Só vai ser ruim na hora de uma transferência. Um aluno pode não fechar a carga horária de BNCC se cada escolar for compor a sua carga horária de forma diferente.
Esse é um dos dilemas mais complicados, especialmente na rede privada, que a autonomia possibilitará distribuições diferentes mesmo, como vc disse. Penso que essa "equivalência" vai acabar se dando muito assíncrona, justamente usufruindo das possibilidades que o ensino remoto abriu.
Em questão da carga horária eu não vejo problema porque o estudante precisa cumprir o mínimo da carga, se ele transferir terá que escolher outro etinerarios. O grande problema é que talvez esse novo etinerarios não seja do seu real interesse. Observa-se que a escolha é do aluno, podendo alterar a a área de conhecimento a qualquer momento, desde que o sistema de ensino tenha condições de ofertar (...) ou seja, a educação continuará injetada nas condições da escola.
Professor, poderia gravar uma videoaula sobre elaboração de Projeto Político Pedagógico com base no Novo Ensino Médio? Gratidão por essa excelente aula.
Ei Marley, isso dependerá de cada escola. Mas a ideia e a tendência é que as escolas mantenham suas cargas horárias que já possuem... e diferença é que agora, as escolas vão organizar duas partes: uma, comum pra todo mundo, chamada formação geral básica. E outra são os itinerários, que serão construídos pelas escolas e redes de ensino, que é justamente o que vai tentar possibilitar uma escolha maior dos estudantes. Período integral será organizado desse jeito também.
Como ficam a carga horária de disciplinas com educação física, sociologia, filosofia esses professores terão redução em sua carga horária e consequentemente mais dificuldade para lotação e fechar sua carga horária?
Jonas, depende. Nas 1800 horas de formação geral, no mínimo em um ano esses componentes devem aparecer. O que tem sido feito é exatamente a complementação dessa carga na parte dos itinerários, assim, ninguém perde carga. Essa tem sido a tendência! Mas , nada impede as escolas privadas, por exemplo, que possuem maior autonomia, de enxugar algumas coisas
Anderson, esse é um dos pontos mais fundamentais para cada Estado deliberar em suas resoluções. Ou seja, cada estado brasileiro ao construir seu Ensino Médio, precisará sempre criar uma Resolução, que é o que REGULAMENTA as singularidades de cada estado. E essa pauta da transferência, vai depender exatamente disso. Aliás, essa e outras, como por exemplo, os critérios para tutores do EAD, possibilitado pela reforma do médio.
Dificilmente é a escola que fará isso, com certeza vem sim um Decreto, ou uma porção deles que trazem as determinações para as diretorias de ensino trabalharem, senão não terá como dar conta dessa situação, até porque não é possível uma mudança genial como eles propõe se eles não estruturam nem como vão alimentar os alunos que ficarão mais tempo nas escolas.Eles não tem nem como fazer concursos públicos e em meio a uma Pandemia vão criar é muitos problemas....
Não necessariamente André. Você pode fazer 2 itinerários, dividindo 1.200 pela metade... ou 2 itinerários atuando ao mesmo tempo, sem somar as horas...entende?
@@padua21bh mas o aluno, no final do ensino médio não deverá somar 3000 horas? Se eu dividir as 1200 horas em dois itinerários, e o aluno optar por um, então ele não terá as 3000 Horas.
É revoltante ver nos comentários como tem puxa-sacos e alienados na categoria. Esse novo ensino médio vai tirar o empregos de vários professores e os colegas elogiando e agindo como se nada estivesse acontecendo. E para os alunos, com essa carga horária, será quase inviável trabalhar e estudar ao mesmo tempo, que é a realidade de muitos alunos da rede pública. Será o fim da EJA e do ensino noturno. Ou seja, pobre no Brasil ja não tem acesso ao ensino superior, a partir de agora não conseguirá nem concluir o médio.
@@vieirafma Boa pergunta...A carga horária é essencial para que o professor saiba, a outra questão é perderemos muitos alunos, uma vez que muitos alunos que trabalham vão ter que optar por trabalhar ou estudar...O problema é que muitos vão trabalhar sim, e por necessidade!!!!
Janaína, não tem propriamente um mínimo pra parte comum. Tem o máximo de 1.800 horas em 3 anos. Porém, a carga horária TOTAL mínima, por ano, é 1.000 Então é sempre preciso fazer uma conta: Primeiro, preciso ter 1.000 horas por ano Segundo, preciso saber equilibrar , parte disso BNCC, parte disso carga de itinerário.
