéreo. Forte abraço.
Excelente Braguinha. Parabéns pela iniciativa.
Obrigado meu amigo! Estamos na batalha. Forte abraço das Terras de Cabral!
Super diidatico...passando as informacoes com.sabedoria...e bom senso...valeu...na musica eu faco assim tbm.quando ensino...sou so da FAB e irei prestar a Banca assim q voltar...abc
Altíssimo nível!!! Parabéns e muito obrigado.
Braga, sou de Recife e temos vários conhecidos em comum, inclusive acho que cheguei a te conhecer há muito tempo. Enfim, parabéns pelo canal. Estou com uma dúvida... nao ficou muito claro pra mim a questao das CTAs 1, 4, etc. Qual a finalidade delas e como localizá-las? Abracos
Excelente Aula......Já dei o LIKE e me INSCREVI no Canal.......Parabéns Pelo Belíssimo Trabalho.....Já me sinto quase pronto pra Prova da ANAC.......Muito Obrigado!!!
Muito bom, parabéns pela excelente aula!
Video muito bacana !
Excelente conteúdo. Aula bem elaborada. Felicitações pelo dia do professor.
Obrigado William. O melhor pagamento para o trabalho de um professor é o aprendizado dos alunos. Forte abraço e bons estudos!
Muito bom Braguinha...
Obrigado meu amigo! Sempre em busca de oferecer o melhor. Forte abraço!
Muito obrigado, Mestre pela Aula.
Aproveite o canal Cláudio, nós é que agradecemos.
Primeira vez que assisto seu vídeo ,e cara muito obrigado, incrível como abriu meu entendimento.
Já laikado e claro seguindo seu canal ,valeuuuuuu ,sbsr
Obrigado Danilo! Tento fazer o melhor possível pra desmistificar os regulamentos de tráfego aéreo. Ajude a divulgar o canal. Forte abraço.
Conte comigo
Olha..nota1.000!!!!!!
Braga, parabéns pela sua ótima aula. Eu tenho uma dúvida a respeito de uma questão sobre o limite do espaço aéreo, poderia me ajudar , por gentileza? "o limite vertical inferior das rotas de navegação de área superiores é: FL245 exclusive ou indicado nas ENRC?" Eu responderia FL245 exclusive, porém ao examinar uma ENRC pode-se ver os limites escritos lá FL245 - ilimitado". E agora ?
Olá Renan, muito boa sua pergunta, Vamos lá. Os limites inferiores das rotas superiores estão indicados nas cartas, em cada trecho da rota. Vale sempre o indicado alí. E, sendo rotas superiores, elas vão sempre respeitar o limite vertical inferior do espaço aéreo ao qual elas pertencem (o espaço aéreo superior) que é o FL250. Quando vc observa na carta o limite como FL245 (exclusive) - Ilimitado, esta informação se refere ao espaço aéreo superior e não às rotas. Para saber o limite das rotas, só vendo o que está impresso na carta de fato.
Por gentileza Braga, tenho muito interesse em assistir sua apresentação sobre a classificação dos espaços aéreos de A até G
Contudo não consigo localizar a mesma ! Como você informa nessa aula trata dos espaços aéreos controlados, sendo a aula 3 do módulo 8. Assim, tenho tentado encontrar a aula 1 desse módulo 8 mas sem sucesso ! Antecipo meu agradecimento !!!
Olá Sidney, estas aulas fazem parte do curso de Piloto Privado que eu gravei para o Portal eBianch. Para ver o curso completo basta se matricular em www.ebianch.com Bons estudos!
E o vídeo de espaços aéreos não controlados?
Olá Saulo, vou postar. Estes vídeos fazem parte da disciplina Regulamentos de Tráfego Aéreo que eu gravei para os cursos de PP e PC do Portal eBianch. Fique atento que vou postar mais alguns. Ajude a divulgar o canal, inscreva-se e compartilhe com os amigos. Bons estudos!
Procedimentos é a transição?
Olá Eudes, se vc se refere à CTR, ela protege os procedimentos de aproximação por instrumentos. É sobre estes procedimentos que eu me referi. Qualquer dúvida, é só mandar. Forte abraço.
Braga, gostaria de saber como acessar no Modulo 8 ( Serviços de Tráfego Aéreo - ATS ) a : Introdução e a Estrutura do Espaço Aéreo, apresentações que antecedem essa que eu assisti ( espaço aéreo controlado ). Também me interessa saber onde eu encontro nos seus vídeos, a classificação dos espaços aéreos A, B, C, D, E, F, G e as suas peculiaridades dentro do regulamento do DECEA. Aguardo um breve retorno e antecipo meu agradecimento por sua atenção.
Olá Sidney. Estas aulas fazem parte da disciplina Regras de Tráfego Aéreo do curso de Piloto Privado que eu gravei para o Portal eBianch. Acesse lá www.ebianch.com.br e bons estudos.
Olá! Parabéns pela didática.
Estou procurando as aulas anteriores: Introdução e Estrutura do Espaço Aéreo, mas não estou encontrando. Poderia me passar o link? Grato.
Olá, estas aulas no UA-cam são apenas uma degustação do Curso de Regras de Tráfego Aéreo que eu gravei para o portal eBianch. Para ter acesso ao curso completo é preciso acessar www.ebianch.com.br bons estudos.