Essa última frase foi muito marcante, me pegou muito desprevenido. "E você tem a sensação de não estar caçando, e sim de estar sendo caçado" Como se o livro estivesse procurando por você, pra você lê-lo
Tinôco, o livro que mudou minha vida, que me fez rir, chorar muitas vezes, e por fim, me sentir como participante da história, foram os livros dos Nobres Vigaristas. Infelizmente Scott Lynch está/estava passando por uma depressão profunda, e ainda falta dar continuidade na história. Mas realmente, esses livros foram a minha salvação de coisas muito ruins. Abraço cara :D
Pra quem está pensando em começar o hábito da leitura, recomendo livros simples como os do Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle) e os da Agatha Christie.
Li os dois autores - todos do Sherlock, de Conan Doyle, e alguns da Agatha - e são excelentes para criar o hábito de leitura. Uma indicação, dessa vez da Ficção Científica, são os livros do Isaac Asimov e do Arthur C Clarke. São MUITO fáceis de ler e contém muitas boas histórias.
Só passando pra dar aquele obrigado, mesmo sendo antigo o comentário, eu literalmente acabei de comprar os livros do Sherlock por causa da sua recomendação :) e o de baixo aí no outro comentário tá listado também. Agora é só esperar chegar. Valeu aí
Depende muito do estilo da pessoa, quem ta começando não sabe qual estilo vai gostar. E livros muito mirabolantes as pessoas ficam desmotivadas as vezes, o livro tem que chamar atenção na primeira página.
Tinôco, realmente me identifico contigo. Eu também não gosto de leitura dinâmica. Cara, como tu vai ler Sherlock Holmes em duas horas? O verdadeiro prazer da leitura requer tempo, e é muito difícil entender isso num mundo onde as pessoas quer tudo de imediato, "pague agora e receba agora". Aprender a viver devagar é a melhor coisa que se pode fazer.
@@hyagoarce5078 praticamente impossível kkkkkk. Livros mais densos requerem um tempo maior a ser gasto, mesmo. Não entendo por que o pessoal quer ler tudo tão rápido, mas não absorvem quase nada.
Não, Filósofo é quem pega vários elementos e através de sua Razão, Experiência, Lógica e Dialética, cria um Sistema Filosófico que faça sentido, ou seja, que tanha uma HARMONIA. Isso é um Filósofo: A consciência de sua época, um educador e um criador de uma OBRA FILOSÓFICA. Você pode ser um professor de Filosofia, mas se você não cria um Filosofia, você não é um Filósofo. Assim como se você souber toda a história da Música, isso não torna você um Músico, o mesmo com a Filosofia.
@@GabrielRibeiro-ky2mc" Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional."
@@luizfelipelinzmayer6945 Qualquer um pode Filosofar, isso não te torna um Filósofo. Da mesma forma que qualquer pode saber tocar uma música sem ser músico.
O livro q mudou minha visão sobre a literatura foi O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. Ele é infantilizado pelas pessoas pois de fato é uma leitura bem lúdica e leve, mas tem um valor gigante por ser a grande chave pra mim, q nunca gostei de ler(até então). E agora, graças a esse livro descobri um interesse pelo gênero Fantasia, pelo universo da Terra-média e começar a ler O Silmarillion. Começar a ler é isso, eu acabei n achando um livro lá q meu pai me deu, e decidi ler O Hobbit, q estava em cima da minha estante. E assim surgiu meu gosto por ler e tbm saber de q tipo de literatura eu gosto. Então se cai bem como um conselho, n se prenda a um livro se vc n gosta dele, lei 10/15 páginas pra testar, se n gostar, parta pra outro. Se tu tá lendo essa poha Tinôco, saiba q tu é foda e q seus vídeos são muito importantes pra mim, e q se eu tivesse contato com o seu conteúdo antes, algumas coisas seriam mais fáceis, então vlw
Mas eu acho difícil qualquer livro ficar minimamente interessante nas primeiras 10/15 páginas. Nem com 30/40 fica algo que faz com que a pessoa tenha interesse (eu estou falando isso com a minha experiência mesmo) na leitura. Nem Harry Potter fica interessante no 2° capítulo, só fui gostar de ler Harry Potter quando eu fui forçar um pouco mais a barra no começo, se não eu não iria gostar, eu não iria ler, e iria ler um livro só para acabar ele o mais rápido possível.
Kara, eu desde criança lia muito quadrinho. Esse foi o meu primeiro contato com a leitura!! Nos anos 90 turma da Monica e Disney era muito barato e acessível! Quando eu fui crescendo, veio os mangás que na época custavam 2,50 e também era muito acessível!! Quando eu tinha 16 anos, eu li o diário de Anne Frank, esse foi o meu primeiro livro sem ilustração que eu li. No mesmo ano eu comecei a namorar uma menina que era apaixonada por livros. E ela não lia muito quadrinhos, e foi uma experiência legal pra gente por que eu apresentei os quadrinhos pra ela e ela me recomendava os livros que ela já tinha lido!! Hoje eu sou casado com outra pessoa! Minha esposa atual é bibliotecária e hj em dia temos uma coleção de quadrinhos e livros enormes aqui em casa!! Hj em dia eu não consigo mais passar um dia sem pelo menos ler um trecho pequeno de um livro!! Quando vc olha pra estante e vê o quanto que vc leu, é algo maravilhoso!! Leitura é um dos melhores prazeres da vida! E temos que tentar influenciar as pessoas a nossa volta a pelo menos olhar a leitura com outros olhos!!
Tinoco pra mim é um Filosofo atual kkk eu tbm n tenho mt gosto de ler, mas eu to tentando pois acho maneiro. Assim como ele fez, eu to indo de pouco em pouco parabens a todos
Pia entendo vc! Kakak... Eu aos 12 falei pra mim mesmo que: "Eu prometo nunca ler um livro" ( olha o como fui idiota kakaka ). Então aos 16 fui ler pra minha mãe um texto que vi na Net e puta merda, parecia uma criança de 9 lendo tudo errado, sem ritmo só vergonha. E aí ent um dia já escola no último ano terceirão minha prof falou gente a prova de vcs vai ser diferente esse ano, cada um vai pega um livro DECENTE e fazer um e falar sobre o q vc leu o que achou. Apartir desse dia descobri o poder da leitura foi algo q nunca vi antes reconhecer um livro como um filme. Agora, eu leio por prazer afinal todas as pessoas que eu conheço fala q ler é bom e que faz bem, só eu não tinha percebido isso. Então comecei a ler e foi tão bom quanto andar de bicicleta no início vc cai mas quando vc vê o progresso fica feliz aprendi a ler eu vi meu progresso evoluir e isso foi foda.