Isso dependerá de cada rede. A norma não determina isso. Pelo que tenho visto, tem sido professores com boa penetração com os estudantes, engajado com o universo deles e aberto às competências socioemocionais
Diminuir a carga destinada a formação geral (base comum): SIM! Mas não o ensino médio como um todo, pois o restante da carga horária será destinada a parte flexível, compreende?
Teoricamente, a parte dos Itinerários "compensam" essa redução de carga horária da parte obrigatória. Mas, de fato, ficará a critério da estruturação de cada escola...
Rsrssr mas é quase impossível entender mesmo esse aumento "progressivo" para 1.400 horas pois a lei não dá NENHUM detalhe e muito menos prazo de quando isso ocorrerá...surreal!
Gabriel, a Geografia, assim como a História, por exemplo, está diluída dentro da área de ciências humanas. Tem habilidades dessa área, que são bem explícitas da Geografia. Mas, de fato, a BNCC não aborda as disciplinas separadas
oi professor então me ajude, quero fazer biologia licenciatura, mas tem uma faculdade aqui na minha cidade que já disponibiliza ciências da natureza e suas tecnologias, essa será melhor que biologia? desde já agradeço!
Olha Gaby Silva , muita cautela nisso viu. Se quiser, pode me mandar o link aí desse curso pra eu dar uma olhada....qual é a faculdade? Cuidado só pra não cair em oportunismos de algumas instituições
Plmds só vai ser pior isso, para a área q eu qro trabalhar n preciso de geografia, sociologia e história , ou seja tempo gasto atoa. Pensei q isso q eu poderia retirar do meu estudo,mais é ao contrário só vai piorar
@@ericoverissim0 Isso dependerá muito das escolas viu meu caro. Há a possibilidade dessas duas formas. O que tenho visto é a opção pela disciplina ainda... é muito difícil operacionalizar na prática essa questão dos currículos por área. Até porque, as formações de professores são disciplinares ainda... como um prof de ciência da natureza vai dar conta de mitose, estequiometria e lei de newton ? Acho que há muita narrativa e utopia em cima de currículos por área sabe, sendo bem sincero. É muito fácil e lindo palestrar sobre isso, quero ver é fazer! Ainda mais, como eu disse , com as licenciaturas assim... nem a rede privada tem se movimentado muito nesse sentido. Pelo menos nos próximos anos, a lógica das disciplinas vai se manter predominante
Um lixo esse aumento da carga horária não tem tempo de buscar outros professores quando ele não se der com o da escola e sem tempo de estudar em casa. Devia ser no máximo 3.40 a 4.20 na escola.
iinfelizmente nao vejo nada proveitoso disso..arrecem hoj que estou olhando esses videos do tal novo ensino Medio. .e olha que estou estudando para conclusao e nao falam nada disso. .que Barbaridade o desinteresse dos professores com os alunos...essa nova modalidade, reduzindo o conhecimento dos estudantes isso sim, pois faço Eja Ead e iinfelizmente nao estou aprendendo nada com isso..."ai que esta"isso seria o que ? uma estrategia governamental para que o Brasil possa se enquadrar como um Paìs desenvolvido na Educação ?e um corte de verbas para nao pagar os professores,qual e a proxima intençao derrotante desse governo usando dessa estrategia fazendo o país ir com essa velocidade inutil de conclusao do ensino Medio superior!!! educaçao continua a zero ..perguntem a muitos o que seria de nos sem os professores do UA-cam sem aulas gravadas dos canais de professores que se disponibilizam por aqui..infelizmente esta muito muito precaria a educaçao desse país.
Sou professora e discordo com o que você falou sobre o desinteresse dos professores. eu e muitos colegas, estamos apavorados e preocupados com o futuro dos alunos, nossos ou não.
Se o antigo ensino médio já ruim imagina o de agora com essas novas regras vai ser uma merda, estou no 3°ano, estudei nas aulas remotas ano passado não aprendir nada.
Ta e o aluno q trabalha e estuda como fica, com essa carga horária não da pros dois, provavelmente muitos vão deixar a escola pra la por causa da necessidade de trabalhar
Então. Até mil horas por ano , fecha um turno só. Então não prejudica quem trabalha. Mas quando passar pra 1400 horas por ano, pega tempo integral aí tenho a mesma preocupação que você. Mas não há nenhuma definição ainda de quando passará pra 1400 horas por ano
@@padua21bh ata é por que aqui na minha cidade somente 5 escolas estão confirmadas pra período integral as outras anunciaram q continuaram normal, eh que pensei q todas tornariam período integral
Parabéns! O único vídeo que encontrei que explicou minuciosamente essa carga horária! Já estava desistindo de procurar❤
ohh ganhei meu dia
Muito esclarecedor. Parabéns!
