*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Me tirou as dúvidas...pois trabalho com energia solar e agora as concessionárias estão exigindo os dps....eu estalei no primeiro projeto mais não tinha essas informações..que bom que acertei. Vlw prof! Mais um escrito no canal.
gostei muito da sua explicação sobre o comprimento dos.cabo para ligação de dps , gostei muito da sua explicação vc esparabéns, vc e um excelente professor,
existe a possibilidade de na hora que o DPS atuar desviando a energia de um raio vindo pela rede eletrica a energia ñ fluir totalmente para o etretodo de aterramento principalmente se o mesmo for ineficiente e seguir para os condutores de terra dentro da residencia ja que os dps são conectado no barramento de terra junto as condutores de terra dos circuitos
Boa noite professor eu posso colocar um dinjuntor mono para cada dps para fazer a troca dele sem precisar desligar o quadro geral da casa e se a norma permitir qual seria a amperagem do dinjuntor..
Boa noite Adoniran.... Parabéns pelo canal, sempre conteúdos de muita qualidade. Minha duvida é a seguinte, para um sistema fotovoltaico. irei utilizar um DPS classe II na saída do inversor, para protege-lo antes de conectar a rede. Sendo um inversor 3F + N, onde os cabos que estou utilizando são de 25mm2, qual deve ser a seção nominal para ligar o DPS? No vídeo fala que deve ser no mínimo 4mm2. Mas e quando os condutores do circuito tem uma seção nominal maior, como seria? Desde já lhe agradeço
Excelente Adoniran!!!!! Mas a Norma fala da seção dos condutores na saída do DPS. Esses valores são os mesmos para a entrada?????? Pois como vc disse, impossível alimentar um DPS com cabos de 95, 120mm pra cima. Obrigado!
Parabens show de bola. Me tira uma duvida faça o favor: como exemplo tenho um projeto eletrico de uma residência grande, terá 4 QDC, minha duvida sou obrigado a ter um quadro geral para para dividir o carga para cada QDC, adiantou que faço isso, porem, as vezes pego caso que o cliente não quer, ou seja, ele quer se faça a derivação na caixa de passagem no piso, sempre orientou que o quadro geral é uma segurança a mais, mas tem algum lugar escrito que amarra a obrigatóriedade de ter um quadro geral para esse caso. Muito obrigado.
Não sou eletricista, mas gostaria de aproveitar este seu esquema prático pra tirar uma dúvida sobre algo que não é o foco deste vídeo: pensava que sempre o neutro tinha que passar por um DPS. Porém, como vc mesmo disse no vídeo, neste caso, não há necessidade do neutro passar por um DPS. Poderia explicar um pouco dessa parte. Abraço e parabéns pelo canal.
Não precisa se o BEP estiver no QDC. O objetivo do DPS é "conectar" fases e neutro ao terra no momento do surto, desconectando imediatamente após desviar tal surto. Se o neutro já é conectado ao terra exatamente no lugar onde vou instalar DPS, para que usar um no neutro?
Boa tarde Adoniran, em um qdc trifásico com chave geral, IDR e DPS, também posso usar DDR para o circuito dos chuveiros ( 4 ), também para cozinha e lavanderia?
Aproveitando o tema, me esclareça por favor, qual corrente deve ter o disjuntor de proteção do DPS, deve ser a mesma do disjuntor geral? Estou usando um DSJ, para que, no fim da vida útil, ao fechar seus contatos, o DPS não me deixe no escuro?!
Professor tudo bem com o senhor, uma dúvida: as fases do DPS não seria obrigatório entrar por cima do mesmo, aguardo uma resposta e quem sabe um tema para um vídeo Jefferson eletricista de manutenção rio de janeiro
Com essa explicação aí eu quase mato um de raiva. O cara era muito teimoso e dizia que o cabo do DPS tinha que ser da mesma seção do alimentador. O exemplo aí é igualzinho ao caso que eu vi. Parabéns Adoniran, melhor explicação que eu já vi sobre essa norma ! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Eu achava que apenas a saída do DPS era feita em no mínimo 4mm2. Eu havia entendido que a entrada no DPS era feito com a mesma seção dos condutores protegidos nele.
A NBR 5410, como mostrado, também diz que não pode haver curvas e laços nos cabos ligados ao DPS. Porém, num QDC residencial é quase impossível! Tanto que, no exemplo do próprio vídeo, os cabos apresentavam curvas!