Bom, é engraçado. Quando eu penso que estou aprendendo coisas novas, ficando mais inteligente, melhorando minha vida e me autoconhecendo. Acabo descobrindo que eu realmente não sei de nada. Talvez eu só sei que nada sei. Recentemente eu comprei 3 livros, porque eu queria criar o custome de ler, porque eu sei que faz bem, óbvio. E eu fiquei me colocando pressão, pra ler 1 capitulo do livro todo dia. O oposto que o tinoco falou, eu realmente não sei o que estou fazendo. É difícil.
uma dica para o pessoal que se diz sem tempo para ler, não vou dizer para sair mais do celular, ou ler antes de dormir (quando a pessoa tá com muito sono e vai dormir se ficar deitada) ou após acordar (quando a pessoa também tá com sono e vai voltar a dormir se ficar deitada), a dica é usar o método Pomodoro, não me refiro para usar o tempo principal (de 25min), mas sim o intervalo, entre uma tarefa e outra, caso o intervalo seja muito pequeno, eu aconselho o deixar o intervalo para 10min, faço assim e até que funciona bem, ainda mais se pensar que pelo menos 10min/dia é mais tempo que nada
Cara , eu estou realmente nessa fase , queria ler e estudar por todo o custo e acabei desistindo. Seu vídeo abriu meus olhos e eu me identifiquei. Obrigada ☺️.
Caramba, Tinoco! O primeiro livro que eu li por completo também foi _Senhor das Moscas_ Na época eu também estava me pressionando para forçar o hábito da leitura. No momento, estou na fase de ler só aquilo que me interessa e acho divertido, pra depois ir adentrando em livros mais complexos.
Poxa, esse vídeo realmente chegou no melhor momento possível. Estou tendo uma experiência parecida com o que foi tratado no vídeo. No geral, ainda não considero que tenho o hábito da leitura. Muitas vezes me esforcei e me cobrei bastante para ler, o que é muito cansativo, mas sempre que tentava, eu sentia que gostava daquilo. Gosto muito de Tolkien, e um dos primeiros livros que terminei na minha vida foi O Hobbit, que desencadeou um amor ainda maior pelas obras dele. Depois de um tempo, comecei a ler um dos livros considerados mais difíceis da obra, principalmente para entendimento, O Silmarillion, e acabei desistindo várias vezes. Porém, este ano, pensei em tentar novamente, só que de uma forma diferente: vou ler no meu tempo, sem cobranças, mesmo que demore muito, mas vou apreciar. E foi isso! Hoje consegui terminar-lo! Quando li as últimas frases, foi uma explosão de sentimentos, além de um aprofundamento ainda maior no universo que amo! Essa saga da leitura ainda não acabou, além de ter sido um ótimo começo para o hábito da leitura. Então, procure ler aquilo de que você goste, não se compare a ninguém nem se cobre tanto. Vá com calma e constância, que tudo dará certo :)
"A arte da guerra" é o livro que me fez gostar pra caraca de filosofia (li ele esse mês de fevereiro de 2024) e nesse mesmo mês eu comecei "O príncipe" e está sendo incrível. Os livros me fizeram duas coisas que a escola não fez, me fazer gostar de filosofia, e me fazer aprender filosofia.
Eu comprei esse livro pra ler, pq comecei a ficar apaixonado por filosofia. Mas tô fazendo o oposto do que o tinoco falou, estou me combrando a ler 1 capítulo por dia, acho que estou fazendo completamente errado.
Até ano passado nunca tinha lido um livro por completo e raro era meu interesse, ESTE ANO ESTOU INDO PARA O SEXTO LIVRO! E sabe como? Lendo nos intervalos do trabalho, sendo flexível, lendo um pouco a cada dia e as vezes nem lendo. Essa época tá cheia de coisas interessantes e sedutoras, então não há motivação para ficar com a cara num livro, a menos que você introduza a leitura em momentos chatos, limitados, ler se torna bem melhor do que ficar sem fazer nada no intervalo. Leio o quanto estou disposto, não adianta se forçar apenas pra cumprir tabela e não progredir em nada, então leio o quanto estou disposto no dia. ESSE É O PODER DOS PEQUENOS PASSOS, 1% A CADA DIA! ou até menos que isso, o importante é continuar caminhando e não estagnar.
Hoje, aos 23 (quase 24 anos), estou na mesma situação que você no início do vídeo. Sinto vontade de ler, e sei o potencial que tem em mudar minha vida, mas simplesmente me forço a ler. Agradeço as palavras porque realmente, vindas de um cara que admiro, sei que o que penso está "correto". E a partir de hoje, lerei o que tenho vontade, no meu tempo! E sei que assim, vou desenvolver o meu tão esperado hábito de leitura.
Muito bom o vídeo, parabéns pelo Triunfo!!! 🎉🎉🎉 Meu problema não é ler, pois desde de pequena, mesmo não sendo alfabetizada, eu sempre gostei de livros. Meu problema mesmo é estudar, prefiro fazer qualquer outra coisa menos estudar, talvez um dia eu consiga vencer isso.
Depois q eu assisti Sherlock eu queria MT ler os livros dele, comprei alguns, já li os três primeiros e amei, mas ainda sim pra mim é meio difícil pegar o hábito de verdade. Todo semestre minha escola pede pra gente ler um livro q eles escolhem pra depois fazer algum trabalho, mas não faz com q a leitura seja algo divertido (pelo menos pra mim). Acho que foi por isso q por muito tempo eu peguei uma certa "raiva" de leitura. Mas agr q comecei Sherlock Holmes por vontade própria, eu tô achando incrível.
