Excelente tutorial. Você tem uma ótima capacidade de transmitir cada conteúdo abordado. Aguardo um vídeo seu sobre elaboração das camadas ( APP, reserva legal, área consolidada) para o CAR - Cadastro Ambiental Rural. Tema de proporção nacional e pouco trabalhado no portal youtube.
Oi Paulo. Muito obrigado. Aqui já temos vídeos sobre APP de rios e lagos, mas você tem razão. Há muito a se explorar sobre o tema. Tem poucos vídeos bons explicando sobre isso. Valeu pela dica,
Excelente Thomas você está correto. No entanto, matematicamente através de Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto, seja possível você colocar um valor de pixel do tamanho que você queira, embora qualitativamente não possua equivalência com tal resolução espacial. Mas no vídeo a intenção é ajudar o pessoal a baixar um recorte das cenas do Google.
Muito interessante e muito bacana essa dica, valeu! Parabéns. Fiz a comparação do resultado final e a resolução de fato é bem melhor do que a imagem simples do google. Uma pergunta: Qual seria uma forma nesta metodologia, em que eu pudesse melhorar ainda mais a resolução de uma imagem de satélite? Qual satélite bom indicaria? Sucesso aí!
Oi Roger, tu do bem?! Que bom que ajudou você. Quanto a sua pergunta, acredito que você se refira à resolução espacial, pois no sensoriamento remoto ainda existem as resoluções espectrais e radiométricas. Bom, existem muitos satélites com boas resoluções espaciais, porém muitos são pagos (Ex: Quickbird, Worldwide). Caso você possa também tem as imagens geradas a partir de drones que possuem resolução muito boas de áreas específicas do interesse do usuário.
Parabéns pelo vídeo, muito explicativo. Estou aprendendo a usar o QGIS e queria saber se tem como fazer um mapa/carta de navegação terrestre ou corrida de orientação?
Obrigado mais uma vez, lembrando que sempre estou assistindo seus vídeos que são top demais! Apenas ficou uma dúvida (ou um raciocínio!), se a imagem real do satélite não tem essa resolução de 0,5m, significa que foi feito um tratamento adicionando mais pixels, semelhante a fazer um tratamento de foto no Photoshop para melhorar a resolução. É isto mesmo?
Obrigado. É isso mesmo, no entanto, se o satélite possui uma resolução espacial de 0,5 m e eu coloquei uma resolução de 0,1 m na teoria ele vai criar pixels a mais mas na prática ele não vai ter de fato uma resolução de 0,1 m, pois essa mudança foi meramente matemática no arquivo raster.
@@gistutoriais Obrigado pela reposta. Vc tem um video explicando como pegar imagens atualizadas? Poruqe a que peguei do Google Earth está super atrasada é de 2023
Meu amigo, muito obrigado por seus videos. Só uma dúvida, usando essa parte da foto como exemplo, como posso fazer pra limitar os bairros que estao na foto ? Usando linhas tracejadas para separa-los
Oi Eduardo, muito obrigado. Para fazer o que você pede é preciso fazer vetorização. Eu tenho alguns vídeos aqui no canal explicando como fazer. OS títulos são vetorização.
Bem legal. Parabéns amigo. Uma dúvida: você optou por colocar uma resolução de 0,5 cm. Eu poderia, nesta mesma cena, colocar uma resolução diferente? por exemplo, poderia colocar numa resolução 0,8 cm? Achei curiosa essa parte, haja vista que, pelo menos até onde sei, quem determina a resolução da imagem é o sensor. No caso que você apresentou, o próprio usuário que determina essa resolução espacial.
Você está correto Rafael. Quem determina em essência a resolução espacial de uma imagem é o sensor, embora matematicamente o usuário consiga colocar qualquer valor na prática do tutorial. O correto nesse caso seria saber a resolução das imagens e escolher. Perfeito.
Por nada. Quanto as datas a única coisa que posso informar é que são as mais atuais do Google Earth. Já olhei nos metadados e não encontrei tal informação. Espero que com o tempo nós consigamos obter essa informação pois vejo que será útil para muita gente.
