Vi a camiseta na capa do vídeo e vim elogiar a postura e a coragem. Não é qualquer um que tem coragem que se posicionar contra o extermínio do povo palestino. Axé
Triste de mais isso Baba, em minha casa apenas 2 anos abertos tive de desligar 5 membros já. Sempre somos pagos com ingratidão em vários sentidos, parece que a honra e bom caracter estão cada dia mais dificeis. Mas força pra nós, Nkisi e Orisa nos deem força para seguir em frente sempre.
Sou iniciante na religião, antes frequentava uma casa espírita. Os relatos que eu ouço de problemas de relacionamento entre os membros da casa são de deixar o cabelo em pé. A fofoca é inerente ao social, ao humano, nos cabe vigiar contra os maus hábitos. Obrigada por dispor o conhecimento
Sua bênção! Pra mim , o mais triste nas fofocas de terreiro são as motivações. Não são fofocas pra se informar da vida do outro por preocupação real ou maledicência besta. São fofocas motivadas por vaidades, orgulho , arrogância, invejas. As motivações são sempre verdadeiramente maldosas e isto , num espaço que frequentamos tendo por objetivo domarmos estes nossos vícios morais , é triste demais. Muito Asé aí, Baba !
Sensacional! Babá Mario é um exemplo a ser seguido em diversas frentes. Estudioso, ético, com caráter irretocavel e uma excelente pessoa. Gosto demais de ir ao seu terreiro e de aprender com ele. Mojuba Babá! Sua benção! Ase!
Terminei de assistir o vídeo, excelente como sempre, com aula de filosofia e política. Logo de cara a camiseta maravilhosa de luta. Axé! E Palestina livre!!
Kolofè Babá , suas palavras expressam a pura verdade , mais a famosa convivência é complicada demais , e dentro de templo , casa de candomblé pior ainda , imagine um lugar onde a yalorixá tem sua panela os preferidos , e quem não faz parte torna-se alvo de perseguições , maltrato , infelizmente a vaidade , o egocentrismo , e ambição faz com que vc fique decepcionado com tantas inovações. Eu não aprendi isso , e nem quero este ensinamento Babá , Fico triste com essa falta de respeito com as pessoas e com o sagrado.
Participação em terreiro é uma causa acima de devoção e vaidade. No mundo da bola é o que chamamos de trairagem. Terreiro é um QUILOMBO, local de resistência e crescimento. Infelizmente essa trairagem é rotina no terreiro e fora dele. Saudações babá Mário.
Babá, boa noite. Axé. Há muito tempo acompanho o senhor pelo you tube, leio artigos no site do terreiro, li seu livro" o que é religião afro brasileira " e leria outros , mesmo que tivessem mil páginas devido a admiração que tenho pelo tamanho conhecimento acadêmico que o senhor tem e por isso também acompanho entrevistas do senhor em podcast e votei no senhor para deputado federal por acreditar em sua proposta, apesar do pouco tempo na televisão, em que apontava um combate ao racismo e aos crimes cometidos às religiões de matrizes africanas. Agora pouco, quando vi esse vídeo fiquei extremamente triste, decepcionada mesmo, tanto que parei o vídeo aos 12:17 para vir colocar minha indignação. Como Babá? Uma pessoa dessa, dentro do convívio do terreiro não consegue aprender o mínimo? Respeito. Respeito com o mais velho, com aquele que sabe mais, que tem mais conhecimento. Eu senti vergonha por essa atitude mesquinha, egoísta, tão premeditada e desonesta que essa pessoa teve com o senhor, com sua família e com a comunidade do terreiro. E tem pessoas assim Babá, infelizmente que ainda saem e tentam derrubar o terreiro ao invés de praticar a caridade. Meu pai de santo, tem também esse caráter como o seu, e tenho orgulho dele e do terreiro simples e cheio de axé que sou filha. Mojubá, axé sempre Babá!
11 місяців тому
Puxa, muito obrigado pela carinhosa mensagem. Sucesso ao seu Templo e ao seu Sacerdote!
acompanho o canal a 2 anos já, muito obrigado pelos esclarecimentos. Sou doi RJ e gostaria de contribuir com o terreiro, mas a minha situação financeira não me permite nem mesmo enviar 1kg de alimento, mas fica meu agradecimento por todo o conhecimento passado.
Babá Mário, não sabia dessa questão dos Malandros. Vale a pena fazer um vídeo sobre o assunto :D Uma dúvida: nos processos de sacrifício, a pessoa precisa estar presente? Eu não acho o sacrifício uma prática primitiva e nem nada do tipo, mas estou na parcela da população que não consegue ver esse tipo de coisa (pela questão do sangue etc)... como isso é trabalhado no dia a dia do terreiro?