Li todos do Sherlock sem obrigação e pressão e gostei muito. Outra autora que você pode ler desse gênero também é a Agatha Christie - boa demais. Georges Simenon, Dashiell Hammett e Raymond Chandler são desse gênero também e excelentes!
Eu não leio muito pq , qnd eu começo a ler , eu sinto que tenho que achar mais livros pra ler. Eu fico paranóico na ideia de continuar lendo e teve uma vez que eu li um livro de 1000 páginas em um dois dias e meio e não foi saudável pra mim . Pq eu não conseguia dormir com ansiedade de continuar lendo. E eu li esse livro de noite , de dia , de madrugada , de tarde , e só parei qnd acabei. Não é saudável pra mente , e eu mal sentia fome ...
Nossa que video bom! Acho que o livro que me fez perceber que eu tava gostando de ler foi o nome do vento antes eu fazia o mesmo que ele e me pressionava a ler mas quando eu tava lendo esse livro eu me percebi não querendo parar( detalhe hoje esse é meu livro favorito)
Vídeo antigo, mas muito bom, e o único sincero com dicas valiosas. Não mais alguém nos empurrando auto ajuda goela abaixo, reafirmando que leio muito pouco e deveria ler um novo livro a cada três dias
Teu shorts do yt "Como comear a Ler" foi um baque na minha cara kkkk Hoje já tem um bom tempo que vi esse shorts, e por causa dele eu terminei de ler um livro sem querer depois de 5 anos tentando e me inscrevi no teu canal assim que caiu a ficha. Sinceramente: Muito Obrigado Tinôco.
Esse video veio no melhor momento... estava muito confuso e quase desistindo de tentar ler e tals. Me ajudou muito cara!! Vc é topzera demais. Eu te amo
Pra quem não tem o hábito, é muito bom ler. Encontrar histórias que você fica chocado com o final, histórias que fazem você pensar, que fazem você chorar, parece um filme, só que com letras, pura imaginação. E pra quem ta começando, é difícil mesmo achar o estilo de livro que você vai gostar, tente começa pelos estilos dos seus filmes preferidos. Se vc gosta de ação, procure um livro de ação, gosta de terror procure um livro de terror. Mas nem sempre da certo, eu por exemplo, não gosto de filme de suspense, mas gosto de livros do gênero. Kkkkk
Eu comecei a ler ano passado Comecei com sherlock holmes Mas antes disso quando eu tinha 12 anos ( esse ano faço 16) , meu pai me deu um livro do assassin s Creed cruzada secreta e eu por ser uma criança burra pra karai detestei ;-; , pulava página para ler as cenas de luta e pulava capítulos longos mas aí q vêem meu amadurecimento, quando tinha 13 tava quase com 13 li ele todo e com prazer pq eu quis e fiquei contando a história por meu pai q ficou encantado e ao mesmo tempo irritado por eu tá na volta dele falando de Altair , falando sobre al mualin ou como o Malik perdeu o braço , e eu li sherlock holmes estudo em vermelho não li todo pq a maninha de pular e ler o final acabou voltando, ano passado tinha um livro q meu pai deu para minha mãe q era sherlock holmes vale do terror , olhei a capa falei q foda e mergulhei de cabeça na literatura, agora sem pular lendo com calma , atualmente tenho vários livros q comprei com meu amigo professor Leonardo um cara muito inteligente e viajou por toda a Europa , atualmente estou lendo a menina q roubava livros e me apaixonei pela história e pelo carisma dos personagens e pelo carisma da morte Como podem ver uma criança q começou com livro baseado em um jogo e foi para sherlock holmes agora ler machado de Assis, Alan poe, arte da guerra , filosofia
@Nádson Santos também pulei o negócio de "flashback" que o sir A. Conan Doyle dá nos livros. Vou te recomendar um que não tem essa "viagem no tempo", cão dos baskervilles. E outro que é muito bom mas ele também tem essa viagem no tempo é o vale do terror ( pelo amor de deus não pule dessa vez, a história é muito boa e você irá se impressionar com o final dela)
Eu li TODOS os livros do Sherlock e, cara... adorei. Após isso comecei a pesquisar mais sobre a literatura policial. Daí, caí em Agatha Christie, Georges Simenon, Dashiell Hammett, Raymond Chandler e cia. Comecei a gostar mesmo desse tipo de leitura e isso me auxiliou muito a criar o hábito. Atualmente estou lendo Isaac Asimov e me aventurando em Ficção Científica, meu gênero favorito.
Acho que ainda não estou maduro na literatura pra não ler um livro técnico ou quando o escritor quer conversar com o leitor diretamente, então eu pego um romance nacional pra ver como era o passado e a história me cativa, gostei muito do Cortiço, Jubiabá, As Aventuras de Tibicuera...
A parte mais difícil pra mim é escolher qual livro comprar depois que terminar os que tenho,eu fiquei 2 horas só escolhendo.Fui tomar a decisão final só hoje,de 1 semana toda.
Aconteceu comigo também, bem, tá acontecendo ainda. Eu nunca gostei de ler nada, nunca tinha terminado um livro sequer. Até que um dia uma amiga me emprestou o livro "A biblioteca da meia note", a propósito é um livro muito bom, e sem me cobrar e sem ansiedade pra ler, eu descobri o que era ler um livro por prazer. E hoje, não faz tanto tempo, to na época de querer achar um livro tão bom quanto aquele, mas entendi, é só procurar o que tenho interesse e os livros vão aparecendo.
mano, se é muito "fisiológico", zuera, te admiro bastante, e seus vídeos sobre bandeiras me ajudou a conhecer novos países e ter interesse sobre os estados do Brasil e suas capitais (Por que? Não sei. Mas ajudou kkkkk) Valeu de mais.
Vocês já devem ter ouvido isso, mas realmente basta criar o hábito sem se cobrar muito, ler 2 páginas de um livro em um dia leva apenas alguns minutos, no começo é preciso fazer esse pequeno esforço, com o tempo se torna natural, você vai pegando o jeito e descobrindo o que gosta. Passei anos sem ler, comecei a praticar esse hábito apenas 3 anos atrás e hoje em dia quanto mais leio mas vejo que ler é necessário, não é uma questão de querer, gostar ou não e sim necessário.