Oi Sebastian, tudo bem?! Muito boa sua pergunta. Elas podem sim, porém eu recomendaria outros produtos de Sensoriamento remoto para uma avaliação melhor do uso e ocupação do solo. Falo isso porque essas imagens não possuem uma boa resolução espectral. Diferente de um RGB de imagens Landsat, por exemplo, onde você pode combinar bandas que podem fornecer um produto que confira uma variabilidade maior na hora de fazer o uso do solo.
Olá, ainda não fiz no QGIS essa análise temporal com muitas datas. Geralmente essa imagens são as mais atuais do google. Mas boa pergunta, vou pesquisar.
O tamanho da áreai nflui na resolução?. Eu fiz uma imagem georreferenciada de tamnho consideravel de resolução 0.5, mas naõ fiou boa , fazendo a comparação a imagem do Google fiocu melhor.
Oi Sidney, tudo bem?! Eu já conferi nos metadados dos arquivos e não tem as informações sobre datas. Inclusive muita gente tem perguntado querendo trabalhar com análise temporal.
Olá, infelizmente por esse procedimento ainda não. Dá para fazer pelo Google Earth porque lá tem uma série histórica de muitas áreas, aqui no QGIS eu desconheço, porém acredito que é questão de tempo, pois já já deve aparecer algum complemento para tal procedimento.
Oi Elton, tudo bem?! Sim, claro tem como deixar da maneira que você quiser. Apenas se você deixar uma imagem grande com um tamanho de célula pequeno vai demorar um pouco, mas dá certo do mesmo jeito.
Quando trabalhamos com imagens de satélites é necessário desabilitar o auto save do QGIS? Me falaram, que com o auto save habilitado, pode ocorrer de travar o computador. Será que trava? mesmo com memória suficiente? Como localizar a sua região de interesse com o mapa dentro do QGIS, visto que no Google Earth, é só digitar a coordenada na busca. Quanto ao tutorial, excelente informação. 👍
Oi Adilson, tudo bem! Olha essa é uma boa observação. Depende. Se for trabalhar com escalas de muito detalhe dá uma travada sim. Passei por isso recentemente. Mas a depender da máquina que você tem, pode sentir menos esse efeito. De toda forma eu deixo habilitado mesmo. Grato mais uma vez pela boa contribuição aqui.
@@adilsonleandro7286 Acabei nem mencionando sobre a pergunta que você fez logo abaixo sobre como se localizar pelo QGIS. Dentro das opções lá do quickMapServices, o mesmo plugin que é utilizado para adicionar as imagens do Google, tem uma opção lá de Labels. Quando você habilita ela aparece o nome e as fronteiras de todos os lugares. Após essa inserção fica bem mais fácil localizar sua área. Realmente, tenho muitos alunos que perguntam por isso.
Qual o tempo médio deste processo? Estou fazendo para uma área relativamente pequena... Com a mesma resolução indicada. Só foi mais de uma hora e o processo não terminou. Isso é normal? Obs: Tenho uma máquina muito Boa, Intel de i7 13700k
Boa noite amigo, eu faço o processo todo e o resultado é uma imagem sem nenhum conteúdo, toda branca, já revisei os passos e fiz tudo de acordo, não sei o que fazer :( ótimo conteúdo amigo, ganhou um inscrito!
Tenta ver algo sobre Google earth engine. Eu nunca usei ele no QGiS, mas sei que ele faz análise temporal e portanto consegue pegar imagens e mapas temáticos de datas diversas.
Vou refazer aqui nessa outra versão do QGIS que estou usando e ver algumas possibilidades para verificar se acontece esse erro. Qualquer solução aqui eu te falo.
Oi Ana. Por esse plugin não, porque ele deixa as imagens mais atuais do google earth. Nesse caso você teria que utilizar o próprio Google Earth, porque lá ele tem a série histórica de imagens.
@@matheuscutrim8172 sim, dá uma conferida que tenho pelo menos uns 4 vídeos ensinando extrair contornos. Escolhe o que for mais adequado para o teu objetivo, blz. Abraço.
Parabéns pelo conteúdo espetacular, entretanto, o pessoal que grava esses vídeos nunca colocam os links de acesso corretamente e parece até de propósito.
Muito obrigado Edilan!!! Você se refere a qual link de acesso? Pode ser que por ser um vídeos postado a alguns meses o site tenha mudado algo no acesso e o produtor de vídeo não tenha alterado essa mudança na descrição dos seus vídeos. Penso que pode ser por isso. Não acredito que seja de propósito.