Obrigado Prof. Márden pela ótima e simples explicação.
Terreno fértil para o cultivo da desigualdade social.
Nos documentos norteadores aqui da SEDUC - PA as séries ficaram com 1200 cada uma. Fiquei sem entender…
Mas imagino que houve uma divisão dentro dessas 1200. Quando vc fala em 1200 esse é o total?
Parabéns pelo vídeo, professor! Muito esclarecedor.
Só vai ser ruim na hora de uma transferência. Um aluno pode não fechar a carga horária de BNCC se cada escolar for compor a sua carga horária de forma diferente.
Esse é um dos dilemas mais complicados, especialmente na rede privada, que a autonomia possibilitará distribuições diferentes mesmo, como vc disse. Penso que essa "equivalência" vai acabar se dando muito assíncrona, justamente usufruindo das possibilidades que o ensino remoto abriu.
Em questão da carga horária eu não vejo problema porque o estudante precisa cumprir o mínimo da carga, se ele transferir terá que escolher outro etinerarios. O grande problema é que talvez esse novo etinerarios não seja do seu real interesse. Observa-se que a escolha é do aluno, podendo alterar a a área de conhecimento a qualquer momento, desde que o sistema de ensino tenha condições de ofertar (...) ou seja, a educação continuará injetada nas condições da escola.
Professor, poderia gravar uma videoaula sobre elaboração de Projeto Político Pedagógico com base no Novo Ensino Médio? Gratidão por essa excelente aula.
Muito obrigada por sua aula. Poderia fazer uma aula sobre a aplicação dos novos itinerários, por favor?
Muito bom. A ideia de entender a base comum como máximo e itinerários como mínimo foi bem didática.
Boa tarde, como fica isso no dia a dia? Quantas horas passaremos dentro das escolas? As escolas que já tem período integral também serão afetadas?
Ei Marley, isso dependerá de cada escola. Mas a ideia e a tendência é que as escolas mantenham suas cargas horárias que já possuem... e diferença é que agora, as escolas vão organizar duas partes: uma, comum pra todo mundo, chamada formação geral básica. E outra são os itinerários, que serão construídos pelas escolas e redes de ensino, que é justamente o que vai tentar possibilitar uma escolha maior dos estudantes. Período integral será organizado desse jeito também.
Muito boa a explicação 👏
Mais esclarecedor impossível! Clareza total! Gratidão
Excelente explicação. Obrigada professor!
Como ficam a carga horária de disciplinas com educação física, sociologia, filosofia esses professores terão redução em sua carga horária e consequentemente mais dificuldade para lotação e fechar sua carga horária?
Jonas, depende. Nas 1800 horas de formação geral, no mínimo em um ano esses componentes devem aparecer. O que tem sido feito é exatamente a complementação dessa carga na parte dos itinerários, assim, ninguém perde carga. Essa tem sido a tendência! Mas , nada impede as escolas privadas, por exemplo, que possuem maior autonomia, de enxugar algumas coisas
E o aluno que muda de escola durante os 3 anos do ensino médio? Se fica a cargo da escola escolher cada uma elabora a suas horas.
Anderson, esse é um dos pontos mais fundamentais para cada Estado deliberar em suas resoluções.
Ou seja, cada estado brasileiro ao construir seu Ensino Médio, precisará sempre criar uma Resolução, que é o que REGULAMENTA as singularidades de cada estado.
E essa pauta da transferência, vai depender exatamente disso. Aliás, essa e outras, como por exemplo, os critérios para tutores do EAD, possibilitado pela reforma do médio.
Dificilmente é a escola que fará isso, com certeza vem sim um Decreto, ou uma porção deles que trazem as determinações para as diretorias de ensino trabalharem, senão não terá como dar conta dessa situação, até porque não é possível uma mudança genial como eles propõe se eles não estruturam nem como vão alimentar os alunos que ficarão mais tempo nas escolas.Eles não tem nem como fazer concursos públicos e em meio a uma Pandemia vão criar é muitos problemas....
Se eu oferecer 2 itinerários, cada itinerário tem que ter 1200 Horas?? Por exemplo 1800+1200+1200???
Não necessariamente André. Você pode fazer 2 itinerários, dividindo 1.200 pela metade... ou 2 itinerários atuando ao mesmo tempo, sem somar as horas...entende?
@@padua21bh mas o aluno, no final do ensino médio não deverá somar 3000 horas? Se eu dividir as 1200 horas em dois itinerários, e o aluno optar por um, então ele não terá as 3000 Horas.
