Você já leu sobre a crueldade do colonialismo árabe na África, anterior ao europeu? Se não, ainda dá tempo (há autores maravilhosos, inclusive africanos). A Europa virou bode-expiatório do mundo agora. Estude mais profundamente a história global e as invasões e conquistas para ter uma visão mais imparcial. 😉
Pode até ter uma parcela de culpa, mas não é motivo pra se vitimizar e culpar os colonizadores. Exemplo são a China, A coreia do sul, India, Paquistão, EUA, etc. Todos foram colônias e após anos de sua independência se tornaram países fortes e influentes, alguns com uma economia muito rica.
@@geopolitical23 A maioria da população destes países não é de origem europeia como aqui,lá o sentimento nacional existe e se contrapôs ao colonizador.
@@geopolitical23 Toda vez que alguém cita a força colonial sobre a América do Sul, outro aparece citando a palavra vitimismo e/ou alguma de suas derivadas, ficando, assim, fácil de perceber a conotação de pensamento extremo-direitista, lugar de narrativas que costumeiramente justificam colonialismo paradoxalmente ao ideal libertário , numa total "dicotomia paradoxal" (assim mesmo: com eufemismo).🙄😬
@@geopolitical23tirando os EUA todos os países citados são mais antigos q o próprio continente Europeu , e já foram impérios ou grandes reinos no passado, comparado com os países citados por vc o Brasil e um recém nascido não é questão de vitimismo temos q arrumar os erros herdados pelo colonialismo.
se trocar o termo "ignoraram" por "deliberadamente ignoraram" fica mais correto. Uma tática básica colonialista é manter os colonizados em conflito entre si pra assegurar o próprio poder
Parabéns Julia Braun, reportagem didática, primoroso conteúdo sobre oriente médio e a dominação britânica/francesa. Parabéns pelo trabalho jornalístico.
Geralmente clã é a família extendida com um ou 2 ancestrais em comum todo mundo primo de 1,2,3,4 grau,seu primo q é neto do irmão da tua avó,seu outro primo q é bisneto da irmã do seu bisavô,seu outro primo q é tataraneto do irmão do seu tataravô, todos esses formam um clã.
Todos os vídeos são maravilhosos e todos os profissionais são incríveis! Saudades de mais vídeo com a Camila Vera Motta! Parabéns a todos da BBC News BR! Canal incrível!
E como sempre, na historia mundial da humanidade, as disputas de e pelo poder mobizam toda uma gama de acontecimentos. E nem é tão complexo assim pois, se sabemos q tudo o q envolve armamentos e afins se apresenta como a mais rentável forma de comércio entre as nações é mais q impossível q estas feiras mundiais de vidas sem vidas não sejam as mais frequentes .
Finalmente alguém fez um vídeo sobre esse acordo, já havia lido sobre mas nunca cheguei a ver alguém trazer este assunto a tona num vídeo, inclusive faltou a parte q havia um representante da Rússia czarista neste acordo, porém com as revolução de 1917 q depôs o regime czarista, eles foram "retirados" do acordo. Outra coisa mt bem observável neste vídeo, é o claro interesse britânico de ter um "porto" seguro na região, visando manter o controle do canal de Suez. Fica clara q para os britânicos era muito mais vantajoso entregar a região da palestina aos interesses de uma burguesia/elite judaica q já era influente na Grã-Bretanha, do que permitir a "total" independência da região.
Os acontecimentos recentes como efeitos colaterais da história recente vem nos mostrar que não importa o local, onde quer que os europeus e britânicos tenham colocado suas mãos surge somente morte, conflitos e destruição.
Ótimo resumo, parabéns pela reportagem. Para ilustrar a situação, recomendo o épico Lawrence da Arábia de 1962, realizado ainda no rescaldo da Nakba de 1948 e que cobre exatamente o início desta fase da questão árabe e palestina. Apesar de ser baseado em um livro e ter um diretor britânicos, é um filme grandioso e corajosamente crítico à postura imperialista do Reino Unido perante os seus aliados árabes, após a vitória na 1a GG, contra os turcos/otomanos, aliados dos alemães no Oriente Médio.
São muitos e muitos dados históricos que desembocam nesse conflito. É um absurdo as pessoas tomarem partido de um ou outro lado, torcendo sem entender que ambos os povos estão sofrendo. Enquanto os senhores da guerra dão ordens, encastelados em seus gabinetes, centenas de pessoas morrem de forma cruel. É preciso dar um basta nessa situação, em nome da humanidade que ainda temos.😢
Tentar passar a ideia de que os atuais conflitos do Oriente Médio tem mais relação com história recente que com a divisão feita no início do século XX é desonesto, já que ali está a raiz do problema.
Parabéns BBC, faltou o vídeo sobre "o tratado internacional sobre direitos humanos e proteção em conflitos armados", o qual não é permitido mencionar diretamente enessa seção de comentarios.
A história está aí. Pra quem quiser ver - guerras geradas por conspirações e interesses materiais colocados acima do valor da vida! Obrigado por este vídeo!
Muito bem explicado. Ficou muito claro que uma das causas raízes é dos países que se meteram onde não deveriam. E esse tipo de comportamento dos países desenvolvidos continua acontecendo.
Ao dizer isso, você ignora as invasões e o escravagismo árabe na África e na própria Europa, assim como as cruéis invasões de hunos, de Gêngis Khan e dos otomanos pela Ásia e Europa. Está claro que a Europa virou o bode-expiatório da vez e só não vê quem não quer.
Muito esclarecedor. Inglaterra e França responsáveis por muitas mazelas neste mundo. Colonialistas não respeitaram a diversidade da região dando pano para os problemas que vemos até hoje. Não foi diferente com África, a Índia.
Video e narrativa histórica, excepcional, e verdadeira. É um tapa na cara dos fanáticos religiosos, que creem em versões fantasiosas e, que não se justificam, ética, moral, nem espiritualmente, mas, sempre com base na pseudo-justificativa de que têm esteio em textos, supostamente, sagrados, e que expressariam a vontade de Deus. São mentirosos cínicos e contumazes, por consequência da própria ignorância ou deliberada má-fé.