Irmão sem querer ser chato, será que poderias trazer para o canal um conteúdo de como fazer croquis de localização? Tenho muita dificuldade em achar tutoriais desse gênero
Oi Ewerton tudo bem?! Nesse procedimento não. Aí nós teríamos que coletar as imagens de um outra maneira, no INPE ou USGS, por exemplo, onde você escolhe as datas das imagens.
Muito obrigada por esse vídeo maravilhoso! Minha dúvida é, existe alguma maneira de sabermos mais informações sobre a imagem? Como a data de aquisição dela, por exemplo.
Por nada Vitória. Eu que agradeço sua participação aqui. Todas as informações da imagem do recorte de imagem que você baixou estão nas propriedades do arquivo (clica com o botão direito e depois em propriedades). Você pergunta porque tem o desejo de fazer análise temporal?
@@gistutoriais Obrigada. Preciso de imagens de períodos específicos que correspondem à seca do rio Amazonas (novembro, dezembro). A dificuldade é justamente a resolução espacial de 30 m do Landsat e o CBERS não abranger direito a minha área (ambos os satélites com muitas nuvens). Seria muito vantajoso ter essas imagens mais "limpas" do google, se tivesse como acessar imagens de datas diferentes.
@@vitoriacampos3061 Muito interessante o seu trabalho. Você já tentou ver pelas imagens do google earth pro? Porque lá você consegue mexer na régua temporal. Agora quanto mais antigo, menor vai ser a resolução espacial.
Oi Carlos tudo bem?! Verificando aqui nos metadados dos arquivos e infelizmente não especifica as datas. O que posso dizer que são sempre as mais atuais. Sobretudo quando colocamos numa escala de mais detalhe.
Gostei muito da dica. Mais prático que Georreferenciar uma imagem no Georreferenciador.
Muito bom, o Sr dá um show com vossa explicação.
Muito bom! Felicidades a todos e tudo de bom .
Os seus conteúdos são extraordinários. Simples e super didáticos.
Parabéns!
Muito obrigado mais uma vez F. José. Suas congratulações são inspiradoras para esse trabalho 🙏
Eu sou Geofísico, Prof. Você é muito duro(muito skill) . Angola é a banda
Que ótimo Idvano! Muito obrigado. Eu sou Geólogo. Seja muito bem vindo aqui.
Muito Boa dica ! Parabens e grande abraco.
INCRÍVEL! Vai me ajudar a monitorar os estragos dos incêndios que ocorrem no Parna Cabo Orange.
Que ótimo Gabriel!
Amei da aula, Angola
Que ótimo!
Excelente tutorial. Você tem uma ótima capacidade de transmitir cada conteúdo abordado. Aguardo um vídeo seu sobre elaboração das camadas ( APP, reserva legal, área consolidada) para o CAR - Cadastro Ambiental Rural. Tema de proporção nacional e pouco trabalhado no portal youtube.
Oi Paulo. Muito obrigado. Aqui já temos vídeos sobre APP de rios e lagos, mas você tem razão. Há muito a se explorar sobre o tema. Tem poucos vídeos bons explicando sobre isso. Valeu pela dica,
Muito obrigado!
Fiz um trabalho muito bom com a explicação do vídeo.
Parabéns
Ótimo!!!!
Muito Obrigado. Prof. Gabriel. - UNISUL SC
Por nada Prof. Gabriel. Abs
Esse vídeo realmente é muito importante para nós showww
Esse vídeo tá muito bom. Agiliza muita coisa pra quem trabalha com cartografia.
Salvou o meu projeto!! Precisa criar um grupo de apoio, o seu trabalho é essencial
Com certeza.
Camarada agradeço por compartilhar o conhecimento.
Eu que agradeço
GOSTEI. FOI OTIMO
Maravilhoso, top demais. Obrigada! pela ajuda
Por nada. Valeu !!!
Parabéns. Excelente tutorial. Vou indicar o canal 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado Luiz. Feliz em ter ajudado você.
Ótimo tutorial. Gratidão!
Obrigado MAycon.
muito bom cara você esta de parabéns
Muito bom! tutorial excelente! 👏👏👏
Obrigado 😃Yuri.