Parabéns pelos esclarecimentos Babá!! A fofoca, lamentavelmente, sempre se faz presente, o que controla isso é uma boa administração... porém tudo tem limite. Sobre " entidades" como Malandros na Baixada Fluminense conheci um que pedia os filhos pra colocarem maconha e cocaína pra ele na linha do trem...claro que nunca participei disso. E é antigo; a vó de um amigo frequentava um terreiro em Araruama, nos idos de 1970, que o exu da casa tinha relações sexuais com algumas filhas incorporadas com pomba giras, retirados numa camarinha , durante uma semana, em rituais anuais, prq o tal exu teria sido marido das pomba giras em vidas passadas. Sabemos que isso não é Exú, muito menos Esú. E dona Zélia filha do sr. Zélio conta que qnd ela tinha uns 12 anos chegou a ir com o pai no Terreiro de Macumba da Dona Cândida, onde o Preto Tio Antônio rezou seu Zélio... que ela nessa época já tinha bastante idade e fechou o Terreiro prq um exu incorporado num médium da Casa enfiou um punhal no próprio peito e a pessoa morreu. Então, nosso desafio sempre foi e ainda é grande na construção de Casas e comunidades espirituais com ambiente sadio de construtivo. Saravá Umbanda e o Candomblé tbm!!!
Sua benção Baba Mário! Sou do Rio de Janeiro e acompanho os seus ótimos vídeos, que trazem muitos ensinamentos. No momento em que você comenta sobre a linha da malandragem, é mencionado que você é proibido de trabalhar com malandro. Não ficou claro se era você ou o seu terreiro é proibido de trabalhar com a linha de malandros. Poderia explicar melhor? Tanto eu como meu pai de santo e outros irmãos, trabalhamos com a linha da malandragem, porém com uma visão completamente diferente da visão negativa que muitos possuem. Entendo e concordo que muitos terreiros levam a linha da malandragem com essa visão pejorativa, porém o que não falta são pessoas sem conhecimento e sem discernimento sobre a verdadeira essência das entidades.
11 місяців тому
Fui proibido de trabalhar com essa linha, desde a fundação do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra, por meu Guia-Chefe. Eu nem conhecia essa linha, antes dele falar dessa proibição.
Estou surpreso com o desserviço da fofoca no seu Templo. Ao menos a quem assiste a gira, todos os membros parecem mutuamente leais uns aos outros e ao terreiro
e quando é o próprio pai de santo que espalha a fofoca? e as pessoas próximas como a Mãe pequena por exemplo, passam pano para esse comportamento, e possível que essas pessoas tenham ainda assim condições e até mesmo axé para lhe dar com iniciados?
Bàbá, já que cita o pai Agenor Miranda no vídeo, gostaria de saber, caso seja de seu conhecimento, o motivo do entendimento acerca do sistema de Ifá aqui no Brasil, difundido bastante pelo Agenor, diferir tanto do sistema entendido em área iorubá. Odus que não existem no sistema original e ordem diferente dos odus entre os dois sistemas como Obará meji por exemplo que é o sétimo originalmente e fica, aqui no Brasil, como sendo o sexto. Aboru, Aboye, Abosise!
Ejionilê, Ejila-Xeborá, Eguiloguibã e Ejiologbom são alguns dos odus que Agenor cita, inclusive em uma obra: Caminhos de Odu (1998) e que não estão originalmente no sistema dos 256 odus de Ifá.
7 місяців тому+1
Não confunda Odù Merindinlogun com Odù Ifá. São coisas diferentes. Baba Agenor fala do sistema de Merindinlogun que ele aprendeu com as Matriarcas do Opo Afonjá e Ile Ase Iya Naso Oka. No Merindinlogun o sexto Odù é Obara, em todas a yorubalandia.
Depois dessa camiseta, cancelo por aqui minha inscrição no seu canal, babá Mario. Muito obrigado por todos os ensinamentos até aqui! Axé!🙏🏽🙌🏽
Рік тому+4
Você deveria ficar, para aprender, de verdade. Lembre-se que sou instrutor da Polícia Militar e por muitos anos eu falei sobre Terrorismo em vários cursos de Operações Especiais, inclusive meu trabalho acadêmico de mestrado é fonte no curso de agentes da ABIN.