Esqueceu de falar também que império otomano recrutava pessoas nos territórios que eles dominavam tinha Palestinos judeu árabes nos dois lados na primeira grande guerra Mundial
Louis Charbonneau, diretor da organização “Human Rights Watch” para a ONU, disse: “Se os EUA e outros governos ocidentais quiserem convencer o resto do mundo de que levam a sério os direitos humanos e as leis da guerra, princípios que aplicam corretamente quanto às atrocidades russas na Ucrânia e às atrocidades do Hamas em Israel, também têm de aplicá-los quanto ao brutal desrespeito de Israel pela vida civil em Gaza”.
Talvez esse tratado tenha realmente causado todos estes problemas mas o que eu entendi como origem do conflito Israel/Palestina é que se quis implantar uma data de gente estrangeira (judeus americanos e europeus) numa terra de outros (palestinianos), tudo porque essas pessoas (judeus) não se querem misturar com as outras pessoas dos seus países originários (América, Europa). Isso é uma ideia completamente racista e xenófoba da parte dos judeus. Se um judeu nasceu no Reino Unido, ele é inglês, é essa a sua nacionalidade, e não faz o menor sentido estar a inventar um país (especialmente à força) para albergar uma seita religiosa. Pensava que já tínhamos ultrapassado essa mentalidade...
Exatamente isso, colega, ainda mais que o judaísmo é uma religião fechada. Diferentemente do cristianismo, eles não fazem questão de converter as pessoas a sua religião. A conversão vem pela " linhagem da mulher " .
"Se eu judeu nasceu na Inglaterra, é inglês" beleza, só faltou combinar com os ingleses, franceses, alemães, italianos etc que desde a idade média tratavam os judeus como estrangeiros, quantas vezes e em quantos países europeus a população inteira judaica foi expulsa, proibida de exercer certas profissões, de ser dona de terra, etc? Caso Deufrys: oficial do exército francês acusado e condenado injustamente de traição, de ser um espião, só por ser judeu. Hungria e vários outros países entregando toda a sua população judaica aos nazistas de mãos beijadas (nunca se cogitou lutar para defender nossos cidadãos), "porque, você sabe, eles não são realmente húngaros" e por ai vai.
Confundiu coisas diferentes: a "linhagem da mulher" que você fala é que todo bebê nascido de mulher judia é judeu, mas não basta ter pai judeu e mãe não-judia. Eles explicam isso teologicamente, mas na verdade isso é só uma resposta pra uma pergunta que surgiu durante o domínio grego e depois romano, várias mulheres judias estupradas e depois apareciam grávidas, e ai, a criança é judia ou não? E num mundo pré teste de DNA, é aquilo, pai ninguém tem certeza de quem é, a mãe é óbvio quem é. Já a conversão ao judaísmo é aberta a qualquer pessoa, de qualquer país, sexo, idade, etc, basta fazer um "curso" com um rabino pra aprender as tradições e ser questionado por um tribunal rabinico. Eles dificultam ppr dois motivos: 1) eles não acreditam que a "salvação" é exclusiva dos judeus, se você nasceu cristão ou muçulmano, ótimo, foi isso que Deus quis pra você, não tem pra que se converter ao judaísmo, você será julgado por suas obras/caráter; 2) o judaísmo é uma religião tribal, coletivista, diferente do cristianismo que a ênfase é na relação do indivíduo com Deus, do tipo, "se você está pecando isso é problema só de você e Deus". No judaísmo se um judeu não está cumprindo os mandamento isso prejudica todo o povo judeu, além disso, não existe ex-judeu, uma vez convertido, você pode virar hindu, muçulmano, budista, pros judaísmo você continua judeu, só que agora é um judeu que está cometendo um pecado de apostasia, ou de idolatria no exemplo do hindu. Por isso eles tomam muito cuidado com qiem convertem, querem ter certeza que a pessoa não tá só com "fogo no rabo" e que a pessoa vai manter as tradições depois de convertido.
Faltou falar sobre o reino árabe hachemita que eles queriam toda a península arábica, Síria, líbano, Israel, Jordânia, Iraque seria tudo um só país. Disso pouca gente fala sobre.
Kkkkk nunca q isso ia dar certo. Judeus, vários tipos de cristão e tipos de muçulmanos diferentes e que se odeiam, de várias etnias diferentes, juntos. A situação ia ser pior do que é hoje.
Não podemos esquecer que os curdos foram esquecidos! E queriam tambem a tomada de partes do atual Turquia que tiveram que resistir. Outra historia muito esquecida.
É exatamente isso. Só é importante lembrar que os países Árabes nunca lutaram para criar um estado palestino e sim apenas para acabar com Israel. Se tivessem vencido teriam dividido a região entre si.
O sofrimento dos jovens árabes com o desemprego e falta de estrutura, não tem relação com o tratado. Tem relação como a orientação religiosa/governamental sobre o controle familiar. É comum no mundo árabe uma mulher ter mais de 10 filhos. A população do Egito quadruplicou nos últimos 50 anos, passando de menos de 25 milhões para mais de 100 milhões hoje. Não existe Estado no mundo que suporte um crescimento como esse de forma organizada.
Como Historiador gostaria de contribuir com uma omissão do vídeo na pastilha do território a que ficaria com o Reino Unido foi a palestina e iraque, não existia jordania, só depois em 1921 a palestina foi demenbrada e se criou o estado "fantoche" da transjordania hj a jornadia e com o que sobrou da palestina que seria a parte judia teve que se dividir novamente com os Árabes.
Duas coisas me vêm ao pensamento: .pq os interesses dos países árabes não são mencionados,levando nos a crer q só os malvados franceses e ingleses,é q tinham interesses? .antes deste acordo "secreto",não havia conflitos na região?
Esses povos já lutavam com outras divisões territoriais milhares de anos antes da Inglaterra existir. Mas como a Europa deve ser o centro do mundo, eles não tem autonomia nem para se odiar.