Obrigado pela instrução. Uma observação, a resolução espacial escolhida depende da resolução espacial da imagem, diminuir pode, aumentar não.
Excelente Thomas você está correto. No entanto, matematicamente através de Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto, seja possível você colocar um valor de pixel do tamanho que você queira, embora qualitativamente não possua equivalência com tal resolução espacial.
Mas no vídeo a intenção é ajudar o pessoal a baixar um recorte das cenas do Google.
Obrigado pela resposta, ajudou a reforçar a informação@@gistutoriais
@@thomazcorreaecastrodacosta7591, eu que agradeço você pela observação e refino do conhecimento divulgado aqui.
Shooooow professor
VAleu !!!!
Foi Deus que me direcionou até este vídeo.
Deus te abençoe sempre!!!
sensacional. muito obrigado
Por nada!!!
Grave um vídeo ensinando como fazer um CAR rural, eu gosto muito dos seus vídeos por que vc ensina muito bem parabéns
Muito obriagdo. Feliz que está ajudando você. Valeu pela dica. Sem dúvida esse é um vídeo que pretendo gravar para o canal.
Muito interessante e muito bacana essa dica, valeu! Parabéns. Fiz a comparação do resultado final e a resolução de fato é bem melhor do que a imagem simples do google. Uma pergunta: Qual seria uma forma nesta metodologia, em que eu pudesse melhorar ainda mais a resolução de uma imagem de satélite? Qual satélite bom indicaria? Sucesso aí!
Oi Roger, tu do bem?! Que bom que ajudou você.
Quanto a sua pergunta, acredito que você se refira à resolução espacial, pois no sensoriamento remoto ainda existem as resoluções espectrais e radiométricas. Bom, existem muitos satélites com boas resoluções espaciais, porém muitos são pagos (Ex: Quickbird, Worldwide). Caso você possa também tem as imagens geradas a partir de drones que possuem resolução muito boas de áreas específicas do interesse do usuário.
Parabéns pelo vídeo, muito explicativo.
Estou aprendendo a usar o QGIS e queria saber se tem como fazer um mapa/carta de navegação terrestre ou corrida de orientação?
Sim com certeza.
Obrigado mais uma vez, lembrando que sempre estou assistindo seus vídeos que são top demais! Apenas ficou uma dúvida (ou um raciocínio!), se a imagem real do satélite não tem essa resolução de 0,5m, significa que foi feito um tratamento adicionando mais pixels, semelhante a fazer um tratamento de foto no Photoshop para melhorar a resolução. É isto mesmo?
Obrigado. É isso mesmo, no entanto, se o satélite possui uma resolução espacial de 0,5 m e eu coloquei uma resolução de 0,1 m na teoria ele vai criar pixels a mais mas na prática ele não vai ter de fato uma resolução de 0,1 m, pois essa mudança foi meramente matemática no arquivo raster.
Muito bom parabéns!! Nesta resolução a imagem fica focada?
Fica Edson. No entanto se exagerarmos além da resolução espacial própria do produto de sensoriamento remoto que estamos utilizando, não mudará nada.
@@gistutoriais Obrigado pela reposta. Vc tem um video explicando como pegar imagens atualizadas? Poruqe a que peguei do Google Earth está super atrasada é de 2023
@@edsonferraz1 pelo QGIS não. Só se você for diretamente no google earth pois lá você pode colocar a série temporal.
Meu amigo, muito obrigado por seus videos. Só uma dúvida, usando essa parte da foto como exemplo, como posso fazer pra limitar os bairros que estao na foto ? Usando linhas tracejadas para separa-los
Oi Eduardo, muito obrigado. Para fazer o que você pede é preciso fazer vetorização. Eu tenho alguns vídeos aqui no canal explicando como fazer. OS títulos são vetorização.
Top
Massa Miguel!!!
Valeu amigo!!!
Por nada MArcos. Grande abraço.
Bem legal. Parabéns amigo. Uma dúvida: você optou por colocar uma resolução de 0,5 cm. Eu poderia, nesta mesma cena, colocar uma resolução diferente? por exemplo, poderia colocar numa resolução 0,8 cm? Achei curiosa essa parte, haja vista que, pelo menos até onde sei, quem determina a resolução da imagem é o sensor. No caso que você apresentou, o próprio usuário que determina essa resolução espacial.
