O Ale, tão bonitinho, nos primórdios do canal, com o olhar fundo e a voz cansada de quem está se recuperando de uma baita gripe, rsrs ♥Amei os comentários sobre a cena do Coringa com o Bruce Wayne criança, no portão da mansão. Uma prequela pra lá de fascinante, para nós que conhecemos o "futuro"...
Coringa me lembrou muito Táxi Driver, mas pegando um personagem pop como o Coringa, e fazendo mais ou menos o que foi feito com Logan, que é pegar um super-herói colocando num filme que não é de super-herói. Também coloca o Coringa e o adoecimento dele como parte do adoecimento de Gotham. Tem um episódio da série Gotham em que a "morte" do Coringa é filmada e a performance dele serve de gatilho para todos os psicopatas e sociopatas da cidade de Gotham.
@@TheSonicseduction não me parece que o Scorsese, diretor de Táxi driver, seja um fascista. Mas talvez o filme Coringa tenha exagerado na vitimização de um sociopata (que é o que o personagem Coringa representa). De todo modo, a referência está lá. Provavelmente nem o De Niro no elenco tenha sido algo gratuito.
Legal!! Eu vindo do futuro ( rsrs ) após o filme The Batman onde o Charada diz ao Batman que foi ele que o inspirou a matar. Ou seja, o Batman criou o Charada. Mas isso não é nada novo com os vilões nos quadrinhos do Batman, como você sabe.
Que bom que não é apenas eu, que pensa que esse filme mesmo não seguindo a "origem" do personagem feita pelo Alan Moore, não desacredita na qualidade dessa obra e nem tenta diminuir o Arthur Fleck com a ideia absurda de que não ele não é o Coringa porque não é igual a HQ. Joaquim Phoenix deu um espetáculo e esse canal também é um espetáculo pelos videos que faz.
Tô acompanhando seu canal a bastante tempo, e suas análises de hq e filmes me fizeram conseguir ver o mundo de uma forma social/política diferente, mesmo eu sendo descendente direto de indígenas nunca tive muito contato com a história e tudo q a escola passou era muito raso o seu video sobre o Ajuricaba foi uma das coisas mais foda q eu ja vi, amo o amadurecimento q ganhei assistindo seus vídeos irei lembrar minha vida inteira, eu tenho um sonho de ser um grande diretor/roteirista de filmes, graças a você sinto q estou mais próximo. Espero q continue com o canal, sempre q possível irei apoiar monetariamente, já indiquei pra um amigo e ele gostou muito também
A mudança do Alexandre nesses 3 anos é bizarra, tanto na parte técnica, quando na locução e na aparência, ele era todo travado no vídeo com o microfone chiando e tudo mais, muito foda a evolução
bom trabalho em sua análise de vários personagens, meus parabéns pelo seu ponto de vista.......tanto, quanto eu tenho a mesma perspectiva crítica construtiva e a loucura de nossa insanidade humana. eu gostaria de ouvir de você sobre o tio patinhas. valeu!
Análise assertiva, inclusive os conteúdos desse canal são muito bons e necessários. Só lamento ter conhecido tão tarde. Diante de um avalanche de canais sobre hqs, esse consegue fazer paralelos coerentes entre política, filosofia, psicologia e cultura pop.
"Woody Allen escrevendo o Homem Aranha." Cara, essa ideia é genial. PRECISO ver isso! Vamos mandar cartas, vamos fazer twitaço. Isso TEM que acontecer!
@@cariocaemfuria3946 sim, eu concordo. Mas segundo a proposta que eu entendi seria interessante, primeiro, pq seria necessário conhecer muito sobre a biografia e trabalho do Woody Allen, e segundo, por criar usando as referências do que é mais marcante no trabalho dele. Pq as vezes um gênio pode respeitar tanto a genialidade de uma obra existente e ser fiel a ela que as vezes esquece da sua propria genialidade. É apenas um palpite..
@@TheSonicseduction Particularmente, acho que o Woody Allen iria, justamente, entregar um Homem Aranha autodepreciativo, bem humorado, ansioso, etc. Sem precisar sequer mudar muito o personagem. Outra pessoa copiando o estilo do Woody Allen? Aí precisaria ver qual o grau de talento e compreensão da linguagem cinematográfica dessa outra pessoa.
@@cariocaemfuria3946 sem falar que esse tipo de proposta teria que ficar muito bem clara. Até pq isso deve ocorrer muito mas o público chama isso não de referência ou inspiração mas rotulando de plágio...