@ Eu dei uma olhada no site institucional de vocês e vi que possui algumas referências à outros cultos, como o olho de Hórus e alguns dizeres em língua do oriente médio (árabe talvez). Mas não entendi o texto que dizia não sincretizar com os santos católicos. Poderia me dar uma luz sobre isso? Estou um pouco confuso sobre vosso culto.
Рік тому+1
@@PeX218 , basta assistir aos demais vídeos do Canal. Em nosso Templo de Umbanda e de Ifá há vários muçulmanos, inclusive eu.
Vi a camiseta na capa do vídeo e vim elogiar a postura e a coragem. Não é qualquer um que tem coragem que se posicionar contra o extermínio do povo palestino. Axé
Muito obrigado. 🇵🇸
Axé!
Triste de mais isso Baba, em minha casa apenas 2 anos abertos tive de desligar 5 membros já.
Sempre somos pagos com ingratidão em vários sentidos, parece que a honra e bom caracter estão cada dia mais dificeis.
Mas força pra nós, Nkisi e Orisa nos deem força para seguir em frente sempre.
Iba'se!
Sou iniciante na religião, antes frequentava uma casa espírita. Os relatos que eu ouço de problemas de relacionamento entre os membros da casa são de deixar o cabelo em pé.
A fofoca é inerente ao social, ao humano, nos cabe vigiar contra os maus hábitos.
Obrigada por dispor o conhecimento
Axé!
Fantástico Mario Filho! Fantástico!
Muito obrigado!
Sua bênção! Pra mim , o mais triste nas fofocas de terreiro são as motivações. Não são fofocas pra se informar da vida do outro por preocupação real ou maledicência besta. São fofocas motivadas por vaidades, orgulho , arrogância, invejas. As motivações são sempre verdadeiramente maldosas e isto , num espaço que frequentamos tendo por objetivo domarmos estes nossos vícios morais , é triste demais. Muito Asé aí, Baba !
Sim, muito triste.
Babá Mário, nem sei como definir meu respeito. Agradecido por ser tão claro e objetivo. Ansioso pelas suas aulas no Umbanda EAD, meu mestre. Mojubá
Iba'se!
Muito obrigado pela carinhosa mensagem!
Axé!
Sensacional! Babá Mario é um exemplo a ser seguido em diversas frentes. Estudioso, ético, com caráter irretocavel e uma excelente pessoa. Gosto demais de ir ao seu terreiro e de aprender com ele. Mojuba Babá! Sua benção! Ase!
Olodumare o abençoe!
Muito obrigado!
Axé!
Mojuba Babá, mais um aprendizado sobre Rumbê, Palestina livre, o Sr é incrível, muito conhecimento que nos ajuda a melhorar a cada dia.
Sábias palavras Pai necessárias, importantes. Axé saravá Mojuba.
Terminei de assistir o vídeo, excelente como sempre, com aula de filosofia e política. Logo de cara a camiseta maravilhosa de luta. Axé! E Palestina livre!!
Axé!🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸
Excelente explicação! Participo apenas da assistência, mas gosto de aprender ❤
Sucesso!
Maravilloso su trabajo, mis felicitaciones. Gracias por tanto conocimiento compartido❤ abrazo Estela de Uruguay 🇺🇾
Abraços.
Gostei muito da parte organizacional do seu templo.
Muito obrigado.
Babá Mário Gratidão pelos seus ensinamentos sua simpatia e coração enorme. Axé.
MDS é tanto conhecimento ❤
Obrigado!
Eu precisava muito dessa aula para ensinar meus irmãos mais novos ... gratidão Babá ❤
Eu que agradeço!
Bom Dia Babá Mário obrigada por hoje não tenho o que dizer só peço sua Benção obrigada por esclarecer obrigada ❤
Obrigado pelo ensinamento 🙏
Eu que agradeço!
Ótima palestra Baba! Palestina livre!
Muito obrigado!🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸
Ótimo vídeo gratidão babá
Obrigado pelo ensinamento sempre
Eu que agradeço!
Muito bem pai Mário, busque seus direitos. Oxalá abençoe
Axé!
Muito bom, esclarecedor.
Axé!
Muito obrigada!
Eu que agradeço!
Esclarecedor
Obrigado
Vixi em tb estou isso Babà ... e muito difícil!!!
Pois é!
Bela palestra
Muito obrigado!
Kolofè Babá , suas palavras expressam a pura verdade , mais a famosa convivência é complicada demais , e dentro de templo , casa de candomblé pior ainda , imagine um lugar onde a yalorixá tem sua panela os preferidos , e quem não faz parte torna-se alvo de perseguições , maltrato , infelizmente a vaidade , o egocentrismo , e ambição faz com que vc fique decepcionado com tantas inovações.