@@eletricityeletrica Que está no texto da norma, todos sabemos, inclusive pq está escrito. Mas, vcs fizeram o exemplo prático com curvas e nada disseram sobre as curvas que vcs deixaram, indo em desacordo com a norma. Por isso, perguntei!
pergunta paralela: da haste de aterramento ou bep até o qdc, qto menor o comprimento do cabo melhor ou nao faz diferença? meu cabo de aterramento é 4mm e possui por volta de 7 metros
Adoniran, parabéns a você e à toda equipe do Eletricity pelo excelente trabalho, seriedade e profissionalismo!!! Tenho uma questão sobre DPS, em uma residêcia com dois ou mais QDCs, é necessário e/ou recomendado, colocar DPS em todos os QDCs? Exemplo, QDC principal recebe o cirduito de distribuição diretamento do padrão, e deriva o circuito de distribuição para um QDC em outro pavimento da residência. O QDC principal já conta com a proteção contra surtos DPS (2 fases e Neutro), é recomendado colocar DPS também no QDC do outro pavimento? Abraço e obrigado!
Ótima aula...gostaria de saber em um aterramento TT o mais viável seria passar o neutro primeira pelo DPS e depois sim levar até barramento de terra? levando em conta uma instalação antiga...
No aterramento TT entra com o fase no dps, a saída vai para o barramento do neutro. E do barramento do neutro liga-se em outro dps e, sua saída vai ligar no barramento de terra. No TT o procedimento é esse.
A configuração mencionada pelo Edson é obrigatória se o DPS estiver a montante (antes) do DR. Se o DPS estiver a jusante do DR (depois), este DR deve ser tipo S e a configuração de ligação pode ser com um DPS para cada fase e neutro, com a outra extremidade no terra.
Ótimo. Mas tira uma dúvida. Como saber a bitola do cabo que alimenta o DPS?. Esse preto utilizado aí é claramente bem menor que os condutores de alimentação
Bom dia,poderia me auxiliar,estou com uma dúvida,eu instalei dois BPS no meu quadro um em cada fase,minha rede é 127/220v, fiz igual mostra aí no vídeo, só q eu coloquei um amperímetro na escala de volts e consta 127 em cada saída do BPS com o Neutro,mas não está fechando curto,e estou desconfiado q minha energia teve um consumo um pouco mais elevado,o q pode ser?
Olá Paulo, Use a função "velocidade de reprodução" do UA-cam. Em alguns casos eu acelero a reprodução, pois a pessoa fala devagar. Funciona bem. Obrigado por nos acompanhar.
@@eletricityeletrica 😀 Obrigado por responder. Na verdade é uma desculpa minha por não dominar o minimo do assunto. O problema é que enquanto fala eu fico ouvindo, mas ao mesmo tempo formando um quadro mental que se ajuste a minha necessidade. aí o cérebro da um nó. O problema é comigo mesmo. Um abraço. Obrigado por ensinar tão bem e profundamente estes assuntos tão importantes e sérios.
E no caso de um quadro de automação por exemplo, tem o mesmo efeito? Tanto a questão de distância quanto a questão de seção? Estamos montando um quadro cuja alimentação é de 4mm² tem problema usar 2mm² para o DPS?
Existe um mínimo que no caso do classe II é 4mm². Se usa o disjuntor geral da instalação como proteção para o DPS, deve usar a mesma seção da alimentação.
Então, se no seu outro vídeo sobre a seção mínima dos condutores, vc afirma que a nbr 5410 diz que tem q ser de no mínimo 6mm, então a própria nbr está em contradição quando estabelece secao mínima de 4mm para o condutor do dps dentro do qdc
Vendo o vídeo queria saber já vi casas onde enrolam os 2 cabos próximo do chuveiro fica parecendo uma resistência . esclarecer essa aí professor o porque disso.
Esse ponto dos 50cm num quadro residencial é tranquilo, mas o BO é quando falamos em um CCM de porte industrial com 1,90 de altura ou até 2,2m. A barra de terra geralmente fica em baixo e a de força em cima, e essa distância geralmente é bem maior que 0.5cm
Só a agradecer; pela orientação; eu estava em dúvida sobre o comprimento do cabo terra dos DPSs; já me esclareceu em muito Muitíssimo obrigado Um abração
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Mas e se o DPS classe II for a única proteção DPS no QDC, o cabo do PE seria de 16 mm², na ausência de DPS Classe I no Quadro com Medidor?
Muito boa aula 👍👍🫡🫡
Excelente!
Professor excelentes essa explicação ajuda muito nos eletricista dia
Importantíssima!
Parabéns professor obrigado
Informações super valiosa.
Show!