Já na infância percebi que adaptações de quadrinhos pra outras mídias ofereciam alto risco de decepção. Esse filme aí, como tantos outros da DC e Marvel, ignorei. Ignorei por um ano ou mais. Fiquei de fora de várias rodas de conversa pq "imagina, discutir essas adaptações toscas", pensava eu. Então Jesus ou o monstro do espaguete operou. As numerosas análises positivas, provenientes de fontes simpáticas, e tb as análises negativas provenientes de fontes escrotas já não podiam ser ignoradas. Meti-me a assistir à adaptação, e hoje sou outro homem. Aprendi a dar risadas insolentes em alto volume para incomodar os meus vizinhos em noites entediantes.
Um tempo atrás eu vi canecas de deste personagem com o rosto do "Bozo" e era uma caneca homenageando o nosso Grande Líder... Pra essa gente aproximar o Coringa do atual presidente é certo!?! Que loucura!!!!!
9 місяців тому+3
Pior é que infelizmente cada dia que passa o fascismo fica mais forte no Brasil, tu vê rua, gente pobre, fodida, que muita mal tem o que comer, vistido de "patriota" e desfilando na rua como se fosse melhor que os outros😢
Muita Idolatria pra políticos hj em dia infelizmente, ainda mais em dois partidos como o ex; PT e PL. O povo parece preso nesse treato e mal sabem o que estão em baixos dos panos ignorar vê que é uma moeda sujar nos dois lados !
O Coringa nem tem história. Essa é a história dele. Onde começa o Caos? Quem consegue traçar de onde ele veio ou onde e como começou? Ninguém. O Caos não tem começo, não tem fim, ele acontece. Fim. Esse é o conceito do Coringa. O Coringa é Caos. Ele não é uma pessoa. Ele é qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer tempo, de qualquer ponto.
Excelente, meu caro! Honestamente a melhor análise do filme que vi até agora, e tenho estado atento à caçambada de coisas que não para de sair. No melhor dos sentidos até perdi a vontade de escrever qualquer coisa, pois tua leitura da "terraplanagem para o fascismo" (que jogo significante!!!) foi na mosca. Parabéns, uma crítica à altura da complexidade do filme!
Incrível como um vídeo tão bom tem tão poucos views/comentários. Foi a melhor análise que eu já vi sobre o filme. Que eu gostei muito, diga-se. E tem uma galera nerd pé no saco que vem censurar comentário de quem gostou (e olha que gostei muito mas não acho que é obra prima) dizendo que é um filme "irresponsável", querendo pagar de bom moços mas parecendo macarthistas de sapatênis.
É literalmente uma resposta a crítica do Scorcese sobre os filmes de heróis, mas uma concordância com o que ele acredita ser o verdadeiro cinema, é triste saber disso um filme excelente como esse, seguir a padronização do Scorcese na minha opinião.
Pois é mas aí o coringa seria um idoso quando Batman começa a atuar .se bem que acho que nos quadrinhos mais antigos isso não é relevante né pois de alguns anos pra cá é que vi muitos herois morrerem outra coisa que pensei ser impossível KK o criador se encher e tá deu vou criar outra coisa. Mas não acho errado matar um herói ou dar fim a uma saga e partir para outro projeto
Só tem uma coisa acho que em certos momentos não é atuação e sim um desequilíbrio do ator mesmo . Pois já foi dito que ele tem uns problens de cabeça , devido ao stress . Mas eu gosto do filme pois me remete a o único hq que li a piada mortal de alguma forma. Tem algo a haver no meu ponto de vista quão louco fica uma pessoa que quer ser reconhecido alguém frustrado emocionalmente e financeiramente. Obs único hq do Batman bem ilustrado ..aquele capanga que chega com ele na casa lá pra espancar a filha do gordo as expressões do cara a boca meio torta fazendo bico aquilo ficou natural . Naquele enquadramento
Cheguei aqui após assistir Joker 2. Queria saber se suas opiniões sobre o Joker 1 se mantiveram e sobre o que você achou do diretor desconstruir o personagem, justamente por ele ter se tornado um símbolo tão perigoso 👀
Adoraria ver Allen tentando filmar o Miranha dele. Mas esse Coringa daí nunca tive paciência sequer de tentar porque filme de hq já deu pra mim faz muito tempo. Matarem Homem de Ferro, Steve Rogers e Viúva Negra e a Gamora foi o fim para mim, com eles. O Batman do Nolan também não desce comigo. Já o Coringa dele ficou.
Ótima análise, parabéns. O seu vídeo suscita incômodos, o que acho bom. Assim como o filme do Coringa nos causa desconforto. Sentimentos como esses tem o poder de nos levar à reflexão, como foi o seu caso. Outros, infelizmente, estão reclamando por não ter encontrado a história que queriam, e por isso, denegrindo o filme. Ou, o que chega a ser bizarro, por não ter encontrado um psicopata engraçadinho no filme. Inté.