Verdade. Fala-se no genocídio contra os armênios no começo do século XX, no Holodomor provocado por Stalin na Ucrânia, no Holocausto perpetrado pelo Nazismo. Mas ninguém lembra do Nakba provocado por colonos judeus contra os palestinos. Urge desvendar a História.
E a invasão cruel de Gêngis Khan e Átila sobre a Europa e Ásia? E as impiedosas invasões árabes à África e Europa? E a invasão otomana à Europa? Isso mostra a profunda falta de conhecimento que se lê no seu comentário. Na história global, todo mundo invadia e conquistava os mais fracos. Infelizmente, sempre funcionou assim. Sugiro que leia mais para nos poupar de comentários equivocados e que não contribuem em NADA para o diálogo.
A BBC como sempre traz uma reflexão sobre a origem dos conflitos no oriente médio. Apesar de ser uma empresa estatal britânica tem coragem de mostrar como o ocidente insiste em subjulgar as demais nações.
Os países ricos dispõem sobre outros países como se fossem domínio deles. Depois ficam perplexos com o rancor que disseminam. Oh, todos pela paz. Paz para quem? Para nós que não é. Por essas e por outras, que não me preocupo com destino da humanidade. Tanto faz!
Todo mundo só se lembra que essa divisão de terras do oriente médio serviu como protagonismo para os conflitos árabes judaicos, sendo que não só ficou por ai, onde, antes da divisão existia o Curdistão, após á "descolonização", o Curdistão acabou deixando de existir, por isso que também existe essa guerra que os curdos estão lutando. Isso não so ficou no oriente medio, mas também na África, devido à conferencia de Berlim de 1885, liderado pelo Otto Von Bismarck. Até hoje é pode ser visto as consequências gerado por essa conferência.
Um bom vídeo, pois mostra como a Europa (ocidente) tem o dedo nos problemas que envolvem o "oriente médio". Ou seja se não fosse a interferência estrangeira europeia não teríamos muitos problemas que temos naquela região e em vários outros lugares do mundo.
Aparentemente com ou sem a Europa, a situação no Oriente Médio continuaria a ser complexa, afinal países autônomos lá não são desenvolvidos, mal tratam as mulheres, não aceitam liberdades básicas dos seus habilitantes. Antes dos europeus outros impérios dominaram aquela região e causaram muitos problemas também, não tem como colocar o problema no colo da Europa apenas.
@@jrgq,os otomanos já haviam elaborado reformas pra fortificação nacional e garantia de liberdades civis no séc XIX. Pesquise sobre as reformas de Tanzimat. Eles até já tinham descriminalizado a homossexualidade em todo território do império. Os britânicos recriminalizam na Palestina e na Jordânia. Obviamente que não podemos trabalhar com futuro do pretérito, não temos como determinar uma história que não aconteceu,mas se os europeus tivessem ficado no seu devido lugar,poderíamos viver num mundo bem diferente hoje.
Olá! Muiro obrigado! Por essa riqueza de conteúdo paara que nos brasileiros nao tomamos pposição para lado algum mais temos que entender e ai sim dar razão pata ambos os lados mais no final sempre quem sai perdendo e os cidadãos qie lutam por seu direitos democráticos que neste caso foi jogado para ao lado e deixanso a população inbocente de amvos ps lados levados ai sofrimento por interesses partidários entre os lideres de Israel × Grupo HAMAS que para mim nengum dos dois lados tem atenção com.o povo, olha assisti a uma reportagem que me revoltou pois havia uma vila linda perfeita para mim um município os judeis foram expulsos pela policia de Israel e soldados e a população se abrigou na sinagoga mesmo assim as forca invadiram e retiram dos de seus lares e da sinagoga e colocaram em ônibus que mais parecia os vagões de trens nazistas muito triste de assistir 😭😭😭 edo.ouyro lado assistimos o mesmo terror muito pior com cerca de 8.000 vitimas dos bombardeios xheguei a ver israelenses choram por alguns amigos palestinos que perderam suas vidas nos bombardeios nos atuais tempos hoje nao podemos nem escolher amigos sinto muito pelos dois povos cidadãos que perderam seus filhos, mulhetes, netos, irmãos , amigos e neste mundo nso vão mais se ver me pergunto porque fizeram isso com essas duas Nações com certeza o mesmo DEUS TODO PODEROSO isso qie esta acpntecendo com certeza desagrada a DEUS depois alguns idiotas blasfemam contra o SENHOR DEUS TODO PODEROSO e novamente a cena se repete sobre Caim e Abel.
Que bom que houve a observação ao final. O Tratado Sykes-Picot realmente não merece muito respeito, mas o fato concreto é que pelo menos desde a Crise de Suez ninguém espera que França ou Grã-Bretanha mandem tropas para qualquer lugar da região para defendê-lo. Há inclusive uma longa história de desrespeito armado a essas fronteira e nenhuma expectativa de reação externa. Faz mesmo sentido responsabilizar um acordo de décadas atrás que ninguém mais respeita ou valoriza pela situação das fronteiras que poderiam ser mudadas por acordos diplomáticos se as populações que de fato lá vivem assim quisessem? Sim, há esforços como o "acordo de cavalheiros" do Líbano que cria cotas por crença para os cargos políticos mais influentes... mas essas comunidades realmente não conseguem nada mais concreto ou significativo? E de alguma forma a culpa ainda é da França e do Reino Unido? Mesmo? Eu sempre achei "independência política" uma expressão auto-contraditória, mas ainda assim é curiosa essa situação.
Tem um aspecto oculto nessa história que envolve o controle sobre a exploração do petróleo. Israel está naquelas terras para garantir que não faltaria petróleo para o desenvolvimento dos EUA.
O embrião dos acontecimentos atuais está aí, depois disso começa a bola de neve. Mas não dá pra mudar o fato que a região já tinha gente, qualquer interferência de qualquer povo que não fossem os próprios Árabes iria dar problema não é?
@@cristianferrari4984 você conhece a história do Mandato Britânico? A cronologia do Movimento Sionista? Não é como se o lugar fosse uma comunidade de árabes sendo invadida por Judeus inoportunos de uma hora para a outra. Muito longe disso.