Obrigada pela explicação Deus te abençoe
Excelente canal
Excelente video.
Vcs são D+
Muito bom 🖒
Grande aula like inscrito
Muito bom essa explicação
Me tirou as dúvidas...pois trabalho com energia solar e agora as concessionárias estão exigindo os dps....eu estalei no primeiro projeto mais não tinha essas informações..que bom que acertei. Vlw prof! Mais um escrito no canal.
Em um circuito monofásico 220v, usa o DPS com a saida jampeado direto no terra ou passa pelo neutro pra depois aterrar.
Se for TT e os DPS estiverem antes do IDR passa pelo neutro e depois com outro DPS, o terra.
Top a aula
Obrigado pela áula! Abraços..
Vc é excelente na explicação e na prática. ❤
gostei muito da sua explicação sobre o comprimento dos.cabo para ligação de dps , gostei muito da sua explicação vc esparabéns, vc e um excelente professor,
Otimo video
Quwris saber se posso alimentsr o dps por baixo. Aprendi nesse video. Obrigado
Excelente aula
Top
Excelente video parabens pela aula professor👏👏👏👏👏
E o melhor que eu já vi 🙏👍
Top demais 👏👏👏👏
Excelente!!! 👏👏👏
Parabéns professor show de bola essa aula parabéns um abraço Deus lhe abençoe
Parabéns , muito bom
Top de mais
existe a possibilidade de na hora que o DPS atuar desviando a energia de um raio vindo pela rede eletrica a energia ñ fluir totalmente para o etretodo de aterramento principalmente se o mesmo for ineficiente e seguir para os condutores de terra dentro da residencia ja que os dps são conectado no barramento de terra junto as condutores de terra dos circuitos
Excelente show de bola professor
Excelente explicação!
Excelente
Em 0:38 tem um erro, quem vai descobrir? Como sempre Adoniram, boas informações
Bom dia.
Maravilha
Muito bom parabéns e muito obrigado
explicação top... só faltou um exemplo de montagem da maneira correta.
Como iniciante na área sempre monto pequenos qdc, e sempre uso o 10mm pra alimentação do mesmo
Vc é i cara
👍👏
Video wonderful splendor is communicating
with us like
Boa noite professor eu posso colocar um dinjuntor mono para cada dps para fazer a troca dele sem precisar desligar o quadro geral da casa e se a norma permitir qual seria a amperagem do dinjuntor..
Boa noite Adoniran.... Parabéns pelo canal, sempre conteúdos de muita qualidade.
Minha duvida é a seguinte, para um sistema fotovoltaico. irei utilizar um DPS classe II na saída do inversor, para protege-lo antes de conectar a rede. Sendo um inversor 3F + N, onde os cabos que estou utilizando são de 25mm2, qual deve ser a seção nominal para ligar o DPS? No vídeo fala que deve ser no mínimo 4mm2. Mas e quando os condutores do circuito tem uma seção nominal maior, como seria?
Desde já lhe agradeço
Se o DP do DPS for exclusivo, use cabo compatível com ele. Se o DP for o geral, use a mesma seção dos condutores de fase.
@@eletricityeletrica obrigado por esclarecer minha dúvida! Grande abraço
Ótima aula muito obrigado
Excelente Adoniran!!!!!
Mas a Norma fala da seção dos condutores na saída do DPS. Esses valores são os mesmos para a entrada?????? Pois como vc disse, impossível alimentar um DPS com cabos de 95, 120mm pra cima.
Obrigado!
Muito bom trabalho
Muito obrigada!!! Excelente explicação.
Sensacional
Vocês são incríveis!
Valeu Douglas.
Faz um vídeo falando se um aterramento feito de maneira errada pode ou não consumir energia elétrica. Se pode, o que Causaria e o que evitar.
Já fizemos
ua-cam.com/video/h0zWNsqaVqs/v-deo.html
Parabens show de bola. Me tira uma duvida faça o favor: como exemplo tenho um projeto eletrico de uma residência grande, terá 4 QDC, minha duvida sou obrigado a ter um quadro geral para para dividir o carga para cada QDC, adiantou que faço isso, porem, as vezes pego caso que o cliente não quer, ou seja, ele quer se faça a derivação na caixa de passagem no piso, sempre orientou que o quadro geral é uma segurança a mais, mas tem algum lugar escrito que amarra a obrigatóriedade de ter um quadro geral para esse caso. Muito obrigado.
Aula TOP. Excelente!!!