Meu mano cmg aconteceu o mesmo. O meu primo livro foi diário de um mago do Paulo Coelho, por muiito tempo mesmo eu olhei, folhei mas não conseguia ler até o fim. E por incrível que pareça eu fiz o mesmo que vc deixei ir no tempo, tempos depois comecei a ler ele me indentifiquei e comecei a ler outro. Ou seja eu li dois livros ao mesmo tempo e pra mim isso foi uma superação
cara tem um grande um problema eu gosto de ler porem eu leio e minha cabeça cmc doer quando vou ler um livro e as letras embaralham depois de um tempo lendo porem no computador uso o zoom e isso n acontece kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Foi um processo natural, sei bem como é. Ainda estou insistindo nos livros de autoajuda, percebi que um livro de autoajuda de 300 páginas que ele tem, eu só acho interessante umas 10 talvez. Será que ainda não encontrei meu estilo? Li bibliografias de pessoas que eu gosto e tive a mesma impressão, o livro que eu mais gostei até agora foi o ninguém é de ninguém, que conta uma história, de repente esse é meu estilo de livro.
Não existe nada pior do que livro de auto-ajuda. É ridículo, é tóxico, é retardante. Para criar o gosto (leitura tem que ter gosto, não hábito) as pessoas precisam consumir o que gostam! Quadrinhos, ficção, romance, documentais, wherever!!! Apenas leia o que vc gosta. Parabéns pelo gosto adquirido. Eu amo e trabalho com isso hoje em dia. Não me vejo em outro lugar no mundo que não seja cercado de livros ❤
Cara eu vivo quase isso, me pressiono para focar em uma leitura, forçar transformar a leitura em um hábito, oque mais me mata e deixa desmotivado, é meu medo de não conseguir absorver o conteúdo.
Sei lá, já tentei lê, mas nunca consegui mesmo, o mais próximo que eu gosto de um livro, é uma HQ(quadrinho), que eu fico mais tempo olhando pro desenho, do que realmente lendo, mesmo assim, até agora pelo menos eu nunca tive problema em matérias da escola, quando eu sou obrigado a ler, eu leio, quando eu não sou, não quero ler.
cara, eu realmente queria gostar de ler mas sempre que eu tento eu n consigo, eu chego a absorver o conteúdo mas eu nunca me interesso de verdade mas eu queria ter esse interesse até pq eu n gosto do seu canal atoua , enfim você tem alguma dica que me ajude com isso?
Essa última frase foi muito marcante, me pegou muito desprevenido.
"E você tem a sensação de não estar caçando, e sim de estar sendo caçado"
Como se o livro estivesse procurando por você, pra você lê-lo
Tinôco, o livro que mudou minha vida, que me fez rir, chorar muitas vezes, e por fim, me sentir como participante da história, foram os livros dos Nobres Vigaristas. Infelizmente Scott Lynch está/estava passando por uma depressão profunda, e ainda falta dar continuidade na história. Mas realmente, esses livros foram a minha salvação de coisas muito ruins. Abraço cara :D
Pra quem está pensando em começar o hábito da leitura, recomendo livros simples como os do Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle) e os da Agatha Christie.
Li os dois autores - todos do Sherlock, de Conan Doyle, e alguns da Agatha - e são excelentes para criar o hábito de leitura. Uma indicação, dessa vez da Ficção Científica, são os livros do Isaac Asimov e do Arthur C Clarke. São MUITO fáceis de ler e contém muitas boas histórias.
Só passando pra dar aquele obrigado, mesmo sendo antigo o comentário, eu literalmente acabei de comprar os livros do Sherlock por causa da sua recomendação :) e o de baixo aí no outro comentário tá listado também. Agora é só esperar chegar. Valeu aí
@@dll392 Que massa! Fico feliz em ter ajudo na escolha! Espero que goste dos livros!
Depende muito do estilo da pessoa, quem ta começando não sabe qual estilo vai gostar.
E livros muito mirabolantes as pessoas ficam desmotivadas as vezes, o livro tem que chamar atenção na primeira página.
Tinôco, realmente me identifico contigo. Eu também não gosto de leitura dinâmica. Cara, como tu vai ler Sherlock Holmes em duas horas? O verdadeiro prazer da leitura requer tempo, e é muito difícil entender isso num mundo onde as pessoas quer tudo de imediato, "pague agora e receba agora". Aprender a viver devagar é a melhor coisa que se pode fazer.
@Lázaro🇧🇷 como é que tu lê "Os sertões" de Euclides da Cunha em 30 minutos? Quem entender tudo não é um ser humano, é uma maquina
@@hyagoarce5078 praticamente impossível kkkkkk. Livros mais densos requerem um tempo maior a ser gasto, mesmo. Não entendo por que o pessoal quer ler tudo tão rápido, mas não absorvem quase nada.
Esse cara é filósofo
Não, Filósofo é quem pega vários elementos e através de sua Razão, Experiência, Lógica e Dialética, cria um Sistema Filosófico que faça sentido, ou seja, que tanha uma HARMONIA. Isso é um Filósofo: A consciência de sua época, um educador e um criador de uma OBRA FILOSÓFICA.
Você pode ser um professor de Filosofia, mas se você não cria um Filosofia, você não é um Filósofo. Assim como se você souber toda a história da Música, isso não torna você um Músico, o mesmo com a Filosofia.
se vc pensa automaticamente prática a filosofia
@@GabrielRibeiro-ky2mc" Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional."
@@alon436 É extamente o que eu falei só que com outras palavras.
@@luizfelipelinzmayer6945 Qualquer um pode Filosofar, isso não te torna um Filósofo.
Da mesma forma que qualquer pode saber tocar uma música sem ser músico.
Um video de 3 anos atrás me ajudou dms. Flw tinoco
CARA, ISSO É EXATAMENTE O QUE ACONTECEU COMIGO!!!