Chega a ser inacreditável como os líderes britânicos eram tão irresponsáveis. Só posso dizer que eram completos 1mb3cis, não há desculpa para o estrago que causaram em tudo que colocaram a mão, inclusive no Brasil a partir de Portugal.
Ao dizer isso, você ignora as invasões e o escravagismo árabe na África e na própria Europa, assim como as cruéis invasões de hunos, de Gêngis Khan e dos otomanos pela Ásia e Europa. Está claro que a Europa virou o bode-expiatório da vez e só não vê quem não quer.
A dominação de uma região sobre outra e de um povo supostamente mais poderoso que outro, desenhou todas as fronteiras do mundo!! Ou seja o homem não quer ser amigo de ninguém. Só seu próprio interesse!!
Leia sobre as invasões e o escravagismo árabe na África, pois não foi nada melhor. Claro, esta na moda acusar a Europa de todos os males do mundo, esquecendo todos os outros povos que causaram flagelos aos outros (hunos, árabes, otomanos, chineses etc.).
@@dogcomunista5403 Nem você nem eu pode responder isso porque é uma questão que demanda estudo histórico minucioso de peritos, mas não é difícil depreender que definitivamente influenciou. Contudo, não convém contabilizar isso porque não é a pauta da vez de correntes ideológicas que escolheram demonizar a Europa e esquecer todo o passado da história global.
Pessoal reclamando de colonialismo, mas que país no mundo não foi dominado por uma potência um dia? Até os ingleses já foram um domínio do império Romano! O problema dos povos dessa região do Oriente Médio é que já lhes foi dada a independência, mas até hoje eles não se decidiram o que fazer com ela.
É impressionante como tem dedo britânico/francês em crises de países subdesenvolvidos. E ainda se acham melhores por vezes. Os caras deixam todo mundo na m* e não se sentem responsáveis. Lamentável
Onde tem Guerra civil vai ter o dedo da Inglaterra e da Franca. Incrivel a deaordem que Essa Gente causou no planeta e ainda querem dar licao de moral. E tem vida latas que aceita!
Pelo menos a BBC não é negacionista da história britânica e reconhece os males históricos criados pelo colonialismo. Bom vídeo.
Mea culpa. Até hoje, esses dois países têm possessões coloniais até hoje.
Isso um fruto da democracia, ou pelo menos tentativa dela, diferente ds Rússia onde a mídia é controlada pelo governo.
Batalha de Navarino, 20 de outubro de 1827 a Rússia lutou ao lado de França e Inglaterra pela independência da Grécia.
@@jonathasgribel9115 sempre que alguém de fora luta pela independência de um país dá M. Interesses nem tão ocultos.
Todos os repórteres tem que se unir a favor de Lula e só proteger Lula nas entrevistas😅😅😅 Viva o comunismo já😅😅Venezuela e china❤❤
Nada como conhecer a historia para entender nosso mundo. Obrigado pela reportagem.
E tem gente que acha que o colonialismo não é responsável pelas crises na África e no Oriente Médio.
Na América Latina
Os que já foram colonizados no caso.
@@HenriqueSantana. nenhuma criança foi decapitada seu animal, para de espalhar fakenews
Imperialismo e o Neocolonialismo desgraçou a vida de milhões de pessoas onde quer que tenha ocorrido.
Você já leu sobre a crueldade do colonialismo árabe na África, anterior ao europeu? Se não, ainda dá tempo (há autores maravilhosos, inclusive africanos). A Europa virou bode-expiatório do mundo agora. Estude mais profundamente a história global e as invasões e conquistas para ter uma visão mais imparcial. 😉
Muito esclarecedor. Como as raízes desses assuntos são antigas e profudas. Parabéns ao narrador e a BBC Brasil.
O Colonialismo é responsável pelas crises aqui na "America" do Sul também.
Pelo brasil? Argentina?
Pode até ter uma parcela de culpa, mas não é motivo pra se vitimizar e culpar os colonizadores. Exemplo são a China, A coreia do sul, India, Paquistão, EUA, etc. Todos foram colônias e após anos de sua independência se tornaram países fortes e influentes, alguns com uma economia muito rica.
@@geopolitical23 A maioria da população destes países não é de origem europeia como aqui,lá o sentimento nacional existe e se contrapôs ao colonizador.
@@geopolitical23 Toda vez que alguém cita a força colonial sobre a América do Sul, outro aparece citando a palavra vitimismo e/ou alguma de suas derivadas, ficando, assim, fácil de perceber a conotação de pensamento extremo-direitista, lugar de narrativas que costumeiramente justificam colonialismo paradoxalmente ao ideal libertário , numa total "dicotomia paradoxal" (assim mesmo: com eufemismo).🙄😬
@@geopolitical23tirando os EUA todos os países citados são mais antigos q o próprio continente Europeu , e já foram impérios ou grandes reinos no passado, comparado com os países citados por vc o Brasil e um recém nascido não é questão de vitimismo temos q arrumar os erros herdados pelo colonialismo.
se trocar o termo "ignoraram" por "deliberadamente ignoraram" fica mais correto. Uma tática básica colonialista é manter os colonizados em conflito entre si pra assegurar o próprio poder
Parabéns Julia Braun, reportagem didática, primoroso conteúdo sobre oriente médio e a dominação britânica/francesa. Parabéns pelo trabalho jornalístico.
Assim como fizeram na África...😢
O mesmo erro que fizeram na África. Ignoraram as divisões entre os clãs locais.
Erro? O que as nações do centro do capitalismo fizeram e fazem ao redor do mundo é tudo, menos um erro. Colonialismo e imperialismo é nome certo.
Vc quis dizer Etnia, clã é família, parentes
Geralmente clã é a família extendida com um ou 2 ancestrais em comum todo mundo primo de 1,2,3,4 grau,seu primo q é neto do irmão da tua avó,seu outro primo q é bisneto da irmã do seu bisavô,seu outro primo q é tataraneto do irmão do seu tataravô, todos esses formam um clã.
Numa aldeia pode ter vários clãs.