Eu não aprendi isso , e nem quero este ensinamento Babá ,
Fico triste com essa falta de respeito com as pessoas e com o sagrado.
Muito triste.
Excelente tema!!!! Parabéns
Muito obrigado!
Ótimo video.
Obrigado!
Obrigada por tanto ensinamento!
Eu que agradeço!
Muito construtiva sua palestra parabéns e obrigada pela espli ação
Eu que agradeço!
Axé
Axé!
Participação em terreiro é uma causa acima de devoção e vaidade. No mundo da bola é o que chamamos de trairagem. Terreiro é um QUILOMBO, local de resistência e crescimento. Infelizmente essa trairagem é rotina no terreiro e fora dele. Saudações babá Mário.
Saudações!
Babá, boa noite. Axé. Há muito tempo acompanho o senhor pelo you tube, leio artigos no site do terreiro, li seu livro" o que é religião afro brasileira " e leria outros , mesmo que tivessem mil páginas devido a admiração que tenho pelo tamanho conhecimento acadêmico que o senhor tem e por isso também acompanho entrevistas do senhor em podcast e votei no senhor para deputado federal por acreditar em sua proposta, apesar do pouco tempo na televisão, em que apontava um combate ao racismo e aos crimes cometidos às religiões de matrizes africanas. Agora pouco, quando vi esse vídeo fiquei extremamente triste, decepcionada mesmo, tanto que parei o vídeo aos 12:17 para vir colocar minha indignação. Como Babá? Uma pessoa dessa, dentro do convívio do terreiro não consegue aprender o mínimo? Respeito. Respeito com o mais velho, com aquele que sabe mais, que tem mais conhecimento. Eu senti vergonha por essa atitude mesquinha, egoísta, tão premeditada e desonesta que essa pessoa teve com o senhor, com sua família e com a comunidade do terreiro. E tem pessoas assim Babá, infelizmente que ainda saem e tentam derrubar o terreiro ao invés de praticar a caridade. Meu pai de santo, tem também esse caráter como o seu, e tenho orgulho dele e do terreiro simples e cheio de axé que sou filha. Mojubá, axé sempre Babá!
Puxa, muito obrigado pela carinhosa mensagem.
Sucesso ao seu Templo e ao seu Sacerdote!
Palestina livre!!! Não a opressão entre os povos, entre as pessoas!!! Tudo haver com sua aula sobre ética e moral nos terreiros!!!
Muito obrigado!
acompanho o canal a 2 anos já, muito obrigado pelos esclarecimentos. Sou doi RJ e gostaria de contribuir com o terreiro, mas a minha situação financeira não me permite nem mesmo enviar 1kg de alimento, mas fica meu agradecimento por todo o conhecimento passado.
Axé!
Babá Mário, não sabia dessa questão dos Malandros. Vale a pena fazer um vídeo sobre o assunto :D
Uma dúvida: nos processos de sacrifício, a pessoa precisa estar presente? Eu não acho o sacrifício uma prática primitiva e nem nada do tipo, mas estou na parcela da população que não consegue ver esse tipo de coisa (pela questão do sangue etc)... como isso é trabalhado no dia a dia do terreiro?
Ok.
Não precisa estar presente.
Parabéns pelos esclarecimentos Babá!!
A fofoca, lamentavelmente, sempre se faz presente, o que controla isso é uma boa administração... porém tudo tem limite. Sobre " entidades" como Malandros na Baixada Fluminense conheci um que pedia os filhos pra colocarem maconha e cocaína pra ele na linha do trem...claro que nunca participei disso. E é antigo; a vó de um amigo frequentava um terreiro em Araruama, nos idos de 1970, que o exu da casa tinha relações sexuais com algumas filhas incorporadas com pomba giras, retirados numa camarinha , durante uma semana, em rituais anuais, prq o tal exu teria sido marido das pomba giras em vidas passadas. Sabemos que isso não é Exú, muito menos Esú. E dona Zélia filha do sr. Zélio conta que qnd ela tinha uns 12 anos chegou a ir com o pai no Terreiro de Macumba da Dona Cândida, onde o Preto Tio Antônio rezou seu Zélio... que ela nessa época já tinha bastante idade e fechou o Terreiro prq um exu incorporado num médium da Casa enfiou um punhal no próprio peito e a pessoa morreu.
Então, nosso desafio sempre foi e ainda é grande na construção de Casas e comunidades espirituais com ambiente sadio de construtivo.
Saravá Umbanda e o Candomblé tbm!!!