"parece um quarto de menino cheio de brinquedo". Nice. O nome disso na psicologia é adolescência prolongada, e não se engane, não são os objetos e sim linguagem infantil, essa linguagem é mimada, mente de uma criança num corpo barbado, nunca se adapta a realidade atual, ou seja, mamãezado, berrão, brochinha, pistolinha, empático sem paciência. Esses carinhas são bem machões e vivem pedindo desculpa.
Discordo bastante de que o filme não cultua vilão. O encadeamento do filme quase que justifica as ações do coringa. A revelação de que ele imaginava tudo não é efetiva em desfazer essa quase justificativa. Questionando quem gostou do filme, dá pra reparar que eles basicamente acham que o coringa estava certo. Se a ideia do filme não era cultuar vilão, temos que concordar que ele fez um péssimo trabalho nisso. No fim, fica muito parecido com aquilo que você crítica, e eu concordo, algo como publicar um "Mein Kampf" sem nenhum comentário.
Gosto muito dos seus vídeos, inclusive aprendo muito aqui mais sobre a ciência dos quadrinhos, porém, eu sou preciosista na questão de fidelidade, o que me leva a amar todas as obras produzidas por Snyder
Eu acho que concordo em alguns aspectos e discordo sobre outros. De fato, a estética do filme é muito boa (ainda que ache um pouco derivativa demais do Scorcese) e a performance do Phoenix é sensacional. Além disso, acho muito boa a interpretação que esse filme faz do Batman como um fascista, como você apontou. Acho que a ansiedade social de Gotham City é muito bem construída na figura da mãe do Coringa, do Thomas Wayne e, é claro, do Coringa e do pequeno Bruce. Acho que num filme um pouco mais auto-irônico e menos pretencioso poderia ter passado essa mensagem com mais eficiência. Mas é aí que meus problemas com o filme começam. O meu problema principal é que sinto que o filme acaba, intencionalmente ou não, dando umas "passadas de pano" nas atitudes do Coringa. Entendo que o filme seja feito pela perspectiva dele e que o personagem fabula uma série de coisas que não aconteceram, mas ele parece endossar as atitudes do personagem e tomar o que o Coringa fez não só como o correto, mas como justiça social de uma classe inteira, o que claramente não é o caso. O Coringa claramente é um vingativo frustrado que quer jogar contra a sociedade tudo de ruim que aconteceu com ele e se justifica o tempo inteiro com o próprio sofrimento. O filme tenta ser um certo "Taxi Driver de esquerda", mas acho que não funciona. As pautas sociais invocadas parecem que estão ali para dar uma ofuscada no fato de que é a história de um sujeito frustrado com desilusões de gradeza que está atrás de algo que, no fundo, é uma vingança mesquinha. Peguemos uma série como Breaking Bad, por exemplo. Em nenhum momento a série diz que Walter White não sofreu uma série de injustiças ao longo da vida ou que as atitudes que ele toma não sejam compreensíveis, mas ela é extremamente crítica e condenadora dos atos do personagem. Eu não senti esse nível de auto-crítica com Coringa. Talvez seja justamente porque é um filme quase que em primeira pessoa, ao contrário de BrBa, que tem muitos ângulos de vista, mas, ainda assim, acho um problema. Não acho exagerada a comparação que muitos fizeram do Coringa com incels. Como eles, ele é um "atirador" solitário que se vê como um justiceiro e que quer lidar com os problemas do mundo atirando neles. Não acho que o ângulo social que o filme tenta impôr seja o suficiente para distanciar desses estereótipos. Enfim, não acho um filme horrível ou mesmo ruim, mas definitivamente super estimado. Ele acerta parcialmente em fazer uma crítica social, mas acho que depende muito da própria estética.
5:09 na periferia hahahaha deve ser o coringa fankeiro aquela besteira meu deus outra o coringa do rich lether não sei escrever o nome correto mas sei lá. Não curti .tá morreu o ator mas mesmo ele tendo morrido eu não vou dizer que ele foi bom era um bom ator mas como coringa bah
Eu ainda não entendi como as pessoas defendem o Batman como um benfeitor social. Eu sei que ele não é um vilão mas convenhamos, ninguém vai mudar a realidade da periferia com socos e chutes! Ou investe pesadamente em educação e cultura ou é balela. Batman tem até satélite mas nunca vi ele construir uma única escola. Sei que a realidade nós EUA é diferente daqui, onde a polícia mata 27 pessoa numa operação na favela e depois de duas semanas está tudo absolutamente igual pro crime na região, mas não pode ser tão diferente assim. Batman não está salvando a cidade, ele só cesta esmurrando o assassino de seus pais, apenas isso! Mas para muitos, isso é impossível de ser visto. Observando isso fica claro que teremos comportamentos de "Endeusamento" deste Coringa. Porém, ainda me causa dor "isso tudo aí!".