A aldeia da folha, por exemplo, tem o clã Uchira, clã Uzumaki, e por aí vai...
Daqui a algum tempo haverá alguem fazendo um video sobre esse mesmo tema, porém sobre como a França dividiu o continente africano.
Verdade, porque a França tem colônias lá.
Há um canal, Eu África, que pode ter vídeos sobre esse tema.
Excelente matéria, outras mídias passa longe dessa história.
Que aula de história!!!! Excelente este vídeo! Obrigada.
Todos os vídeos são maravilhosos e todos os profissionais são incríveis! Saudades de mais vídeo com a Camila Vera Motta! Parabéns a todos da BBC News BR! Canal incrível!
E como sempre, na historia mundial da humanidade, as disputas de e pelo poder mobizam toda uma gama de acontecimentos.
E nem é tão complexo assim pois, se sabemos q tudo o q envolve armamentos e afins se apresenta como a mais rentável forma de comércio entre as nações é mais q impossível q estas feiras mundiais de vidas sem vidas não sejam as mais frequentes .
Finalmente alguém fez um vídeo sobre esse acordo, já havia lido sobre mas nunca cheguei a ver alguém trazer este assunto a tona num vídeo, inclusive faltou a parte q havia um representante da Rússia czarista neste acordo, porém com as revolução de 1917 q depôs o regime czarista, eles foram "retirados" do acordo. Outra coisa mt bem observável neste vídeo, é o claro interesse britânico de ter um "porto" seguro na região, visando manter o controle do canal de Suez. Fica clara q para os britânicos era muito mais vantajoso entregar a região da palestina aos interesses de uma burguesia/elite judaica q já era influente na Grã-Bretanha, do que permitir a "total" independência da região.
Os acontecimentos recentes como efeitos colaterais da história recente vem nos mostrar que não importa o local, onde quer que os europeus e britânicos tenham colocado suas mãos surge somente morte, conflitos e destruição.
Ótimo resumo, parabéns pela reportagem.
Para ilustrar a situação, recomendo o épico Lawrence da Arábia de 1962, realizado ainda no rescaldo da Nakba de 1948 e que cobre exatamente o início desta fase da questão árabe e palestina.
Apesar de ser baseado em um livro e ter um diretor britânicos, é um filme grandioso e corajosamente crítico à postura imperialista do Reino Unido perante os seus aliados árabes, após a vitória na 1a GG, contra os turcos/otomanos, aliados dos alemães no Oriente Médio.
No ano 70 , israel foi expulso de suas terras, o muro das lamentações mostram isso.
Putz...vou assistir de novo. Obrigada
É um grande filme!
São muitos e muitos dados históricos que desembocam nesse conflito. É um absurdo as pessoas tomarem partido de um ou outro lado, torcendo sem entender que ambos os povos estão sofrendo.
Enquanto os senhores da guerra dão ordens, encastelados em seus gabinetes, centenas de pessoas morrem de forma cruel.
É preciso dar um basta nessa situação, em nome da humanidade que ainda temos.😢
Excelente reportagem da BBC News
Tentar passar a ideia de que os atuais conflitos do Oriente Médio tem mais relação com história recente que com a divisão feita no início do século XX é desonesto, já que ali está a raiz do problema.
Concordo com o historiador como fl que tem o conflito com os olhos de hj.
Mas não podemos esquecer o que aconteceu na história recente.
tu acabou de assistir o vídeo e consegue comentar isso? Como que faz pra ter o cérebro assim? Pra eu fazer tudo ao contrário
Parabéns BBC, excelente vídeo.
Excelente explicação da Geopolítica do Oriente Médio. Erros graves e problemas atuais do Colonialismo europeu.
Parabéns BBC, faltou o vídeo sobre "o tratado internacional sobre direitos humanos e proteção em conflitos armados", o qual não é permitido mencionar diretamente enessa seção de comentarios.
Colonialismos , ditaduras, teocracias....
Essa região sai de uma coisa ruim e cai em outra pior.
Muito complexo de uma solução pacífica para eles.
Parabéns à BBC, um canal com credibilidade!
A história está aí. Pra quem quiser ver - guerras geradas por conspirações e interesses materiais colocados acima do valor da vida! Obrigado por este vídeo!
Muito bem explicado.
Ficou muito claro que uma das causas raízes é dos países que se meteram onde não deveriam. E esse tipo de comportamento dos países desenvolvidos continua acontecendo.
ja enfiaram tudo naquele lugar os recursos naturais deles..agora querem avançar no resto do mundo..absurdo.
A História mostra que em todos os tempos onde o imperialismo põe a mão ✋ quem paga é o povo que é quem produz a riqueza 🤑
Ótima explanação histórica
🤔Onde há dedos europeus, há desgraça.🧐
Ao dizer isso, você ignora as invasões e o escravagismo árabe na África e na própria Europa, assim como as cruéis invasões de hunos, de Gêngis Khan e dos otomanos pela Ásia e Europa. Está claro que a Europa virou o bode-expiatório da vez e só não vê quem não quer.
Verdade. Antes dos "europeus"era só paz e amor.
@@mariaborboleta7537 Olá "Maria Borboleta7537"! Rsrsrsr!!!
Muito esclarecedor. Inglaterra e França responsáveis por muitas mazelas neste mundo. Colonialistas não respeitaram a diversidade da região dando pano para os problemas que vemos até hoje. Não foi diferente com África, a Índia.
Video e narrativa histórica, excepcional, e verdadeira.
É um tapa na cara dos fanáticos religiosos, que creem em versões fantasiosas e, que não se justificam, ética, moral, nem espiritualmente, mas, sempre com base na pseudo-justificativa de que têm esteio em textos, supostamente, sagrados, e que expressariam a vontade de Deus.
São mentirosos cínicos e contumazes, por consequência da própria ignorância ou deliberada má-fé.
Parabéns aos envolvidos..
......Os países ricos, só são ricos as custas dos países pobres.....sempre foi assim ....