@@andreribeiro3648 1.200 dos itinerários + 1.800 da BNCC = 3000
É revoltante ver nos comentários como tem puxa-sacos e alienados na categoria. Esse novo ensino médio vai tirar o empregos de vários professores e os colegas elogiando e agindo como se nada estivesse acontecendo.
E para os alunos, com essa carga horária, será quase inviável trabalhar e estudar ao mesmo tempo, que é a realidade de muitos alunos da rede pública. Será o fim da EJA e do ensino noturno. Ou seja, pobre no Brasil ja não tem acesso ao ensino superior, a partir de agora não conseguirá nem concluir o médio.
A diminuição da carga horária pode ser compensada com os itinerários formativos.
@@mariaaparecidaferreiradeca8121 como fica para os professores, teremos o mesmo número de aulas?
@@vieirafma Boa pergunta...A carga horária é essencial para que o professor saiba, a outra questão é perderemos muitos alunos, uma vez que muitos alunos que trabalham vão ter que optar por trabalhar ou estudar...O problema é que muitos vão trabalhar sim, e por necessidade!!!!
@@vieirafma ,acredito que sim.
@@roselenefelipe3788 ,não foi assim em outros estados,precisamos de informações.
Bom dia! Qual o mínimo parte comum?
Janaína, não tem propriamente um mínimo pra parte comum. Tem o máximo de 1.800 horas em 3 anos. Porém, a carga horária TOTAL mínima, por ano, é 1.000
Então é sempre preciso fazer uma conta:
Primeiro, preciso ter 1.000 horas por ano
Segundo, preciso saber equilibrar , parte disso BNCC, parte disso carga de itinerário.
Muito didático! Você vai continuar esses vídeos?
Lysia, eu pretendia srsrsrs, mas o trabalho tá me consumindo demais ... mas aos pouquinhos eu vou...
Bom dia!
Suas explicações foram de grandes contribuições para nós aqui.
Muito obrigado.
Professor, poderia me esclarecer quem é o responsável direto pelo projeto de vida?
Isso dependerá de cada rede. A norma não determina isso. Pelo que tenho visto, tem sido professores com boa penetração com os estudantes, engajado com o universo deles e aberto às competências socioemocionais
Muito obrigada pela ajuda e explicação sobre Novo Ensino Médio 😃
Professor, muito esclarecedor! Não tinha esta informação!
Será em todas as escolas brasileiras
Sim, a partir de 2022, obrigatório.
MUITO BOM,ÓTIMA EXPLICAÇÃO INCLUINDO DICAS PARA CONCURSOS.
Gostei muito do assunto. Ótima informação. Obrigada.
Muito boa a sua explicação, Parabéns
Boa tarde! Agora esse assunto está mais desenhado. Valeu amigo
obrigado pelos esclarecimentos
Professor, então escolar particulares terão que diminuir a carga horaria do Ensino médio? Isso as que tem horas além...
Diminuir a carga destinada a formação geral (base comum): SIM! Mas não o ensino médio como um todo, pois o restante da carga horária será destinada a parte flexível, compreende?
@@padua21bh Sim sim professor. Entendi perfeitamente. Obrigado 😁
No caso vai haver demissão de professores? Pq de acordo com a carga horária o professor vai ficar com menos aulas do que seria no antigo ensino médio
Teoricamente, a parte dos Itinerários "compensam" essa redução de carga horária da parte obrigatória. Mas, de fato, ficará a critério da estruturação de cada escola...
demissão de professor concursado entra nessa??? Santo Deus, isso é o desmonte da educação
Agora entendi, obrigada 👏
E 1.400 horas não consegui entender
Rsrssr mas é quase impossível entender mesmo esse aumento "progressivo" para 1.400 horas pois a lei não dá NENHUM detalhe e muito menos prazo de quando isso ocorrerá...surreal!
Parabéns pelo conteúdo apresentado aqui! Continue trabalhando! Bom 2020!😉
Gostei! Esclareceu!
4:12 cadê a geografia ?
Gabriel, a Geografia, assim como a História, por exemplo, está diluída dentro da área de ciências humanas. Tem habilidades dessa área, que são bem explícitas da Geografia. Mas, de fato, a BNCC não aborda as disciplinas separadas
oi professor então me ajude, quero fazer biologia licenciatura, mas tem uma faculdade aqui na minha cidade que já disponibiliza ciências da natureza e suas tecnologias, essa será melhor que biologia? desde já agradeço!
Sim, não faça licenciatura de biologia pq vc se arrepender muito. Faça de ciências da natureza mesmo.