Eu não gostei do filme do Coringa ponto. Achei que o filme se explica muito (andar com papelzinho pra explicar a risada, flashback pra mostrar que o namoro não existiu, sangue nas pegadas, entre outros) a luta de classe é imbecil, um monte de atrocidades cometidas culpando/glorificando uma classe toda por erro de um indivíduo (estilo o atual riot blacklivematters). Faz tempo que vi o filme, revi e da nota 5 de 10 caiu pra 3 pq é irritante de ruim. A cena dele no talkshow é ridícula a forçação de barra. Faz tempo que assisti e não tenho mais tantos detalhes pra falar, mas é mais um filme superestimado. O que Joaquin Phoenix trabalhou fora do filme pra criar um personagem somente pra ganhar o Oscar não foi pouco.
Então, concordo com muito do que você disse E ao mesmo tempo gosto do filme. É como se a obra, não apesar do seus problemas, mas POR CAUSA dos seus problemas, fosse capaz de ressoar tão bem os nossos.
O filme não mostra que o Thomas é ruim? É ele o vilão do filme, a encarnação do sistema. O caos, a revolta, é a abertura pra liberdade, e não pro fascismo, que é a própria essência do capitalismo. Leia o Mito de Sísifo, de Albert Camus, e reveja o filme, volte 1 milhão de casas.
Você realmente assistiu o vídeo? Vamos lá: 1) falei que Thomas pessoalmente não era ruim, não a elite que ele representava; 2) "o caos é abertura para a liberdade"? sim, porém, como bem falei (só faltando desenhar) essa mesma liberdade foi capturada quando tendenciou no Coringa um avatar político. A partir dali o caos tem uma face e, como o filme demonstra, bastante violenta e manipulável pelos caprichos de um Bozo vaidoso. 3) sobre um "fascismo inerente ao capitalismo", o que eu disse sobre o Batman dá conta disso (só desenhando de novo). Por fim, grato pela recomendação. Acrescentaria que a escadaria que o Coringa sobe todo dia, pra tocar uma vida completamente estúpida e infernal, é o gesto por excelência de Sísifo. Quando ele desce, dançando, é porque chegou a hora de deixar as pedras rolarem no tártaro.
Ver o link na fase do antigo testamento sempre me fascina
Cada vez mais estamos cercados de discussões vazias e infantilóides, honestamente, foi a melhor análise que já vi sobre o filme
Eu gostei também da do Meus2centavos mas essa é incrível também.
Concordo. Só ver a crítica do pipoca e nanquim sobre o filme ( e olha que curto o trabalho deles).
@@filipealmeida2269 nem o Calari que "gostou" mais ou menos falou asneira na parte negativa.
Caramba, dois anos depois e essa continua sendo a melhor analise do filme no UA-cam! Muito bom!
Eu nem diria análise eu diria leitura do filme.
Entendeu o que fez certo e leu o porque a galera fala mal e porque fala errado.
O Ale, tão bonitinho, nos primórdios do canal, com o olhar fundo e a voz cansada de quem está se recuperando de uma baita gripe, rsrs ♥Amei os comentários sobre a cena do Coringa com o Bruce Wayne criança, no portão da mansão. Uma prequela pra lá de fascinante, para nós que conhecemos o "futuro"...
Ele tava com o ânimo de quem ia coringar forte.
Voltando aqui em 2021 p checar como amadureceu esse vídeo. Perfeito!mestre🌻
E a paciência do linck também viajou 😂, porém é algo marcante do canal e que trás originalidade e também identificação de nós inscritos
Coringa me lembrou muito Táxi Driver, mas pegando um personagem pop como o Coringa, e fazendo mais ou menos o que foi feito com Logan, que é pegar um super-herói colocando num filme que não é de super-herói. Também coloca o Coringa e o adoecimento dele como parte do adoecimento de Gotham. Tem um episódio da série Gotham em que a "morte" do Coringa é filmada e a performance dele serve de gatilho para todos os psicopatas e sociopatas da cidade de Gotham.
Taxi Driver é a fantasia da mente fascista por um heroísmo com final feliz
@@TheSonicseduction não me parece que o Scorsese, diretor de Táxi driver, seja um fascista. Mas talvez o filme Coringa tenha exagerado na vitimização de um sociopata (que é o que o personagem Coringa representa). De todo modo, a referência está lá. Provavelmente nem o De Niro no elenco tenha sido algo gratuito.
@@TheSonicseduction se analisar bem o final feliz dele é ser um herói de uma cidade decadente.