Você está correto Rafael. Quem determina em essência a resolução espacial de uma imagem é o sensor, embora matematicamente o usuário consiga colocar qualquer valor na prática do tutorial. O correto nesse caso seria saber a resolução das imagens e escolher. Perfeito.
Muito bom!! Obrigado pelas dicas. Só uma dúvida: Como faço para saber a data da imagem que foi baixada?
Por nada. Quanto as datas a única coisa que posso informar é que são as mais atuais do Google Earth. Já olhei nos metadados e não encontrei tal informação. Espero que com o tempo nós consigamos obter essa informação pois vejo que será útil para muita gente.
Excelente
Olá! Poderia fazer um vídeo utilizando as imagens históricas do Google Earth no Qgis?
Com certeza!!!
Muito bom o video, só um pergunta como faço para saber a data dessa imagem?
Muito boa dica, uma questão, aimagem baixada assim pode ser usada para classificação de imagem? E para extração de dados altimétricos?
Classificação sim, altimetria não.
Muito legal. Essas imagens podem ser usadas para categorização do uso do solo?
Oi Sebastian, tudo bem?! Muito boa sua pergunta.
Elas podem sim, porém eu recomendaria outros produtos de Sensoriamento remoto para uma avaliação melhor do uso e ocupação do solo. Falo isso porque essas imagens não possuem uma boa resolução espectral. Diferente de um RGB de imagens Landsat, por exemplo, onde você pode combinar bandas que podem fornecer um produto que confira uma variabilidade maior na hora de fazer o uso do solo.
Eu ensino nesse vídeo elaborar produtos com imagens Landsat: ua-cam.com/video/bYiPdacsd9U/v-deo.html.
Uma pergunta! Se a minha área de interesse se encontrar longe dos centros urbanos, eu conseguirei uma imagem atualizada e com essa mesma resolução?
É muito provável que sim.
👏👏👍👍
Como posso saber a data da imagem ? e tenho opção de baixar outras capturas ? datas diferentes ? Obrigado ! e Parabéns pelo trabalho !
Olá, ainda não fiz no QGIS essa análise temporal com muitas datas. Geralmente essa imagens são as mais atuais do google. Mas boa pergunta, vou pesquisar.
O tamanho da áreai nflui na resolução?. Eu fiz uma imagem georreferenciada de tamnho consideravel de resolução 0.5, mas naõ fiou boa , fazendo a comparação a imagem do Google fiocu melhor.
Também estou com esse problema, conseguiu resolver?
Com certeza influencia, além de ocupar mais espaço no HD. Conseguiu resolver?
Conseguiu resolver?
Parabéns!
Você sabe me informar como vejo a data da imagem do satélite?
Oi Sidney, tudo bem?! Eu já conferi nos metadados dos arquivos e não tem as informações sobre datas. Inclusive muita gente tem perguntado querendo trabalhar com análise temporal.
Olá Professor Uchos, é possível aceder a imagens de um quase dois anos atrás? Obrigada
Olá, infelizmente por esse procedimento ainda não. Dá para fazer pelo Google Earth porque lá tem uma série histórica de muitas áreas, aqui no QGIS eu desconheço, porém acredito que é questão de tempo, pois já já deve aparecer algum complemento para tal procedimento.
tem como deixar mais sem ser do tamanho da tela ? bem maior para baixar uma imagem raster do tamanho de uma cidade?
Oi Elton, tudo bem?! Sim, claro tem como deixar da maneira que você quiser. Apenas se você deixar uma imagem grande com um tamanho de célula pequeno vai demorar um pouco, mas dá certo do mesmo jeito.
Quando trabalhamos com imagens de satélites é necessário desabilitar o auto save do QGIS? Me falaram, que com o auto save habilitado, pode ocorrer de travar o computador. Será que trava? mesmo com memória suficiente?
Como localizar a sua região de interesse com o mapa dentro do QGIS, visto que no Google Earth, é só digitar a coordenada na busca.
Quanto ao tutorial, excelente informação. 👍
Oi Adilson, tudo bem! Olha essa é uma boa observação. Depende. Se for trabalhar com escalas de muito detalhe dá uma travada sim. Passei por isso recentemente. Mas a depender da máquina que você tem, pode sentir menos esse efeito. De toda forma eu deixo habilitado mesmo.
