Angola Operação Siroco 1972

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024
  • Em Outubro de 1952 ruma à capital para continuar os seus estudos liceais, ingressando no 3º ano do Colégio Militar. Após a frequência do Colégio, em Novembro de 1957, voluntaria-se para a então Escola do Exército (hoje a designação é a de Academia Militar), onde cursará Infantaria. Concluídos os estudos no ano lectivo de 1959/60, em Novembro de 1969 é promovido a Aspirante-a-ocial e colocado na Escola Prática de Infantaria para realizar o rocínio. Promovido a Alferes em 13 de Abril de 1961 é colocado no Regimento de Infantaria 2 (em Abrantes). Mas apenas seis dias depois embarca para Luanda, aí desem-barcando a 20 desse mês para cumprir a sua primeira comissão. Integrado na Companhia de Caçadores 89, comandada pelo Capitão Arménio Sampaio Nunes e adstrita ao Regimento de Infantaria de Luanda/RMA, cuja função era auxiliar à defesa do perímetro de Luanda. Em Junho a Companhia é transferida para Carmona e a parr de Agosto passam a ser frequentes os combates com elementos da UPA (União dos
    Povos de Angola). Em Outubro marcham para Quitexe, ficando adstritos ao Batalhão de Caçadores 230, numa área de grande implantação do inimigo. Em 12 de Julho de 1962 segue para a Zemba, cando colocado no CI 21 e integrando o corpo de instrutoresdos primeiros seis grupos de “Comandos” do Exército Português. Em 13 de Abril de 1963, é promovido a Tenente, e a 20 regressa à metrópole, com a CCaç89, concluindo a sua primeira comissão, sendo colocado no Regimento de Infantaria 13 (Vila Real). Em 1964 é condecorado com a Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas(Norte de Angola) O C.l.21 ficou instalado em Zemba, Sector F da Zona de Inter-venção Norte, tendo sido nomeado seu Comandante o então
    Capitão de Infantaria Jasmins de Freitas, coadjuvado por Cesare Dante Vachi. A equipa de instrução era constuída pelos então Capitães Ramalho e Marquilhas, Tenente Caçorino Dias, pelos Alferes Vasco Ramires, Raúl Folques, César Rodrigues, Vieira Pereira e pelos Alferes médicos Resina Rodrigues e Freire Águalusa. 1966 - Zona Norte de Angola, o Capitão Jaime Neves, o Major Santos e Castro e o Capitão Raúl Folques.Como Alferes da CCaç 89, nas ruínas de Aldeia Viçosa com o Alferes mil. Camilo Morais, à esquerda (1961)Com a sua 1ª CCmds, na captura de um quartel da UPA, na região dos Dembos. Com a CCaç 476, em Operação nas matas do Norte de Angola.

КОМЕНТАРІ • 6

  • @rickygouveia4341
    @rickygouveia4341 2 роки тому +4

    Just wanted to send greetings to the brave Portuguese friends from South Africa

  • @brandaoz
    @brandaoz 10 місяців тому +1

    Não foi uma operação Siroco..eram operações anuais,entre 1968 e 1972,que desarticularam completamente o MPLA..e este é um episódio que relata por alto essas operações e não em profundidade.

  • @emidiotome6685
    @emidiotome6685 2 роки тому +4

    Alma. Lusitana.

  • @bcav2899asdeespadas
    @bcav2899asdeespadas 5 років тому +4

    Não percebo francamente, o interesse daquela mistura que
    foi publicada sob o titulo Operação Siroco 72.
    Começa com um episodio de A GUERRA, e até aqui tudo bem,
    tinha que ver com a Guerra do Leste, interessante para quem por ali passou,
    imagens da série "A Guerra!" da RTP.
    Agora a mistura que se segue é que, na qualidade de autor do Canal Batalhão 2899 e dos filmes ali publicados contesto vivamente.
    As imagens logo no primeiro filme copiado, nada tem quever com o Leste e o pouco cuidado, levou a uma incompreensivel duplicação do nosso filme A MINA e A PONTE .
    A Quiçama e o Quiage, por exemplo não se passam no Leste mas na zona da Quiçama/Catete e no Norte, bem no Norte.
    Estando identificado o autor no final de alguns filmes, o autor e o Canal Batalhão Ás de Espadas, deveria ter levado a um contacto nem que diplomatico com o autor já que ali consta o e-mail batalhão2899@gmail.com e o site www.batalhaoasdeespadas.com
    O Canal
    BATALHAO 2899 - AS DE ESPADAS é publico, mas permito-me contestar este trabalho (intitulado SIROCO), sendo uma cópia indiscriminada sem critério,´com qualidade de imagem deficiente, nada a ver com o original, não é de aplaudir.
    QUEM QUISER TER IMAGENS DE ALGUMA QUALIDADE VISITE no youtube canal BATALHAO 2899 - AS DE ESPADAS onde se encontram os 37 filmes originais já publicados.
    Para quem quiser confrontar, aqui deixo os Links originais das imagens aqui publicadas, que são:
    A MINA E A PONTE ( Com 952 Visualizações)
    ua-cam.com/video/TA_qHL6Sqtc/v-deo.html&t
    OPERAÇÃO À QUIÇAMA ( Com 607 visualizações)
    ua-cam.com/video/MS_Y3Bm5Ids/v-deo.html&t=
    OPERAÇÃO ZUMBO 3H ( 3800+ 600 visualizações)
    ua-cam.com/video/9aOfE5YjFgE/v-deo.html&t
    OPERAÇÃO QUINTA LIMPEZA ( Com 1012 visualizações)
    ua-cam.com/video/gt71WqbQ5EQ/v-deo.html
    JOSE REIS / Autor dos projetos originais e do Canal Batalhão 2899 - As de Espadas

  • @josecosta7554
    @josecosta7554 8 місяців тому +2

    Fala-se muito agora os portugueses fizeram muito falta para esse povo angolano tenho muita pena agora este a dizer que os portugueses estavam mal eu vivi toda esta guerra e tive pena de abandonar os meus angolanos que eram portugueses tinham o cartão português e não digo mais nada falam muito mas não dizem nada