Então não é um final tão feliz assim.
Legal!! Eu vindo do futuro ( rsrs ) após o filme The Batman onde o Charada diz ao Batman que foi ele que o inspirou a matar. Ou seja, o Batman criou o Charada. Mas isso não é nada novo com os vilões nos quadrinhos do Batman, como você sabe.
Que bom que não é apenas eu, que pensa que esse filme mesmo não seguindo a "origem" do personagem feita pelo Alan Moore, não desacredita na qualidade dessa obra e nem tenta diminuir o Arthur Fleck com a ideia absurda de que não ele não é o Coringa porque não é igual a HQ. Joaquim Phoenix deu um espetáculo e esse canal também é um espetáculo pelos videos que faz.
Tô acompanhando seu canal a bastante tempo, e suas análises de hq e filmes me fizeram conseguir ver o mundo de uma forma social/política diferente, mesmo eu sendo descendente direto de indígenas nunca tive muito contato com a história e tudo q a escola passou era muito raso o seu video sobre o Ajuricaba foi uma das coisas mais foda q eu ja vi, amo o amadurecimento q ganhei assistindo seus vídeos irei lembrar minha vida inteira, eu tenho um sonho de ser um grande diretor/roteirista de filmes, graças a você sinto q estou mais próximo. Espero q continue com o canal, sempre q possível irei apoiar monetariamente, já indiquei pra um amigo e ele gostou muito também
A mudança do Alexandre nesses 3 anos é bizarra, tanto na parte técnica, quando na locução e na aparência, ele era todo travado no vídeo com o microfone chiando e tudo mais, muito foda a evolução
Sim, me supreendi o quanto ele melhorou.
Maravilhosa essa análise sobre o filme Coringa! Parabéns em tds os aspectos e níveis do vídeo relacionado principalmente a questão política!
A origem do Coringa é aquela que ele estiver a fim de contar naquele momento
bom trabalho em sua análise de vários personagens, meus parabéns pelo seu ponto de vista.......tanto, quanto eu tenho a mesma perspectiva crítica construtiva e a loucura de nossa insanidade humana. eu gostaria de ouvir de você sobre o tio patinhas. valeu!
Adoro cada vez mais duas análises.....
Estou maratonando os seus vídeos, são atemporais de tão bons! Sempre há comentários contundentes.
Cara que canal do caralho, maratonando
Análise assertiva, inclusive os conteúdos desse canal são muito bons e necessários. Só lamento ter conhecido tão tarde. Diante de um avalanche de canais sobre hqs, esse consegue fazer paralelos coerentes entre política, filosofia, psicologia e cultura pop.
Linda análise. Obrigado!!!!
Excelente análise, extremamente consciente sobre o filme, e a obra por si só já traz a crueza da realidade fragilidade.
Suas análises sempre pertinentes !
"Woody Allen escrevendo o Homem Aranha." Cara, essa ideia é genial. PRECISO ver isso! Vamos mandar cartas, vamos fazer twitaço. Isso TEM que acontecer!
Não pow, a ideia seria fingir ser o Woody Allen escrevendo o Homem Aranha, não o próprio.
@@TheSonicseduction O próprio seria incrível! Ele estranhamente combina com o personagem.
@@cariocaemfuria3946 sim, eu concordo. Mas segundo a proposta que eu entendi seria interessante, primeiro, pq seria necessário conhecer muito sobre a biografia e trabalho do Woody Allen, e segundo, por criar usando as referências do que é mais marcante no trabalho dele. Pq as vezes um gênio pode respeitar tanto a genialidade de uma obra existente e ser fiel a ela que as vezes esquece da sua propria genialidade. É apenas um palpite..
@@TheSonicseduction Particularmente, acho que o Woody Allen iria, justamente, entregar um Homem Aranha autodepreciativo, bem humorado, ansioso, etc. Sem precisar sequer mudar muito o personagem. Outra pessoa copiando o estilo do Woody Allen? Aí precisaria ver qual o grau de talento e compreensão da linguagem cinematográfica dessa outra pessoa.
@@cariocaemfuria3946 sem falar que esse tipo de proposta teria que ficar muito bem clara. Até pq isso deve ocorrer muito mas o público chama isso não de referência ou inspiração mas rotulando de plágio...
Já na infância percebi que adaptações de quadrinhos pra outras mídias ofereciam alto risco de decepção.
Esse filme aí, como tantos outros da DC e Marvel, ignorei. Ignorei por um ano ou mais. Fiquei de fora de várias rodas de conversa pq "imagina, discutir essas adaptações toscas", pensava eu.