Grato mais uma vez pela boa contribuição aqui.
@@gistutoriais 👍Vlw
@@adilsonleandro7286 Acabei nem mencionando sobre a pergunta que você fez logo abaixo sobre como se localizar pelo QGIS. Dentro das opções lá do quickMapServices, o mesmo plugin que é utilizado para adicionar as imagens do Google, tem uma opção lá de Labels. Quando você habilita ela aparece o nome e as fronteiras de todos os lugares. Após essa inserção fica bem mais fácil localizar sua área. Realmente, tenho muitos alunos que perguntam por isso.
Claro, que se você já tiver o polígono da sua área em formato shapefile, fica mais fácil ainda, pois você consegue clicar e aproximar para camada.
@@gistutoriais o shape da área é a solução, não tinha pensado nisso. O polígono da área, aí é só ativar a camada aproxima-la.
Opa! Se eu colocar o notebook ligado a uma tela de tv 40 polegadas, a imagem a ser capturada será da tela de tv?
Não. Será a resolução da imagem.
Qual o tempo médio deste processo? Estou fazendo para uma área relativamente pequena... Com a mesma resolução indicada. Só foi mais de uma hora e o processo não terminou. Isso é normal?
Obs: Tenho uma máquina muito Boa, Intel de i7 13700k
Conforme você descreveu sobre sua área e equipamento, deveria ser rápido.
Boa noite amigo, eu faço o processo todo e o resultado é uma imagem sem nenhum conteúdo, toda branca, já revisei os passos e fiz tudo de acordo, não sei o que fazer :(
ótimo conteúdo amigo, ganhou um inscrito!
Oi Lucas, tudo bem?! Puxa, tem um erro comum do pessoal de não desabilitar aquela caixinha que tem uma Sigla VRT. Você desabilitou ela?
@@gistutoriais valeu,ajudou muito
Não consegui baixar as imagens, a minha área de estudo é bem grande, cerca de 7 mil km2. Será que é por este motivo. Da uma mensagem de erro.
Oi MArcio. Não é para ocorrer esse problema. Qual a sua versão do QGIS? E você habilitou uma caixinha que eu comento no vídeo?
@@gistutoriais vou assisti, mas eu fiz todos os procedimentos que voce explicou. Tentarei fazer do computador de casa.
Obrigado
@@gistutoriais versão 3.34.11
Olá Meu Caro, estou rodando esse processo e to tendo o erro: Provedor destino. Sabes qual o motivo???
Grato!!!
Oi Rodrigo. Está usando qual versão do QGIS?
@@gistutoriais oi, aconteceu o mesmo cmg, estou usando versão 3.28 LTR
@@gistutoriais aconteceu o mesmo comigo
Será que tem algum puglin ou ferramenta para salvar imagens de datas (anos) anteriores?
Tenta ver algo sobre Google earth engine. Eu nunca usei ele no QGiS, mas sei que ele faz análise temporal e portanto consegue pegar imagens e mapas temáticos de datas diversas.
sabe se conseguimos fazer isso pras imagens de tempos diferentes do google? pq as imagens atuais do google tem muito mosaico.
Ainda não fiz com imagens de datas diferentes (análise temporal). Você tentou?
Deu a seguinte msg de erro: "Não foi possível guardar o raster. Códio do erro: Criação da fonte de dados Cannot creat new dataset C: ......... Tiy
Vou refazer aqui nessa outra versão do QGIS que estou usando e ver algumas possibilidades para verificar se acontece esse erro. Qualquer solução aqui eu te falo.
Boa noite! Uma dúvida: existe também a chance de abrir imagens mais antigas, como de 2003/2002?
Oi Ana. Por esse plugin não, porque ele deixa as imagens mais atuais do google earth. Nesse caso você teria que utilizar o próprio Google Earth, porque lá ele tem a série histórica de imagens.
@@gistutoriais Tem como saber a data das imagens quando vc baixa elas no QGIS?
Oi @@gabrielamartins160. Infelizmente não. Até verifiquei nos metadados e não tem.
como exporto imagem para o Civil 3D?
Esse programa aceita que tipo de dado? Raster?
Não consigo realizar este processo. Vem escrito: Não foi possível guardar raster. Código do erro.
O que pode ser pessoal?