Obrigada!
Olha Gaby Silva , muita cautela nisso viu. Se quiser, pode me mandar o link aí desse curso pra eu dar uma olhada....qual é a faculdade? Cuidado só pra não cair em oportunismos de algumas instituições
GOSTEI ! MUITO BOA A EXPLICAÇÃO .
ta foda entender esse (complicado)novo ensino medio
Que aplicativo é esse
Plmds só vai ser pior isso, para a área q eu qro trabalhar n preciso de geografia, sociologia e história , ou seja tempo gasto atoa. Pensei q isso q eu poderia retirar do meu estudo,mais é ao contrário só vai piorar
Nossa que explicação maravilhosa. Parabéns
meu Deus que coisa horrível! Se a educação já estava ruim agora está pior....Brasil é uma vergonha
Vai precisar de mais professor né?
Dependendo dos casos sim
@@padua21bh ainda vai ter professor das disciplinas específicas? Ou por exemplo, vai ser apenas 1 professor para ministrar ciências da natureza?
@@ericoverissim0 Isso dependerá muito das escolas viu meu caro. Há a possibilidade dessas duas formas. O que tenho visto é a opção pela disciplina ainda... é muito difícil operacionalizar na prática essa questão dos currículos por área. Até porque, as formações de professores são disciplinares ainda... como um prof de ciência da natureza vai dar conta de mitose, estequiometria e lei de newton ? Acho que há muita narrativa e utopia em cima de currículos por área sabe, sendo bem sincero. É muito fácil e lindo palestrar sobre isso, quero ver é fazer! Ainda mais, como eu disse , com as licenciaturas assim... nem a rede privada tem se movimentado muito nesse sentido. Pelo menos nos próximos anos, a lógica das disciplinas vai se manter predominante
@@padua21bh muito obrigado, ajudou demais. Abraço!!
Um lixo esse aumento da carga horária não tem tempo de buscar outros professores quando ele não se der com o da escola e sem tempo de estudar em casa. Devia ser no máximo 3.40 a 4.20 na escola.
Não sei para quer tantas regras, mudanças, se a educação é uma merda.
iinfelizmente nao vejo nada proveitoso disso..arrecem hoj que estou olhando esses videos do tal novo ensino Medio. .e olha que estou estudando para conclusao e nao falam nada disso. .que Barbaridade o desinteresse dos professores com os alunos...essa nova modalidade,
reduzindo o conhecimento dos estudantes isso sim, pois faço Eja Ead e iinfelizmente nao estou aprendendo nada com isso..."ai que esta"isso seria o que ? uma estrategia governamental para que o Brasil possa se enquadrar como um Paìs desenvolvido na Educação ?e um corte de verbas para nao pagar os professores,qual e a proxima intençao derrotante desse governo usando dessa estrategia fazendo o país ir com essa velocidade inutil de conclusao do ensino Medio superior!!! educaçao continua a zero ..perguntem a muitos o que seria de nos sem os professores do UA-cam sem aulas gravadas dos canais de professores que se disponibilizam por aqui..infelizmente esta muito muito precaria a educaçao desse país.
Sou professora e discordo com o que você falou sobre o desinteresse dos professores. eu e muitos colegas, estamos apavorados e preocupados com o futuro dos alunos, nossos ou não.
O novo ensino medio não tira a educação das pessoas, apenas tira a obrigação de estudar coisas "inuteis" para os estudantes😎👍
ótima explicação!
Se o antigo ensino médio já ruim imagina o de agora com essas novas regras vai ser uma merda, estou no 3°ano, estudei nas aulas remotas ano passado não aprendir nada.
Ta e o aluno q trabalha e estuda como fica, com essa carga horária não da pros dois, provavelmente muitos vão deixar a escola pra la por causa da necessidade de trabalhar
Então. Até mil horas por ano , fecha um turno só. Então não prejudica quem trabalha. Mas quando passar pra 1400 horas por ano, pega tempo integral aí tenho a mesma preocupação que você. Mas não há nenhuma definição ainda de quando passará pra 1400 horas por ano
@@padua21bh ata é por que aqui na minha cidade somente 5 escolas estão confirmadas pra período integral as outras anunciaram q continuaram normal, eh que pensei q todas tornariam período integral
Ótimo vídeo!
O Brasil nem tem estrutura para esse novo ensino médio
Já está até acontecendo.
Muito boas as suas explicações.
Você fala uma coisa e o slide mostra outra
Creio que não há isso em nenhum momento meu caro. Você pode dar o exemplo em que momento isso ocorre? Assim, posso esclarecer.