Esqueceu de falar também que império otomano recrutava pessoas nos territórios que eles dominavam tinha Palestinos judeu árabes nos dois lados na primeira grande guerra Mundial
Criticam os Árabes por intolerância mas em diversas épocas da história foram muito mais abertos que outros povos.
Louis Charbonneau, diretor da organização “Human Rights Watch” para a ONU, disse: “Se os EUA e outros governos ocidentais quiserem convencer o resto do mundo de que levam a sério os direitos humanos e as leis da guerra, princípios que aplicam corretamente quanto às atrocidades russas na Ucrânia e às atrocidades do Hamas em Israel, também têm de aplicá-los quanto ao brutal desrespeito de Israel pela vida civil em Gaza”.
Falta algo nesse texto, o domínio do Hamas em Gaza.
Israel tem muito medo de assistir o filme Farha, e não quer que o mundo assista
Talvez esse tratado tenha realmente causado todos estes problemas mas o que eu entendi como origem do conflito Israel/Palestina é que se quis implantar uma data de gente estrangeira (judeus americanos e europeus) numa terra de outros (palestinianos), tudo porque essas pessoas (judeus) não se querem misturar com as outras pessoas dos seus países originários (América, Europa). Isso é uma ideia completamente racista e xenófoba da parte dos judeus. Se um judeu nasceu no Reino Unido, ele é inglês, é essa a sua nacionalidade, e não faz o menor sentido estar a inventar um país (especialmente à força) para albergar uma seita religiosa. Pensava que já tínhamos ultrapassado essa mentalidade...
Teve muita coisa errada na criação de Israel, e o mundo até hoje passa pano pra Israel
Exatamente isso, colega, ainda mais que o judaísmo é uma religião fechada. Diferentemente do cristianismo, eles não fazem questão de converter as pessoas a sua religião. A conversão vem pela " linhagem da mulher " .
misturar, eles se misturam... desde q vc esteja pagando e eles faturando... não há xenofobia pra dinheiro...
"Se eu judeu nasceu na Inglaterra, é inglês" beleza, só faltou combinar com os ingleses, franceses, alemães, italianos etc que desde a idade média tratavam os judeus como estrangeiros, quantas vezes e em quantos países europeus a população inteira judaica foi expulsa, proibida de exercer certas profissões, de ser dona de terra, etc? Caso Deufrys: oficial do exército francês acusado e condenado injustamente de traição, de ser um espião, só por ser judeu. Hungria e vários outros países entregando toda a sua população judaica aos nazistas de mãos beijadas (nunca se cogitou lutar para defender nossos cidadãos), "porque, você sabe, eles não são realmente húngaros" e por ai vai.
Confundiu coisas diferentes: a "linhagem da mulher" que você fala é que todo bebê nascido de mulher judia é judeu, mas não basta ter pai judeu e mãe não-judia. Eles explicam isso teologicamente, mas na verdade isso é só uma resposta pra uma pergunta que surgiu durante o domínio grego e depois romano, várias mulheres judias estupradas e depois apareciam grávidas, e ai, a criança é judia ou não? E num mundo pré teste de DNA, é aquilo, pai ninguém tem certeza de quem é, a mãe é óbvio quem é. Já a conversão ao judaísmo é aberta a qualquer pessoa, de qualquer país, sexo, idade, etc, basta fazer um "curso" com um rabino pra aprender as tradições e ser questionado por um tribunal rabinico. Eles dificultam ppr dois motivos: 1) eles não acreditam que a "salvação" é exclusiva dos judeus, se você nasceu cristão ou muçulmano, ótimo, foi isso que Deus quis pra você, não tem pra que se converter ao judaísmo, você será julgado por suas obras/caráter; 2) o judaísmo é uma religião tribal, coletivista, diferente do cristianismo que a ênfase é na relação do indivíduo com Deus, do tipo, "se você está pecando isso é problema só de você e Deus". No judaísmo se um judeu não está cumprindo os mandamento isso prejudica todo o povo judeu, além disso, não existe ex-judeu, uma vez convertido, você pode virar hindu, muçulmano, budista, pros judaísmo você continua judeu, só que agora é um judeu que está cometendo um pecado de apostasia, ou de idolatria no exemplo do hindu. Por isso eles tomam muito cuidado com qiem convertem, querem ter certeza que a pessoa não tá só com "fogo no rabo" e que a pessoa vai manter as tradições depois de convertido.
Faltou falar sobre o reino árabe hachemita que eles queriam toda a península arábica, Síria, líbano, Israel, Jordânia, Iraque seria tudo um só país.
Disso pouca gente fala sobre.
Kkkkk nunca q isso ia dar certo. Judeus, vários tipos de cristão e tipos de muçulmanos diferentes e que se odeiam, de várias etnias diferentes, juntos. A situação ia ser pior do que é hoje.
Não podemos esquecer que os curdos foram esquecidos! E queriam tambem a tomada de partes do atual Turquia que tiveram que resistir. Outra historia muito esquecida.
Muitos povos foram esquecidos pois não tem força econômica e política, até hoje ninguém liga pros curdos.
É exatamente isso. Só é importante lembrar que os países Árabes nunca lutaram para criar um estado palestino e sim apenas para acabar com Israel. Se tivessem vencido teriam dividido a região entre si.
Excelente reportagem
Culpo os britânicos por não terem resolvido a questão da monarquia como os franceses resolveram. Segue até o hoje esse problema sem ser solucionado.
O sofrimento dos jovens árabes com o desemprego e falta de estrutura, não tem relação com o tratado. Tem relação como a orientação religiosa/governamental sobre o controle familiar. É comum no mundo árabe uma mulher ter mais de 10 filhos. A população do Egito quadruplicou nos últimos 50 anos, passando de menos de 25 milhões para mais de 100 milhões hoje. Não existe Estado no mundo que suporte um crescimento como esse de forma organizada.
Por isso eles se espalham.pela Europa pior que pragas..trazendo desgraça e ódio.
Excelente
Como Historiador gostaria de contribuir com uma omissão do vídeo na pastilha do território a que ficaria com o Reino Unido foi a palestina e iraque, não existia jordania, só depois em 1921 a palestina foi demenbrada e se criou o estado "fantoche" da transjordania hj a jornadia e com o que sobrou da palestina que seria a parte judia teve que se dividir novamente com os Árabes.