Oi. Você desabilitou aquela caixinha VRT? Outra coisa, qual a versão do seu QGIS.
Ola, tudo bem? tem como extrair contorno dessa imagem?
Dessa não. Geralmente faço por outro caminho.
@@gistutoriais obrigado. Você tem vídeo ensinando?
@@matheuscutrim8172 sim, dá uma conferida que tenho pelo menos uns 4 vídeos ensinando extrair contornos. Escolhe o que for mais adequado para o teu objetivo, blz. Abraço.
como faço para encontrar uma cidade específica no satélite?
Instala um complemento chamado Geocoding. Nele você consegue procurar qualquer cidade.
Para mensurar área, não é recomendado utilizar imagem do Google, ok?
Mensurar, você se refere a precisão?!
Parabéns pelo conteúdo espetacular, entretanto, o pessoal que grava esses vídeos nunca colocam os links de acesso corretamente e parece até de propósito.
Muito obrigado Edilan!!! Você se refere a qual link de acesso? Pode ser que por ser um vídeos postado a alguns meses o site tenha mudado algo no acesso e o produtor de vídeo não tenha alterado essa mudança na descrição dos seus vídeos. Penso que pode ser por isso. Não acredito que seja de propósito.
@@gistutoriais Entendi, não havia pensado nesse detalhe.
🙏@@edilanmelo4265
Eu nao consigo fazer o download 😢, quando clico em ok o Qgis diz que o erro está no destinador
Oi Antelio. Você desabilitou a opção VRT?
Qual a sua versão do QGIS?
Desabilitei agora, muitíssimo obrigado!
@@anteliofortunato5104 por nada!🙏🏼
Irmão sem querer ser chato, será que poderias trazer para o canal um conteúdo de como fazer croquis de localização? Tenho muita dificuldade em achar tutoriais desse gênero
Não sei porque mas quando removi a camada Google satellite não apareceu a camada salva
Oi MAilon. Você procurou no seu computador onde você salvou? Ou você salvou como arquivo temporário? Pode ter acontecido isso.
é possivel mudar a data do satelite?
Oi Ewerton tudo bem?! Nesse procedimento não. Aí nós teríamos que coletar as imagens de um outra maneira, no INPE ou USGS, por exemplo, onde você escolhe as datas das imagens.
Eu preciso para comprovar uma contrução para receita federal, pode me ajudar?
@@ewertonmariano9557 Nesse caso eu sugiro você acessar o histórico de imagens do Google Earth Pro. Você sabe acessar lá?
sim, mas infelizmente não tinha imagens para a data, mas de qualquer forma obrigado pelas orientações@@gistutoriais
Puxa que pena, mas acontece mesmo. Valeu Ewerton! Um abraço.
Muito obrigada por esse vídeo maravilhoso!
Minha dúvida é, existe alguma maneira de sabermos mais informações sobre a imagem? Como a data de aquisição dela, por exemplo.
Por nada Vitória. Eu que agradeço sua participação aqui. Todas as informações da imagem do recorte de imagem que você baixou estão nas propriedades do arquivo (clica com o botão direito e depois em propriedades).
Você pergunta porque tem o desejo de fazer análise temporal?
@@gistutoriais Obrigada. Preciso de imagens de períodos específicos que correspondem à seca do rio Amazonas (novembro, dezembro). A dificuldade é justamente a resolução espacial de 30 m do Landsat e o CBERS não abranger direito a minha área (ambos os satélites com muitas nuvens). Seria muito vantajoso ter essas imagens mais "limpas" do google, se tivesse como acessar imagens de datas diferentes.
@@vitoriacampos3061 Muito interessante o seu trabalho. Você já tentou ver pelas imagens do google earth pro? Porque lá você consegue mexer na régua temporal. Agora quanto mais antigo, menor vai ser a resolução espacial.
Tem como saber a data da imagem?
Oi Carlos tudo bem?! Verificando aqui nos metadados dos arquivos e infelizmente não especifica as datas. O que posso dizer que são sempre as mais atuais. Sobretudo quando colocamos numa escala de mais detalhe.
Fiz o passo a passo, mas não ficou com essa resolução não!
Tá com qual QGIS?
@@gistutoriais 3.36.3 maidenhead
Preciso de imagens de um lugar em datas anos diferentes
Alguém pode fazer isso
Desde já agradeço