Não sou eletricista, mas gostaria de aproveitar este seu esquema prático pra tirar uma dúvida sobre algo que não é o foco deste vídeo: pensava que sempre o neutro tinha que passar por um DPS. Porém, como vc mesmo disse no vídeo, neste caso, não há necessidade do neutro passar por um DPS. Poderia explicar um pouco dessa parte. Abraço e parabéns pelo canal.
Não precisa se o BEP estiver no QDC.
O objetivo do DPS é "conectar" fases e neutro ao terra no momento do surto, desconectando imediatamente após desviar tal surto. Se o neutro já é conectado ao terra exatamente no lugar onde vou instalar DPS, para que usar um no neutro?
Boa tarde Adoniran, em um qdc trifásico com chave geral, IDR e DPS, também posso usar DDR para o circuito dos chuveiros ( 4 ), também para cozinha e lavanderia?
Se já tem IDR, para que usar DDR?
@@eletricityeletrica obrigado
Podemos colocar DPS dentro de uma caixa de barramento., precisa usar o disjuntor
muito bom e bem explicado
Aproveitando o tema, me esclareça por favor, qual corrente deve ter o disjuntor de proteção do DPS, deve ser a mesma do disjuntor geral? Estou usando um DSJ, para que, no fim da vida útil, ao fechar seus contatos, o DPS não me deixe no escuro?!
Temos um vídeo sobre isso no canal.
Muito obrigado e parabéns que Deus abençoe.
Professor tudo bem com o senhor, uma dúvida: as fases do DPS não seria obrigatório entrar por cima do mesmo, aguardo uma resposta e quem sabe um tema para um vídeo Jefferson eletricista de manutenção rio de janeiro
Ótima aula. Parabéns!!
ficou confuso a parte da explicação do cabo 4mm e do cabo 16mm
Eu também. Isso quer dizer que se temos um DPS classe 2 temos que usar todos os cabos de aterramento da casa em 16mm?
Com essa explicação aí eu quase mato um de raiva. O cara era muito teimoso e dizia que o cabo do DPS tinha que ser da mesma seção do alimentador. O exemplo aí é igualzinho ao caso que eu vi. Parabéns Adoniran, melhor explicação que eu já vi sobre essa norma ! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Eu achava que apenas a saída do DPS era feita em no mínimo 4mm2. Eu havia entendido que a entrada no DPS era feito com a mesma seção dos condutores protegidos nele.
Bom dia
Falando em DPS, posso colocar a saída do DPS para o barramento do neutro?
Se for TT e usar esquema 3 da NBR5410, sim, mas continua sendo necessário um DPS de neutro para terra.
Obrigado pela dica
Muito bom saber, obrigado.
Boa tarde e bloco de destribuicao podemos usa
Poderia
A NBR 5410, como mostrado, também diz que não pode haver curvas e laços nos cabos ligados ao DPS. Porém, num QDC residencial é quase impossível!
Tanto que, no exemplo do próprio vídeo, os cabos apresentavam curvas!
Apresentou sim, propositalmente.
@@eletricityeletrica
Mas, nada foi comentado sobre as curvas!
@@ruclamicro em 2:17
@@eletricityeletrica
Que está no texto da norma, todos sabemos, inclusive pq está escrito. Mas, vcs fizeram o exemplo prático com curvas e nada disseram sobre as curvas que vcs deixaram, indo em desacordo com a norma.
Por isso, perguntei!
Muito boa explicação, aula que tirou muitas dúvidas
Muito boa explicação. E sem mimimi
ganhou + 1 inscrito
Vídeos sempre edificante
Excelente!
Obrigado professor.
Muito Boa aula
Sensacional!
pergunta paralela: da haste de aterramento ou bep até o qdc, qto menor o comprimento do cabo melhor ou nao faz diferença? meu cabo de aterramento é 4mm e possui por volta de 7 metros
Excelente vídeo! Parabéns!!!
Adoniran, parabéns a você e à toda equipe do Eletricity pelo excelente trabalho, seriedade e profissionalismo!!! Tenho uma questão sobre DPS, em uma residêcia com dois ou mais QDCs, é necessário e/ou recomendado, colocar DPS em todos os QDCs? Exemplo, QDC principal recebe o cirduito de distribuição diretamento do padrão, e deriva o circuito de distribuição para um QDC em outro pavimento da residência. O QDC principal já conta com a proteção contra surtos DPS (2 fases e Neutro), é recomendado colocar DPS também no QDC do outro pavimento? Abraço e obrigado!
Por onde passa o cabeamento que sai desse primeiro quadro e atende aos demais? Passa pela mesma tubulação de alimentação do primeiro quadro?