Parabens alguem que le e entende historia
Duas coisas me vêm ao pensamento:
.pq os interesses dos países árabes não são mencionados,levando nos a crer q só os malvados franceses e ingleses,é q tinham interesses?
.antes deste acordo "secreto",não havia conflitos na região?
Beleza. Agora faz um vídeo sobre como eram organizados esses territórios na época do império otomano.
Vocês poderiam disponibilizar legendas nos vídeos? Obrigado!
UP
Parabéns BBC sempre fiel, sem tendências ! Obrigado pelo conteúdo !
Esses povos já lutavam com outras divisões territoriais milhares de anos antes da Inglaterra existir. Mas como a Europa deve ser o centro do mundo, eles não tem autonomia nem para se odiar.
perpetual war zone since the bronze age..
Interessante o vídeo 👏
Finalmente vcs falaram do nakba
Verdade.
Fala-se no genocídio contra os armênios no começo do século XX, no Holodomor provocado por Stalin na Ucrânia, no Holocausto perpetrado pelo Nazismo. Mas ninguém lembra do Nakba provocado por colonos judeus contra os palestinos.
Urge desvendar a História.
E a invasão cruel de Gêngis Khan e Átila sobre a Europa e Ásia? E as impiedosas invasões árabes à África e Europa? E a invasão otomana à Europa? Isso mostra a profunda falta de conhecimento que se lê no seu comentário. Na história global, todo mundo invadia e conquistava os mais fracos. Infelizmente, sempre funcionou assim. Sugiro que leia mais para nos poupar de comentários equivocados e que não contribuem em NADA para o diálogo.
Muito interessante. 😮
Aula ótima!
Excelente vídeo.
A BBC como sempre traz uma reflexão sobre a origem dos conflitos no oriente médio. Apesar de ser uma empresa estatal britânica tem coragem de mostrar como o ocidente insiste em subjulgar as demais nações.
Muito interessante. Essa parte o povo não ouve.
Aconteceu o mesmo na África
Explica mas, não justifica!😢
👽💀👻👿 Hamas group is idolatry, Nazi, rebel, terrorist, dictator, extremist, thief, murderer, suicide and Satan's workshop the devil demon 👻👽👿💀
Os países ricos dispõem sobre outros países como se fossem domínio deles. Depois ficam perplexos com o rancor que disseminam. Oh, todos pela paz. Paz para quem? Para nós que não é. Por essas e por outras, que não me preocupo com destino da humanidade. Tanto faz!
reporter otimaaaa !!!
Sensacional ❤❤❤❤
Ótimo conteúdo.
Até mais 😊
Parabéns
Mas como vc sabe do acordo se ele é secreto?
Resumindo:
Nada mudou desde os primordios ! Briga por territorios , em nome de quem ????????😢
Todo mundo só se lembra que essa divisão de terras do oriente médio serviu como protagonismo para os conflitos árabes judaicos, sendo que não só ficou por ai, onde, antes da divisão existia o Curdistão, após á "descolonização", o Curdistão acabou deixando de existir, por isso que também existe essa guerra que os curdos estão lutando. Isso não so ficou no oriente medio, mas também na África, devido à conferencia de Berlim de 1885, liderado pelo Otto Von Bismarck. Até hoje é pode ser visto as consequências gerado por essa conferência.
Se não souber o mínimo do contexto histórico de conflitos é impossível compreender a conjuntura atual.
Ou seja cada país que contribuiu tenpos atrás tem culpa de tudo que está acontecendo. "Parabéns aos envolvidos"! 😥😓
E ficam bem quietos só assistindo a bagaceira!
Sempre esses caras...
Excelente! 👍👏👏
Valeu
PALESTINA LIVRE JÁ!!!!
Um bom vídeo, pois mostra como a Europa (ocidente) tem o dedo nos problemas que envolvem o "oriente médio". Ou seja se não fosse a interferência estrangeira europeia não teríamos muitos problemas que temos naquela região e em vários outros lugares do mundo.
Aparentemente com ou sem a Europa, a situação no Oriente Médio continuaria a ser complexa, afinal países autônomos lá não são desenvolvidos, mal tratam as mulheres, não aceitam liberdades básicas dos seus habilitantes. Antes dos europeus outros impérios dominaram aquela região e causaram muitos problemas também, não tem como colocar o problema no colo da Europa apenas.
@@jrgqmas nesse caso estamos falando do século passada, em termos de história é logo ali. O embrião dos acontecimentos de agora estão aí.
@@jrgq,os otomanos já haviam elaborado reformas pra fortificação nacional e garantia de liberdades civis no séc XIX. Pesquise sobre as reformas de Tanzimat. Eles até já tinham descriminalizado a homossexualidade em todo território do império. Os britânicos recriminalizam na Palestina e na Jordânia.
Obviamente que não podemos trabalhar com futuro do pretérito, não temos como determinar uma história que não aconteceu,mas se os europeus tivessem ficado no seu devido lugar,poderíamos viver num mundo bem diferente hoje.
Olá!
Muiro obrigado!
Por essa riqueza de conteúdo paara que nos brasileiros nao tomamos pposição para lado algum mais temos que entender e ai sim dar razão pata ambos os lados mais no final sempre quem sai perdendo e os cidadãos qie lutam por seu direitos democráticos que neste caso foi jogado para ao lado e deixanso a população inbocente de amvos ps lados levados ai sofrimento por interesses partidários entre os lideres de Israel × Grupo HAMAS que para mim nengum dos dois lados tem atenção com.o povo, olha assisti a uma reportagem que me revoltou pois havia uma vila linda perfeita para mim um município os judeis foram expulsos pela policia de Israel e soldados e a população se abrigou na sinagoga mesmo assim as forca invadiram e retiram dos de seus lares e da sinagoga e colocaram em ônibus que mais parecia os vagões de trens nazistas muito triste de assistir 😭😭😭 edo.ouyro lado assistimos o mesmo terror muito pior com cerca de 8.000 vitimas dos bombardeios xheguei a ver israelenses choram por alguns amigos palestinos que perderam suas vidas nos bombardeios nos atuais tempos hoje nao podemos nem escolher amigos sinto muito pelos dois povos cidadãos que perderam seus filhos, mulhetes, netos, irmãos , amigos e neste mundo nso vão mais se ver me pergunto porque fizeram isso com essas duas Nações com certeza o mesmo DEUS TODO PODEROSO isso qie esta acpntecendo com certeza desagrada a DEUS depois alguns idiotas blasfemam contra o SENHOR DEUS TODO PODEROSO e novamente a cena se repete sobre Caim e Abel.