O livro q mudou minha visão sobre a literatura foi O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. Ele é infantilizado pelas pessoas pois de fato é uma leitura bem lúdica e leve, mas tem um valor gigante por ser a grande chave pra mim, q nunca gostei de ler(até então). E agora, graças a esse livro descobri um interesse pelo gênero Fantasia, pelo universo da Terra-média e começar a ler O Silmarillion.
Começar a ler é isso, eu acabei n achando um livro lá q meu pai me deu, e decidi ler O Hobbit, q estava em cima da minha estante. E assim surgiu meu gosto por ler e tbm saber de q tipo de literatura eu gosto. Então se cai bem como um conselho, n se prenda a um livro se vc n gosta dele, lei 10/15 páginas pra testar, se n gostar, parta pra outro.
Se tu tá lendo essa poha Tinôco, saiba q tu é foda e q seus vídeos são muito importantes pra mim, e q se eu tivesse contato com o seu conteúdo antes, algumas coisas seriam mais fáceis, então vlw
Mas eu acho difícil qualquer livro ficar minimamente interessante nas primeiras 10/15 páginas. Nem com 30/40 fica algo que faz com que a pessoa tenha interesse (eu estou falando isso com a minha experiência mesmo) na leitura. Nem Harry Potter fica interessante no 2° capítulo, só fui gostar de ler Harry Potter quando eu fui forçar um pouco mais a barra no começo, se não eu não iria gostar, eu não iria ler, e iria ler um livro só para acabar ele o mais rápido possível.
Kara, eu desde criança lia muito quadrinho. Esse foi o meu primeiro contato com a leitura!! Nos anos 90 turma da Monica e Disney era muito barato e acessível! Quando eu fui crescendo, veio os mangás que na época custavam 2,50 e também era muito acessível!! Quando eu tinha 16 anos, eu li o diário de Anne Frank, esse foi o meu primeiro livro sem ilustração que eu li. No mesmo ano eu comecei a namorar uma menina que era apaixonada por livros. E ela não lia muito quadrinhos, e foi uma experiência legal pra gente por que eu apresentei os quadrinhos pra ela e ela me recomendava os livros que ela já tinha lido!! Hoje eu sou casado com outra pessoa! Minha esposa atual é bibliotecária e hj em dia temos uma coleção de quadrinhos e livros enormes aqui em casa!! Hj em dia eu não consigo mais passar um dia sem pelo menos ler um trecho pequeno de um livro!!
Quando vc olha pra estante e vê o quanto que vc leu, é algo maravilhoso!! Leitura é um dos melhores prazeres da vida! E temos que tentar influenciar as pessoas a nossa volta a pelo menos olhar a leitura com outros olhos!!
Tinoco pra mim é um Filosofo atual kkk
eu tbm n tenho mt gosto de ler, mas eu to tentando pois acho maneiro.
Assim como ele fez, eu to indo de pouco em pouco
parabens a todos
Pia entendo vc! Kakak...
Eu aos 12 falei pra mim mesmo que: "Eu prometo nunca ler um livro" ( olha o como fui idiota kakaka ). Então aos 16 fui ler pra minha mãe um texto que vi na Net e puta merda, parecia uma criança de 9 lendo tudo errado, sem ritmo só vergonha. E aí ent um dia já escola no último ano terceirão minha prof falou gente a prova de vcs vai ser diferente esse ano, cada um vai pega um livro DECENTE e fazer um e falar sobre o q vc leu o que achou. Apartir desse dia descobri o poder da leitura foi algo q nunca vi antes reconhecer um livro como um filme.
Agora, eu leio por prazer afinal todas as pessoas que eu conheço fala q ler é bom e que faz bem, só eu não tinha percebido isso.
Então comecei a ler e foi tão bom quanto andar de bicicleta no início vc cai mas quando vc vê o progresso fica feliz aprendi a ler eu vi meu progresso evoluir e isso foi foda.
Seu comentário tem 20 linhas e três virgulas, tá precisando melhorar nesse aspecto aí
@@athos9293 seu comentário tem 2 linhas.
Quais tipos de livros você lê, meu nobre?
EU LITERALMENTE COMECEI A LER POR SENHOR DAS MOSCAS, ESSE LIVRO É INCRÍVEL
Bom, é engraçado. Quando eu penso que estou aprendendo coisas novas, ficando mais inteligente, melhorando minha vida e me autoconhecendo. Acabo descobrindo que eu realmente não sei de nada. Talvez eu só sei que nada sei.
Recentemente eu comprei 3 livros, porque eu queria criar o custome de ler, porque eu sei que faz bem, óbvio. E eu fiquei me colocando pressão, pra ler 1 capitulo do livro todo dia. O oposto que o tinoco falou, eu realmente não sei o que estou fazendo. É difícil.
uma dica para o pessoal que se diz sem tempo para ler, não vou dizer para sair mais do celular, ou ler antes de dormir (quando a pessoa tá com muito sono e vai dormir se ficar deitada) ou após acordar (quando a pessoa também tá com sono e vai voltar a dormir se ficar deitada), a dica é usar o método Pomodoro, não me refiro para usar o tempo principal (de 25min), mas sim o intervalo, entre uma tarefa e outra, caso o intervalo seja muito pequeno, eu aconselho o deixar o intervalo para 10min, faço assim e até que funciona bem, ainda mais se pensar que pelo menos 10min/dia é mais tempo que nada
Cara , eu estou realmente nessa fase , queria ler e estudar por todo o custo e acabei desistindo. Seu vídeo abriu meus olhos e eu me identifiquei. Obrigada ☺️.
Tinôco gostaria de dizer que acho você incrível. E que seu conteúdo é muito foda.
Caramba, Tinoco! O primeiro livro que eu li por completo também foi _Senhor das Moscas_
Na época eu também estava me pressionando para forçar o hábito da leitura. No momento, estou na fase de ler só aquilo que me interessa e acho divertido, pra depois ir adentrando em livros mais complexos.
Poxa, esse vídeo realmente chegou no melhor momento possível.
Estou tendo uma experiência parecida com o que foi tratado no vídeo.
No geral, ainda não considero que tenho o hábito da leitura. Muitas vezes me esforcei e me cobrei bastante para ler, o que é muito cansativo, mas sempre que tentava, eu sentia que gostava daquilo.