Muito obrigado pela colaboração.
Axé!
🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸
🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸
❤️🇵🇸🕊️🇧🇷❤️
🇵🇸🇵🇸🇵🇸
Sua benção Baba Mário! Sou do Rio de Janeiro e acompanho os seus ótimos vídeos, que trazem muitos ensinamentos. No momento em que você comenta sobre a linha da malandragem, é mencionado que você é proibido de trabalhar com malandro. Não ficou claro se era você ou o seu terreiro é proibido de trabalhar com a linha de malandros. Poderia explicar melhor?
Tanto eu como meu pai de santo e outros irmãos, trabalhamos com a linha da malandragem, porém com uma visão completamente diferente da visão negativa que muitos possuem. Entendo e concordo que muitos terreiros levam a linha da malandragem com essa visão pejorativa, porém o que não falta são pessoas sem conhecimento e sem discernimento sobre a verdadeira essência das entidades.
Fui proibido de trabalhar com essa linha, desde a fundação do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra, por meu Guia-Chefe.
Eu nem conhecia essa linha, antes dele falar dessa proibição.
É complicado! Aqui eu sempre digo para a minha comunidade: a opinião pessoal não cabe no coletivo. Muito triste 😢
Sim, verdade.
Estou surpreso com o desserviço da fofoca no seu Templo. Ao menos a quem assiste a gira, todos os membros parecem mutuamente leais uns aos outros e ao terreiro
Mas já se foram, isso que importa.
e quando é o próprio pai de santo que espalha a fofoca? e as pessoas próximas como a Mãe pequena por exemplo, passam pano para esse comportamento, e possível que essas pessoas tenham ainda assim condições e até mesmo axé para lhe dar com iniciados?
É só sair da casa.
Palestina livre 🇵🇸
🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸
Bàbá, já que cita o pai Agenor Miranda no vídeo, gostaria de saber, caso seja de seu conhecimento, o motivo do entendimento acerca do sistema de Ifá aqui no Brasil, difundido bastante pelo Agenor, diferir tanto do sistema entendido em área iorubá. Odus que não existem no sistema original e ordem diferente dos odus entre os dois sistemas como Obará meji por exemplo que é o sétimo originalmente e fica, aqui no Brasil, como sendo o sexto. Aboru, Aboye, Abosise!
Ejionilê, Ejila-Xeborá, Eguiloguibã e Ejiologbom são alguns dos odus que Agenor cita, inclusive em uma obra: Caminhos de Odu (1998) e que não estão originalmente no sistema dos 256 odus de Ifá.
Não confunda Odù Merindinlogun com Odù Ifá. São coisas diferentes.
Baba Agenor fala do sistema de Merindinlogun que ele aprendeu com as Matriarcas do Opo Afonjá e Ile Ase Iya Naso Oka.
No Merindinlogun o sexto Odù é Obara, em todas a yorubalandia.
Ah, entendi Bàbá, muito obrigado pelo esclarecimento, eu tinha bastante dúvida nisto. O Merindilogun se refere ao jogos dos 16 búzios, não é isto?
@@lucasjesus246 sim, Merindinlogun quer dizer 16.
Depois dessa camiseta, cancelo por aqui minha inscrição no seu canal, babá Mario. Muito obrigado por todos os ensinamentos até aqui! Axé!🙏🏽🙌🏽
Você deveria ficar, para aprender, de verdade.
Lembre-se que sou instrutor da Polícia Militar e por muitos anos eu falei sobre Terrorismo em vários cursos de Operações Especiais, inclusive meu trabalho acadêmico de mestrado é fonte no curso de agentes da ABIN.
Isso é um terreiro de Umbanda islâmico?
Não.
@ Eu dei uma olhada no site institucional de vocês e vi que possui algumas referências à outros cultos, como o olho de Hórus e alguns dizeres em língua do oriente médio (árabe talvez).
Mas não entendi o texto que dizia não sincretizar com os santos católicos.
Poderia me dar uma luz sobre isso? Estou um pouco confuso sobre vosso culto.
@@PeX218 , basta assistir aos demais vídeos do Canal. Em nosso Templo de Umbanda e de Ifá há vários muçulmanos, inclusive eu.
@ Ah ok. Vou procurar saber um pouco mais.
Obrigado ☺️
#FreePalestine 🇵🇸
🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸🇵🇸
Boa Tarde. Por favor qual o nome dos livros? Achei só 1 sobre islamismo na Amazon @palestinalivre
Coleção O Que É - Religião Afro- Brasileira a.co/d/0Ou60Xw
Muito obrigado e axé