Que bom que houve a observação ao final.
O Tratado Sykes-Picot realmente não merece muito respeito, mas o fato concreto é que pelo menos desde a Crise de Suez ninguém espera que França ou Grã-Bretanha mandem tropas para qualquer lugar da região para defendê-lo. Há inclusive uma longa história de desrespeito armado a essas fronteira e nenhuma expectativa de reação externa.
Faz mesmo sentido responsabilizar um acordo de décadas atrás que ninguém mais respeita ou valoriza pela situação das fronteiras que poderiam ser mudadas por acordos diplomáticos se as populações que de fato lá vivem assim quisessem? Sim, há esforços como o "acordo de cavalheiros" do Líbano que cria cotas por crença para os cargos políticos mais influentes... mas essas comunidades realmente não conseguem nada mais concreto ou significativo? E de alguma forma a culpa ainda é da França e do Reino Unido? Mesmo?
Eu sempre achei "independência política" uma expressão auto-contraditória, mas ainda assim é curiosa essa situação.
Tem um aspecto oculto nessa história que envolve o controle sobre a exploração do petróleo.
Israel está naquelas terras para garantir que não faltaria petróleo para o desenvolvimento dos EUA.
O embrião dos acontecimentos atuais está aí, depois disso começa a bola de neve. Mas não dá pra mudar o fato que a região já tinha gente, qualquer interferência de qualquer povo que não fossem os próprios Árabes iria dar problema não é?
@@cristianferrari4984 concordo. Impor um estado judeu contra a vontade dos árabes gerou todo esse conflito que se arrasta há décadas.
@@cristianferrari4984 você conhece a história do Mandato Britânico? A cronologia do Movimento Sionista? Não é como se o lugar fosse uma comunidade de árabes sendo invadida por Judeus inoportunos de uma hora para a outra. Muito longe disso.
Chega a ser inacreditável como os líderes britânicos eram tão irresponsáveis. Só posso dizer que eram completos 1mb3cis, não há desculpa para o estrago que causaram em tudo que colocaram a mão, inclusive no Brasil a partir de Portugal.
Então e os árabes,não foram irresponsáveis tb ?
A raiz do mal: Europeus 😆
Invasões foram e são comuns, entretanto as narrativas sempre colocam os europeus como os heróis.
Quando é o Europeu conquistando territórios é expansão. Quando é outros povos, são chamados de bárbaros e invasores.
@@jearlesximenes8398Verdade!
Ao dizer isso, você ignora as invasões e o escravagismo árabe na África e na própria Europa, assim como as cruéis invasões de hunos, de Gêngis Khan e dos otomanos pela Ásia e Europa. Está claro que a Europa virou o bode-expiatório da vez e só não vê quem não quer.
Ingleses nas ruas orgulhando o mundo contra os poderosos belicosos.
A dominação de uma região sobre outra e de um povo supostamente mais poderoso que outro, desenhou todas as fronteiras do mundo!! Ou seja o homem não quer ser amigo de ninguém. Só seu próprio interesse!!
Igual ao que fizeram na África
Leia sobre as invasões e o escravagismo árabe na África, pois não foi nada melhor. Claro, esta na moda acusar a Europa de todos os males do mundo, esquecendo todos os outros povos que causaram flagelos aos outros (hunos, árabes, otomanos, chineses etc.).
@@stela_solar até q ponto esse imperialismo arabe afeta as atuais relações na África e oriente medio?
@@dogcomunista5403 Nem você nem eu pode responder isso porque é uma questão que demanda estudo histórico minucioso de peritos, mas não é difícil depreender que definitivamente influenciou. Contudo, não convém contabilizar isso porque não é a pauta da vez de correntes ideológicas que escolheram demonizar a Europa e esquecer todo o passado da história global.
Mostra isso pra senhorinha que jura que essa guerra é santa.
Adendo: meu nome é Sérgio. Sapucaia do Sul - RS.
Isso é pura verdade e a origem de toda a desgraça. As tronteiras foram arbitrarias sem respeitar os povos que la vivviam.
Uma tragédia.
Vale ressaltar que este acordo não atingiu apenas os árabes, mas outros povos do Oriente Médio, como os curdos e os assírios.
Pessoal reclamando de colonialismo, mas que país no mundo não foi dominado por uma potência um dia?
Até os ingleses já foram um domínio do império Romano!
O problema dos povos dessa região do Oriente Médio é que já lhes foi dada a independência, mas até hoje eles não se decidiram o que fazer com ela.
Maldito acordo Britânico - Francês.😖
Recolha todo o lucro Europeu e Americano da exploração na África e Oriente médio e iríamos ter um mundo bem diferente.
É impressionante como tem dedo britânico/francês em crises de países subdesenvolvidos. E ainda se acham melhores por vezes. Os caras deixam todo mundo na m* e não se sentem responsáveis. Lamentável
Como criar uma divisão escrota de territorio de várias etnias: fale com ingleses e Franceses
Onde tem Guerra civil vai ter o dedo da Inglaterra e da Franca.
Incrivel a deaordem que Essa Gente causou no planeta e ainda querem dar licao de moral.
E tem vida latas que aceita!
Palestinos estão perdendo suas terras...
Um ser humano por um pedaço de terra.
a velocidade da fala está muito acelerada
Então tudo começou em 1915, como uma espécie de "tratado de tordesilhas" entre França e a hoje irrelevante UK.