Então Jesus ou o monstro do espaguete operou. As numerosas análises positivas, provenientes de fontes simpáticas, e tb as análises negativas provenientes de fontes escrotas já não podiam ser ignoradas.
Meti-me a assistir à adaptação, e hoje sou outro homem. Aprendi a dar risadas insolentes em alto volume para incomodar os meus vizinhos em noites entediantes.
"monstro do espaguete voador" me destruiu skdkdk
@@androsanches Obedeça a verdade única e divina entre para o Pastafarianismo ou então....mas ele te ama☺
Diga não ao tédio.
A última versão do Coringa foi uma das mais perturbadoras. Porque não é tão difícil imaginá-lo entre nós.
Um tempo atrás eu vi canecas de deste personagem com o rosto do "Bozo" e era uma caneca homenageando o nosso Grande Líder...
Pra essa gente aproximar o Coringa do atual presidente é certo!?! Que loucura!!!!!
Pior é que infelizmente cada dia que passa o fascismo fica mais forte no Brasil, tu vê rua, gente pobre, fodida, que muita mal tem o que comer, vistido de "patriota" e desfilando na rua como se fosse melhor que os outros😢
Muita Idolatria pra políticos hj em dia infelizmente, ainda mais em dois partidos como o ex; PT e PL. O povo parece preso nesse treato e mal sabem o que estão em baixos dos panos ignorar vê que é uma moeda sujar nos dois lados !
Adorei o enquadramento desse vídeo
vindo do futuro em 2022 para dizer que o sucesso do canal vai fazer o alexandre aumentar sua dimensões adiposas.
O tempo te fez mal, fisicamente, tá mais gordim, tá faltando atividade física na sua vidaa, te amooo
Massa. Parabéns pelo vídeo.
Que diferente esse vídeo mais antigo, interessante essa postura
Otimo vídeo ale
Caramba, mano! Tu é muito inteligente! Tenho a sensação que eu não vou me arrepender da minha inscrição no teu canal!
O Coringa nem tem história. Essa é a história dele.
Onde começa o Caos? Quem consegue traçar de onde ele veio ou onde e como começou? Ninguém.
O Caos não tem começo, não tem fim, ele acontece. Fim.
Esse é o conceito do Coringa. O Coringa é Caos.
Ele não é uma pessoa. Ele é qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer tempo, de qualquer ponto.
Excelente, meu caro! Honestamente a melhor análise do filme que vi até agora, e tenho estado atento à caçambada de coisas que não para de sair. No melhor dos sentidos até perdi a vontade de escrever qualquer coisa, pois tua leitura da "terraplanagem para o fascismo" (que jogo significante!!!) foi na mosca. Parabéns, uma crítica à altura da complexidade do filme!
Sensato 👏🏾👏🏾👏🏾
Incrível como um vídeo tão bom tem tão poucos views/comentários. Foi a melhor análise que eu já vi sobre o filme. Que eu gostei muito, diga-se. E tem uma galera nerd pé no saco que vem censurar comentário de quem gostou (e olha que gostei muito mas não acho que é obra prima) dizendo que é um filme "irresponsável", querendo pagar de bom moços mas parecendo macarthistas de sapatênis.
Pra mim só não é perfeito porque teve Parasita no mesmo ano.
E se Coringa discute algo, Parasita é uma discussão com um diretor grande por trás.
Perdoa se foi só uma abstração, mas que filme faz um "um Superman dirigido por Kubrick?", pq eu quero ao mesmo tempo que penso ugh
É literalmente uma resposta a crítica do Scorcese sobre os filmes de heróis, mas uma concordância com o que ele acredita ser o verdadeiro cinema, é triste saber disso um filme excelente como esse, seguir a padronização do Scorcese na minha opinião.
A vida é um clichê!!. Coringa é uma releitura do próprio dos quadrinhos.
Em 2019 não vi uma análise tão boa quanto essa.
Sabotado pelo algoritmo.
Pois é mas aí o coringa seria um idoso quando Batman começa a atuar .se bem que acho que nos quadrinhos mais antigos isso não é relevante né pois de alguns anos pra cá é que vi muitos herois morrerem outra coisa que pensei ser impossível KK o criador se encher e tá deu vou criar outra coisa. Mas não acho errado matar um herói ou dar fim a uma saga e partir para outro projeto
Acho que isso é um universo alternativo onde não existe super heróis. Se eles existissem nesse mundo seria normal se tivesse alguma menção
Ofendeu Xuxa ao comparar com vingadores....
Análise ótima! Parabéns e obrigado.