@@eletricityeletrica O cabeamento passa por uma tubulação exclusiva saido do primeiro quadro até o outro quadro no andar de cima.
Suas aulas são top parabéns valeu
Ótima aula...gostaria de saber em um aterramento TT o mais viável seria passar o neutro primeira pelo DPS e depois sim levar até barramento de terra? levando em conta uma instalação antiga...
No aterramento TT entra com o fase no dps, a saída vai para o barramento do neutro. E do barramento do neutro liga-se em outro dps e, sua saída vai ligar no barramento de terra. No TT o procedimento é esse.
Ok obrigado...
A configuração mencionada pelo Edson é obrigatória se o DPS estiver a montante (antes) do DR.
Se o DPS estiver a jusante do DR (depois), este DR deve ser tipo S e a configuração de ligação pode ser com um DPS para cada fase e neutro, com a outra extremidade no terra.
@@eletricityeletrica
Vcs poderiam falar e mostrar (inclusive a utilização) do IDR super imunizado, e se ele é aplicável para uso residencial!
Muito bom 💯
Me inscrevi...tudo bom e didático
Ótimo. Mas tira uma dúvida. Como saber a bitola do cabo que alimenta o DPS?. Esse preto utilizado aí é claramente bem menor que os condutores de alimentação
Bom dia,poderia me auxiliar,estou com uma dúvida,eu instalei dois BPS no meu quadro um em cada fase,minha rede é 127/220v, fiz igual mostra aí no vídeo, só q eu coloquei um amperímetro na escala de volts e consta 127 em cada saída do BPS com o Neutro,mas não está fechando curto,e estou desconfiado q minha energia teve um consumo um pouco mais elevado,o q pode ser?
Pode utilizar a barra de distribuição (barramento pente) para fazer esta ligação, qndo os DPS estão em sequência com o DJ geral?
Excelente!!! Só precisaria falar um pouco mais devagar 😆 porque meu cérebro tem dificuldade de acompanhar. 😂
Olá Paulo,
Use a função "velocidade de reprodução" do UA-cam.
Em alguns casos eu acelero a reprodução, pois a pessoa fala devagar. Funciona bem.
Obrigado por nos acompanhar.
@@eletricityeletrica
😀 Obrigado por responder. Na verdade é uma desculpa minha por não dominar o minimo do assunto. O problema é que enquanto fala eu fico ouvindo, mas ao mesmo tempo formando um quadro mental que se ajuste a minha necessidade. aí o cérebro da um nó. O problema é comigo mesmo. Um abraço. Obrigado por ensinar tão bem e profundamente estes assuntos tão importantes e sérios.
O canal mais educativo do youtube
Parabéns pelo vídeo. O DR não precisa vir antes do disjuntor geral?
Olá, sempre depois do geral.
@@eletricityeletrica muito obrigado
Parabéns pelo vídeo.
E no caso de um quadro de automação por exemplo, tem o mesmo efeito?
Tanto a questão de distância quanto a questão de seção?
Estamos montando um quadro cuja alimentação é de 4mm² tem problema usar 2mm² para o DPS?
Existe um mínimo que no caso do classe II é 4mm². Se usa o disjuntor geral da instalação como proteção para o DPS, deve usar a mesma seção da alimentação.
Este é o verdadeiro professor com didática
Então, se no seu outro vídeo sobre a seção mínima dos condutores, vc afirma que a nbr 5410 diz que tem q ser de no mínimo 6mm, então a própria nbr está em contradição quando estabelece secao mínima de 4mm para o condutor do dps dentro do qdc
Vendo o vídeo queria saber já vi casas onde enrolam os 2 cabos próximo do chuveiro fica parecendo uma resistência . esclarecer essa aí professor o porque disso.
Esse ponto dos 50cm num quadro residencial é tranquilo, mas o BO é quando falamos em um CCM de porte industrial com 1,90 de altura ou até 2,2m. A barra de terra geralmente fica em baixo e a de força em cima, e essa distância geralmente é bem maior que 0.5cm
Boa tarde.. E se tiver um disjuntor geral de um quadro de comando de 225A qual dps usar ?
Detalhes que fazem muita diferença. Excelente explicação.
Este canal é um guia de bolso,tão bem elaborado que dar gosto de ver. Forte abraço professor.
A didática desse Adoniran é top demais.
...👍👍👍👍👍👍
Só a agradecer; pela orientação; eu estava em dúvida sobre o comprimento do cabo terra dos DPSs; já me esclareceu em muito
Muitíssimo obrigado
Um abração