Gosto muito de Tolkien, e um dos primeiros livros que terminei na minha vida foi O Hobbit, que desencadeou um amor ainda maior pelas obras dele.
Depois de um tempo, comecei a ler um dos livros considerados mais difíceis da obra, principalmente para entendimento, O Silmarillion, e acabei desistindo várias vezes. Porém, este ano, pensei em tentar novamente, só que de uma forma diferente: vou ler no meu tempo, sem cobranças, mesmo que demore muito, mas vou apreciar. E foi isso! Hoje consegui terminar-lo!
Quando li as últimas frases, foi uma explosão de sentimentos, além de um aprofundamento ainda maior no universo que amo!
Essa saga da leitura ainda não acabou, além de ter sido um ótimo começo para o hábito da leitura.
Então, procure ler aquilo de que você goste, não se compare a ninguém nem se cobre tanto. Vá com calma e constância, que tudo dará certo :)
O livro que me introduziu no mundo da leitura foi "O mundo de Sofia". Aliás, despertou em mim um grande interesse por filosofia.
Irei dar uma olhada, obrigado amg tbm gosto mt de filosofia
estou lendo nesse exato momento kkkkkkkkkkkkkkk😊
"A arte da guerra" é o livro que me fez gostar pra caraca de filosofia (li ele esse mês de fevereiro de 2024) e nesse mesmo mês eu comecei "O príncipe" e está sendo incrível. Os livros me fizeram duas coisas que a escola não fez, me fazer gostar de filosofia, e me fazer aprender filosofia.
Eu comprei esse livro pra ler, pq comecei a ficar apaixonado por filosofia.
Mas tô fazendo o oposto do que o tinoco falou, estou me combrando a ler 1 capítulo por dia, acho que estou fazendo completamente errado.
Até ano passado nunca tinha lido um livro por completo e raro era meu interesse, ESTE ANO ESTOU INDO PARA O SEXTO LIVRO!
E sabe como? Lendo nos intervalos do trabalho, sendo flexível, lendo um pouco a cada dia e as vezes nem lendo.
Essa época tá cheia de coisas interessantes e sedutoras, então não há motivação para ficar com a cara num livro,
a menos que você introduza a leitura em momentos chatos, limitados, ler se torna bem melhor do que ficar sem fazer nada no intervalo.
Leio o quanto estou disposto, não adianta se forçar apenas pra cumprir tabela e não progredir em nada, então leio o quanto estou disposto no dia.
ESSE É O PODER DOS PEQUENOS PASSOS, 1% A CADA DIA! ou até menos que isso, o importante é continuar caminhando e não estagnar.
Como que pode um vídeo tão bom ter apenas essa quantidade de views?
Hoje, aos 23 (quase 24 anos), estou na mesma situação que você no início do vídeo. Sinto vontade de ler, e sei o potencial que tem em mudar minha vida, mas simplesmente me forço a ler. Agradeço as palavras porque realmente, vindas de um cara que admiro, sei que o que penso está "correto". E a partir de hoje, lerei o que tenho vontade, no meu tempo! E sei que assim, vou desenvolver o meu tão esperado hábito de leitura.
Seus vídeos sobre leitura são ótimos! Eu demorei 17 anos para realmente começar a me interessar por ler.
Me identifiquei demais com o seu vídeo ♥️
Meu vídeo favorito do Tinoco, me fez voltar a ter interesse na leitura!
Cara, obrigado pelo vídeo e a sinceridade, eu me sinto, as vezes igual vc se sentia. Valeu mesmo, sucesso para sua vida
Muito bom o vídeo, parabéns pelo Triunfo!!! 🎉🎉🎉
Meu problema não é ler, pois desde de pequena, mesmo não sendo alfabetizada, eu sempre gostei de livros.
Meu problema mesmo é estudar, prefiro fazer qualquer outra coisa menos estudar, talvez um dia eu consiga vencer isso.
Depois q eu assisti Sherlock eu queria MT ler os livros dele, comprei alguns, já li os três primeiros e amei, mas ainda sim pra mim é meio difícil pegar o hábito de verdade. Todo semestre minha escola pede pra gente ler um livro q eles escolhem pra depois fazer algum trabalho, mas não faz com q a leitura seja algo divertido (pelo menos pra mim). Acho que foi por isso q por muito tempo eu peguei uma certa "raiva" de leitura. Mas agr q comecei Sherlock Holmes por vontade própria, eu tô achando incrível.
Li todos do Sherlock sem obrigação e pressão e gostei muito. Outra autora que você pode ler desse gênero também é a Agatha Christie - boa demais. Georges Simenon, Dashiell Hammett e Raymond Chandler são desse gênero também e excelentes!
Eu não leio muito pq , qnd eu começo a ler , eu sinto que tenho que achar mais livros pra ler. Eu fico paranóico na ideia de continuar lendo e teve uma vez que eu li um livro de 1000 páginas em um dois dias e meio e não foi saudável pra mim . Pq eu não conseguia dormir com ansiedade de continuar lendo. E eu li esse livro de noite , de dia , de madrugada , de tarde , e só parei qnd acabei. Não é saudável pra mente , e eu mal sentia fome ...
Você não leu
Você não sabe a forma ideal pra ler e não sabe criar uma rotina pra isso, sua mente é fraca.
@@rickrodrigues6803Então oque ele deveria ter feito?
@@RiachoFluindoexatamente o livro leva tempo. ler 1000mil páginas em dois dias é exagero e também ele deve ter lido como um jornal.
Nossa que video bom! Acho que o livro que me fez perceber que eu tava gostando de ler foi o nome do vento antes eu fazia o mesmo que ele e me pressionava a ler mas quando eu tava lendo esse livro eu me percebi não querendo parar( detalhe hoje esse é meu livro favorito)
Eu passei a gostar de ler graças à vc
Vídeo antigo, mas muito bom, e o único sincero com dicas valiosas. Não mais alguém nos empurrando auto ajuda goela abaixo, reafirmando que leio muito pouco e deveria ler um novo livro a cada três dias
Teu shorts do yt "Como comear a Ler" foi um baque na minha cara kkkk
Hoje já tem um bom tempo que vi esse shorts, e por causa dele eu terminei de ler um livro sem querer depois de 5 anos tentando e me inscrevi no teu canal assim que caiu a ficha.