Só tem uma coisa acho que em certos momentos não é atuação e sim um desequilíbrio do ator mesmo . Pois já foi dito que ele tem uns problens de cabeça , devido ao stress . Mas eu gosto do filme pois me remete a o único hq que li a piada mortal de alguma forma. Tem algo a haver no meu ponto de vista quão louco fica uma pessoa que quer ser reconhecido alguém frustrado emocionalmente e financeiramente. Obs único hq do Batman bem ilustrado ..aquele capanga que chega com ele na casa lá pra espancar a filha do gordo as expressões do cara a boca meio torta fazendo bico aquilo ficou natural . Naquele enquadramento
Cheguei aqui após assistir Joker 2. Queria saber se suas opiniões sobre o Joker 1 se mantiveram e sobre o que você achou do diretor desconstruir o personagem, justamente por ele ter se tornado um símbolo tão perigoso 👀
Ele lançou um vídeo ontem sobre isso
Adoraria ver Allen tentando filmar o Miranha dele. Mas esse Coringa daí nunca tive paciência sequer de tentar porque filme de hq já deu pra mim faz muito tempo. Matarem Homem de Ferro, Steve Rogers e Viúva Negra e a Gamora foi o fim para mim, com eles. O Batman do Nolan também não desce comigo. Já o Coringa dele ficou.
Da hora a análise.
Que análise!
Nesse vídeo ele está mais Marcos Castro que Alexandre Linck ...
Me senti obrigado a comentar sobre a inveja que senti vendo aquela partilera do Morrison ali atrás
👏👏👏
Ótima análise, parabéns. O seu vídeo suscita incômodos, o que acho bom. Assim como o filme do Coringa nos causa desconforto. Sentimentos como esses tem o poder de nos levar à reflexão, como foi o seu caso. Outros, infelizmente, estão reclamando por não ter encontrado a história que queriam, e por isso, denegrindo o filme. Ou, o que chega a ser bizarro, por não ter encontrado um psicopata engraçadinho no filme.
Inté.
"parece um quarto de menino cheio de brinquedo". Nice. O nome disso na psicologia é adolescência prolongada, e não se engane, não são os objetos e sim linguagem infantil, essa linguagem é mimada, mente de uma criança num corpo barbado, nunca se adapta a realidade atual, ou seja, mamãezado, berrão, brochinha, pistolinha, empático sem paciência. Esses carinhas são bem machões e vivem pedindo desculpa.
Ótima análise.
Discordo bastante de que o filme não cultua vilão. O encadeamento do filme quase que justifica as ações do coringa. A revelação de que ele imaginava tudo não é efetiva em desfazer essa quase justificativa. Questionando quem gostou do filme, dá pra reparar que eles basicamente acham que o coringa estava certo. Se a ideia do filme não era cultuar vilão, temos que concordar que ele fez um péssimo trabalho nisso. No fim, fica muito parecido com aquilo que você crítica, e eu concordo, algo como publicar um "Mein Kampf" sem nenhum comentário.
Achei esse filme um remake sem vergonha de taxi driver
O que tem de errado de Xuxa contra baixo astral ?😛
Gosto muito dos seus vídeos, inclusive aprendo muito aqui mais sobre a ciência dos quadrinhos, porém, eu sou preciosista na questão de fidelidade, o que me leva a amar todas as obras produzidas por Snyder
Eu acho que concordo em alguns aspectos e discordo sobre outros. De fato, a estética do filme é muito boa (ainda que ache um pouco derivativa demais do Scorcese) e a performance do Phoenix é sensacional. Além disso, acho muito boa a interpretação que esse filme faz do Batman como um fascista, como você apontou. Acho que a ansiedade social de Gotham City é muito bem construída na figura da mãe do Coringa, do Thomas Wayne e, é claro, do Coringa e do pequeno Bruce. Acho que num filme um pouco mais auto-irônico e menos pretencioso poderia ter passado essa mensagem com mais eficiência.
Mas é aí que meus problemas com o filme começam.
O meu problema principal é que sinto que o filme acaba, intencionalmente ou não, dando umas "passadas de pano" nas atitudes do Coringa. Entendo que o filme seja feito pela perspectiva dele e que o personagem fabula uma série de coisas que não aconteceram, mas ele parece endossar as atitudes do personagem e tomar o que o Coringa fez não só como o correto, mas como justiça social de uma classe inteira, o que claramente não é o caso. O Coringa claramente é um vingativo frustrado que quer jogar contra a sociedade tudo de ruim que aconteceu com ele e se justifica o tempo inteiro com o próprio sofrimento. O filme tenta ser um certo "Taxi Driver de esquerda", mas acho que não funciona. As pautas sociais invocadas parecem que estão ali para dar uma ofuscada no fato de que é a história de um sujeito frustrado com desilusões de gradeza que está atrás de algo que, no fundo, é uma vingança mesquinha.
Peguemos uma série como Breaking Bad, por exemplo. Em nenhum momento a série diz que Walter White não sofreu uma série de injustiças ao longo da vida ou que as atitudes que ele toma não sejam compreensíveis, mas ela é extremamente crítica e condenadora dos atos do personagem. Eu não senti esse nível de auto-crítica com Coringa. Talvez seja justamente porque é um filme quase que em primeira pessoa, ao contrário de BrBa, que tem muitos ângulos de vista, mas, ainda assim, acho um problema.
Não acho exagerada a comparação que muitos fizeram do Coringa com incels. Como eles, ele é um "atirador" solitário que se vê como um justiceiro e que quer lidar com os problemas do mundo atirando neles. Não acho que o ângulo social que o filme tenta impôr seja o suficiente para distanciar desses estereótipos.
Enfim, não acho um filme horrível ou mesmo ruim, mas definitivamente super estimado. Ele acerta parcialmente em fazer uma crítica social, mas acho que depende muito da própria estética.
Coringa é um filme espetacular e melhor, sem aquele desfile de carnaval ridículo e aquela infantilização tosca dos filmes da Marvel.
Alguém tá com uma arma apontada pra vc? Vc parece assustado
5:09 na periferia hahahaha deve ser o coringa fankeiro aquela besteira meu deus outra o coringa do rich lether não sei escrever o nome correto mas sei lá. Não curti .tá morreu o ator mas mesmo ele tendo morrido eu não vou dizer que ele foi bom era um bom ator mas como coringa bah
a DC nem sempre acerta na verdade muito pouco ai da DC se não fosse o batman
Filme bom. Só isso. Nota 7
Eu ainda não entendi como as pessoas defendem o Batman como um benfeitor social. Eu sei que ele não é um vilão mas convenhamos, ninguém vai mudar a realidade da periferia com socos e chutes!
Ou investe pesadamente em educação e cultura ou é balela.
Batman tem até satélite mas nunca vi ele construir uma única escola. Sei que a realidade nós EUA é diferente daqui, onde a polícia mata 27 pessoa numa operação na favela e depois de duas semanas está tudo absolutamente igual pro crime na região, mas não pode ser tão diferente assim.
Batman não está salvando a cidade, ele só cesta esmurrando o assassino de seus pais, apenas isso!
Mas para muitos, isso é impossível de ser visto. Observando isso fica claro que teremos comportamentos de "Endeusamento" deste Coringa. Porém, ainda me causa dor "isso tudo aí!".
Eu não gostei do filme do Coringa ponto. Achei que o filme se explica muito (andar com papelzinho pra explicar a risada, flashback pra mostrar que o namoro não existiu, sangue nas pegadas, entre outros) a luta de classe é imbecil, um monte de atrocidades cometidas culpando/glorificando uma classe toda por erro de um indivíduo (estilo o atual riot blacklivematters). Faz tempo que vi o filme, revi e da nota 5 de 10 caiu pra 3 pq é irritante de ruim. A cena dele no talkshow é ridícula a forçação de barra. Faz tempo que assisti e não tenho mais tantos detalhes pra falar, mas é mais um filme superestimado. O que Joaquin Phoenix trabalhou fora do filme pra criar um personagem somente pra ganhar o Oscar não foi pouco.
Então, concordo com muito do que você disse E ao mesmo tempo gosto do filme. É como se a obra, não apesar do seus problemas, mas POR CAUSA dos seus problemas, fosse capaz de ressoar tão bem os nossos.
O filme não mostra que o Thomas é ruim? É ele o vilão do filme, a encarnação do sistema. O caos, a revolta, é a abertura pra liberdade, e não pro fascismo, que é a própria essência do capitalismo. Leia o Mito de Sísifo, de Albert Camus, e reveja o filme, volte 1 milhão de casas.
Você realmente assistiu o vídeo? Vamos lá: 1) falei que Thomas pessoalmente não era ruim, não a elite que ele representava; 2) "o caos é abertura para a liberdade"? sim, porém, como bem falei (só faltando desenhar) essa mesma liberdade foi capturada quando tendenciou no Coringa um avatar político. A partir dali o caos tem uma face e, como o filme demonstra, bastante violenta e manipulável pelos caprichos de um Bozo vaidoso. 3) sobre um "fascismo inerente ao capitalismo", o que eu disse sobre o Batman dá conta disso (só desenhando de novo).
Por fim, grato pela recomendação. Acrescentaria que a escadaria que o Coringa sobe todo dia, pra tocar uma vida completamente estúpida e infernal, é o gesto por excelência de Sísifo. Quando ele desce, dançando, é porque chegou a hora de deixar as pedras rolarem no tártaro.
zero