Sinceramente: Muito Obrigado Tinôco.
Cada segundo desse vídeo valeu a pena. Obg por isso
Mano vc falou exatamente o que eu fazia,mas depois eu percebi isso e comecei a ler por prazer
Esse video veio no melhor momento... estava muito confuso e quase desistindo de tentar ler e tals. Me ajudou muito cara!! Vc é topzera demais. Eu te amo
Vídeo maravilhoso. Dicas preciosas para quem está retomando o hábito da leitura.
Pra quem não tem o hábito, é muito bom ler. Encontrar histórias que você fica chocado com o final, histórias que fazem você pensar, que fazem você chorar, parece um filme, só que com letras, pura imaginação.
E pra quem ta começando, é difícil mesmo achar o estilo de livro que você vai gostar, tente começa pelos estilos dos seus filmes preferidos. Se vc gosta de ação, procure um livro de ação, gosta de terror procure um livro de terror.
Mas nem sempre da certo, eu por exemplo, não gosto de filme de suspense, mas gosto de livros do gênero. Kkkkk
Eu comecei a ler ano passado
Comecei com sherlock holmes
Mas antes disso quando eu tinha 12 anos ( esse ano faço 16) , meu pai me deu um livro do assassin s Creed cruzada secreta e eu por ser uma criança burra pra karai detestei ;-; , pulava página para ler as cenas de luta e pulava capítulos longos mas aí q vêem meu amadurecimento, quando tinha 13 tava quase com 13 li ele todo e com prazer pq eu quis e fiquei contando a história por meu pai q ficou encantado e ao mesmo tempo irritado por eu tá na volta dele falando de Altair , falando sobre al mualin ou como o Malik perdeu o braço , e eu li sherlock holmes estudo em vermelho não li todo pq a maninha de pular e ler o final acabou voltando, ano passado tinha um livro q meu pai deu para minha mãe q era sherlock holmes vale do terror , olhei a capa falei q foda e mergulhei de cabeça na literatura, agora sem pular lendo com calma , atualmente tenho vários livros q comprei com meu amigo professor Leonardo um cara muito inteligente e viajou por toda a Europa , atualmente estou lendo a menina q roubava livros e me apaixonei pela história e pelo carisma dos personagens e pelo carisma da morte
Como podem ver uma criança q começou com livro baseado em um jogo e foi para sherlock holmes agora ler machado de Assis, Alan poe, arte da guerra , filosofia
@Nádson Santos também pulei o negócio de "flashback" que o sir A. Conan Doyle dá nos livros. Vou te recomendar um que não tem essa "viagem no tempo", cão dos baskervilles.
E outro que é muito bom mas ele também tem essa viagem no tempo é o vale do terror ( pelo amor de deus não pule dessa vez, a história é muito boa e você irá se impressionar com o final dela)
Eu li TODOS os livros do Sherlock e, cara... adorei. Após isso comecei a pesquisar mais sobre a literatura policial. Daí, caí em Agatha Christie, Georges Simenon, Dashiell Hammett, Raymond Chandler e cia. Comecei a gostar mesmo desse tipo de leitura e isso me auxiliou muito a criar o hábito. Atualmente estou lendo Isaac Asimov e me aventurando em Ficção Científica, meu gênero favorito.
Acho que ainda não estou maduro na literatura pra não ler um livro técnico ou quando o escritor quer conversar com o leitor diretamente, então eu pego um romance nacional pra ver como era o passado e a história me cativa, gostei muito do Cortiço, Jubiabá, As Aventuras de Tibicuera...
Esses romances da literatura brasileira são bons, tipo capitães da areia e vidas secas. Li e adorei.
Cara, grava mais vídeos sobre livros!
Seu conteúdo é muito bom.
O Senhor das Moscas é um livro INCRÍVEL.
Eu acho que eu estou completamente apaixonada por você ❤
A parte mais difícil pra mim é escolher qual livro comprar depois que terminar os que tenho,eu fiquei 2 horas só escolhendo.Fui tomar a decisão final só hoje,de 1 semana toda.
Aconteceu comigo também, bem, tá acontecendo ainda. Eu nunca gostei de ler nada, nunca tinha terminado um livro sequer. Até que um dia uma amiga me emprestou o livro "A biblioteca da meia note", a propósito é um livro muito bom, e sem me cobrar e sem ansiedade pra ler, eu descobri o que era ler um livro por prazer.
E hoje, não faz tanto tempo, to na época de querer achar um livro tão bom quanto aquele, mas entendi, é só procurar o que tenho interesse e os livros vão aparecendo.
Eu comecei a gostar de ler por causa de ti ❤
Caraio Tinoco, você é incrível! Obrigado pelos seus conteúdos
Obrigado UA-cam por esse canal foda.
Caiu numa luva esse vídeo, obrigada ❤
Tinôco, vc tá me fazendo mudar. Você é incrivel.
é assim que se cria um habito, somos seres em busca de prazer, não faz sentido fazer algo que não queremos, foi o mesmo comigo na meditação.
Mano uma das coisas que eu mais gosto de fazer é ler!
Se chama Cellbit mas tem a foto do Zoio de perfil.
Eu achando que era zoio pesquisando video sobre livro.
@@victorgabrielsimao2820 eu também velho KKKK
O que um cara com o nome Cellbit com a foto do zóio faz em um vídeo desse ué kakakak
mano, se é muito "fisiológico", zuera, te admiro bastante, e seus vídeos sobre bandeiras me ajudou a conhecer novos países
e ter interesse sobre os estados do Brasil e suas capitais (Por que? Não sei. Mas ajudou kkkkk) Valeu de mais.
Vocês já devem ter ouvido isso, mas realmente basta criar o hábito sem se cobrar muito, ler 2 páginas de um livro em um dia leva apenas alguns minutos, no começo é preciso fazer esse pequeno esforço, com o tempo se torna natural, você vai pegando o jeito e descobrindo o que gosta. Passei anos sem ler, comecei a praticar esse hábito apenas 3 anos atrás e hoje em dia quanto mais leio mas vejo que ler é necessário, não é uma questão de querer, gostar ou não e sim necessário.
Engraçado como esse vídeo é do ano passado mas chegou no tempo exato pra me ajudar na minha questão
Incrível, um dos vídeos mais necessários.
Ótimo conselho! Hoje em dia eu também aprendi a amar a leitura. E sempre lei uns 10 livros no ano, mas são livros que eu gosto e me interação.
Tinoco, obrigado por existir. 🥲
Meu mano cmg aconteceu o mesmo. O meu primo livro foi diário de um mago do Paulo Coelho, por muiito tempo mesmo eu olhei, folhei mas não conseguia ler até o fim. E por incrível que pareça eu fiz o mesmo que vc deixei ir no tempo, tempos depois comecei a ler ele me indentifiquei e comecei a ler outro. Ou seja eu li dois livros ao mesmo tempo e pra mim isso foi uma superação
Eu tava precisando ouvir isso, Valeu!
Aprendi a gostar de ler dps que adescobri o TDAH e comecei a tratar com medicação
Foi exatamente isso que aconteceu comigo mas em relação a trabalho e estudos, quando eu parei de me cobrar as coisas começaram a fluir naturalmente
Seu canal é ótimo! ❤
Esse vídeo conseguiu me ajudar muito, obrigado!
Senhor das moscas é MT foda, total mano, um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler (tenho que deixar aq minhas saudações ao mano Pig).
Lembro do dia em que eu comecei a ler Drácula, assim que terminei eu pensei " Que livro incrível" desde este dia, leio calhamaços e nem sinto.😁
Vc literalmente fez um manual de como sair de ressaca literária
E me convenceu a ler o senhor das moscas..
Nao sei como eu nao conhecia seu canal !
Para mim foi disciplina, disciplina e disciplina. Inclusive para eu ler o que eu não gosto.
cara tem um grande um problema eu gosto de ler porem eu leio e minha cabeça cmc doer quando vou ler um livro e as letras embaralham depois de um tempo lendo porem no computador uso o zoom e isso n acontece kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu me identifiquei muito com esse vídeo, obrigada.
Quase terminei a revolução dos bichos em 2 dias, só não terminei no 2 pq fui jogar futmesa
MEU CANAL AMADOOOOOOOO
É um ótimo hábito , ser !
Obg 🖤
Sou tua fã tinoco❤😊
Tinoco me inspira , cara.
Esse start inicial me veio com a saga HP
Me vi no video, mas ainda estou na fase de odiar ler
Foi um processo natural, sei bem como é.
Ainda estou insistindo nos livros de autoajuda, percebi que um livro de autoajuda de 300 páginas que ele tem, eu só acho interessante umas 10 talvez.
Será que ainda não encontrei meu estilo?
Li bibliografias de pessoas que eu gosto e tive a mesma impressão, o livro que eu mais gostei até agora foi o ninguém é de ninguém, que conta uma história, de repente esse é meu estilo de livro.
mds, obrigado.
O livro que me fez gostar de ler foi o caçador de pipas... 👏👏👏
Tô gostando dessa nova fase do canal, mas sinto falta dos vídeos de Minecraft 😔
Fala sério eu tb leio e estudo escutando lo-fi rs
Video legal,evoluiu um pouco minha mentalidade 💪
Estranhamente parece a minha história ( a única diferença e que minha mãe me obrigou a ler tanto que eu acabei gostando, até demais)
Não existe nada pior do que livro de auto-ajuda.
É ridículo, é tóxico, é retardante.
Para criar o gosto (leitura tem que ter gosto, não hábito) as pessoas precisam consumir o que gostam!
Quadrinhos, ficção, romance, documentais, wherever!!!
Apenas leia o que vc gosta.
Parabéns pelo gosto adquirido. Eu amo e trabalho com isso hoje em dia. Não me vejo em outro lugar no mundo que não seja cercado de livros ❤
Por que livros de auto-ajuda são tão mal falados?
Livros são iguais as varinhas do Harry Potter.
Não somos nós que escolhemos eles, são eles que nos escolhem!
Porra, se eu soubesse disso eu não tinha comprado meus livros. Nietzsche poderia ter entregado os livros mais cedo.
Te amo
Lembrando , a existência é passageira
Cara eu vivo quase isso, me pressiono para focar em uma leitura, forçar transformar a leitura em um hábito, oque mais me mata e deixa desmotivado, é meu medo de não conseguir absorver o conteúdo.
E oque você fez para mudar isso? Conseguiu?
Bom dia!!!
Sei lá, já tentei lê, mas nunca consegui mesmo, o mais próximo que eu gosto de um livro, é uma HQ(quadrinho), que eu fico mais tempo olhando pro desenho, do que realmente lendo, mesmo assim, até agora pelo menos eu nunca tive problema em matérias da escola, quando eu sou obrigado a ler, eu leio, quando eu não sou, não quero ler.
obrigado
"A lista de convidados" o primeiro livro que acendeu a minha paixão por livros, eu estava tão obcecado por ele que cheguei a ler 70 páginas no dia.
LER DESPIDO ME AJUDOU MUITO
o nome do livro é despido, ou você estava lendo sem roupas?
@@stenorn84kkkkkkk
Como assim tu é da minha cidade cara ????? Q viagem kkkkkkkk
Eu comecei a gostar de ler depois de ler Harry Potter
Eu também! Me interessei depois do primeiro filme, aí li os quatro primeiros livros em poucos dias, depois fui lendo outras coisas.
Também
Eu comecei com assassin s Creed cruzada secreta e com sherlock holmes vale do terror
cara, eu realmente queria gostar de ler mas sempre que eu tento eu n consigo, eu chego a absorver o conteúdo mas eu nunca me interesso de verdade mas eu queria ter esse interesse até pq eu n gosto do seu canal atoua , enfim você tem alguma dica que me ajude com isso?
Tinoco, qual livro você estava lendo no começo? Sei que faz 3 anos, mas vai q da sorte de lembrar kkkkkk
apoiando
🖤🖤🖤🖤🖤